sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resultado da Previ - mês de agosto/2009

Seguem abaixo as informações mais relevantes para os associados referentes ao balancete de agosto da Previ.

Plano 1
Total do ativo: R$ 129 bilhões
Provisões matemáticas: R$ 68,8 bi
Equilíbrio técnico: R$ 36,9 bi
Reserva de Contingência: R$ 17,2 bi
Reserva especial para revisão do plano: R$ 19,7 bi
Exigível Contingencial: R$ 1,2 bi

Plano Previ Futuro
Total do ativo: R$ 1,4 bi
Provisões matemáticas: R$ 1,3 bi

Números dos principais ativos

Plano 1
Renda variável: R$ 79,5 bi
Renda fixa: R$ 42,9 bi
Imóveis: R$ 3,5 bi
Operações com participantes: R$ 3,2 bi

Plano Previ Futuro
Renda variável: R$ 423,9 mil
Renda fixa: R$ 868,0 mil
Operações com participantes: R$ 176,2 mil

71 comentários:

  1. Ótima notícia para os acionistas do BB, o peru do natal está garantido com o superávit, mesmo com a resolução 26 suspensa pela justiça, está contabilizada como lucro e haja bonificações, o banco pode não respeitar a justiça, a Previ, não. E vai ser assim e sempre será. E viva o Brasil! Viva o Carnaval, Viva a cachaça! Viva o Futebol! E parabéns aos cariocas pelas olimpíadas!

    ResponderExcluir
  2. Marco Aurelio Damiano2 de outubro de 2009 às 19:22

    Colega Cecília,
    Parece brincadeira, mas esses números me fazem lembrar a época que trabalhei em Ibotirama, sertão da Bahia. Começo dos anos oitenta. Diante da seca que perdurava por anos, as lavouras morriam a poucos metros do rio São Francisco, diante daquele mundão de água. Não as lavouras dos políticos regionais, lógico, mas as dos pequenos produtores de agricultura familiar, que eram aos milhares.
    Pois é, aí estamos com esse superávit imenso e muitos colegas com o chapéu estendido. O Banco, com a força política que tem, já contabilizou a sua parte desse superávit. E como os pequenos produtores daquela época, os colegas do Plano 1 estão vendo a água correr, só não sabendo pra onde.

    ResponderExcluir
  3. Prezada diretora Cecília,

    Com a finalidade de aliviar a situação de muitos, solicito seu empenho juntos a seus pares de diretoria, para que, derrubem do cálculo da MARGEM CONSIGNÁVEL (30%), a dedução das verbas relativas à CASSI, PAS e CAPEC. É de uma irracionalidade à toda prova deduzir verbas como C820 CASSI CONTR. PESSOAL, cujo débito é compulsório e corresponde a 3% das deduções. Aliado a esta, estão as verbas C765 CASSI-PARTIC. CONSULTAS; C767 CASSI PARTICIPAÇÕES; e o PAS que é o Programa de Assistência Social do BB. Também a verba C750 PREVI CONTR PARA CAPEC, um seguro de vida que antigamente era obrigatório para se obter o Empréstimo Simples.
    Por outro lado, o percentual devia ser de 40%, não de 30% como é hoje, sobre as verbas P300 PREVI BENEFÍCIO e P400 INSS BENEFÍCIO.

    Peço seu empenho, Cecília, para na próxima reunião de diretoria, não esquecer de levar estes pedidos (ou, se possível, antes) a fim de que muitos que não puderam fazer o ES por falta de margem, tenham nova oportunidade.
    Devemos considerar, também, que mesmo as contribuições suspensas para a PREVI, verba C800 PREVI CONT PESSOAL MENSAL também entraria nas deduções da Margem Consignável, se estivesse em vigor. Ora, somente esta verba representa 8% sobre o BENEFÍCIO PREVI.

    As informações das deduções me foram fornecidas por Roberto Gonçalves - Gerente de Atendimento da Previ, por email.

    Obrigado, Cecília.

    ResponderExcluir
  4. O BB ESTA DE OLHO NO SUPERAVIT QUANTO MAIS A PREVI TEM ELE DIZ QUE TEM DIREITO E NOIS NADA.

    QUE TAL CONTABILIZAR TAMBEM EM NOSSAS CONTAS UM DINHEIRINHO, 200.000 TÁ BOM. DÁ PRA PASAR O NATAL. MAIS É PARACADA UM.

    NAO DÁMUITO NAO É SO MULTIPLICAR... O BB CONTABILIZOU 5 BI, E NOIS NADA.....ATÉ QUANDO..

    EU NAOVOU PARA O RIO DE JANEIRO CREIO QUE A PREVI DEVE ENTERRAR ALGUNS BILHOES NO RIO SO ESPERO QUE NAO SEJA UM SAUIPE DA VIDA AI, ESTAMOS FRITOS.

    A PREVI 2 JÁ TEM 70 BI, EXCELENTE GESTAO,SE COMPARADO COM A PREVI 1, APREVI UM ESTAOBOTANDO PRA ACABAR POIS NAO CRESCEU TANTO E SO CALCULAR....TUDO BEM A BOLSA AQUECEU,MAIS INVESTIR 70% , QUEM VAI ARCARCOM O RISCO O GOVERNO, SIM DEVE SER ELE MESMO POIS A PREVI E PRIVADA E NAO UM ORGAO ESTATAL.

    JA ERA HORA DAS ENTEIDADES FAZEREM ALGUMA COISA....MEXAM-SE....OU....FECHEM.

    ResponderExcluir
  5. AMIGA CECILIA, a diretoria tem q abrir os olhos, pq o governo vai pressionar os fundos de pensoes a investirem em massa em hoteis, entre outros, para 2014 e 2016. Muita atencao , depois ficamos como o ultimo que bem dizer, doamos .

    ResponderExcluir
  6. SE E' PARA NOS REGRARMOS PELA RES 26, A PREVI TEM AMPLOS PODERES, DE FAZER A UTILIZACAO DO SUPERAVIT, DA SUA PARTE , JA QUE O BB VAI DE NOVO USAR . NAO ESTARIAMOS DESRESPEITANDO NINGUEM. DENTRO DA LEI. A DIRETORIA PODE FAZER

    ResponderExcluir
  7. Cecília,

    Viva a PREVI.

    Viva a diretoria da PREVI.

    Viva o SUPERÁVIT da PREVI.

    A PREVI faz o Superávit.
    A Diretoria "guarda" o Superávit.
    O BB contabiliza o Superávit.
    Os beneficiarios chorammmmm o Superávit.

    Mas não posso dizer VIVA PARA OS BENEFICIÁRIOS DA PREVI. Só para alguns.

    Até quando essa situação perdurará?

    Com a palavra os Senhores Diretores.

    James Paiva Costa - João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  8. VIVAS ao Plano 1, com + 129 BILHÕES DE REAIS $$$;

    VIVAS ao BB, COM + 43 BILHÕES em renda fixa (só do cliente Plano 1!!)

    VIVAS ao +R$ 20 BILHÕES p/Plano 1 revisar seus benefícios !!!

    MORTE aos -121 MIL DONOS DO PLANO 1

    "viva rio 2016" As Olimpíadas virão...(nós veremos?)

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,
    PB-“1” com ativos que totalizam 129 bilhões. Número bastante significativo que revela a pujança do nosso fundo. Vou continuar batendo nessa tecla, qual seja, que os 3,2 bilhões referentes a operações com participantes representam, apenas, 2,48 % do total de ativos do plano. Esse percentual ínfimo, provavelmente, não seria digno de notoriedade se os rendimentos das aplicações em renda variável, renda fixa e porque não dizer em imóveis estivessem revertendo exclusivamente para os verdadeiros e legítimos donos desse patrimônio formidável, que são os aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa. Cecília, escrevi este comentário, como sempre acontece, acompanhado dos meus dois conselheiros inseparáveis. Mas, de qualquer forma, agradeceria se Você, com a sua seriedade, conhecimento e boa vontade esclarecesse se o que eu disse é razoável ou se tem um conteúdo emocional muito forte, fugindo, assim, da racionalidade.

    ResponderExcluir
  10. nao existe nenhum diretor a favor dos aposentados, pensionistas e da ativa do plano 1.queremnao, estao é metendo a mao mesmo, nao dao nadapara os aposentados, emprestam e pouco, como esmolas. é de lascar mesmo, a Cecilia é a única que nos ouve e põe esse blog onde dizemos as nossas mágoas.

    Sim, no Maranhao a Policia Civil fez uma greve em que a reinvindicação era para OS DA ATIVA APOSENTADOS E PENSIONISTAS,vejam a vitória demorou, mas veio e o mais importante isso é o correto, Porque a Previ trata os aposentados como mendigos e só dá o que ela quer, pois se respeitasse o estatuto nó teriamos recebido a renda certa, superavit etc. Resultado a Previ dá resultado graças a Deus mais ela está esquecendo-se de repassar aos reles aposentados e pensionistas.
    até quando isso vai durar.....estamos morrendo....as eleiçoes vem ai o Sergio vai embora se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns à diretoria! Parece que a grana para o Rio 2016 já está garantida. É certo que é muito mais fácil o superávit ser destinado à competição esportiva que aos seus verdadeiros proprietários: os associados. Vergonha!!!

    ResponderExcluir
  12. Cecília,
    A maioria do pessoal do plano1 já dobrou o cabo da boa esperança. Essa balela do superávit lembra aquelas ações judiciais julgado em definitivo, mas por envolver precatórios, as pessoas beneficiadas acabam tendo que esperar anos, às vezes décadas, para receber o que lhes é de direito. Muitas vezes não vivem para ver a cor do dinheiro.
    Tudo que (não) está acontecendo, acaba revelando uma diretoria onde além de você, percebe-se pouca atitude firme na defesa dos nossos reais interesses. A vontade de quase todos os 121.000 participantes do plano1 é desprezada, e a PREVI tão-somente submissa ao Governo e ao Banco do Brasil.
    Distribuir superávit não é fomentar inadimplência com novos limites de Empréstimo Simples. Mas a crueldade maior é que existe apenas uma única certeza para o próximo semestre, é que não mais haverá 121.0000 participantes no plano1.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  13. COLEGA CECÍLIA.
    Como muitos dizem um resolução,não pode ser mais que as leis vingentes deste país.
    Com a edição da resolução 26,todos colocaran uma pedra em cima do assunto SUPERAVIT.
    Diante de um cenario de recuperação economica,dos otimos ativos que a PREVI hoje detem em seu portifolio,esta mais que na hora de um ajuste entre as partes para se falar em distribuição dessa montanha de bilhoes que so cresce a cada dia.
    Não podemos ficar cada dia mais desenquadrado ja que quanto mais cresce os bilhoes mais a PREVI se ve em situação desenquadramento.
    Ja passou da hora de todos teren conciencia que é melhor comer uma fatia do bolo que o bolo inteiro,mesmo porque o bolo inteiro daria indisgestão.e o PATROCINADOR sempre esta com muita fome e nunca perdeu uma batalha ate hoje.
    Sejamos concientes, se podemos melhorar nossos beneficíos,nao vamos nos dar a chance de esperar por dias melhores se nao fazermos a nossa parte.
    Nesse momento o melhor a fazer é abrir um espaço para que tenhamos a real chance de melhorar nossos proventos,ou que a nossa parte seja usada para abatimentos de dividas junto ao patrocinador e a propria previ.
    Quem sabe o presidente do banco do brasil nao gosta da ideia, e resolve abastecer os cofres do BB.com dinheiro novo vindo da liquidação de milhares de contratos dos aposentados e pensionistas do plano 1.

    " É UMA SUGESTÃO QUE FAÇO A NOSSA QUERIDA CECÍLIA,LEVE ESTA AO CONSELHO QUEM SABE OS MESMOS NAO O APROVAN ? "

    ResponderExcluir
  14. SPC ATACA NOVAMENTE

    Leiam trechos de matéria publicada hoje, no site da Anapar:

    “Secretaria prepara minuta de resolução sobre operações de fusão, cisão e retirada de patrocínio de fundos de pensão
    Informação dada por secretário-adjunto diz que norma levará em conta interesse do participante.”
    “... com relação à retirada de patrocínio, os técnicos da SPC destacaram cinco pontos. ainda em discussão, dentre os quais: 1) Caberá ao conselho deliberativo tomar as providências cabíveis após a ciência da manifestação do patrocinador; 2) Na existência de excedente patrimonial, a proposta é que a mesma seja rateada entre participantes ativos e assistidos e 3) As insuficiências serão assumidas pelo patrocinador.”

    ResponderExcluir
  15. Jorge,

    O percentual de 2,48% ao qual você se refere está diretamente vinculado à capacidade de pagamento dos participantes e pensionistas ou seja a margem consignável que é calculada mensalmente com base nas verbas de proventos/benefícios e de consignações que transitam na folha de pagamento. Esse percentual traduz exatamente o quanto de associados mais o pessoal da ativa puderam renovar e não o que a Previ destinou para a alocação nessa modalidade. Mesmo existindo uma legislação que limita a utilização em 15% dos ativos totais, numa hipótese em que todos tivessem uma margem pela qual pudessem contratar o teto máximo e considerando aqueles que não utilizaram, ainda assim não se alcançaria o patamar estabelecido pela SPC.

    ResponderExcluir
  16. Cecília!

    Pegando carona na resposta que você deu ao Jorge, permito-me ser visceralmente contra esta balela chamada de "margem consignável" que é mais um obstáculo posto pela PATROCINADORA, conforme a Previ afirma: "Os critérios para cálculo da margem consignável dos funcionários da ativa são de responsabilidade do Banco do Brasil e são seguidos pela PREVI no cálculo da margem dos aposentados e pensionistas."
    Ora, sobre isso tenho a dizer:

    1. O mesmo Banco do Brasil DESCONSIDERA a margem consignável para concessão de créditos aos aposentados e pensionistas. Substitui pelo chamado "Limite de Crédito". Eu mesmo tenho um limite de crédito no BB de mais de 60 mil reais. Para o BB NÃO IMPORTA se a minha prestação mensal é de 30% ou de 40%, nem tampouco, se é de 50% do meu VP.
    2. O mesmo raciocínio vem da Cooperforte com o seu "Forte 48". Aliás, da cooperativa tem até merchandising no holerite da Previ.
    3. A única Entidade que realmente "zela" pelo associado é a Previ.
    Só que não podemos esquecer que, pela paridade das contribuições, PARTE dos ativos da Previ (129 bilhões) donde provem a fonte de recursos para aplicar no ES, parte deste ativo É NOSSA. Ou estou errado, Cecília?
    4. Se houver inadimplência no ES, como quer induzir o brilhante colega blumenauense Oscar Feldmann, há mil maneiras de resolver, como renegociação, proibição de novos empréstimos, etc.
    5. O que não podemos é ficar à mercê do BB, do tipo "vocês seguram o crédito na Previ que nós damos à vontade aqui no BB". Obviamente com juros bem maior.

    ResponderExcluir
  17. Estou ajuzando ação para receber a minha fatia do superávit.
    Alguns dizem que não adianta nada porque a justiça e lenta, e não vamos desfrutar. Se pensamos dessa forma estaremos fazendo o jogo deles, pois é isso exatamente o querem: ficar com o bolo todo.
    Que meus filhos (ou netos) fiquem com aquilo que é meu por direito. Eles (governo) jamais!
    Mesmo porque não é justo e não é DECENTE!
    "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  18. Colega Cecília,
    Atribuindo como fonte da notícia o jornal Correio Brasiliense, Romildo Gouveia transcreve em seu blog matéria datada de 05.10.2009, cujo título é “Socorro aos bancos públicos”. Vicente Nunes, jornalista responsável pelo artigo, escreve: “BB, Caixa e BNB começam a operar no limite e brevemente precisarão do reforço do Tesouro Nacional para garantir a oferta de crédito”. “O governo terá que comandar um amplo processo de capitalização dos bancos públicos comerciais, se quiser que essas instituições continuem operando com o pé no acelerador do crédito”. No que concerne ao Banco do Brasil, apesar de a notícia citar como origem dos recursos o Tesouro Nacional penso que, no final das contas, o dinheiro deverá sair mesmo é do nosso fundo de pensão. Os números formidáveis que Você nos repassa, relativos ao mês de ago/2009, certamente despertarão o apetite voraz do patrocinador, que possivelmente realizará nova apropriação contábil, já que essa manobra vem se repetindo regularmente a cada seis meses. Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecilia,
    Tenho uma grande dúvida sobre os colegas que aInda estão na ativa e que eu gostaria de que a mesma fosse esclarecida:
    a) Vários funcionários da ativa ainda não tinham completado 360 contribuições para a Previ, quando a mesma decidiu suspender a cobrança das aludidas;
    b) Os valores daquelas contribuições (inclusive a parte do Banco) estão sendo pagas com recursos do SUPERÁVIT;
    c) Quando esses associados se aposentarem receberão seus benefícios intregrais(100%)?

    LUIZ EDMUNDO BAPTISTA CAMARA
    06.10.2009

    ResponderExcluir
  20. Pelo amor de Deus, Cecília, não divulgue mais esses resultados. Isso só faz com que minha vida corra risco... cada vez que vejo o superávit minha boca se enche de água... e tenho medo de morrer afogado. Cuide bem dos velhinhos; não os faça correr riscos pois nossas vidas já estão por um fio...

    ResponderExcluir
  21. Colega Jorge Teixeira.

    Entendo que seu raciocínio está certíssimo. Os aportes contábeis servem para isto mesmo, e o Banco descobriu o caminho das pedras. Por outro lado, pergunto, esse congresso recém concluido não pode ser considerado um indicador das pretensões do Governo, de olho grande nos fundos de pensão - como um todo? Já não basta a Previ?
    A SPC já sinalizou com nova resolução, às avessas da famigerada 26. Veremos.

    ResponderExcluir
  22. Luiz,

    Esse tempo a ser complementado não ficará prejudicado, uma vez que a Previ constituiu um fundo de contribuições, decorrente do superávit, e, através dele, desembolsa os valores que deveriam ser pagos pelo participante bem como a parcela destinada ao patrocinador. O complemento da Previ não representa 100% do seu salário, uma vez que a metodologia para o cálculo do benefício considera a média dos últimos 36 salários de contribuição incidentes sobre o VP, AN e demais verbas remuneratórias.

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,

    O que tenho visto é uma grande preocupação de alguns colegas com fatos que não acrescentam nada para nós, tipo: funcionários da ativa que não está contribuindo, associados pré e pós 97, renda certa etc. e com isso ao invés de somarmos estamos cada vez mais diminuindo nosso esforços. É necessário que as açoes implementadas sejam no sentido de nos unirmos na busca de um objetivo comum que venha beneficiar a todos, porque é só dessa forma que iremos conseguir algum resultado positivo, tendo em vista que a turma de lá é bastante unida para nos derrubar (BB, SPC, GOVERNO, ANNAB, PREVI ETC.) Por isso minha gente vamos ser mais competentes em nossa luta, deixando as mesquinharias de lado. Caso contrário ficaremos sempre olhando a eficiencia do PATROCINADOR na apropriação de sua fatia.

    ResponderExcluir
  24. o calculo para consignaçao é bastante estudado para prejudicar o aposentado ou funcionario vinculado ao plano, que é par ele se lascar de pagar juros altos.
    Nunca se viu neste Pais do meu Deus tanta discriminação, todo mundo pedindo um almento de salario, o Banco abocanhando parte da Previ, sim porque o BB já pagou aos acionistas, agora vai dscontabilizar, eu duvido, portanto, deixemos de conversa mole o que sobrou contabilizem nas contas dos demais socios enquandto nao vai para o Pré -Sal.

    querem botar a Dilma, ora porque não o Meireles do Bacen que é pelo que se vê uma fortaleza nacional.

    ResponderExcluir
  25. Colegas,agora e que a vaca foi para o brejo....de vez.Nao torceram para o Rio de Janeiro ganhar?Ainda estou anestesiada com a noticia, e dificil acreditar que o povo torce e nao ve o que significa.Para nos da Previ nao resta mais esperança, o nosso dinheiro do superavit e mais algum irao com certeza para as ditas obras de Maracana,hoteis....Como disse o colega, VIVA O BB,VIVA O POVAO,VIVA A PREVI,VIVA O CARNAVAL,VIVA O FUTEBOL, VIVA O BRAZIL!!!!!!(com z mesmo).

    ResponderExcluir
  26. Colega Marco Aurelio,eu sei para onde a agua esta correndo....e voce tambem com certeza.

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecília.

    Referindo-me a sua resposta ao colega LUIZ CAMARA, a Previ está bancando as contribuições dos colegas da Ativa com o Superavit que pertence a todos. Embora os colegas não tenham nenhuma culpa por isso. O maior beneficiado, com certeza é o BB.

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecília.

    Referindo-me a sua resposta ao colega LUIZ CAMARA, a Previ está bancando as contribuições dos colegas da Ativa com o Superavit que pertence a todos. Embora os colegas não tenham nenhuma culpa por isso. O maior beneficiado, com certeza é o BB.

    ResponderExcluir
  29. Cara Cecília,
    Gostaria de dirigir-me ao colega anônimo, de 06.10.09 às 03.42 hs para saber mais informações sobre a ação judicial impetrada para o recebimento de sua parte do Superavit. Tenho pensado que é necessário garantir o pagamento desses valores aos nossos herdeiros, caso passemos dessa para uma melhor. Jamais deixar para o BB e Governo.
    Abraços,
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  30. Com licença da Cecília.

    Gostaria de fazer contato com Colegas de Curitiba ...

    ResponderExcluir
  31. Cecilia e Blogueiros,

    Se flose nos tempos idos das NCRs, qdo eu ainda fazia o balancete diário, seria facil "descontabilizar" o que o BB se apropriou do "nosso" Superavit, era só fazer uma janela, alias, várias, e colocar o valor correto no lugar, e claro ,mudar subtotais e totais.....até lembro como ficava a cor da camisa branca , num dia ruim....cheio de janelas pra fazer.
    Bom, vamos voltar aos dias de hoje: vou propor o seguinte exercicio. VAMOS LIQUIDAR HJ O PLANO 1, pagar tudo zerar tudo, dar a parte do Patrocinador e Devolver Integralmente o restante aos participantes,vamos ser bonzinhos, e fazer uma divisão igualitária. COM CERTEZA DARIA MUITA GRANA PARA CADA UM, SUFICIENTE PARA VIVER O RESTO DE SEUS DIAS SEM PREOCUPAÇÃO.
    Agora, vamos olhar a nossa realidade atual. Não precisa chorar, mais que da vontade, isso da . É muito dinheiro para alguns e inclui-se ahi o Patrocinador, e para a grande maioria NADA, muito menos vontade de melhorar os seus vencimentos, ou mesmo, acertar as tais "injustiças".
    ATÉ QUANDO ???
    Se alguem tiver a resposta......


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  32. Colega Lázara Rabello,
    veja site da UNAMIBB, para ingressar com ações "Renda Certa"

    ResponderExcluir
  33. COMO DIZIA UM GOVERNADOR A BAHIA E O BB E O BB E DA BAHIA;

    AGORA A PREVI ESTA NO RIO E O RIO ESTA NA PREVI, TEM RECURSO TEM E NOS NAO TEMOS NADA, MAS TEMOS O VOTO, E SE O GOVERNO NAO NOS AJUDAR VAMOS RESPONDER COM O PODER QUE ELE TEME O VOTO.....O VOTO..

    ResponderExcluir
  34. Marco Aurelio Damiano7 de outubro de 2009 às 18:46

    Colega Cecília,
    Concordo com a colega Antônia quando diz que “a turma de lá é bastante unida”. E de onde vem a força desse pessoal? Basicamente, da nossa alienação e da nossa desunião. Já pensou no efeito de 121.000 bocas protestando?
    Com a sua permissão, gostaria de transcrever alguns versos do poema “No Caminho, com Maiakóvsky” de Eduardo Alves da Costa, que podem servir bem como um grito de alerta para a nossa condição atual:

    “...........
    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    ..........
    Vamos ao campo
    e não os vemos ao nosso lado,
    no plantio.
    Mas ao tempo da colheita
    lá estão
    e acabam por nos roubar
    até o último grão de trigo.
    Dizem-nos que de nós emana o poder
    mas sempre o temos contra nós.
    Dizem-nos que é preciso
    defender nossos lares
    mas se nos rebelamos contra a opressão
    é sobre nós que marcham os soldados.

    ........
    Mas dentro de mim,
    com a potência de um milhão de vozes,
    o coração grita - MENTIRA!”

    ResponderExcluir
  35. Colega anônimo 06/10 - 3:42, poderia informar com quem voce entrou na justiça para deixar ajuizada a ação para receber sua fatia do superávit no futuro ou deixa-la garantida para seus herdeiros.

    ResponderExcluir
  36. Hoje sinceramente senti na pele o que é ser velho.É só dar uma olhada na abertura para empréstimo imobiliário e suas limitações.Comprova-se assim a razão de a Previ não haver dilatado o prazo para o ES.Lá tudo é milimetricamente analisado.Que pena que frustação

    ResponderExcluir
  37. Colegas,

    Para aqueles que se preocupam com pré/pós 97, falta de contribuição do pessoal da ativa, só posso dizer que assim fica difícil revindicar alguma coisa. A união é fundamental para lutarmos por nossos direitos.

    ResponderExcluir
  38. Cecília, o valor do Superavit contabilizado influenciou no resultado final do Banco?

    ResponderExcluir
  39. SUPERAVIT - Posição oficial

    Devidamente autorizado, transcrevo resposta da Previ a consulta formulada pelo colega Ivan:

    Senhor Ivan,

    Agradecemos sua manifestação e informamos que sua sugestão foi registrada.

    Esclarecemos que a concessão de novos benefícios, deve estar prevista no regulamento do plano de benefícios. Assim, para conceder benefícios mediante a utilização de reserva especial do Plano 1, é necessário sua aprovação pelos órgãos internos da Previ, pelo patrocinador e pelos órgãos de Governo - Ministério do Planejamento e Secretaria da Previdência Complementar.

    Informamos que os últimos processos de destinação de superávit foram precedidos de debate e negociação entre representantes dos participantes e assistidos e o patrocinador Banco do Brasil, para posterior aprovação pelas instâncias competentes.

    Outro ponto relevante é a necessidade de se observar a Resolução CGPC nº 26/2008, que regula a utilização de superávits, e que está sendo questionada, inclusive judicialmente, por algumas entidades.

    Cabe registrar que, embora o Banco do Brasil tenha contabilizado, em seu balanço de 2008, valor referente a "ganhos atuariais não reconhecidos", não houve, por parte desta entidade, qualquer destinação de recursos do superávit ao patrocinador.

    Portanto, tão logo haja alguma informação sobre o assunto daremos ampla divulgação aos nossos associados através de nossos meios de comunicação.

    Elma Heringer
    Gerência de Atendimento
    PREVI

    ResponderExcluir
  40. Colega Cecília,
    Destinado àqueles que por acaso ainda têm algum tipo de dúvida sobre o desfecho do caso da legalidade ou não da resolução 26 do CGPC, sob discussão na justiça, sugiro que leiam o artigo denominado “Amicus curiae”, que quer dizer, “amigo da corte”. Esta matéria está já há algum tempo no site da AFABB-Tupã (SP), e é de responsabilidade de Roberto Abdian.

    ResponderExcluir
  41. O VOTO - Colegas falam que nós temos o VOTO. Será que nós o temos mesmo. Em quem você vai votar de diferente pois, aonde eu olho, sempre vejo os mesmos. O VOTO não está nas urnas, o verdadeiro voto está muito bem escondido sobre sete chaves. Tente mudar a indicação de um candidato de qqr partido (una cidadãos de vontade, filiem-se a um partido - qualquer um - e tentem mudar os candidatos para a próxima eleição e ai voces verão que nós não temos VOTO e nem democracia. Isso sem falar no Poder Judiciário onde nós nem VOTO que não é voto nós não temos.

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecília.

    Do jeito que está sendo elaborada pela Previ a classificação para financiamento imobiliário para quem já liquidou o antigo, somente lá pelos anos 2050 terei direito novo financiamento. Estarei com mais ou menos 109 anos. Beleza!

    ResponderExcluir
  43. o cecília, levanta a bandeira do 14ª benefício. alguma coisa tem que rolar, pois este balancete de agosto eh coisa de ficção. Tem muita empresa boa que não tem uma situação econômica tão confortável.

    Você acha que eh possível...

    ResponderExcluir
  44. Colegas,a Previ e uma piada...de mal gosto.So tem canalha!Para quem estava esperando o novo financiamento imobiliario, que decepçao!Por curiosidade fui ver quanto seria meu emprestimo.....Graças a Deus ja tenho minha casinha(quitada) e nao foi pela Carim.Se hoje eu dependesse da Previ para ter um imovel, estaria fu....:
    1- a classificaçao- que absurdo(morre antes)
    2- a soma do prazo com a idade do
    pobre coitado - nada a dizer
    3- o valor financiado - nem barraco
    na favela da para comprar.
    Lamento pelos colegas que estavam aguardando o E.Imobiliario.

    ResponderExcluir
  45. Marcelo - Brasília(DF)8 de outubro de 2009 às 13:30

    OLá Galera.

    Superávit 2009.

    A bolsa já está em 63.700 pontos, hoje 08/10/2009, às 13:22h,indo em busca dos 66.000 pontos.
    Em dezembro a previsão será de 70.000 pontos.
    Banco do brasil - BBSA3 30,00 Reais

    AGORA:::: kd nosso dinheiro

    Kd nossas entidades representativas????

    Kd os advogados e representantes de nossas entidades???

    Ação judicial renda certa 2008....www.unamibb.com.br

    Vamos garantir o direito de nossa família.


    http://uk.finance.yahoo.com/m2.php

    http://br.advfn.com/

    ResponderExcluir
  46. Eu também acho este financiamento uma piada.Ninguem compra nada e o nosso contra-cheque não suporta esta prestação por 20 anos.Jeanne

    ResponderExcluir
  47. Enviei, em 5/10/2009, o seguinte e-mail para a Sra. Isa Musa de Noronha da FAABB e até hoje não obtive resposta. Certamente, ela teve motivos para não me responder até agora, mas, com certeza o fará.
    "Prezada Sra. Isa Musa de Noronha,
    Li no site da AFABB/PR a seguinte notícia: 'Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA. o Banco do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços. A notícia é alvissareira, mas desejamos que as medidas sejam tomadas em benefício do conjunto dos associados, e não como foi feito no passado recente quando apenas um pequeno grupo foi contemplado'. A notícia foi divulgada em 31/07/2009, portanto decorridos (até a data de hoje, 5/10/2009), exatos 66 dias. O que me chama a atenção é que de lá para cá, repito, depois de 66 dias, não foi mais publidada, s.m j., nenhuma notícia 'alvissareira' sobre o tema.Do exposto, faço um simples questionamento a V Sa.: durante este longo período de 66 dias, não ocorreu mais sequer nenhuma novidade sobre o tema 'alvissareiro'?"

    ResponderExcluir
  48. Enviei, em 5/10/2009, o seguinte e-mail para a Sra. Isa Musa de Noronha da FAABB e até hoje não obtive resposta. Certamente, ela teve motivos para não me responder até agora, mas, com certeza o fará.
    "Prezada Sra. Isa Musa de Noronha,
    Li no site da AFABB/PR a seguinte notícia: 'Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA. o Banco do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços. A notícia é alvissareira, mas desejamos que as medidas sejam tomadas em benefício do conjunto dos associados, e não como foi feito no passado recente quando apenas um pequeno grupo foi contemplado'. A notícia foi divulgada em 31/07/2009, portanto decorridos (até a data de hoje, 5/10/2009), exatos 66 dias. O que me chama a atenção é que de lá para cá, repito, depois de 66 dias, não foi mais publidada, s.m j., nenhuma notícia 'alvissareira' sobre o tema.Do exposto, faço um simples questionamento a V Sa.: durante este longo período de 66 dias, não ocorreu mais sequer nenhuma novidade sobre o tema 'alvissareiro'?"

    ResponderExcluir
  49. Tirem o cavalinho da chuva como diz o ditado.Ate restituiçao de IR o governo vai pagar com atraso.Falta dinheirinho,hehehehe.
    E so ir pegar no cofre da Previ,la tem.Muito.Mas tem o Pac,tem a copa,tem as olimpiadas.E viva 2010,2014!!!!!E viva nos OS BABACAS
    do Brasil.E ainda tem colega pensando em 14,superavit,aumento de beneficio.ACORDA POVO!!!!

    ResponderExcluir
  50. CECILIA, aumento do empr simples, financiamento imobiliario. Sao acoes q da um novo animo. A PREVI aos poucos demonstra , sua boa vontade. e Recursos,nem se fala, temos de sobra.
    va em frente Cecilia, rumo a distr do superavit, melhoria nos beneficios.
    e quanto a classificacao do fin imobiliario,j a me foi repassado, que a classificacao independe. O que vale e'a quantidade de manifestacoes(muitos nao vao querer)

    ResponderExcluir
  51. nada conta os colegas da ativa, o erro é da presidencia da previ, nao pode é contra o regulamento pagar os funcionarios da ativa com as reservas de todos. O Banco do Brasil é quem deveria estar arcando com isso, senao vejamos:

    para cada 1,oo real o Banco contribui com mais 1,oo, o banco nao paga o funci nao paga é zero, portanto as reservas só estao sendo corrigidas, agora vem essa bomba a previ pega o superavit e paga aos da ativa isso é uma VERGONHA, EU VOU MANDAR PARA O CASOY, Camara dos deputados, e todos os representantes até para o Bigode, estão fazendo tudo o que querem na Previ isso é um absurdo, volto a dizer nem os funcionarios da ativa sabem disso.

    ResponderExcluir
  52. Cecilia,
    Gostaria de saber em que pé está o andamento do processo do sind. dos bancários de Brasília, em qual etapa se encontra, qual a previsão do julgamento final, enfim...
    Outra questão: em 2010 teremos três exercicios de superavit sem distribuição.A ação judicial impedirá a distribuição do superávit?

    Vinicio

    ResponderExcluir
  53. Ivan,

    Certamente, o valor que banco contabilizou no seu balanço influenciou no seu resultado final, uma vez que ele já distribuiu dividendos aos seus acionistas considerando os referidos valores.

    ResponderExcluir
  54. Vinicio,

    Continua mantida a liminar que suspende os efeitos da CGPC26. O objetivo principal é obtermos do STJ a declaração de ilegalidade desta resolução. Infelizmente, enquanto perdurar a liminar sem a decisão definitiva, não teremos condições de discutir a distribuição do superávit, uma vez que o motivo principal dessa suspensão está associado ao fato de devolvermos parcela do superávit aos patrocinadores.

    ResponderExcluir
  55. Colega IVAN,

    Complementando o que a Cecília lhe respondeu a respeito da contabilização dos 50% do Superavit da PREVI, efetuada pelo BB em dezembro/2008, informo o seguinte: Em 29.01.2009, a FAABB enviou À Comissão de Valores Mobiliários - CVM "REQUERIMENTO DE PROVIDÊNCIAS EM DECORRÊNCIA DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES INVERÍDICAS EM FATO RELEVANTE", onde demonstra os valores contabilizados pelo BB e seus efeitos no resultado, sendo total de 5.326 milhões de reais com impacto no Lucro Líquido de 2.520 milhôes de reais. Este requerimento foi postado no site da Faabb em 02.02.2009.
    Perguntar não ofende! Que providências a CVM tomou até o momento?

    Abraços,
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  56. Cara Lázara Rabelo. Você acha que a CVM vai tomar alguma providência contra o poder?

    ResponderExcluir
  57. Colega Lazara, a CVM e governo.Entao...........

    ResponderExcluir
  58. Quando falo de voto.....

    Falo de mudanças, ,udanças de políticos....

    que os nossos jovens tomem o poder com a nossa ajuda....
    nao vamos ficar ligados a partidos que descumprem a Constituição....

    quando falo do poder do voto, é tirarmos essas múmias do poder e fazer com que esse Pais cresca.

    ResponderExcluir
  59. Quando falo de voto.....

    Falo de mudanças, ,udanças de políticos....

    que os nossos jovens tomem o poder com a nossa ajuda....
    nao vamos ficar ligados a partidos que descumprem a Constituição....

    quando falo do poder do voto, é tirarmos essas múmias do poder e fazer com que esse Pais cresca.

    ResponderExcluir
  60. Minha cara Cecília,
    Caso possível uma resposta a uma questão que me implica.A Previ vendo que poderia dar aumentos exagerados a seus aposentados de uma hora para outra, sem consultar ninguém mudou seu índice de IGP-DI para o famigerado INPC, fazendo com que consequentemente seus superavit aumentasse.Sabemos também que encontrado-se outro índice chegaria a uma remuneração mais justa.E aí vai a indagação porque não se encontrar uma fórmula, sem a justificativa absurda de superavit, encontrar uma maneira de se corrigir os benefícios da Previ?.Observe que cada setor encontra sua fórmula para nos prejudicar é só observar os aumentos da Cassi onde usa aumentos e diz que é ajuste e por aí vai, nesta atè a Anabb usou para elevar suas contribuições.Sinceramente é muito duro verificarmos a observar aumento dado a classe e deixar seus assistido de lado a mendigarem EM,EI e por aí vai

    ResponderExcluir
  61. Isa Musa, responde ao colega anônimo e a todos nós que estamos esperando notícias sobre a distribuição do superávit.

    Grato pela atenção
    Mariano Branquinho

    ResponderExcluir
  62. Não adianta ¨chorar¨ a distribuição do Superávit !!!! Isso só virá em época de eleição. Quem sabe arrumar uma ¨brecha¨ na legislação para retirar parte das reservas visando colocar em ordem as dividas contraidas por fora? Não vai ter impacto no saldo e resolvemos sem tomar novos empréstimos!!! Em outros paises isto e possivel.Com a palavra os advogados entendidos!!!

    ResponderExcluir
  63. E por falar em eleiçao,espero que todos os colegas na epoca das eleiçoes da Previ nao tenham esquecido o que estamos passando com ES,EI,Superavit,ou seja, nao esqueçam das ROUBALHEIRAS que estamos sofrendo e das maracutaias
    que estao fazendo com nosso dinheiro.Vamos botar todos para fora da Previ.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo 13/10 10:21
    Esclareça-me, por favor:
    Quando voce fala em retirar parte das reservas visando colocar em ordem as divídas contraidas por fora,a que tipo de divída voce se refere?

    ResponderExcluir
  65. Esclarecendo...dívidas por fora significa todas aquelas que não estão diretamente ligadas a PREVI (empréstimo simples e imobiliário)...por exemplo: dívidas com Bancos (cheque especial, cartão de crédito e cdc) e também com terceiros...

    ResponderExcluir
  66. Colegas,
    Comentário na Revista Veja de 07.10.2009.
    ¨Lula disse: Nenhum país tem tanta certeza do seu futuro quanto o nosso¨. Diogo Mainardi vai mais além: Eike Batista encarna essa certeza melhor do que ninguém, com suas empresas bilionárias que faturam tanto quanto uma padaria...¨ Eu só ficaria muito surpreso se a PREVI fizesse qualquer transação envolvendo a Vale e ainda emprestasse dinheiro a Eike Batista para comprar essas ações...O conglomerado EBX reúne a maior parte das empresas de Eike e em 2009 elas estão ocupando os últimos lugares nos cálculos de lucros da Bovespa. Vamos criar outro monstro ou já esquecemos Daniel Dantas?

    ResponderExcluir
  67. E a Isa nao deu as caras.Fala ai Isa,conta para nos o que voce sabe.......Ou nao sabe?

    ResponderExcluir
  68. Colegas,

    Vocês ainda estão no tempo do email? Isso não adianta. O que adianta é reclamar (passeata) na frente da PREVI, das agências do BB, do Palácio do Planalto e informar a Globo e demais redes porque estamos fazendo para darem notícia...Logo vem a solução!!! Na Argentina ninguém manda email...é no ¨panelaço¨ que acabam recebendo o que é de direito...Infelizmente esse é o que devemos fazer !!! Vamos em frente !!!

    ResponderExcluir
  69. Concordo,entao....Maos a obra colegas.Panelaço,acampamento...
    tudo sera valido!!!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Colegas,

    Essa estória de superávit é ¨fabricação caseira¨...não resiste a melhor argumentação/verificação de ativos dentro dos parâmetros financeiros e de operação em Bolsa de Valores. Só que como não fiscalizamos, e ninguém o faz como deveria, não podemos reclamar. Enquanto ainda existir um só aposentado/pensionista não há que se falar em superávit, considerando que setenta por cento dos investimentos estão em renda variável. Só no Brasil ...isso em qualquer País de Primeiro Mundo seria piada!!! Olhem as legislações de Fundos de Pensão desses Países e comparem.
    Só não vale cair de costas!!!

    ResponderExcluir
  71. SUPERAVIT - PREVI - RENDA CERTA.

    Mais uma vitória na justiça.

    www.tj.rj.gov.br

    2008001295797-0

    ..........................Isto posto, julgo PROCEDENTE a pretensão autoral para condenar a ré na devolução das quantias que excederam o limite de 360 contribuições, patronais e pessoais até a data da suspensão geral (dezembro de 2006), corrigidas monetariamente e com juros de 1% a partir da citação, conforme se apurar em fase de liquidação. Condeno a ré, ainda, nas custas e honorários advocatícios que fixo em 10% do valor da condenação

    ResponderExcluir

Poste seu comentário