segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aposentados: Reajuste deve ser definido amanhã

O governo deve definir amanhã o percentual de reajuste que será concedido aos aposentados a partir de janeiro de 2010. Na quarta-feira, representantes de entidades dos aposentados e pensionistas estiveram reunidos com parlamentares e com os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que propõe o fim do fator previdenciário, disse que a proposta do governo é juntar os quatro projetos de interesse dos aposentados que tramitam no Congresso e preparar um "substitutivo global", que atenda as reivindicações da categoria e seja economicamente viável ao governo.

"O governo aceita discutir reajuste, o fator (previdenciário), mas quer discutir em torno dessas propostas. E o acordo que for produzido, se for produzido, será materializado em um substitutivo global para que essas quatro matérias legislativas sejam superadas. Para que não haja uma negociação agora e, em seguida, se retome todo o debate de novo", disse Vargas.

Entre os projetos em tramitação dentro do tema há o que trata da política de recuperação do salário mínimo até 2023, em que foi incluída uma emenda que estende os mesmos reajustes aos benefícios pagos pela Previdência, outro que propõe a reposição para aqueles aposentados que ganham acima do salário mínimo, um projeto que extingue o fator previdenciário, além do veto à emenda que dava aos benefícios previdenciários o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo.

O deputado gaúcho informou que no encontro da semana passada não foi falado em percentuais de reajuste. "Não foi discutido percentual. O governo disse que o presidente Lula determinou ao Ministério da Previdência que negociasse com a área econômica qual percentual desse reajuste. A negocia-ção foi feita e tem uma proposta de percentual", afirmou.

O governo aceitou ainda a ideia de se criar uma mesa de negociações permanente para discutir uma política de valorização do aposentado e do idoso em geral.

Fonte: Valor online

33 comentários:

  1. Car Cecilia:
    o que eu sei,com certeza, é que nunca recuperarei a perda ref. o Fator Previdenciarios ( 30 % no INSS).Mesmo que esse divulgado aumento com certeza vai ser negociado para acabar com os projetos em andamento, o tal FP só seria extinto para novas aposentadorias, conforme resposta obtida em consulta ao Senador Paim.
    E a vida continua ..( rápida, em direção ao final, sem qualquer perspectiva - apesar de ser membro do maior fundo de pensão do pais ).
    E viva o PT !!!

    ResponderExcluir
  2. Cecilia,

    se é para fazer um acordão, que seja repor o nr de salarios minimos com que nos aposentamos, pois em 7 anos jah perdi quase 3, e a tendencia é soh aumentar.
    Quando tem o interesse muito grande do governo em alguma negociação temos que ter o maior cuidado, por que nesta disputa sempre sobra pros que recebem salário (aposento) a pior parte, sempre somos convidados a pagar a conta do banquete.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  3. De que adianta o PT(Paim) reajustar os benefícios do INSS, se 35 mil "pré-97" do Plano 1 da PREVI ("maior fundo de pensão da América Latina!")sofrerão DIMINUIÇÃO em suas complementações de aposentadoria na mesma proporção do que for concedido ?
    R.: É bom para a PREVI, logo é bom pro PT !
    PT Saudações (Nunca+)!

    ResponderExcluir
  4. Quem acredita que sairá algum acordo beneficiando os aposentados, por parte desse Governo mentiroso, está muito enganado!!! Tanto que a reunião já foi adiada para a próxima segunda-feira. Mentiras a parte, tenho visto, aqui nesse blog, uma verdadeira batalha entre "os pré-97" e os "pós-97". Ora, se unidos já não temos conseguido nada, imagine com divisões. Quero deixar claro que, na última divisão de superávit, não recebi absolutamente nada. Temos que nos unir para que isso não ocorra mais, ao contrário do que aconteceu no passado. Quanto à participação da ANABB nessas discussões, SOU COMPLETAMENTE CONTRA, uma vez que sabemos que será uma atitude exclusivamente eleitoreira e oportunista. Há algum tempo que não sou mais associado da ANABB e confesso que não faz falta nenhuma! Se tivéssemos senso crítico, essa associação não teria mais ninguém no quadro de associados. Pelo menos seria uma forma de diminuirmos nossas despesas pessoais com coisas sem importância, mesmo sendo o valor da mesalidade pequena para alguns.

