quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Superávit Previ

Com a melhora da crise financeira que impactou muito o resultado da Previ no fechamento do balanço de 2008, podemos respirar fundo e verificar a retomada dos grandes números do superávit. A Bolsa de Valores tem apresentado boa performance e os investimentos da Previ estão muito bem, com poucas exceções.

A tendência de redução de taxa de juros pode reduzir a rentabilidade das nossas aplicações em renda fixa, mas nada que prejudique ou que nos faça ficar preocupados, até porque os fundos de pensão têm a prerrogativa de reduzir a taxa atuarial, ajustando a rentabilidade a um nível mais realista, mas até o momento ainda temos no mercado títulos do governo com taxas compatíveis e também opções de operações com Instituições Financeiras bem conceituadas e que pagam boas taxas de retorno com pequeno risco.

O único empecilho que teríamos para discutir o superávit é a Resolução CGPC 26 e a ação judicial que suspende seus efeitos até decisão definitiva. A Resolução CGPC 26 trouxe a novidade do órgão regulador de normatizar o repasse de recursos aos patrocinadores, divididos em iguais proporções – associados e patrocinador.

Este é o grande ponto polêmico. De quem são os recursos que estão alocados em um fundo de pensão? Durante a vida laboral, os associados contribuem com um percentual dos seus salários e o patrocinador com o mesmo percentual, sendo que no passado, no caso da Previ, a contribuição do Banco representou o dobro da parcela dos associados. Os recursos são investidos e, quando há déficit, a conta é dividida entre os associados e o patrocinador. No caso do superávit, a legislação existente é omissa nessa questão. Por isso, o órgão regulador resolveu apresentar uma norma que regulamentasse a destinação do superávit.

Um fundo de pensão não é para dar déficit nem superávit. O objetivo de um fundo de pensão é estar equilibrado entre os recursos existentes e os recursos necessários para pagar benefícios. Qualquer desvio desse objetivo é considerado como desequilíbrio, tanto déficit como superávit.

Como esse assunto é polêmico, eu lancei a enquete para provocar a discussão e o objetivo foi alcançado. Este blog é um espaço democrático e, como tal, deve tratar de todos os assuntos relativos a Previ que interesse aos associados. E este foi um assunto em que vários associados solicitavam alguma forma de levantamento da opinião dos colegas. Esse espaço não é só para tratar de assuntos que retratem minha opinião, pois muitas vezes minha opinião pode ser diferente de muitos colegas.

Eu, particularmente, defendo que os recursos de um fundo de pensão são dos associados. Não concordo que o Banco utilize recursos da Previ para melhorar seu balanço. Na mudança do estatuto em 97, eu votei contra por entender que era um preço muito alto para o qual estava sendo proposto como troca. Porém, temos que lembrar que toda a negociação para melhoria de benefício existente até hoje, o Banco levou uma boa parte dos recursos. Não existe outro caminho. Temos que ser bem claros: se o Banco não levar a parte dele, não há melhoria de benefícios e ninguém leva nada, o que para o plano não é ruim, pois teríamos um bom colchão de liquidez para proteger os possíveis problemas no futuro, como crises econômicas, redução de taxa de juros, etc. Com recursos nesse montante, a PREVI pode correr atrás de investimentos mais conservadores e reduzir sua concentração em renda variável, dando segurança a todos os associados.

De qualquer forma, enquanto perdurar a ação judicial impetrada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília com o objetivo de suspender os efeitos da resolução CGPC 26, a saída é melhorar os benefícios sem utilizar recursos do superávit, como é o caso do Empréstimo Simples e do Empréstimo Imobiliário. Aumentar o limite, estender o prazo e reduzir a carência do Empréstimo Simples são medidas que trarão certo alívio a muitos associados de igual modo a reabertura do Empréstimo Imobiliário para aqueles que já quitaram seus financiamentos.

107 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Em resposta a um comentário postado por um colega no blog dos eleitos, acerca da sugestão apresentada pelos Srs. Conselheiros Deliberativos na reunião de 24.07.2009, foi dito, em 07.08.2009, que “Abre Aspas” A DIRETORIA DE SEGURIDADE JÁ ESTAVA ELABORANDO ESTUDO E PROPOSTA PARA REVER O EMPRÉSTIMO SIMPLES, dando continuidade a nosso compromisso de fazer melhorias constantes para atender às demandas dos associados “Fechas Aspas”. Se os estudos já estavam em curso antes mesmo da reunião do DELIB de 24.07, penso que não deveria ter sido transferida, de 21.08 para 28.08.2009, a próxima reunião do Conselho. Pelo contrário, esta reunião deveria era ter sido antecipada já que a área de seguridade, conforme informado, já vinha realizando os estudos necessários que servem para alicerçar os realinhamentos do produto empréstimo simples Previ. O meu raciocínio está correto ou será que eu estou errado? Aproveito a oportunidade para pedir que Você, por gentileza, se manifeste acerca da pergunta a seguir, que fiz em comentário já publicado anteriormente e que até o momento não obtive resposta: O novo teto de cem mil reais e o prazo de pagamento para até cem meses, sugeridos pelo Conselho Deliberativo, poderão criar algum tipo de comprometimento/problema na saúde financeira da nossa Previ?

    ResponderExcluir
  2. Pensamento Lógico:
    De quem são os recursos alocados à Previdência Social ?(INSS).
    Por ocaso parte deles (recursos) retornam ou retornarão as empresas patronais ?
    Resposta: É lógico que tais recursos acumulados desde o tempo da Lei E.Chaves que criou o INPS pertencem e sempre pertencerão aos EMPREGADOS CONTRIBUINTES.

    Sendo assim, por dedução lógica, os recursos do Plano 1 da PREVI,(+de R$ 126 bilhões)pertencem e sempre pertencerão unicamente aos seus participantes,(Hoje menos de 123 mil) logo a patrocinadora BB está fora, como bem diz a Lei e os Regulamentos da PREVI, Plano 1.
    Obrigado.
    P.S. Vamos dividir parte dos R$ 16 bilhões alocados em "Reserva Especial para Revisão dos Benefícios" logo, ou estamos esperando diminuir os 123 mil participantes do Bolo ?

    ResponderExcluir
  3. Cara Cecilia,

    Sou um dos interessados em novo empréstimo imobiliario. Sei que já foi aprovada a concessão para aqueles que quitarem o anterior.
    A minha pergunta é, quando irá, ou qual a previsão de, iniciar as operações para este novo grupo. Esta é uma noticia de interesse dos participantes e no entanto nada sai no site da previ.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia,

    participo de um grupo de email chamado aposentadosbb, copiei este topico e disponibilizei para todos, e claro informei o endereço do blog para que participem e deem suas opiniões.
    Creio que se realmente a Diretoria da Previ pensasse nos aposentados e pensionistas , deixariamos a discussão do Superavit para ser resolvida na justiça...mais temos tantos Diretores de Seguradidade na Diretoria que fica impossivel.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  5. Por Deus, Cecilia, nã suporto mais ouvir falar em empréstimo de qualquer natureza.
    Cinquenta por cento do meu benefício é para pagar empréstimo. Precisamos de uma melhora urgente do benefício e seria justo que o superávit fosse utilizado com essa finalidade.
    Nesse país os ricos está cada vez mais ricos e pobres à beira do precipício!
    Só Deus mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Cecília, espero que a Previ libere mesmo um emprestimo com valor e prazo maiores e carência menor antes do fim do ano.Maa será que o Banco não forçaria a Previ a não liberar tão logo so para se negociar a favor do Banco?espero que não mas eu estou com a impressão que não será tão fácil assim negociar um melhor emprestimo para os associados junto à Previ.Jeanne

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    empréstimos só vai piorar a nossa situação.
    Fico pedindo a Deus que venha uma anistia do saldo devedor do empréstimo simples. Não dá mais para suportar!

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecília,

    empréstimos só vai piorar a nossa situação.
    Fico pedindo a Deus que venha uma anistia do saldo devedor do empréstimo simples. Não dá mais para suportar!

    ResponderExcluir
  9. Pela resposta dos eleitos a colega Jane em 06.08, nem tao cedo resolveremos nossos problemas.Ja falaram de ajustes no sistema,lembram do ano passado?
    Tudo que o associado esta pedindo,implorando eles dizem que saira o mais rapido possivel, ainda nesse ano.Sera que eles sabem que esse ano ainda tem cinco meses pela frente......Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  10. Prezada Cecília:
    Tudo o que você disse no blog de 12/08/2009 eu estou de acordo e já tinha concluido anteriormente.
    O grande problema em minha opinião é que vocês da Previ so´legislam em causa própria. A prova é que 95%
    do superavit até agora distribuido o foi para beneficiar os aposentados pós-97.
    Você me garantiu que havia nos órgãos decisórios da Previ alguns
    aposentados pré-97. Isto não é verdade.
    Chequei pelo almanaque do Banco e nenhum dos membros da Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal se aposentou antes de 97. Se eu estiver errado cite-me o nome e a data da aposentadoria dele.
    Se for para continuar a beneficiar apenas os pós-97 é melhor mesmo não
    distribuir o superavit, deixar, apenas, o bolo crescer e não dividir nada com o Banco.
    Esta aberração não pode continuar impunemente.Atender igualmente a todos, como você prega, significa, apenas, continuar mantendo esta discriminação, em que 24 mil aposentados levam 95% do superavit, e 43 mil levam (a maio-
    ria nem leva) os restantes 5%.
    Vou repetir: a única maneira de
    minimizar o crime que foi cometido
    contra os pré-97 será a devolução
    imediata das contribuições excedentes às 360 necessárias para
    garantir as aposentadorias, o resto
    é jogar conversa fora.
    Aproveitar-se-ia a oportunidade para solucionar a situação daqueles
    que não completaram os 30 anos de Banco, descontando destes as contribuições dos meses que eles
    ¨ficaram devendo¨.
    Assim é que se conseguiria ¨atender a todos¨como você afirma pretender e não, apenas, tão somente, aos pós-97, já tão benefi-
    ciados e tão bem defendidos por seus advogados plantados na Direção
    da PREVI.
    Fique claro que eu não pretendo prejudicar os colegas que se aposentaram depois de 1997, eu me
    insurjo é que somente eles tenham
    padrinhos na Direção da Nossa Caixa de Previdência.
    Atenciosamente
    Raul Avellar

    12 de Agosto de 2009

    ResponderExcluir
  11. Querida Cecília: Além de uma bela mulher você também é super inteligente. Que bela explanação! Disse tudo com a maior convicção. Não deixou dúvidas. Chamou-me a atenção o fato de, inicialmente, você ser contra dividir o superávit com o Banco. Creio que no íntimo todos são contra. Porém, como a Lei é omissa em caso de superávit; nada obstante, por analogia, em caso de déficit são chamados todos para colaborar ( inclusive o patrocinador ), repito, por analogia, deveria também o Banco participar do superávit. Até porque, sejamos justos, houve tempo em que o patrocinador desembolsou duas vezes o valor de nossa contribuição individual. Mas, as entidades sindicais não pensam assim. Embora a CUT/CONTRAF tenham nascido junto com o PT de Luís Inácio continuam não sabendo negociar. Ao contrário do metalúrgico-presidente que cresceu na arte de fazer política, que negocia até com ferrenhos adversários do passado. Queiramos ou não, estamos subordinados a estes pseudo líderes que nos imporão mais uma década de sofrimentos; nos farão ver os excelentes resultados que virão, sem que deles possamos usufruir. Como você diz, Cecília, resta-nos o consolo do ES e do imobiliário.

    ResponderExcluir
  12. Marco Aurelio Damiano12 de agosto de 2009 às 23:42

    Cara Cecília,
    Desculpe, mas não entendi a sua colocação acima, quando você diz: "De qualquer forma, enquanto perdurar a ação judicial impetrada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília com o objetivo de suspender os efeitos da resolução CGPC 26, a saída é melhorar os benefícios sem utilizar recursos do superávit, como é o caso do Empréstimo Simples e do Empréstimo Imobiliário".
    Acho que está havendo uma certa confusão. No meu entendimento, benefício e dívida são palavras com sentidos completamente diferentes. A não ser que se tratasse de empréstimo subsidiado.

    ResponderExcluir
  13. CECILIA, GOSTARIA DE VER E SENTIR O SEU EMPENHO JUNTO A DIRETORIA EXECUTIVA DA PREVI NO QUE DIZ RESPEITO AO APOIO DA PROPOSTA DE ALTERAÇAO DE TETO, PRAZO E CARENCIA DO EMPRESTIMO SIMPLES APRESENTADA PELO CONSELHIRO DELIBERATIVO WILLIAM BENTO DA QUAL IRA TIRAR MUITOS DE NOS BENEFICIARIOS DO SUFOCO FINANCEIRO APOS CORTE RENDA CERTA

    ResponderExcluir
  14. Bendita época que a então Diretoria do Banco do Brasil criou o chamado salário-indireto.Odiávamos, no entanto ao passar dos anos vimos os benefícios muitos atravez da Previ inclusive para os da ativa.Era o PHI(que fixava o funcionário na cidade), empréstimos simples e imobiliários, empréstimos para compra de ações.Na época a Previ não era pendurada a opinião pública, pois suas aplicações em renda variável era mínima.O que ganhava distribuia.O Banco como sempre tirava proveito mas muitos revertidos para seus funcionários(não havia então a divisão em castas eram todos iguais).Há são tempos que já lá vão, eram idos da chamada Ditadura, época que o BB incentivava a criação de AABBs, associações e muito mais.Hoje é irritante e decepcionante ouvir o que fazer com tanto dinheiro que sobra(o superavit).Lá vem mais um período de espera, ilusões e expectativas.Pelo andar na vida e da carruagem nada esperem, sempre haverá um culpado pela não distribuição do superavit.Enquanto isto vivemos como não poderia deixar de ser, sempre a espera.E a nossa reação, na minha modesta opinião somente existe uma: o VOTO

    ResponderExcluir
  15. COLEGA CECÍLIA.

    QUEM VIVER VERA !!!!

    Não estamos mais jovens,cheio de saude,que possamos esperar,esperar,o tempo é nosso inimigo,e quando sair tal sentença a favor dos aposentados e das pensionistas muitos de nós ja não estaremos aqui pra gozar de tal benefício.
    Sindicalistas e patrocinador brigam,brigam,brigam e no fim tudo acaba como o patrocinador quer.
    Sempre foi assim e vai continuar sendo é so o patrocinador precizar de recursos sabe onde bater.
    Voce CECÍLIA sabe muito bem,como chama essa ferramenta,ou moeda de troca como diz no popular.
    No brasil esta pratica é velha e corriqueira usado por politicos corruptos,enquanto ANC muitas vezes rigososas,majoran limites no banco que deveria olhar pelos seus adjuntos que ja o ajudaran a ser o que é hoje. os trata como se fossemos lixo.
    Na agencia onde matenho minha conta,nem sei quem é o gerente,porque cada vez que precizo ir la é uma pessoa nova que me atende.
    O banco perdeu a identidade,agora os funcionarios barram as pessoas na porta da agência,é como entrar num curral,todos em fila esperando a sua vez de embarcar.
    Se puderem da entrada mesmo despachar nao atrapalha o bom andamento dos colegas hoje na ativa.
    Bom é isso Amiga,quem sabe alguem da diretoria do PATROCINADOR nao le um de nossos recados e resolve tomar providencias necessarias.

    ResponderExcluir
  16. IVAN REZENDE, disse:Vocês estão notando que já aconteceram mais de1400 votos e 85% são contrários a qualquer participação do BB.O que está ocorrendo é uma divulgação do Blog da Cecília, com a orientação do voto contrário. Entendo que o resultado deverá ser repassado à ANABB e aos conselheiros da Previ, para que interfiram junto ao Poder Judiciário para agilizar o processo sobre a Resolução 26. Afinal, o processo ter de ser tramitado como prioritário, haja vista a idade de grande parte dos envolvidos.
    Ivan-Goiânia(GO)

    ResponderExcluir
  17. Seu posicionamento contra a distribuição do superávit não é coerente. Como não distribuir superávit? O Plano 1 está fechado, a cada ano há uma diminuição de seus associados, o Brasil está se desenvolvendo e a prespectiva a curto/médio e longo prazos, com o petróleo do pré-sal, são as melhores possíveis e, agora, teremos uma diretora, eleita por nós associados, contrariando nossos interesses? Não estou acreditando no que voce falou!

    ResponderExcluir
  18. Jorge,
    Desculpe não ter respondido, é que às vezes, pelo volume de comentários, eu acabo publicando sem resposta.
    O aumento do limite do ES não cria nenhum problema financeira à Previ. A política de investimento já prevê aumento no percentual de alocação dos recursos. Dessa forma, existe bastante margem para aumentar, sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
  19. Cecilia, considerando seu comentario acima:"Um fundo de pensão não é para dar déficit nem superávit. O objetivo de um fundo de pensão é estar equilibrado entre os recursos existentes e os recursos necessários para pagar benefícios. Qualquer desvio desse objetivo é considerado como desequilíbrio, tanto déficit como superávit.", a PREVI deveria contratar uma super consultoria, a que preço for, para manter os resultados sempre zerados, ou seja, sem déficit nem superávit.
    Devo entender assim?
    Henrique

    ResponderExcluir
  20. Henrique,
    Equilibrio significa que a Previ não precisa estar tão fortemente em investimentos arriscados, como é o caso de renda variável e outros, podendo ter todos seus investimentos em renda fixa com o objetivo de casar os fluxos - entrada e saída de recursos, dando segurança para todos os associados, já que é um plano maduro e fechado (ninguém mais entra).

    ResponderExcluir
  21. Gostaria que Cecília esclarecesse dois comentários dos colegas: Marco Aurélio Damiano (12/08) onde ele questiona que melhoria de benefício e empréstimos são coisas totalmente diferentes e o segundo é o comentário de Ivan Rezende
    (13.08) sobre a prioridade da ação contra a Resolução n.26, já que a maioria dos aposentados têm 60 anos ou mais.

    ResponderExcluir
  22. Mario,
    Em relação ao questionamento do Marco Aurelio, realmente ES e melhoria de benefício são coisas totalmente diferentes, porém já que não conseguimos utilizar o superávit para melhorar os benefícios, que, pelo menos, revisemos o ES para que dê um alívio aos associados.
    Em relação ao questionamento do Ivan Rezende, como a ação não é individual, é coletiva, a prerrogativa da idade não vale para antecipar o julgamento das ações.

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecilia:
    Em seu post vc afirma que "No caso do superávit, a legislação existente é omissa nessa questão". Entretanto, o art. 20 da Lei Complementar n. 109, em seu § 1º diz textualmente: "Constituída a reserva de contingência, com os valores excedentes será constituída reserva especial para revisão do plano de benefícios". E o § 2º:" A não utilização da reserva especial por três exercícios consecutivos determinará a revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade." Como se vê, o patrocinador em nenhum momento é citado como beneficiário ou que seja dada destinação outra que não "a revsão do plano de benefícios da emtidade"
    Desculpe a franqueza rude de um nordestino, mas interpretação diferente do que está claramente colocado pela Lei é procurar chifre em cabeça de cavalo, como vem procurando fazer os "doutores" da SPC, certamente para atender outros interesses.

    ResponderExcluir
  24. Colegas,desde quando emprestimos(simples e mobiliario)sao melhorias de beneficios?Sera que eu estou lendo mal?Nao acredito que isso esta escrito no blog da Cecilia.Emprestimos = debitos ou nao?Que todos precisam do ES e obvio devido a situaçao que se chegou por causa dos baixos beneficios,mas dizer que o ES e Imobiliario substituem a negociaçao do superavit e demias!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ainda sobre a opinião do Ivan Rezende, que diz a respeito a maciça votação (85%) para não negociar com o BB, teria sido devido à divulgação do blog da Cecília para os que estão deste lado se manifestar, me arrisco a acrescentar que pode ser coisa da sra. ISA MUSA. Se não for dela, certamente é uma "tropa-de-choque" que pensa como ela. Seria de bom alvitre que esses 85% contrários procurassem um modo (não sei qual) de FAZER A JUSTIÇA ANDAR, MAIOR AGILIDADE, CELERIDADE, enfim, resolver a pendenga o mais rápido possível. Se assim o fizerem, receberão os aplausos de todos.

    ResponderExcluir
  26. Não à "entrega" do superavit para o BANCO. Esse dinheiro é nosso, dos funcionários (ativa e aposentados). O recurso poderia ser aplicado em emprestimo simples e imobiliário como abatimento e novos sem juros.

    ResponderExcluir
  27. IVAN REZENDE, disse: Cara Cecília: Temos de passar da reclamação e explicação, para ações objetivas. Estamos sem representatividade, uma vez que a ANABB, que nos poderia representar, fica omissa.
    Não sou da área jurídica mas, numa ação, mesmo que coletiva, pode ser julgada como prioritária-pessoa idosa- Lei 10.741/03, desde que solicitado pelos autores.
    Hoje mesmo recebí mensagem de Coimbra Advogados (RS) de que a ação Cesta Alimentação, iniciada em maio/08 ( 6 participantes, sendo 3 acima de 60 anos, inclusive eu) teve liminar determinando que a Previ já faça o pagamento em depósito judicial. Outro grupo daqui de Goiânia, também de idades maiores e menores, já obtiveram sentença definitiva.
    Quem sabe a Cecília, com sua força
    possa interferir junto aos órgãos (Anabb, Sindicato, unamibb) para agilizar o processo.Petição às vezes resolve.
    A propósito, a bovespa está quase nos 57.000 pontos e o BB apresentou resultado que o cloca novamente em 1º lugar.

    ResponderExcluir
  28. O comentário do colega "anônimo", de 12 de Agosto de 2009 14:14, deve ser repetido pela sua coerência e clareza: "Por Deus, Cecilia, não suporto mais ouvir falar em empréstimo de qualquer natureza.
    Cinquenta por cento do meu benefício é para pagar empréstimo. Precisamos de uma melhora urgente do benefício e seria justo que o superávit fosse utilizado com essa finalidade.
    Nesse país os ricos está cada vez mais ricos e pobres à beira do precipício!
    Só Deus mesmo!"
    Ele está completamente certo. Empréstimo de qualquer natureza terá de, invariavelmente, cedo ou tarde, ser pago. Urgente e necessário é o aumento do benefício. Este sim, é verdadeira e permanente melhoria.

    ResponderExcluir
  29. Há uns três meses publiquei um post que trazia uma previsão do Citibank de que, ao final do ano, o Ibovesba estaria com 60 mil pontos. Mês atrás, fiz publicar outro do Itaú com previsão para 66 mil pontos. Pois, hohoje, o índice, já encontra-se em 67 mil pontos.

    ResponderExcluir
  30. ESTOU DE PLENO ACORDO COM O TEXTO DO COLEGA RAUL>>>>DESCREVEU MUITISSIMO BEM E CLARO A ARMAÇÃO DOS POS 97 para garantir um grana extra.
    E NOS...ficamos por fora e logico..GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO ,DIRETOR CECILIA GARCEZ, DO ESPETACULAR RESUMO DO APROVEITAMENTO DE RECURSOS EM CAUSA PROPRIA DOS AQUINOADOS APOS 97? COM Sa.Sra.NO AGUARDO.

    ResponderExcluir
  31. COLEGAS
    ACORDEM>>>ACORDEM.....
    LEIAM.....COM ATENÇÃO O
    COMENTARIO DO COLEGA RAUL AVELLAR..
    LEGISLARAM EM CAUSA PROPRIA
    os pos 97...POR FAVOR LEIAM....VEJAM....O QUE ELES FIZERAM

    ResponderExcluir
  32. RELATIVAMENTE ILEGAL - É impressionante o que se tem visto e ouvido ultimamente sobre os superávits excedentes da PREVI (a Reserva Especial) e as mais variadas formas de sua utilização. As inúmeras sugestões que por vezes provocam acalorados debates vão desde o mais persistente apego à legalidade (especialmente aos ditames da Lei Complementar 109, de 2001), até propostas do mais puro casuísmo, tudo aceitando pragmaticamente, desde que haja alguma vantagem imediata. Mesmo que implique na participação do patrocinador como beneficiário. Os argumentos são de uma praticidade comovente: se não permitirmos nenhuma vantagem ao patrocinador, ele utilizará seu poder de decisão (consolidado no ditatorial voto de minerva) e se recusará a reabrir as negociações ou vetará qualquer benefício aos participantes.
    Outro fato recorrente é o incentivo que vem sendo dado a pesquisas que pretendem sondar a opinião do Corpo Social, via internet, sobre a aceitação ou não, do direito do patrocinador na partilha dos recursos excedentes da PREVI.
    O que mais preocupa é justamente que algumas pessoas querem transformar o hábito de desvio da legalidade em um fato comum, desde que aceito pela maioria. Enveredar por esse caminho é resvalar perigosamente para o dúbio e conveniente conceito da legalidade relativa, cuja aplicação depende dos interesses em jogo. É a cínica adaptação da velha frase do Barão de Itararé: ou todos se locupletam ou se restabelece a moralidade.
    Não há meia verdade, meia gravidez e, muito menos, meia legalidade. Se houver justiça neste país, a resolução 26 tem que ser declarada ilegal (como já o foi recentemente em decisões de primeira instância), até porque o dispositivo de um órgão subalterno, o Conselho Gestor da Previdência Complementar, não pode contrariar uma norma bem superior hierarquicamente, de nível constitucional, como é o caso da Lei Complementar 109, que não prevê a devolução de valores ao patrocinador, mas tão somente a melhoria do Plano de Benefícios para os participantes.
    A PREVI, com a recuperação do mercado de ações neste primeiro semestre, já recompôs sua Reserva Especial, de modo a permitir a imediata retomada das negociações para a distribuição dos superávits excedentes, levando em conta que ela é obrigatória após o terceiro ano consecutivo de sua ocorrência. Com propostas que sigam estritamente os ditames legais.
    (Gilberto Santiago)

    ResponderExcluir
  33. POR ISSO QUE NOS CHAMAM DE CORPORATIVISTAS. OS PRE-97, ESQUECEM DAS BENESSES. OS MAIS ANTIGOS TINHAM CALCULOS DIFERENTES DO SALARIO DE BENEFICIO, SALARIOS ERAM COMPLEMENTADOS,OS INTERSTICIOS ENTRE AS PROMOCOES ERAM 9-12%, E ENTRE OUTROS. CADA CASO E' UM CASO.POR EXEMPLO,EU SOU POS 97,NAO RECEBI RENDA CERTA, A MEDIA DO SRB E' OUTRO. REPITO,VAMOS RESPEITAR AS INDIVIDUALIDADES.

    ResponderExcluir
  34. Na verdade o que nós precisamos é de salários corrigidos de forma a não precisarmos recorrer a empréstimos. Ficar pagando juros, mesmo que pequenos não dá tranquilidade a ninguém, pois isso não tem retorno e pra quem vive da aposentadoria o mínimo que se gasta fora do previsto já é muito.

    ResponderExcluir
  35. Na realidade, distribuição do superavit é coisa distinta de melhoria no ES e empréstimo imobiliário para quem já foi contemplado. Estas são boas que venham, mas não devem ser moeda de troca pela luta de obtermos a distribuição do superavit que é dos associados. Que ele venha, conforme alternativas de pagamento decidas, se for o caso, pelo voto dos associados, uma delas, pelo aumento do indice de reajustes, por um determinado numero de anos, dos benefícios, pois que o que vem sendo aplicado é muito baixo.

    ResponderExcluir
  36. Cecília, parabéns pela iniciativa. Foi um bom motivo para seu blog se tornar conhecido. Vários colegas da ativa me procuraram esta semana pois queriam "votar". Expliquei que se tratava de uma enquete, sem rigor estatístico e sem consequências legais. Porém, aferir a posição dos associados é sempre bom, especialmente em uma época onde as decisões se dão em gabinetes - sejam do Senado, sejam das nossas associações e sindicatos. Por favor, faça ampla divulgação do resultado. Quem sabe, um dia a voz do associado será ouvida. Um abraço, Moysés Berndt (Brasília, DF).

    ResponderExcluir
  37. Cara Cecília,
    Caros Colegas Aposentados e da Ativa,

    Este é um momento que vai além da reflexão. Precisams agir, abrir a boca e, se preciso, gritar pelos nossos direitos.
    O passado é bom conselheiro. Atentem para este poema, atribuído a Maiakóvski:

    "E NÃO DIZEMOS NADA

    Na primeira noite, eles aproximam-se
    e colhem uma flor do nosso jardim.
    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem;
    pisam as flores, matam o nosso cão,
    e não dizemos nada.

    Até que, um dia, o mais frágil deles entra
    sozinho na nossa casa, rouba-nos a luz,
    e, conhecendo o nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.

    E porque não dissemos nada,
    já não podemos dizer nada."

    O que o Governo pretende - com o aumento do teto e prazo do ES - é nos emprestar, a juros, um dinheiro que é nosso por direito. Será que ninguém entende isso?
    Se não lançarmos mão de nosso direito (SUPERÁVIT) agora, alguém, de bom grado, o fará.
    Repito: o dinheiro do SUPERÁVIT é do associado. Por que, então, devo aceitar esse dinheiro como empréstimo? Isso é burrice (desculpem-me)!
    Esta é hora de luta!

    F.Britto

    ResponderExcluir
  38. "OS CAMINHOS DE DEUS SÃO PERFEITOS; A PALAVRA DO SENHOR É PURA. ELE É O ESCUDO DE TODOS OS QUE NELE SE REFUGIAM." Salmo 18,31.

    Bom dia a todos. Saudações cordiais, Cecília.
    Para quem, como eu, tem dívidas, mesmo já parceladas, junto da Receita Federal(IRPF), começará, de 17 de agosto a 30 de novembro de 2009, um período de acolhimento de parcelamentos e reparcelamentos, com base na Lei 11.941, com prazo de até 15 anos(180 meses). Segue nota do sítio da Receita: "O parcelamento deverá ser formalizado exclusivamente nos sítios da PGFN ou da RFB na Internet a partir do dia 17 de agosto de 2009 até as 20 horas do dia 30 de novembro de 2009."
    Um ótimo fim de semana, na paz e no melhor convívio, junto dos seus.
    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  39. Concordo plenamente com a tese do Jurandir Filho. Se o Plano 1 está fechado e existe um superavit ele tem que ser distribuido a quem de direito.
    Quanto às ponderações do Raul Avellar fiquei estarrecido com os números apresentados! 95% do superavit distribuído beneficiaram os aposentados pós-97 e apenas 5% foram destinados aos pré-97 que são a maioria? É verdade isso?
    Urge corrigir tal discrepância o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  40. Eu também não aguento mais ler e ouvir sobre ES! Mas acontece que qualquer negociação sobre a distribuição de superavit levará muito tempo, algo como quase um ano. Ademais o assunto está sub-judice e há indicativos de que permanecerá assim muito tempo. O ES é a forma mais barata e rápida de devolver um pouco de dignidade aos colegas que estão sofrendo um grande aperto e uma maneira de minorar os problemas daqueles que, desesperados, aceitarão qualquer migalha que lhes for atirada em uma negociação. Talvez até esta seja a estratégia do governo. Quem sabe? Assim, apesar das opiniões de alguns que talvez não enfrentem o desespero de viver mês a mês o deficit em suas contas, queremos sim o ES realinhado e o prazo adequado oso aumento. R$ 100 mil e 120 meses já!!!

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,
    Admirável seu esforço contemporizador. Todavia, é óbvio que não resta outra alternativa que não seja a distribuição do superávit na forma da legislação em vigor. Lamentável que a ANABB, repete conduta titubeante, similar à do episódio dos 30% do IGP-DI. Não temos tempo para delongas procrastinatórias. Idade..., cirurgias cardíacas... e outras doenças malígnas SÃO IMPLACÁVEIS. PAREM DE ESPECULAR COM O DINHEIRO DO ASSOCIADO E RESOLVAM LOGO ESTA QUESTÃO.

    ResponderExcluir
  42. nossa situacao e' a seguinte:MAE(PREVI), PODE ME EMPRESTAR O MEU DINHEIRO QUE GUARDEI,MESMO PAGANDO JUROS PRA TI? ASSIM QUE VEJO A PREVI QUERENDO NOS EMPRESTAR COM LIQUIDEZ DE 100% COM RECURSOS NOSSOS. INACREDITAVEL. PERDI A ESPERANCA.

    ResponderExcluir
  43. COLEGA CECÍLIA.
    A enquete mostrou uma coisa a todos nós frequentadores do blog.
    Muita gente inclusive gente de peso estão antenados nas consequencias que uma união pode fazer.
    Repare que uma simples enquete mobilizou sindicalistas de todos os lados,associações atraves de seus presidentes colocaran de alguma forma a cara pra bater.
    O blog dos eleitos mobilizaran sua pagina principal e responderam algumas das perguntas feitas ao mesmos.
    A situação de pressão exercida por todos nos traz sim resultados.
    Nunca ouve aqui neste espaço tanta gente votando,tenho plena certeza que correntes contrarias,ou talvez a serviço do PATROCINADOR,estão querendo leva o premio maior que é quando ouver a negociação passando por cima de tudo e de todos.
    Não me adimira nada que em 2010 possa aver um acordo, ai sim distribindo as migalhas que sobrar deste superavit. ano eleitoral,vão dar nomes aos bois.
    Fica aqui registrada a boa intensão de saber como pensan,os aposentados e como bem lembro um amigo nosso estes dias que a velha guarda do bb. esta satisfeita em receber seus proventos em dias.
    MELHORIAS JA A COMEÇAR PELO REALINHAMENTO DO EMPRESTIMO SIMLES,LIBERAÇÃO DO IMOBILIARIO PARA OS QUE JA QUITARAN,JA QUE ESTA LIBERADO PELO CONSELHO DELIBERATIVO,E NEGOCIAÇÃO DO SUPERAVIT.
    Rosalina de Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  44. PARABENS CECILIA.
    Mais uma vez este blog esta sendo debatido na cabeça de muitos colegas,aqui em goias ele esta sendo uma ferramenta pra que a informação seja verificada a muitos colegas da ativa e aposentados e pensionistas.
    Esta corrente nao pode parar,vamos a luta, todos juntos somos mais fortes.
    Rosalina de Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  45. CORREÇÃO: o IBovespa está hoje com 57 mil pontos.

    ResponderExcluir
  46. Como disse um colega e mais ou menos assim:Uma empregada domestica trabalha 30 anos em varias residencias que descontaram dela os 20% do Inss(12 da empregada + oito da patroa).Quando a empregada se aposentar todas as patroas terao de volta o que pagaram referente aos 8%....Incrivel!

    ResponderExcluir
  47. De parabéns este blog que conseguiu atingir considerável número de freqüentadores com os últimos assuntos suscitados. Por outro lado, é impressionante como ganhou notoriedade repentina ao ponto de fazer com que intocáveis desçam de seus pedestais e aqui se pronunciem contrariando opiniões dominantes. Em pequeno espaço de tempo dois presidentes de associações se deram ao trabalho de vir manifestar sua opinião contra os que clamam por migalhas salvadoras. E isto não é salutar.
    A postura de guardiões de leis e normas, repudiando acordos promissores, é cômoda quando se divisa problemas alheios do alto de posições confortáveis. Abdiquem esses dirigentes das benesses dos cargos e terão, por certo, posições apaziguadoras em contraste com a atual verborragia que aqui imprimem. Pelo conjunto da obra (e pela soma dos cargos pós-aposentados) está claro que não conhecem agruras financeiras que abalem suas convicções sindicalistas. E que, por isso mesmo, desconhecem como pensam os desesperados a quem deveriam ajudar. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
  48. Na manifestação de Gilberto Santiago, 13 agosto 14:11, nota-se muita sobriedade nos argumentos, faculdade semelhante a um douto em Direito. Seu ponto de vista, idêntico ao da sra. Isa Musa, é de que o superávit é nosso, a SPC não tem poder de elaborar resoluções que se contraponham à Lei maior, etc. Como seria bom se assim fosse! Também já pensei como ele. E ainda penso. Somente na teoria, posto que na prática a teoria é outra. Teoricamente tudo nos favorece: os Estatutos, a Lei 109, as evidências. Só que tudo na vida teu seu preço. Estamos numa encruzilhada onde há vários caminhos. Aquele do Gilberto é o melhor se a nossa Justiça fosse ágil e rápida. Mas todos conhecemos a morosidade da Justiça brasileira. (Há um caso de apreensão de mais de 10 milhões de reais em espécie feita em 1995 da igreja Universal e até hoje, 14 anos depois, ainda não se decidiu o destino do dinheiro). Um outro caminho é o acordo. O Plano 1 é diferente dos demais por não haver mais entradas de participantes. Também pelo elevado montante em mercado de risco. Devido a isso as sobras (lucros) são extraordinárias. Se fossem melhorados os benefícios com o superávit, certamente teríamos ganhos “fabulosos” ( 16,5 bilhões divididos por 123.000 associados teríamos linearmente 134.146,00 para cada um.) Entretanto, tenho certeza que com a boa administração dos recursos da Previ, teremos muitos anos com superávit. Nenhum governo no mundo vai deixar distribuir tudo somente para um lado. Isto iria enriquecer demais os participantes do Plano 1. Há outros caminhos, mas me parece o da justiça o menos sensato. Apenas pela demora. Somente por isso. Cecília, meus parabéns, você é guerreira. Recebe muitas reclamações por não ser compreendida. Eu entendo o que você quer dizer quando diz que “por ora é melhor obtermos a melhoria no ES e do imobiliário”. Você também quer a distribuição do superávit só para nós. É evidente que os empréstimos não são a mesma coisa que a distribuição do superávit, mas enquanto esse não chega, que venha o ES com juros mais baixos do país, como forma de amenizar a penúria.

    ResponderExcluir
  49. Prezada Cecília: fazer essa pesquisa é um despropósito. O dinheiro é dos associados. Devolver qualquer valor para o Banco é criar um precedente que só vai nos prejudicar no futuro. Temos é que pressionar para que se resolva o impasse na justiça o mais depressa possível. Se o resultado for a nossa derrota, paciência. Mas essa sua pesquisa pode fornecer mais argumentos aos nossos adversários, caso as opções de repasse ao BB sejam vencedoras. E do jeito que as pessoas precisam de dinheiro hoje, não duvido que muitos prefiram perder uma parte do seu dinheiro para poder pegar alguns trocados. Pense bem e retira essa pesquisa do seu blog, por favor. Um abraço. José do Carmo

    ResponderExcluir
  50. Raul,
    Eu quero acreditar que você está se referindo ao Benefício Renda Certa. Se for isso, o que sei é que ele foi praticado considerando-se o tempo de filiação, além de que, para o cálculo, havia o limite do ano de 1980 devido o início da capitalização do plano. Dentro desse contexto, é interessante lembrar que antes de 1967 os associados não contribuíam para a Previ.
    Continuando, “houve um entendimento equivocado sobre a questão de tempo de contribuição", e isso acabou ocasionando a devolução de uma importância para quem não contribuiu. Esta a razão de uns poucos terem recebido valores astronômicos. Não vejo os aposentados pós-97 se enquadrarem nesse “requisito”.

    Como a suspensão das contribuições e a ampliação dos limites do ES contemplaram todo quadro de associados, estranho que 95% do superávit tenha sido utilizado com o pessoal que continua reivindicando uma melhoria de seus reduzidos benefícios, conseqüência de políticas espúrias, como a mudança do Plano de Cargos e Salários em 1997 e o arrocho salarial do governo de FHC.

    Todavia, no momento presente, relevante é que esse equívoco do Benefício Renda Certa precisa ser reparado. Os Conselhos envolvidos com a liberação de todos aqueles valores vultosos, sem terem se apercebido que algo estava disforme, serem chamados às responsabilidades, para que nada parecido ocorra novamente.
    Relevante também é reivindicar a distribuição de superávit, não apenas tendo como alternativa a elevação dos limites do ES, pois endividamento nunca foi melhoria de ganho e acesso a superávit não é benesse.

    Derivamos de uma mesma instituição, contribuímos para um único objetivo, e agora seria pernicioso construir barreiras pré/pós 97. Já é suficiente não podermos contar com certas associações representativas.

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  51. Cara Cecilia,

    Obrigado pelo espaço e, pela paciencia com que tem nos ouvido. Gostaria de lhe perguntar de há a possibilidade de abaixar a PARCELA PREVI, uma vez que atenderia a todos os associados (imediatamente os aposentados).

    Aguardo resposta por favor.

    ResponderExcluir
  52. Para o colega anonimo que postou em 13/08/2009 as 13:53h e tambem para o colega Raul.
    Tenho certeza de que voces, antes de escreverem no blog muito provavelmente, voces apuraram os fatos pós-97 com o maior rigor e imparcialidade, para que voces chegassem às CONCLUSÕES sobre os privilegiados PÓS-97. Caso não tenham feito os estudos necessários; faço aqui algumas reflexões:

    a) Se voces colegas Pré-97 alguma vez em suas vidas já tiveram a curiosidade de lerem o Novo Estatuto em vigor desde 24/12/1997? Seria PRIMORDIAL para os vossos ENTENDIMENTOS !!!!!!!!!

    b) Se voces colegas Pré-97 já simularam, também por curiosidade, de como ficariam suas aposentadorias, de acordo com as regras de cálculo das aposentadorias do novo Estatuto vigente desde 24/12/1997. Sintam um pouquinho da realidade Pós-97, ainda que no display de suas calculadoras, só por alguns segundinhos!!!!!

    c) Voces colegas Pré-97 que são filiados ao Fundo provavelmente a mais de 40, 50 ou 60 anos; já tinham lido a frase "SUPERAVIT na PREVI" nos informes da Previ antes de 1997 (de 1904 a 1997); possivelmente NUNCA leram sobre o tema Superavits, uma vez que só começaram a ocorrer por desiquilibrio do Plano 1 conforme o novo Estatuto, ou seja, nós PÓS-97 contribuimos com os mesmos % como Voces Pré-97, só que na prática não levamos os mesmos % na hora "h" do cálculo da aposentadoria (vide o resultado em suas calculadoras), gerando portanto "sobras" para o Fundo, consequentemente os tais Superavits;

    d) Nós fomos filiados à Previ(meu caso 1978), sob o mesmo Estatuto de voces, ou seja o de 1967!

    e) Como voces nao acreditam em nada disso que escrevi, faço então a seguinte proposta: - Eu TROCO a minha aposentadoria de Pós-97 (Sou da Carreira Administrativa, sendo que os ultimos 19 anos comissionado e sem interrupções) por qualquer uma aposentadoria dos 2 colegas Pré-97, mesmo que voces tenham feito carreira no Quadro de Apoio; eu não tenho preconceito. ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA NÃO BATERÁ NA PORTA DOS 2 COLEGAS 2 VEZES! É AGORA OU NUNCA! VOCES NÃO PRECISAM TEMER EM NADA! LEMBREM-SE DAS SUAS CONCLUSÕES VERDADEIRAS POSTADAS POR VOCES DE QUE... -"OS PÓS-97 SÃO AQUINOADOS, COM O ESPETACULAR APROVEITAMENTO DE RECURSOS EM CAUSA PRÓPRIA". PORTANTO A HORA É ESSA!!!!!!!!!!!!
    AH... UM DETALHE QUE IA ME ESQUECENDO, NóS PÓS-97 TEMOS UMA COISINHA FANTÁSTICA, POR CONTA DO NOVO ESTATUTO, CHAMADA DE "PARCELA PREVI", OU SEJA, ALÉM DA APOSENTADORIA OS AQUINOADOS PÓS-97AINDA LEVAM POR FORA UMA PARCELA EXTRAORDINARIA DA PREVI.
    ENTAO O QUE ESTÃO ESPERANDO QUAL DOS 2 SE HABILITA? ESTOU NO AGUARDO PARA A EFETIVAÇAO IMEDIATA DA TROCA.

    ResponderExcluir
  53. Segundo a Legislação vigente, o SUPERAVIT nos pertence. Às favas com essa Resolução 26 e seus idealizadores (PT e Cia).

    ResponderExcluir
  54. Cecilia,

    Quanto ao comentario do Raul Avelar concordo com a afirmativa de que é melhor deixar o superavit acumular. Temos mais de 100.000 familias dependendo da Previ e não podemos dilapidar o patrimônio distribuindo o superavit de forma atrapalhada. Quanto a questão dos pos-97, trata-se da única justiça feita. Acredito que os renda certa milionários que foram pagos não atingiram ninguém dos pós-97. Muitos gerentes de agência ou Regionais que aposentaram após 97 hoje recebem o mesmo que colegas que se aposentaram antes em cargos de gerência média.
    Sou da seguinte opinião - Previdência complementar é para nos manter aposentados com o salário que tinhamos na ativa - o que já é um baita privilégio neste país. O superavit é momentâneo, nos próximos 30 ou 40 anos muita coisa pode acontecer e mesmo depois de minha morte existirão companheiros dependendo desta Caixa.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  55. Marcos opinou...

    O que estamos discutindo está embutido em direito inconteste nosso e que estamos mendigando a sua distribuição. Já foi dito muita coisa e aproveitando a situação do INSS não temos nada a dividir com o patrocinador. As agremiações que dizem nos representar estão mais do lado do patrão do que o nosso. Porque será? Por ocasião das eleições eles nos procuram e pintam que tudo vai mudar para melhor, só que nesse blog da Cecília ela já pisou na bola e sugeriu dançarmos conforme a música do patrocinador. Entendo que o Sindicato tomou as devidas providências inicialmente e deveria tocar para a frente já que temos tão bom julgamento em primeira instância.

    ResponderExcluir
  56. Preza Cecilia

    O Colega RAUL AVELLAR, Em.12/08,fez um comentario, aliáis,não um comentario mas sim UM RELATO DENuNCIANDO Os resultados da Renda Certa e colocando q a Previ legislou em causa PROPRIA,com uma explanação ,a meu ver, Dificil de ser contestada....Aguardo REALMENTE, PARA tirar as duvidas , seu comentario Que o seja BASTANTE FUNDAMENTADO,para retirar as duvidas da anlise e DENUNCIA feita pelo Colega RAul Avella.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  57. Eu também concordo em deixar acumular o superavit até 2050. Afinal, os nossos tetranetos vão precisar desse dinheiro para irem, em viagem turística, à lua.

    ResponderExcluir
  58. COLEGA CECÍLIA

    Aos nobres colegas que são terminentes contra a participação do PATROCINADOR no SUPERAVIT fica aqui uma pergunta:

    Meu marido faleceu em 2001,no mesmo mesmo mes agosto do corrente ano entrei com o processo de inventario,e ate nos dias de hoje ainda nao termino,ja se passaran 08 anos completos e nada ate agora,nao ha brigas entre os herdeiros mas por conta de um testamento confuso que meu falecido marido deixou ate hoje nao houve desfecho do caso,podendo ainda se arrastar por mais longos anos ainda.
    E os amigos aposentados e os sindicalistas confiando na justiça brasileira CEGA SURDA E MUDA.
    Acho que com o andar da carruagem meus tataranestos verão alguma coisa de Superavit.
    Nos temos que reconhecer o trabalho de muitos sindicalistas mas temos que lembrar que somos um plano em vias de instinção,logo todos estarão aposentados e ai quero ver quando seus salarios forem achatados,quando suas viuvas ou viuvos verem seus vencimentos achatarem em 40 % ai sim ses lembrarão da nossa luta por dias melhores.
    Não suporto mais tanta injustiça CECÍLIA,pessoa fazendo o papel DEUS,porque estas asscociações nao realizam um peblicito,como a ANABB fez o GT ANABB ai sim saberemos se muitos de nos estamos a fim de esperar ou se queremos menos mais agora.
    Chega de ipocrisia,as pessoas nao tao com saude e longevidade para espara o STF SE PRONUNCIA TALVEZ ATE LA MUITOS DE NOS JA ESTAREMOS EM NOSSA ULTIMA MORADA,EU PREFIRO COMER UM PEDAÇO DO BOLO AGORA DO QUE DEIXAR PRO GOVERNO BOLO INTEIRO

    GRATO ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  59. Caros colegas,
    Não entendo porque tantos associados votaram contra se negociar com o BB o superávit. É claro que o superávit é nosso que o Banco não tem direito a fatia nenhuma do bolo, mais quem manda é o BANCO (GOVERNO) manda na Previ, manda nas Leis (pois as muda e inventa resoluções para travar qualquer negociação) e manda no associado esmagando-o financeiramente fazendo-o aceitar qualquer migalha.
    Nessa luta de forças quem perde somos nós.Já temos idade a demora
    da nossa justiça, só nos prejudica ainda mais. A falsa boa vontade pelo que é legal e correto do Sr. Gilberto Santiago e Sra Isa Musa, agrava mais a situação radicalismo à essa altura é burrice, se tivessem intenção de fazer alguma coisa correta esse superávit já estava distribuido antes da crise do ano passado, afinal é o que reza nosso estatuto (distribuição e melhora dos benefícios após 3 anos consecutivos de superavit)e até agora nada!!!... ficamos uns contra os outros os que concordam os que discordam os pré-97 os pós-97, essa briga é inocuo, e os que detêem o poder, estão rindo da nossa cara, temos que
    nos unir no que for mais certo, seguro e rápido para todos nós. As Associações deveriam começar alguma campanha para soluções à nosso favor,pois essa é a função delas.
    Acho mesmo que a PREVI deveria realinhar com a máxima urgência o ES pelo maior valor e maior prazo possível, aliviando a situação dificil que estamos passando, é o mínimo que ela deve fazer diante de tantas injustiças sofridas por nós aposentados e pensionistas

    ResponderExcluir
  60. Sr. Raul Avelar está desconectado, nao se pode levar a sério seu comentário.

    ResponderExcluir
  61. Prezados colegas,


    A questão é simples:

    - Empréstimo simples não resolve o problema financeiro de ninguém.

    - Não se divide colegas por pré e pós 97, a solução é simples, chega de querer beneficiar este ou aquele, basta dar um aumento linear (R$ 500,00 ou R$ 1.000,00 quem sabe) a todos e o resto se discute mais tarde.

    - Na Justiça Brasileira as decisões vem junto com o atestado de óbito, não seria interessante desistir da ação e negociar com o Banco. O Banco teria que abrir mão de parte do valor que apropriou no último balanço.

    - Não vamos radicalizar e nem entregar o ouro para o bandido, vamos simplesmente fazer um acordo que seja razoável.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Cecília,
    Fiquei sabendo da pesquisa através de emails de colegas. Como o assunto é tão importante, deveria ter um tratamento especial, no que diz repeito a sua divulgação, principalmente por parte da ANABB, devido às funções a que ela se propôs a realizar para os funcionários do Banco do Brasil. Como vc faz parte da ANABB, pergunto porque não foi feita uma intensa divulgação para que os aposentados pudessem tomar conhecimento e votar ???? E falando em pesquisa, pergunto o porque da mesma, ou seja, porque peguntar se concordamos em DIVIDIR ?!?!?!?!?!?!?! A aposentadoria é tão sonhada por nós, porém qdo chega sentimos muito em nosso bolso. As políticas dos vales (alimentação, transporte) ,abonos salarias (ao invés de aumentos reais no VP), PLRs, venda de folgas, abonos assiduidade, licença prêmio, férias..... nos levaram a uma ilusão de salário. Então qdo nos aposentamos e vemos qual o nosso salário real, ficamos impossibilatados de dividir qualquer coisa com alguém, principalmente com o BB que teve um lucro supreendente. Quanto aos empréstimos, não podemos mais cair nessa armadilha, ou seja, para complementarmos nossos gastos tomarmos empréstimos e começa a bola de neve. Esse tópico não deveria ser tratado como um ganho..... e sim como um reconhecimento de que nossos salários realmente estão abaixo do que necessitamos.
    Marilisa

    ResponderExcluir
  63. para os injusticados PRE-97> em 95/96,houve um calcula q ate hoje nao entendi. Varios colegas ficaram com o calculo do salrio beneficio, bem acima do pessoal ativa, incrivel. Ah, e sem falar na CARIM antiga, enquanto quem tirou o mesmo valor, antes de 91,pagavam como diziam, os colegas beneficiados(, o valor correspondente a 4 kg de alcatra,enquanto os pos 91, a prestacao iniciava em 600,00..Ah, outra , o antigo financiamento liquidava nos vinte anos. nao tinha repactuacao, com mais 5 10 ANOS.E QUEM VAI CONSERTAR ISSO?

    ResponderExcluir
  64. Paulo Renato de Souza17 de agosto de 2009 às 10:04

    Cara Cecília Garcez,

    Manifesto também minha opinião que estes recursos são dos ASSOCIADOS e o Banco não deve ter participação. Particularmente, os aposentados sofrem achatamento a cada ano de seus vencimentos.

    Obrigado, Paulo Renato

    ResponderExcluir
  65. Pra que empréstimo? Pra onerar ainda mais o contra-cheque dos aposentados?
    Se o dinheiro é meu, porque eu devo aceitar um empréstimo do meu próprio dinheiro?
    Há que repartir a cocada, sim senhores.
    O superávit é nosso, miseráveis e indefesos contribuintes por trinta anos ou mais!
    O superávit é nosso galera!!!

    ResponderExcluir
  66. O superavit, que já virou piada, só vai sair Deus sabe lá quando!
    De imediato nos resta o realinhamento do ES, pois temos direito a um valor maior com maior prazo para pagá-lo, todos os outros fundos já resolveram e melhoraram seus limites. A PREVI continua a nos massacrar com a demora é cruel e desumano.
    Agora quem não quer e não precisa, não toma o empréstimo, simples não?

    ResponderExcluir
  67. Alguém sabe quanto é 10% (dez por cento de 16 bilhões)???
    Então imagine pq nossos colegas que nos representam (presidentes de associações) tem interesse em levar a briga para a justiça.
    Se a entidade ganhar, os 10% serão os honorários do advogado e, evidentemente, alguns devem ter muito interesse nessas causas milionárias, pois, mesmo que tenham solução rápida (o que é impossível no nosso judiciário) eles sempre estarão ganhando muito fazendo muito pouco.
    Pq voces acham que nossas associações todas criam rapidamente um departamento jurídio.
    A ANABB, por exemplo, não tinha motivo para tal, pois foi criada para defender o bom nome do BB (fui um dos seus fundadores) e não para o que é hoje. Embora eu até ache que as mudanças lhe foram favoráveis e que ainda precisa mais mudanças como as que estão vindo, fica sempre a suspeita dos interesses outros por trás do que está sendo proposto.
    E como a Cecilia já falou é melhor repartir o queijo e ganhar um pedaço do que não ter pedaço nenhum.

    ResponderExcluir
  68. Cecília,
    Pelo andar das "conversas", dá pra perceber que grande parte dos funcionários está de acordo com a divisão do superavit, e o Banco do Brasil, também. Ou seja, todo mundo concorda em dividir. Então vai uma sugestão salomônica: Juntar o valor do superavit o com lucro anual do BB e dividir em partes iguais: Metade para os funcionários e metade para o Banco. Em vez de um perde/ganha, teremos um ganha/ganha.

    ResponderExcluir
  69. Amiga Cecília,
    Pelo andar das "conversas" verificamos que a maioria dos funcionários são favoráveis à divisão do superivit, o Banco também. O Banco alega que o superavit tem origem nas contribuições patronais em excesso. É bom lembrar que o Banco também tem seu lucro originário, em grande parte, do esforço de seus funcionários, ao longo do tempo. Então aqui vai uma sugestão "salomônica": Juntar o superavit com o lucro anual do BB e dividir tudo em duas partes. Metade para os funcionários e metado para o Banco. Assim, em vez de um perde/ganha, teríamos um ganha/ganha

    ResponderExcluir
  70. Li, acima, alguns comentários acerca do superavit e quero esclarecer que:
    1) Nossos tetranetos não usufruirão NUNCA dos recursos do Plano 1 da PREVI, pois eles são pagos sómente ao titular, sua esposa pensionista, e filhos com até 24 anos de idade. Morrendo a pensionista, acabou-se os beneficios da PREVI relativos àquele participante, NADA FICA A INVENTARIAR !

    2) a divisão do superavit alcança somente a seus 123 mil participantes do Plano 1, não atingirá seus herdeiros maiores de 24 anos de idade !

    3)Lemos, também , que as Diretorias anteriores da PREVI já mudaram muitos regulamentos, criando castas,"Grupo Pré-67" divisões Pré e pós 97, renda certa, etc.
    De minha parte, fui beneficiado(ATÉ AGORA!) com isenção do pagamento das contribuições mensais à PREVI, SÓ ISSO E NADA MAIS...
    Se há superavit a dividir, Quero melhoria em meu beneficio ( e aos demais 35 mil pré-1997, assistidos pelo Plano 1 !)
    Aguardo e Obrigado

    P.S. Nas próximas eleições quero eleger alguém que pertença ao "Grupo Pré-1997"

    ResponderExcluir
  71. Colega anônimo de 15 de agosto - 7:26hs. : até o momento ninguém pré97 se habilitou a trocar de contracheque com você - pós97???

    ResponderExcluir
  72. Acredito que os colegas aposentados do Plano 1, votaram maciçamente contra a negociação do superavit com o BB, porque foram induzidos por emails de colegas, sem pensarem realmente como isso é desvantajoso para nós, espero que venham a se conscientizar de que se não houver negociação esse superavit vai ficar todo direta e indiretamente para o governo, que
    há muito tempo está de olho nas reservas dos fundos de pensões principalmente na PREVI e nós os associados estamos fazendo papel de otários achando que o superavit é nosso e quando a justiça se manifestar já estaremos todos no céu.
    VAMOS LUTAR PELA NEGOCIAÇÃO AGORA!

    ResponderExcluir
  73. Nossa revolta por tantas injustiças que aqui postamos, servem de terapia coletiva virtual, e nos dá a sensação de não estarmos sozinhos neste barco, mais é lógico nada se resolve, não se obtem nenhum resultado, até mesmo uma simples alteração no ES, suplicada , implorada por muitos a tantos meses aqui no blog continua no descaso.Querem mostrar que não contamos em nada. Sabem que é difícil nossa união cada um é de um lugar e para nos mobilizarmos e nos fortalecermos para com isso conseguirmos alguma pressão teriamos que ter alguma associação lutando conosco, mais nenhuma lidera nada.
    Temos a paciência e dedicação da nossa cara CECILIA,que nos disponibiliza este canal de comunicação, mas precisamos de mais coesão e força. Devemos procurar soluções e isso requer mas empenho e atitude de nossa parte, se nos acomodarmos vamos ficar sem nada. Se alguem tiver alguma idéia, por favor a exponha.

    ResponderExcluir
  74. Cecilia,
    congratulações.
    Por tudo que li e ouvi, não há dúvida: seu BLOG é para nós muito mais importante que o site da anabb; e você, mais importante e mais confiável que o presidente da associação.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  75. Atenção, PREVI:
    vou repetir o que já disse aqui neste espaço: NÃO QUERO EMPRÉSTIMO MAIOR, QUERO BENEFÍCIO MAIOR.
    Distribuam já o NOSSO superavit.

    ResponderExcluir
  76. Diretora Cecília,
    julgo interessante divulgar em seu blog dados estatísticos referentes ao empréstimo simples:
    quantos colegas a ele recorrem;
    separando ativos e aposentados;
    quantos não tem empréstimo;
    daqueles que tem empréstimo, quantos já utilizaram todo o limite.

    ResponderExcluir
  77. De tantos comentários pós e contra os pré e pós 07 não houve comentário da cecília.qual a razão?

    ResponderExcluir
  78. Cecília,

    Você apresentou o problema como ele é, ou seja, nos deixaram em sinuca com a tal Resolução arbitrária que encomendaram.

    Ir à justiça é inútil, pois sabemos que uma sentença vai levar umas duas décadas pra ser pronunciada e é com essa chaga na pretensa democracia brasileira que o outro lado "joga" (mandaram a ética voltar amanhã).

    Não tempos saída. Portanto, resta-nos aceitar a derrota e recebermos alguma coisa ainda nesta vida ou morrer sem ver a cor de parte de nossa grana.

    Melhor será tapar as narinas e negociar, nada que um dedo na goela não resolva depois.

    Pires

    ResponderExcluir
  79. PIRES DISSE

    Colegas,

    DAR MURROS em PONTA de FACA é BEM POUCO INTELIGENTE.

    Uma decisão da justiça levará 20 anos. Eu prefiro receber 50% enquanto estou vivo e com saúde, do que nunca ver a cor da minha grana.

    A "jogada" da outra parte foi ardilosa, resta-nos tapar as narinas e aceitar negociar.

    É isso ou nada.

    Pires.

    ResponderExcluir
  80. A coisa está clara como água. A SPC criou o item do regulamento que exige a eliminação do superávit a parcela que excede a aplicação máxima em renda variável. Alguém se deu conta após o ingresso em juízo que a matéria iria rolar ad infinitum, com prejuízos aos que pretender lançar mão dos recursos da Previ pelo lado patronal. Então veio a ordem. Aumentem o limite de renda variável. Mas será que isto é do nosso interesse?

    ResponderExcluir
  81. Jeanne,
    O Empréstimo simples e o imobiliário é da alçada da diretoria e o Banco não tem muita interferência nesse processo, a não ser pelos diretores indicados pelo Banco, mas não é o que acontece na realidade. A decisão de aumento do limite e prazo é da diretoria e, acredito, que em breve teremos boas notícias.

    ResponderExcluir
  82. Raul,

    Até poderia ter me equivocado na resposta, mas reafirmo o que disse anteriormente. Na nossa base de informações consta os seguintes nomes pertencentes ao quadro dos aposentados pré-97:

    Conselheiro Deliberativo Suplente -Luiz Carlos Teixeira aposentado em 4/03/92,

    Conselheiro Fiscal titular - Romildo Gouveia Pinto aposentado em 5/09/95

    Conselheiros Consultivos do Plano 1
    Antonio Goncalves de Oliveira aposentado em 02/06/87 e João Antonio Maia Filho aposentado em 02/09/87.

    ResponderExcluir
  83. Cecilia, mais uma vez pergunto: O que e "em breve" para voces da Previ?Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  84. Atualmente, as informações constantes do site da ANABB estão direcionadas exclusivamente aos clientes do Sistema Financeiro, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Assuntos de interesse dos funcionários e aposentados pouco está sendo divulgado pela ANABB. Por outro lado, sendo nós os mantenedores daquela Associação, por sinal, com um montante mensal muito expressivo, devemos exigir maior empenho dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  85. Cecília,
    Deus te ouça sobre as boas notícias. Estamos cansados de más notícias. Basta ligar a tv e elas saem do ecran como uma torrente, especialmente no que respeita aos nossos políticos. O Brasil está precisando uma boa dose de fatos que nos façam ter um pouco de esperança no futuro.

    ResponderExcluir
  86. Marilisa,
    A enquete não foi com o intuito de ser utilizado como um resultado que subsidie a tomada de decisões. Ela é apenas um indicativo e não é oficial, logo, não pode ser utilizada como instrumento de decisão. O objetivo da pesquisa foi provocar a discussão de um assunto relevante e polêmico e que é muito importante nos manifestarmos.

    ResponderExcluir
  87. Me pareceu pertinente a solicitação do anonimo das 18:51, de 17/8.
    Se for algo viável de conseguir é um dado que pode ser considerado. Vai que 90% utilize o Emp simples é uma coisa. Vai que só 10% usem é outra bem diferente.
    Por mim quero mais é que aumente: utilizo sempre o valor que posso e pronto....

    ResponderExcluir
  88. anônimo disse:
    Prezada Cecília , devido a problemas de saúde - consequencia de diabetes - estive internado por quinze dias, razão porque fiquei impossibilitado de participar do blog. Retornei e começei a ler as noticias e comentários para me atualizar. Qual não foi a minha surpresa com a enquete. De repente, mais de três mil colegas haviam acessado o blog simplesmente para votar no "Não". Fiquei sem entender, mas logo que acessei o Outlook estava lá a resposta. Na minha Caixa de Entrada, centenas de e-mails, numa verdadeira campanha , comnclamando a todos para votarem no NÃO. De onde partiu tal reação ?
    Quem está induzindo aos " indiferentes" colegas a acessarem seu site somente para participar da enquete ?
    De qualquer forma você está de parabéns pela democracia reinante no seu blog e pela pessoa gentil ,educada, determinada, transparente e ética que é , diferentemente de "alguns" de seus colegas de Diretoria, felizmente prá nós.O que está acontecendo com o resultado dessa enquete é algo inusitado, o que considero "missa
    encomendada".
    No leito do hospital, tive tempo para refletir muito, sobre a vida, sobre a minha trajetória no BB(26 anos) , a fase de aposentadoria pela Previ(lá se vão 13 anos), como num filme, desfilaram em minha mente muitos episódios vividos e presenciado , como as greves,o terrível PDV(1995),descomissionamentos, demissões, transferencia de colegas para outros estados , o choro das famílias que ficavam para trás etc.etc... De repente, bateu-me um receio de não conseguir retornar para tentar receber, ainda em vida, a parte que me cabe no superavit, que me é justa. Me enchi então de esperanças com a possibilidade de boas notícias, e ao voltar deparo-me com o radicalismo contido no resultado da enquete. Estou com 65 anos, não tenho muito tempo a esperar - como acontece com a maioria dos aposentados, principalmente os com saúde frágil- Por tudo isso não abro mão de receber minha fatia. E , assim, reafirmo minha posição para NEGOCIARMOS , com inteligencia e firmeza, para conseguirmos o máximo que nos for possível. Espero que os colegas ,coerentemente, (especialmente aposentados) entendem de uma avez por todas, que" não temos tempo" para esperar pela decisão de uma longa batalha na Justiça. A saída terá que ser através de um negociação justa.Como disse o colega Pires - 18/08 - 06:26hs : "melhor será tapar as narinas e negociar. Nada que um dedo na guela não resolva depois" . Muito oportuna a colocação do colega.
    Senti muitas saudades do convívio no blog e de você querida colega Cecília, nossa "guerreira".
    Resta-me , diante de minha frágil saúde, a esperança de uma negociação , em breve, para , civilizadamente, chegarmos a um acordo sobre a distribuição do Superavit.
    SAÙDE E PAZ prá você e demais colegas do "blog"
    Anônimo(desta vez) 18.08.2009

    ResponderExcluir
  89. Em resposta ao Colega anônimo de 17 de agosto - 14:59hs. a respeito da pergunta: "até o momento ninguém pré97 se habilitou a trocar de contracheque com você - pós97???" Bem até o presente momento não, mas estou ESPERANÇOSO de que um dos 2 colegas queira trocar de contracheque, até porque o Pré-97 sabem muito bem que nós, somos muito bem AQUINHOADOS. Se por acaso os colegas Pré-97 tem alguma dúvida do Calculo de Aposentadoria cfe.estatuto vigente a partir de 24/12/1997; tenho certeza de que a Diretoria de Seguridade poderia dar uma maozinha, já que todos os dias desde aquela data, vem calculando as aposentadorias dos NOVOS AQUINHOADOS. AFINAL QUAL DOS DOIS SE HABILITA...SETEMBRO/2009 TÁ CHEGANDO A FOPAG FECHA DIA 10, QUE TAL COMEMORAR A CHEGADA DA PRIMAVERA COM O BOLSO CHEINHO. AINDA DÁ TEMPO... E OLHA... SEM MEDO DE SER FELIZ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  90. Colegas do Plano 1, como muitos já comentaram aqui no blog, estamos sem representatividade por nossas associacões,precisamos de uma associação focada nos nossos direitos e interesses liderada por alguem consciente correto e justo, assessorada por uma boa equipe de advogados, somos um plano fechado e maduro temos que nos unir, pois nosso patrimônio será dissipado por interesses alheios e nos vamos vê-lo evaporar sem conseguirmos conquistar nada a que temos direito.São valores absurdos que correm risco se não tomarmos alguma atitude agora.

    ResponderExcluir
  91. Pois è ......CADÊ anabb????????
    JÁ VIROU EMPRESA DE CRÈDITO?

    PORQUE NÁO NOS INFORMA DESSA DISCUSSAO TODA????

    SOU DE DO SEU BLOG POR EMAILS DOS COLEGAS. ACHO FUNDAMENTAL ESSA DISCUSSAO E TAMBÉM CONCORDO COM A QUESTAO DE QUE ABRIR CREDITO ÑAO RESOLVE A SITUAÇAO DOS COLEGAS ENDIVIDADOS, DIVIDIR O BOLO NA MINHA OPINIAO É O MAIS SENSATO PARA UM PLANO DE PREVIDÊNCIA, EVIDENTEMENTE QUE RESGUARDANDO A SEGURANÇA DA PREVI!

    DESCULPEM ERROS TECLADO URUGUAIO

    ResponderExcluir
  92. Será quem quer trocar os espelhos trabalhou 30 anos corridos?aguentando tudo de programas perversos do Collor(vide novo rosto, etc?).aguentaram até o fim sem aderir a nada.mesmo assim mais de 17 anos de aposentados ainda continuavam contribuindo para a Previ(agora suspenso por dois anos)?Será que viram baionetas invadirem agências para levarem nossos colegas não se sabem para onde?Vamos deixar de brigas de castas, aqui é Brasil.Devemos nos unir, isto sim, para melhoria de todos antes que façamos o jogo das mentes brilhantes

    ResponderExcluir
  93. anonimo disse:
    penso que essa discussão "infantil", aqui no blog, entre colegas pré e pós 97 não vai nos levar a lugar algum.Se alguém quer reclamar, por se sentir prejudicado, e é justo, deve se dirigir diretamente à Previ e não a outro colega. Prá mim não existe essa de pré 67, pré 97 , pós 97 , pois são todos colegas que de alguma forma sofreram e tem sofrido com as decisões superiores que infelizmente são inevitáveis.Acho que já temos problemas demais para resolvermos, como conseguir o ralinhamento dso E.S., a distribuição do Superavit ( que no meu modesto entendimento só virá através de uma negociação com o patrocinador) recuperar as perdas com a famigerada "parcela previ", etc. etc. Estamos todos no mesmo barco. Vamos encarar os assuntos com a seriedade que o momento requer.Penso que devemos confiar na Cecília. Ela deve ter bastante conhecimento de motivos que justifiquem sua opinião de que, sem negociação, dificilmente conseguiremos receber algo do Superavit.
    anônimo 19/08 18:28hs.

    ResponderExcluir
  94. Colegas. Tenho uma vontade imensa de desligar-me da ANABB. Não o faço simplesmente porque recebi 2 ações do FGTS há alguns anos. Vamos que resolvem a me cobrar os honorários dos Advogados. E daí? como vou pagar? Se não recebi até hoje o tal RENDA CERTA.

    ResponderExcluir
  95. Cecília,

    É importante registrar que caso venha a ocorrer uma negociação junto à patrocinadora para tratar da distribuição do superávit da PREVI, é importantíssimo ter-se em mente que o superávit será recebido pelos seus legítimos beneficiários (nós, ex-funcionários) ao longo dos anos, diluído nos benefícios mensais pagos pela CAIXA de PREVIDÊNCIA aos assistidos e não À VISTA.

    Portanto e da mesma forma, a patrocinadora também deverá receber a sua parte (ilegítima) ao longo de muitos e muitos anos e caso venha a ficar acertado que receberá À VISTA, há que se descontar esse valor a uma taxa certa e justa, que equipare a vantagem do recebimento À VISTA ao recebimento no longo prazo.

    É claro que a mesma opção de recebimento À VISTA deverá ser oferecida a nós.

    -C A PIRES-

    ResponderExcluir
  96. Caro anônimo acima(19/08 - 14:34). Hoje 20/08 - 10:32 - já acabou o meu crédito da Previ... ô tristeza!!! Mas eu queria lembrar, em defesa do pós97 que quer trocar sua aposentadoria com um pré97, que essa discussão começou com a afirmação de um pré97 de que os pós97 estariam sendo beneficiados em virtude de existirem membros da diretoria aposentados pós97. Realmente essa briga é bem improdutiva. Também sou "pós97" e não tive nenhuma regalia. Tenho certeza (comprovada por testemunho de colegas) de que existe sim uma diferença entre essas "classes" e com vantagem para os pré. Lembro também ao colega que enfrentou dificuldades extremas durante sua vida no Banco (vide "baionetas") que essas dificuldades também existiram aos pós, e também com bastante violência (violenta pressão), o que me fez chegar ao extremo de pensar em suicídio (e esse é o meu grande arrependimento) que graças a Deus consegui afastar de meus pensamentos. A cada toque de telefone em minha mesa eu quase desmaiava de pânico e hoje enfrento consequências disso em minha saúde. Minhas crises de pânico continuam presentes (tem dias que não consigo nem sair de casa). Mas agradeço a Deus porque estou vivo e sustentando minha família (embora não com fartura) e continuo rezando para que seja dada uma solução satisfatória para todos os colegas sem distinção de classe, porque em princípio somos todos irmãos e devemos nos amar como irmãos. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  97. A ANABB serve para defender o Banco do Brasil e a seus funcionários (na ativa).Está no seu Regulamento.

    Na Ativa, o Plano 1 da PREVI, tem 34.652 participantes que deveriam ser protegidos pela ANABB,(muitos não são sócios da ANABB!)
    Os demais ? Restam 67.448 aposentados e 20.000 pensionistas assistidos pelo plano 1 QUE ESTÃO ORFÃOS DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS!
    Alguém se habilita a nos representar???

    ResponderExcluir
  98. Colega Anônimo,

    A fim de atender seu pedido, quanto aos dados estatísticos vinculados ao público do empréstimo simples, informo que oportunamente divulgarei no blog.

    ResponderExcluir
  99. anônimo disse:
    fazendo referencia ao comentário do caro colega anônimo de 20/08 - 06:45hs. Também passei por situações semelhantes à que você descreveu e em consequencia necessito até hoje de tomar medicamentos para dormir e contrrolar a depressão. Como você e a grande maioria o dia 20 é dia de pânico em busca de recursos extras (empréstimos) para complementar o pagamento das despesas.Mas, como disse, não temos culpa de nada. Pré ou pós está todo mundo no mesmo barco enfrentando tribulações terríveis como você deve ter observado em depoimentos chocantes de colegas aqui no blog da Cecilia. Resta-me acrescentar que fico emocionado sempre que leio depoimentos como o seu, pois sei exatamente o que é isso. Quado estou orando não peço só por mim mas também por todos os colegas que estão em desespero,principalmente, para que não percam a esperança em DEUS. Haveremos de vencer e superar toda a humilhação e frustração que nos têm sido impostas pelos "poderosos" porque CREMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE !
    Grande abraço colega anônimo e parabéns pela sua determinação e fé que o fizeram superar as tribulações porque passou,
    anônimo 21/08 - 16:45hs

    ResponderExcluir
  100. Colegas,

    Eu só queria entender: se todos sabem que a ANABB defende outros interesses (seus próprios), como permanece com 100 mil associados.

    Será que todos os 100 mil estão satisfeitos com o rumo das coisas dentro desta associação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. Prezada Cecilia,
    Se estiver ao seu alcance,por favor, responda a seguinte pergunta: A contabilização, pelo BB,do valor de R$ 5,32 bilhões referente ao superavit de 2008 como ganhos atuariais futuros poderão permanecer nos próximos balanços do mesmo, ou deverão aparecer consolidados já no próximo balanço do banco?

    ResponderExcluir
  102. Prezada Cecília,

    Olha, eu sou mesmo a favor de que o BB tome sua parte do superavit. O Banco vive outros tempos, de concorrência, metas, lucros, não é mais uma instituição paternalista.

    Agora, essa Resolução 26 me pareceu interposta para impedir qualquer distribuição de superavit. A gente fica com a impressão (sem a mínima chance de provar nada) de que esse dinehiro está sendo retirado de nosso alcance e vai servir a interesses de grupos, etc...
    Acho que o Superavit deve ser distribuído sim, é um excedente gerado por negócios feitos com o dinheiro da instituição.

    Também acho que os negócios com a renda variável devem continuar, pois a Bolsa é uma instituição internacional de negócios, faz parte do dia-a-dia, e os investimentos feitos por pessoas competentes com certeza gerarão sempre bons resultados. Situações como a da crise internacional 2008/2009 não devem ser consideradas na análise de investimentos, pois são raras e a estrutura da Previ pouco será afetada.

    ResponderExcluir
  103. Colega anônimo,
    O Banco contabilizou ano passado e este ano contabilizou outro valor. Eu estarei falando sobre isso no blog. Com certeza, o Banco virá seco para que esses recursos entrem efetivamente no seu caixa.

    ResponderExcluir
  104. José Omar A. Coelho25 de agosto de 2009 às 08:01

    Duas questões básicas em discussão:
    1) realinhamento do ES: ES não é distribuição de superavit, mas uma excelente forma de aplicação financeira dos recursos da PREVI. Não adianta um realinhamento de valor se não vier acompanhado de realinhamento de prazo, pois irá sacrificar mais os tomadores e impossibilitará a concessão a quem já está com a margem consignável tomada. No momento resolveria o problema de muita gente que está no sufoco, mas tem que não impactar mais o contra-cheque;
    2)Distribuição do SUPERAVIT:
    Estamos queimando cartuchos antes de tomarmos uma decisão primordial:
    A decisão da divisão do SUPERAVIT.
    2.1 - O que tem no momento para ser dividido são os 16 bilhões apurados no último balanço, a não ser que se feche novo balanço que leve em conta a recuperação das bolsas;
    2.2 - Uma pergunta: A PREVI não tem autonomia para decidir, com base em seus Estatutos, a divisão desse SUPERAVIT ou depende do Patrocinador? Se tem, por que não o faz?
    2.3 - Decidido isso, vamos acabar com essas divisões de pré e pós, pois estamos todos no mesmo barco e procurar dividir o bolo com justiça, para que não ocorram distorções já verificadas em outras oportunidades, que deveriam ser todas revistas.

    Eu, até agora, fui beneficiado apenas com a suspensão das contribuições, mas tenho esperança de que as próximas distribuições serão feitas para beneficiar a todos.

    Temos que por em nossas cabeças que os recursos do Plano I são dos colegas sobreviventes e de suas pensionistas e que nossos filhos, maiores de 24 anos, e netos nada receberão no futuro. Por isso não devemos perder tempo com discussões que a nada levam. Pugnemos primeiro pela distribuição do Superavit, garantindo apenas os recursos necessários à aposentadoria dos sobreviventes.

    José Omar A.Coelho

    ResponderExcluir
  105. Quero parabenizar o comentario de JOSE OMAR A.COELHO , ele foi muito feliz em suas argumentaçoes. Tenho certeza que é dentro dessa linha de pensamento que devemos focar nossas ações quanto a DISTRIBUIÇÃO DO SUPERAVIT. Devemos acordar enquanto é tempo e unir-mos para conseguir o nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  106. Prezada Cecilia,
    Enquanto permanecesuspensa a Resolução 26, o Banco contabiliza em seus balanços os ganhos atuariais futuros. E nós,funcionários da ativa, aposentados e pensionistas, como ficamos? Não podemos "contabilizar ganhos futuros"? Não temos balanço, mas certamente estamos na corda bamba (sem equilibrio). Já que o Banco sabe a "parte que lhe cabe" porque nós também não sabemos? O bando pode esperar o pagamento do útimo beneficio, para encerrar o Plano 1, e incorporar os ganhos a seu balanço? Quantos de nós não estarão mais aqui para receber(se houver distribuição).

    ResponderExcluir
  107. SEM ENTIDADES disse...
    A ANABB serve para defender o Banco do Brasil e a seus funcionários (na ativa).Está no seu Regulamento.

    Na Ativa, o Plano 1 da PREVI, tem 34.652 participantes que deveriam ser protegidos pela ANABB,(muitos não são sócios da ANABB!)
    Os demais ? Restam 67.448 aposentados e 20.000 pensionistas assistidos pelo plano 1 QUE ESTÃO ORFÃOS DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS!
    Alguém se habilita a nos representar???

    20 de agosto de 2009 12:33

    R E S P O S T A : S I M !

    A www.abraprev.org.br

    CONFIRA!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário