segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Novidades sobre o superávit Previ

O título deveria ser outro, visto que, com a aprovação da famosa Resolução CGPC 26, nosso superávit praticamente virou pó... Mas não é só isso. A crise econômica mundial infelizmente chegou ao Brasil, apesar do nosso Presidente afirmar que estaríamos vacinados contra esse vírus e que tudo aqui andaria na contra-mão, aliás seria um dos únicos países a andar na mão correta. Metáforas a parte, a situação não está fácil. As quedas sucessivas da Bolsa de Valores têm impactado muito o nosso resultado. É lógico que com o superávit acumulado robusto, vamos conseguir superar essa crise, mas o que estamos vivenciando é que, apesar da Resolução aprovada, com o agravamento da crise financeira, os nossos recursos disponíveis (reserva especial para revisão do plano) estão evaporando e, se a Bolsa de Valores continuar caindo do jeito que temos vivenciado, podemos registrar um resultado em 2008 com uma reserva especial zerada e com impacto na Reserva de Contingência.

Temos que lembrar que nossos recursos são para longo prazo e que uma crise não dura para sempre e é um momento para refletirmos os investimentos do nosso plano onde temos uma concentração grande em renda variável não compatível com o nível de maturidade do plano. Da mesma forma, mesmo se considerarmos o investimento em renda variável, temos uma concentração grande em uma só empresa - Vale que, mesmo sendo uma excelente empresa, com fundamentos que nos dão segurança, mesmo assim, ainda é uma concentração de risco em um só ativo.

Este é um momento bom para refletir, tanto no nosso Plano como também na nossa vida pessoal. É um momento de colocarmos o pé no freio e analisarmos com cuidado os passos que vamos dar.

Na reunião do Conselho Deliberativo da Previ, na última sexta-feira, foi discutido muito superficialmente a questão do superávit, até porque foram solicitados estudos sobre a Resolução CGPC nº26 e a discussão ficará para o próximo mês. Foi evidenciado uma preocupação, principalmente por parte dos eleitos, na crise que já mostra que não veio apenas superficialmente e que fatalmente impactará na nossa economia e, consequentemente, no nosso resultado. Dessa forma, os eleitos resolveram registrar o cancelamento da reunião da semana que vem, pois com o resultado negativo que a Bolsa de Valores tem apresentado, não há porque discutir uma reserva especial que não existe e decidimos aguardar e analisar a performance do Bovespa nas próximas semanas.

29 comentários:

  1. Cecilia,
    muito justo a posição, afinal para tomar cafezinho não precisa de reunião......espero que esta crise não amedronte demais nossa ja "cautelosos" eleitos.
    até porque a crise tambem é uma boa hora para bons negocios.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. Cecilia,que novidade!Nao precisava voce escrever isso no blog.Nos ja sabemos das roubalheiras e que o assunto superavit so sera resolvido na justiça.O dinheiro(NOSSO), agora e para o BB comprar os bancos(BESC/BRB...) e para pagar os juizes e voces da Previ para obedecerem direitinho as ordens do banco(governo).Por isso nao sobra para os verdadeiros donos.Mas ha de aparecer um juiz serio,honesto,de carater que vai dar (devolver)os NOSSOS DIREITOS).QUEM VIVER VERA!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cecília, virei seu leitor assíduo. Obrigado por sua eficiente atuação.

    ResponderExcluir
  4. Querida Cecilia,

    Esse adiamento jah era esperado.
    Realmente, não ha de se discutir superavit inexistente.
    Eh dificil mas temos que encarar a realidade.
    Jah que o ""superavit"" vai demorar, voltemos a nossa novela favorita -- Emprestimo Simples--.
    Amanhã, tem reunião de Diretoria. Cecilia, por favor, fala com o Sasseron para disponibilizar esse emprestimo.
    Falo em meu nome e de varios colegas que estão ansiosos por essa liberação.
    Aguardo boas noticias.
    Abraços,
    Jane ( Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  5. Cecília:
    Pelo andar da carruagem, os benefícios advindos do superavit de 2007, dificilmente vão existir, primeiro pelas manobras do governo, diga-se BB, e segundo pela crise economica mundial, que é um fato incontestável e de poder ainda não dimensionado, porém, bastante grave. Resta então a pergunta que não quer calar: Como ficaria a suspensão das contribuições a partir de janeiro de 2009? Para cada real que deixamos de contribuir o BB deixa de pagar dois, sendo uma providencia favorável principalmen te ao Banco, mas que termina por nos favorecer.Gostaria de seu parecer a respeito dessa pergunta, que é pertinente a todos os associados da PREVI. Existe a hipótese de voltarmos a contribuir a partir do próximo ano?

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Diante de tudo que estamos vivenciando neste momento: crise econômica mundial; grande concentração de investimentos da Previ em renda variável e em ações de apenas duas empresas; queda acentuada das bolsas de valores em todo mundo; nosso superávit ter virado pó; perspectiva de um resultado em 2008 ruim para a Previ, a ponto até mesmo de comprometer a reserva de contingência, chegamos a triste conclusão de que a resolução 26 do CGPC não foi o pior que poderia ter acontecido. Acho que a única coisa que se pode contestar da referida resolução é o fato de o patrocinador, agora, poder usufruir da reserva especial para revisão de plano, antes de uso exclusivo dos participantes e assistidos. As outras medidas são altamente conservadoras mas objetivam a preservação da segurança da nossa Previ, que em mais ou menos três ou quatro meses de crise viu serem quase que totalmente consumidos os trinta e sete bilhões que se destinavam à reserva especial para revisão de plano. Entendo, salvo melhor juízo, que estávamos todos vivendo um grande sonho. A crise econômica mundial, combinada com a edição da resolução 26 do CGPC, nos fez acordar para a realidade. Felizmente a tempo da adoção de medidas que visem à preservação do plano, cujo principal objetivo é o pagamento de benefícios para participantes e assistidos até o fim de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    Eu apreciava muito o seu blog, mas com a satisfação sua com essa notícia de que o superavit praticamente virou pó, não acredito em mais ninguém. Escrevo pela última vez em seu blog. Eleições jamais votarei.

    ResponderExcluir
  8. O nosso grande letrado presidente Luís Inácio da Silva (PT) disse semanas atrás que " a crise nos EUA se lá fosse um tsunami, aqui no Brasil seria uma marolinha."
    Charles de Gaulle sempre vai ter razão...Por outro lado, Cecília, acho que deveria haver continuidade nas reuniões do uso do superavit. Se não for possível atender as três propostas, que se atenda somente uma, ainda que pela metade ou fracionada. Melhor um do que zero.

    ResponderExcluir
  9. Estimada Cecilia,
    Tá pessimista este seu comentário para um dia 20.
    Li que a Vale e Petrobrás tão com suas ações em alta, valorizando a Bovespa (Hoje dia 20)

    Abri meu contracheque hoje recebido e NÃO VI BENEFICIO ESPECIAL ALGUM! Lá tava tudo igual !

    Se virou pó nosso superàvit, como ficam os pagamentos mal-realizados para a "Turma do Renda Certa"?(Os tais 8 mil apaniguados?).Não nos esquecemos viu? Alguns estão percebendo (Ou somarão) centenas de mil reais.

    Ah! Como todos gostaríamos de receber APENAS UM MIL REAIS EM NOSSAS "Fopags" mensalmente né ? Porém PARA TODOS OS BENEFICIÁRIOS DO PLANO 1...
    É muito difícil serem justos ?

    Um abraço
    Paulo Beno - Carazinho (RS)
    até o mês de novembro/09 após a próxima reunião do SUPERAVIT...

    ResponderExcluir
  10. CECLIA,

    Realmente é preocupante, pois um estatuto que permite, em respeito a uma lei que determina um patrimonio Privado de 50% em renda variavel eh um risco, e ponha risco nisso. Eh hora do Presidente da Previ fazer uma analise mais acurada do Patrimonio por ele Presidido. O nosso Pais e lindo e fabuloso, e temos muitos negocios para geraçao de eprego e renda.

    Aqui vou dar um exemplo-

    Temos advogados aposentados que precisam de linhas de credito para montar um escritorio,medicos aposentados que também precisam de credito, e a Previ poderia emprestar aos seus socios aposentados e ou pensionitas valores que ficariam vinculados aos bens adquiridos, seja uma linha especial para quem construiu e mantem a Previ.

    Outra cosa,o aumento do limite do ES, eh uma vergonha se comparado ao da Caixa Econõmica Federal, isso
    sem falar no prazo que tambem e pouco,POIS O IDEAL E 84 meses. Esses emprestimos estao livre da queda da Bovespa.

    Outra coisa, sei que está fora do seu alcance mas como voces estao ai perto do Poder - Viram que bastou um espiro dos EUA e os americanos retiraram seus milhoes, entao, vai aqui uma sugestao para APLICAR TEM QUEPAGAR IRENDA, TEM QUE TER UM LIMITE DE SAQUE ETC.POIS SOMOS UM PAIS SOBERANO.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    E a ilegalidade da resolução 26, como vai ficar?

    ResponderExcluir
  12. Américo,
    Grande pergunta a sua. Eu vou dar a minha opinião e posso ganhar alguns desafetos com ela, mas como sempre pautei minha atuação de forma transparente, vou compartilhá-la com vocês. Se não há superávit e se existe uma crise que não dá para ignorar e, como a suspensão das contribuições beneficiam demais o Banco, que deve ter sido um dos responsáveis pela edição da Resolução CGPC que engoliu nosso superávit, eu sou a favor de retornarem as contribuições, por dois motivos, primeiro porque não há superávit para discutir e, segundo, por precaução até que a crise termine, mesmo que impacte um pouco nossa renda, acredito que vale a pena o sacrifício.
    Logo, minha posição é que voltem as contribuições a partir de 2009, pois o que queremos é melhoria de benefício e não autorizar melhoria de recursos ao BB.

    ResponderExcluir
  13. JOrge Teixeira,
    Brilhante sua colocação. VocÊ resumiu em poucas palavras tudo que eu também penso. Agradeço muito sua colocação, pois eu não conseguiria utilizar as palavras com tanta propriedade.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega Anônimo,
    Eu não sei se você lerá este meu comentário, pois pelas suas palavras você não acessará mais o blog, porém gostaria de me posicionar, pois eu jamais ficaria satisfeita com as notícias que, ultimamente, tenho divulgado. Eu também me sinto enganada, pois acreditei muito em um bom acordo que beneficiasse todos os associados. A gente sabia que havia uma possível regulamentação da utilização do superávit, porém jamais imaginei que em um Governo PT, que tanto criticou no passado medidas semelhantes no Governo FHC, aprovasse algo dessa magnitude, autorizando inclusive que os patrocinadores nadem de braçada com os recursos das Fundações. Foi com muito pezar que tive que me manifestar sobre isso. Não podia ser diferente, pois no momento que criei este blog, assumi um compromisso de sempre passar a verdade para os colegas, mesmo que doa, pois, muitas vezes, a verdade dói e, para mim, dói muito mais, pois tenho que ser racional e passar a notícia, mesmo a contragosto. Desculpem-me os colegas, que como eu, acreditaram que podia ser diferente...

    ResponderExcluir
  15. Ari,
    REunião para que? Com a crise atual e com as medidas impostas pela REsolução, não há reserva especial para discutir, logo não há recursos para aprovar qualquer proposta. Se continuarmos essas reuniões, ai sim vamos alimentar uma expectativa nos colegas que dificilmente conseguiríamos contemplar.

    ResponderExcluir
  16. Colega Anônimo,
    A ilegalidade da REsolução está sendo discutida na Justiça por várias entidades. A expectativa é que em breve tenhamos boas notícias.

    ResponderExcluir
  17. Que tal se a gente tirar uns quinhentos reais por mês de nossa fopag e doar para a PREVI enfrentar a crise? Ora, vocês me deixem que esse papo tá me dando coceira...Cecília, me desculpe, mas, você conseguiu jogar uma coversa muito bonita no seu blog pra acalmar os ânimos dos coitados aposentados, porém, muitos deles são advogados (e bons) isso não ficará assim. Nós vamos à luta em busca do que é nosso.Ora, já tem colega aceitando qualquer coisa pra substituir o que lhe foi tirado vergonhosamente.

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecilia,
    Um grande número de colegas (dentre os quais me incluo)tem ações contra o Tesouro já ganhas em todas as instâncias e só não são liquidadas em razão de embargos à execução que, como todos sabemos, são meramente protelatórios. Tais questões são acrescidas de juros e correção, dentro de critérios amplamente conhecidos, uma vez que fazem parte de manuais de cálculo de nossos tribunais. Ora tais acréscimos, até por onde eu sei, são maiores que as metas de rendimento da PREVI e também bem mais seguros. Surgiu-me a idéia de transformar estes valores em derivativos e negociá-los com a nossa Caixa. Desta forma todos ganhariam. A Previ teria aplicações com rendimento superior aos seus ganhos mínimos desejáveis e os funcionários receberiam seus haves em prazo mais curto do que aquele previsto para o julgamento final dos embargos. Como é [óbvio, a idéia teria que ser avaliada à luz da legislação pertinente e as antecipações deveriam merecer rebates garantidores, talvez, algum acrtéscimo de hanho para a Caixa. PArece-me um a idéia digna de ser examinada com mais carinho. O que achas?

    ResponderExcluir
  19. Se comentário me deixa a certeza de que nada é suficientemente ruim que~não possa piorar.

    ResponderExcluir
  20. Cecília,

    E a nossa famosa ANABB, está esperando o que para, também, ingressar na Justiça contra a Resolução 26. Gostaria de seu posicionamento a respeito. Será que estão esperando o término das eleições....para depois desistirem.

    Outra coisa a Bolsa mais cedo ou mais tarde recupera as perdas e a proposta 1, deveria ser rediscutida, pois para quem ganha pouco R$ 500,00 representa um ótimo aumento.

    Fernando

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecília.
    Às vezes, eu achava que algumas previsões pessimistas de alguns colegas especialistas eram um pouco exageradas quanto a real inexistência do Superavit. Agora, tenho mais do que certeza que tinham razão, quando falavam que não havia sobras na Previ. Agora vão minhas perguntas:

    Primeiro) Como a Previ vai explicar a legalidade na distribuição de altíssimos valores para alguns felizardos, se as reservas eram ficticias?

    Segundo) Depois disso, será que ainda vamos ter que continuar contribuindo para garantir a continuidade do plano de benefícios?

    Pois é, bastava que o Superavit fosse dividido para todos, indistintamente, mesmo com valores bem menores, e as coisas estariam muito mais fáceis de serem explicadas e compreendidas por todos em face dessa turbulência mundial.

    ResponderExcluir
  22. Carlos,
    Essa é uma medida difícil de ser implantada na Previ, pois o objeto é questão judicial e a discussão tem que ser na Justiça, segundo postura do Jurídico da Previ.
    Na minha opinião, mesmo que a Previ tivesse esse mecanismo, seria muito difícil administrar o número relevante de ações judiciais, algumas trabalhistas, outras previdenciárias, etc. Fora que as ações são individualizadas e, quando liquidadas, o crédito entra na conta do funcionário. Dessa forma, é praticamente impossível implantar sua sugestão, inclusive porque algumas não são contra a Previ e sim contra o Banco, ou contra a Receita Federal, etc.

    ResponderExcluir
  23. Prezada Cecília,
    A sua sugestão de voltar a contribuição para a Previ certamente emplacará. No entanto, os maiores prejudicados serão os funcionários que ainda estão na ativa, com salários achatados e "rebolando" para controlar o orçamento doméstico. Desde o início tenho sido contra esta sangria desatada de distribuir o superávit (que sumiu) a toque de caixa, pois isto com certeza iria redundar em algum outro tipo de "renda certa", agora querer cortar o pouco que está sendo distribuido, sem nem cogitar corrigir o "renda certa" denunciado pelo Valmir Camilo é, digamos, desumano.
    Aprecio seu blog e pelo simples fato deste canal existir já mostra que você tem índole democrática e é do bem, mas discordo de sua colocação principalmente porque você não é como nós que escrevemos no blog, você é parte da diretoria de nosso fundo, representa a direção.
    Jose Forte

    ResponderExcluir
  24. José Forte,
    Você tem razão, eu faço parte da direção, mas não é por isso que não posso ter o meu ponto de vista sobre qualquer assunto e minha independência de pensar e decidir sobre os diversos assuntos relativos a nossa Previ.
    Realmente o retorno das contribuições afeta todos os associados, não somente quem está na ativa, porém temos que lembrar que as vezes você perde de um lado para ganhar do outro. Quando voltamos as contribuições, o poder de negociação do superávit vira para o nosso lado, pois nada me tira da cabeça que a REsolução 26 foi construída em conjunto com o BB. Parece até encomenda.

    ResponderExcluir
  25. Oi Pessoal,
    Não sei se estou no blog certo, mas fui funcionário desse banco. Me botaram pra rua em 95. Mas tudo bem, eu vou levando. Hoje vendo cd pirata nos ônibus de Brasília. As vezes vou lá no Congresso e tem até deputado que já me comprou.
    Eu não sabia, foi um amigo que me disse no ônibus, que quando nossa turma foi prá rua em 95, a tal de PREVI que a gente pagava para se aposentar ficou com uma grana preta nossa. É verdade ?

    Sofrenézio

    ResponderExcluir
  26. Fernando,leia no Crises e... a resposta da Cecilia.E impressionante!!!!

    ResponderExcluir
  27. Colegas,a Cecilia disse que a Anabb esta com uma ideia genial!!!!
    So vai entrar com a açao contra a Resoluçao no ano que vem,hehehehe....E incrivel!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, ja leram no site da Previ
    que o ES do Previ Futuro(ou sem)foi para o brejo?O proximo sera o do Plano 1.Tudo como eu ja havia falado(ou escrito).Quando chegar final de Novembro no mais tardar inicio de Dezembro.......

    ResponderExcluir
  29. Olá meus ex-colegas!

    Pô gente só porque eu fui pra rua do banco voces não medão bola. Perguntei sobre a minha grana que disseram que a Previ afanou e ninguem responde?

    Me dêem uma força pessoal, afinal eu tô na rua da amargura, mas na mesma cacaca que voces aí dentro.

    Sofrenézio

    ResponderExcluir

Poste seu comentário