sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Manifesto dos Eleitos da Previ

Diante dos últimos acontecimentos sobre a crise financeira exercendo forte impacto não só no Brasil mas também na nossa Previ, os dirigentes eleitos decidiram divulgar texto sobre a atual situação econômica mundial e seus possíveis impactos no Brasil e na Previ. Ainda é cedo afirmar quais serão os efeitos que poderão ser sentidos na nossa economia e, conseqüentemente, nos recursos da nossa Fundação, mas não dá para rejeitar a idéia de que, se o mundo todo entrar em recessão como está acontecendo, o Brasil ficará imune. É um momento de reflexão e de precaução. Vamos tentar entender os acontecimentos juntos e por isso estarei divulgando algumas análises sobre a situação econômica atual e alguns pontos de vista diferentes para que possamos iniciar uma discussão proveitosa aqui no Blog. Conto com os colegas.

"Aos colegas do Banco do Brasil,

Todos temos acompanhado com atenção o desenrolar da crise financeira mundial, iniciada com a insolvência de mutuários americanos, que resultou no socorro de governos a várias instituições financeiras, principalmente nos EUA e Europa. As bolsas de valores em todo o mundo têm sofrido abalos constantes, com uma tendência de baixa que trouxe conseqüências inclusive para a Bovespa, cujas cotações baixaram dos 63 mil pontos do início deste ano para a faixa atual de 35 mil pontos.
Estamos vivendo a maior crise financeira desde o famoso crash de 1929. Nenhum analista econômico se arrisca a fazer previsões seguras sobre o futuro. A economia americana e a européia, responsáveis por quase metade do Produto Interno Bruto mundial, podem entrar em recessão. Uma redução na atividade econômica destes países deverá afetar, em maior ou menor grau, a produção de bens e serviços em outras partes do mundo.
Os países emergentes têm sido menos impactados pela crise mundial. Sobretudo aqueles que experimentam crescimento econômico baseado no consumo interno, em melhorias salariais e na incorporação de grandes contingentes populacionais ao mercado de consumo – caso da China e do Brasil. A economia brasileira está mais sólida que em outros momentos, o que aponta para uma recuperação mais rápida que em outros países.
A Previ, maior investidor institucional do Brasil, detém dois terços de seus investimentos em ações, não tendo como não ser afetada por esta crise. As cotações das ações caíram, acompanhando o movimento de baixa da Bovespa. Nosso patrimônio também acompanhou este movimento e sofreu redução. A Previ, no entanto, suspendeu a venda de ações desde quando a crise se acentuou e, por isso, não realizou prejuízo. Acreditamos que a economia brasileira se recuperará e o valor das ações voltará a subir, pois os fundamentos econômicos das empresas brasileiras não condizem com este movimento de queda. Porém, não se pode precisar o tempo da crise.
A Previ tem, neste momento, aplicações em outras modalidades de investimentos (renda fixa e imóveis) que lhe dão liquidez suficiente para manter o pagamento de benefícios por vários anos. Isto nos deixa seguros de que a administração do patrimônio tem sido feita de forma adequada.
O superávit verificado no início do ano, no entanto, foi drasticamente reduzido, por conta da queda nas cotações de nossa carteira de renda variável. Fechamos o ano com R$ 53 bilhões de excedentes e, hoje, nosso superávit está próximo do valor da reserva de contingência.
Acrescente-se a este cenário a edição da Resolução CGPC 26, que prevê a possibilidade de devolver valores ao banco. Esta medida é ilegal, está sendo combatida por nós e por nossas entidades representativas, mas também dificulta, neste momento, qualquer negociação de superávit.
Analisando este quadro, considera-se prudente suspender as negociações para destinação do superávit, até que se tenha uma visão clara de quando a crise vai ser debelada e de como a economia brasileira se comportará no futuro. Por esta razão, estamos sugerindo à Comissão de Negociação que suspenda momentaneamente as negociações do superávit."

Diretores executivos eleitos:
Cecília Garcez
Francisco Alexandre
José Ricardo Sasseron
Cons. deliberativos eleitos:
José Souza de Jesus
Luiz Carlos Teixeira
Miriam Cleusa Fochi
Odali Dias Cardoso
Waldenor Moreira Borges Fº
William José Alves Bento
Conselheiros fiscais eleitos
Carlos Alberto G. de Sousa
Fernanda Duclos Carisio
Francisco de Assis C. Costa
Romildo Gouveia Pinto
Cons. consultivos eleitos
Antonio Gonçalves Oliveira
Emílio Santiago Rodrigues
João Antonio Maia Filho
José
Paulo Staub

58 comentários:

  1. Cecilia.

    Nada é tão ruim que não possa piorar. Acredito que esta crise tende a agravar. Até chegar a tal ponto que teremos que continuar a contribuir mensalmente com a Previ.Diante dessa turbulência, como irá ficar os valores já distribuidos pelo "RENDA CERTA"?
    Já tem entidades querendo questioná-los na Justiça. O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Cecilia,

    pelo menos os nossos miseros salarios(pensões) estão garantidos............só falta agora implementar o tal ES pra podermos ir ao cinema..............(desculpoe a piada) mais não dah pra não fazer.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  3. Sendo o primeiro a emitir um comentário, necessito da ajuda de Max Weber:"Do ponto ponto de vista humano, isso não me comove, porém é comovedor encontrar alguém que, agindo conforme a ética da responsabildade, consciente das conseqüências de sua ação, diga:"Não posso diferentemente, detenho-me neste ponto".É algo autenticamente humano e comovente.Aqueles que espiritualmente se sentem ainda vivos devem admitir que um dia poderão encontrar-se nessa posição.Na medida em que isso é uma ética da convicção e uma ética da responsabilidade obrigatoriamente não excludentes,"..........
    A crise finaceira mundial chegou ao mercado brasileiro, e percebemos a volatidade de todos os ativos. E com certeza necessitaremos do Estado para evitarmos um mal maior.
    Continuo confiando na Previ,no futuro e em nossos companheiros com responsabilidade de Administrar.

    ResponderExcluir
  4. Favor nominar quem é a "Comissão de Negoviação do Superàvit" e qual sua especialidade;

    É claro que esta "sugestão dos eleitos" será acatada, pois não será mais necessário se reunir, discutir, propor, trabalhar em cima das propostas, etc., deixando tudo prá depois...

    Sinto que novamente os "Renda Certa" se deram bem, e o "resto dos assistidos" ficam chupando o dedo.
    Uma lástima ! (Ou estornarão tais pagamentos indevidos?).

    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  5. Muito bem. Concordamos. Adeus superavit. Então porque não concentrar esforços agora na melhoria do Empréstimo Simples para pelo menos amenizar nosso quadro de quase insolvência. Como é débitado diretamente na Fopag não há riscos, como as aplicações em bolsa e nos ajuda neste momento de sufoco. É o mínimo que esperamos de vocês eleitos da Previ.

    ResponderExcluir
  6. André.
    Cara Cecília e Caros Colegas aposentados e pensionistas.
    Durma-se com um barulho desses.
    Notícia hoje divulgada no Site da ANABB dá conta de que um Conselheiro Deliberativo da PREVI apresentou "três propostas para serem incluídas na pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo da PREVI" a realizar-se em novembro. São elas:
    1) Bônus 200 anos para aposentados e pensionistas a ser pago pelo Banco nas mesmas condições que estará sendo concedido aos funcionários da ativa, utilizando os recursos do fundo paridade existentes na PREVI, à sua disposição;
    2) Conceder um adiantamento do reajuste dos benefícios previstos para junho de 2009, na proporção de 3%; e,
    3) Permitir que a PREVI conceda empréstimos até o limite de R$ 60.000,00, com prazo de pagamento até 80 meses.
    Atenção! É no mínimo duvidosa a intenção que está por trás desse pleito. Senão, vejamos:
    Proposta UM - Isto não deveria ser endereçado ao Banco do Brasil? Quem manda em quem? Inocência ou ato deliberado? Claro está que o Banco não abrirá mão de tal verba para essa finalidade - afinal o BB não faz filantropia em favor de "seus" aposentados e pensionistas - além do que a PREVI não tem ingerência nos destinos da aplicação desses recursos.
    Proposta DOIS - A PREVI segue rígidos critérios de pagamento de benefícios e não há registro da concessão de adiantamentos anteriores, s.m.j. Também, de se notar o inusitado da proposta; 3% de quase nada significa, em última análise, menos do que quase nada, também.
    Proposta TRÊS - Segundo consta este assunto foi definido, à custa de muitos estudos(?) e infinitas expectativas geradas. A PREVI já informou, oficialmente, os valores e prazos aprovados com indicação de que a implementação se dará até final de novembro, o mais tardar início de dezembro. Ademais, ao que me consta, é a primeira vez que um Conselheiro da PREVI dá publicidade às suas intenções de pauta em uma Reunião da Diretoria. Essa preocupação com valores e prazos me parece extemporânea; ora, se a proposta em questão é para ser apreciada em novembro não haverá em seu bojo um outro propósito? Ou há a intenção de tumultuar o processo? É bom lembrar que o mesmo ES destinado aos integrantes do PREVI Futuro já foi cancelado, sob alegações convincentes, é claro.
    Num esforço de memória constatei que o "bem intencionado" conselheiro está na chapa da ANABB. Não será esta uma jogada eleitoreira? Lá no caderno de candidatos constam seus títulos acadêmicos e cargos exercidos. No entanto, de que vale tanta empáfia curricular para tão pouco a oferecer? Chega de falsas promessas. Reputo ser este, sem dúvida, mais um caso de candidato pipoca; vive pulando de um cargo para outro. "Batente" que é bom, nada.

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos, o aumento do prazo do ES.

    ResponderExcluir
  8. SERÁ QUE ESTÃO PENSANDO QUE TODO APOSENTADO É BURRO, ANALFABETO OU SENIL?
    NÓS OS APOSENTADOS ACOMPANHAMOS TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO PELA MÍDIA E ALGUNS PELA INTERNET INCLUSIVE.
    PELO QUE CONSTATEI ATÉ AGORA SOMENTE A ANAPAR ENTROU NA JUSTIÇA QUESTIONANDO A FAMIGERADA RESOLUÇÃO 26 CUJOS INTERESSES ESCUSOS NÃO SE PODE PROVAR MUITO MENOS IGNORAR.
    AS ENTIDADES INDICADAS PARA REPRESENTAR OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI (ANABB, AAFBB, ETC, ETC) E A PRÓPRIA PREVI ATÉ AGORA NÀO DERAM A MÍNIMA, SÓ O AUTOFÁGICO SILÊNCIO.

    ResponderExcluir
  9. Com relação a Crise: Ontem foi anunciado um lucro recorde da Vale. Graças a alta do dolar. Tudo tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Nesse caso, da Vale com lucro recorde, gera SUPERÁVIT, se não gera, por conta das perdas da bolsa, ajuda a equilibrar.

    Não tem essa história de "adeus ao superávit". Cade os números? Tudo muito mal contado por enquanto.

    Quanto ao ES, como disse um colega, talvez dê pra fazer um churrasquinho, de carne de segunda, claro!

    ResponderExcluir
  10. Andre,muito bem escrito.Desde que li a primeira vez a dita noticia tambem senti cheiro de eleiçao.....
    Ta na cara que e mais uma enrolaçao,ta na cara que o dinheiro a ser dado como bonus 200 anos e o nosso(superavit).Cuidado colegas,nao contem com isso porque depois das eleiçoes.....Se o conselheiro e da Previ, por que nao foi a Previ que nos deu a noticia?Ai tem.....

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    O manifesto dos eleitos da Previ é oportuno e serve para que todos nós caiamos na realidade e não mais alimentemos esperanças, pelo menos no momento, de que poderá haver distribuição de superávit nos próximos meses. Contudo, eleitoreiras ou não, o que temos agora para discussão são as três propostas apresentadas pelo Sr. William José Alves Bento, conselheiro deliberativo eleito da PREVI, oriundo dos quadros da Anabb, a seguir enumeradas:
    PROPOSTA 1:
    BÔNUS 200 ANOS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    Permitir que a patrocinadora utilize os recursos existentes na PREVI, à sua disposição, oriundos do chamado Fundo Paridade, para conceder aos aposentados e pensionistas o Bônus 200 anos, nas mesmas condições que estará sendo concedido aos funcionários da ativa.
    PROPOSTA 2:
    ANTECIPAÇÃO DE REAJUSTE DE BENEFÍCIOS, EM 3% (três por cento).
    Conceder um adiantamento do reajuste dos benefícios previstos para junho de 2009, na proporção de 3% (três por cento), a partir de 1°de setembro de 2008, como reconhecimento de que o reajuste concedido em junho de 2008 (na proporção de 6,64%) está sendo superado pelo índice de inflação medido para os últimos 12 meses, com sinais de crescimento para os próximos meses.
    PROPOSTA 3:
    AUMENTO DO VALOR E PRAZO PARA O EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    Permitir que a PREVI conceda empréstimos até o limite de R$60.000,00 (sessenta mil reais), com prazo de pagamento até 80(oitenta) meses. Diante do exposto, colega Cecília, agradeceria se Você nos explicasse se a implementação das três proposições poderá ser decidida a nível apenas da reunião do conselho deliberativo da Previ, em 21.11.2008, ou se haverá a necessidade de as mesmas serem submetidas a instâncias superiores. Neste último caso, quais seriam as instâncias que teriam que ser ouvidas? Aproveitando ainda o seu conhecimento interno da Previ, a sua experiência e boa vontade em responder aos questionamentos que lhe são feitos, agradeceria se Você fizesse uma pequena análise e nos dissesse quais são as propostas com maiores probabilidades de serem aceitas e implementadas no curto prazo. No que concerne ao empréstimo simples, é sempre bom lembrar que o diretor Sasseron deverá, em tempo hábil, apresentar os cálculos que sustentarão, ou não, as discussões do seu realinhamento para sessenta mil reais. Finalizando, vale registrar que agora estou bem menos preocupado diante da sua afirmação de que “não há a menor possibilidade de suspender o ES para o Plano 1”.

    ResponderExcluir
  12. Conselheiro eleito da Previ sugere propostas que beneficiarão associados


    Tremendo cara de pau esse coleguinha William José Alves Bento, como é candidato a conselheiro da ANABB quer faturar votos dos incautos com essas sugestões de M.... Imagina uma esmola de 3% sobre aposentadorias e pensões, é deboche.
    Conselheiro da Previ estava até aqui caladinho da silva e sequer se tem notícia de algo a nosso favor.
    É fazer pouco caso de nossas inteligências. MAU ÊXITO PARA ELE.

    Fernandel

    ResponderExcluir
  13. Concordo totalmente com o andré. Se um conselheiro está cheio de propostas para uma reunião que por certo não acontecerá, pois, no blog da Cecília existe um balde de água fria no superávit, então, ou tá todo mundo muito doido pra explicar o inexplicável ou virou uma zorra total.
    Tô fora! Vou procurar outra coisa menos mentirosa pra ler.
    Chega de enganação.
    Segunda, dia 27, acaba a eleição...

    ResponderExcluir
  14. Há 30 dias a AFABB/PR enviou à PREVI uma carta pedindo esclarecimentos sobre os cálculos do benefício "RENDA CERTA" e até hoje não obteve resposta.
    Tá lá no site da AFABB. Acessem, colegas. E peçam, também, à PREVI para responder.

    ResponderExcluir
  15. Colegas,o pessoal da ativa vai receber o bonus 200 daqui ha 10 dias(R$1.300,00) e a reuniao do conselho da Previ sera em 21 de Novembro(se nao for adiada)....nos ja conhecemos essa historia.No final,uns ganham e outros........
    Ah! O pessoal do Besc tambem!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecília,
    Eleitoreira e/ou tendo embutido um alto sentimento de culpa pelo fiasco que foram as negociações sobre superávit este ano, o que nos restou foi a proposta lançada para um novo aumento do empréstimo simples, agora para até sessenta mil reais, com a conseqüente dilatação do prazo de pagamento para oitenta meses. Mais uma vez a expectativa de dias um pouco melhores até o natal de 2008 foi criada para participantes e assistidos. Apesar de que o desfecho dos acontecimentos que envolveram a Previ neste ano não tenha sido dos melhores, ainda temos uma tênue esperança de que não iremos sair novamente decepcionados de uma negociação. Não mencionei no meu comentário anterior que os responsáveis pela análise dessa proposta deverão ter a plena consciência do que ela pode representar para milhares de aposentados, pensionistas e colegas da ativa, todos mortais (os “imortais” foram os 8.876 “contemplados” com o benefício especial de renda certa), com sentimentos e sonhos que pretendem materializar ainda em vida. Especificamente aos dirigentes eleitos devo lembrar o que poderá representar nas urnas, quando da realização de processo eleitoral dentro da Previ ou em outra entidade qualquer, a não aprovação dessa medida. Neste exato momento, em função de tudo que vivenciamos neste ano de 2008 e da dilatação do prazo de pagamento para oitenta meses, esse novo realinhamento do ES, agora mais próximo do que era pleiteado por todos, se transformou numa medida de grande amplitude social.

    ResponderExcluir
  17. Sergio Figueiredo,no dia 08/10 as 05:37 voce disse estar se desligando do quadro da Anabb,eu te pergunto:voce conseguiu?Me informe por favor.Ja solicitei,reiterei a
    minha desfiliaçao da Anabb e sinto que estao me enrolando.Ja imprimi todas as solicitaçoes,sera que terei de entrar na justiça tambem?Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  18. Cecilia, já que o gato comeu o superavit, lute para aumentar o valor e o prazo de ES. Ex. 60 ou 70 mil. 84 ou 96 meses.

    ResponderExcluir
  19. “Diante dos últimos acontecimentos sobre a crise financeira exercendo forte impacto não só no Brasil mas também na nossa Previ, os dirigentes eleitos decidiram divulgar texto sobre a atual situação econômica mundial e seus possíveis impactos no Brasil e na Previ. Ainda é cedo afirmar quais serão os efeitos que poderão ser sentidos na nossa economia e, conseqüentemente, nos recursos da nossa Fundação, mas não dá para rejeitar a idéia de que, se o mundo todo entrar em recessão como está acontecendo, o Brasil ficará imune. É um momento de reflexão e de precaução. Vamos tentar entender os acontecimentos juntos e por isso estarei divulgando algumas análises sobre a situação econômica atual e alguns pontos de vista diferentes para que possamos iniciar uma discussão proveitosa aqui no Blog. Conto com os colegas.

    A primeira análise, Cecília, que deverá ser feita será a da minha situação econômico-financeira, bem, como a de muitos colegas, que como eu não receberam a sua parte na distribuição anterior, pois os espertos dela se apoderaram. TODOS NOS FAZEMOS PARTE DA PREVI, ESQUECERAM DEPOIS DE ELEITOS?

    SERÁ QUE OS ESPERTOS DEVOLVERÃO O QUE RECEBERAM MAIS DO QUE DEVIAM PARA DAR MAIOR LIQUIDEZ A PREVI?

    QUEM DOS QUE ASSINARAM ESTE MANIFESTO PEDINDO PACIENCIA À PATULÉIA RECEBEU GORDAS VANTAGENS? QUEM SÃO AQUELES 70 OU 80 QUE ENRIQUECERAM COM A DISTRIBUIÇÃO ANTERIOR?

    A DISTRIBUIÇÃO DESTA VEZ BENEFICIARÁ TAMBÉM SOMENTE AQUELES, OU ESSA É A VEZ DO BANCO, CONTANDO COM A ANUENCIA DE VOCES????

    Não será muita cara de pau pedir compreensão dos que nada receberam enquanto nadam em benefícios?

    ANALISEM A MINHA SITUAÇÃO ECONOMICA E FINANCEIRA...

    Erigutemberg Meneses
    Mat. 5449380-3

    ResponderExcluir
  20. Está de parabéns o conselheiro da Anabb pela proposta que fez e mais ainda por ter dado publicidade.
    A previ pertence a cada associado e todos temos o direito de saber o que esta sendo sugerido nas reuniões, claro que existe determinados assuntos que são confidenciais.

    Esperamos que mais conselheiros também explicitem o que estão pensando. Acho que seria bem oportuno saber quem eh contra um aumento de 60 mil e dilatação do prazo para 80 meses. Uma vez que o simples aumento não vai permitir que a maioria tenha acesso ao E.S.

    Precisamos fazer todo o tipo de pressão possível, vamos mandar e-mail, cartas ( acho carta uma boa, ainda mais com AR. pois tenho a impressão que eles não lêem e mail).

    Não podemos perder o foco, acho que a única coisa que nos resta e aumento e dilatação do prazo do Empréstimo Simples, pois estas alterações não dependem nem do Banco nem da SPC.

    Vamos correr atrás, junto com vc Cecília!!

    ResponderExcluir
  21. Enquanto estamos preocupados com esse tal de superávit, deixamos de atentar que nesta grande crise global (para o Lula no Brasil é só uma "marolinha") nosso país vai ter que torrar suas reservas de US$200 bilhões. E depois? Depois o Lula vai meter a mão na grana da Previ. ACORDEM! LEIAM A MATÉRIA ABAIXO "O GOVERNO VAI ÀS COMPRAS?"
    Olhem o que a Argentina vai fazer com a grana das aposentadorias privadas. aDEUS NOSSA GRANA DA PREVI!! ACORDEM !!!

    ResponderExcluir
  22. Cara Cecilia, qualquer proposta que seja válida é melhor que nada. Para se comparar com o que esperávamos realmente é quase nada, porem creio que em 2009 teremos mais SUPERAVIT a ser negociado, vamos esperar se esta ou outra proposta q vier a nos favorecer que venha, creio q aqueles que realmente estao necessitados nao recusarao, a crise veio porem creio que brevemente ela possa cessar, com ajuda de Deus. Esperarei até novembro, pra termos a resposta concreta da proposta do conselheiro. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Direito adquirido: os novos colegas do BESC ja querem saber se tem tem direito ao RENDACERTA.? E OUTRA ,VAO ENTRAR NO BB SEM CONCURSO, E A CASSI E A PREVI? TRENZINHO DA ALEGRIA.MEU DEUS

    ResponderExcluir
  24. Cecília, por favor, informe-nos sobre as 3 propostas apresentadas.
    Eu ainda acredito que alguma coisinha a gente possa ter.
    Anônimo de Taubaté

    ResponderExcluir
  25. Colega anônimo de Taubaté,
    Eu gostaria muito de dar esperança a vocês de que algo pode ser aprovado com o superávit existente, mas não posso fazer isso, não posso usar esse espaço para vender ilusão para vocês.
    Primeiro, porque o momento não é de brincadeira. A situação não está fácil, a crise chegou ao nosso país e já começou a dar sinais que vamos viver momentos muito delicados. Se queremos continuar recebendo benefícios até o final de nossas vidas, precisamos ser realistas e encarmos que o momento não é para discussão de melhoria de benefícios. É preciso ter a coragem de dizer a verdade para vocês e é preciso dizer que é bom para o nosso futuro que esperemos até o vendaval passar.
    Outro ponto que não dá para desconsiderar é que há uma Resolução que regulamenta a utilização do superávit e, que implementada, não sobram recursos na reserva especial para serem discutidos. Essa é a realidade, não posso ser leviana e discutir uma situação que não condiz com a realidade. Se fechássemos o balanço da Previ na sexta-feira passada, a perda no nosso resultado seria de menos R$ 18 bilhões. Vocês acham que dá para dormir tranquilo com um mercado desses? HOje a Bolsa já está caindo de novo... Até quando vai a crise? Como serão os próximos anos? Essas são as perguntas que precisamos responder antes de qualquer tentativa de discussão de superávit.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia,
    Tudo bem, esqueçamos o superavit, por enquanto. Mas o ES acho que não precisa esperar até o dia 21/11. É possível antecipar esta data? Até lá serão quase 30 dias. Por que as decisões no âmbito da PREVI são tão demoradas?
    Acompanho seu blog diariamente mas dá para desanimar perante a demora de decisões. Quanta frustração!!!

    ResponderExcluir
  27. Cecília,
    Boa tarde,
    Como tudo indica, não teremos nada de superávit este ano. Mas, apesar de beneficiar à patrocinadora, acho que deveríamos continuar com a suspensão das contribuições pois gastar-se-ão somente R$672 milhões, conforme o email resposta da PREVI, anexo. No meu caso a não suspensão vai achatar minha aposentadoria em R$800,00( R$400,00 de minha parte e R$400,00 do patrocinador, pois sou aposentado externo e quem paga a parte dele sou eu.). Entendo que vocês deveriam lutar por isto, pois é melhor pingar do que secar e ano que vem as coisas certamente melhorarão. O que você acha? Pelo que já li em seu site, você é de opinião contrária, mas certamente R$800,00 por mês não aperta seu orçamento, o que não é meu caso. Espero que você alavanque esta idéia. Um grande abraço e aguardo retorno.
    Celso Bernardes
    1961101-3

    ResponderExcluir
  28. CECILIA,ACHO QUE VOCE ESTA EQUIVOCADA,O ANONIMO DE TAUBATE FEZ UMA PERGUNTA E VOCE RESPONDEU
    OUTRA COISA.......OU ESTOU ERRADA?

    ResponderExcluir
  29. Cecilia,
    Ou o site da Previ é muito ruim e as modificações do empréstimo simples, que nem são tão grandes, implicam em um grande esforço de trabalho, ou os encarregados da manutenção do site são incompetentes, ou há uma enorme má vontade por parte de quem está encarregado de executar as mudanças. Não há outra hipótese para a demora que está afetando os associados da instituição. Talvez acerte quem registrar todas as opções estão corretas.

    ResponderExcluir
  30. -Muito claras suas palavras.
    -Muito certas, a meu ver, também.
    -Vamos com calma que ainda vai piorar bastante antes de começar a melhorar.
    -O que se observa é semelhante à crise de 1929 - mantidas as diferenças de tempos - e a manada ainda tá vendendo adoidada. Não tenho receio sobre a capacidade da Previ de nos pagar nossos direitos. O que é visível é que ninguém mais precisa perder tempo e energia com Superávit. Vamos tratar do dia a dia.......

    ResponderExcluir
  31. Cambada de cegos!

    E ainda há quem parabenize o sujeito que usa de politicagem para conseguir um lugarzinho na teta da anabb.

    Que raio de proposta é essa? A única coisa que presta é com relação ao ES, mas isso la é hora de se fazer? Porque não fez antes?

    Antecipação de 3% da correção anual. Vamos lá: digamos que o aumento anual fique em R$300,00 (a maioria nem isso consegue) então nesse caso a antecipação seria de NOVE reais, NOVE. Verdade, é muito útil. Com essa diferença eu posso comprar duas palavras cruzadas e ainda me sobra R$2,20 pra umas balinhas...que tipo de programa pode ser melhor pra um aposentado?

    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecilia, acho que voces da diretoria não estão agindo corretamente com os associados, visto que houve distribuiçãp renda certa para uma pessoa no valor de 1.700.000,00, agora informa que o gato comeu o superavit.

    ResponderExcluir
  33. Cara Cecilia,

    A cada dia fica mais preocupante a nossa situação. Concordo que não eh a hora de melhorar beneficios, devemos ser muito cautelosos.
    E sobre o ES? Amanha tem reunião,
    pergunte, por favor, ao Sasseron se ha previsão da liberação? A ansiedade eh grande. Estah muito vaga a informação via central de atendimento. Voce pode fazer isso por nos?
    Aguardo sua resposta.
    Jane ( Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,
    não sei quando foi, mais enviei um email pro Sasseron e ele respondeu, no meu email sugeri um aumento do valor do ES para 70 mil e o prazo para 80 meses... pela forma como foi divulgada a alteração do ES minha sugestão não foi levada em conta, pq a desse senhor conselheiro seria???
    existe possibilidades de apreciação de tal proposta, ou isso é soh fogueteem festa de São João ( mais um)???

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  35. Querida Cecília.
    Se estamos sofrendo e como a senhora mesma disse se o balanço fosse agora a perca seria de 18 bilhões. então pergunto a querida amiga.
    Não seria a hora da diretoria da previ ter ousado no realinhamento do E.S. porque aja vista tamanha incerteza no cenario economico os aposentados e pensionistas tem o emprestimo descontado em folha e como sabemos muitos colegas por estaren sem margem ficarão de fora.
    E outra o proprio patrocinador ja opera o credito funci em 84 meses então não vejo do porque a diretoria foi tão conservadora ainda mais que os senhores detem muitos mecanismos de controle dos ativos da previ e sabiam sim que esta crise não era passageira e que o brasil tambem seria afetado.
    Tenho certeza de uma coisa:
    Tanto a previ como o patrocinador tinha a certeza viria uma crise por ai, porque levaran a condução do superavit até a resolução ser editada e esperan a crise bater em cheio nas portas da previ e sem fala do aporte dos 4 bilhoes na vale.
    Estamos de longe mais acompanhamos os fatos e contra fatos não tem argumentos.
    ROSALINA DE SOUZA AP. DE GOIANIA GO

    ResponderExcluir
  36. TUDO BEM,

    ACONTECE QUERIDA CECILIA, A VALE ANINCIOU LUCROS A PREVI INVESTE NA VALE, E EM OUTRAS RENDAS FIXAS QUE ESTAO GERANDO LUCRO, O GOVERNO QUER QUE AS EMPRESAS DE PEVIDENCIAS COMO PREVI, FUNCEF, APLIQUEM GORDAS QUANTIAS EM REDA VARIAVEL E ESTA NO ESTATUTO, ORA SE ESTAMOS AJUDANDOO GOERNO ESTE GOVERNO TEM QUE ASSUMIR OS RISCOS O QUE NAO PODE EH O GOVERNO FAZER O QUE QUER COM OS APOSENTADOS DE PREVIDENCIA PRIVADA E NAO AJUDAR QUEM POR DECADASO AJUDOU, NO MEU ENTENDER ESTA FALTANDO AI UMA BOA DOSE DE BOA VONTADE ADMINISTRATIVA.
    A PEVI NAO EH DO GOVERNO MAS DE QUEM QA CONTRUIU E CONSTROI ATÉ HOJE.

    ResponderExcluir
  37. Oi Cecília,

    Sou eu o Ary Taunay aqui de Porto Alegre. Como tem passado?
    É a crise está assustando todo mundo, criando até um recesso nas discussões de como aproveitar melhor o superávit, deixando todos com tempo de sobra para outros assuntos.
    Já que o dinheiro diminuiu, quase sumiu, certamente precisará menos diretores da Previ para contá-lo diariamente, sendo assim poderiam aproveitar o tempo disponível para voltar um pouco no passado e buscar a origem do tão discutido superávit.
    Se o fizerem morrerão de vergonha(se tivessem), pois teriam que devolvê-lo aos seus legítimos donos, os demitidos e perseguidos pelo BB e FHC/Collor na década de 90, que roubaram do funcionalismo na maior cara de pau.
    Ary Taunay Filho

    ResponderExcluir
  38. Alguem registrou que o site da previ é muito ruim. Concordo, estou tentando entrar na área restrita e não consigo. A mensagem é que "a autenticação falhou". Há no site a informação de que faltam alguns ajustes finais. O que faltam são todos os ajustes. Porque colocar no ar algo que não está funcionando? Aliás, na Previ nada funciona, desde o site até a diretoria, passando pelo planejamento e execução.

    ResponderExcluir
  39. Cara Celilia,


    em 27/10 vc disse; se queremos continuar recebendo benefícios até o final de nossas vidas precisamos ser realistas e encararmos que o momento não para dicussão de melhoria de benefícios, eu pergunto quando é o momento?
    e porquê só os aposentados tem que fazer sacrifícios? porquê os diretores e conselherios não reduzem seus gordos salários e mordomias, como encontro em Sauipe etc..? porquê o abono 200 anos é só para funcis da ativa, ou será que o BB e a Previ esqueceram que cada aposentado deu 30 anos de sua vida para o sucesso do bb?

    Muita frustação, fazer parte desta
    Previ....

    ResponderExcluir
  40. parabenizo a area TECNICA DE MANUTENCAO DOS PROGRAMAS DA PREVI.foram formados por cursinhos a distancia ou terceirizados que vao pedir algum a mais, ou estao empurrando para uma culpa que nao 'e deles. Eta Emprsimples complicado.Ate parece q a PREVI esta fazendo um favor.Ou a PREVI tem participacoes em financeiras, que por enquanto nao sai o emprestimo, o associado se socorre ,se MATANDO, SE ANGUSTIANDO,VENDO SEU SALARIO INDO PRO AGIOTA LEGAL.CECILIA DESCULPE, o descarrego mas este [e o unico canal que a gente pode desabafar.um abraco

    ResponderExcluir
  41. Colega Cecília,
    O colega anônimo de Taubaté fez a mesma pergunta que eu fiz. Entendo que a resposta dada, salvo engano da minha parte, não é condizente com o que foi perguntado. Agradeceria muito, pois é super importante para todos nós a sua opinião, se Você pudesse nos prestar os esclarecimentos que efetivamente foram solicitados acerca das três propostas feitas pelo conselheiro Sr. William Alves Bento.

    ResponderExcluir
  42. Celso,
    A minha opinião é que não deveríamos lutar por continuar com as contribuições suspensas,pois a luta deveria ser por melhoria de benefícios, mas se a maioria dos colegas achar que é melhor, eu defenderei a proposta como se fosse minha, porém não é o que tenho percebido por parte dos colegas. A maioria prefere continuar arcando com as contribuições. De qualquer forma, vou incluir uma enquete sobre o assunto, que eu acho bem pertinente.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo de Taubaté e demais colegas,
    Eu não me manifestei por cada proposta que o colega Willian colocou, porque eu não tinha ainda lido sobre elas, a não ser o que o colega incluiu na sua pergunta. Qualquer um pode colocar propostas, porém eu não vou discutir propostas que não sejam àquelas que foram votadas pelos colegas. Se é para brigar por alguma, tem que ser uma daquelas aprovadas pela maioria. Este é o meu posicionamento, porém não dá para desconsiderarmos que existe uma Resolução que regulamenta a utilização do superávit e que engole nossa reserva especial. Da mesma forma, o "abono 200 anos" tem que ser discutido com o BB, pois é ele quem está fazendo 200 anos e a Previ é impedida, pela legislação, de pagar PLR ou abono.
    Em relação ao aumento do limite e prazo do ES, todos aqui no blog conhecem muito bem meu posicionamento e eu não só propus um limite e prazo maiores como ajudei a melhorar o existente e simplesmente o Conselho Deliberativo nunca discutiu a questão. Seria muito bom que o Conselho aprentasse uma proposta para um limite e prazo maiores do ES. Tomara que o Conselheiro Willian faça isso, porém até o momento não houve nada nesse sentido.
    Concordo com os colegas que o limite do ES poderia ser bem maior, pois o risco de crédito é mínimo e a rentabilidade é garantida. Não há motivos para que não haja uma maior flexibilidade dos limites.

    ResponderExcluir
  44. Ademir,
    Infelizmente a maioria dos economistas está com uma visão pessimista da crise. A maioria acha que ela demorará muito tempo até voltar ao patamar de antes e que nossas empresas sofrerão muito com isso e, isso acontecendo, com certeza, haverá um impacto significativo nos nossos investimentos, porém existem poucos economistas, mas existem, que acham que a crise não vai demorar a passar e que o Brasil tem fundamentos para enfrentá-la com eficiência e rapidez.
    O que nós podemos concluir é que ninguém sabe o que vai acontecer e eu acho que o pior que pode ocorrer é o nosso povo começar a reduzir o consumo com medo do futuro e isso acabar criando uma crise de pânico que pode reduzir o consumo drasticamente e, consequentemente, o crescimento das empresas.
    Acredito que o momento é de refletirmos sobre a questão e observarmos os sinais para não nos apavorarmos.

    ResponderExcluir
  45. Jane e Rosalina,
    Vocês conhecem bem minha posição sobre o ES. Eu sempre defendi um limite e prazo maior. Não vejo o menor sentido de não fazê-lo, porém a negociação chegou no máximo no patamar dos R$ 50.000,00 com a manutenção do prazo.
    Em relação ao tempo de 60 dias para implantação, concordo que é muito tempo, porém o sistema de ES não é flexível e a cada mudança demora um tempo para os técnicos adaptarem. Eles estão tentando antecipar o máximo que podem, segundo informações da área.

    ResponderExcluir
  46. Colega anônimo de 28.10.08,
    Não existe nenhum sacrifício a ser feito pelos aposentados, visto que ninguém terá redução de benefícios ou aumento de contribuição. É lógico que poderíamos ter um aumento de benefícios, mas em negociação se você tem um lado que não quer negociar, não tem como você fechar um acordo. Outro ponto que temos que lembrar é que o BB tem o voto de minerva. Logo, temos que negociar sempre.
    Em relação ao abono de 200 anos, eu já coloquei minha posição em outro comentário. Tem que ser discutido com o BB e não com a Previ, visto que não dá para negarmos a existência da REsolução CGPC 26 e seus reflexos na nossa reserva especial.

    ResponderExcluir
  47. Cara Cecília.
    Obrigado por corroborar minha opinião acerca das três propostas do Conselheiro William - mesmo discorrendo indiretamente. E àqueles que censuraram minha colocação peço que a releiam e se atenham aos seus abalizados comentários registrados aí acima. De tudo isto fica a impressão de que o proponente não está preparado para o Cargo e lança proposições aleatoriamente, posando de bom moço para aposentados e pensionistas que, sob sua ótica, provavelmente somos simples cédulas eleitorais onde deve constar seu nome como opção. Portanto, de que valem tantos títulos se conhecimentos primários não fazem parte do seu currículo? E a PREVI, não exige de seus Conselheiros o domínio pleno de suas Normas? Positivaente estamos muito mal servidos.

    ResponderExcluir
  48. Cecilia,
    acho que não nem pq tambem achamos que merecemos pelo tempo que trabalhamos no BB, alguns mais outros menos, uma participação no tal Bonus dos 200 anos ( eu ia escrever com u), mais sim a indignação e ahi eu tambem me coloco , com a intenção do Bco de estender tal beneficio ao pessoal do Besc, que ainda nem foram incorporados direito, isto é uma brincadeira, ou qq coisa pior que se queira dizer a respeito. Entendo que quem decidi isso é o BB, mais por uma coerência, coisa que na atual diretoria do Bco não tem, e até para evitar maiores celeumas, o bonus se não pode ser dado aos aposentados que contribuiram com a historia do Banco, tambem não deveria ser dado para quem não contribui com nada ( como é o caso do pessoal do bEsc, alias, nada contra eles) Concorda ????????

    ResponderExcluir
  49. Sra. Cecília,

    Há muito, lá atrás no tempo,sugeri que se proporcionasse os 10 (dez) por cento, para todos e depois se discutisse o resto. Bem, como se sabe o Superavit levou tres ou mais anos para ser construído, ano a ano, pouco a pouco. Mas foi escrito neste blog,que : ou se aprovam todas as propostas ou nenhuma. É isso aí, muitas vezes o querer tudo vira em nada... Eu sei que temos muitos Genios nas administrações, mas Genio também aprende. Agora ao invés de soluções temos que resolver problemas. Quem sabe da próxima vez, com mais humildade, aprovemos primeiro o todo, o mais abrangente, e depois as particularidades, ou grupos.
    Saúde para todos
    Carlos

    ResponderExcluir
  50. Aposentado contribuir para um plano de previdência privava é o fim da picada!

    Isso NÃO existe! Pensem!! Raciocinem!! Que espécie de previdência é essa que é paga DEPOIS do sujeito se aposentar?

    Sem comentários

    ResponderExcluir
  51. Colegas,em primeiro lugar,ja notaram que tem uma guerrinha entre os conselheiros da Previ(eu acho que nao devemos negociar nada fora do que ja foi proposto...)?Segundo,a Cecilia faz sempre questao de nos lembrar a Resoluçao....e a crise(SANTA CRISE!!!)e terceiro nao entendo que as propostas do Sr.Bento estejam ligadas a negociaçao do superavit.Se eu estiver enganada me corrijam por favor.

    ResponderExcluir
  52. Colega anônimo,
    Seria um absurdo se o Banco fizesse isso com o pessoal do BESC. Nada contra os colegas, porém são realidades bem diferentes e que têm que ser analisadas em separado. Não tenho a menor idéia de como o BB fará isso, gostaria muito de saber. O que sabemos é que eles estarão em um plano de previdência separado. Ainda não está definido se a Previ administrará o plano deles, mas com certeza separado do nosso plano.
    Eu acho que os aposentados têm todo o direito de reinvindicar um reconhecimento pelo trabalho efetuado no BB. Concordo plenamente que tanto o BB como a Previ estão hoje do tamanho que estão graças aos colegas que um dia tiveram uma idéia, colocaram em prática e não desistiram nunca de lutar por esse ideal,porém sabemos que o Banco de hoje é muito diferente daquele que acreditamos fazer parte da nossa família. O Banco virou mais um banco com as mesmas preocupações e metas e sem muito cuidado com seus ativos intangíveis, que são as pessoas.

    ResponderExcluir
  53. Caro colega anônimo,
    Não há nenhuma "guerrinha" entre conselheiros. Respeito muito a opinião do William e suas propostas. O que eu fiz (que vocês pediram) foi dizer a minha opinião sobre as propostas apresentadas. Todos nós temos direito de apresentar propostas e todos nós temos o direito de concordar ou não com elas. OU não?

    ResponderExcluir
  54. Cara Cecília,

    Você menciona em uma de suas resposta que a Previ está impedidade por lei a pagar o PLR e/ou Abono. Mas o Renda Certa...
    poooode...

    ResponderExcluir
  55. Até agora ninguem explicou como ficará os funcionarios do Besc.Entrarao pela porta dos fundos(PREVI,CASSI,até bonus de 200 anos). Nao entendo mais nada. e outra pela prévia da votacao da anabb, já dá pra se vê que as urnas falam mais alto.

    ResponderExcluir
  56. Ola pessoal,sou a colega que sonhava ir a Gramado conhecer o Natal Luzes,lembram?Hoje a minha esperança morreu....ate acreditei que eu teria uma chance mas nao da mais tempo, a Previ nao fez questao de me ajudar.Porem,tenho ainda que agradecer pois tenho comida na mesa e um salario?(so nao sei por quanto tempo porque os ladroes estao soltos).
    Abraços a todos com muita PAZ.E que DEUS ABENÇOE TODOS OS DIRIGENTES DA PREVI E DA ANABB!!!!!

    ResponderExcluir
  57. O BESC foi só comprado pelo BB. Não tem essa dos funcionários do BESC entrarem sem pagar nada !

    É a mesma coisa se, minha família comprasse um Hotel, e os hóspedes quererem "se mudar para nossa casa"!Ora bolas !Que fiquem lá no BESC deles e, se nos incomodarem, o BB que "passe-os adiante" pro Bradescão...

    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  58. Sr.Jorge Teixeira (Diz em 25 outubro):

    Os tais de "Renda Certa" foram 8.876 apaniguados no 1° lote, liberados R$ 253.611.915,31 até 31/12/2006;

    Em 2007 (no 2º lote) o"sistema" liberou mais R$ 12.728.451,oo para mais 4.124 "rendas certas"! Que coisa, né?
    Totalizou então: R$ 380.896.423,41 para 13.495 "Rendas Certas".

    Tenho quase certeza que, inclusos nestes 13.495, estão percebendo seus "Rendas certas" os 8.112 "velhos do Pré-1967"(admitidos no BB até 14/04/1967 - que já tinham 20 anos (ou mais) na ativa no BB) e não contribuiram com a PREVI. Aqueles que o BB mandou a Previ assumir, eram 8.428 em março de 2007 e agora SÃO 8.112 EM MARÇO DE 2008 !
    jÁ PENSOU NISTO ?
    sÃO 8.112 QUE NÃO CONTRIBUIRAM COM NADA À PREVI, E AGORA ESTÃO RECEBENDO DE VOLTA A CONTRIBUIÇÃO PATRONAL + A SUA (?) COMO RENDA CERTA ! ("Renda errada": Sindicância no Conselho Deliberativo...) Valmi Camilo já disse isso...
    Um abraço
    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir

Poste seu comentário