quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comunicado Anapar - Resolução CGPC 26

A ANAPAR ajuizou mandado de segurança na 1ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. O mandado de segurança pede a suspensão da aplicabilidade dos artigos da Resolução CGPC 26 que abrem a possibilidade de reversão de valores da reserva especial para os patrocinadores e participantes e pede, ainda, para ser decretada a nulidade destes artigos.

Além do mandado de segurança, a Anapar continua a fazer pressão junto aos órgãos de governo solicitando o empenho de participantes e assistidos dos fundos de pensão para que enviem até o dia 30 de novembro o abaixo assinado para a sede da Anapar.

O abaixo assinado está disponível no site www.anapar.com.br e deverá ser enviado via correio.

Endereço:
ANAPAR
CLN 403 Bloco B – Sala 102 – Asa Norte
70835-520- Brasília - DF


Neste momento, a mobilização de todos é fundamental.

12 comentários:

  1. Divulgação um pouco tardia. Hoje já é 30.11.08, bastante tarde para assinar e mandar pelos correios, não acham?
    Essas coisas tem que ser BOMBADAS, ESCANCARADAS EM TODOS OS SITES, BLOGS, E PÁGINAS PARA TODO MUNDO PARTICIPAR E PRESSIONAR.

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveríamos recorrer aos advogados do Daniel Dantas, com eles as medidas liminares saem em 24 horas e até mais de uma vez. Do jeito que a coisa anda é capaz de sermos ainda multados pela ousadia de discutir uma medida ilegal.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Bom dia,

    Depositei muita esperança na ação da ANAPAR, mas, parece, que ontem saiu a sentença de indeferimento da ação inicial para publicação pela imprensa. Favor conferir.
    José Omar A. Coelho- Aquiraz-CE

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Peço sua licença para transcrever, por ter afinidade com o tema posto em comentário e tendo em vista que, especificamente neste momento, o assunto abordado se tornou atrativo para todos, trechos de encontro promovido pela AFABB-PR, em 22.10.2008, denominado 1º ENCONTRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BANCO DO BRASIL EM GUARAPUAVA (PR). Ao final do evento, “apresentou-se, o Sr. José Paulo Staub, membro do Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1 da PREVI. Com grande interesse por parte dos presentes, o Sr. Staub teceu comentários sobre a atual situação da PREVI, citando números e, através deles, revelou as boas perspectivas de nossa Caixa de Previdência, em que pese a atual e preocupante conjuntura econômica mundial.
    Ao contrário do que muitos pensam, o investimento em ações por parte da PREVI é pequeno em relação às muitas aplicações em renda fixa de várias e seguras origens”.

    ResponderExcluir
  5. Realmente foi ajuizado um mandado de segurança coletivo.
    Pelo e-mail que recebi hoje TRF-push relativo ao processo parece-me que a coisa anda bem feia para o lado da anapar...
    Alô Dr. MARTHIUS SAVIO abre olho aí .... Que inicial é essa?????

    Marcelo - Brasília(DF)

    ResponderExcluir
  6. nao vou mais comentar, poque voces nada fazem, so prometem a ANAPAR sem prometer jah entrou na justiça, onde as outras entidades hei.

    ResponderExcluir
  7. Colega anônimo,
    Infelizmente eu só tive conhecimento ontem, dia 30.11, inclusive através de um comentário de um colega nosso. Concordo plenamente contigo que a divulgação não foi tempestiva.

    ResponderExcluir
  8. José Omar,
    Parece que a liminar indeferida foi a que a FAABB entrou, que divulguei no blog hoje. De qualquer modo, vou checar e confirmo se houve mais algum indeferimento.

    ResponderExcluir
  9. Jorge Teixeira,
    Não discordando do que o colega Staub falou no evento, gostaria de lembrar que a Previ tem aproximadamente 62% dos seus recursos em renda variável, onde o limite permitido por Lei é de 50% e com recursos concentrados em três empresas - Vale, Neoenergia e CPFL. Os recursos investidos em renda fixa são aproximadamente de 33%. Outro ponto a destacar é que os recursos recebidos através de dividendos, aluguéis, cupons de renda fixa e contribuições (quando há) já não são suficientes para pagar os benefícios, sendo necessários recursos líquidos para honrar com essas obrigações futuras. É lógico que a renda fixa é líquida, porém se começarmos a vender renda fixa para pagar benefícios, cada vez mais nossos recursos em renda fixa diminuem e aumentam o desenquadramento em renda variável, considerando a proporcionalidade entre eles. Por isso é importante que cada vez mais a Previ tenha uma estratégia de venda de renda variável e com esses recursos comprar mais títulos de renda fixa que têm um risco baixo com uma boa rentabilidade, compatível com um plano maduro como é o nosso.
    Este comentário foi para colocar um pouco de pimenta na discussão.

    ResponderExcluir
  10. Estimados Cecilia e Jorge Teixeira,

    Reli o Balanço Patrimonial da nossa PREVI - Exercício findo em 31/12/2007 (Gostaria de ter os Balanços trimestrais de 2008!) e,
    constatei:
    62% dos recursos aplicados em (Renda Variável)são ações de 3 empresas -Vale, Neoenergia e CPFL-representam quase R$ 90 bilhões de reais !

    33% dos recursos aplicados em (Renda Fixa) representam quase R$ 42 bilhões de reais e metade disso esta aplicado no BB Renda Fixa IV
    que seria o VALOR ECONOMICO reavaliado e atribuído à "Litel" participante da "Valepar", que por sua vez controla a "Cia VALE".
    Puxa, é muita grana investida em uma empresa que cava o solo, transporta e exporta o minério para se fazer aço !
    (Em novembro a VALEW estará em férias coletivas...devido a crise)

    Olha o Planejamento aí.
    Paulo Beno
    33% dos recursos aplicados em R

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecília,

    Já chequei e é mais um indeferimento. O Circo parece que foi bem armado. a Solução é lutarmos para ver se recorrendo das setenças o pessoal dos órgãos superiores tem mais senso de justiça.
    Enquanto isso é esperar o ES. Por sinal, que sisteminha esse da PREVI. Já estamos com mais de 30 dias, metade do prazo estabelecido e nada...


    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  12. Caros colegas,a roubalheira e muito grande,o que fala mais alto e o dinheiro.A Previ e o Banco ja compraram os juizes como disse uma colega nossa.Da mesma forma que em 2001 o FHC deu ao BB uma grande fortuna (NOSSA) agora e o sapo barbudo que esta fazendo a mesma coisa com o aval dos conselheiros e dirigentes da Previ e Anabb.Ja falei ha tempos atras,quem ganhou(renda certa?)ganhou......E nos oooooooooooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário