quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Resolução CGPC 26 e o Superávit da PREVI


CARTA DO PRESIDENTE DA ANABB
A Resolução CGPC 26 e o Superávit da PREVI

É preciso acabar definitivamente com os guetos que protegem uns e prejudicam outros, pois a PREVI é de todos indistintamente

Repercute ainda hoje, principalmente entre os internautas, o trabalho feito pela ANABB na discussão do superávit da Previ, no ano passado, interrompido pela crise financeira que assolou o mundo e também pela edição, por parte do Ministério da Previdência, da Resolução CGPC 26 – como é chamada a norma que disciplina a distribuição dos superávits dos fundos de pensão.

Neste período, tive a oportunidade de continuar discutindo o assunto com o Secretário de Previdência Complementar, com a diretoria do Banco do Brasil, nova e antiga, e com diretores da PREVI. Com todas estas lideranças, sempre defendi que as regras da CGPC para distribuição do superávit dos fundos não podem ser confundidas com a necessidade de realinhamento do plano de benefícios de um fundo de pensão.

No caso da PREVI – em minha opinião – não há o que falar de utilização de superávit antes de se promover um verdadeiro realinhamento do nosso Plano de Benefícios 1. As injustiças ainda não foram totalmente corrigidas e, em alguns casos, por equívoco da direção da PREVI, foram até acentuadas. Devo registrar que continuo achando o caso Renda Certa uma vergonha, me desculpem os felizardos que colocaram, injustamente, um monte de dinheiro no bolso.

Esta diretoria da PREVI e do Banco do Brasil, neste governo do presidente Lula, tem a obrigação de corrigir os erros que foram cometidos ao longo do tempo, de forma até irresponsável. Desculpem-me também os meus queridos colegas da ativa do Plano de Benefícios 1, entre eles minha esposa e alguns colegas da diretoria da ANABB, mas deixar de contribuir para a PREVI antes dos trinta anos de contribuição é formar as reservas pessoais com dinheiro alheio, com dinheiro daqueles que contribuíram por mais de trinta anos. Uma outra grande vergonha.

Tão vergonhoso quanto é isolar no tempo um grupo de funcionários que foi praticamente expulso do Banco no período de 1994 a 1997, sem direito à parte patronal das contribuições para a PREVI. Esta parcela de recursos que ajuda a engrossar o nosso superávit não nos pertence. Esta é mais uma injustiça que precisa ser corrigida, até por uma questão humanitária; muitos destes ex-colegas estão passando necessidades e ainda sendo executados pela própria PREVI por conta dos financiamentos da CARIM. É preciso resolver isto urgentemente.

Das onze propostas que foram colocadas em votação na consulta ao corpo social pela ANABB e pelas entidades representativas dos aposentados, no ano passado, três me motivam a continuar na luta. A proposta número 2, que trata do aumento do teto do benefício para 100% (cem por cento), equipara, neste aspecto, os aposentados de antes e pós 1997. A proposta número 8, a qual propõe benefícios para quem tem mais de 360 meses de contribuição, seja como funcionário da ativa ou aposentado, que: (1) equipara o tempo de contribuição na ativa com o tempo de contribuição como aposentado; (2) garante benefício integral para todos que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano de Benefícios 1 – seja na ativa ou aposentado; (3) pagamento de benefício de Renda Certa para todos os participantes que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano de Benefícios; (4) constituição de fundo para garantir as contribuições, pessoais e patronais, dos participantes da ativa que ainda não completaram 360 meses de contribuição; e, (5) suspensão definitiva das contribuições a partir de 361 meses. Há, ainda, a proposta 9, que garante o resgate do valor pago pela patrocinadora pelos funcionários que saíram do Banco no período de 1994 a 1997, uma vez que todos que saíram a partir de 1998 recebem a parte patronal das contribuições para a PREVI.

Sei que vou continuar contrariando muita gente. Sei que vou continuar apanhando nas redes que circulam pela internet. Sei também que jamais conseguiremos avançar nestas propostas se a PREVI não assumir o chamado Plano Informal que hoje é de responsabilidade exclusiva do Banco e vou defender isto se o Banco concordar com os nossos pleitos. Sei que vão aparecer aqueles que botaram um monte de dinheiro no bolso, no caso do Renda Certa e, protegidos pelo sigilo bancário, continuam gritando que não tem acordo e o superávit da PREVI pertence exclusivamente aos associados. Sei também que só posso continuar minha luta sendo o que sempre fui: transparente. Com acertos e erros, mas transparente. Uma grande quantidade de aposentados e pedevistas não pode esperar muito mais tempo pelo realinhamento do Plano de Benefícios 1. Isto não é utilização de superávit. É sim correção de injustiça e todos precisam ajudar: Governo, Banco, Previ, ANABB, Contec, Contraf, sindicatos, associações de aposentados e lideranças do funcionalismo. O dia em que todas as injustiças dentro do Plano de Benefícios 1 da PREVI forem corrigidas, aí sim, poderemos sentar para discutir a distribuição do superávit como quer a Resolução CGPC 26. Mas, até lá, é preciso acabar definitivamente com os guetos que protegem uns e prejudicam outros, pois a PREVI é de todos indistintamente.

VALMIR CAMILO
Presidente da ANABB

59 comentários:

  1. Bla,bla,bla,bla.....E o prazo do ES?Agora vao tentar mudar o foco.
    Cuidado colegas,a ideia e falar agora em acertos do plano 1....mais promessas que no fim ja sabemos como terminam.Queremos mudanças no prazo do ES.

    ResponderExcluir
  2. Cecília e colegas.

    Até que enfim o Sr.Valmir manifestou-se. Já era tempo. Eu até já havia pensado em desligar-me da ANABB. Mas prefiro dar meu voto de confiança, mais uma vez, ao nobre Presidente. Espero que as injustiças cometidas em desfavor de milhares de aposentados sejam corrigidas o mais breve possível. A ANABB tem condições, força e prestígio para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Por que só agora o presidente da ANABB vem se manifestar?
    Quantos meses ficamos no aguardo de um posicionamento seu e nada!
    Quanta falta de consideração!
    E agora quer se fazer ouvir.
    NEGATIVO.
    Nossos ouvidos são para nossa colega Cecília e os frequentadores desse blog.
    Ao "presidente", nossa indiferença.

    ResponderExcluir
  4. Das propostas de 2008, de nº2,8 e 9, para uns 35 mil aposentados pré-97, no Plano 1, apenas o "Renda Certa" está faltando.
    E este benefício muitos estão buscando na Justiça (com correção de 1º a/mes!). Vide site UNAMIBB.

    Na Ativa há 34.321 participantes, do Plano 1, sendo 7 mil mulheres, que já deveriam estar aposentadas,pelas propostas de 2007 e 2008, não fosse a inexplicável e estapafúrdia negativa do Ministério da Fazenda (Isto mesmo: Burocratas do Min. da Fazenda IMPEDIRAM suas aposentadorias, sendo que NUNCA DEVERIAM OPINAR SOBRE O TEMA).
    É bom não se esquecer desta dívida!

    ResponderExcluir
  5. Ivan Rezende, disse: Aí está o pensamento de quase a totalidade dos Participantes do Plano 1: Os benefícios somente poderão ocorrer após o 360 mês de contribuição. Questão de justiça e isonomia.Os responsáveis pela injusta distribuição anterior deverão ser punidos. Creio que o Presidente Sérgio Rosa foi mal assessorado e não tinha, apesar de sua responsablidade, conhecimento pleno do que poderia ocorrer.
    Cabe , agora, que o Sr. Valmir Camilo, representante de mais de 100.000 ( ou 500.000, se considerarmos os familiares), instar junto à classe política e até mesmo junto ao Presidente do BB ( que logo após a sua posse, relembrou de quando as AABBs eram dos funcionários do BB), para que seja agilizada a questão judicial ou que haja uma conciliação com o BB, a favor dos legítimos beneficiários do Superávit.

    ResponderExcluir
  6. Por estas e outras é que estou na justiça buscando a devolução de minhas contribuições que excederam 360 parcelas. Paguei l0 anos depois de aposentado para proporcionar a suspensão de contribuições de quem sequer completou os 30 anos de pagamentos? Ademais é bem de ver que em determinados momentos paguei 28% de meu salário para receber um benefício um pouco melhor, pois a aposentadoria pelos antigos critérios do Banco 30/30 avos de meu último salário, isto nem pensar. Mas fica no ar uma pergunta. Se o Senhor Walmir Camilo está tão preocupado conosco, qual a razão de não ter aberto a ANABB para impetrar ações judiciais pela correção destas e de outras injustiças? Por onde anda a tão propalada ação contra a resolução 26 por parte da instituição que ele representa? Ou será que não se trata apenas de mais um jogo de cena?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    Li a carta do sr. Presidente, recebi uma ligação telefônica ontem pedindo para que eu vote, sou do Plano 1, nada recebi da tal renda certa, enquanto na ativa residi em 10 cidades a serviço do banco, e desde 1998 o BB me executa por uma coisa injusta. Resultado disto tudo foi uma cirurgia cardíaca que me deixou em frangalhos.

    Sou solidário com o sofrimento de muitos colegas. Pois é duro chegar neste estágio da vida e ver que a dedicação e a honestidade serviram muito mais para te punir do que outra coisa. Por isso mesmo, de vez em quando é preciso radicalizar. E pensar que o banco e a Previ já foram os fiéis depositários de nossas mais legítimas aspirações!!! Agora, lamentavelmente, parece que estamos perdendo isto, também.

    Boa sorte na sua empreitada. Minhas forças já se foram, só me restaram decepções.

    ResponderExcluir
  8. Valmir agora é cidadão buritamense!
    buritama(sp) é longe da anabb ? então fica lá !

    ResponderExcluir
  9. Cecília e amigos.

    Conforme enfatizado pelo Sr.Valmir, a RENDA CERTA, além de ilegal foi imoral. Da forma que foi distribuida, não irá encontrar amparo na Justiça, porque beneficiou apenas pequena parte dos Assistidos em detrimento da grande maioria. Algumas ações já estão tendo julgamento a favor dos impetrantes. Acho que cabeças vão rolar.

    ResponderExcluir
  10. Caros Colegas,

    mandei um segundo email a ANABB, acerca da resolução 26 , e até agora estou esperando a resposta.
    Da primeira vez me mandaram dizendo que estavam aguardando o melhor momento, acho que o momento vai passar, e acho que ja passou, agora querem nos empulhar com outros argumentos, outras mirabolantes armações.Sai dessa......


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecília,

    Nós aposentados estamos orfãos de pai e mãe (BB, PREVI e ANABB) e este espaço do seu BLOG é nosso muro de lamentações. O Sr. Valmir está ressurgindo com quase um ano de atraso e fora de foco pois o assunto que nos interessa no momento é o REALINHAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES, aprovados sem atender aos nossos anseios, principalmente pelo alto valor das parcelas. Quanto a Resolução CGPC 26, é bom avisar ao Sr. Valmir que a questão está na justiça graças a iniciativa de outras Associações e Sindicatos.
    Abraços,

    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  12. E aí Walmir qual a tua posição em relação ao ES. Vamos ficar só nesse papo de gueto e outras falas de efeito ou vamos agir na defesa dos interesses dos associados. E quando fal de associados, falo de todos pré e pós de tudo....

    ResponderExcluir
  13. Prezada Cecilia,

    Concordo com o Valmir quando diz que não se deve falar em superavit enquanto houver injustiças a corrigir. Não é possível dentro do plano 1 existir funcionários tendo de trabalhar para sobreviver na aposentadoria e outros hávidos pelo renda certa (superavit) para aumentar o patrimônio dos herdeiros. Tem de haver uma equalização das aposentadorias por aquilo que o funci contribuiu e também em função do cargo que se aposentou ou vai se aposentar. As diferenças hoje existentes são enormes. Com relação ao pessoal do PDV, acho justo que recebam a parte da contribuição patronal.
    Penso ainda que o patrocinador tem direito a sua parte do superavit e o que poderiamos fazer é negociar que os valores sejam revertidos aos funcionários via incentivo a aposentadoria e até turbinar o previ futuro.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  14. Prezados colegas,

    Admiro o otimismo de quem ainda acredita nas palavras do Presidente da ANABB.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. CONTRIBUIÇÃO DE INATIVO ?????
    O Sr. Valmir quer é causar confusão, embolar o meio de campo. Contribuição de inativo é para formar a sua reserva matematica que ficou devendo na ativa. Explico: No cálculo atuarial p/ se aposentar com 30 anos é preciso contribuir com um montante, só p/ ilustrar digamos que seja 12%. Como esse percentual é muito alto a solução é cobrar 8% na ativa mais 4% na inatividade. Repito esses números são hipotéticos.Pelos cálculos do Sr. Valmir vai acontecer o absurdo de um participante ter duas aposentadorias visto que se aposentou e já contribui por mais 30 anos. O beneficio Renda Certa é devido p/ aqueles que contribuiram além da 360 contribuição na ATIVA.A contribuição a partir da 361 caiu num vazio. Não foi computada p/ completar a reserva matematica, nem serviu p/ melhorar o beneficio. SE a distribuição do Renda Certa não foi feita da maneira correta que se corrija e devolva o que recebeu a mais e se pague p/ quem não recebeu. Fora isto é querer causar confusão. Concordo com as demais ponderações do Sr. Valmir
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  16. Noto certa ojeriza a Valmir Camilo de parte de alguns internautas. Agora, devemos unir forças. Porventura tivemos algum avanço após a malfadada Renda Certa? Já critiquei muito o Camilo, pois o considerava omisso sendo presidente de uma Entidade que tem grande força política. Todavia, vejo nessa sua nova manifestação algo de bom. Atinge ou pretende atingir os mais injustiçados. Aqueles de quem foram tirados direitos para beneficiar outros. (Cita até a aberração que inclui sua mulher Denise Viana que parou de contribuir antes dos 30 anos). Ele (Camilo) não parou o diálogo com a presidência do BB, a diretoria da Previ e principalmente com o Ricardo Pena, sobre as INJUSTIÇAS feitas aos previdentes, que em última análise, produzem estes superávites. No meu ponto de vista, se lhe dermos respaldo e apoio, ele poderia (com a força da Anabb) ir até o ministro José Pimentel que por sua vez iria ter com o presidente Lula. Neste caso, é quase certo que as injustiças seriam corrigidas. Pois todo o caminho que ele percorre são onde estão o poder decisório. Vamos lá, amigos!

    ResponderExcluir
  17. saiu do armario, quer voto. voto nao no valmir. se acovardou e agora aparece, porque será.

    era para aparecer antes para forçar aPrevi aaumentar o valor do ES e o Prazo , agora é tarde e a inez está morata. Nao para valmir, nao votem nele e sua chapa

    ResponderExcluir
  18. Me lembrei do senador aquele, puchando o cartão vermelho sòmente depois do jogo terminado . . .
    Agora o sr. se manifesta, sr Camillo?
    Espero que seja o retorno à luuta, e não apenas um pronunciamento esporádico, para não ser esquecido.

    ResponderExcluir
  19. Onde estava o Sr Valmir Camilo qdo tive meu nome incluído no SPC? Ou quando tive problemas de custear a alimentação de minha família? Sai fora, pelego!!! Enquanto a Anabb se preocupa em acompanhar o mercado financeiro, nós associados morremos de fome! E ele viajando e recebendo homenagens, ao invés de lutar por nossos direitos!

    ResponderExcluir
  20. Bem a carta do Presidente Valmir tem um grande fundo de verdade, só nao concordo quando o Presidente diz que sabe que a Previ dificilmente irá aprovar algumas medidadas pelas quais o associado tem direito. Como estudante de Direito, e o sr. PRESIDENTE, Já Advogado, é sabedor que se buscarmos os nossos direitos via judicial iremos vencer. A Anabb, com seus mais de 100.000 socios, com mulheres filhos netos e coisa e tal é gente que nao acaba mais, por isso eu sempre digo a ANABB é uma fortaleza mais falta ter confiança e vontade para lutar. Se for necessario ir contra o BB vamos, contra os atos praticados contra os aposentados pela Previ, vamos também lutar pelos nossos direitos, e digo Sr. Valmir, basta voce querer que todos os socios lhe apoiaram e não tem CONGRESSO OU SENADO QUE DIGA NAO a uma instituiçao com tantos socios.

    foi bom o artigo, mais falta agir, e esperamos que seja feito logo.

    ResponderExcluir
  21. Cecília,
    Todo esse tempo absurdo de um silêncio decepcionante, agora o que pensar de um manifesto, no exato momento da votação da Reforma do Estatuto da ANABB?
    Seria perspicaz ter divulgado a carta lá atrás, quando a resolução 26 subtraía os anseios de todos em relação à distribuição do superávit.

    Qual o custo para cada associado da ANABB estar recebendo uma ligação telefônica, quando é informado da importância da Reforma do Estatuto, e como deve proceder para votar?
    Que todos sócios tenham critério e consciência no seu voto, e fiquem atentos com algumas incoerências propostas.

    Quando foi criada a ANABBPrev, acho que ninguém foi procurado para saber se preferia ter a ANABB centrada em defender nossos interesses, por exemplo, e deixar previdência privada com o Banco do Brasil.

    A tal carta manifesto é como cumprimentar alguém pelo aniversário, uns 10 meses após a data. – Seria melhor manter o silêncio.

    -Colega anônimo (12:42), apesar de tudo, enquanto houver o amanhã, bola pra frente!

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  22. Trabalhei durante 28 anos e 10 meses no BB, fui assediada moralmente para aderir ao PAA, por ter completado 50 anos. Quando foi lançado o programa resolvi que não iria me aposentar, fiz as contas perderia muito, já estava recebendo aposentadoria do INSS. Tanto não iria me aposentar, que foi rodada uma carteira exclusivo gerenciada por mim. A partir daí começou o assédio de uma colega também gerente de contas, travestida de boazinha, começou querendo tirar meus clientes dizendo que eles só gostavam de serem atendidos por ela. Todos os dias quando chegava pra trabalhar era a mesma conversa "Rosinha, vá viver sua vida, aposente-se". Um mês depois não suportei a pressão que era apoiada e incentivada pela administração do Banco. Resultado, essa colega que assediou-me e queria oe meus clientes dizendo que eles só queria ser atendidos por ela, foi demitida por justa causa. Motivo? Pensou que o dinheiro dos clientes era dela. Estou fazendo esse desabafo por sentir-me uma perfeita idiota, fui vítima de uma predadora. Só depois de saber o que ela fez, foi que a minha ficha caiu. Embora já existia histórico de desonestidade, embora o BB não tenha levado a sério. A criatura, transferiu 60.000 de clientes para o meu cartão de crédito e consequentemente para o Fidelidade TAM e emitiu uma passagem para a Europa, fez o mesmo com o cartão de outra colega e foi para a Europa com pontos dos clientes. Já aposentada soube que os pontos transferidos não eram dela, fui a agência denunciar, o que acho uma desonestidade, a gerente geral disse que estava tudo resolvido, que os clientes haviam autorizado. Isso foi há 2 anos, se tivessem apurado, teria evita um rombo muito grande nas contas dos clientes.
    Eu tive minha vida financeira destroçada com essa aposentadoria. Estou trabalhando, ganhando um salário mínimo, talvez por ser incompetente e burra, já que deixei-me influenciar por uma 171.

    ResponderExcluir
  23. Colega Cecília,
    Considero prudente, pelo menos no momento, que eu não dê um voto de desconfiança e nem tampouco de confiança nas palavras do presidente da Anabb. Não podemos esquecer nunca que teremos eleições no ano que vem para duas das diretorias da Previ. Uma delas, a de planejamento, é ocupada por Você, que todos sabemos mantém relações de proximidade com a associação que congrega o maior contingente de funcionários do BB. Não descarto a possibilidade de o presidente Valmir, com este discurso, já estar mirando nas eleições de 2010. Entendo que a Anabb tentará, dentro daquela busca incessante por manter ou até mesmo aumentar o espaço existente na direção da Previ, fazer um ou, se possível, até mesmo os dois sucessores para as duas diretorias. O Sr. Valmir disse exatamente tudo aquilo que a grande maioria dos frequentadores do seu blog gostaria de ouvir, no que concerne às várias injustiças e aberrações hoje existentes no plano de benefícios “1”. Está me parecendo, s.m.j., um discurso perfeitamente adequado e encomendado para um período pré-eleitoral. Partiu de pessoa que até então vinha se mantendo calada, ou até mesmo propositalmente se omitindo diante de tudo isso que já vem acontecendo há um bom período de tempo. Mais importante, pelo menos no meu ponto de vista, será o Sr. Valmir transformar esse seu “belo” discurso em ações práticas, cujos resultados sejam os que todos nós esperamos, que demonstrem que ele está realmente interessado em resolver os problemas detectados.

    ResponderExcluir
  24. O DESDÉM continua. No sit da PREVI nada consta a respeito do ES. Ou seja: Eles não estão nem aí pra nós. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Tenho certeza que muitos de nós estão se perguntando, agora, quais os reais motivos pelos quais o nobre presidente da ANABB, o desaparecido Sr. Valmir Camilo, deu "as caras" neste momento. Se vergonha tivesse, esse senhor não mais teria coragem de se dirigir a quem quer que seja, através de pronunciamentos oportunistas, que visam tão somente interesses próprios, eleitoreiros. Não necessitamos de pessoas com essa personalidade para nos defender. Acho que todos estamos de acordo em relação a isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. antes teve o acordo de 1981,prejuizo para os associados e PREVI, 1997,outro grande prejuizo para os futuros aposentados e ativa, agora o GOVERNO ,q se diz dos trabalhadores faz um acordo quanto aos beneficios do INSS, que nao ajuda em nada, so' os futuros aposentados. centrais sindicais ,surpreendentement fecham acordo em minutos. entao quanto a PREVI, de ao BANCO e sua parte e se sobrar alguma coisa, nos de alguma coisa,para q podemos pelo menos aumentar minha margem consignavel, para poder tirar MAIS EMPRESTIMOS,.Nao nos resta mais nada, se nao vamos ficar anos e anos vem a vida passar . a realidade e' crua, dura e injusta PARA ALGUNS. SEJA O QUE DEUS QUISER.

    ResponderExcluir
  27. Finalmente a ANABB se pronunciando, inclusive com competência, justiça e honestidade. Realmente, os pré-97 choram de barriga cheia. Só resta agora agir. A ANABB tem que sair do retórica para a ação, porque, por exemplo, não patrocinar uma "greve" dos aposentados no Rio, fechando o acesso dos funcionários e diretores da Previ no Rio? e fazer algo parecido nas principais capitais? Sem pressão não sai acordo e na justiça não receberemos jamais!

    ResponderExcluir
  28. Estimada Cecília.

    Dentre os mais de 120.000 participantes, ativos, aposentados e pensionistas da PREVI, até os que receberam grandes somas através do RENDA CERTA, sabem que a distribuição foi vergonhosa e ilegal, como disse o Sr.Valmir. Essa distribuição não obedeceu os critérios mínimos de justiça e igualdade de direitos. Fomos ludibriados. O Sr.Valmir sabe disso mais do que ningém. Já é tempo para que essa injustiça seja corrigida. A ANABB tem condições e apoio de milhares de aposentados para modificar essa situação, inclusive por ser uma das maiores associações do País. Portanto, caro Sr.Presidente Valmir, use do seu grande prestígio em nosso favor, que lhe daremos o apoi necessário para essa empreitada.

    Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  29. http://www.unamibb.com.br/nova%20vitoria.htm

    Nova Vitória

    Por unanimidade, os desembargadores da Nona Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negaram provimento ao recurso da Previ. O fundo de pensão pediu a extinção, sem análise do mérito, do processo onde dez associados da UNAMIBB pedem tratamento igual na distribuição do superávit (Benefício de Renda Certa). Com isso a Previ perde a apelação também em segunda instância. Em breve colocaremos aqui a sentença. Aguardem.

    Consulte pelo nº do processo: 2009.001.44630 no site www.tj.rj.gov.br

    Se você ainda não aderiu à Ação do Benefício de Renda Certa, saiba como fazê-lo. Clique aqui.

    Atenção: Pensionistas também têm direito.

    ResponderExcluir
  30. Já havia me decidido a pedir desligamento da ANABB. Alíás, eu só não, VÁRIOS (vários mesmo!)colegas estão com a mesma disposição, mas ... enfim do Sr. Camilo resolveu falar.
    Resta saber quando vai AGIR.
    Vou aguardar só mais um pouquinho

    ResponderExcluir
  31. Cecília,

    Bonita a carta de Valmir Camilo. Um pouco Tarde. Porém ainda pode ser tempestiva.

    Você, Cecília, por que não "compra" o ideário da Carta do Valmir para defender alguns de seus pontos?

    Por que o Sérgio Rosa não nos faz uma análise dos pontos defendidos por Valmir?

    O silêncio, Srs. mandatários da PREVI, não é resposta para os associados.

    Quem errou? Quem ganhou? Não sabemos. Mas sabemos que muitos perderam.

    Há tempo de se redimir!. O que impede? Que forças ocultas estão a impactar a transparência do Fundo? Que a PREVI diga-nos a resposta.

    Um abraço de

    James Paiva Costa - João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  32. Colega de 27/08 14:59 concordo plenamente com voce.Vao continuar a nos enrolar com papo de estatuto,corrigir erros e o prazo do ES ninguem fala.Alguem sabe da reuniao de hoje?Agora deixaram o Valmir falar,haja paciencia.

    ResponderExcluir
  33. Cecilia, agora o blog nao e so seu.E tambem do Valmir.Lamentavel.
    Fui.

    ResponderExcluir
  34. Rosalia Maria, você pode, se tiver testemunhas, ingressar judicialmente, e se nenhum sindicato quiser a sua causa, o SEEB-MA, poderá analisar, mais primeiro procure o seu sindicato, pois voce poderá receber muito mais do BB, pois em momento algum Vsa., poderia sofrer tal constragimento.

    Joel - 98-88037601

    ResponderExcluir
  35. Eh muita conversa, O diretor da ANABB, esta na Previ, NA CASSI, no BBRASIL (quando é cedido), etcetera e tal, se somarem todas essas verbas, estão ganhando mais que um Senador da Republica, é muito dinheiro para pouca representatividade.

    Portanto, para que se preocupar com reles aposentados, e agora querem mudar o Estatuto, ora, vai ser aprovado porque a maioria dos votantes vao dizer sim... mais ai eu pergunto, o que a ANABB, está fazendo, cadê a açao da CGPC 26, o Sindicato de Brasilia ganhou e tem mais é que botar para frente, a ANABB, deveria apoia´-lo, fazermos lobes para que os aposentados tivessem alguma chance logo.
    Mudança de estatuto para que queremos o nosso dinheiro de renda certa, para quem pagou mais de 30 anos, e se pagou mais de 30 anos a Previ tem que realinhar os PROVENTOS, pois todos estão com o tempo integral.

    Resultado, querem nos matar e deixar o dinheiro da Previ para quem?

    ResponderExcluir
  36. SOBRE O SUPERAVIT- APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - AC.DO TRABAHO, ETC

    Representantes da Anabb, disseram pessoalmente, que os funcis com Aposentadorias cfe, acima - não têm direito ao Superavit, pois não contribuem mais.Ao ser questionadas sobre as Contribuições mensais, NÃO SABIAM que continuávamos a contribuir.
    Eu lhes pergunto, Colegas, e estas contribuições para PREVI, atualmente suspensas nos espelhos destes Aposentados? Não constam como tempo de contribuição? Então a que fim se destinam?
    Principalmente, aquelas aposentadorias causadas excesso de trabalho, pelo exercício da função, excesso de dedicação ao Banco, como ficam?
    Pensem sobre isto e me respondam
    Abs a todos

    ResponderExcluir
  37. Colega Cecília,

    O Valmir tem razão. As injustiças no Plano 1 são muitas, muitas e muitas, por anos, anos e anos, com milhares de injustiçados como beneficiários.

    Antes de se pensar em dividir o Superávit do Fundo, temos que pensar nas correções das injustiças historicamente praticadas.

    Vamos demandar da diretoria da PREVI o realiamento das diferenças; até porque esse assunto foge da Resolução 26 da CGPC.

    Pessoal, que os email's sejam direcionados para a PREVI. Esse é um assunto que carece de muita pressão dos associados e força políca externa.

    Parta-se do pressuposto de que, se a PREVI reabrir o assunto, admite erro na distribuição do renda certa(incerta) ou a pressão dos associados ganhou das forças internas da PREVI.

    Quem viver verá.

    Abraço de james Paiva Costa.

    ResponderExcluir
  38. Querida CECÍLIA.

    Mais uma vez a Diretoria da PREVI se mostro insencivel,as questoes que envolvem aos seus assistidos.
    Talvez a maior frustação ja ocorrida diante da sinalização do CONSELHO DELIBERATIVO,no sentido de nos atender em 100 mil e 100 meses de prazo de pagamento.
    Não estamos satisfeitos,não vamos ficar satisfeitos,porque mais uma vez a PREVI se mostrou para poucos.
    Vimos que a mesma não leva o preceito de " ISONOMIA " tanto pregada por ela mesma.
    Vimos que so quem tem direito são o pessoal do RENDA CERTA porque estes sim poderão renovar seus " emprestimos simples " isso se acaso algum deles estiver usando o mesmo.
    Não podemos nos calar diante do que os madatarios da PREVI fazem com os associados do plano 1.
    Temos que fazer alguma coisa para que a nossa vida se faça melhor e nao pior.cada vez mais empurran goela abaixo tudo que eles querem, sem olhar para pessoas cansadas,sofrendo,na maioria das vezes com problemas de saude. e ainda zombam de nos dizendo que foi uma questão de justiça.
    Estou sem palavras para definir meu sentimento neste momento,se é raiva dor ou incopetencia minha mesma em gerir minhas finanças.
    Prometi a mim mesma procura alguma coisa que possa mudar meu futuro,sem tem que contar com a PREVI.Talvez vender que me resta para me livrar de todas as dividas possiveis e aquelas que nao for possivel,sacrificar o que ja esta sacrificado,para que eu volte a ter equilibrio finaceiro e nunca mais volte a recorrer a nenhum tipo de emprestimo em que banco for ou instituição.
    Chego o momento em que so temos DEUS ao nosso lado,ele ainda nos da força pra suporta o que os " HOMENS DO PODER " nao o fazem.
    Minha vida sempre foi pautada, em acredita em dias melhores,mas hoje vejo que o tempo se encarrega de mudar muitas coisas que acreditavamos fielmente ser o peso da balança.
    Admiro muitos colegas que aqui no blog tem se mostrado fortes, confiantes,sinceros,honestos e certos que dias melhores virão a todos nos.
    A todos os incansaveis o meu abraço fraterno,aos que podiam fazer e nao o fizeram fica uma reflexão. e a voce conpanheira CECILIA a confiança depositada para 2012.na esperança de se candidatar a DIRETORIA DE SEGURIDADE.
    Grato Rosalina De Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  39. Sr Valmir, estamos cansados de suas palavras, queremos ATITUDE.
    A Anabb distribuiu questionários
    sugeriu alternativas para a distribuição do superavit, nos iludiu, colocou expectativas nas nossas vidas, depois veio a crise, res.26,superou-se a crise e cadê Sr Valmir, Anabb, sumiram, não fizeram nada, nossa maior representatividade omitiu-se de tudo, agora pelo amor de Deus mostre serviço, porque voces estão completamente desacreditados por nós aposentados/pensionista.
    Chega de conversa mostrem resultados para isso somos associados desde que a Anabb começou.

    ResponderExcluir
  40. Como se pode ver, muito blá...blá...blá... e nada de útil acontece. Pelo jeito, lá vem as famosas "fórmulas" milagrosas
    para distribuição de "justa remuneração". A distribuição simples de um valor (ex: R$ 500,00) aos associados seria muito mais rápida e eficiente do que cálculos "mandraques" feitos por encomenda visando favorecer alguns do tipo "renda certa".

    ResponderExcluir
  41. Ponho-me de acordo com o proposto pelo senhor Camilo.

    É absolutamente verdadeiro que há injustiças a serem corrigidas e apenas depois é que deve ser apurado o superávit.

    Não dá pra dizer que é superávit o que tiraram do bolso de muitos. Há pessoas egoístas que olham apenas para o próprio umbigu e não reparam que há colegas que recebem menos que outros por conta de um teto menor (90%), enquanto outros recebem mais por conta de um teto de 100%. É uma injustiça que precisa ser corrigida imediatamente.

    Mas tem que ser IMEDIATAMENTE, não dá pra esperar indefinidamente.

    C.A.PIRES

    ResponderExcluir
  42. Ainda tem colega que da credito ao Valmir.TODOS FORA DA ANABB!!!!!Eu ja sai ha tempos,abram os olhos antes que levem todo o nosso dinheiro.Eles so querem cargos,comissoes,voces nao enxergam?

    ResponderExcluir
  43. Cecília,
    Reenvio comentário que encaminhei anteriormente em 28/08, e que até o momento presente, não constatei a divulgação neste raro espaço democrático que nos é disponibilizado.
    Oscar/


    Cecília,
    Todo esse tempo absurdo de um silêncio decepcionante, agora o que pensar de um manifesto, no exato momento da votação da Reforma do Estatuto da ANABB?
    Seria perspicaz ter divulgado a carta lá atrás, quando a resolução 26 subtraía os anseios de todos em relação à distribuição do superávit.

    Qual o custo para cada associado da ANABB estar recebendo uma ligação telefônica, quando é informado da importância da Reforma do Estatuto, e como deve proceder para votar?
    Que todos sócios tenham critério e consciência no seu voto, e fiquem atentos com algumas incoerências propostas.

    Quando foi criada a ANABBPrev, acho que ninguém foi procurado para saber se preferia ter a ANABB centrada em defender nossos interesses, por exemplo, e deixar previdência privada com o Banco do Brasil.

    A tal carta manifesto é como cumprimentar alguém pelo aniversário, uns 10 meses após a data. – Seria melhor manter o silêncio.

    -Colega anônimo (12:42), apesar de tudo, enquanto houver o amanhã, bola pra frente!

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  44. Prezado colega C.A.PIRES,

    Cuidado com o discurso do Presidente da ANABB, antes de concordar com ele procure conhecê-lo melhor.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Há injustiças, sim, no Plano I.
    Estas devem ser IMEDIATAMENTE sanadas, com a revisão dos benefícios, antes de se pensar na divisão do superávit, que também vai acontecer: seja por transação ou por força de sentença judicial.
    Eu já propus não abaixar a cabeça. Vou à luta mesmo!
    Só Deus sabe o sufoco que estamos vivendo, e pior é pensar que tudo poderia ser diferente se houvesse senso de moralidade e justiça entre os que nos governam.
    Vamos fechar a torneira do superávit para o Governo!

    F.Britto

    ResponderExcluir
  46. Sugestão: Criação de um FORUM
    Cecilia,
    Sem prejuízo do seu blog, vc poderia criar um forum para que possamos ter um debate mais dinamico das questões que tanto afligem os participante da Previ, como o ES e superavit.
    Que tal ? Contamos com voce.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  47. Colega Roberto Varella,
    Existe um forum para debates de assuntos relacionados com PREVI,CASSI,BB.no site da www.acordabb.com.br

    ResponderExcluir
  48. PRE VERSUS POS 97

    Haverá um duro embate entre esses dois grupos não obstantes muitos pregarem a união o que seria desejável, para ver quem leva mais do superavit ( se é que um dia haverá esse rateio)
    O grupo PRÉ é minoria, porém, são mais organizados e influentes, estão a frentes das AFBBs, em cargos chaves da ANABB e PREVI.
    O grupo PÓS é formado por um grande contingente na ativa- cerca de 35 mil. Para esse grupo é interessante postergar o máximo a questão do superávit. Resta aos integrantes do grupo PÓS na inatividade se organizar e lutar p/ pelo menos amenizar a diferença abismal existentes entre os dois grupos para que a denominada solidariedade do grupo 1 faça sentido.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  49. Valmir Camilo diz que foi TRANSPARENTE.

    Pra mim ele foi AUSENTE.

    ResponderExcluir
  50. PRÉ E PÓS ALZHEIMER??? (Assinado: um pré alzheimer mas pós 97).

    ResponderExcluir
  51. Cecília,
    gostaria de saber se a publicação dessa mensagem neste espaço foi iniciativa sua ou foi solicitada pelo próprio presidente.

    ResponderExcluir
  52. Assim como o Valmir Camilo valeu-se deste espaço para se dirigir a nós, espero que a reciproca seja verdadeira: que ele consulte o blog para saber o que pensamos acerca de sua atitude.

    ResponderExcluir
  53. Sr, Valmir,

    Acabememos com os guetos sim, vamos acabar tambem com os pelegos e sangessugas que vivem prometendo e nada fazem outros como voce Valmir, no caso da CGPC, se omitiu.

    Pecar tentando ajudar é um orgulho agora por omissao o que ,.é

    ResponderExcluir
  54. REPRODUÇÃO de MENSAGEM ANTERIOR por ANÔNIMO:

    Prezado colega C.A.PIRES,

    Cuidado com o discurso do Presidente da ANABB, antes de concordar com ele procure conhecê-lo melhor.


    Um abraço!

    31 de Agosto de 2009 17:32
    ----------------------------------------------------------------------
    Caro Anônimo,

    Não saberia dizer quais os reais motivos que levam o senhor CAMILO (presidente da ANABB) a defender que se DEVOLVA o que foi retirado de muitos de nós (teto de 100%, por exemplo) para só então se apontar o valor do SUPERÁVIT.

    Não posso garantir que haja outros propósitos não declarados pelo referido senhor.

    Espero, porém, que nem ele e ninguém pretenda usar qualquer argumento que seja para procrastinar a distribuição do nosso superávit, a exemplo de MANOBRAS das quais fomos vítimas, como aquela da emissão da ardilosa RESOLUÇÃO que nos toma os nossos mais legítimos direitos.

    Registre-se que A MAIOR DAS INJUSTIÇAS SERÁ A NÃO DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT IMEDIATAMENTE.

    C.A.PIRES

    ResponderExcluir
  55. Cecília, a respeito do superavit gostaria que os colegas visitassem a pág da Afabb-PR - Cartas - resposta a Previ sobre Manifesto Balnário Camboriu.

    ResponderExcluir
  56. Enquanto a Anabb fica no blábláblá, vamos agir: Vamos entrar com ações pela cesta alimentação, vide: romancini.adv@uol.com.br

    "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".

    ResponderExcluir
  57. cavalcante disse:
    Caro colega Alcides 08/09- 06:48hs.
    Excelente o conteúdo da Carta da Afabb-PR à Previ. Sugiro a todos que acessem o site daquela associação pois vale a pena ler. Grato pela informação.
    cavalcante

    ResponderExcluir
  58. Colegas,
    Muito blá.blá.blá...e ainda legislando em causa própria. Desse mato não sai coelho!!!...
    É necessário mudar a ANABB também. Muita festa e homenagem pros mesmos...O restante...que se lasquem !! Anotem e me cobrem se estiver errado.

    ResponderExcluir
  59. O melhor seria nivelar todo mundo pela menor aposentadoria. Aí sobraria mais superávit !!! E no final do Plano devolver o que sobrou ao Banco (Governo)...!!!rsrsrs....
    Ou então pagar a todos uma aposentadoria de Diretor do BB...não estão sobrando recursos???

    ResponderExcluir

Poste seu comentário