    ResponderExcluir
  5. E isso ai Sergio Figueiredo,tomara que com a maior divulgaçao do blog da Cecilia, chegando aos alienados da ativa- nao me levem a mal,mas na ativa somos mesmo alienados.Lembro bem quando recebiamos aqueles envelopes para votaçao,a gente perguntava para o colega: e para votar em quem?voce votou em quem?o pessoal que ainda esta na Anabb fique mais inteirado com a realidade,que leiam todas as noticias dos outros anos no blog da Cecilia.Nao sou mais associada da Anabb e concordo com voce,nao faz falta nenhuma.E quanto ao Paim,so trouxa acredita nele,e so aguardar para ver o acordao que vao fazer com o aumento dos aposentados acima do minimo.Quem viver vera.

    ResponderExcluir
  6. Espero que o senador Paim, que já nadou tantos anos, não vá morrer na praia.
    Não aceitamos migalhas desse governo corrupto.
    Morte ao fator previdenciário.

    ResponderExcluir
  7. ao colega paulo, achoq deve se seentir muito feliz em ter seu salario sempre complementado(PRE-97)o que nao ocorre com os pos 97, que soffrem com outra media de calculo no SRB, e ainda um tal de PARCELA PREVI. E ENTAO, QUEM SABE A PREVI, VAI PODER MELHORAR OS POS-97,JA QUE ATE AGORA, ESTAVA BANCANDO SALARIOS INTEGRAIS,AO ATE ACIMA.

    ResponderExcluir
  8. SE DEPOIS DE TANTOS ANOS, O DEP PAIM ABRIR MAO ,AGORA Q ESTA TAO PERTO DE SER APROVADA OS PROJETOS , E NEGOCIAR COM O GOVERNO POR MISEROS 7 OU 8%, DAI ,SIM ENTREGO OS PONTOS. NAO NOS RESTA MAIS NADA,NEM PELO INSS, NEM PELA PREVI.AH, SOU POS-97.

    ResponderExcluir
  9. Esta na hora de nós funcis aposentados e ativa unirmos, sou pós 97 e não recebi nada até agora referente superavit, não sei quem informou vem espalhando tanta confusão. Vamos lutarmos por nosso direito, mas com união.

    ResponderExcluir
  10. essa e' boa.parece piada. a ANABB acaba de fazer convenio com a FORD,para descontos em compra de automoveis novos. estou noutro mundo.ou talvez com o superavit acumulado;

    ResponderExcluir
  11. Colegas,

    Há algum tempo não sou mais sócio da ANABB. Não entendo como esta Entidade consegue enrolar com tanta facilidade pessoas esclarecidas, que sei existem nos quadros do BB.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Cecília,
    A reunião foi adiada sem uma nova data, e é notório que a Tropa de Choque do governo está se armando para aniquilar qualquer iniciativa que busque uma real melhoria dos benefícios do INSS. Tanto no site do senador Paulo Paim, quanto da COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, encontra-se disponível enquete com a intenção de permitir a manifestação da população sobre a proposta do Executivo. Por ser de interesse geral, peço que divulgues, além dos endereços eletrônicos, nota sobre o tema, em 17/08, do Jornal Zero Hora:

    Mobilização dos aposentados

    CUT e Força Sindical não aceitam a proposta do governo de retirada dos projetos de Paulo Paim (PT) que corrigem injustiças contra aposentados e pensionistas do INSS. A primeira entidade a recusar a sugestão foi a Confederação Nacional dos Aposentados. Não querem correr o risco de aceitar alterações nas regras do jogo que, em vez de melhorar a situação financeira dos aposentados, venha agravar as perdas e ainda eliminar a chance de o Congresso Nacional promover mudanças inadiáveis no sistema. A mobilização dos aposentados começou. O site da confederação da categoria está congestionado. Na nova reunião para tratar do assunto, o governo irá sentir as resistências à proposta.

    http://www.senado.gov.br/web/senador/paulopaim/default.htm

    http://cobap.maquinaweb.com.br/capa/lenoticia.asp?ID=7243

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  13. Cecília,
    Estou achando incrível que esse assunto seja resolvido assim tão rápido. Aqui no Brasil isso é um verdadeiro absurdo. O normal é o processo passar anos e anos sem solução e tem um detalhe quando algém pede para AGILIZAR O PROCESSO como foi o caso da ministra DILMA o assunto vira caso DE POLÍCIA,de CPI, CONSELHO DE ÉTICA, COM DIREITO A DESTAQUE por dias e dias no JN e prá variar a GLOBO mais uma vez confirmando o que ela acha do povo brasileiro UM BANDO DE BURROS RETARDADOS.

    ResponderExcluir
  14. Aos colegas que estão perguntando como a anabb consegue enganar tanta gente esclarecida durante tanto tempo. Ora, ora, meus manos é simples como acontece nas Igrejas por aí. Promete-se o céu com mel e todo mundo quer exatamente isso e pra conseguir ainda dá o pouco que tem. E na anabb temos o "grande pastor" Valmir Camilo de boa conversa ganhando eleições seguidas com polpudos salários e todo mundo acreditando nele. Hare baba...

    ResponderExcluir
  15. Querida Cecília,

    Complemento ao comentário do colega anonimo de 18.08 às 13:53h:

    A PREVI é uma empresa parceira da CHEVROLET
    Através desse acordo vamos poder comprar um CHEVROLET 0 km com descontos e benefícios exclusivos.

    FALA SÉRIO!!!!!
    NINGUÉM MERECE!!!!!!!!

    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  16. Caros colegas,

    Que tal levarmos para o Senado Federal analisar a discriminação existente entre pre e pos-97 e integrantes do Previ Futuro.
    Está na hora de buscarmos a redistribuição de renda e solidariedade dentro de casa. Patria, Socialismo ou Muerte.

    Jose Fuerte

    ResponderExcluir
  17. Cecilia,

    se o Dep Michel Temer manter sua palavra, e se realmente o governo achar que ele a mantera, pq o que se sabe é que a matéria em plenária passa, creio que o governo vai pressionar por um acordo e rápido.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  18. Durante anos a Globo serviu a interesses governamentais, principalmente na época da ditadura. Recentemente, quem não se lembra da campanha do Collor contra os marajás do serviço público? Fomos bastante fustigados por isso. E durante os oito anos sem aumento salarial do governo FHC, quando a Globo dava seu apoio irrestrito ao tucano? Tempos cruéis esses. Mas, felizmente, ficaram no passado. Está certa a colega ANTONIA, quando classifica o povo brasileiro, não todos, é claro, de UM BANDO DE BURROS RETARDADOS, e eu acrescento MAL INFORMADOS pela GLOBO. Acho que esse público desinformado pela Globo, às vezes frequenta esse blog com comentários incabíveis, como falou a desmemoriada Lina Vieira.

    ResponderExcluir
  19. Jose Fuerte:
    Uma pena que no Senado tenha Renan, Collor,Almeida Lima, Ideli,Mão Santa e outros eleitos, além de Welligton Salgado (suplente sem voto) - Com esta gentalha NADA se vota no Senado.

    São 81 senadores comandados por SARNEY !( Deus nos livrai disto)
    Vamos nos queixar para a nossa PREVI mesmo ...

    ResponderExcluir
  20. Jane,ainda colocaram a oferta dentro do nosso contra-cheque.E deboche ou nao?E ainda tem colegas acreditando nas promessas de alteraçao de ES com data marcada para 28/08.Hoje paguei minhas contas(todas atrasadas) e ja estou esperando o proximo dia 20.E eles vem oferecer a Chevrolet.E muito triste.Outro comentario:Toda vez que acesso o terminal do BB tem uma ameaça na tela,fora as ligaçoes e cartinhas de cortar meu limite de cartao sob alegaçao de que estou devendo,estou com todos os extratos em maos,todos pagos.Na ultima ligaçao,a funcionaria encontrou os pagamentos e mandou que eu procurasse minha agencia para provar que esta tudo pago.Que piada nao e?A minha agencia e o "O do bobo",seriam no minimo umas quatro horas para eu ser atendida para provar que esta tudo pago.O que os colegas acham disso?Aceito sugestoes.

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília,
    Pelo andar da carruagem, penso que receberemos muito em breve o que nos é devido relativamente ao superávit obtido nas contas do plano de benefícios “1”. “Há luz no final do túnel”. Senão vejamos: recebi primeiramente da Anabb informação de que foi firmada parceria com a Ford, com vistas à possibilidade de aquisição pelos associados de veículo zero quilômetro de fabricação daquela montadora. Agora, juntamente com o espelho de agosto/2009, a Previ enviou prospecto informando que o nosso fundo de pensão mantém também uma parceria com a Chevrolet, para possibilitar a compra de veículo zero quilômetro da montadora por parte dos associados. Ora, entendo que é natural se inferir que a Anabb irá gestionar junto ao patrocinador para que nós, os aposentados e as pensionistas do plano “1”, possamos receber muito em breve os recursos hoje existentes na reserva especial para revisão de plano. Também é natural se supor que a diretoria da Previ irá envidar todos os esforços possíveis para que os associados possam, de imediato, usufruir o que lhes é devido de fato e de direito. Só assim, após a entrada em nossas contas dos recursos provenientes da reserva especial para revisão de plano, poderemos sonhar com a compra de veículo zero da Ford ou da Chevrolet. Ou será que eu estou errado?

    ResponderExcluir
  22. SE FORMOS MOSTRAR O NOSSO ESPELHO A UMA CONCESSIONARIA DA CHEVROLETT, NAO PASSA, HA DEBITO DEMAIS. O NOSSO REAJUSTE TEM SIDO INFERIOR AOS DOS FUNCIONARIOS DA ATIVA QUE RECEBEM INUMERAS VANTAGENS E AINDA POR CIMA BB 200 ANOS E ETC COISA E TAL. EU NAO SOU CONTRA AOS COLEGAS DA ATIVA QUE RECEBEM, MAS ESTAO DISCRIMINANDO OS APOSENTADOS. E DIGO MAIS sobre O ES, A FUNCEF O PRAZO EH 96 MESES E O VALOR É 90.000, E JÁ ESTAO ESTUDANDO UMA FORMA DE AUMENTAR. EU NAO SEI O QUE A NOSSA DIRETORIA DA PREVI ESTÁ ESPERANDO PARA FAZER LOGO O ESTUDO.....VEJAMOS
    NAO DEIXEMOS PARA AMANHÃ O QUE PODE SER FEITO HOJE;
    POR ISSO SENHOR SERGIO E DEMAIS DIRETORES, É GRANDE O CLAMOR DOS SOCIOS E MEU TAMBEM, ANALISE COM CARINHO E FAÇA LOGO O REALINHAMENTO DOS VALORES SOPESANDO OS DEMAIS FUNDOS COMO BACEN, BNB, FUNCEF, BNDES E DEVOLVA, CREDITE, ANTECIPE O NOSSO SUPERAVIT, TIRE-NOS DO SUFOCO, PORQUE AINDA HA TEMPO, SE DEMORAR MUITO PARA MUITOS SERAH TADE DEMAIS.

    assino- JOEL

    Por favor leve essa ao Senhor Sergio Rosa, E QUE DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  23. Caro anônimo,
    Você poderá entrar na justiça contra o Banco por danos morais e cobrança indevida, podendo receber em dobro o valor quelhe foi cobrado indevidamente.

    ResponderExcluir
  24. APOSENTADOS: REAJUSTE DEVE SER DEFINIDO AMANHÃ.

    O título me faz lembrar aquele trecho da música do Legião Urbana: "É preciso amar...como se não houvesse amanhã; porque se você pensar, realmente não há."

    Ou aquela propaganda: "PC turbinado, 500 GHB, etc..etc... MAS É SÓ AMANHÃ, nas Casas Legislativas."

    Pois é. A prioridade NÃO SÃO OS APOSENTADOS. A prioridade é o Sarney, o PT, o Collor, o Renan...

    Já notaram que Lula amplia o Bolsa-Família mais na região nordeste? È lá que ele conseguirá reeleger-se através de sua sucessora. Como diz Zé Ramalho: "Eh, Eh, Eh Vida de gado....povo marcado...povo feliz!"

    ResponderExcluir
  25. Ivan Rezende,disse: Ainda não obtive nenhum retorno, mas sugeri aos eleitos da Previ, que proponham à Diretoria Executiva, que, independentemente das questões judiciais, devolva as contribuições que excederem os 360 meses, por questão de isonomia e regularização da pendência, uma vez que nos próximos Superávit este assunto não mais será debatido.

    ResponderExcluir
  26. Ivan,
    Qualquer discussão que envolvam recursos (como essa que você sugere) é considerada como utilização de superávit, já que existe um custo e tem que ser descontado de alguma conta. Como a REsolução CGPC 26 está suspensa pela Justiça, as negociações foram suspensas e, sinceramente, não sei se serão retomadas tão cedo. É lógico que o Banco está louco para receber sua parte e isso nós não podemos admitir.

    ResponderExcluir
  27. "AGRADEÇAMOS AO SENHOR, POR SUA BONDADE E POR SUAS GRANDES OBRAS, EM NOSSO FAVOR." Salmo 107,15.

    Bom dia a todos, especialmente a você, Cecília.
    Quero apenas agradecer a sua atenção para conosco, nessa semana, como sempre e lhe desejar um ótimo fim de semana, confiando você e os seus a NOSSO SENHOR Que "restaura as nossas forças"(Salmo 23,3).
    Acrescento um sincero PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  28. "Eh, Eh, Eh Vida de gado....povo marcado...povo feliz!" Faz muito tempo que o povo é marcado mas o Lulla era totalmente contra - enquanto era oposição - e agora faz tudo o que ele recriminava, e com muitos juros. E é isso que eu como ex-petista recrimino e passei a condenar. Duas caras, mentiroso e companheiro de mentirosos contumazes. Infelizmente o povo tem o governo que merece. O povo que vende o voto, em troca das esmolas das "bolsas".

    ResponderExcluir
  29. Colegas pré/pós 97, o foco deve ser a união entre nós, e o obstáculo é a ANABB, digo Valmir Camilo, representando os aposentados do BB.

    Pensem nisso e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  30. NEGOCIAÇAO.

    FIZ O CURSO DE NEGOCIAÇAO POR INTERMEDIO DO BB POIS AINDA ESTAVO NA ATIVA, E NAQUEA EPOCA NEGOCIAÇAO ERA QUANDO FICAVA BOM PARA AMBOS.
    POR ISSO NEGOCIAR COM O BB QUE QUER TIRAR AA FORÇA O SUPERAVIT DE UMA PREVIDENCIA PRIVADA EH BRINCADEIRA, E, A DIRETORIA,S.M.J., NAOPODE FICAR A VER SEUS ASSOCIADOS SE ESBURRACHAREM EM JUROS ALTOS ENQUANTOELA PODE FAZER ALGUMA COISA:
    VER COMO A CEF,BNB,BNDES BACEN, TRATAM SEUS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, POIS ELES ESTAO BEM POIS DEVEM SOMENTE AAS INSTITUIÇOES E EH SEGURO, MAIS DO QUE NA BOLSA. VAMOS CONVERSAR, NAO DEIXEM A CECILIA SOZINHA, TADINHA.
    VAMOWS ATENDER AOS APELOS DOS POSENTADOS.

    SUGESTAO URGENTE

    AUMENTO DE 120.000,00 COM 120 MESES

    ResponderExcluir
  31. Noticia tirada do site da ANFIP

    Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantém liminar obtida por um sindicato que garante a suspensão da Resolução 26 do Conselho de Gestão de Previdência Complementar, no tocante à reversão do resultado superavitário dos fundos de pensão e a sua forma de apuração. A decisão garante que as reservas dos fundos de pensão pertencem aos seus participantes e não aos patrocinadores.

    Segundo notícia do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a União protocolizou no STJ um pedido de suspensão dos efeitos de liminar obtida pelo Sindicato dos Bancários no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, indeferiu o pedido da União. Com a medida, o sindicato pretende buscar a declaração judicial de ilegalidade da Resolução 26, que prevê a devolução de valores superavitários às patrocinadores nos planos de previdência.

    Com a decisão do STJ, continua mantida a liminar que impede que os Fundos de Previdência apliquem a Resolução 26 do Conselho de Gestão de Previdência Complementar até a decisão final no Mandado de Segurança. Para os filiados ao sindicato, continua suspensa qualquer devolução de valores relativos a superávit para os patrocinadores dos planos de previdência.
    ....
    Sendo 2010 ano de eleições presidenciais será que o BB ainda vai querer embrulhar-nos!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. O ES somente nos será proveitoso, se o utilizarmos para pagamento de consignações que estejam onerando os nossos recursos líquidos mensais, na fopag. Exemplificando: tenho um CDC negociação com o BB, saldo atual de R$ 13.000,00, parcela mensal de R$ 960,00. Outra dívida, R$ 17.000,00, cujo débito mensal de R$2.500,00 transita na FOPAG e se refere à Alfa Financeira (porque a PREVI permite isto, não sei). Resumindo, com R$ 30.mil, vou resolver minha situação financeira, aumentando meu líquido em R$ 3.500,00.
    Do ES retirado em dez/08, já pagamos 8xR$1.101,89 =R$ 8.815,12 e temos uma margem de apenas R$5.004,25. Portanto, se houver um aumento para R$ 100.mil e R$ 100 meses, não poderá haver uma carência pequena.

    ResponderExcluir
  33. Por falar em carencia,ja leram a noticia no site da Anabb sobre a carencia...."com carencia de menos tres meses".Sera que eu entendi?Entao a carencia sera de 9 meses?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário