sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Resolução CGPC 26 - Liminar indeferida

Ontem, dia 30.10.08 eu estive em um evento, promovido pela PETROS e FUNCEF (Seminário Internacional de Educação Previdenciária), que contou com a participação do Secretário da Previdência Complementar, Sr. Ricardo Pena, e o Ministro da Previdência, nosso colega do Banco do Brasil, Sr. Pimentel. O Ministro fez a propaganda da sua administração e fechou o discurso com o engrandecimento da atuação de sua equipe na regulamentação da utilização do superávit dos Fundos de Pensão.

Segundo ele, as fundações só tinham regulamentação para os casos de déficit, fato que conheciam profundamente, porém não tinham passado pela discussão de superávits. Muito me estranhou a afirmativa do nosso Ministro, considerando que é colega do BB e que parece desconhecer o passado de nossa Previ, principalmente relativo ao acordo de 97 que foi oriundo de uma profunda discussão de utilização de um grande superávit existente.

Outro ponto a destacar foi a sua declaração:
“Quem distribui resultados são as empresas, os Fundos de Pensão têm a responsabilidade de pagar benefícios e não de distribuir resultados. A Resolução 26 foi criada para proteger o participante. Lamentavelmente várias entidades entraram com ações judiciais que serão todas derrubadas pelos Juízes porque não fazem o menor sentido”.

É, pelo visto e considerando a notícia que estou transmitindo abaixo, está tudo dominado. Minha opinião é que as entidades têm que encher o judiciário de mandados de segurança até encontrar um Juiz que perceba a ilegalidade da matéria, que extrapolou totalmente o conceito de “revisão de benefício” existente na Lei Complementar. Como a ABRAPP é uma entidade que defende os interesses dos patrocinadores, não me surpreendo com sua postura.

"O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 13ª Vara Federal, indeferiu na última quarta-feira (28/9) a liminar pleiteada em um mandado de segurança impetrado pela Federação das Associações de Aposentados do Banco do Brasil (FAABB) contra o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC). O objetivo da ação judicial era revogar parcialmente a Resolução CGPC nº 26, de 29 de setembro de 2008, que dispõe sobre a destinação do superávit e equacionamento do déficit dos fundos de pensão.

Em suas manifestações a respeito da questão a ABRAPP tem sublinhado que no seu entender a nova norma reflete os cuidados com que foi produzida, em meio a um intenso e amplo debate, e que dessa forma irá seguramente contribuir para a estabilidade das entidades e de seus planos. Com isso se vai atingir o objetivo de bem atender os interesses maiores dos participantes, assistidos e patrocinadoras.

Para a ABRAPP, que votou favoravelmente na reunião do CGPC à Resolução 26, aprovada pela unanimidade dos conselheiros presentes, por ver nela refletidos todos os princípios que defendeu desde o início do debate, a norma vem se juntar a toda uma base legal e normativa francamente fomentadora de nosso sistema. Esse fomento é uma obra pela qual, aliás, a SPC é uma das maiores responsáveis.

Este é um dos cinco mandados de segurança impetrados junto à Justiça Federal contra a Resolução CGPC nº 26, aprovada pela unanimidade dos conselheiros presentes à reunião do dia 29 de setembro, no Ministério da Previdência Social.

A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência Social, instituição responsável pela elaboração da Resolução, deverá proceder ao exame e à defesa do interesse público diante de tais ações, pela manutenção do ato administrativo de regulação editado pelo CGPC. O Departamento Jurídico da SPC já recebeu as orientações necessárias e está apto a defender o CGPC em todos os mandados.

Tendo em vista que as ações judiciais, em sua maioria, impugnam a possibilidade de revisão do plano de benefícios através da chamada reversão de valores aos participantes, aos assistidos e aos patrocinadores, alegando que a Lei Complementar n° 109, de 29 de maio de 2001, prevê apenas uma hipótese de revisão de plano, que seria através da redução de contribuições, a Secretaria prevê que, caso algum dos mandados de segurança prospere, favorecendo algum dos impetrantes, poderá ter de sobrestar também, por coerência, todos os processos pendentes na SPC sobre melhoria de benefícios, hipótese de revisão de plano que também não está prevista expressamente na lei nos casos de resultado superavitário.

A Secretaria continua defendendo a posição segundo a qual a Resolução CGPC n° 26 é uma regra prudencial e responsável, que aquele colegiado elaborou visando a proteger os benefícios presentes e futuros dos participantes e assistidos que, ao longo de sua vida laborativa, contribuíram para os seus fundos de pensão.

Como um dos principais objetivos dos mandados de segurança é impedir que o superávit dos fundos de pensão, caso ocorra, seja revertido aos patrocinadores, a SPC considera que, da mesma maneira que os participantes, assistidos e patrocinadores são chamados a arcar com o equacionamento de um déficit, todos devem ser considerados por ocasião da destinação de um superávit. Por esse motivo, a Resolução nº 26 determina que seja considerada a proporção contributiva – principalmente para as EFPC sujeitas à LC 108/2001, que recebem dinheiro público do patrocinador (custeio, déficit e superávit paritário) – ao se realizar a revisão do plano de benefícios em qualquer situação de desequilíbrio apurada.

A norma, inclusive, trata do desequilíbrio dos planos de benefícios – o superávit ou o déficit – como duas faces da mesma moeda, e determina a adoção de procedimentos pautados pela prudência tanto no que diz respeito à destinação do superávit quanto no que se refere ao equacionamento do déficit.

Como o objetivo da Resolução do CGPC é preservar a solvência, a liquidez e o equilíbrio econômico-financeiro e atuarial dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), várias condições deverão ser cumpridas pelos fundos, antes de destinarem os superávits aos participantes, assistidos e às patrocinadoras.” (Abrapp)

57 comentários:

  1. Cecilia,
    quando falei do Sasseron e escrevi sobre o assunto, eu quis dizer isso e talvez nào tenha sido compreendido, quem esta tomando estas atitudes frontalmente contra nós, são os que se acham no direito de ser chamados de "colegas", é duro.
    O cara vive fazendo um discurso, e na primeira oportunidade que aparece ele mostra a sua real cara, safado, sem vergonha e outros adjetivos mais.....
    as vezes eu me pergunto, e claro, a resposta nào encontro, morre tanta gente boa neste mundo, gente fina, preocupada com os outros e com boas ações, e algumas pestes que deveriam ser varridas de nossas vidas, não pegam nem gripe....



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas,desistam de Superavit e Es, e tudo bla bla bla.
    Como a noticia acima,alias bem clara,ja levaram nosso dinheiro e discaradamente ja avisaram que os juizes foram todos comprados.Eu nao perco meu tempo para mais uma vez ir ao correio(votaçao da Anabb) e mais uma vez me fazerem de idiota.Como disse o colega, ACORDA CAMBADA DE CEGOS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza (pois, acredito em Deus) que esse atual ministro Sr. Pimentel, funcionario do BB, deslumbrado com suas funções, um dia terá que suplicar a alguém que tenha o seu mesmo caráter (e que a ele seja negado) tudo o que ele tiver direito. E com fé em Deus eu estarei vivo e farei aqui neste blog ou em outro que estiver disponível um depoimento cheio de alegria demonstrando o meu maior prazer e desprezo em vê-lo beber do seu próprio veneno.

    ResponderExcluir
  4. Cecília,
    Se o CGPC/SPC, se acham competentes para elaborar norma contrária a Lei, para beneficiar o patrocinador, porque não elaboram normas para beneficiar ex-participantes. Veja a notícia abaixo:


    INSS esclarece regras da portabilidade de fundos de pensão
    Fonte: AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social
    21/05/2008 18h58

    A portabilidade é uma instituição que beneficia os participantes dos fundos de pensão, mas que gera muitas dúvidas. Em entrevista à Rádio Previdência, o secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Ricardo Pena, esclareceu os principais pontos da portabilidade.

    Segundo o secretário, a portabilidade é um instituto que foi introduzido pela Lei Complementar Nº 109, de 29 de Maio de 2001, e permite ao participante de um fundo de pensão transferir os recursos acumulados em um plano daquele fundo, quando ele muda para outro fundo. “Então, é o direito que ele tem de portar, de transferir esses recursos”, afirmou Pena.

    O secretário de Previdência Complementar lembra que, antes da Lei, o participante perdia a parte da contribuição depositada pela empresa para sua aposentadoria, e só podia transferir a sua própria contribuição. “A partir da regulamentação da Lei Complementar 109, em outubro de 2003, o participante pôde efetivamente portar esses recursos para uma outra entidade, para um plano da nova empresa”, explicou.

    No entanto, diz Ricardo Pena, o trabalhador não pode sacar os recursos do fundo e transferi-los pessoalmente para outro fundo de pensão. “O recurso não passa pela mão do participante, exatamente para preservar o caráter previdenciário, porque existe o risco de ele querer utilizar esse recurso, e então ele perderia toda aquela poupança, aquele esforço que fez para sua aposentadoria”.

    Para Ricardo Pena, a portabilidade representa uma grande conquista para os participantes dos fundos de pensão. Segundo o secretário, antigamente podíamos imaginar um trabalhador vinculado a uma única empresa durante toda a sua vida profissional. Atualmente, a dinâmica é diferente, pois o participante fica, em média, até 10 anos em uma empresa, e busca sua ascensão pessoal e profissional em outra empresa.

    O secretário Ricardo Pena explica que para o participante poder optar pela portabilidade, são necessárias algumas exigências mínimas. Ele só pode optar quando cessa o seu vinculo empregatício com a empresa. “E também no caso de um plano instituído, a partir do vínculo associativo, o participante deve cumprir uma carência mínima de três anos de vinculação ao seu plano, e isso tudo tem que estar previsto no contrato do plano”.

    De acordo com o secretário, nem todos os planos de benefícios oferecem a instituição da portabilidade, pois a legislação e a regulamentação procuraram dar um corte no tempo, dos planos mais antigos e dos planos mais novos. No caso dos planos mais antigos, principalmente no caso do benefício definido, procurou-se preservar as regras impostas pelo regulamento, até para não se gerar algum efeito que trouxesse intranqüilidade para aquele contrato. Para os planos a partir de maio de 2001 é que se criou obrigatoriamente esse instituto.

    Fonte: AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social

    Portanto, se o Secretário reconhece que o participante perdia quando do rompimento de seu vínculo empregatício, porque não procurou também corrigir tal fato retroativamente?

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Já que patrocinador, governo, CGPC/SPC, estão de olho no dinheiro, lá vai uma sugestão:
    Que tal rever o "Acôrdo"/1997, será que o Banco topa devolver a grana?
    Que tal rever a paridade: será que o Banco concorda em pagar a parte que lhe foi doada ( 2 x 1 )? Como a Previ conseguiu rápidamente enquadrar o Plano 1 (atuarialmente falando) sem uma parte do patrocinador? Mágica ? ... Não - utilizando-se da parte dos demitidos e pdvistas.

    Por último - prá essa gente do "olho gordo" - o patrimônio não é da Previ.
    - Os recursos são do Plano de Previdência - administrados pela Previ (que recebe por isso) .
    - Portanto - em última instância - os recursos são dos participantes - verdadeiros " donos do dinheiro".

    ResponderExcluir
  6. Cecilia,

    A EMOÇAO FOI TAO GRANDE QUE ACABEI ESQUECENDO, AO PESSOAL QUE TAH RECLAMANDO DE NÃO FRECEBER O BONUS DOS 200 ANOS DO BB, É SOH TER PACIÊNCIA E EM POUCOS DIAS CHEGA NA SUA CASA UM MARAVILHOSO, UNICO E IMPAR CALENDARIO BB2009 , ( até parece coisa daquele programa humoristico, onde cita as Organizações Tabajara)....
    não reclamem, o bonus 200 anos dos aposentados é o calendário, ali vc poderá acompanhar seus dias de martírio.......ria se puder.....a boca não é boa, e o dente que tem é cariado.........


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  7. Estimada Cecilia,

    Obrigado pelo relato da reunião que participaste. Continue assim, nos contando o que se passa.

    Além do Juiz Federal da 13º vara que julgou contra a FAABB, também o Juiz Federal Substituto da 1° vara Federal do Distrito Federal julgou contra o Mandado impetrado pela ANAPAR.
    ambos queriam que o BB não participasse da distribuição do (finado) superàvit, disposto nos art.20 e 25 da Resolução 26 do CGPC.

    Agora estou a favor da ANABB ingressar em Juizo fazendo valer a Lei(LEI!) Complementar n°109, que manda revisar nosso beneficios, por conta do superavit lançado em "Reserva Especial para Revisão dos Benefícios", após 3 anos consecutivos.
    (Nem que o BB discuta em Juizo seu alegado Direito em parte desses valores)

    Cecília,(2)
    Poderia apurar e divulgar se os 8.112 (n° de março/2008) assistidos como "Pré-1967"(aqueles "GRUPO '67")que ingressaram no BB até 14/04/1967 e, por força do mal-fadado acordo de 1997 estão com seus benefícios sendo pagos pela PREVI)., Por um acaso do "sistema" não se acham INCLUSOS NOS APANIGUADOS 13.495 assistidos pelo "Beneficio Especial de RENDA CERTA" ????

    Será possível que estariam recebendo "DE VOLTA" a contribuição patronal do BB (2x)e AINDA mais a sua própria contribuição, NÃO PAGA OU RECOLHIDA À PREVI ????

    Abraços
    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  8. Cecília,

    Eu gostaria de saber a verdade sobre o motivo que está impedindo a ANABB de ingressar na Justiça contra a Resolução CGPC nº 26, de 29 de setembro de 2008.

    Resumindo, qual o motivo da enrolação....

    Fernando

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,
    Infelizmente o Sr. Pimentel é cearense, como eu. Mas ele sabe manipular o "pessoal" e já amarguei desse fel quando era Presidente, desde sua fundação, da 2a. maior Coperativa de Consumo dos funcis do BB e de uma outra, de Educação, com mais de 1.000 alunos. Saí por não aceitar que as entidades fossem usadas para fins eleitoreiros e "eles" tomaram conta e, por incapacidade gerencial, fecharam tudo, em apenas 2 anos. Quando os colegas viram "quem era quem" fizeram uma Assembléia e resolveram convocar-me para retomar as rédeas. Ms não aceitei, pois não tiha mais solução e até do quadro de sócios eu tinha sido excluído e meu capital expropriado, não sei como.
    Mas tudo nos serve de lição e o PT ainda tem dois anos para acabar também com a PREVI. Já saiu a setença da ação da ANAPAR e, mais uma vez, desfavorável.
    Faço um alerta a todos: NÂO ENTREGUEMOS OS PONTOS. Apelemos às instâncias superiiores, mas o façamos arregimentando forças e com ações bem fundamentadas.
    Mostremos que a portablidade prevista pela Lei Complementar Nº 109, de 29 de Maio de 2001, permite ao participante de um fundo de pensão transferir os recursos acumulados em um plano para outro fundo. “Então, é o direito que ele tem de portar, de transferir esses recursos” conforme comentário do colega LANGONI, já estabelece que os recursos são do participante, caso contrário ele levaria apenas sua parte de contribuição e não os seus direitos, não se devolvendo a parte do patrocinador que contribuiu para a formação de seu quinhão.
    Precisa de alguém, de uma entidade que seja, para coordenar um grande encontro para debater o assunto e não sair atirando à toa,pois é isso que eles querem.
    E que DEUS nos proteja.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília,
    Peço sua licença para divulgar abaixo as três propostas formatadas pelo conselheiro eleito Willian Alves Bento, e o e-mail secex@previ.com.br, pertencente a Secretaria Executiva da Previ, que cuidará do redirecionamento a todos os conselheiros deliberativos, eleitos e indicados, de mensagens daqueles que desejarem se manifestar solicitando que sejam aprovadas as três propostas apresentadas, em especial a que prevê o novo realinhamento de teto e prazo do ES, respectivamente para sessenta mil reais e oitenta meses, agora um pouco mais próximos do que era pleiteado por todos:
    1 - BÔNUS 200 ANOS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS
    2 - ANTECIPAÇÃO DE REAJUSTE DE BENEFÍCIOS, EM 3% (três por cento).
    3 - AUMENTO DO VALOR E PRAZO PARA O EMPRÉSTIMO SIMPLES
    Abaixo informo o nome dos Srs. conselheiros deliberativos que decidirão, em 21.11.08, sobre a aprovação ou não, em parte ou na totalidade, das três propostas apresentadas.

    Conselho Deliberativo
    Conselheiro Titular Representação
    José Maria Rabelo (Presidente) BB
    Juraci Masiero BB
    Izabela Campos Alcântara Lemos BB
    William José Alves Bento Eleitos
    Odali Dias Cardoso Eleitos
    Mirian Cleusa Fochi Eleitos
    Finalizando, gostaria de transcrever a resposta que recebi de Romildo Gouvêa, acerca de comentário que fiz em seu blog sobre as eleições da Anabb e as três propostas do conselheiro eleito da Previ: “Agradeço suas palavras e referendo seu entendimento de que, nas circunstâncias, as propostas do Cons. William são a melhor alternativa. Todas indicam a fonte dos recursos e têm coerência com o momento atual. Espero que o Conselho Deliberativo da Previ concorde.
    Um abraço, Romildo”.

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecília,

    Em acréscimo a meu comentário anterior:

    Uma visão futurista:1) O BRASIL VAI CONTINUAR A CRESCER E VAI E TORNAR-SE UMA DAS MAIORES POTÊNCIAS ECONÔMICAS DO MUNDO. 2) A PREVI VAI CRESCER JUNTO E SEU PATRIMÔNIO TAMBÉM.
    3) O PLANO 1 VAI TER RECURSOS CADA VEZ MAIORES E MENOS PARTICIPANTES (É A LEI NATURAL).
    4)OS 'ARTISTAS" JÁ ESTÃO DE OLHO E VÃO QUERER DAR UM JEITO DE FICAR COM AS SOBRAS, ACHANDO QUE NOSSO DIREITO É SÓ A PENSÃO DA APOSENTADORIA.

    POR ISSO, DEVEMOS NOS PREVENIR E AGIR COM URGÊNCIA, OU VAMOS VER AS SOBRAS IREM PARAR NA MÃO DOS "ARTISTAS".

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  12. É vergonhoso morar num país como o nosso. Um ministro de estado com uma Resolução acaba de passar por cima de uma Lei e ainda existe um juiz para negar um mandado de segurança que pede anulação. Onde nós estamos? Isso é pior que ditadura! Uma lei pra ser aprovada tem que passar pela câmara dos deputados e pelo senado em duaS votações e depois assinada pelo Sr. presidente da república. Gente, Temos que fazer alguma coisa. Aquele rock dos Titãs está corretíssimo:"Que país é esse"? Todos os advogados consultados pela ANABB, AAFBB, ETC emitiram pereceres afirmando que a Resolução n.26 é ilegal. Não tem o poder de alterar uma Lei. E outra coisa mais grave ainda: Esse superávit é de 2007 e nenhuma Lei pode retroagir para prejudicar ninguém, ainda mais uma Resolução.Mas eu não acredito que isso vá ficar assim. Existem advogados competentes e HONESTOS . E eles entrarão com recursos contra essa VERGONHA NACIONAL.

    ResponderExcluir
  13. Acho que chegou a hora de engrossar o caldo. As nossas associações tem que ir ao congresso nacional e/ou até ao presidente da república. Não se pode tratar assim pessoas de bens, honestas e que deram suas vidas (quando sadias) para a construção de nosso país e agora depois de aposentados serem tratados dessa maneira.Colegas, como dizia o Waldick Soriano: Eu não sou cachorro, não. Pra viver tão humilhado. Esse país tem leis. Ninguém pode meter a mão no dinheiro dos outros e passar ao largo das punições. Pelo amor de Deus. Vamos encontrar bons advogados e vamos pagá-los para que nos defendam e façam com que as leis sejam cumpridas.

    ResponderExcluir
  14. OS TRÊS PODERES DS REPÚBLICA:
    EXECUTIVO,LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO.
    ÚLTIMA FRONTEIRA: JUDICIÁRO.
    AFIRMAÇÃO DE UM RESPEITADO JURISTA INTERNACIONAL: "O CIDADÃO QUANDO NÃO TEM PRÁ QUEM APELAR É SOBERANO EM SUAS DECISÕES".
    ...E OS PODERES DA REPÚBLICA NÃO ENCONTRAM NENHUMA SOLUÇÃO PARA A VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS. CLAR0, ELES SÃO OS RESPONSÁVEIS !!!

    ResponderExcluir
  15. É coleguinhas, se a PREVI tiver novo superávit em 2008 e também em 2009 (as bolsas já apresentam resultados positivos) e com a beleza da Resolução n. 26 provavelmente teremos muita grana pra gastar nas eleições de 2010...

    ResponderExcluir
  16. É infelimente o infeliz calendário já chegou.Que ridículo.Tive vontade de devolvê-lo, porém ainda tenho digninade

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília, li num e-mail da Isa Musa a cópia do despacho da liminar indeferida e parece que o juiz "suspendeu"/ "bloqueou" a Utilização do superavit até ser julgado o mérito da ação. Você tem algum conhecimento sobre este despacho? Qual a sua opinião? Jeanne.

    ResponderExcluir
  18. A Câmara dos Deputados pode acabar com esta celeuma. Basta elaborar um Projeto de lei complementar à Lei n° 109, dirimindo todos os pontos nebulosos. Sugiro falar com o deputado Paulo Paim (RS). Ele já está conseguindo acabar com o fator previdenciário que ajudará muitos aposentados pela previdência oficial. Segundo me consta, a Anabb tem um assessor para assuntos ou relações com os parlamentares. Peço a este assessor que leve o assunto ao Paulo.É preciso agir em todas as frentes.

    ResponderExcluir
  19. José Pimental cabra não macho, veio fazer companhia a Mailson da Nóbrega cabra, de igual pecado, Alexandre Garcia e a outros tantos filhos de uma ronca e fuça, que distratam esta nação chamada funcis do BB de todo o território nacional, mas infelismente é preciso que se diga que o Chefe Maior de toda esta corja é Lula, por autorizar, fazer vistas grossas a tudo isto que nos acomete neste instante, logo ele que na década de 70 e 80 teve no funcionalismo do BB, seus guardiões que participava junto, conosco de greves, aí em Brasília dando seu apoio, junto a colegas de grande valia moral como o saudoso Arildo Dória, Tollendal, Augusto Carvalho, Magela, Ciro Garcia e outros mais. Em seu tratando de brazuca, Lula deve dizer esqueçam tudo o que disse ou que falei...Não vamos nos desanimar, como diz o poeta: A praça é do povo como o céu é do condor.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Cecília,
    O Juiz negou a Liminazr ao Mandado de Segurança impetrado pela FAABB, mas concedeu despacho favorável nos seguintes termos:"No caso sob exame, ainda que em juízo de sumária cognição, não vislumbro a presença dos pressupostos autorizadores da medida vindicada, visto que o pedido de liminar confunde-se com o próprio mérito da segurança ora pleiteada, a esgotar o objeto da demanda, qual seja: a sustação dos efeitos da Resolução 26, na parte em que autoriza a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil reverter valores excedentes de sua reserva especial para os patrocinadores (...). Isto posto, indefiro a medida vindicada.(...)determino, ad cautelam, às autoridades impetradas, caso seja deliberada qualquer forma de reversão prevista no inciso terceiro do artigo 20 da resolução ora impugnada, que referidos valores sejam depositados em conta bancária vinculada a esse Juízo, até que seja julgado o mérito do presente mandamus".
    Portanto a aplicaçao da Resolução no que tange à devolução de contribuições ao Banco, está suspensa, devendo os valores ser depositados em Juízo,
    Parabens pelo seu trabalho de esclarecimentos oportunos.
    Carlos Valentim Filho - Joinville (SC)

    ResponderExcluir
  21. O novo site da previ tá uma droga.
    Por favor retornem o antigo.

    ResponderExcluir
  22. Colegas, o negócio é assim: Quando o dinheiro é para nos beneficiar, é necessário um monte de reuniões, regras, leis, votação, tudo para dificultar.
    Agora, quando é para tirar o que é nosso, é vapt-vupt, não há lei, não tem regra, não precisa reunião, basta alguém do PT determinar...

    Phill

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,
    queria responder ao Renato, a reclamação dele bate naquilo que tenho falado, neguinho e branquinho também, tem um discurso lindo a vida toda, na hora em que pode mostrar realmente que é de fé, amarela, e ahi só pensa em "botar"em nosotros... quer dizer, apertou, é soh pra nós, o resto que se exploda ( tipo Justo Verissimo), e o tal cara que falta algo em uma das mãos é a pior decepção que apareceu nestes ultimos anos nesta nação. Gostaria muito de olhar a declaração de bens dele, e da familia após 8 anos no poder...deve ter muita coisa..........


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  24. REPRESENTAÇÃO - PODER JUDICIÁRIO - DEMOCRACIA NO BRASIL - Embora eu defenda que precisamos ter uma representação mais fortalecida, já que a ANABB não se presta a este fim (representar-nos contra a PREVI e o BB - por ser tal contrário aos seus fins) e, portanto já sugeri o fortalecimento da FAABB através de AFABB´s, tal defesa se faz com vistas a mostrar nossa força aos 3 poderes (que hoje tripudiam em cima de nós por não conseguirmos mostrar esta pretendida união).
    Já comentei anteriormente a questão democrática de escolha de candidatos ao executivo e legislativo - comparando a recente escolha dos candidatos a candidato a presidencia da América do Norte com o que acontece no Brasil (quantos de nós participaram da escolha de candidatos a candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores????
    Mas pior do que a falta de nossa participação no processo político do nosso executivo e legislativo é a questão do JUDICIÁRIO. Uma das primeiras diretrizes de nossa constituição é "o poder será exercido pelo povo ou por seus representantes eleitos". A nossa Constituição já se fere no seu próprio texto original, quando dispõe sobre o PODER JUDICIÁRIO, onde claramente tal princípio passa longe. Nos últimos meus 10 anos, quando comecei a precisar e, portanto, comecei a ver a realidade brasileira referente ao PODER JUDICIÁRIO, realmente vi que ainda não temos uma democracia (sou um dos herdeiros da ditadura, quando foi implantado no país que ser politico é ser bandido - máxima que, infelizmente para nós, permance ainda nos dias de hoje), mas no caso do JUDICIÁRIO o que nós temos é uma DITADURA de Classe (um conhecido meu - pessoa de cultura internacional - comentou certa vez que o Brasil é governado por advogados).
    O porque desse desabafo, quem tem causa na justiça já sabe - provavelmente não veremos em vida os recursos desse SUPERAVIT, mesmo que tenhamos razão e que a lei esteja claramente do nosso lado, aquele PODER (que não sei a quem representa já que nós - o povo - não designamos ninguem para lá) sob várias razões irá adiar, adiar, adiar e, provavelmente, com base em teses ou em fatos que nada tem a ver com o mérito decidir que não temos direito.
    No entanto, como vivemos com este sistema e, enquanto não criarmos uma consciência política no nosso povo que consiga modificar tal sistema, devemos viver com estas regras e só através de uma representação muito forte teremos alguma chance de ver nossa poupança ser usada em nosso benefício.
    Como sempre digo, temos que pedir diariamente a Deus para as pessoas envolvidas nessas decisões vejam o caminho da verdade.
    Que a Graça e Paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos.

    ResponderExcluir
  25. Colega Cecília,
    Li no blog de Romildo Gouveia que de 3 a 5/11 acontece o 29º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). Neste evento serão distribuídos cerca de 150 exemplares do livro “Os novos capitalistas - a influência dos investidores-cidadãos nas decisões das empresas”. Trata-se da versão em português, viabilizada pela PREVI, em parceria com a editora Elsevier, do livro de autoria de Stephen Davis, Jon Lukomik e David Pitt-Watson. Segundo palavras do presidente Sérgio Rosa, o livro aborda alguns fenômenos que marcam a fase mais recente da economia mundial. Cita como exemplo a emergência dos fundos de pensão como grandes investidores e, portanto, grandes acionistas-proprietários de grandes corporações. Ressalto como super importante, pelo menos neste momento, a declaração do presidente Sérgio reconhecendo que somente trabalhadores e aposentados são os legítimos proprietários finais dessa poupança transformada em ações. O livro traz ainda temas relevantes para os fundos de pensão neste momento do capitalismo internacional, no qual “o capital está migrando, por meio dos fundos de pensão e dos fundos de investimento, para as mãos de milhões de pessoas físicas, acionistas, investidores”. Neste exato momento que os patrocinadores pretendem, ao amparo de uma resolução encomendada por eles mesmos, abocanhar uma parte significativa dos recursos hoje existentes nas EFPC, todos pudemos observar que o termo fundo de pensão está associado e reconhecido como sendo fonte de benefícios exclusivamente para pessoas físicas, participantes e assistidos.

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecília,
    Gostaria de saber qual é a verdadeira intenção dessa pesquisa de opinião que está sendo feita no seu blog a respeito do retorno ou não das contribuições em favor da PREVI à partir de janeiro. Por enquanto está dando 57 por cento para a opção número três. E daí?. A PREVI vai levar em conta esse resultado?
    Ou é só pra criar um expectativa de NÃO COBRANÇA e depois voltar a cobrar alegando que a pesquisa não tem poder decisório?

    ResponderExcluir
  27. CARA COLEGA CECÍLIA.
    Como pode a Previ maior fundo de pensão da América Latina ter um sati que já era ruim agora piorou e muito.
    Será por conta da Grande demanda pelo Empréstimo simples que esta chegando por ai?
    Será mais uma enrolação por parte da previ para deixar aposentados e pensionistas na saudade.
    Depois do dia 21 vamos cobrar duro a promessa de implantação da revisão do E.S.
    Se uma empresa do porte da previ não consegue resolver coisas de um sati como esta lidando com o nosso dinheiro.Ta avendo maldade em tudo ai nesta empresa.
    Chega de enrrolação vamos trabalha minha gente vamos faze valer os grandes salarios pagos pela nossa Previ.
    Cadê os a fiscalização desta parte porque segundo me costa noticiada por voce mesma esta area esta ligada diretamente a diretoria. e isso é um absurdo e anti democratico.
    Rosalina de souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  28. COLEGA E AMIGA CECÍLIA.
    Agora quando eu acesso o atendimento do site da previ aparece o nome do meu falecido marido.
    Ta avendo brincadeira nesta PREVI.
    Só faltava no dia do recebimento dos meu proventos eles depoditaren em outra conta. porque meu marido faleceu a 8 anos atraz e agora o nome dele esta aparecendo no auto atendimento. o que ta acontecendo esclaressa por gentileza.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  29. COLEGA CECÍLIA.
    o fale conosco da previ nem acesso se consegue agora.
    Tem que chama o SERGIO ROSA na responsabilidade, esta área é ligada diretamente a ele, a PREVI deve estar previlegiando alguem ai dentro que é responsável por este site.
    A previ deve esplicações por uma bagunça dessas ai no maior veiculo de comunicação entre o associado e a PREVI.
    Quero a apuração dos fatos e acho que não só eu mais muitos de nos gostaria de uma boa explicação para isso tudo.
    VERGONHOSO LAMENTAVEL ESTA SÃO AS MELHORES PALAVRAS PARA DEFINIR A AREA DE COMUNICAÇÃO DA PREVI.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  30. Ô cambada de tontos, acordem!!!
    Cêis acham que o governo do Apedeuta, que só tem beneficiado, além dos banqueiros e do lulinha (que, dizem, ficou riquíssimo da noite pro dia), e mais uma meia dúzia de apaniguados (claro, sem falar dos milhares de companhêru que estão por cima da carne seca nos cargos importantes), cêis acham que o Molusco está um pouquinho preocupado com os aposentados e pensionistas da PREVI???? Cêis acham que o BB e o (des)governo Lula não contam em meter a mão no dinheiro nosso que a Previ administra ??? Vejam o que a discípula do Apedeuta está fazendo na Argentina: meteu a mão na grana dos fundos de pensão privada. Aqui, se ficarmos quietos não vai demorar muito não.

    Vamos fortalecer a AFABB e outras entidades que possam nos defender!
    Esqueçam a ANABB, NÃO SERVE PRÁ P... NENHUMA. SÓ DEFENDE O BB E O GOVERNO. Não merece crédito quando diz que vai fazer isto ou aquilo!
    Se depender da ANABB estamos no mato sem cachorro!

    ResponderExcluir
  31. Socorro!Nao consigo acessar nada no site da Previ....E impressionante!Sera que vao nos tirar isso tambem??????E uma VERGONHA!!!!

    ResponderExcluir
  32. Colega Cecília,
    Li no site da Anapar que o titular da SPC participou de seminário de educação previdenciária promovido pela Petros no fim da semana passada. Neste mesmo evento o diretor do fundo do Banco do Brasil, Fábio Moser, afirmou que no momento as aplicações em renda variável da Previ atingem o percentual de 60%. Sem querer colocar um pouco de pimenta, reproduzo a informação dada pelo diretor de investimento de que “cerca de metade dessa carteira sofre diretamente as oscilações, mas a outra metade é por meio de participações em bloco que não flutuam com as cotações em bolsa". Ainda do site da Anapar retirei a informação de que Fundos aproveitam a queda nos preços dos ativos para fazer posições em ações e títulos públicos e privados. Petros, Valia e Funcef avançam no campo da renda variável e da infra-estrutura por meio de compras em bolsa ou de participações. Previ e Fundação Real Grandeza atacam também no mercado de títulos públicos. Sob o título “Entenda a resolução nº 26 do CGPC”, o secretário da SPC teve a cara de pau de dizer que a edição da medida objetivou dar proteção ao participante e que, para ser aprovada, foi submetida a “um amplo debate” com representantes dos participantes, dos fundos de pensão e dos patrocinadores. “O CGPC buscou fortemente a convergência e o consenso para que essa resolução pudesse espelhar diversos anseios dos sistemas de Previdência Complementar”, destaca Pena. Ainda sobre a resolução 26, “o juiz Marcelo Rebello Pinheiro, (federal substituto da 1ª Vara do Distrito Federal) proferiu sentença denegatória em mandado de segurança coletivo, impetrado pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR), contra ato praticado pelo Secretário de Previdência Complementar, para que fosse decretada a nulidade do artigo 20, inciso III e do artigo 25, incisos I e II e parágrafos 1 e 2, todos da Resolução CGPC 26, de 29 de setembro de 2008”.

    ResponderExcluir
  33. SUPERAVIT PREVI VERSUS SOCIALIZAÇÃO DE PREJUÍZOS - nada como uma crise para os oportunistas de plantão a transformarem em lucros fabulosos. O BB já comprou 5,2 bilhões em carteiras de crédito (provavelmente créditos podres). De onde virá o dinheiro que cobrirá futuramente a realização pelo BB do prováveis prejuízos decorrentes, eis o SUPERAVIT DA PREVI, que servirá para tirar o PATROCINADOR grande responsável (!!!!!!) pelos lucros fabulosos e que agora precisará de socorro.
    Essa bela novela já está desenrolando, eu apenas estou deduzindo os atos, a história dirá se minhas deduções são verdadeiras.

    ResponderExcluir
  34. Pessoal,vamos acatar o que diz o nosso colega Jorge Teixeira e entupir a secex/previ e tambem vamos escrever com letras bem grandes e deixar guardados os nomes que ele divulga para a proxima eleiçao da Previ.No final do mes saberemos quem votou contra nos nao aceitando as propostas (atualmente unica opçao)do Sr Bento.E HORA DE UNIAO!!!

    ResponderExcluir
  35. Cecília,

    Vou insistir na pergunta, se puderes te posicionar ficarei grato:

    " Cecília,

    Eu gostaria de saber a verdade sobre o motivo que está impedindo a ANABB de ingressar na Justiça contra a Resolução CGPC nº 26, de 29 de setembro de 2008.

    Resumindo, qual o motivo da enrolação...."

    Fernando

    ResponderExcluir
  36. Voces ja repararam que a Cecilia nao responde?

    ResponderExcluir
  37. Falando em Previ, que beleza o site dela. Lá ficamos sabendo que a Invepar administrará o corredor Raposo Tavares, que a Previ vai estar presente no congresso dos fundos de pensão, que o coral da Previ se apresenta no Cantapueblo e mais várias notícias de sumo interesse para nós assistidos. Queremos é saber do emprestimo simples, do superavit, enfim, de algo que nos interessa e não essas presepadas. Comunicar-se com eles então está impossível. Tá na hora de alguém fazer alguma coisa. Cecília, não há nem data para o famigerado aumento do empréstimo simples? Socorro minha amiga. Só tem você com quem esperamos contar. Nos ajude.

    ResponderExcluir
  38. Colega Cecília,
    Estamos assistindo a justiça derrubar algumas ações movidas contra a resolução 26 do CGPC por entidades representativas como FAABB e Anapar. Agora mais do que nunca precisamos, como já afirmou inúmeras vezes o colega Carlos Mariano, de uma representação super forte que consiga barrar essa investida dos patrocinadores no intuito de abocanhar um patrimônio que reconhecidamente pertence a participantes e assistidos. Talvez a grande maioria dos colegas não concorde comigo, mas entendo que a Anabb ainda poderia se tornar a entidade forte, pontual e independente que todos nós desejamos. Ela já possui boas estruturas administrativa, financeira, jurídica e política que eu não consigo enxergar em nenhuma outra entidade representativa hoje existente. Bastaria, como muito bem disse a colega Rosalina de Souza, que a Associação mudasse “o perfil de sempre estar em cima do muro na hora em que prática atos em nosso nome”. “É hora de mudanças tanto no modo de fiscalização quanto no modo de se impor junto ao patrocinador”. Quem sabe após a promulgação do resultado das eleições Anabb; na hipótese de haver renovação no seu quadro diretivo (se possível com Alcir Calliari-Presidente); Você colega Cecília reeleita e contribuindo firmemente para uma mudança na filosofia de atuação da Associação; ela venha se tornar a entidade que todos nós desejamos?

    ResponderExcluir
  39. Colega Anônimo que pergunta sobre o objetivo da enquete sobre a volta ou não das contribuições. As enquetes produzidas por este blog é um exercício para conhecer melhor as demandas dos associados. Não tem nada a ver com a Previ seguir ou não o resultado. O resultado da enquete pode ajudar o meu posicionamento como representante dos colegas e o compartilhamento dessas informações com todos que têm participado do blog.

    ResponderExcluir
  40. Colega Anônimo,
    Eu estou aqui lendo e liberando todos os comentários,porém sem condições de responder todas as perguntas, o que peço a paciência dos colegas, mas podem ter certeza que até sexta-feira todas as perguntas serão respondidas.
    Quero lembrar que alguns colegas só divulgam sua opinião, sem formular perguntas.

    ResponderExcluir
  41. Fernando,
    A Anabb estava com o mandado de segurança pronto para ser impetrado quando saiu a decisão da Ação da FAABB. Diante dos novos fatos, serão revistos alguns pontos abordados na ação e a qualquer momento teremos novidades.

    ResponderExcluir
  42. Como esperar alguma solução para os nossos problemas por parte da Previ, se nem o site conseguem colocar para funcionar? Quanta incompetência... Chego a conclusão que não adianta abaixo-assinado, e-mail ou quaisquer outros tipos de manifestação por nossa parte. Tudo já está decidido por "eles". Estamos perdendo nosso tempo tentando reverter essa situação que se mostra irreversível!!! É um jogo de cartas marcadas. Previ, BB, ANABB, Judiciário. Todos contra os aasociados, que são os verdadeiros "donos" de tudo. Infelizmente, além da justiça ser cega, é também interesseira, parcial, vendável e corrupta.

    ResponderExcluir
  43. Cecília, por gentileza:
    Quantos funcionários tem a PREVI? Se houver essa informação no site da PREVI por favor, me indique onde encontrar, pois não fui capaz de achar. A pergunta se deve ao fato de que venho acompanhando, durante os últimos 3 anos, uma série de convocações para seleção aos mais variados cargos e, aparentemente, isso não tem fim. Como estamos em momento de crise, talvez seja uma boa idéia divulgar aos associados quantos funcionários nós mantemos lá. Grato.

    ResponderExcluir
  44. EH PARECE BRINCADEIRA, SO PORQUE HOUVE A NEGATIVA DA AÇAO DA FAABB, A ANABB, GELOU, DIGO A VOCES QUE NINGUEM ESTÁ ACIMA DA LEI E O MINISTRO ERROU, E POR ISSO CABE RECURSO. VAMOS LAH , DEIXEM DE MOLEZA.

    QUANTO A VOLTA DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇOES QUEM ESTA APOSENTADO NAO DEVERA PAGAR MAIS NADA, PARA QUE SE JA ESTA APOSENTADO. E QUANTO AO BANCO QUE RETORNE A 1997 E PAGUE AS CONTRIBUIÇOES NA BASE DE 2X1, E OS FUNCIONARIOS DA ATIVA QUE CONTINUEM CONTRIBUINDO, ATEH PORQU ISSO EH UMA POUPANÇA PARA SE APOSENTAREM OU SACAREM FUTURAMENTE. ESSA ESTORIA DE FUNCIONARIOS DA ATIVA NÃO PAGAREM EH UM ENGODO, PORQUE O PATROCINADOR NAO PAGA E QUEM QUEM PERDE EH O FUNCIONARIO DA ATIVA.

    ACORDEM....ANABB...AAFBB... VAMOS LUTAR PELOS DIREITOS DOS ASSOCIADOS,
    ESTAO COM MEDO DE QUE DE QUEM...SE POSSIVEL FALEM COM JOSE SARNEY

    ResponderExcluir
  45. Sérgio Inocêncio... Vc acha que o "homem" vai declarar alguma coisa? Ele nunca sabe de nada... nem no IRenda.

    ResponderExcluir
  46. Pessoal,

    Não querendo retornar ao superavit mas é bom lembrar de um detalhe. A apuração do superavit acontece no ano seguinte a que se refere(ex. 2007 apurado em 2008) e até o final do ano em que foi apurado (2008) deve ser dado destino ao mesmo SENÃO incorpora para a definição de superavit ou déficit daquele ano. Em 2007 foi apurado o superávit de 2006, foi feita a utilização parcial do total do superávit e ainda SOBRARAM perto de R$ 20 bilhões que não houve destinação até o final de 2007 e incorporou para o superávit de 2007 - apurado no início de 2008.
    Resumindo e explicitando aonde eu quero chegar. Se existir superávit de 2007 não distribuído até o final de 2008 entra para o cálculo de 2008 - apurado no início de 2009 e AÍ JÁ DENTRO das novas regras (sem apelo jurídico).
    Pensem nisso e acompanhem os acontecimentos. A bolsa, para a qual já não está havendo consenso sobre como está afetando a PREVI, começa a melhorar. Será que este assunto não vai ser levado em banho maria para que vire o ano!

    ResponderExcluir
  47. Cecília,

    Que você acha de coordenar um movimento das entidades representativas de colegas, para em conjunto, debaterem sobre a malfadada resolução 26 de CGCP?
    Do encontro deveria sair uma ação conjunta e bem orquestrada, buscando base de apoio político, em que fossem bem pensados todos os passos a serem dados, inclusive com a junção de todas as assessorias jurídicas dessas Entidades, para que a questão jurídicxa fosse bem analizadapara não deixar brechas.
    Temos que agir com união e competência, deixando de lado as vaidaedes classistas ou, caso contrário veremos fluir entre os dedos todo o Patrimônio da PREVI, no rumo dos braçoes dos mais espertos (patrocinadores e outros).
    Por favor, abrace essa causa.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  48. Alguem acredita nisso?A Anabb ja estava com tudo pronto.....me engana que EU NAO GOSTO!!!!Quanta mentirada....Pelo que nos temos visto,lido e ouvido, a Anabb jamais entrara com açao contra o banco,SPC,governo....

    ResponderExcluir
  49. Adorei a noticia!O BB nao e mais o
    primeiro,BEM FEITO!Vai ter que se danar para conseguir a posiçao que tanto quer apesar de nao ter sido criado para essa finalidade.

    ResponderExcluir
  50. BB 200 ANOS, QUEM ASSUMIU A UM OU DOIS MESES RECEBERAM OS FUNCIONARIOS CEDIDOS COMO O CASO DO PRESIDENTE DA PREVI ANABB, CECILIA, RECEBEM E OS APOSENTADOS QUE SE DANEM ISSO E COISA QUE SE FAÇA, VAMOS NOS UNIR E FAZERMOS UMA ENTIDADE QUE NOS RESPEITEM POIS O NOSSO AUMENTO A CASSI JAH LEVOU COM A COTA DE PARTICIPAÇAO, SO FALTA MESMO MATAR OS APOSENTADOS

    ResponderExcluir
  51. A respeito do superávit, o colega anônimo, em seu comentário desta data, está carregado de razão: superávit de 2007 não distribuído em 2008 acumula para o ano de 2009 Acontece que em 2008 "ELES" vão alegar que, com a crise mundial, a PREVI teve um prejuízo, talvez até maior do que o superávit não distribuído. E aí...NADA PRA NINGUÉM NOVAMENTE.
    Pessimismo? Não, é apenas a continuidade de tudo que vem acontecendo desde 2006.
    Quem viver verá. (se não morrer de tédio ou raiva).

    ResponderExcluir
  52. Cecília,
    A pesquisa sobre o não retorno das contribuições em janeiro já está beirando os 80% no ítem três. Acho que você terá uma boa visão da insatisfação dos aposentados para argumentar na próxima reunião da PREVI.
    Afinal, voce parece ser, para eles, a única esperança na arena contra os leões.

    ResponderExcluir
  53. se continuarem assim nos temos que fazer uma associaçao que possa realmente nao ter medo, porque o home com medo já eh um derrotado.

    A NOSSA BOLSA ESTA AGORA NA CASA DE MAIS DE 40.000 PONTOS QUEREM QUE CHEGUEM A 1.000.000 PARA FAZEREM ALGUMA COISA, VAMOS TRABALHAR SEM MEDO PORQUE SEM MEDO VENCEREMOS

    ResponderExcluir
  54. José Omar e demais colegas,
    Vocês podem contar sempre comigo e eu tenho conversado muito com meus pares no Conselho da Anabb e também com o Valmir Camilo. A Anabb estará ajuizando a qualquer momento a ação judicial na tentativa de derrubar a REsolução CGPC 26. Podem ter certeza que o silêncio não é sinal de ausência ou descaso em relação às angústias dos associados, é simplesmente procurando uma boa estratégia para conseguir driblar a situação. Com o resultado das ações da FAABB e da Anapar, os advogados tiveram que rever suas petições para adaptar ao conceito formado pelos despachos dos juízes que analisaram as ações propostas.
    Tenham certeza que a demora é justamente para não dá tiro fora do alvo.

    ResponderExcluir
  55. Cara Cecilia, Uma coisa que jamais entendi: como é que o pessoal que foram beneficiados com o renda Certa, podem continuar a receber proventos da PREVI, sendo que levaram sua contribuições pessoais e tbm do patrocinador ( corrigidadas monetariamente). Acho um verdadeiro absurdo, a maneira como pode valer tal injustiça, sabendo que muitos dos assistidos recebem salários irisórios da PREVI. E nenhuma entidade saiu em defesa dessa causa. Certo é que os diretores dessas entidades que se dizem em defesas dos associados, tambem receberem foram tambem beneficiados com tal premio e nem estao dando ouvindo a todos os clamores de seus associados. E aí como fica essa grande injustiça?????/.deveria ir para todos os jornais e revistas nao só do BRASIL, mais do mundo inteiro. Porque tudo isso que está acontecendo nos fundos de pensão incluindo també essa resoluçao, não tem que ficar só nos blogs, mais terá que ser ser divulgada pelo país afora. Chegamos ao limite..... e se clamarmos as pedras clamarão. obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Colega Anônimo,
    Realmente o benefício de Renda Certa deu e sempre dará o que falar, mas não tem como reverter essa situação, pois ela não foi ilegal. Ela pode até ter sido injusta, pois somente uma parte dos associados recebeu valores significativos, porém não existe ilegalidade na matéria. Como, se não é ilegal, nós vamos exigir que os colegas que receberam devolvam os valores, que com certeza, já devem ter sido utilizados? Imagine se você fosse um beneficiado pelo Renda Certa e você acreditasse que esse benefício foi correto, pois você trabalhou no Banco por mais de 30 anos, até mesmo 40 anos ou mais. Como você agora, depois desses colegas terem recebido esses valores, exige a devolução dos mesmos? Qual é o respaldo legal que teríamos para uma medida dessas?
    Concordo com a indignação dos que não receberam, pois os recursos da Previ é de todos os colegas, sendo que alguns até contribuíramo muito mais e não foram beneficiados por nenhuma medida. Infelizmente, essa Resolução CGPC 26 veio em um momento em que tentávamos aprovar medidas que beneficiariam todos os colegas. Por isso ainda não desistimos de lutar para que esta resolução seja derrubada e possamos sentar e discutir uma proposta que beneficie todos os colegas, sem distinção.

    ResponderExcluir
  57. RESPONDENDO AO MILTON
    04.novembro.2008 - 04:46
    -(QUANTOS FUNCIONÁRIOS TEM A PREVI ?)

    Colega, a Cecilia respondeu ao Luiz Fernando (22.abril.2009 - 06:14 ) que a PREVI tem aproximadamente 550 funcionários e, que a grande maioria é formada de funcionários cedidos pelo Banco do Brasil S.A.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário