quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Planos de saúde têm 73 novos procedimentos

Atendimento psiquiátrico ilimitado em casos graves e a possibilidade de internação domiciliar estão entre os 73 novos procedimentos incluídos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na cobertura mínima obrigatória das operadoras de planos de saúde. As novas normas foram publicadas ontem no Diário Oficial da União e terão validade a partir de 7 de junho.

Os planos também deverão cobrir transplantes de medula óssea alogênicos (de outro doador) para pessoas com até 70 anos e exames de imagem para detecção precoce de tumores e metástases (PET-scan oncológico). Nesse caso, a ANS limitou a nova tecnologia a casos de linfoma e de câncer pulmonar.

O chamado Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2010 inclui cirurgias por vídeo no tórax e 17 exames laboratoriais. Entre os testes preventivos entraram o do olhinho (para recém-nascidos) e o de HIV para gestantes. São 57 procedimentos médico-hospitalares e 16 odontológicos. Haverá cobertura obrigatória para acidentes de trabalho nos planos coletivos empresariais e por adesão. A ANS também ampliou as consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

O diretor-presidente em exercício da ANS, Alfredo Cardoso, afirmou que o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde só terá impacto no reajuste de planos individuais previsto para abril de 2011. Isso porque os novos valores de 2010 serão definidos antes da aplicação das medidas, a partir de junho. O reajuste definido pela ANS atinge 8,8 milhões de clientes com planos individuais contratados a partir de janeiro de 1999.

No caso dos planos coletivos, as negociações devem ser feitas com as operadoras. "Do reajuste de 6,76% concedido em 2008, cerca de 1% foi o impacto referente às novas incorporações do rol", disse Cardoso.

7 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Foi amplamente divulgada a redução das taxas de juros da Previ favorecendo, em conseqüência, os empréstimos e financiamentos da nossa Caixa. Agradeceria se Você pudesse informar se quando o tomador estiver em condições de renovar o atual ES, após o pagamento de pelo menos seis parcelas, já será considerada a nova taxa vigente para cálculo da prestação e do valor a ser creditado em conta. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    No momento que se reduz a taxa atuarial, automaticamente é reduzida a taxa para os Empréstimos, mesmo os em andamento ou já efetivados, tanto o ES quanto o Empréstimo imobiliário.

    ResponderExcluir
  3. Cecília, não entendi sua resposta ao Jorge, tenho um empréstimo simples anterior a data da redução das taxas e não houve diminuição do valor, continuo pagando o mesmo. Porque?

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecilia,
    E essa noticia veiculada na Folha de São Paulo, sobre a necessidade de capitalização do BB em, cerca de, 8 bilhões? O que voce acha? Se for o Governo o responsavel pela capitalização, de onde sairá esse valor?
    A preocupação aumenta a cada passo do BB. Essa aquisição da Nossa Caixa, do Banco Votorantim......

    ResponderExcluir
  5. Segundo pude entender o que o Jorge indagou se já estaria em vigor a nova taxa.Pelo visto ainda não, pois se assim o fosse seria permitida a renovação fora de época aliás como sóis acontecer(será que me engasguei no português/)

    ResponderExcluir
  6. CECILIA, continua a mesma prestacao, desde que foi passado para 75 mil(ver tabela), acho o que o colega Jorge quer saber e' das taxas divulgadas em dezembro,que foram anunciadas pelo conselho,inclusive, postado do blog eleitos da previ.

    ResponderExcluir
  7. Rubem,
    A redução da taxa acontecerá a partir de janeiro/2010, porém é uma redução bem pequena (0,25%).

    Colega anônimo,
    Eu também só sei o que li nos jornais. Eu só espero que ele não queira utilizar nossos recursos para cobrir essa conta.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário