segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aposentadoria não extingue o contrato de trabalho

O Sindicato tem recebido nos últimos dias inúmeros questionamentos a respeito da aposentadoria espontânea. O questionamento é sobre quais as reais repercussões da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das consequências da aposentadoria espontânea nos contratos de trabalho dos empregados das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Após debate com a consultoria jurídica sobre as recentes decisões judiciais, o Sindicato elencou os pontos a seguir, que servem de esclarecimentos aos bancários.

Este tema tem passado por “turbulências” ao longo dos últimos 11 anos. O debate teve início com uma indagação: a aposentadoria espontânea é causa de extinção do contrato de trabalho? As respostas foram diversas.

Durante algum tempo se entendeu que não. Depois, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) chegou a pacificar entendimentos editando uma Orientação Jurisprudencial (nº 177) dizendo que sim, que a aposentadoria extinguia o contrato de trabalho.

Contudo, a Lei 9.528/97 acrescentou um parágrafo no artigo 453 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dizer que, nas sociedades de economia mista e empresas públicas, era permitida a readmissão do empregado após a aposentadoria espontânea.

Com isso, foi ajuizada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao STF, de números 1.770 e 1.721, com concessão de liminar que suspendeu a aplicação do parágrafo.

Esta nova polêmica foi encerrada quando o STF pacificou entendimento no sentido de que a aposentadoria não era causa extintiva de contrato de trabalho e que não caberia a readmissão de empregados nas sociedades de economia mista.

Então o TST cancelou a Orientação 177 e passou a examinar caso a caso acerca da iniciativa da ruptura do contrato, assegurando a indenização de 40%, caso a iniciativa da ruptura tenha sido do empregador.

Uma nova polêmica

A nova polêmica trata da impossibilidade de acumular proventos de aposentadoria com salário.

A primeira onda de decisões na Justiça do Trabalho veio corretamente no sentido da possibilidade, com a decisão do processo 01130-2006-015-10-00-8 RO, que é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Brasília).

Como o tema ainda não alcançou posicionamento definitivo dos tribunais, há decisões que consideram a impossibilidade de acumulação, mas assegura a indenização de 40% sobre o FGTS depositado antes da aposentadoria. Este é o caso da decisão do processo 00066-2008-014-10-00-3 RO, também da 2ª Turma do TRT da 10ª Região, mais recente no entanto.

As decisões do STF

Têm circulado decisões do STF, em despachos monocráticos (proferidos pelo ministro e não pelo colegiado do tribunal), suspendendo decisões de tribunais do Trabalho mantendo os contratos de trabalho dos empregados das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estas decisões confirmam que o tema ainda não alcançou definitivo posicionamento. Se de um lado há decisões dizendo da impossibilidade de acumular, de outro há decisões que asseguram ao empregado o direito de optar por uma ou outra, antes do desligamento e, em caso de desligamento, a multa rescisória sobre o FGTS depositado até aquela data.

Não sendo os proventos (pagos pelo INSS) e o salário (pago pelo banco) oriundos de idêntica fonte, não haveria que se falar em acumulação. No entanto, na pior das hipóteses, se o STF vier a decidir, pelo seu colegiado e em definitivo, em sentido contrário, caberia assegurar ao empregado o direito de opção e, em caso de desligamento, o pagamento da multa rescisória de 40% sobre os depósitos do FGTS.

Todas essas questões, contudo, ainda não encontraram seguro posicionamento do colegiado do STF.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília

22 comentários:

  1. Que barbaridade ! Um STF que não consegue uma LEI UNIFORME nestepaiz!
    É bem pontual, tais como os sindicatos do(s) PT(s) que pululam nestepaiz: Ora são a favor...Ora são contra...ao sabor do vento e dus cumpanheirus "trabaiadô".
    Passarão à história desta nação como "período da transição..."

    SENHORES MINISTROS DOS STF: REUNAM-SE E DECIDAM DE PRONTO, PELO VOTO DA MAIORIA ou os aposentados "se aposentam em definitivo" ou os aposentados podem trabalharem, se as empresas quiserem-os (TODAS as empresas, não só as PÚBLICAS e MISTAS !)Para nós, já aposentados tanto faz esta ou aquela decisão!
    Assim como tá, hoje é uma balbúrdia! e V.Senhorias estão aí só para DECIDIREM ! (então:Decidam)

    ResponderExcluir
  2. Colegas,
    observem que confusão uma ora é uma coisa outra é outra e ainda ficamos querendo pressa nas decisções de ações trabalhistas que mofam nos tribunais, principalmente as patrocinadas pela Anabb sem se chegar nunca a um desfecho.E por falar em desfecho vamos esperar sentados aquele que é outra novela :o superavit(isto para que não figam que não mudei o foco)

    ResponderExcluir
  3. DECISÃO JUDICIAL

    Sob esse título a PREVI acaba de emitir nota em seu site dirigida a 2.458 privilegiados aposentados do BB. Enquanto isso, um universo de cerca de 100.000 interessados (igualmente vinculados) aguardam ansiosamente uma notinha qualquer a respeito do realinhamento do ES. E a PREVI não se pronuncia - permanecendo num mutismo de pedra – em flagrante desrespeito aos desesperados que assediam sua Central de Atendimentos implorando notícias “oficiais”. Por que não usa o mesmo critério? Vamos tentar descobrir?

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    No site a Previ não disponibiliza uma linha sequer para a decisão do Conselho Deliberativo de 24.07.2009, sugerindo que o ES seja realinhado com teto de cem mil reais, prazo de pagamento de cem meses; e ainda tenha diminuída a carência para renovação que é hoje de doze meses. Penso que se trata de matéria do interesse da grande maioria dos participantes e assistidos do plano de benefícios “1” e, por isso, manifesto minha estranheza por entender que o assunto deveria receber pelo menos um pouco de atenção dos responsáveis pela elaboração do site.

    ResponderExcluir
  5. Colegas, nao sei se estou enganada mas as reunioes do CD nao sao semanais(toda terça) ou sempre foram mensais?Por favor alguem me informe.

    ResponderExcluir
  6. Andre,concordo plenamente com voce.
    Acho que se nao tomar-mos providencias......vamos tentar divulgar em algum meio de comunicaçao(nao sei qual) o que nos aposentados estamos passando com o pouco caso que a Previ vem nos tratando.Diante da explicaçao dada pela Previ no site a qual so interessa a alguns e sobre o que a maioria espera(ES) nenhuma informaçao, e um deboche.Estao massacrando os aposentados,estao nos matando dia a dia.Nao estou suportando mais,sei que vou fazer uma besteira,ja nao durmo ha dias,nem Lexotan 6mg resolve mais.Por favor alguem me responde alguma coisa pelo Amor de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,
    Apesar da sua boa vontade em colocar aqui no seu blog a enquete sobre negociar com o banco ou não o superavit, o resultado é surpreendente eu acredito que a mesma está sendo manipulada o que infelizmente a torna sem valor algum, mostra um resultado distorcido e fora da realidade e vontade do aposentado, porque qualquer um pode alterar o IP do seu computador com a maior facilidade no google existem "n" instruções para isso e ai, pode-se votar centenas de vezes do mesmo computador, portanto se a pesquisa não for nominal, não tem valor algum.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma prova da incapacidade da justiça brasileira, aliás, injustiça. Todo mundo, principalmente a "grande mídia" do sudeste, só mete o pau nos políticos, mas se omitem com os desmandos do poder judiciário. Conheço um colega que saiu do Banco no pdv de 1995, colocou o Banco na justiça, ganhou em todos tribunais regionais e seu processo ainda está em alguma gaveta do stj de Brasília, uma vergonha! um cidadão esperar 14 anos por um direito líquido e certo e nada! Por isto, insisto, vamos tentar negociar com o Banco a questão do superávit.Na justiça jamais veremos a cor deste dinheiro.

    ResponderExcluir
  9. LUIZ EDMUNDO BAPTISTA CAMARA10 de agosto de 2009 às 20:17

    Cecilia,
    Por se tratar de assunto queme interessa muito,como também porque acredito que interesse a muitos colegas aposentados, que participam deste blog, gostaria que a p
    Previ, ou alguém que saiba,nos informasse quanto custaria à Previ a DEVOLUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES QUE ULTRAPASSARAM 360, aos assistidos que ainda não se beneficiaram com o RENDA CERTA.
    Luiz Edmundo Baptista Camara

    ResponderExcluir
  10. Cecília, Vou deixar de lado este assunto do judiciário pois me causa calafrios. Já basta esta pendenga do superávit que devia ir direto para o STF. O que eu gostaria de lhe perguntar é: 1) É possível discutir a distribuição do superávit desde que atendidas as novas exigências da Resolução 26? 2) Se for possível, qual o montante que vale: aquele apurado em 31.12.08 ou este do fim de junho? 3) Estes "esclarecimentos" que a Previ solicitou à SPC sobre a Resolução 26 até quando ficarão sem resposta? A Previ não pode "cobrar" por outras vias? (Tipo uma ligação de Sérgio Rosa para Ricardo Pena, por exemplo.) 4) Quem realmente aciona o botão da discussão para a distribuição e se no quesito do item 2 o BB já tem sua parte ( aquele que já foi provisionado ).
    Se puderes responder ficaria imensamente grato. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Desde criança sonhei ser funcionária do BB pq na epoca se falava que teríamos um futuro garantido. Tudo o que eu queria era um futuro digno na velhice, por tudo que trabalei e me dediquei ao BB emquanto funcionária, muitas vezes deixando minha filha (única) sozinha em casa, deixando a vida particar e familiar em segundo plano e agora alé do INSS não nos pagar de acordo com a nossa contribuição também a Previ? Quem fez a Previ e o BB senão seus funcionários? Querem dar o dinheiro para grandes empresas e para a "Elite" tomarem o dinheiro emprestado e não pagar? Por que não incorporam de uma vez o Benefício especial, verbas P380 e P 390, ao nosso salário?

    ResponderExcluir
  12. Colega anônimo,
    As reuniões ordinárias do CD são e sempre foram mensais, podendo haver reuniões "extraordinárias", porém é obrigatório o Conselho se reunir mensalmente.

    ResponderExcluir
  13. Colega anônimo,
    Você não imagina como tenho recebido emails, às vezes até "malcriados" por conta dessa enquete. O pessoal está considerando que eu sou favorável à destinação de recursos para o BB só porque eu abri o debate.
    Esse tipo de censura eu não admito. Acredito que temos que discutir TODOS os assuntos polêmicos, mesmo os que eu não concorde. Senão este blog ficará igual a muitos que têm por aí, onde geram mais insatisfação do que satisfação.

    ResponderExcluir
  14. Ari Zanella,
    Respondendo aos seus questionamentos:

    1) É possível discutir a distribuição do superávit desde que atendidas as novas exigências da Resolução 26?
    É difícil, porém repetir o processo da discussão dos recursos da "conta paridade", onde o acordo firmado fez com que os Sindicatos retirassem as ações judiciais em andamento. A questão é que a Resolução CGPC 26 permite que o patrocinador (BB) leve recursos da Previ e isso até o momento, quando feito, era fruto de negociações, porém não havia nada normatizado. Aceitar a normatização é abrir uma porta que podemos ter dificuldade em fechá-la no futuro.

    2) Se for possível, qual o montante que vale: aquele apurado em 31.12.08 ou este do fim de junho?
    Pode ser o apurado no fim de junho, porém para que ele seja utilizado como base, teria que fechar oficialmente o balanço. Isso foi feito na última discussão do superávit.

    3) Estes "esclarecimentos" que a Previ solicitou à SPC sobre a Resolução 26 até quando ficarão sem resposta? A Previ não pode "cobrar" por outras vias? (Tipo uma ligação de Sérgio Rosa para Ricardo Pena, por exemplo.)
    Até o momento a SPC ainda não respondeu às dúvidas da Previ.

    4) Quem realmente aciona o botão da discussão para a distribuição e se no quesito do item 2 o BB já tem sua parte ( aquele que já foi provisionado ).
    O BB não levou recursos da Previ, apesar de ter utilizado de um prerrogativa contábil de reconhecer ganhos futuros, nenhum recurso saiu do caixa da Previ para o caixa do Banco. É lógico que o objetivo do Banco agora é que os recursos entrem efetivamente no seu caixa.

    ResponderExcluir
  15. Jorge Teixeira ficamos sem resposta a sua pergunta.

    ResponderExcluir
  16. Estamos em uma democracia; além disso este blog sempre foi democrático.


    Mesmo sendo pequeno o número de participantes da enquete, levando em consideração que a Previ têm mais de cem mil associados, observa-se que a maioria acha que não se deve dividir nada com o patrocinador, pois o dinheiro é do associado.

    Muito bem, então vamos ter que aguardar pela justiça. Ótimo pois nem um de nós estará mais em condições de usufruir deste superávit, ou estará tão velho que o dinheiro ja não contará mais, ou ( +... ).Sabe, eu acho que daqui mais algum tempo não haverá mais participante do plano 1 na ativa, pois estaremos todos aposentados.

    Ai fica fácil, fácil resolver o problema do superávit é só começar uma campanha para unir Previ 1 com Previ futuro. Isonomia, afinal somos todos funcionários da mesma empresa, e olha que é um bom argumento em!

    Bom, se isso acontecer bem feito para quem quer comer tudo sozinho, pois o Banco sempre entrou com a sua parte para fazer da Previ o maior fundo de pensão do Brasil, sem essa de america latina ( paraguai, uruguai, bolivia.)

    abrços, Cecília.

    ResponderExcluir
  17. AO ANONIMO 11 DE AGOSTO DE 2009 10:58, A PREVI 1 E UM GRUPO FECHADO, O PREVI FUTURO E' OUTRA HISTORIA. NAO MISTURAMOS.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de fazer uma sugestão; que algum frequentador do blog disponibiliza-se seu email, para se fazer um abaixo assinado com os associados colocando NOME E MATRÍCULA manifestando-se contra ou à favor da negociação do superavit com o BB.Colocando "SIM" ou "NÃO" depois do nome e matrícula,com a pergunta - VOCE É Á FAVOR DE NEGOCIAR COM O BANCO DO BRASIL O VALOR DO SUPERAVIT?
    Nunca em enquete nenhuma feita aqui obteve-se um número tão grande de participantes e a porcentagem contra se negociar com o banco aumentou muito nos últimos dias, mostra claramente algum tipo de manipulação.
    Querem nos convencer que a grande maioria dos associados preferem morrer esperando a"justiça" a fazer acordo ainda vivos.
    Acho que a enquete virou um ataque pessoal a dona do blog, que com certeza por ser uma pessoa fantástica acaba provocando inveja em muita gente mesquinha.

    ResponderExcluir
  19. Querida Cecília,

    É verdade que a reunião do Conselho foi antecipada para os dias 24 e 25.08?
    Se a Seguridade apresentar o estudo do realinhamento do ES, podemos esperar a liberação para esse mes?
    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  20. Com certeza esta havendo manipulaçao.Isso e grave.Mas nao adianta nada a gente se prender a pesquisa que a Cecilia fez com toda boa vontade em seu blog porque
    com pesquisa ou nao,com o -a favor ou contra - ganhando, nada muda.Nao interessa ao BB/Previ fazer acerto sobre o Superavit aos associados.Ja falei varias vezes que a tal Resoluçao foi inventada para ser um impecilho(tudo esbarra nela)quando se trata do retorno as negociaçoes.O BB vai levar o dele com pesquisa ou sem pesquisa,com ou sem Resoluçao, isso e mais do que certo.A justiça(ou in),o BB,a Previ e o SindDF se entendem muito bem.Nao tenham duvidas colegas.Para eles a suspensao das contribuiçoes e a nossa parte no Superavit.Lembram das ameaças no mes de Dezembro/2008
    sobre o retorno das contribuiçoes?Depois foi dito que so estariam suspensas ate Março para depois comunicar a suspensao ate Dezembro/2009?Nao se iludam!

    ResponderExcluir
  21. APOSENTADOS CONTINUANDO NO BB: CERTO E ERRADO,AO MESMO TEMPO.QUEREM NAO PERDER O VALE ALIMENTACAO E PARTICIPACAO NOS LUCROS ENTROS.
    MILHARES DE JOVENS QUE PASSARAM NOS ULTIMOS CONCURSOS E NAO FORAM CHAMADOS:ERRADO. OS APOSENTADOS ESTAO TOMANDO SEU LUGAR.
    PREVI NAO MELHORA O BENEFICIO,SO VE COMO GRANDE ALTERNATIVA,EMPRESTIMOS,EMPRESTIMOS.ERRADO ,ERRADO,ERRADO,ERRRADO.

    ResponderExcluir
  22. Jane, tambem gostaria de ver respondida sua pergunta feita dia 12/08 as 04:20,sera que a Cecilia vai saber responder?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário