quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resultados Eleições Previ

Caros colegas,

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer, sinceramente, aos 24.280 colegas que confiaram nas nossas propostas, na nossa experiência e na seriedade do nosso trabalho. Isso reforça nossa convicção de que precisamos ficar alertas contra os desmandos do banco e do governo contra o nosso patrimônio.

Como vocês já devem saber, a Chapa 6 venceu as eleições da Previ com diferença de 655 votos. Eu daria os parabéns aos colegas se eles não tivessem sido tão antiéticos como foram, se eles não tivessem utilizado de mecanismos nada democráticos, se eles não tivessem sido tão mentirosos. O pior é que a Previ, enquanto instituição que deveria estar isenta nesse processo, demonstrou um apoio incondicional à chapa da situação, divulgando, inclusive, matérias que não condizem com a realidade como foi o caso da subparte II b do Plano Previ Futuro. Nunca vi a Comunicação da Previ tão preocupada em informar os associados.
A questão não é só uma disputa na Previ, colegas. A questão é muito maior, pois envolve participação em empresas como a Vale e onde o Governo quer colocar a mão. A questão é que eles não podiam perder de forma alguma essa posição em um ano onde haverá eleições para Prefeitos e um mandato que estará em vigência em 2014, ano das eleições gerais no País. A questão é política.
Infelizmente, vimos nesse processo uma série de posturas não corretas. A ética e a democracia foram colocadas na lata do lixo em nome de um projeto político-partidário. Eu aceitaria a vitória de qualquer uma das demais chapas, porém colocar a raposa para tomar conta do galinheiro me soa muito temerária. O pior é que não teremos nenhuma voz dissonante, pois está tudo dominado, inclusive a Anabb, pois ficou claro nesse processo que o Presidente e o Vice-Presidente Financeiro estão ligados diretamente ao Sindicato de Brasília e, também ao governo e ao Banco. A independência, seja ela por qualquer  via, foi para o espaço.
Eu, particularmente, não gostei da forma como eu e minha família fomos agredidos nesse processo, utilizando mentiras, emails anônimos e expondo minha vida pessoal de forma totalmente equivocada.Eu nunca recebi da Previ o salário que divulgaram nem nunca dei aulas durante o expediente. Eu fui contratada para dar aulas no Ibmec RJ em janeiro de 2011. Agora eu pergunto: quanto será o benefício do Sasseron que se aposentará a partir da semana que vem? Fora o Conselho da Vale que deve pagar mais que R$ 20 mil por mês. Eu me recusei a responder essa provocação durante o processo porque a minha vida pessoal não pertence a ninguém e o Sr. Sasseron e companhia deveria ter vergonha de utilizar dados pessoais de forma manipulada para denegrir a imagem de uma pessoa. Onde está a confidencialidade das informações que têm na Previ? Pelo menos poderiam ter utilizado as informações corretas.
Bom, mas a vida continua e eu estou muito feliz com o apoio que a Chapa 1 recebeu dos colegas. Nós, que não tínhamos recursos, que dividimos todas as contas, arregaçamos as mangas e fomos à luta contando com os amigos que nos apoiaram e que fizeram a diferença nesse processo, nos sentimos vitoriosos nessa campanha. O grupo se fortaleceu e mostrou sua força. Em 2014 nós voltaremos e muito mais fortes e maduros do que agora.
"Em minha opinião, com a utilização de toda a máquina, do dinheiro dos sindicalizados, com a Previ apoiando descaradamente com as matérias publicadas no site, com as centenas de entidades apoiando, sinto muito, meus caros, mas vocês não foram os vencedores nesse processo. Vocês podem até assumir os cargos, mas ficaram com a mancha de que com todos os recursos vocês ganharam por apenas 600 votos. Isso demonstra a insatisfação com a gestão de vocês. Isso demonstra que o pessoal está de olho em vocês. E eu também."
A vida continua e o blog também, porém quero deixar claro que qualquer mensagem que for desrespeitosa comigo ou com algum outro colega, não será publicada, mesmo que identificada. O objetivo desse blog é provocar as discussões, informar e compartilhar questões sobre a nossa Previ. Nós estaremos aqui vigilantes e cobrando as promessas de campanha. Conto com vocês!

Abraços e o meu muito obrigado pela confiança e apoio.
Cecilia Garcez

34 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Terminadas as eleições Previ-2012, penso que o resultado não tenha sido o esperado por todos aqueles que se mostraram realmente interessados pelos problemas inerentes ao “PB-1” e exerceram, com consciência e pleno conhecimento de causa, o direito de voto. Devemos manter vivas nas nossas memórias as promessas de campanha feitas pela chapa vencedora para, já a partir da posse dos que foram eleitos, começarmos a vigiá-los e cobrá-los diuturnamente. A partir de agora retornamos às nossas rotinas e a vida segue. Assim, imagino que poderemos voltar aos assuntos referentes às antigas pendências existentes que advêm do período pré-eleitoral. Sobre isso, agradeceria caso Você tivesse condições de informar o que se oferecer acerca da reunião do conselho deliberativo da Previ, na última sexta-feira de maio, em especial sobre a proposta de reajuste adicional do ainda conselheiro deliberativo eleito William Bento. Com certeza é matéria do interesse de todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Cecilia,
    Voce é vitoriosa e em 2014 nós estaremos novamente te apoiando para alcançarmos nossos objetivos.
    Esperamos contar contigo já que tens mais acesso a essa caixa preta chamada PREVI para nos prestar todas as informações que puderes descobrir, porque de agora em diante tudo será mistério, ninguém saberá de mais nada, não temos mais a quem recorrer, só a voce.
    Vamos cobrar tudo que prometeram na campanha. Não será como no Acordo que não cumpriram e ninguém cobrou. Ficaremos atentos, apesar de ser muito dificil já que eles estão com a faca e o queijo.
    Não vamos deixar barato, precisamos de alguém que conheça os procedimentos para denunciar tudo que não estão fazendo ou fazendo para beneficiar BB e GOVERNO.
    Muita sorte em seu novo empreendimento.
    Antonia

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge,
    Pode ser que eu esteja enganada, mas eu tenho a impressão que o estudo que foi encomendado a Previ pelo Conselho, a partir do voto do William, vai ficar engavetado e vamos ter de reajuste, aproximadamente, 4,3% que foi a variação do índice.

    ResponderExcluir
  4. Cara Antônia,
    É isso aí. Essas eleicoes provaram que estamos bem vivos, pois com todo o arsenal e recursos que esse pessoal utilizou, ganhar por 600 votos... Com esse dinheiro da até para eleger um poste.

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Pelo menos mais de 11 Estados inclusive a bahia não negaram foo e teve votações expressivas com mairia esmagadora como MG, SP e RJ , mesmo assim todos os Estados chegaram lá, faltou um pouco de trabalho e sorou muita divisão entre si e outra causa onde vc teve maioria nos aposentados a votação foi muito bixa o que prova uma derrota com gosto de vitória. Depois de imprimir relações e outras coisas de desocupado vi que num futuro próximo vcx chegarão lá. Alma lavada votei e votaria outra vez na chapa 1

    ResponderExcluir
  6. Cecília,
    Cadê a chapa vencedora? nem uma notinha agradecendo os votos recebidos?
    Eles estão fazendo exatamente o que prevíamos, isto é, NADA.
    Não dão a menor importancia para o associado pois têm o apoio dos "DONOS DA PREVI - BB e GOVERNO", então prá que dá satisfação prá gente.
    A coisa vai seguir como sempre:
    -Aumento de benefício - 4%
    -Aumento do ES - 4% (ficou determinado na gestão anterior que o ES teria de reajuste o mesmo percentual do INPC, ou estou enganada?)
    E o resto será decidido tudo em função do que "OS DONOS DA PREVI" determinarem, simples assim.
    Espero de todo coração que eu esteja enganada, como é ano de eleição para alguns cargos pode ser que aumentem um pouquinho a esmola.
    Bem, estou saindo de férias, vou ficar fora até o São João, espero que tenha alguma novidade quando voltar, "E que nada será como antes, amanhã" - Milton Nascimento.
    Um abraço
    Antonia

    ResponderExcluir
  7. Lamento. 700 votos a mais seriam suficientes. Lamento que não tivesse fechado com a chapa 2.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, colega de batalhas Cecilia, minha esperança era realmente a tua chapa, agora foi o balde de agua GELADA.
    Adeus reajustes, emprestimo simples com grande melhoria, alias ADEUS MELHORIAS DE QUALQUER COISA.
    Digam o que quiserem de voce, mas eu conheço a maravilhosa pessoa humana que és, tinha certeza que ias tentar as tao sonhadas melhorias para nós.
    Estes nem tentam!!!
    Bem, lá vamos nós de novo, mais anos de espera e torturas com esta turma so de promessas.

    Ai, Ar colega....

    Abraço forte Guilherme

    ResponderExcluir
  9. Caro Guilherme,

    Esse resultado me deu mais motivação para continuar na luta pelos interesses dos colegas, principalmente considerando que, sem recursos, nós fomos os grandes vencedores dessa batalha, porém não levamos. O importante é que perdemos uma batalha, mas a guerra continua e, com certeza, vamos nos fortificar para vencer a próxima.
    Pode ter certeza que serei muito mais atuante a partir de agora. E espero contar com a ajuda dos colegas, inclusive de outras chapas, para cobrar as promessas de campanha. Além disso, cobrar coerência com o fato de serem representantes dos associados e não do Governo na Previ.
    Pode ter certeza que estaremos fiscalizando a atuação dos eleitos na Previ.

    ResponderExcluir
  10. Cecilia,

    Voce foi uma vencedora, pois lutamos contra UM GRUPO COM O APOIO DA PREVI, Lamento mesmo que sua Chapa nao Ganhou. mais a Luta Continua e Voce nao esta sozinha. 600 votos nao nos deixa esmorecer. Mesmo sem ter ganho a ELEIÇAO, voce ganhou respeito e esses votos voce os tem, vamos continuar a LUta, Breve vem ELEIÇAO DA ANABB e depoiS a PREVI.

    Joel

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,

    Vou abordar apenas duas coisas do seu desabafo:
    O reajuste de junho/12 deverá ser superior aos 4,30% que mencionou, uma vez que o acumulado até abril/12 está em 4,28%, faltando computar o mês de maio/12. Assim, prevê-se com segurança que deve ficar em torno de 4,80 a 5,0%. O que os participantes e assistidos não deverão contar é com um ganho real acima do INPC. Isso dependeria de alteração no Regulamento e aprovação da PREVIC, motivo pelo qual julgo remotas as possibilidades de ser aprovado pelo CD da PREVI.Se ocorrer, vou ficar assaz surpreso.
    Quanto a alegada falta de confidencialidade na PREVI, fico espantado, uma vez que ela é uma verdadeira Caixa-Preta e você ainda acha pouco. Se divulgaram um salário exagerado, que não corresponde à realidade, aí tudo bem, você tinha direito ao contraditório e a ampla defesa, mas pedir privacidade vai de encontro com as pretensões de todos que querem TRANSPARÊNCIA no Fundo de Pensão, há décadas, sem serem atendidos. Quando eu disse tinha direito à defesa, é porque após o resultado favorável à Chapa 6, a Inês é morta.Mas, sem dúvida, esse fato negativo deve ter decretado a sua derrota, a considerar a pequena diferença (600 votos). Você que tem experiência em eleições, deveria esperar sempre o jogo do sujo dos adversários, posto que ninguém chuta cachorro morto.
    Votei na Chapa 2, por questão de ter prometido a colega Isa, mas sou frontalmente contra o eterno e falido modelo de eleição em vigor, que não leva a lugar nenhum. Enquanto não houver uma mudança na LC 108/2001, os eleitos, que não nos representam, por falta de autonomia, valem tanto, quanto "zeros" à esquerda. Quem manda é o patrocinador através dos seus indicados, então, votar para quê?

    ResponderExcluir
  12. Prezada Cecília,

    Foi por muito pouco, hein? Acho que fez muita falta uma maior, bem maior, participação dos "assistidos" (abominável termo que a PREVI, contrariando a Lei, usa para humilhar a nós aposentados). Na próxima é preciso dar um jeito de esse pessoal votar mais! Aqui no Mato Grosso do Sul, por exemplo, apenas cerca de 20% dos aposentados votaram... é muito pouco!

    ResponderExcluir
  13. D. Cecilia,
    Os efeitos maléficos da Res. 26 são sentidos nos dois Planos, Plano 1 e Previ Futuro.
    Detre as propostas da chapa vencedora, PARA O PREVI Futuro, consta a proposta de por fim na citada resolução. Por que a proposição está dirigida apenas para o pessoal do Previ Futuro?

    Outra promessa direcionada exclusivamente para o Pessoal do Previ Futuro, consta a de Acabar com o voto de minerva no Conselho Deliberativo. Se essa outra mazela atinge os dois planos, repito a pergunta: Por que a mensagem/promessa foi direcionada apenas para o Pessoal do Previ Futuro?

    A senhora poderia comentar isso?

    Grato

    ResponderExcluir
  14. A mensagem das 16:51 hs foi feita por mim. Por lapso deixei de registrar o meu nome.

    João Rossi Neto.

    ResponderExcluir
  15. Caro colega anônimo das 19:53h,
    A minha chapa foi a 1. Eu não tenho como comentar as propostas das outras chapas, só gostaria de lembrar que a Resolução CGPC 26 diz respeito mais ao Plano 1, de beneficio definido, onde poderá haver a existência de superávit ou déficit. O Plano Previ Futuro é de contribuição definida onde não há ocorrência de superávit, visto que os recursos são individualizados.
    Infelizmente, a chapa vencedora era a que tinha os piores quadros para gerir a Previ, sem a menor experiência e conhecimento do que é um plano de benefícios. Seria interessante você fazer essa pergunta a eles. Você sabia que os fundos de pensão tem obrigação de responder a quaisquer consultas no prazo máximo de 30 dias? Você poderá fazer essa pergunta ao novo diretor e, caso ele não responda em 30 dias, você poderá reclamar junto ao Órgão Regulador - PREVIC.

    ResponderExcluir
  16. Caro Joel,
    Apesar de não termos ganhado, a votação relevante que tivemos sem a máquina e a militância da chapa 6, nos fazem os grandes vencedores desta eleição. Pode ter certeza que isso me dará mais ainda gás para defender os interesses dos colegas e cobrar as promessas de campanha. Estaremos juntos nessa fase e vamos nos fortalecer para 2014.

    ResponderExcluir
  17. Caro colega anônimo das 16:51h,
    O pior desse processo eleitoral da Previ é que há um tremendo conflito de interesses - a Previ é quem administra os sistemas de votação dos aposentados e pensionistas. O 0800 fica na área onde o Sasseron era Diretor e a web fica na área do diretor Paulo Assunção, do mesmo grupo do Sasseron e da chapa que venceu as eleições. Tudo dominado...

    ResponderExcluir
  18. Colega Cecília,
    Encerradas as eleições Previ-2012 entendo que devemos nos concentrar nas promessas de campanha da chapa vencedora que são:
    01) aumentar o teto de benefícios para 100% da remuneração na ativa:
    02) incorporar o Bet como benefício permanente;
    03) reduzir o valor da parcela previ;
    04) elevar o valor das pensões;
    05) criar novo benefício baseado na PLR;
    06) manter as contribuições suspensas
    07) antecipar reajuste dos aposentados para janeiro;
    08) reduzir as despesas administrativas;
    09) estabelecer como teto o salário de diretor;
    10) exigir do banco pagamento do Bet sobre a verba P220;
    11) cobrar pagamento do Bet do grupo 67
    12) preservação automática do salário de participação;
    13) revisar anualmente o empréstimo simples; e
    14) aumentar o valor do pecúlio da Capec.
    As quatorze promessas acima elencadas foram afiançadas por todos os integrantes da chapa “6” e retiradas de informativo, em meu poder, distribuído pelos seus integrantes. Todos sabemos que qualquer alteração no “PB-1” carece de manifestação do patrocinador, que ainda detém o famigerado voto de minerva, e dos demais órgãos regulamentares envolvidos no processo. O trâmite é longo e a coisa não é fácil. Para que não se criem falsas expectativas em todos aqueles que seriam os beneficiários finais dessas alterações peço indicar, na visão de quem já esteve lá dentro da Previ ocupando cargo diretivo de relevância, quais são as promessas factíveis de serem atendidas e revertidas em benefícios, permanentes ou temporários, para todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  19. Podes crer amiga, o Maranhao nao lhe negou, e estou aqui firme aa sua disposiçao pois a luta nao terminou.

    Joel

    ResponderExcluir
  20. Caro Jorge de Araruama, 3 de junho,11:29 hs.
    Pode ter certeza que eles não pouparão esforços para implantar a proposta 1, elevação do teto de benefícios para 100%, pois isto elevará a aposentadoria de diretores da PREVI e do BB em mais uns 4 mil reais.Tem também outra malandragem, a proposta 9 prevê que o teto seja o salário de diretor, que é livremente estabelecido pelos conselhos deliberativos da PREVI e do BB.
    Quanto às demais, o BET é uma questão matemática, será pago enquanto houver saldo no fundo específico; vejo alguma chance na permanência da suspensão das contribuições, pois isto interessa muito ao Banco.
    As outras, a chance de sua implantação são mínimas; infelizmente, não cumprimento de promessas não é crime, basta ver o "memorando de entendimentos" de 2 anos atrás.

    ResponderExcluir
  21. Em uma das corridas de Fórmula 1, do ano passado, não lembro qual, Felipe Massa corria tranquilo, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. De repente, pelo rádio, chega mensagem do chefe da escuderia:"Felipe, o Fernando está mais rápido que você.VOCÊ ENTENDEU, FELIPE?". Massa disfarça por algumas voltas, e deixa Alonso ultrapassá-lo.
    Semana passada, no programa do Ratinho, o ex-presidente Lula, em dado momento, falou: "somente serei candidato a presidente em 2014 se a Dilma não quiser".Complemento meu: VOCÊ ENTENDEU, DILMA?

    ResponderExcluir
  22. Caro colega Wilson,
    Faço minha suas palavras, pois concordo plenamente contigo sua resposta ao colega Jorge.
    Lembrando que estaremos aqui cobrando as promessas de campanha. Contem comigo.

    ResponderExcluir
  23. Cecilia por favor entre no blog da aaprevo e veja o que está sendo discutido lá. è uma loucura. Não consigo entender. Voce que é mais experiente nessas coisas ad Previ por favor dê uma olhada para nos esclarecer.

    ResponderExcluir
  24. Promessas de campanha Cecilia? Estamos levando um torpedo na cabeça com essa história da saida do banco como patrocinador e voce esápensando em promessas? O que está acontecendo? O que vai nos acontecer?

    ResponderExcluir
  25. Chegou a hora da verdade. Se as entidades que dizem defender os interesses de seus associados não se unirem(ou pelo menos algumas delas) nesta luta, que transcende interesses mesquinhos ou vaidades pessoais, será um embate muito desigual, com associações isoladas cada uma remando para um lado, sem qualquer chance no confronto com o patrocinador, a PREVIC, o CNPC e o próprio Ministério da Previdência.
    Acho até que o assunto é tão importante, que deveria ser tentada a união de participantes de todos os grandes fundos, como PREVI, PETROS, FUNCEF, CENTRUS, e qualquer um que queira se unir para enfrentar esta que pode ser "a mãe de todas as batalhas”.

    ResponderExcluir
  26. Pelo amor de Deus Cecilia, pare de falar abobrinhas. Estamos diante de uma resolução serissima e temos que saber o que fazer. como é que voce tão informada não sabia disso? Que extranho. O que vamos fazer?

    ResponderExcluir
  27. Caro colega anônimo das 10:20h,
    Vamos com calma! Você é quem deveria parar de falar abobrinhas. Eu comentei esta questão há umas três semanas aqui no blog. É só procurar. Não há ainda muita novidade em relação ao que eu escrevi.
    De qualquer forma, hoje saiu uma matéria bem interessante e eu vou publicá-la e comentá-la. Acho que vale a reflexão.

    ResponderExcluir
  28. Prezada Cecilia,
    A resolução que está sendo gestada no CNPC é dez vazes pior que a res.026.O assunto é de extrema gravidade e representa uma bandeira para os componentes da chapa 1 de dizerem a que veio. Com a sua experiencia e seus contatos,você deveria contatar deputados e senadores, atrainsdo-os para a nossa causa Essa é uma oportunidade de ouro.Quem aproveitá-la será imbativel nas proximas eleiçoes. Temos que agir já,pois o prazo é até o dia 11.06.12.Temos que reprimir o passo dos nossos inimigos enquanto temos tempo; caso contrario essa resolução-monstro virá à luz. Contamos com você nessa trincheira///
    Rubem

    ResponderExcluir
  29. Cara Cecilia,
    Por favor, seja mais uma força a nos defender, junto ao CNPC. A resoluçao que está sendo gestada é extremamente prejudicial aos nossos interesses e precisamos agregar todas as forças que pudermos, com o objetivo de abortarmos no nascedouro esse monstrengo. Conclame, tambem o Valmir Camilo, o William Bento. Essa é uma ótima bandeira para a nossa aguerrida Chapa 1.
    Cabral

    ResponderExcluir
  30. Caro colega Rubem,
    Você está falando como se a chapa 1 tivesse ganhado as eleições. Se nós estivéssemos sido eleitos, com certeza, estaríamos agora fazendo contatos com todas as entidades representativas para começar um movimento contra essa Resolução, porém estou no mesmo barco que vocês. Quem tem que fazer esse movimento são os nossos representantes eleitos. O que eu posso fazer é registrar essa questão no Conselho da Anabb, onde também há o Gilberto Santiago, Isa Musa e outros colegas que são dirigentes de entidades representativas, além dos dirigentes da própria Anabb. É a única coisa que posso fazer nesse momento.
    Por que não a Chapa 2 e a Chapa 5 mostrarem a que vieram?

    ResponderExcluir
  31. D. Cecilia,
    Se for verdade o que eu li no blog da AAPPREVI, do Marcos Cordeiro temos diante de nós um verdadeiro petardo, destinado a destruir o nosso plano de beneficios. Com a amizade que você tem com o sr. Valmir Camilo e osr. William Bento, conclame-os no sentido de lutar por nos e com certeza vocês serão vencedores nas proximas eleiçoes.

    ResponderExcluir
  32. Cecilia,
    Acredito que quem quiser se sair bem nas proximas eleiçoes ,tem uma excelente bandeira nas maos, qual seja a defesa de nossos interesses junto ao CNPC, que está bolando uma tal de resolução altamente danosa aos nossos interesses.Por favor, junte-se a da. Claudia Ricaldoni, da ANAPAR e tente motivar,tambem a ANABB , no sentido de pegar "em armas" juridicas para defender a nossa querida PREVI.

    ResponderExcluir
  33. Mantenho minha opinião, se o Banco aportar recursos ao fundo para integralizar suas obrigações(pode ser a prestações) e quiser se retirar, pelo que me diz respeito, já vai tarde...
    O que ele fez nos últimos anos, a não ser o roubo de R$ 7.5 bilhões?

    ResponderExcluir
  34. Caros Colegas,

    Temos que pensar direito, pois pelo que percebi na composição desse Conselho e nas alterações propostas pela Anapar, a ideia desse povo é que a retirada de patrocínio gere vários novos cargos a serem disputados. O interesse é político e oportunista. Não dá para confiar nesse povo, pois se misturam com o Governo. Qual seria a entidade que poderíamos contar nessa luta: As diversas associações de aposentados? Eu acho que é a única alternativa mais independente que temos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário