sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

E o superávit da Previ?

Para falar do superávit temos que nos referir à Resolução CGPC 26, de 29.09.2008 porque ela foi um marco que mudou a forma como procedíamos em relação à distribuição do superávit. Segundo a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) era necessário regulamentar a regra sobre utilização do superávit porque a Lei Complementar 109/2001 deixava claros em relação ao procedimento.

Antes da resolução, para se negociar a utilização do Superávit, o assunto tinha que ser muito discutido e a aprovação dependia da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e da SPC. Não existia a obrigatoriedade de dividir esses recursos com o patrocinador. As normas eram mais flexíveis.

Várias entidades representativas dos funcionários e aposentados entraram na justiça tentando eliminar a Resolução CGPC 26 que excedia seus poderes de regulamentar as regras de utilização do superávit, incluindo pontos que não eram abordados pela Lei Complementar 109, porém todas as ações caíram e restou apenas a decisão de um Juiz referente à ação proposta pela Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do BB (FAAB), porém apenas no que se refere ao repasse de recursos, que deveriam ser depositados em juízo.

“(...) Isso posto, indefiro a medida vindicada.
Entretanto, diante da evidente crise financeira que atualmente assola o sistema bancário global, a recomendar cautela, sobretudo aquelas instituições que operam com ativos em bolsa de valor se, a revelar possível dano, ainda que remoto, à impetrante, no que se refere à garantia do pagamento e das atuais condições dos benefícios previdenciários garantidos pelo citado Plano n.1, determino, ad cautelam, às autoridades impetradas, caso seja deliberada qualquer forma de reversão prevista no inciso terceiro do art. 20 da resolução ora impugnada, que referidos valores sejam depositados em conta bancária vinculada a esse Juízo, até que seja julgado o mérito do presente mandamus (...).”

No capitulo II que trata das condições para a revisão do Plano de Benefícios, no artigo 15 Seção II, a resolução deixa claro que os recursos referentes à conta Revisão Especial para Revisão do Plano devem ser repassados ao patrocinador de forma proporcional às suas contribuições bem como dispõe no parágrafo II os casos dos planos de benefícios não sujeitos à lei complementar nº 108, de 2001.

"Art. 15. Para a destinação da reserva especial, deverão ser identificados quais os montantes atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado, e ao patrocinador, de outro, observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas nesse período.
§ 1º Na hipótese de não ter havido contribuições no período em que foi constituída a reserva especial, deverá ser considerada a proporção contributiva adotada, pelo menos, nos três exercícios que antecederam a redução integral, a suspensão ou a supressão de contribuições, observada como limite temporal a data de 29 de maio de 2001.
§ 2º Em relação aos planos de benefícios que não estejam sujeitos à disciplina da Lei Complementar nº 108, de 2001, a destinação da reserva especial poderá ser adotada de forma exclusiva ou majoritária em prol dos participantes e dos assistidos, sem a observância da proporção contributiva de que trata o caput, desde que haja prévia anuência do patrocinador neste sentido." (grifo nosso)

Se observarmos o § 2º acima, podemos verificar que a Resolução, apesar de permitir que sejam divididos os recursos, também permite que sejam distribuídos apenas para os associados, como foi feito recentemente pela Valia (Fundo de Pensão da Empresa Vale), porém é necessária a concordância do patrocinador.

A Resolução CGPC 26, de 29/09/08, trouxe, além da regulamentação da utilização do superávit, outras novidades. Ao mesmo tempo em que ela consente a reversão dos recursos ao patrocinador ela impõe medidas que devem ser adotadas antes dessa reversão. Quais sejam:

1) Tábua biométrica que gere expectativas de vida completa iguais ou superiores às resultantes da aplicação da tábua AT-2000 (art. 9, Parágrafo único, inciso I);
2) Taxa máxima real de juros de 5% ao ano para as projeções atuariais do plano de benefícios (art. 9, Parágrafo único, inciso II);
3) Dedução do montante financeiro equivalente ao desenquadramento relativos à composição e diversificação dos recursos garantidores do resultado superavitário acumulado (art. 10).

Se fizermos uma conta aproximada (até porque o resultado de 2009 ainda não está fechado), podemos ter uma ideia de como ficariam os recursos, conforme abaixo:

Projeção Resultado Plano 1*

Ativo / Passivo ......................... R$ 141,0 (bilhões)
Superávit técnico acumulado ........ R$ 43,6
Reserva de Contingência ............. R$ 18,3 (25% da reserva matemática)
Reserva para revisão do Plano ....... R$ 25,3

Com a aplicação da Resolução CGPC 26:
- custo da redução dos juros atuariais para 5%.......... R$ 5,4 (bilhões)
- custo do desenquadramento............................. R$ 22,0
TOTAL ........................................................ R$ 27,4
*esta projeção não é oficial, não caracterizando valores absolutos e oficiais relativos ao resultado 2009. O objetivo é apresentar aos associados uma ideia do que deverá ser discutido em breve.

Em relação ao desenquadramento, do valor do superávit acumulado (R$ 43,6 bilhões) temos que deduzir o valor da Reserva de Contingência (R$ 18,3 bilhões), chegando a um valor de R$ 25,3 bilhões. Desse resultado, teríamos que descontar o valor das medidas impostas pela Resolução CGPC 26 (R$ 5,4 bilhões + R$ 22 bilhões = R$ 27,4 bilhões). Dessa forma, não sobrariam recursos para a conta de Reserva Especial para Revisão do Plano. Ou seja, não teríamos nada a discutir.

Antes de criticarmos essas medidas, vamos entender um pouco o que seriam esses valores do desenquadramento. Segundo a Resolução 3.792, de 24.09.09 do Banco Central do Brasil, a aplicação dos recursos feitos pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) devem observar os princípios de segurança, rentabilidade, solvência e transparência.

Nessa Resolução, a Previ não se enquadra nos pontos relacionados ao artigo 41, onde limita ao valor de 10% dos recursos do plano para investimento em companhias abertas (Exemplo: Vale com 20,25% em torno de R$ 14 bilhões extrapolados). Adicionalmente, o artigo 42 limita a concentração por emissor, ou seja, o plano 1 não pode investir mais que 25% de cada companhia aberta/SPE (emissor) ou do seu capital votante. Nesses dois casos, a Previ encontra-se desenquadrada em várias empresas.

Como podemos verificar, para que o Banco obtenha a parte dele (e os associados também) é necessário, segundo essa Resolução, que a Previ esteja enquadrada nos limites propostos. A lógica dessa determinação está em função do risco de concentração em poucas empresas, que se for evitado, traz segurança ao plano.

O que acontecerá após a divulgação do resultado de 2009 é um ponto de interrogação, pois o Banco, com certeza, está louco para colocar a mão nesses recursos, porém não vejo como fazê-lo, a não ser que o Governo resolva mudar a norma novamente a fim de que o Banco usufrua desses recursos. Enquanto isso os associados, donos legítimos desses recursos e que não são responsáveis pelos desenquadramentos apresentados, continuarão solicitando aumento do empréstimo simples ou suspensão das parcelas com o objetivo de minimizar as perdas sofridas, sem desfrutar dessa riqueza apresentada pela Previ.

118 comentários:

  1. Mais uma vez proponho uma união geral principalmente dos da pREVI1 para darmos um troca nas eleições que se avizinham.Unamos-nos e veremos o resultado.Sim , nós podemos

    ResponderExcluir
  2. "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons!"
    Martin Luther King.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,

    Não sou daqueles que se pode chamar de otimista demais e, tampouco, ser chamado de pessimista demais, mas confesso que de 2007 para cá fui incorporado de um otimismo exagerado fundamentado, basicamente, pela expectativa que se avistava a cada ano e a cada superávit com números extremamente generosos que a PREVI apresentava.

    A forma como colocastes o assunto, neste POST, não significa, a meu ver, um balde de água fria em nossas esperanças, mas talvez uma correção em otimistas que estavam fora dos trilhos (como meu caso).
    Evidente se torna que o BB vai querer levar grana, e muita, até porque precisa aumentar o seu patrimônio para poder emprestar mais em 2010 e, também, porque já focou fazer aquisições internacionais e aumentar a sua capilaridade no país, via aumento do número de agências.

    Como este imbróglio todo será desfeito e que alternativas serão oferecidas para os participantes é um segredo. Segredo para nós porque para as cabeças pensantes tudo já está delineado e articulado. Também o tempo para a solução deverá se arrastar de novo.

    Penso que focastes bem ao antever que uma das alternativas vai ser a alteração da resolução 26 pelo governo. Não vou ser um otimista exagerado DE NOVO. Se alterar não deverá trazer benefícios aos participantes.

    Pedro.

    ResponderExcluir
  4. SUPERAVIT PREVI X PODER JUDICIARIO - A grande maioria dos aposentados sabem o que é o Poder Judiciário no Brasil, uma loteria, onde eventualmente o cidadão tira a sorte grande e ganha algum direito que tinha perdido, mas, na maioria das vezes é um local onde morrem as esperanças de uma democracia real. Por mais que bons juizes tentem modificar a situação o nosso sistema democrático está tão corrompido quer no legislativo (veja o caso do Arrruda no DF) quer no executivo e também no Judiciário, que como cidadão, já iniciando a chamada fase final da vida, dou razão ao nosso querido Rui Barbosa - Neste país nós teremos vergonha de falarmos que somos honestos (não foi bem essas palavras, mas o significado é este).
    Aqueles que foram como eu massacrados para não participar de movimento politicos precisam rever seus posicionamentos e começar a convencer filhos e netos a participarem de partidos politicos para assim realmente termos alguma esperança de mudanças reais. Enquanto permitirmos que os partidos sejam propriedade de determinadas familias nunca teremos democracia.

    ResponderExcluir
  5. Cecilia, nao nos tire de idiotas,voce nao ve como o banco vai fazer para levar o dele?Voce sabe e muito bem que ele ja esta levando o dele ha muito tempo.
    Nos poupe de tanto cinismo.

    ResponderExcluir
  6. É curioso como todas as leis, resoluções, regulamentações, etc., visam impedir que os associados tomem posse do que lhes pertence. Parece-me que não há ninguém interessado em que nós possamos desfrutar do que é nosso. Tudo conspira contra nós.
    Agora, se fosse pra tirar do nosso bolso, já tinham resolvido isso...

    ResponderExcluir
  7. Colegas,
    Vamos torcer para que a PREVI fique desenquadrada ! Nenhuma ¨grana¨ prá nós e tampouco para o Banco...De onde virá o dinheiro para aquisições de Bancos no Exterior...e para compras aqui no Brasil???
    Enquanto isso vem as eleições e podemos mudar o cenário!!!Mobilize seus conhecidos. Nenhum voto para a chapa ¨branca¨ !!

    ResponderExcluir
  8. Colegas,
    Acho que estão faltando algumas medidas judiciais de modo a coobrigar o Banco com o resultado futuro do Plano 1, caso fique com recursos insuficientes para pagamentos dos compromissos com os seus beneficiários, já que está ¨sacando antecipado¨ sem aguardar o final do Plano !! Com a palavra os nossos advogados.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,
    Se bem entendí, se forem aplicadas as medidas de enquadramento em renda variável , a tábua AT2000 mais redução da atuarial para 5%, não restará Superavit a ser distribuido. Seria uma grande desilusão para todos nós do PB 1 .
    Pergunto-lhe então , se for possível responder/explicar, como ficariam os recursos já contabilizados pelo patrocinador em seu balanço e distribuidos em forma de dividendos, PLR etc. etc., por conta do suposto Superavit, uma avez que o Banco não teria como estornar valores tão expressivos ?
    Acho que suas informações foram importantes e oportunas mas que vai "por lenha na fogueira" vai !
    Você bem sabe que para uma grande legião de participantes do Plano 1a distribuição desse Superavit é a única esperança de dias um pouco melhores. Ao contrário, imagine a tragédia que vai acontecer.


    Anônimo 23:46hs

    ResponderExcluir
  10. Cecília, certamente o que você está nos repassando agora, deve ter sido exaustivamente discutido em reuniões da Diretoria da Previ e você nos joga um "balde de água fria" na pretensão de qualquer melhoria para os participantes do Plano1 se, realmente, for exigido o enquadramento nas aplicações.
    Aliás, quando você e o Fábio Mozer estiveram aqui em Goiânia, no início de 2009, foi lhes dirigida uma preocupação sobre a possibilidade de as aplicações na Vale e Petrobrás -responsáveis maiores pelos Superávit- serem prejudicadas em razão de falta de matéria prima, ao que o Fábio Mozer respondeu que " com pessimismo,a produção está garantida pelos próximos 200 (DUZENTOS) anos.

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    Confesso que, após a leitura do seu tão aguardado texto, fiquei bastante decepcionado e mais confuso ainda sobre o que poderá vir a se oferecer sobre a utilização da reserva especial para revisão do plano de benefícios. Senão vejamos: Você faz parte do corpo diretivo da Previ na qualidade de diretora de planejamento eleita. Pois bem no blog dos eleitos, composto por seus pares de diretoria, há uma matéria dirigida a todos os associados sobre o pedido de reabertura de negociações, feito por entidade sindical de âmbito nacional (Contraf-Cut) e reconhecida pelo patrocinador como interlocutora legítima dos associados do “PB-1”. À vista do exposto permita-me inferir duas conclusões: 1ª) apesar de diretora eleita, não há a menor sintonia entre a sua diretoria e os demais membros eleitos, pois as notícias que Você ora nos disponibiliza se contrapõem totalmente ao que os diretores eleitos escreveram no blog deles; 2ª) tendo em vista que se trata de ano de eleições para o corpo diretivo da Previ, foi dado inicio ao processo eleitoral que deverá polarizar todas as atenções nos candidatos da Anabb e nos candidatos da Contraf-Cut. Aliás, sobre eleições vale registrar também os termos do artigo “QUE PREVI QUEREMOS”, constante do Jornal Ação da Anabb. O texto, apesar de conter algumas coisas aproveitáveis e passíveis de reflexão por parte dos associados, claramente demonstra também ter conotações políticas. Colega Cecília, tenho o maior respeito, carinho e admiração por Você e pelo trabalho desenvolvido aqui neste espaço. Continua sendo a nossa candidata para concorrer à diretoria de seguridade em 2012. Jamais esquecerei que este foi, durante muito tempo, o único canal de comunicação existente e disposto a ouvir e lutar pelos sonhos e anseios dos aposentados e das pensionistas. Só espero que desta “batalha” que se inicia por ocupação maior de espaço na diretoria os únicos derrotados não sejam os maiores interessados; únicos e legítimos donos desse imenso patrimônio chamado Previ.

    ResponderExcluir
  12. Cecília,
    A crise de 2008 serviu de alerta para os investidores em geral, principalmente os concentrados em títulos de renda variável. Nós vimos o nosso superavit evaporar de um dia para outro com as baixas sucessivas da bolsa, e é porque o Brasil foi um dos menos prejudicados. A certeza que estávamos inatingíveis foi para o espaço e hoje temos consciencia que o ideal é não arriscar muito e proteger os nossos recursos de situações adversas para garantir o pagamnento de nossos benefícios até o resto de nossas vidas.
    Por esses motivos, não discordo das medidas da Resolução 26 em fazer os acertos necessários, pelo menos o dinheiro vai permanecer na PREVI e garantir nossos Proventos, bem melhor do que dar metade desse dinheiro ao Patrocinador.
    Estamos endividados até o pescoço, mas temos com que pagar, diferentemente de alguns fundos que quebraram e não pagam seus associados. Sem contar que o BB também não vai ter a desculpa de fazer provisóes em seu balanço/2009 baseado em valores que tem a receber da Previ e quem nos garante que nós continuaremos sempre ganhando nos investimentos? meu pai sem dizia SEGURO MORREU DE VELHO, VAMOS FAZER ESSES ACERTOS ENQUANTO TEMOS RECURSOS E DEIXAR O DINHEIRO NA PREVI, SE OS ESPERTOS LEVAREM, NÃO TEM RETORNO E VAI FICAR PIOR PARA NÓS QUE DEPENDEMOS EXCLUSIVAMENTE DOS BENEFÍCIOS.

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília, o que esta se provando com esta matéria de sua autoria, intitulado E O SUPERAVT DA PREVI? É que a nossa diretoria executiva e os nossos conselhos tanto o Deliberativo quanto o Fiscal são omissos, e incapazes de gerir a previ.
    Que o nosso Presidente Senhor Sergio Rosa ,este duplamente omisso, já que este senhor também compõe o conselho de administração da companhia VALE.
    Nossos recursos estão beneficiando a quem?Pois se alterações foram feitas unicamente para enquadrar a Previ,alocando em até 70% dos recursos em renda variável,em 2008 perdemos muitos bilhões por esta política desequilibrada,já que plano de previdência é para ser equilibrado, e com a imposição até de certo modo arrogante desta Diretoria estamos ai com bilhões para servir a quem de direito?
    Já passou da hora da previ realizar o dever de casa,revisar a tábua de mortalidade,rever a taxa atuarial se enquadrando nos moldes pedidos, isto é necessário e não precisa ser vinculado a nenhum tipo de barganha entre aposentados,pensionistas e o patrocinador,vender de imediato a sua participação nas empresas onde se encontra superavitária de seus recursos,reinvestindo em novos projetos que tem de sobra boas empresas ou companhias ou mesmo fundos que possa se agregar tais recursos,não podemos mais brincar com o dinheiro de mais de 121 mil famílias trabalhadoras que lutaram durantes 30 ou mais anos para ver uma diretoria ineficiente tratando de um patrimônio superavitário gerado de tirar benefícios dos trabalhadores e arriscando em bolsas de valores sem muito acrescentar aos verdadeiros donos do dinheiro servindo apenas de veículo para Governos Empresários capitalistas mesquinhos que só pensam em encher os bolsos, com meras especulações,dia a bolsa ta la em cima. Dia a bolsa despenca e fechando em baixa.
    Não trouxe nada de novo a respeito de Superávit, apenas confirmo mais uma vez que não haverá,distribuição de superávit em 2010,afirmo porque se for cumprir a risca os normativos a nossa diretoria já vem trabalhando contra Aposentados e Pensionistas a muitos anos,pois não desloca recursos e fica esperando o que? como você mesma afirmo a dias atrás de que a previ trabalha com três cenários ,claro que com o melhor deles, mas pelo jeito a Previ esta esperando uma nova crise para consumir este robusto superávit.
    Não tenho mais nada a acrescentar, não vejo sentido nem com continuar discutindo, pois pela sua categórica explanação não há nada mesmo o que se discutir,há sim que se COBRAR PELA INEFICIÊNCIA TOTAL E DESCABIDA DE MANEIRA GERAL ENTRE A DIRETORIA EXECUTIVA E PRINCIPALMENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO,POIS NADA ESTÃO FAZENDO PARA ENQUADRAR A PREVI MESMO COM PRAZOS ALONGADOS, E NORMATIVOS PARA TENTAR VIABILIZAR A MENEIRA ERRONEA QUE ESTÃO LEVANDO OS RECURSOS GARANTIDORES DO PLANO 1.
    JÁ POSSO ATE DIZER QUE A PREVI ESTA MERECENDO “INTERVENÇÃO” NOVAMENTE,PORQUE NÃO É POSSIVEL ESTARMOS CRIANDO BILHÕES E MAIS BILHÕES SENDO QUE SEU CORPO SOCIAL ESTA PADECENDO DIA A DIA,COM TANTO DINHEIRO SOBRANDO PARA ESPECULADORES E SEUS CORPO SOCIAL, POBRES COITADOS SENDO MASSACRADOS COM 72 MESES PARA PAGAR EMPRÉSTIMO SIMPLES E O PATROCINADOR TEM 30 ANOS APARA SALDAR SUA DIVIDA?

    NÃO PODEMOS MAIS ADMITIR SERMOS ACHOCALHADOS POR ESTA GENTE QUE SE ACHA DEUSES DO PROGUESSO AS CUSTAS DO SUOR ALHEIO, E TEMOS SIM QUE TOMAR MEDIDAS E AGORA MAIS DO QUE NUNCA” INSTALARMOS UMA COMISSÃO PARA UMA AMPLA INVESTIGAÇÃO NA PREVI”.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,

    eu quero ver o rolo que vai dar se o Banco estiver obrigado a extornar os valores contabilizados do Superavit, vai ser muito engraçado, eu não levo nada, mais vai ter muita gente que vai ter que devolver o PLR ......
    é que a poimenta só tava virada pro meu lado, mais poarece que agora virou o jogo.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  15. Cecilia,e de se notar o prazer em suas palavras ao debochar dos associados(donos do superavit) quando diz que terao que solicitar aumento de limite e de prazo do ES
    e que nao desfrutarao da riqueza da Previ.Tenho pena de voce,pobre mortal.Hoje voce esta ocupando cargo com comissao e amanha??????
    Durante minha vida no banco vi muito colega tripudiar de outros e no final ve-lo chorando nos corredores porque foi descomissionado.Nada como um dia apos o outro.Deus esta vendo tudo,voce sabe muito bem.
    Voce tem neto,filho(a),marido,mae,pai......pessoas que voce ama,acho eu.Entao......

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Que bom que acabou esta discussão de superávit.

    ResponderExcluir
  17. Pelo que entendi, esta resolução foi feita para acabar de vez com o superávit, tudo bem, porque então o banco não a cumpre e coloca sua parte nos balanços como se ela não existisse? A lei só serve para nos prejudicar, ao banco não? Porque os diretores eleitos e a ANABB (Associação Nada Afazer do Banco do Brasil), não ajuizam ação contra o banco? Não estou entendendo nada, depois da recuperação da bolsa e ainda não há superávit. Deslcupem minha burrice. os acionistas do BB estão sendo burlados e ninguém faz nada, nem sai no Jornal Nacional, isto é incrível!

    ResponderExcluir
  18. Bem feito para quem votou, vota e/ou defende essa quadrilha do PT. Conseguiram acabar com os nossos superavits, além do Banco do Brasil, Petrobras, Correios, e todas as estatais com seu aparelhamento,incompetencia e ganancia. Viva o Lula e sua turma.

    ResponderExcluir
  19. Várias perguntas merecem resposta, sendo que essa do post merece destaque:
    1 - E o superavit da Previ?
    2 - E os ganhos atuariais do BB?
    3 - E o balanço de 2009 do BB?
    4 - E o pagamento da PLR, e dividendos?
    5 - E se esses ganhos já contabilizados não forem realizados?
    Por ultimo:
    6 - E a esperança de dias melhores de, cerca de, 121.000 participantes?
    Pode dar um belo epitáfio.

    ResponderExcluir
  20. CECILIA, COMECA MAIS UM ANO E A MESMA HISTORIA. FARTOS RECURSOS E FALTA BOA VONTADE.TALVEZ NO ANO ELEITORAL, POSSAMOS TER ALGUMA ESPERANCA, SE NAO, TEREMOS, QUE TORCER,COMO FALASTE, COMO AUMENTO DO EMPRESTIMO SIMPLES. SIMPLES E TRISTE/

    ResponderExcluir
  21. Amigos e amigas do blog,
    Voltei de férias semana passada, mas como tinha muita coisa para colocar em dia, só hoje estou de volta ao blog. Mas esses dias que fiquei sem escrever serviram para eu pensar bastante sobre esse momento tão difícil que estamos vivendo.
    Resolução CGPC26,Dividas de muitos colegas,como resolver estas questões:
    Alguém que grita com os seus funcionários, fala que eles são incompetentes e que fazem tudo errado, não pode esperar que suas relações sejam harmônicas no trabalho nem em casa e nenhum outro lugar. Também não adianta sonhar em ter dias mais tranqüilos, afinal o inferno está dentro da própria pessoa.
    Enfim... tudo isso pra simplesmente pararmos pra pensar nesse começo de ano se queremos continuar a sonhar os tais sonhos irreais que nunca se realizarão, ou se vamos encarar de fato, com coragem, tudo aquilo que é necessário para que as mudanças realmente aconteçam?

    O que quero dizer com isso Colegas a nossa Diretora Cecília, jogou um balde de água fria,supondo não haver recursos para distribuição,mas terá que se explicar,pois suas palavras caem sempre no contraditório,ela sinalizou sempre ser contraria a divisão,mas diz que o Governo pode mudar as regras para beneficiar o patrocinador,por outro lado o patrocinador tem feito várias aquisições,e por onde começar? De onde vai sair os recursos para pagar tantos compromissos, e a liminar do SIND-BAN DF,e o ofício da CONTRAF-CUT pedindo a reabertura das negociações,e a reunião da federação com Robson Rocha,são perguntas que não otivemos respostas ainda.
    Para concluir:
    Exemplos como esses podem ser dados aos montes, mas pelo menos esse já dá uma idéia de como parte da mágica funciona. As pistas estão na famosa frase `Diga-me com quem andas e direi quem és?
    Bom domingo a todos.
    Ainda anônimo

    ResponderExcluir
  22. Minha cara Diretora

    Pela sua explanação, chega-se a conclusão de que não há nada a distribuir e, é aí que vem minha indagação. Se nada há a distribuir agora, é porque também nunca houve, e se nunca ouve como é QUE VOCES VOTARAM O RENDA ACERTA E AQUINHOARAM MEIA DÚZIA DE APANIGUADOS? COMO É QUE VOCES PERMITIRAM QUE O BB METESSE A MÃO E LEVASSE UMA BOLADA?
    (sei que voce não vai publicar isso, mas colocarei também em outros blog e assim usarei o direito de espernear(

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,
    Pela sua análise a apropriação contábil que o BB fez do superavit Previ é indevido. Agrava esta constatação o fato de que parte resultado positivo do Banco foi distribuido a acionistas e funcionários. Interessante é que não estou vendo nenhuma discussão a respeito dessa suposta ilegalidade. Ou será que as coisas só devem ser suficientes discutidas quando envolvem os aposentados?

    ResponderExcluir
  24. Tudo embromação... Quem manda na Previ e no BB é gente do Governo, o Governo é Lula, é pt. Se tiver vontade politica faz o que bem quer, não faz pq não quer. Tem uns colegas que dizem que devemos falar com o LULA, mas o Lula vai receber quem? Ora, esse Governo faz o que quer, ninguem na Previ, na Cassi, nas Associações, na Contraf Cute tem força sequer pra provocar uma discussão sobre o assunto.. Sabem por que razão, porque Previ é que vai bancar a candidatura de Dilma e assim, não vão dar um tostão pra aposentado ou pensionista. Desafio dona Cecilia a me desmentir... Quem manda na Previ é Lula e ele quer o dinheiro da Previ para a campanha de Dilma. Acham que uma chapa de oposição vence eleições na Previ?NUNCa, As eleições serão até fraudadas, mas essa turma não larga o osso pq Lula não quer e nós vamos nos estrebuchar e acusar as associações, a ANABB, isto e aquilo, quando bastaria o Governo (cheio de sindicalistas da Cut) dizer sim, vamos vazer justiça e distribuir o superávit... O resto é embromação.

    ResponderExcluir
  25. Quando a PREVI for REENQUADRADA nessas várias empresas, os seus representantes nas participadas serão demitidos?

    ResponderExcluir
  26. O QUE CHAMA A ATENÇAO DO DISTURBIO DESSA DIRETORIA( PREVI), E QUE ENQUANTO O PATROCINADOR O BB CONTABILIZA, AUMENTA AÇOES, DISTRIBUI SUPERAVIT COM OS RECURSOS DA PREVI, VEM AGORA VOCE DIZER QUE SE APLICADA A RESOLUÇAO 26 OS APOSENTADOS NAO TERAO DIREITO A NADA.....QUE PAIS É ESSE ...E O PATROCIDOR TEM DIREITO..QUEM CONTRIBUIU TAMBEM FORAM ANOS E ANOS DE CONTRIBUIÇAO..SINCERAMENTE...NAO VOU TER SAUDADE DESSE PRESIDENTE DA PREVI......

    ResponderExcluir
  27. Colega anônimo 23:46h,
    O que mais impacta o resultado da Reserva Especial para revisão do plano é o desenquadramento. Este praticamente zera os valores que poderiam ser distribuídos.
    Em relação aos recursos contabilizados pelo patrocinador, eles são produto de outra Resolução CVM que permite essa prerrogativa. Antes não era muito praticado porque o governo taxava com imposto no momento em que se contabilizavam as previsões, porém a legislação foi alterada e agora só é tributado quando da efetiva entrada no caixa das empresas. Segundo essa resolução CVM, as empresas contabilizam valores através de cálculos atuariais de previsões para ganho ou perda em um futuro de mais ou menos 10 anos. Não houve nenhum repasse de recursos da Previ para o Banco até o momento.

    ResponderExcluir
  28. Ivan Rezende,
    Não houve, até o momento, nenhuma discussão na diretoria sobre a utilização do superávit. Em relação ao desenquadramento, com certeza, já discutimos muito, pois há essa preocupação de sair de renda variável e reduzir a concentração em poucas empresas. Lógico que a qualidade dessas empresas dá um certo conforto e nos permite pensar em estratégias não tão imediatas que agreguem valor aos investimentos. Se olharmos o nosso histórico de investimentos, o resultado do nosso superávit é devido, em grande parte, ao crescimento dessas empresas desde suas privatizações.

    ResponderExcluir
  29. Jorge Teixeira,
    O meu objetivo, como diretora eleita, é ser verdadeira em minhas colocações. Tento passar as informações da forma mais clara e limpa que posso, porém com algumas limitações devido a minha responsabilidade enquanto gestora da Previ. Tenho muito claro dentro de mim a diferença e procuro administrá-la. Não dá para um momento como este fingir que não há a Resolução CGPC 26 e agir como se tudo estivesse ao nosso alcance. Não sei fazer isso e posso ser criticada por isso, mas acredito que o tempo dirá...
    Como eu falei no texto, o assunto ainda não foi discutido e as projeções foram feitas por mim e não são oficiais. Os dados relativos ao resultado podem ser diferentes. Podem surgir diferenças em relação ao que é o real desenquadramento da Previ, pois a Resolução deixa margem para essa discussão, porém eu não queria deixá-los fora dessa discussão que não deve demorar a acontecer.
    Como disse eu outras oportunidades, eu não sou candidata a nada, meu único compromisso é com quem confiou no meu trabalho e me elegeu.
    E, como eu disse nesse texto, eu realmente não imagino como será tratado esse tema. Este é o grande ponto de interrogação ou, como comentou um outro colega aqui no blog, um segredo, que por enquanto, ainda não virou notícia.

    ResponderExcluir
  30. Colega anônimo,
    Estou vendo que você não entendeu nada do que eu falei. Eu jamais debocharia dos associados. O que eu quis dizer é que, infelizmente, os colegas vão ter que continuar solicitando aumento de empréstimos ao invés de terem o que eles merecem - melhoria de benefícios.
    Não distorça minhas palavras, pois é muito feio isso, inclusive com a prerrogativa de não se identificar.
    A forma que utilizei foi mais de revolta por tudo que está acontecendo do que deboche.

    ResponderExcluir
  31. Colega anônimo das 04.47h,
    Como eu comentei anteriormente, o que eu disse é a realidade, não foi um balde de água fria. Eu não estou jogando com discurso político, apenas tentando mantê-los informados. Pode ser que tudo mude, que o governo altere a Resolução, que os recursos possam ser divididos, que o Banco leve a parte dele, porque sem o Banco levar a parte dele, não há discussão. Pronto. Isso tudo pode acontecer, porém dependerá de várias coisas. Eu acho que vocês, como associados têm o direito de saber o que está acontecendo, ter acesso às informações e eu, como diretora eleita, tenho essa obrigação.
    Vocês têm que saber diferenciar quem age realmente, das pessoas que simplesmente atuam para "inglês ver", principalmente em ano eleitorial.

    ResponderExcluir
  32. Colega anônimo das 04.47h,
    Como eu comentei anteriormente, o que eu disse é a realidade, não foi um balde de água fria. Eu não estou jogando com discurso político, apenas tentando mantê-los informados. Pode ser que tudo mude, que o governo altere a Resolução, que os recursos possam ser divididos, que o Banco leve a parte dele, porque sem o Banco levar a parte dele, não há discussão. Pronto. Isso tudo pode acontecer, porém dependerá de várias coisas. Eu acho que vocês, como associados têm o direito de saber o que está acontecendo, ter acesso às informações e eu, como diretora eleita, tenho essa obrigação.
    Vocês têm que saber diferenciar quem age realmente, das pessoas que simplesmente atuam para "inglês ver", principalmente em ano eleitorial.

    ResponderExcluir
  33. Colega anônimo de 05.34h,
    Eu não disse em nenhum lugar que foi indevida a contabilização do Banco. Ele utilizou de recursos legais permitidos na legislação. Aliás, as empresas que, como o Banco, são patrocinadoras de Fundos de Pensão são obrigadas a contabilizar esses recursos. Se houvesse o risco de déficit futuro seria a mesma lógica. Eu não posso ser leviana e afirmar que essa contabilização foi indevida, eu posso até discordar, criticar.
    E, repetindo, não houve repasse de recursos da Previ para o Banco.

    ResponderExcluir
  34. Colega anônimo de 13.48h,
    Se a Previ reduzir significantemente o controle nas empresas, com certeza, perderá assentos nos Conselhos, fato que já está acontecendo. Cada ano que passa são menos assentos nos conselhos em função da venda de papéis de renda variável e a tendência é reduzir cada vez mais.

    ResponderExcluir
  35. IDIOTA, COVARDE EINFANTIL. CREIO NO PAPAI NOEL, NO COELHINHO DA PASCOA. CREIO QUE OS ELEITOS POR NOS, NOS DEFENDEM COM UNHAS E DENTES. VAI CHEGAR AO PONTO QUE DAQUI A ALGUNS DIAS, FALARAO EM DEFICIT E TEREMOS QUE AJUDAR A PREVI. E DAI, POR UM PASSE DE MAGICA, A PREVI VAI DEIZER, nao ^guentamos no peito^. ninguem precisa desembolsar nada e o emprestimo simples sera aumentado.

    ResponderExcluir
  36. Cecilia, voce diz que nada do superavit foi repassado ao Banco. Todavia, o Banco, ao contabilizar sua suposta parte do superavit gerou um lucro contabil e tal lucro teve repasse aos acionistas e associados. Estou errado? Se não estou fui enganado duas vezes, como associado da Previ, ao não ser convidado para a festa e como cidadão, pois o lucro do BB pertence a todos os brasileiros e a distribuição de recursos que não entraram nos cofres do Banco, certamente reduz seu patrimônio.

    ResponderExcluir
  37. Colega anônimo de 04.26h,
    Você está correto, mas é bom lembrar que não é ilegal o que o Banco fez e que não houve repasse de recursos da PRevi para o Banco. Gostaria de deixar isso bem claro. Nós que estamos na gestão da Previ não temos acesso ao que o banco faz em suas contabilizações, por isso não adianta colocar a culpa em quem não tem nenhuma ingerência sobre o fato.

    ResponderExcluir
  38. Todas as explicações dadas para a não distribuição do superavit são fajutas e desonestas. A Previ e o Banco são adminisrados por pessoas, muitas delas funconários e ex-funcionários, e não por máquinas. Se a Previ estivesse enquadrada, certamente sairia uma "resolução" impedindo a distribuição de superavits aos fundos que se econtrassem nessa situação. È tudo malandragem. Se me for permitido, qualquer dia desses vou contar, para os mais novos, a verdadeira história de como os dirigentes de órgaos ligados aos funcionários do Banco do Brasil montaram êsse verdadeiro "conto do vigário". A saga dos aposentados da Previ é muito semelhante 'aquela vivida pelos sertanejos do Nordeste conforme podemos perceber pelos versos do extraordinário poeta e cantor Elomar Figueira, na música Arrumação.

    ...Os ciganos já subiram a beira rio. É só danos, todo ano, nunca vi. Paciência, já não aguento as perseguições. Já sou caco velho nesse meu Sertão. Tudo que juntei foi só prá LADRão!

    ResponderExcluir
  39. Cecília Garcez,não existe formulas magicas na atual gestão da previ então levante a bandeira ja para o mes de fevereiro.com implantação em março de 2010. um aumento do emprestimo simples para 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) com prazo de 150 meses limitado aos 80 anos.com toda certeza com esta medida de longo prazo poderia de desisvenstir parte dos desenquadramentos e estes seriam dos associados com ganhos dentro do atuarial.
    Ja que voltamos a nossa unica esperança o DEUS para alguns e SATANAS para outros o tão falado "EMPRESTIMO SIMPLES".
    Amadeu Tamandaré.

    ResponderExcluir
  40. Nós apossentados não somos especuladores vivemos dos ganhos do inss e da previ,como pessoas ja na casa dos 60,70,80 anos temos que viver com remedio em nosso cotidiano,e agora mais do que nunca o REMEDIO CHAMADO EMPRESTIMO SIMPLES volta com força total em 2010, ano de eleições,colegas acho que este remédio sera o alivio mais uma vez para o nosso já tão grande sofrimento.
    O eterno SERGIO ROSA será lembrado por ter feito FORTUNAS,só ainda nao sabemos para quem?
    SE POSSIVEL PUBLICAR!!!

    ResponderExcluir
  41. Cecília,como tudo na previ é DEVAGAR,DEVAGAR,DEVAGAR,DEVAGAR DEVAGARINHO,,,,,,será que voce ja podia falar com o pessoal da anabb,em especial com seu amigo WILLIAN BENTO e dizer a ele para propor um aumento do emprestimo simples? Para pelo menos 200 mil reais, ai quem sabe o SASSERON aumenta para 100 mil reais em 84 meses ? que legal não!!! colega CECÍLIA?????

    ResponderExcluir
  42. COLEGA CECÍLIA,FOI BOM ASSIM, ACABO COM AS ESPERANÇAS DE MELHORIAS NOS BENEFICIOS DA PREVI,JA NÃO ERA SEM TEMPO, AFINAL BALANÇOS SÃO PARA SEREM CONTABILIZADOS,QUEIRA DEUS QUE A PREVI NÃO SE TORNOU UMA "ENRON" ONDE DIRETORES,ACIONISTAS,BANCOS E ATE UMA EMPRESA CONCEITUADA DE AUDITORIA ESTAVA ENVOLVIDA.
    TOMARA DEUS QUE ESTA TRAGEDIA NAO SE REPITA AQUI NO BRASIL,COM A NOSSA PREVI,POIS LA OUVE SUICIDIOS,PESSOAS QUE PERDERAM O SUOR DE TODA A SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  43. Cecilia,

    UMA NOTICIA BOA ( pro Banco) a contabilização pode ser efetivada ou não em até 10 anos, então nada de sobressaltos. ( vou rir, chorar não da mais).
    de qq forma entendo sua colocação , e até agradeço, e é um alivio para os colegas da ativa, afinal, não vão precisar recorrer a emprestimos para devolver o PLR.
    ALGUM ILICITO HA DE SE COMETER
    com certeza, alguem, ou Governo, Previ, Anabb,Previc ou SPC , afim de ajudar o BB a se capitalizar e continuar a saga de compras e incorporações, e claro, com mais certeza ainda, por conta dos 30 bi do superavit acumulado da PREVI, afinal, em que pais nós vivemos,
    resposta: no pais em que os patrocinados sempre socorrem os patrocinadores, só aqui mesmo.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  44. Como falar em redução de aplicações pelo fundo em renda variável quando na realidade houve permissão para se aumentar o percentual de aplicações em tais papéis.É uma complicação danada que felizmente o baiano aqui não procura entender, pois é uma loucura geral.Só sei dizer que nunca como dantes a Previ ganhou tanto dinheiro e de uma hora para outra numa mágica contábil tudo poderá ir pelo ralo: alguém vai tirar vantagem é a lei geral da contabilidade

    ResponderExcluir
  45. Cecília.

    Tudo isso tem uma explicação. Quando da criação da PREVI, ninguém supunha que o patrimônio do fundo pudesse atingir esse imenso patrimônio. Por outro lado, tando o Governo, o Banco do Brasil, SPC, Ministério da Previdência, etc. acham que já somos privilegiados por termos uma aposentadoria razoável. Acham eles que, em um país onde os aposentados vivem com uma aposentadoria miserável, nós estamos " chorando de barriga cheia". Então procuram de todas as formas, inclusive ILEGAIS, para nos tirar o legítimo direito em participar da divisão desse grande SUPERAVIT. Só não estão levando em consideração que, caso não se concretize, milhares de aposentados irão buscar seus direitos na JUSTIÇA. Ai sim, veremos quem tem razão.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  46. Cecilia,

    Voce coloca-se dando apoio aos aposentados e pensionistas e até se esclarecer tantas controvérsias, há possibilidade de se aumentar o limite e prazo do ES. afinal quem está no sufoco precisa sobreviver.

    ResponderExcluir
  47. como nao duvido que o banco descontabilize....voce recebeu PLR...e muitas outras pessoas os aposentados e pensionistas seuer viram a poeira de PLR 200 anos e por ai vai. voces brincam com o patrimonio dos outros.........

    ResponderExcluir
  48. Que tal, vendermos tudo nem que seja a preço de banana e dividirmos esta bolada entre nós?Os inteligentes saberão como aplicar melhor este dinheiro que viria. Que seria bom para os "mandantes" desta bofunfa,seria. Iriam ter que vender suco nas praias para viverem, ao invés de sugar o suor dos verdadeiros trabalhadores e donos deste dinheiro

    ResponderExcluir
  49. A resolução 26 também desenquadrava o PB1 nas aplicações em renda variável, lembra? Só que deu umprazo de até 5 anos para se enquadrar. Depois veio uma correção da CVM permitindo até 70% em renda variável.
    Por que a tal resolução não iria dar prazo também para o PB1 enquadrar-se nos 10% de participações nas empresas? Com esse prazo (até 5 anos) é evidente que haverá superávit para distribuir. Politicamente, tudo se consegue na área econômica.

    ResponderExcluir
  50. Lula nunca me enganou. Ele é igualzinho aos outros. Talvez pior, porque tem um discurso populista e atitudes frontalmente contrárias. A tal da PREVIC nasce para ser apenas um mecanismo de controle do nosso dinheiro. Não acredito neles.
    Mas ainda tenho esperança no Judiciário. Sei que esta Resolução 26 vai ser derrubada e enfim, teremos o que é nosso por direito.

    Alguém sugere uma forma de nos unir em defesa de nossos direitos, já que as entidades de classe estão de braços cruzados?

    ResponderExcluir
  51. O Plano REG/REPLAN da Funcef está "saldado" (Finalizando).
    Pergunto: Que tal "saldarmos" o PB1 da PREVI, dividindo TODO seu Patrimônio aos seus 121 MIL associados iqualitariamente ?
    Assim: Cada um receberia um pouco da "LITEL/VALE"; um pouco do BB; um pouco da PETROBRAS, etc..
    Como todos os 121 MIL associados já tem mais de 35 anos de idade, supomos que cada qual saberá GERIR SEU PATRIMONIO até seu final da vida !
    Assim: Adeus PREVI "PB1" e Diretores (estes que fiquem com o "outro Plano Futuro").

    ResponderExcluir
  52. Até que enfim acabou superavit, vamos voltat as contribuiçoes, etc, mais vamos tambem, excluir toda essa cambada de gente ruim existentes anabb, previ, aafbb, etc, só assim, teremos no futuro próximo, alguma coisa para deixar para nossos netos.

    ResponderExcluir
  53. Ora, Cecilia, o que a CVM permite é apropriar na contabildiade valores a serem seguramente recebidos no futuro. Se não há superavit, graças à Res. 26, não há o que apropriar contabilmente. Se apropriar o que não existe é legal, então o mundo está de pernas para o ar. Quanto ao fato de não ter ocorrido saída de recursos da Previ, isto todos nos já entendemos. A discussão agora é qual a verdadeira razão para a contabilização de valores que, segundo as regras, não estão liberados. Aliás não acredito que a Previ vá promover o enquadramento das empresas sobreaplicadas, pois certamenbte isto levaria a termos número conselheiros reduzido. Mexer no bolso dessa turma (temos aí gente do alto escalão do Banco e até membros da diretoria da Previ)é prá lá de complicado. É mais fácil mexer no nosso bolso ou no nosso patrimônio. Não achas?

    ResponderExcluir
  54. Domini,
    Na verdade esse desenquadramento é passivo, fruto da valorização das empresas que a Previ participa, principalmente as participações que foram compradas na época das privatizações, como a Vale e empresas do Setor Elétrico. Não houve grandes investimentos nos últimos anos que justificam o desenquadramento.

    ResponderExcluir
  55. Colega anônimo,
    Sobre o aumento do limite do ES, acho pouco provável nesse momento, tendo em vista que foi aumentado não tem muito tempo.

    ResponderExcluir
  56. Novamente voltamos a repetir. A tal RENDA CERTA, juntamente com a interrupção da contribuição dos inativos são verdadeiras aberrações jurídicas (enfiadas goela abaixo dos aposentados) sem precedentes. Uma afronta a igualdade de direitos e propriedades previstos na CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  57. Cecília,
    Desculpe mudar o foco, porém desde já afirmo que o aposentado da Previ nada tem a comemorar com tantas notícias ruins e ainda fazem festa para nos homenagear.O que se observa aqui no blog e o que nós queremos é em nosso dia ter um aumento real em nossos benefícios corroídos por inflações arranjadas por tantos índices que nos cai sobre nossas cabeças.Vejamos escolas, livros e materiais, cassi, aluguéis, etc etc etc ha, inclusive açúcar, tomate, combustível,porém chegamos a famosa resolução 26 que Abraf e outras não conseguem derrubar.Estou farto de tanta conversa de nossas associações que não movem uma palhae somente festas e almoços fazem.

    ResponderExcluir
  58. Colega de 10:10,voce esta meio por fora.Favor acessar o blog do PreviPlano1 - www.previplano1.com.br e descubra voce mesmo.
    Voce vai publicar nao e Cecilia.

    ResponderExcluir
  59. "Pra não dizer que não falei das flores", já pensaram como ficaria a Previ?. Sem superavit, tendo que se adaptar às normas "empurradas" goela abaixo pelos órgãos do Governo, e ainda terá que desembolsar cerca de R$ 9 milhões de reais/ano para sustentar a PREVIC,dignamente ocupada pelos "companheiros".e o que ainda é cômico: pagar para ser fiscalizada.
    Rapadura é doce, mas não é mole não.

    ResponderExcluir
  60. ATENÇÃO........ATENÇÃO........ATENÇÃO........ATENÇÃO.

    PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES VAMOS EXIGIR DOS CANDIDATOS OS SEUS VERDADEIROS CURRICULOS.

    POSSE NO BANCO, ANOS EFETIVAMENTE TRABALHADOS NO BANCO, QUANTOS ANOS ESTA AFASTADO DO BANCO A SERVIÇO DE SINDICATOS E ORGÃOS LIGADOS AO FUNCIONALISMO.

    POIS A MAIORIA DOS MEMBROS DAS DIRETORIAS DE TODOS OS ORGÃOS LIGADOS AO FUNCIONALISMO, COMO PREVI, CASSI, ANABB, ETC E AOS SINDICATOS FAZEM DÉCADAS QUE NÃO TRABALHAM NO BANCO. NÃO TEM COMPROMISSO COM NIGUÉM, A NÃO SER COM ELES MESMOS.

    VEJAM VOCÊS QUE A SUSPENSÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NÃO TEM NADA A VER COM O RESULTADO DA PREVI MAS SIMPLESMENTE PARA ATENDER O PATROCINADOR. VOCÊ SABE QUANTO O BANCO ECONOMIZA COM O NÃO RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANO 1. ACREDITO QUE SEJA UM VALOR QUE DEVE ULTRAPASSAR 1 BI.
    ESSA CONVERSA DE QUE NÃO SE PODE POR EM RISCO O EQUILIBRIO DA PREVI É PURA BOBAGEM. QUANDO A PREVI REAJUSTOU O BENEFÍCIO EM MAIS DE 30% NO INÍCIO DA DÉCADA DISSERAM QUE A PREVI NÃO TINHA CACIFE PARA BANCAR ESSE AUMENTO. BANCOU E A PREVI NÃO QUEBROU. NÓS PRECISAMOS FICAR LIVRE DESSE SANGUESSUGAS. PRECISAMOS TER CANDIDATOS QUE TENHAM COMPROMISSOS COM OS ASSOCIADOS. QUE AS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS FORMEM UMA CHAPA PARA QUE NÓS POSSAMOS VOTAR EM GENTE QUE TEM COMPROMISSO COM OS PARTICIPANTES. MAS PRECISAMOS SABER DO CURRÍCULOS DELES E SE NÃO ESTAM LIGADOS A PARTIDOS POLÍTICOS. VAMOS MUDAR A PREVI, CASSI, ANABB.

    ResponderExcluir
  61. Colega Cecília,
    A notícia é tão escabrosa que não consegui ficar calado e peço licença para divulgá-la e comentá-la aqui neste espaço. A Previ noticia em seu site que irá comemorar antecipadamente na sexta-feira, 22.01, o dia do aposentado que ocorre domingo, 24.01. Escolheu três aposentados dos quadros da Casa e irá homenageá-los com a entrega de diploma para cada um deles. O evento será realizado no teatro da Academia Brasileira de Letras e o escolhido para fazer a entrega foi o diretor de seguridade José Ricardo Sasseron. Tudo muito bonito mas se trata apenas de evento “para inglês ver”. Quem lê a notícia e não conhece os bastidores e a real situação da grande maioria dos aposentados e das pensionistas do “PB-1” poderia imaginar o quão atenciosa a Previ é com os seus associados. Tenho absoluta certeza que melhor seria se o fundo de pensão cuidasse realmente dos anseios e sonhos dos seus aposentados e pensionistas, tratando-os com mais respeito e dignidade e revertendo em benefício de todos, igualitariamente, os frutos desse bom desempenho que vem tendo nestes últimos anos.

    ResponderExcluir
  62. Bom sinal no Chile!


    Tomara que tenhamos alternacia de poder em todos os setores, inclusive na Previ.

    Ou colocamos pessoas comprometidas com os aposentados, que são maioria, ou devemos nos calar. A hora da mobilização eh já!!!

    ResponderExcluir
  63. Anônimo de 17.06,
    O valor total aproximado de contribuições é na casa dos R$ 700 milhões, metade referente às contribuições do Banco e metade dos associados. Este é o valor anual das contribuições, referentes ao ano de 2009.

    ResponderExcluir
  64. Colegas,

    Aposentados e Pensionistas do PB1, revoltados, decepcionados, tristes empobrecidos e esquecidos e a previ vem comemorar o dia do Aposentado presenteando 3 palhaços para monstrar o quê para quem...

    Tanta injustiça quando isso vai acabar

    ResponderExcluir
  65. Colegas, dentro do possivel, precissamos ser mais racionais. Para entendimento dos meus comentarios, já antecipo que nao tenho nenhuma tendencia politica (anti ou pro qualquer governo). Os politicos sempre usaram e abusaram do BB e tambem da PREVI (lembram das aplicacoes nos Economicos/Nacionais da vida?). Uma coisa a atual diretoria fez = acabou com essas aplicacoes fajutas, que tinham cheiro de "algum por fora". Acredito que nossos investimentos atuais sao "reais" e "confiaveis".
    Outra coisa são as resolucoes 26 e da CVM - a 26, politica, feita no porao do governo, nao tem como nao perceber que foi para "aliviar" a situaçao do governo, que precissava de recursos para cobrir seu deficit (via dividendos pagos pelo BB - os colegas da ativa foram beneficiados pelo PLR, mas nao foram eles que criaram essa situacao). A resoluçao da CVM, tecnica, já existia há muito tempo e, tanto beneficia a empresa (como no caso do BB) como tambem obriga que ela contabilize como prejuizo atual, possiveis deficits que o fundo teria em seu calculo atuarial (encargos que a empresa iria ter no futuro para cobrir deficit do fundo).
    Assim, temos que considerar duas coisas. Uma é tecnica, da CVM, que permitiu que o BB fizesse o que fez (lembrando que nao precisa que o fundo repasse "dinheiro", como foi o caso da PREVI). Outra é politica. Enquanto o governo gastar mais (decifit crescente) vai precisar de mais dividendos de suas estatais e assim vai continuar usando a resolucao da CVM e exigir dos dirigentes que continuem a contabilizar esses recursos "virtuais". Nao devemos imaginar que, para distribuicao do superavit, o Banco e demais orgaos do governo que tem que aprovar, nao "imponham" a condicao de transformar esses recursos "virtuais" em "reais", com a divisao do superavit meio a meio. Mesmo que a res. 26 "caia" na justica, alguem imagina que serah diferente? Assim, penso que devemos analisar friamente a questao e partir para dois caminhos: um, "botar a boca no trombone" (como fizeram o pessoal do fundo de pensao de FURNAS). Vamos aos jornais. Elaboremos um modelo de solicitacao, por meio de colegas que tem mais informacoes (sem muitas informacoes tecnicas) instigando que os grandes jornais incluam em suas pautas, materias investigativas sobre a questao (principalmente sobre a utilizacao dessas manobras para suprir os deficits no orcamento do governo). Agora eh o momento, pre eleicao.
    A outra medida éh nos prepararmos melhor para as proximas eleicoes na PREVI (e nao politica). Usar um canal (pode ate ser esse ou outro a ser criado) para que cada associado/aposentado indique pessoas que conhecem/confiam e que todos tivessem oportunidade de tambem falar sobre seus pro e contras, ate chegarmos a alguns possiveis concensos.
    Isso é o que acredito. Nao adianta ficarmos malhando a Cecilia. Esse tem sido um de nosso unico meio de falarmos.
    Joao Carlos - Sao Jm Barra-SP

    ResponderExcluir
  66. Parabéns a você Ari Zanela (18..1.01) -é preciso uma resposta da Cecília;

    Outro parabéns para o Jorge Teixeira(19.1.2010) vc. se expressou o que tive vontade de fazer em meu comentário acima.

    Por fim a Previ me informa hoje que os juros dos empréstimos continuam os mesmos.

    ResponderExcluir
  67. Colega Cecília,
    Por entender que se trata de assunto do maior interesse para os aposentados e as pensionistas, informo que no link http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=20459, disponibilizado no blog Previ Plano “1”, está contida, dentre outros temas, notícia de que a Contraf-CUT se reúne com o BB nesta quarta para discutir a utilização do superávit do Plano 1 da Previ.

    ResponderExcluir
  68. Jorge Teixeira

    Proponho que os aposentados aí do Rio de Janeiro e outros que tiverem fácil acesso ao local, compareçam no Horário marcado lá na ABI e façam o protesto possível, nos representando e demonstrando a pantomínia que esses senhores estão fazendo. Se possível, levem cartazes dizendo da real situação da peãozada. O importante é mostrar que o que se estar fazendo ali é uma verdadeira palhaçada, é como voce disse, é coisa para inglês(safado) ver.

    ResponderExcluir
  69. eNTRA GOVERNO, SAI GOVERNO, ENTRA O PT, E, SO SE VÊ AUMENTAR A QUADRILHA! É VERGONHOSO. EM VÁRIOS OUTROS PAISES A DIRETORIA DA PREVI JÁ TERIA SE DEMITIDO. OS DIRIGENTES DA SPC ESTARIAM SENDO PROCESSADOS POR TENTATIVA DE LEGISLAR RETROATIVAMENTE, ETC. AQUI NÃO. AQUI ELES SÃO A ALEGRIA DOS "COMISSIONADOS" DE PLANTÃO. mAS, TENHAM CERTEZA, UM DIA A CASA CAI.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo das 17:06

    Permita-me que lhe aplaudir de pé, pois voce sintetizou em poucas linhas nossa grande angústia. Devemos fazer uma corrente para verificar o passado dessa cambada que está corroendo a PREVI e se jactando da miséria dos aposentados

    ResponderExcluir
  71. Diretora Cecília,muitos anos dedicados ao sindicalismo lhe trouxeram bastante conteudo,isso fica muito exclarecido nas suas colocações de duplo sentido,se não vejamos:
    Voce afirma categoricamente que a única saída dos aposentados e das pensionistas do PB-1 é as vias do "EMPRESTIMO SIMPLES",mas já adianta de por enquanto nada pode ser feito?
    Pois o Empréstimo simples foi revisado em setembro de 2009,e não seria nem a hora e nem o momento adequado para falar sobre esse assunto.
    Afirma também que para haver revisão do PB-1 com uso do superavit,teria que se dividir,mais é terminatemente contra esse tipo de argumentação,mesmo sabendo que o PATROCINADOR sempre levou a sua parte,em negociações passadas.
    2010 um ano eleitoral,duas diretorias serão trocadas,com possível cenário de mais mudanças se acaso o GOVERNO PT não eleger sucessor.

    Conclusão de tudo Colega Cecília:

    Não seria melhor dizer as 121 mil familias do PB-1 de que não teremos aumento do emprestimo simples em 2010,não teremos distribuição do superavit porque não há superavit,pois aplicadas as formas da lei não há mais nada a se discutir, e por ultimo fazer um programa de repactuação de dividas,com apoio da ANABB,FAABB,CONTRAF-CUT,ANAPAR,enfim todos nossos dirigentes envolvidos em solucionar a questão mais crucial neste momento,que é a revisão de tantos emprestimos que muitos estão acometidos,e com esta repctuação resolver a questão que mais aflinge aposentados e pensionistas do PB-1 da PREVI.
    Como criaram o ES-FINIMOB, podem criar o ES-RESCALONAMENTO.
    Se a Ditetora Cecília achar a proposta inviavel,teremos que consultar um grande escritorio de advocacia para ver se temos o direito de pleitear estas medidas vias judiciais,pois temos que de alguma forma continuar a sobreviver,a pagar nossos despesas pessoas e não pagar emprestimos de todas as naturezas pois salario foi feito para nosso sustento,ou não?.
    Amadeu Tamandaré

    ResponderExcluir
  72. ISSO NÃO PODE? AQUILO NÃO PODE?

    CECÍLIA O QUE PODE SER FEITO PARA ALIVIAR O SOFRIMENTO DE MILHARES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE ESTÃO VIVENDO DE : COOPERFORTE,EMPRESTIMO SIMPLES,CDC FUNCI,CARTÃO DE CREDITO,AGIOTAS.

    DA UMA DICA AI,EXISTE ALGUM NORMATIVO QUE POR VIAS JUDICIAIS POSSA PARALIZAR ESTES PAGAMENTOS? SEM SER CHAMADO DE CALOTE OU QUEBRA DE CONTRATO !!!.

    ResponderExcluir
  73. CECÍLIA,POR GENTILEZA SE A PERGUNTA MERECER RESPOSTA NÓS INFORME:

    A Previ,todos os anos faz o planejamento das ações a serem praticadas no exercício,pois bem,este ano de 2010 quanto vai ser vendido de renda variavel,e quanto deste total de recursos vai para novos investimentos,e quais as areas destinadas a realocação destes recursos.
    Outro questão previamente levantada pelos assistidos do PB-1 porque não se cria um FUNDO GARANTIDOR, para servir de aval,para emprestimos mais longos aos aposentados e pensionistas do PB-1.com recursos do superavit,este poderia ser intermediado pelo proprio patrocinador talvez em 20 anos para pagar e sem limite de idade,pois o fundo cobriria aventual morte dos assistidos.
    poderia se oferecer 250 mil reais em 240 meses. o que acha desta proposta colegas.
    Maciel Silva de Almeida Cuiabá MT

    ResponderExcluir
  74. Cecília.

    Porque a Previ, a exemplo do INSS, não reajusta nossa aposentadoria a partir de Janeiro de 2010. Parece que os aposentados da FUNCEF já estão tendo o reajuste anual a partir do corrente mês. Já que o governo está antecipando o reajuste do salário minimo, nada mais justo que a PREVI também proceda da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  75. Concordo com os que dao parabens aos eleitores do Sr. Lula, que conseguiu juntamente com a quadrilha do PT acabar com o BB, a CEF, a Petrobras, Correio e outras instituições centenárias e sérias.
    Cara Cecilia, como ficam os valores que o Banco apropriou como Superavit em seu balanço e sobre os quais foram distribuidos lucros e PLR?
    Quem vai pagar a conta? Os lucros serão devolvidos? A PLR será devolvida?

    ResponderExcluir
  76. Colega Cecília,
    Agradeceria muito se Você pudesse esclarecer melhor o caso da redução da taxa de juros atuariais de 5,75% para 5,5% ao ano, a partir de janeiro de 2010. Li no blog dos eleitos que os associados que contratam empréstimos simples e financiamentos imobiliários seriam beneficiados pela medida a partir de jan/2010, “já que as taxas de juros anuais seguem as taxas atuariais e serão reduzidas na mesma proporção”. Para minha surpresa, ao ver o meu contracheque de jan/2010 na internet, constatei que os valores cobrados relativos aos dois produtos, empréstimo simples e financiamento imobiliário, são os mesmos de dez/2009. O que poderia ter ocorrido? Ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  77. Colega anonimo de 07:17,e ela acha que isso nao e deboche.
    E o que entao?

    ResponderExcluir
  78. `Cecilia,
    Também já indaguei o que o colega anônimo 07:59 em 19.01.2010 pergunta:
    Porque a PREVI, a exemplo do INSS e FUNCEF não reajusta nossos benefícios em JANEIRO DE CADA ANO ???
    (se for em junho pelos Estatutos, MUDE-SE a data. Ninguém será prejudicado...

    ResponderExcluir
  79. Não podemos acreditar em diretoria Anabb, Previ e etc., pois nos aposentados, vamos ter de reajuste em 2010, apenas - 3%, é pouco, vamos lutar, e entrar na justiça por nossos direitos, só assim, irão nos respeitar com enxurrada de ações.

    ResponderExcluir
  80. Colegas,

    Agora não adianta chorar, o Valmir foi reeleito, os Diretores da Previ foram eleitos, nossa culpa nossa máxima culpa.

    Todo mundo reclama e a ANABB continua com 100 mil associados. Eu pedi minha desfiliação faz tempo. Se todos nós saíssemos da ANABB, talvez o Valmir também saísse, pois não teria mais motivação(grana)para se manter a frente desta Associação.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  81. O CASO É SERIO:

    A SOLICITAÇAO DE AUMENTO DO LIMITE E DE PRAZO DO ES, É UMA QUESTÃO MUITO SIMPLES, VOCES DA DIRETORIA COM MEDO DE APLICAR NOS FUNCIONÁRIOS E SEM MEDO DE ARRISCAR NA RENDA VARIÁVEL, OPTARAM PELA DO GOVERNO, NUNCA SE VIU NESSA PREVI TANTA MESQUINHEZ E AINDA DIZEM QUE ESTAO FAZENDO O BEM, É DE LAMENTAR MAS SOMENTE ALGUEM SEM CÉREBRO E SEM OLHOS NAO VE O QUE ESATÁ ACONTECENDO. acontece que nao tem aposentado na Presidencia.

    ResponderExcluir
  82. Cecília,

    Quando uma empresa quebra, abre concordata, falencia e tem facilidades legais e prazos enormes para renegociar suas dívidas.
    Quando uma pessoa física quebra financeiramente a única saída é por fim a vida, como grande parte dos aposentados e pensionistas estão altamente endividados, tanto que já se pede novamente aumento do valor e prazo para pagamento, não resolve vir mais uma gota de aumento no fim do ano, a situação é mais grave precisamos de socorro,
    a Previ tem valores para o financiamento do segundo
    imóvel, porque não empresta o mesmo valor e nas mesmas condições para todos os aposentados que não sabem mais como por a vida financeira em ordem.
    O superávit não sai, voce faz idéia do que é na nossa idade estar a esperar por essa salvação ano após ano e ver cada hora uma complicação armada para não ser nada distribuído aos aposentados, nossos benefícios não dão conta mais das nossas despesas básicas tanto que fomos pegando empréstimos até o ponto de não mais sobrar para a nossa humilde manutenção ,quem paga o dano na nossa saúde física e mental que voces estão nos causando.
    Achem pelo menos uma saída para as nossa dificuldades, afinal foi nosso voto que os colocou ai.

    ResponderExcluir
  83. Maciel Silva de Almeida-Cuiabá-MT.

    Sua proposta é muito interessante, espero que a Sra Cecília também ache.
    R$ 250 mil em 240 meses, nos tiraria do sufoco que vivemos e ainda poderiamos montar o nosso próprio negócio.
    Boa idéia.

    ResponderExcluir
  84. Por que nossas associações, hoje, não fazem nada pelo seus associados?
    Previ, Cassi, Anabb, sindicatos e até algumas associações de aposentados do banco estão inoperantes quanto a prestação de serviços aos seus associados, na preservação e na melhoria dos nossos direitos.Por que? Por que não defendem a causa dos associados?
    Por que as pessoas são oriundas do PT e dos sindicatos ligados ao PT. Contaminam tudo aquilo em que tenham ingerência. Por isso, como disse um anônimo, se não mudarmos esse pessoal que há décadas, vem vivendo na mamata, nas próximas eleições dos orgãos ligados ao funcionalismo. Somente eles que são beneficiados, não trabalham e "ganham" em pouco tempo o que nós levamos 30 anos para ganhar. E olha que ganhos tivemos, dívidas e mais dívidas, cartão de crédito, cooperforte, emprestimos simples, cdc, etc. Mudar é preciso.

    ResponderExcluir
  85. Colega Cecília,
    Peço informar a provável data em que será divulgado o balanço oficial da Previ relativo ao ano de 2009. Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  86. Prezada Cecilia,

    Fiz vários questionamentos a respeito do renda certa, sem contudo obter resposta as questoes por mim levandatas, a saber;

    A) qual a metodologia utilizada?Me parece que foram consideradas as contribuições de 1980 a 2006, isto quer dizer que no período isto seria de no máximo 312 contribuições;
    b) para o cálculo do renda certa não ficou claro também o aspecto utilizado, eis que, segundo comentários tem associado que recebeu mais vultosas importâncias. Será que daria tempo para se fazer essa reserva toda?
    c) Porque essa decisão de beneficiar poucos associados em detrimento a maioria?

    ResponderExcluir
  87. Jorge,
    O Balanço deverá ser divulgado no início de março, como foi feito nos anos anteriores.

    ResponderExcluir
  88. TEM MOLEQUE SOLTO POR AÍ - A revista Ação da Anabb, nov/dez/09,foi indevidamente utilizada pelo Presidente Valmir Camilo, em sua página de destaque, em assunto de nenhum interesse dos associados.
    Ao citar vários nomes:Chico, Humberto Eudes, Zé Valdir, Vitor Paulo, Toninho Nogueirol, Fernando Amaral, Romildo, Onildo, Joilson, Diniz, Graça Machado,Deli, Roosevelt Rui, Marcel, Denise Vianna, Gilberto Vieira, não ficou identificado quem seria o moleque da história. Em rápida olhada no Conselho Deliberativo da CASSI, podemos ver alguns nomes: Graça Machado, Rooselvelt Rui e Marcel. Como o assunto é pessoal,Sr.Valmir, fica impossível identificar.Você não tem assessoria para discutir o que é bom ou ruim para o associado?
    Já imaginou se você, Sr. Valmir Camilo, algum dia chegar à Presidência da Previ?

    ResponderExcluir
  89. Colega Cecília,
    Agradeço pela rapidez e presteza de sua resposta objeto do comentário de 21.01.10, às 07:59hs. Entretanto, carece ainda de manifestação o meu questionamento sobre a redução da taxa de juros atuariais de 5,75% para 5,50%, de que tratou o meu comentário de 19.01.10, às 09:39hs.

    ResponderExcluir
  90. Cecilia,voce participara amanha das homenagens que serao direcionadas aos aposentados na ABL?

    ResponderExcluir
  91. Num País onde qualquer Resolução ou Regulamentação é maior que a Lei, é de se esperar que o pessoal do Pt na Previ baseados já no tal do PNDH III tivessem derrubado o pobre do São Sebastião pois em seu dia parece que todos trabalharam.

    ResponderExcluir
  92. Até onde a Previ vai continuar dizendo que o dinheiro nao sai, ora o BB já cpontablizou e ponto final. Se o Pesidente da Previ fosse um aposentado seria outra coisa.
    O caso é serio e precisamos mudar tudo nem que seja na marra na bolacha como diz o nordestino.Nao vamosa entregar a padura. É ano de eleiçao cassi, previ e Presidencia do Brasil e so votar certo. Vamos mudar

    ResponderExcluir
  93. Caros colegas, não se preocupem, tudo mudará em 2011. Os tucanos voltarão a presidência e assim a CUT. ANABB, Sindicatos, CONTEC, e toda esta cambada de pelegos voltarão a defender os bancários e os aposentados, forçarão o governo tucano a dar aumentos, reajustes acima da inflação, ES maior, prazo maior, EImobiliário melhor, tudo voltará como antes de 2002. Enquanto isto, tentem sobreviver...

    ResponderExcluir
  94. Prezada Cecilia,
    o reajuste do benefício, a partir de 20 de janeiro, independe da famigerada resolução?

    ResponderExcluir
  95. colegas,

    Não podemos esquecer que na última distribuição do Superávit, os beneficiados foram justamente aqueles que detinham os maiores salários. Entre os que defenderam aquelas regras esta o nosso "querido" SASSERON. Esqueceram daqueles em que o teto de contribuição está nos 136% do VP+AN ( OS QUAIS NÃO RECEBEREM NENHUM CENTAVO DO REFERIDO SUPERÁVIT).

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  96. Vicente Teixeira,
    Eu publiquei várias matérias no blog a respeito da metodologia de cálculo do renda certa. É só dar uma pesquisada em "arquivos publicados no blog", no lado direito, que você achará, em detalhes, como foi a lógica do benefício.

    Colega anônimo das 09.36h de 21.01,
    Eu não comparecerei ao evento em homenagem aos aposentados, patrocinado pela ABRAPP porque eu já tinha um compromisso previamente agendado. Ano passado eu fui e tive o prazer de entregar a homenagem aos aposentados indicados pela Previ.

    ResponderExcluir
  97. Jorge Teixeira,
    A redução na parcela dos empréstimos é a partir de janeiro,porém houve um ajuste técnico nos sistemas e alguns associados não tiveram essa redução, sendo que o acerto deverá ocorrer no próximo mês.

    Colega anônimo,
    Em relação ao seu questionamento sobre o reajuste do benefício em janeiro, esclareço que o reajuste do INSS é em janeiro e no espelho que você recebeu pela Previ já deve ter vindo o aumento referente a parte do INSS.
    O reajuste do benefício da parte da Previ é só em junho e independe da Resolução porque está previsto tanto no estatuto como no Regulamento do Plano. Por isso que qualquer aumento maior que este (variação do INPC), se caracteriza como utilização do superávit, porque não está previsto nas normas do plano.

    ResponderExcluir
  98. COLEGA CECÍLIA,quando é para beneficiar aposentados e pensionistas do PB-1 o sistema sofre ajustes ténicos mesmo sendo muito pequena a diferença faz falta para quem ja esta cor a corda acima do pescoço.
    Até nas pequenas coisas a previ gosta de ser maquiavelica,ou a logica é vamos esmagalos até que o último desista de VIVER!?

    ResponderExcluir
  99. Colega CECÍLIA,na sua modesta opinião,voce acredita que a próxima revisão do empréstimo simples saia com a composição da nova Diretoria Executiva,ou seja após concluso o processo eleitoral, e a definição no novo Presidente do maior fundo de pensão da AMÉRICA LATINA (PREVI)substituto do GRANDE FAZEDOR DE SUPERAVITS DA HISTORIA DESSE FUNDO DE PENSÃO BRILHANTE "SERGIO ROSA"

    ResponderExcluir
  100. Cecília.

    Engraçado! Quando é para nos beneficiar, vale o Estatuto. Quando é para nos prejudicar, vale a ilegal Resolução 26.

    ResponderExcluir
  101. O Sr. Valmir Camilo age como se fosse dono da ANABB. É a conclusão a que se chega ao ver o comentário sobre um tal “moleque solto por ai”. Pergunto: deveria estar preso? Acho que o Presidente da ANABB não deveria usar o jornal da associação para este tipo de assunto

    ResponderExcluir
  102. Recebi hoje uma mensagem da PREVI cumprimentanto-me pelo Dia do Aposentado. Só pode ser deboche!
    Desculpem-me, mas estou tão injuriada com a tratativa que estão dando ao SUPERÁVIT que qualquer amenidade me parece cínismo.
    Esse PT é mesmo muuuuuuito pior do que eu pensava!

    ResponderExcluir
  103. Cecília.

    Acho que o benefício RENDA CERTA, contrariando suas palavras, foi concedido sem uma LÓGICA coerente.

    ResponderExcluir
  104. Prezada Cecilia,
    podes me informar por que o não pagamento das contribuições mensais não caracteriza UTILIZAÇÃO DO SUPERAVIT?

    ResponderExcluir
  105. Colegas,
    O superávit continua "superprotegido"...!!!!As milhares de famílias que precisam desses recursos e legítimas donas e beneficiárias devem continuar a sofrer suas mazelas enquanto dirigentes, BB e Governo ajudando os "mais necessitados"...Triste fim!!!Sugestão procure um bom advogado e comece sua ação para reparar esta vergonha! Não vai se arrepender no futuro e ainda por certo sua família vai desfrutar de melhores condições de vida! Boa sorte !

    ResponderExcluir
  106. Cecília,
    Algumas perguntas:
    a) o Banco contabilizou o superávit que entende corresponder. O que irá ocorrer se os recursos não forem repassados efetivamente, já que o Banco não está "sacando" nas aplicações efetuadas no próprio BB pela PREVI?
    b) caso no futuro o Plano 1 fique deficitário, existe alguma responsabilidade do BB ou do Governo em "socorrer" a PREVI?
    c) caso positivo, existe algum documento legal que ampare/obrigue esse "socorro"?
    Obrigado antecipado por suas respostas.

    ResponderExcluir
  107. Colega anônimo do dia 22 - 05.57,
    Eu discordo. Sempre vale o que está no estatuto. Isso não tem como escapar. A Resolução não pode trazer questões que não estão previstas no estatuto, o que ela traz são medidas que complementam pontos omissos na LC 109.

    ResponderExcluir
  108. Colega anônimo,
    A suspensão das contribuições não se configura como utilização de superávit porque está prevista no regulamento do plano.

    ResponderExcluir
  109. Colega anônimo do dia 24 - 12.55,
    Esse é o ponto. A LC 109 e a Resolução CGPC 26 deixa claro que se houver déficit, este será dividido entre patrocinador e participantes, na mesma proporção. Este é o ponto que faz com que os juízes que analisaram as ações judiciais desse ganho de causa à continuidade das medidas da Resolução 26.

    ResponderExcluir
  110. Prezada Colega das 08:58hs. Me solidarizo com tua indignação. Estou enviando, via AR, correspodência ao ilustre senhor presidente do BB, dando-lhe ciência de como de fato me sinto após esta sequência de revezes, desde minha aposentadoria.
    (Anônimo Sensurado).

    ResponderExcluir
  111. Colega Cecilia,
    Reporto-me ao seu comentário das 03:39.
    Sou um simples aposentado, mas discordo de sua resposta. Se existem pontos omissos na Lei Complementar 109/2001, uma mera resolução não pode introduzir ou inclui-los, sob pena de alterar uma matéria que é de competencia exclusiva do Congresso Nacional. É uma exorbitação de poder. O Executivo usando prerrogativas exclusivas do Legislativo. É uma vergonha, uma excrescencia.
    Ao ensejo, quero agradecer o e-mail do Dida ( Aldemir Bendine), não esquecendo, também que, por ocasiao do pagamento do bonus 200 anos, apenas os funcis da ativa foram agraciados. Para aposentandos um e-mail é o bastante.
    A vida continua. Até quando, só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  112. Dia do Aposentado!
    Só podem estar debochando!

    Cadê o meu dinheiro?

    Meu sogro dizia: "NÃO VOTEM NO PT. Vocês vão ter uma surpresa desagradável"
    Não é que ele estava certo!
    Êta Governo hipócrita!

    ResponderExcluir
  113. Cecilia,quanto a sua resposta de 22/01 as 3:43,o acerto na
    folha de Fevereiro sera retroativo a Janeiro nao e ?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  114. Cecília,
    Por quê não se propõe uma mudança nos estatutos a fim de flexibilizar índices aplicados em reajustes.Quando querem nos massacrar mudam de IGP0DI para INPC nas caladas sem consultas claras, estas são feitas misturando tudo para nos confundir como foi o caso de renda certa

    ResponderExcluir
  115. Colega,

    Os ajustes no emprestimo simples só terão reflexo no mês de fevereiro, uma vez que a decisão ocorreu após o fechamento da folha de janeiro.

    ResponderExcluir
  116. Colega,

    A Política de Investimentos 2010-2016 prevê a venda de ativos em renda variável entre R$ 2 a 3 bi em 2010. Estes valores são fruto de estudos que levam em consideração as necessidades de caixa da PREVI, de forma que parte destes recursos são destinados ao pagamento de benefícios e parte aos novos investimentos, em especial, imóveis e investimentos estruturados, segmentos com boa perspectiva de rentabilidade no momento.

    O Empréstimo Simples oferecido pela PREVI já conta com um fundo de liquidez, custeado por aqueles que fazem uso do produto, para cobrir a eventual morte dos participantes. Utilizar parte do superávit para cobrir este fundo significaria usar recursos de todos para financiar apenas aqueles que fazem uso do empréstimo simples. Embora todos tenham acesso ao empréstimo, nem todos optam por adquiri-lo. Já os valores dos financiamentos imobiliários dependem da capacidade de pagamento de cada participante podendo chegar a valores próximos ou até maiores do que os pretendidos.

    ResponderExcluir
  117. Colegas,
    Uma sugestão: entre com uma ação para sacar seu capital antes que seja tarde. Motivo: risco para seu dinheiro na PREVI motivado pelos desenquadramentos em virtude de aplicações exacerbadas em determinadas empresas. Está confirmado pela SPC.

    ResponderExcluir
  118. Colega anônimo,
    A minha área tem monitorado os riscos dos investimentos, inclusive de desenquadramento e eles não trazem risco no curto e médio prazo ao Plano. A Previ tem trabalhado para reduzir essa exposição, porém tem seus limites em função do seu tamanho. Eu posso afirmar que não há risco que justifique retirar os recursos do Plano. Pelo contrário, cada vez mais a Previ tem se mostrado com grande competência para administrar os recursos. Podemos não conseguir avançar em melhorias, como os associados gostariam, mas não dá para dizer que o plano é um perigo ao futuro dos associados. As medidas que a SPC impõem são bem conservadoras e são tratadas para todos os Fundos, porém a situação da Previ é totalmente diferente. Com certeza, se ela fosse olhar somente a Previ, as exigências em função do desenquadramento não seriam tão radicais, até porque nossos desenquadramentos são em empresas de primeira linha e, dificilmente, teríamos problemas em relação a elas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário