quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Plano 1 - Liberado financiamento imobiliário para quem já liquidou anterior

Participantes do Plano 1 que já quitaram financiamento imobiliário podem, a partir de agora, adquirir um novo imóvel pela Carim. Para isso, o participante deve verificar sua classificação na seção de Autoatendimento do site, onde poderá também simular as condições do financiamento.
Caso haja interesse em contratar um novo financiamento, é preciso registrar sua manifestação pelo Autoatendimento e aguardar a convocação realizada periodicamente pela PREVI.

Em 2007, a PREVI reabriu sua Carteira de Financiamentos Imobiliários (Carim) aos participantes que ainda não haviam contratado financiamento imobiliário. Desde então e até setembro de 2009, todos que manifestaram interesse foram convocados.

A lista de classificação obedece à ordem decrescente do tempo de filiação à PREVI, intercalando participantes ativos, assistidos e pensionistas. Já o Valor Máximo do Financiamento que cada um tem direito é apurado com base na capacidade de pagamento e no prazo do financiamento (até 20 anos) que, somado a idade do participante, não pode ultrapassar 80 anos.

Todos os critérios utilizados na concessão estão descritos no Guia e no Regulamento da Carim – Plano 1. Além disso, a avaliação do imóvel e a análise da documentação do financiamento serão realizadas por empresas terceirizadas contratadas pela PREVI, com experiência no ramo, capacitadas para atender demandas em todo o país e que já prestam serviço para a PREVI nas concessões desde 2007.

Para mais informações, acesse a seção Planos e Produtos / Financiamento Imobiliário no site da PREVI ou ligue para 0800 729 0505, de segunda à sexta das 8h às 18h.

Fonte: www.previ.com.br

59 comentários:

  1. Paulo e Leda Goellner8 de outubro de 2009 às 15:16

    A Previ deve ter uns 30.000 contratos imobiliários "em ser", e destes uns 5.000 contratos em atraso, oriundos dos PDV de 1995.

    Lendo nossas "classificações para novo empréstimo" a Previ teria exatos 108.331 participantes aptos a contrair este empréstimo imobiliário, excluindo-se então uns 12.669 participantes IMPEDIDOS de obter tal empréstimo, devido a idade, pois tem mais de 80 anos !

    Como nossa classificação é 66.525 e 93.142 (minha esposa),dificilmente obteremos novo empréstimo imobiliário até 2010, quando teremos 60 anos de idade.
    Uma lástima a PREVI perder oportunidade em financiar aos participantes aposentados.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma boa notícia para aumentar o endivadamento e o superávit, afinal, o banco precisa aumentar seus lucros.

    ResponderExcluir
  3. Bastaria a Previ abrir linha de crédito para reimprestar a casa velha com reforma e tudo.

    Sei nao, e sei O QUE A PREVI TEM QUE FAZER NAO FAZ.

    ALMENTAR OS VENCIMENTOS DE ACORDO COM O QUE DETERMINA O ESTATUTO, PAGAR RECEITA CERTA, REGULARIZAR AS PENDENCIAS COM O PRE 67 E AI É SO FELICIDADE. ENDIVIDAMENTO NAO SERVE...QUE DIRETORIA MALEFICA E ESSA

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho empréstimo "em ser" e manifestei meu interesse em novo financiamento. Gostaria de saber se posso liquidar o atual quando for convocado ou se preciso liquidar agora para poder ser convocado.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez fico mais irado com esta turma de "notáveis" que dirige a Previ. Sem dúvida, é uma turma franca favorita para amealhar o próximo Nobel de Economia. Estudam minuciosamente a capacidade de pagamento dos participantes. São matemáticos de quatro incógnitas. Minha classificação (antes de renovar o empréstimo simples, em 01.09) é a de número 74.387 de um total de 108.331. Ora, o total de participantes do Plano 1 é de 121.000 sendo assim, pouco mais de 12.000 estão com o financiamento "em ser". Apesar de mais de 15.000 terem sido convocados os quais nunca tinham tomado empréstimo imobiliário antes. Esta é a terceira incógnita que os matemáticos da Previ sabem responder. A quarta incógnita é fácil descobrir. É o "p" da política do patrocinador. O BB influencia os matemáticos da Previ, dizendo-lhes: "Não queremos o rendimento de 10% A.A. do empre imobiliário. QUEREMOS 10% AO MÊS DA APLICAÇÃO EM RENDA VARIÁVEL.

    ResponderExcluir
  6. BOMBA! BOMBA! O SUPERAVIT VAI SER DISTRIBUIDO AFINAL!
    Não, não, não tomem conclusões precipitadas, colegas! É só pro pessoal da ativa.
    Vcs. devem estar se perguntando como descobri isso. Muito simples: se a PLR vai ser paga com base nos lucros e resultados e como a parte do superavit da PREVI apropriada pelo Banco faz parte desses lucros e resultados, então nada mais natural que deduzir que o superavit já vai ser distribuido. Que que vcs. acham disso?

    ResponderExcluir
  7. Liquidei meu primeiro financiamento, após aceitar a revisão, com recursos do fgts, em 2004, agora fui classificado para ¨novo¨financiamento no número 86736 (impossível de ser chamado, antes da morte ou da idade limite). Fiz os cálculos, comparando com um financiamento imobiliário pelo Banco do Brasil (que visa lucros) e poderia tirar hoje. Vejam os resultados:
    Previ: 240 X 1.252,40
    BB : 240 X 1.557,46
    Sendo que: No caso da Previ, TODO ano tem aumento com base no INPC (limitado a não ultrapassar 30% do bruto), ou seja, em 20 anos vai ser aumento sobre aumento vai ficar bem alta. No caso do BB, as 240 serão decrecentes mês a mês, a última (240), será de 567,65, com aumento zero, e sem saldo devedor no final (ambos). Façam as contas. Acho que o financiamento BB é mais negócio, pelo menos não aumenta o superávit que só o banco usa. Colegas economistas, façam cálculos mais detalhados e repassem, neste espaço democrático aberto pela Cecília (renuncia colega, sei que estás sofrendo por não poder fazer nada) para que não sejamos, mais uma vez, enganados.

    ResponderExcluir
  8. Colegas,

    Eu liquidei a CARIM em 2007 e digo, foi o pior negócio da minha vida. Paguei duas casas para a PREVI. Só liquidei antecipado para não ter que pagar três casas. Viva a PREVI!!! Nunca mais pego um centavo da €CARIM.

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,
    Peço licença para fugir do tema em pauta e escrever sobre um assunto que tem ocupado as páginas de economia dos principais informativos do país. Trata-se do desejo demonstrado pelo empresário Eike Batista de adquirir agora uma fatia da Vale que se encontra em poder dos fundos de pensão, depois de ver frustrada a sua expectativa de compra das ações pertencentes ao Bradesco que não quis vendê-las. Aliás, sobre o assunto, Romildo Gouveia em seu blog transcreve uma matéria interessante, datada de 09.10.2009, cujo título é “Lula pressiona por troca de diretores da Vale”, assinada por Kennedy Alencar da Folha de São Paulo. Relativamente ao nosso fundo de pensão, sabemos que a Previ tem uma posição acionária estratégica na Vale. Por outro lado, temos uma exposição significativa em renda variável, ainda acima do novo limite estabelecido de setenta por cento para aplicações nesse segmento. Diante do que foi exposto, agradeceria se Você emitisse a sua opinião sobre o que seria mais importante para a Previ neste momento, tendo em vista os dois aspectos, posição acionária estratégica na empresa e exposição ainda significativa e desenquadrada em renda variável. Isto tudo para um fundo maduro como o nosso cuja maior necessidade é ter fluxo de caixa suficiente para honrar o compromisso de pagamento de aposentadorias e pensões. Ficarei no aguardo de sua breve, oportuna e importante manifestação.

    ResponderExcluir
  10. PE FRIO - REALMENTE SOU UM PE FRIO. ENQUANTO NA ATIVA, 08 ANOS SEM AUMENTO, PLR PEQUENO, ENQUANTO ISSO A PREVI MULTIPLICANDO OS BENEFICIOS,COM TROCA DE INDICES E TUDO. AGORA , APOSENTADO, VEJO OS DA ATIVA, GANHANDO AUMENTO BEM ACIMA DA INFLACAO,PLR GORDOS(COM O SUPERAVIT), E A PREVI COM SEU INPC, E CHEIA DE DINHEIRO. E O QUE MAIS PREOCUPA E' A NOTICIA DO SITE DA PREVI, SOBRE INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA PARA COPA E 2016. O QUE A PREVI VAI GANHAR COM ISSO? E QUANTO A AO ELEFANTE BRANCO DA COSTA DO SAUIPE, SUGERI HA MAIS DE UM ANO ATRAS,PARA OS ADMINISTRADORES DO GRUPO, QUE EM BAIXA TEMPORADA,DADO A PEQUENA UTILIZACAO E O CUSTO SER O MESMO(MANUTENCAO) QUE SE FIZESSE PACOTES PROMOCIONAIS COM UMA CERTA VANTAGEM PARA OS ASSOCIADOS DA PREVI. E NADA. SO' AGORA, E ASSIM MESMO, COM VALORES MUITO ALTOS. NAO E' PRA NOS APOSENTADOS. A NAO SER UM SUPERAVIT, OU QUEM SABE UM EMPRESTIMO SIMPLES- SAUIPE. LEMBRO DUM FILME DE FICCAO,QUE TU DOAVA TUA VIDA, MAS EM TROCA, TU TERIA UM MES DE PARAISO. RESTA-NOS ESPERAR. CECILIA CONTINUE LUTANDO POR NOS.

    ResponderExcluir
  11. O colega Anônimo que disse acima: "O SUPERAVIT VAI SER DISTRIBUIDO AFINAL" está coberto de razão. Quando vejo os colegas da ativa recebendo o superavit da PREVI pela PLR, mesmo que seja indiretamente através da apropriação no balanço do BB e, também, os projetos de leis que pretendem beneficiar aqueles que ainda vão se aposentar (85/95) pelo INSS, eu, que me aposentei com 32,5 anos de tempo de serviço e 55 de idade, só posso ter um desabafo: QUE ARREPENDIMENTO DE TER APOSENTADO!!!

    ResponderExcluir
  12. No espaço sobre o balancete de agosto foi respondido pela Cecila,com reforço da Lázara Rabelo, que o valor contabilizado pelo Banco, influenciou positivamente em seu resultado final, o que torna a questão mais delicada e porque não dizer vegonhosa, pois, ao contrário dos aposentados (que a não distribuição, está influenciando negativamente no bolso de todos)o Banco não necessita do valor em cash para a sua sobrevida.

    ResponderExcluir
  13. A verdade, caros colegas, é que ninguém se encastela no poder por altruismo, mas para se assenhorear material e simbolicamente das instituições dirigidas. Por que seria diferente na PREVI? É hora de mudar! Substituir as rosas que murcharam, por botões novos que distribuam o frescor da fragrância dos beneficios entre todos nós, da ativa, aposentados e pensionistas, que regamos por anos a nossa PREVI.

    ResponderExcluir
  14. Prezada Cecilia,
    Já foi efetuada alguma proposta à PREVI e patrocinador, visando o abatimento e/ou liquidação de dividas dos participantes na distribuição do Superavit? É uma maneira (indireta) de aumentar nossos proventos liquidos. Poderia ser utilizada a ultima consulta efetuada em 2008, e adotado um percentual minimo de pagamento, levando-se em conta o saldo devedor de cada um e o vlor que lhe cab na distribuição..
    Perdoem-me, mas não sei se todos concordam.Estou apenas expressando meu pensamento.

    ResponderExcluir
  15. AMIGA CECILIA, se me permite, indico o artigo postado no site na www.aafbb.org.br/materias.php?ArticleID=2376&SectionID=97,onde aparece a variacao percentual dos indices, de 95 ate hoje, e nao o comparativo que a PREVI demonstrou em junho/2009,ignorando os indices de 95, 96 da PREVI em zero por cento, ficando assim um acumulado de 15 anos:
    INSS : 287,63 %
    PREVI: 197,08 %
    IGPM : 540,41 %
    INPC : 392,67 %

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecília,
    Em aditamento ao meu comentário publicado dia 10 de outubro de 2009, às 02:57hs, e para subsidiar a sua resposta que aguardo com brevidade, Romildo Gouveia transcreve em seu blog que “Eike negocia com Previ compra de participação na Vale e quer Sérgio Rosa na presidência da empresa”. Esta matéria está datada de 11 de outubro 2009, e é de responsabilidade de Irany Tereza(*) e David Friedlander.
    (*) a repórter é da Agência Estado
    Fonte: Estado de S. Paulo

    ResponderExcluir
  17. Carlos,

    A área responsável esclareceu que, para ser convocado, você terá que quitar o financiamento.

    ResponderExcluir
  18. Eso Santos
    Para conhecimento dos participantes (daqueles poucos que não sabem) segue uma noticia do jornalista Ucho Hadad, sobre os bastidores da PREVI
    www.ucho.info

    Pressão sobre a Vale é artimanha para agradar companheiros palacianos
    13.10.2009 - 12:06am | Seção: Política

    Falta do que fazer -
    A investida do PT palaciano contra a Vale, empresa mineradora sob o comando de Roger Agnelli, tem razões muito claras, mas pouco divulgadas, que explicam a pressa do presidente Lula da Silva na aprovação do marco regulatório do pré-sal. Como se sabe, o petróleo do pré-sal não é um projeto para os próximos meses. Levará no mínimo uma década para que o ouro negro das profundezas apareça no posto de gasolina da esquina mais próxima. Mas o presidente-metalúrgico quer garantir um gordo quinhão do negócio para a sedenta “companheirada” de sempre. Com certeza para os assessores mais próximos, que depois de 2010 podem ficar desempregados no caso de a campanha de Dilma Rousseff naufragar.
    No caso da Vale o assunto é bem semelhante. Privatizada durante a era FHC, a Vale ainda conserva no conselho de administração alguns tucanos, o que em tese é mais ou menos compreensível, mas na prática é absolutamente condenável. Acontece que agora os fundos de pensão, que participam do controle acionário da mineradora, exigem uma imediata mudança no corpo diretivo da companhia. Como se sabe, os fundos de pensão têm no petista Luiz Gushiken uma especial de fonte de inspiração.
    Na outra ponta dessa operação está o empresário Eike Batista, que conta com o apoio e a interferência do ex-comissário palaciano José Dirceu. Com um discurso nacionalista, Batista quer desembarcar na Vale. E para tal tem se valido de algumas estratégias, entre as quais o financiamento de parte da campanha da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos.
    Muito estranhamente, os mesmos fundos de pensão não se preocuparam em pressionar o Palácio do Planalto no caso da Brasil Telecom, que até bem pouco tempo estava nas mãos do mais controverso banqueiro tupiniquim, o oportunista DD, cujo nome a Justiça continua nos impedindo de citar.
    Para finalizar, não custa lembrar que o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, a Previ, continua figurando como sócio da Bombril, fabricante de palha de aço sob a batuta do empresário-trapalhão Ronaldo Sampaio Ferreira. Ou seja, os fundos de pensão têm preocupações outras, que não infernizar a vida de uma companhia que tem rendido gordos frutos aos investidores.

    ResponderExcluir
  19. Novo financiamento imobiliário...poucos necessitam...agora recursos para reforma do imóvel adquirido há bastante tempo...se tiver vai ¨chover¨ interessados. Acreditem isto é indispensável. Quem sabe se a PREVI não está conseguindo aplicar os recursos disponíveis na CARIM não disponibiliza para reforma de imóvel a exemplo do que faz o BB. Só que com encargos de financiamento imobiliário. Esta seria uma ajuda e tanto aos aposentados e pensionistas. Cecília proponha isso. É hora de dar uma ¨reciclada¨ nos produtos da PREVI. Serviram de muito, mas hoje totalmente ¨defasados¨!!!. E quem sabe também estudamos uma maneira de ver caso a caso o Colega que deseja adquirir imóvel com o financiamento imobiliário e não pode...??? Precisamos refundar a PREVI. Com os recursos disponíveis, utilizando com muito critério, vai ser possível!!!

    ResponderExcluir
  20. SE O SERGIO ROSA ESAT ASSIM, ELE TÁ RICO, MAIS LEMBRE-SE, DEUS HAVERÁ DE CASTIGAR AQUELES QUE PERSEGUEM OS SEUS FILHOS.

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecilia,
    Em vista da informação que para ser convocado precisa estar com o EI atual liquidado, solicito/sugiro que a PREVI informe até quando vai acolher a manifestação de interesse, quando irá convocar e, diariamente, informe quantos já se manifestaram.
    Essas informações servirão de parâmetros para mim e vários colegas poderem definir se o EI estará dentro de nossas possibilidades.
    Agradeço desde já sua atenção.

    ResponderExcluir
  22. Por quanto tempo ficaremos aquí discutindo o "sexo dos anjos" ? Se queremos que a discussão sobre o superavit seja reaberta, devemos retirar as ações da justiça que questiona o direito do patrocinador de receber a sua parte. Caso contrário, temos que esperar a decisão final do Juciciário.

    ResponderExcluir
  23. Sr.Jorge Teixeira e Leitores,
    Tenho medo de negociarmos com este Eike "X" Batista. Com certeza a PREVI deve evitar QUALQUER negócio que envolva este senhor mais rico do Brasil e suas empresas "X", eles que fiquem com o "nosso" Sergio Rosa...e SÓ !!!

    ResponderExcluir
  24. Pode ate nao mudar nada para nos pobres mortais aposentados,pensionistas,pdv.....
    mas se conseguirmos nos livrar do
    Sergio Rosa, sera um presente de Natal ou Ano Novo.
    Leva ele Eike!

    ResponderExcluir
  25. 13/10/2009

    Índice Ibovespa fechou a terça-feira (13) aos 64.645 pontos.
    Valorização passa de 5% no mês e atinge 72% no ano de 2009.

    ResponderExcluir
  26. Andei reclamando da Margem Consignável aplicada pelo Banco e pela Previ; entretanto, após um telefonema do meu guru joinvilense, o Carlos Valentim Filho, 81 anos bem vividos, fui alertado que existem leis que regem o assunto, principalmente a Lei 10.820/2003, comprovando que o BB e a Previ estão dentro dos parâmetros legais.
    Obrigado ao colega Carlos!

    ResponderExcluir
  27. Cecilia,

    Se eu tenho ES, EI, e também tenho
    um valor "X" do superávit à receber,não poderia a PREVI abater meus empréstimos por conta do que eu tenho a receber do superávit, antes que eu morra de tanta dificuldade financeira.
    Não é dado ao patrocinador a chance
    legal dele usar sua parte do superávit para liquidar pendências
    financeiras?

    ResponderExcluir
  28. Eso Santos
    Cecilia, a gente imagina como é dificil trabalhar com idealismo como o seu, numa situação como a anunciada pelo jornalista Gibaum - www.gibaum.com.br. 13.10.2009
    De olho na Vale
    O presidente Lula quer derrubar Roger Agnelli, indicado pelo Bradespar, da presidência da Vale, transnacional brasileira avaliada em mais de R$ 190 bilhões, e ganhar o controle da empresa, ao lado de seu novo amigo de infância, o bilionário Eike Batista, que investiu R$ 23 milhões no convescote de Copenhague. Eike quer comprar um lote de ações que a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil tem na Vale, conquistar lugar no conselho da administração e indicar a discutida figura de Sérgio Rosa (hoje, na presidência da mesma Previ) para a presidência da empresa. Rosa tem um passado e tanto: em 2002, quando era diretor de Participação da Previ, os investimentos em ações saltaram de R$ 1,6 bilhão para R$ 5,9 bilhões. Na época, 96 empresas que ganharam aplicações da Previ, segundo dados oficiais da Justiça Eleitoral, teriam financiado campanhas petistas, inclusive a de Lula. Por seus bons serviços, em 2003, Rosa foi premiado com a presidência da Previ.
    Quem é Rosa
    Em 2003, o advogado Magno Antonio Correia de Mello, dos quadros do BB e assessor parlamentar do Congresso, classificou as operações da Previ de “triangulares”, beneficiando 90 candidatos petistas e apresentou queixa-crime à polícia do Rio. Também Valmir Camilo, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que representa 120 mil pessoas, entre funcionários e aposentados do BB, garantia que Rosa “tinha a missão de levantar fundos para a campanha”, conseguiu e ganhou a presidência da Previ. É um homem ligado a Luis Gushiken que, mesmo depois de uma ameaça de enfarte, voltou a circular em Brasília e já está engajado na campanha de Dilma, ao lado de José Dirceu.

    ResponderExcluir
  29. Colegas,

    Um consolo. Não precisamos ficar exasperados, nem indignados com o que está ocorrendo. Isto é para nos deixar com mais ¨sede¨ e qualquer ¨troquinho¨ servirá para nos acalmar. Esperem! em 2010 as ¨torneiras de sempre vão jorrar muita água¨. Senão como serão as eleiçoes?? Em muitos lugares elas acontecerão...E como fazê-las sem dinheiro...A preparação já está acontecendo há muito tempo. É só ler as notícias de grandes negócios...sempre ¨escorre¨ um pouco...para ¨quem precisa¨ ! Lembrem deste comentário e me cobrem se estiver errado!!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  30. Colegas,

    Em breve teremos um novo Daniel Dantas ¨criado¨ nas transações da PREVI...isto já está ¨acertado¨....

    ResponderExcluir
  31. É colegas... estamos nas mãos de uma grande quadrilha. Falaram em Ali Babá e seus 40 ladrões, mas acho que são bem mais de 40. "Fecha-te sézamo!"

    ResponderExcluir
  32. Precisamos urgentemente livrarmos dessa gente: Gushiken, Zé Dirceu, Eike Batista e, agora Sérgio Rosa, Valmir e alguns Diretores no BB.
    Suas atitudes são politiqueiras e querem beneficiar Lula, PT, Dilma e seus asseclas.
    FAVOR TIRAREM A MÃO DA PREVI !
    Vão buscar seus recursos na iniciativa privada...

    ResponderExcluir
  33. Colega CECÍLIA.
    Até os dias de hoje ninguém me explico porque em plena crise financeira,a PREVI desenquadrada em renda variavel,fez um aporte de mais de 4 bilhoes de reais na COMPANHIA VALE.
    Hoje vendo que a PREVI vai acabar vendendo parte das suas ações para se enquadrar.
    Pergunto se naquele momento não teria sido melhor ter usado esses recursos em novos tipos de investimentos,ja que pouco se acrescentou aos valores daquela epoca para os dias de hoje, se a PREVI fosse vender hoje,se tivesse nessecitando de caixa para seus compromissos qual lucro teria ganhado?
    Essa é a pergunta que todos deveria fazer a nobre DIRETORIA.
    Esmaga-se APOSENTADOS E PENSIONISTAS,com criterios bem definidos e aplicando cada vez mais prestações que so diminue o líquido dos proventos de maneira em geral.
    Esta na hora da DIRETORIA DA PREVI repensar os tipos de aplicações feitas,porque não se pode desperdiçar chances.e o brasil tem muito potencial,COMPANHIA VALE É BOM,MAS NAO É TUDO, TEM MUITA COISA BOA EM TERMOS DE INVESTIMENTOS,INTÃO PARA QUE TODO ESTE ALERDE,SE TIVEREN QUE VENDER QUE A FAÇA PARA QUEM TEM GRANA PRA PAGAR.
    FICA AQUI UMA SUGESTÃO AOS NOBRES COLEGAS :

    QUEM SABE O SENHOR EIKE BATISTA FICA SABENDO DE COMO ANDA A SITUAÇÃO PORQUE PASSA MUITOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PLANO 1 DA PREVI, E NAO RESOLVE FAZER UM CONVENIO COM A PREVI PARA DESCONTO EM FOLHA E ASSIM NOS DISPONIBILIZA UM MONTANTE BEM MAIOR COM PRAZOS BEM ALONGADOS, MELHORES QUE A PROPRIA PREVI, OU ATE MESMO QUEM SABE ATRAVES DO PROPRIO PATROCINADOR.
    PODERIA SE CHAMAR :

    CONSIGNADO PREVI/EBX

    GRATO A TODOS.

    ResponderExcluir
  34. CECÍLIA.

    O SERGIO ROSA NUNCA REALMENTE FOI A FAVOR DOS APOSENTADOS, O QUE ELE REALMENTE DESEJA É SAIR DA PRESIDENCIA DA PREVI E CONTINUAR A GANHAR AUTOS SALARIOS.
    COM CERTEZA OS SALARIOS QUE OBVIAMENTE DEVEM SER CUMULATIVOS,TALVEZ ATE ULTRAPASSE OS SALARIOS DOS MINISTROS DO STF.
    HOJE O SERGIO ROSA É UM DOS GRANDES MARAJAS DESSE IMENDO PAIS, GOZANDO DE SALARIOS FANTASTICOS.

    VIVA O BRASIL !!!! VIVA O LULA !!! VIVA SERGIO ROSA !!!! VIVA A PREVI MAE DE TODOS ?

    ResponderExcluir
  35. CECILIA

    POR PARTE DA DIRETORIA DA PREVI,HA ALGUMA POSSIBILIDADE DE INTENDIMENTO SOBRE TRES EXERCICIOS CONSECUTIVOS SEM DISTRIBUIÇÃO DE SUPERAVIT.
    EM 2010 SE ISSO DE FATO OCORRER SUPERAVIT, OBRIGATORIAMENTE QUEM DEVE INICIAR ESSAS NEGOCIAÇÕES E ELAS VEM COM PAGAMENTO RETROATIVO OU NAO. OU SO SE OS SUPERAVIT SUPORTAR, ESSA SUPORTA VENDA DE PARTE DA COMPANHIA VALE NÃO SERIA UMA FORMA DE AGILIZAR CAIXA FRENTE AS DESPESAS DE 2010.

    ResponderExcluir
  36. Carlos Mariano,

    Não existirá prazo para acolhimento das manifestações, uma vez que o processo ocorrerá de forma contínua ou seja, as manifestações serão acolhidas a todo o momento que o interessado expor o seu interesse pelo financiamento. A área informou que a cada 15 dias a Previ divulga no site quantos já fizeram a opção e será de vital importância que cada interessado atualize seu cadastro impostando o email correto pois a Previ encaminhará um comunicado oficial informando a convocação.

    ResponderExcluir
  37. O Plano 1 DEVE vender AGORA parte das ações de empresas que compõe o IBovespa, pois seu índice ultrapassou 66.000 pontos hoje (14/10/09), realizando lucros (+beneficios) na ordem de R$ 1 bilhão de reais e distribuir AGORA aos aposentados e pensionistas, a título de BÔNUS de ações vendidas.

    Meus avós e meus pais já diziam:
    "Porco gordo só da lucro quando morre" "Frutas maduras estão lá prá serem colhidas e vendidas"-depois caem e apodrecem.
    Enquanto a res.26 prende nossos bilhões de reais, vamos faturar onde a maré está boa. Vender ações na alta SEMPRE foi o melhor negócio...distribuir os lucros aos assistidos é melhor ainda...

    ResponderExcluir
  38. Colega Anônimo,

    Como já me manifestei anteriormente, continua mantida a liminar que suspende os efeitos da CGPC26. Infelizmente, enquanto não obtivermos a decisão definitiva da liminar essas negociações não andarão, pois a SPC não aprovaria qualquer distribuição se contrapondo com o que está disposto na própria resolução a não ser que a decisão seja favorável. Quem geralmente inicia o processo é o Conselho Deliberativo, pois a alçada para decidir é dele. Quanto ao está sendo veiculado na mídia são meras especulações.

    ResponderExcluir
  39. Afinal o que é que o conselho faz, dá conselhos, isso nao pois a Previ precisa é de executivos que trabalhem em beneficio dos seus verdadeiros sócios.

    ResponderExcluir
  40. Cara Cecília.

    Segundo informações que estão sendo divulgadas, o Sr.Sergio Rosa está sendo cotado para presidência da VALE. Acho que ele se meteu foi numa grande encrenca jurídica com a ilegal distribuição do Superavit. Creio que milhares de aposentados irão recorrer à JUSTIÇA para buscar seus direitos. É só esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  41. Cecília,
    E AGORA A BOLSA SUPERANDO OS 66 mil pontos, porque não focamos os assuntos em distribuição de superavit?

    ResponderExcluir
  42. E mentira!Todos ja sabem que a tal resoluçao so existe para nos da Previ.Foi inventada para proibir a divisao do superavit entre os verdadeiros donos.O banco leva o dele como e quando quer.Cecilia,chega de mentirada,so acredita no bla bla quem e tolo.Previ,BB,Sindicato DF,Anabb,juizes estao bem unidos na roubalheira.

    ResponderExcluir
  43. Marco Aurelio Damiano15 de outubro de 2009 às 00:02

    Colega Cecília e demais colegas,
    Vamos nos colocar no lugar do presidente da PREVI. Qual a melhor estratégia para se distribuir o máximo possível do superávit para o Banco e o mínimo possível do superávit para os associados? Muito simples. Basta você enfraquecer o poder de negociação da “parte contrária”, ou seja, os aposentados e pensionistas. Mas como isso pode ser feito? Primeiro, a PREVI abre modalidades de crédito (empréstimo simples e crédito imobiliário) para os associados. Segundo, com o que sobra, esses últimos tem que pagar escola dos filhos, água, luz, telefone, alimentação, etc. Terceiro, o Banco, por sua vez, acaba de jogar a pá de cal nesses indivíduos (CDC, cheque especial, etc. etc.), liquidando com as eventuais sobras de seus salários.
    Aí, na hora da negociação do superávit, você vai encontrar grande parte dos colegas no sufoco, de pires na mão, aceitando qualquer oferta que lhes dêem algum alívio momentâneo.
    Aos que discordarem desse raciocínio, eu faria apenas uma pergunta: - logo agora, que está se discutindo a destinação dos 20 bilhões do superávit, não é muita coincidência os recentes aumentos dos limites do empréstimo simples e a liberação de financiamento imobiliário para quem já liquidou o anterior, aumentando as possibilidades de endividamento dos colegas?

    ResponderExcluir
  44. Colega Cecilia,
    Porque não negociar com o patrocinador uma proposta, submete-la ao corpo associado e condicioná-la, por fim, à retirada das ações sobre a Resolução que está travando(segundo alegações) a distribuição do Superavit? Lembro-me que, em alguns dissidios coletivos, o Banco negociava aumentos salariais e beneficios condicionando à retirada de algumas ações judiciais. Não é o caminho?

    ResponderExcluir
  45. Cara Cecilia.
    Como escrevi antes, sugiro que a PREVI defina o numero de EI que irá conceder e a data em que isso irá ocorrer bem como o numero de participantes que manifestaram interesse.
    A sugestão se deve ao fato de que a maioria dos aposentados não tem mais 10 a 20 anos pela frente para aguardar o dia que sairá o EI, hoje, nós queremos ter um horizonte de curto prazo e bem definido o que, acredito, se implementadas as sugestões acima, dará a cada um de nós a sua real possibilidade de obter o EI.

    ResponderExcluir
  46. Colega,

    É possível se houver uma negociação com o Banco. Com certeza ele vai querer a parte dele e não tenho certeza se haverá consenso nisso. Eu, particularmente, não acho que o Banco tenha direito a metade desses recursos. A Previ não é uma empresa com objetivo de dar lucro e distribuir dividendos. Os recursos teriam que ser revertidos para o plano, seja na forma de extinção da contribuição, seja na lógica de melhoria de benefícios. O que não pode é o Banco querer incrementar seu lucro com os recursos do fundo.

    ResponderExcluir
  47. Cecília,

    Concordo plenamente com seu comentário. O dinheiro é dos associados e não tem que ser dividido com o BB.

    ResponderExcluir
  48. COLEGA CECÍLIA.

    Com resolução ou não,esquesseran de ouvir os maiores interessados no assuntos os associados.
    Quem deve decidir se quer ou nao dividir o superavit com o patrocinador é os aposetados as pensionistas e os futuros aposentados do plano 1.
    Se somos um plano fechado onde nao entra mais ninguém,deveriamos atraves das associações ANABB,AFABB,SINDICATOS COMO O SINDBAN,ANAPAR porque o SASSERON esta em todas,e CONTRAF CUT ja que ela é a verdadeira porta voz nas negociações,e realizarem uma consulta ao assistidos do plano 1 se queren dividir ou nao com o patrocinador o superavit hoje existente.e nao so dividir mais como o patrocinador teremos o DIREITO DE RECEBER TUDO DE UMA SO VEZ,como o bb fez atraves de apropriação feitas em seu balanço.
    Não ha desculpas ja que o IBOVESPA ja esta acima da projeção de analistas que ate fim do ano estaria em 66 mil pontos.
    BRADESCO ITAU/UNIBANCO E OUTROS GIGANTES VIRAN SUAS PROJEÇÕES SE CONFIRMAR.
    Esta passando da hora da PREVI REALIZAR LUCROS E PAGAR O QUE TEMOS DIREITO.
    SOU AMPLAMENTE FAVORAVEL A DIVIDIR COM O PATROCINADOR.

    PRIMEIRO : PORQUE ELE NUNCA DEIXOU DE LEVAR O QUE QUERIA EM TODA A HISTORIA DA PREVI.

    SEGUNDO : PORQUE ESTAMOS NA GRANDE MAIORIA COM MAIS DE 60 ANOS E NAO PODEMOS ESPERAR MUITO JA QUE MUITOS DE NOS TEMOS GRAVES PROBLEMAS DE SAUDE.

    TERCEIRO : PORQUE COMO MUITOS JA DISSERAN,SE EU MORRER AMANHA MEUS FILHOS E NETOS NAO VERÃO A COR DE UM CENTAVO SE QUER DO SUPERAVIT A QUE EU TINHA DIREITO.
    obrigado a todos

    ResponderExcluir
  49. COLEGA CECÍLIA.

    Se a PREVI nao realiza lucros,esta desenquadrada,e parte desse desenquadramento se da pela nao distribuição do superavit,esta mais que na hora de haver intendimentos por parte do BB/PREVI/ASSOCIAÇÕES.
    Naõ podemos ficar refen de uma meia duzia de sindicalistas e uma unica medida cautelar que nesse momento se mostra contra o interresse de milhares de associados do plano 1.
    O GOVERNO ja deixo o recado bem claro atraves do MINISTRO DA PREVIDENCIA SOCIAL SENHOR JOSE PIMENTEL,que nao abre mao da sua parte no SUPERAVIT.
    O que mais os senhores sindicalistas estão esperando,se as disculsoes começaren agora termina no 1 trimestre de 2010.
    Bem proximo as eleições para a PREVI,e a sucessão presidencial.
    Não espere mais esta na hora de se mover,para que possamos usufruir ainda em vida,pagar nossas contas com o PATROCINADOR e com a propria PREVI.

    ResponderExcluir
  50. Colega Cecilia,
    Existe perspectiva de que a ação interposta contra a Resolução 26 seja vitoriosa? Existem opiniões de juristas que nos dão conta disso?
    Será que nós nao estamos dando "murros em pontas de facas"?
    Imagine se nós, aposentados e pensionistas, aguardarmos anos para o julgamento e darmos com "os burros n'água"? Não seria melhor começarmos a pensar em algo plausivel para a situação? O BB não está nem um pouco preocupado com a siuação. A resolução está suspensa apenas para nós, não para ele que contabiliza seus ganhos atuariais, distribui dividendos e PLRs com base nesses ganhos, tendo inclusive certeza que a vitória será "a aplicação da Resoluçao" e fim de papo. E, nós, vamos ficar parados assistindo a tudo isso?

    ResponderExcluir
  51. Colega 14/10 - 14:38
    Concordo que a tal res.26 só existe para a PREVI não distribuir nada para os aposentados e pensionistas(somos velhos ninguém liga para as injustiças que sofremos) PREVI, BB, SINDDF etc estão todos juntos rindo dos otários 121mil assistidos do plano1 que não recebem nada. Será que teremos que acampar na porta da PREVI para lembra-los que ainda estamos vivos

    ResponderExcluir
  52. Tai colega,agora voce disse tudo.Ja passou da hora de realizarmos o que ja havia sido combinado aqui no blog.Um encontrao na porta da Previ.Vamos espalhar o que esta acontecendo com os aposentados e pensionistas da Previ.Vamos informar que o nosso dinheiro sera usado para as obras faraonicas em nome das Olimpiadas,que o BB,Governo e toda a tropa de choque(como disse um colega)vao usar(ou roubar?) o superavit mais uma vez para fazer propaganda da PTzada.Vamos marcar logo o dia!Para ontem!

    ResponderExcluir
  53. SIM! vamos nos mobilizar para sentirem que estamos atentos e não vamos continuar a ser roubados de boca calada, vamos fazer barulho e muito barulho na porta da Previ.
    Vamos marcar uma data e quem for de fora do Rio se hospeda na Aafbb, afinal ela tem que servir para alguma coisa.

    ResponderExcluir
  54. Com permissão da Cecília, peço que leiam o post "Ulo - meu grito" no Previ Plano 1. Talvez ali esteja o caminho para solucionar tudo isto.

    ResponderExcluir
  55. Otima ideia,afinal a AAfbb tem uma otima oportunidade para nos ajudar
    e fazer jus a mensalidade que pagamos ha anos.Sou do RJ e nao frequento a sede social.Ja frequentei muito qdo meus filhos eram pequenos e meus dependentes.Agora para levar algum com os meus netos tenho que pagar
    R10,00 por pessoa.Sai caro.Vamos marcar logo o dia sem enrolaçao.

    ResponderExcluir
  56. Como nunca fui político, graças a Deus, tive que contrair empréstimo imobiliário junto a PREVI em 1990, o valor da casa na época se equivalia a R$ 29.000,00 (considerando o dólar como parâmetro) e o meu minguado salário não chegava a R$ 800,00 bruto. Bom, já paguei 19 anos do empréstimo, e o saldo devedor, com a repactuação feita, ainda está em torno de R$ 45.000,00, isso quer dizer, que é a pior agiotagem que a gente possa se meter, se calcular o que já foi pago durante todo esse tempo, com as correções, daria para compra de tres a quatro casas na minha cidade. Como tenho que levar essa pesada cruz até o fim, apenas deixo aqui o aviso para os que querem se meter nesse negócio maldito, é melhor fazer empréstimo no próprio banco, com prazos e parcela certos, se for o caso, pois é uma tremenda fria que a pessoa pode passar. Não desejo isso a ninguém. Se a Previ me desse a casa quitada agora, ainda estava no prejuízo e muito. Sem falar que a parcela do empréstimo ainda compromete em muito o meu orçamento doméstico, tendo que me endividar em várias lojas e financeiras, para poder sustentar a família, é uma completa bola de neve que nunca tem fim. Pensem bem, antes de fazer tal burrice, a propaganda é muito bonita e enganosa.

    ResponderExcluir
  57. E isso ai colega de 18/10 - 19:02.Tambem paguei tres imoveis e antes de quitar meu debito com a Previ vendi o apartamento(ainda perdi mais dinheiro)mas me livrei.O imovel estava alugado e o aluguel nao cobria a prestaçao e o inquilino(por ultimo)nao estava pagando em dia,so tive aborrecimento.Alerto aos colegas!!!E FURADA das grandes!

    ResponderExcluir
  58. Um colega comentou anteriormente o seguinte:
    Precisamos urgentemente livrarmos dessa gente: Gushiken, Zé Dirceu, Eike Batista e, agora Sérgio Rosa, Valmir e alguns Diretores no BB.
    Suas atitudes são politiqueiras e querem beneficiar Lula, PT, Dilma e seus asseclas.
    FAVOR TIRAREM A MÃO DA PREVI !
    Vão buscar seus recursos na iniciativa privada...

    Eu respondo: buscar recursos na iniciativa privada (Bancos, Construtoras, e outras que tais...) prá que se existem mais de 120.000 ingênuos!!!!

    ResponderExcluir
  59. Colega Anônimo,

    Infelizmente não temos como prever a finalização dessa ação pois, tratando-se de justiça nesse País, tendo que se levar em conta as decisões da primeira até a última instância a decisão definitiva pode se arrastar por anos.

    Recentemente, fizemos contato com o Escritório Crivelli Associados, consultoria que presta assistência jurídica ao Sindicato dos Funcionários de Brasília (autora da ação) que nos adiantou que ainda aguarda o desfecho da ação sem qualquer novidade sobre o andamento. Essa sentença foi proferida em agravo de instrumento contra a suspensão da liminar feita pela União e na prática, os superávits se manterão íntegros até a analise do mérito.

    O que falta é boa vontade para sentar e discutir. Os associados devem ter a consciência de que está mais do que na hora de cobrar dos sindicatos, confederações, associações e dos próprios representantes da Previ, um debate para fecharmos um acordo favorável para ambas as partes.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário