quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aprovada redução da taxa de juros atuariais

O Conselho Deliberativo aprovou a redução da premissa referente à taxa de juros utilizada nos cálculos atuariais dos Planos 1, PREVI Futuro e Capec, de 5,75% para 5,5% ao ano, a partir de janeiro de 2010. Essa premissa é utilizada para projetar a rentabilidade real futura que os ativos de investimentos devem ter para garantir o pagamento dos benefícios previstos nos Planos.

Assim, quanto menor a premissa referente à taxa real de juros, maior será o valor da reserva matemática e, consequentemente, maior a necessidade de ativos de investimentos para honrar os compromissos dos Planos.

A decisão foi tomada diante da tendência de longo prazo de queda da taxa básica de juros da economia, que impactará diretamente o rendimento das aplicações em renda fixa e reduzirá a rentabilidade das aplicações da PREVI. O Plano 1 tem cerca de 30% do patrimônio em renda fixa, contra cerca de 50% dos ativos do PREVI Futuro e 100% das aplicações da Capec.

Com a redução da premissa da taxa de juros, as reservas matemáticas do Plano 1 aumentaram em R$2,15 bilhões.

No PREVI Futuro, não há impacto no saldo de conta do participante da parte II do Plano, uma vez que este é corrigido pela rentabilidade líquida das aplicações. Nessa parte do Plano, a taxa de juros atuarial é utilizada no momento da aposentadoria – ao calcular os benefícios de aposentadoria normal, quando o saldo de conta será convertido em um benefício vitalício, de acordo com as opções previstas no regulamento. A redução desta taxa implica em pequena redução do benefício calculado a partir de janeiro de 2010. Para a Parte I do plano, destinada ao pagamento dos benefícios de risco, as reservas matemáticas aumentaram R$ 16,3 milhões.

Redução da taxa atuarial impacta empréstimos e financiamentos.

Com a aprovação da redução da taxa de juros atuariais de 5,75% para 5,5% a.a., as operações de Empréstimo Simples e de Financiamento Imobiliário passam a ter novas taxas.

No caso do Empréstimo Simples, a taxa de 5,5% a.a. passou a valer para as operações contratadas a partir de 1/1/2010.

Já para o financiamento imobiliário da Carim, a nova taxa vale a partir de janeiro de 2010, para todos os contratos assinados desde a reabertura da Carim, em março de 2007.

Os sistemas estão sendo ajustados para contemplar as alterações e processar eventuais acertos nos saldos devedores. As alterações valem tanto para o Plano 1 como para o PREVI Futuro. Este é mais um benefício para os associados. “As operações que já praticavam as menores taxas do mercado agora se tornarão ainda mais baratas para o participante”, aponta José Ricardo Sasseron, diretor de Seguridade da PREVI.

Fonte: www.previ.com.br

11 comentários:

  1. Peloq entendi, so novas operacoes de emprestimos simples, serao comtempladas com a nova taxa. Se for isso, que se reabra o novo emprestimo com a nova taxa, livrando-nos da carencia. Que acha , Cecilia.

    ResponderExcluir
  2. Cecilia,
    Qual seria a razão do benefício não seestender a todos os empréstimos, independentemente da data de contratação?

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    Desculpe-me, você nem bem colocou minha pergunta no site e eu já estou aqui de novo. Gostaria de comentar algo que tenho observado. A Previ está ssempre criando limitadores e regrinhas que colocam tratamento diferente a associados em situações semelhantes. Isto provoca, além de uma insatisfação muito grande, acredito em vontade de ajuizarmos ações contra a instituição, em busca de tratamento equânime para todos. Acho que as coisas deveriam ser melhor pensadas e as consequências serem analisadas com maior cautela.

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Agradeceria se Você pudesse explicar a diferença de tratamento entre os produtos empréstimo simples e empréstimo imobiliário, no que concerne à redução da taxa de juros atuariais. Senão vejamos: no caso do Empréstimo Simples, a taxa de 5,5% a.a. passou a valer para as operações contratadas a partir de 1/1/2010. Pergunto: A grande massa que renovou o ES em setembro/2009 só usufruirá dessa redução na hipótese de nova renovação em março/2010? Já para o financiamento imobiliário da Carim, a nova taxa vale a partir de janeiro de 2010, para todos os contratos assinados desde a reabertura da Carim, em março de 2007. Quer dizer que em fevereiro/2010, aqueles que têm EI nas condições estabelecidas, deverão ter redução na prestação retroativa a jan/2010? Na hipótese de eu estar fazendo um questionamento cuja resposta, apesar do meu desconhecimento, é óbvia e de domínio da grande maioria, peço desculpas pela minha ignorância.

    ResponderExcluir
  5. Jorge,

    Todos os contratos em ser referentes ao Empréstimo Simples terão essa redução. Já os contratos de Financiamento Imobiliário, assinados a partir de 2007, só terão impacto da redução no saldo devedor da operação.

    ResponderExcluir
  6. Ficou me devendo a explicação do motivo do tratamento ser diferente para os que assinaram contatos antes de 2007.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,

    Dê notícias sobre o desconto para a PREVI, se vai continuar ou nós, a maioria que não foi aquinhoada com o renda certa, iremos ter nossos contra cheques garfados, mesmo estando a PREVI nadando em dinheiro?

    ResponderExcluir
  8. Colega,

    Os contratos firmados a partir de 2007 são regidos pela taxa atuarial. Por essa razão, qualquer alteração na taxa, impacta no saldo devedor da operação.

    Já os contratos anteriores a essa data estão atrelados ao indexador TR.

    ResponderExcluir
  9. Não é verdade todos os que aderiram à nova carim têm seu contrato indexado à taxa atuarial. Desculpe-me por te desmentir, mas estou querendo entender!!! Como diria o macaco!

    ResponderExcluir
  10. Cecília

    Voce não respondeu sobre os descontos para a PREVI, se vai continuar suspensos ou se vamos ter nossos contra cheques garfados. Perguntar não ofende!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Colega,

    As reduções referentes à taxa só contemplarão os ontratos firmados a partir de 2007, uma vez que os juros do contrato são atuarias. Os anteriores a essa data obedecerão a taxa de juros constantes da clásula de encargos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário