terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sindicalismo bancário vai cuidar de finanças de Dilma

Grupo que originou os "aloprados" terá papel fundamental na campanha da ministra

A campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República vai reeditar a ala petista egressa do sindicalismo bancário como o núcleo responsável pela arrecadação e gestão Dos recursos.

Foi esse grupo muito forte no partido e no governo, que comandou a reeleição de Lula em 2006 e originou os chamados “aloprados” – encarregados da compra de um dossiê contra José Serra, então postulante ao governo de São Paulo e provável adversário da ministra Dilma (Casa Civil) agora.

Saíram do sindicalismo bancário os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e José Pimentel (Previdência), os presidentes dos maiores fundos de pensão do país, Sergio Rosa (Previ) e Wagner Oliveira (Petros), o atual presidente do PT. Ricardo Berzoini e o futuro tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, entre outros. Todos eles participarão da campanha de Dilma.

Berzoini coordenou a reeleição de Lula em 2006, até ser afastado, depois do estouro do escândalo dos “aloprados” – episódio em que petistas tentaram comprar um dossiê contra o então candidato tucano ao governo paulista, José Serra, hoje provável adversário de Dilma na disputa presidencial.

Jorge Lorenzetti, o “centralizador” da negociação do material contra o PSDB em favor da campanha do então candidato Aloizio Mercadante, reportava-se diratemente a Berzoini.

Berzoini e Vaccari, também investigado pela Policia Federal no inquérito dos “aloprados”, terão papel fundamental na campanha de Dilma.

No mês que vem, Berzoini será substituído por José Eduardo Dutra na presidência do PT. Não deve integrar a coordenação central, mas será um dos principais articuladores em São Paulo, por onde tentará se reeleger deputado federal.

Alem disso, conseguiu emplacar Vaccari, homem de sua confiança, como tesoureiro do PT na nova direção da legenda. Dutra e Berzoini ressaltam que Vaccari não necessariamente será o responsável pelas finanças da campanha.

“Ele vai administrar todo o dinheiro do partido e aplica-lo de acordo com as orientações da direção. E estará em constante contato, com conversas diretas com o comitê financeiro de campanha”, disse Dutra.

Hoje, é praticamente impossível separar a conta eleitoral dos recursos do partido por uma razão simples: os empresários têm priorizado as contribuições para as siglas , pois impedem a identificação dos beneficiários dos recursos.

Em 2006, após o escândalo do mensalão, Lula anunciou a separação dos dois caixas, o que nunca se concretizou.

O então prefeito de Diadema, José de Fillipi Jr. Foi escolhido tesoureiro da reeleição, mas quem controlou mesmo a gestão foi Paulo Ferreira, sucessor de Delúbio na secretaria de finanças do PT.

Também oriundos do sindicalismo bancário paulista, Sergio Rosa e Wagner Pinheiro vão aproveitar a bagagem na direção dos dois maiores fundos de pensão do país para ajudar no trânsito com o empresariado.

O guru do grupo é o ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação). Ele presidiu o sindicato dos bancários de São Paulo antes de Berzoini e Vaccari. Com problemas de saúde será uma espécie de consultor na campanha. Ele tem experiência em campanhas —coordenou as de Lula em 89 e 98.

Fonte: Folha de São Paulo

19 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Enviei o comentário abaixo por sob o post em homenagem ao dia dos aposentados e não tive a satisfação de vê-lo publicado. Retorno com ele agora por entender que se trata de assunto do maior interesse dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”, principalmente daqueles que são habituais frequentadores apenas deste seu espaço. Assim, fugindo do tema em pauta peço licença para fazer algumas colocações que julgo importantes neste momento. A FAABB veio a público em novembro/2009 e colocou que os aposentados hoje são um contingente imenso e que a organização sindical (CONTRAF) não os representa de fato. Alardeou para todos que estava gestionando, diretamente com o presidente do conselho deliberativo da Previ, para conseguir assento em mesa de negociações sobre os interesses dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”. Palavras da Federação: “Acreditamos que com esse diálogo aberto com a Federação, o Banco e a PREVI vão nos tratar com mais transparência”. Posteriormente informou que estava realizando alguns procedimentos administrativos internos junto as AFABBs, seguindo orientação estabelecida pelo presidente do DELIB, com vistas a viabilizar o pleito e reconhecer a Federação com legitimidade e representatividade para falar em nome dos aposentados. Depois disso não foi dada mais nenhuma informação ou satisfação a respeito. Penso que desde o momento que a FAABB se arvorou em representar um contingente enorme de aposentados e pensionistas, criando em cada um de nós uma grande expectativa de possíveis dias melhores ainda em 2010, ela FAABB teria a obrigação de prestar contas a todos sobre o que viesse a se oferecer doravante. A Contraf-Cut se reuniu com o patrocinador dia 20.01 e marcou nova reunião para 24.02. Um dos temas principais é a possível utilização da reserva especial para revisão do plano de benefícios. A FAABB permanece calada e ignorada pela Contraf-Cut. Diante do exposto, entendo que cumprirá a Federação a tarefa de vir a público e esclarecer definitivamente o que poderia estar ocorrendo com a proposta apresentada ao presidente do conselho deliberativo da Previ e vice-presidente do patrocinador Sr. Robson Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Se formos de alguma forma previdentes temos um grande trunfo nas mãos.Basta uma entidade representativa dos aposentados e pensionistas, entidade que agregue a maior credibilidade dentre todas; pedir uma audiência com o atual governador José Serra, tomar dele o compromisso de "comprar" a causa do superávit a nosso favor em troca de apoio maciço à sua candidatura à presidência. Seria o antídoto às maracutaias dos "aloprados" que apesar de egressos do meio bancário trabalham a favor dos patrocinadores.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    Deveriam chamar a turma do DEM-DF, que estão mais atualizados com os mensalões. Esses que voce citou já estão ultrapassados, na época era dinheiro na cueca, hoje é dinheiro na meia e oração para abençoar a propina.

    ResponderExcluir
  4. Ari Zanella

    Espero que alguma associação aproveite sua idéia de levar ao governador Jose Serra nossa situação aviltante em relação ao superávit para ele se comprometer a nosso favor em contra partida teria nosso total apoio nas eleições para presidente.
    Nossos votos mais dos nossos familiares e amigos é o bastante para elegê-lo presidente.
    Adeus PT nunca se interessou por nossos apelos mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Agora é que estamos fritos, há não ser se o tucano levante vôo aqui no Nordeste

    ResponderExcluir
  6. Haja cueca para guardar tanto dinheiro. Vai faltar cueca no mercado. Da. Dilma estará muito bem acompanhada. Aloprados, mensaleiros, churrasqueiros, montadores de dossies, etc
    José Serra vai nadar de "braçada".

    ResponderExcluir
  7. Ari Zanella, gostei da sua ideia,que tal coloca-la em pratica?
    Favor publicar.

    ResponderExcluir
  8. Ao colega Jorge Teixeira e demais, desejo esclarecer que a FAABB ainda nada divulgou a público porque ainda não temos novidades a propósito de nossas gestões junto ao BB para que as Associações de Aposentados e Pensionistas tenham voz e voto nas mesas de negociação junto ao BB e a Previ.

    O Sr Vice-Presidente do Banco do Brasil, Dr Robson Rocha, ficou de submeter nosso pleito ao Conselho de administração do BB, mas ainda não se pronunciou. Somente por esse motivo não divulgamos nada aos interessados. Jamais foi fácil o relacionamento com o BB, mas continuamos tentando. A FAABB, Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil é uma entidade que congrega 32 Associações que somam juntas, cerca de 60 mil aposentados em todo o pais e assim, não está ser arvorando quando busca espaço, voz e voto, mas pleiteando que o segmento ocupe o lugar que merece nas decisões que nos afetam diretamente.

    Lutamos sempre contra a pretensa representação da CONTRAF CUT que tradicionalmente diz que fala em nome de aposentados e exibe a Lei que dispõe sobre a representação das Centrais. Como - pela vivência - percebemos que a CONTRAF jamais se insurge na defesa de aposentados, pois sua prioridade é a defesa dos trabalhadores, portanto, os ainda em atividade, é que pleiteamos espaço digno para a representação de aposentados, mas não é fácil vencer velhos paradigmas e convencer quem tem o poder de escolher seus interlocutores (o BB tem esse poder). A CONTRAF CUT não ignora os aposentados, apenas não os tem como prioridade.

    ResponderExcluir
  9. QUEM LEMBRA DOS ANOS 80, OS PRIMEIROS ANOS DO PT, SINCERAMENTE NOS FUNCIONARIOS, FICAMOS COM ESEPRANCA, AFINAL UMA ESTRELA ESTAVA SURGINDO, UM NOVO CAMINHO. MERO ENGANO. CHEGA O PODER E ESQUECEM PRINCIPIOS, PROMESSAS, MELHORIAS NOS SALARIOS E DOS APOSENTADOS. SO UMA COISA PERMANECE : COMPANHEIRO NAO FICA MAL, NUNCA. TRISTE E REAL.

    ResponderExcluir
  10. "nunca na historia deste pais, os COMPANHEIROS foram tao unidos. tudo igual./

    ResponderExcluir
  11. Cecilia,
    Parabéns pela publicação que saiu na FOLHA SP !
    Assim se esclarece os eleitores.
    PT NUNCA + !!!
    (Atenção: Gravem bem este nome "VACCARI":
    João Vaccari Neto, tesoureiro do Lulismo PT. Ainda veremos este nome nos Tribunais.)
    Coitado do Brasil!
    Vamos em Comissão falar com o Serra?

    ResponderExcluir
  12. ATT de ISA MUSA DE NORONHA.

    Em relação sua resposta a Jorge Teixeira e outros, podemos fazer muito e para isto basta seguir a seguinte sugestão perfeitamente viável:

    A FAABB deveria ou melhor, terá que lançar uma chapa para concorrer as eleições da Previ em maio próximo. Só Isa, que essa chapa não poderá ser contaminada por elementos ligados a partidos políticos, principalmente do PT e de sindicalistas ( pelegos), pois eles estão a serviços de interesses próprios e não lutam por causa nenhuma a não ser o deles. Quem tem 60.000 associados, como você divulgou, não pode perder uma eleição. Espero que você aceite esse desafio e mostre realmente do que você é capaz. Faça sua história, não seja apenas mais um. Adote essa idéia e coloque-a em ação. Os aposentados da Previ agradecem.

    ResponderExcluir
  13. Envelhecer tem seu lado bom. Acumulamos conhecimentos, experiencia suficiente para prevermos até mesmo o futuro, ou como as coisas podem terminar.
    Mas envelhecer tem seu lado ruim. As "peças" do nosso corpo já não funcionam como quando eram "novas". Alguns ficam com o esqueleto enferrujado, outros precisam controlar a pressão ou ter cuidado no que vai comer. Entretanto o que pode acontecer de pior é a senilidade.
    É o que parece que está afetando uma pequena, pequenissima parte dos meus colegas aposentados. Estou longe de ser um mmilitante politico, mas não consigo encontrar nada de bom em minhas lembranças da época tucana. FHC, Serra, Mario Covas, Sérgio Guerra, Artur Virgilio quero que todos eles passem logo por essa vida terrena e busquem seus lugares além tumulo, seja no céu ou no inferno.
    Prefiro mil vezes os aloprados petistas do que os neoliberais tucanos.
    Colegas, não me levem a mal, mas ainda tenho boa memória. Se hoje já não consigo correr atrás de uma bola, porém já passei pela história o tempo suficiente para achar que tudo está uma maravilha.
    Então, pra que mudar pra pior?

    ResponderExcluir
  14. Dona Isa, Sra. e Srs. Aposentados,

    Quem tem 60.000 (SESSENTA MIL!)associados não perde eleições !

    Favor lançar JÁ uma chapa para as próximas eleições da PREVI.
    Nós, do Plano 1, estamos sedentos por JUSTIÇA e ansiosos para escolhermos os melhores candidatos.

    ResponderExcluir
  15. Os "conselhos" do anoso Chico Silva de que é melhor os Aloprados do PT ao tucanato, prova que o referido está gostando do "status-quo". A corrupção petista mostrada às claras, com ramificações no DEM, nos dizem que não podemos ser compassivos nem benevolentes. Até prova em contrário, José Serra é a nossa melhor opção, com certeza. Não é à toa que ele governa muito bem, com belos índices de aprovação, a cidade de São Paulo, onde há a maior concentração de nordestinos do país.

    ResponderExcluir
  16. Dona Dilma já recebeu ALGUM voto de alguém para alguma coisa?
    Nem prá síndica de massa falida ela nos servirá.
    Seu passado a condena...
    Lula escolheu muito mal a tal Dilma "ex-guerrilheira"(sujou suas mãos com sangue) pois quer alguém ruim e fraco por 4 anos, para voltar a presidir estipaiz...
    VOTO SE CONQUISTA, NÃO SE TRANSFERE

    ResponderExcluir
  17. Arnaldo Menezes-Brasília-DF7 de março de 2010 às 20:37

    A revista VEJA desta semana, edição 2155-ano 43 - nº10, traz denúncia sobre a Bancoop-Cooperativa Habitacional dos Bancário de São Paulo, cujos dirigentes - João Vaccari, Berzoini, Luiz Malheiro e outros, e que deverão cuidar das finanças da campanha da Dilma Rousseff - ao "montar o esquema de desvio de dinheiro que abasteceu a campanha do Lula em 2002 e encheu os bolsos de dirigentes do PT"(SIC), a Bancoop recebeu dinheiro da PREVI por meio investimento FIDCBancoop, no valor de R$3.141.295,94(PREVI-Relatório Anual 2008, págs. 74/ 78), intermediada pela PLANNER Corretora de Valores S.A.e citada como participante do esquema de desvio de dinheiro pelo Ministério Público de SP. QUAL É SUA OPINIÃO?

    ResponderExcluir
  18. Colega Arnaldo,
    Até o momento a Bancoop tem cumprido a remuneração prometida na época que a Previ investiu. O investimento cumpria todos os critérios existentes, por isso foi aprovado.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário