segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INSS revê aposentadoria concedida após 1999

Os segurados que se aposentaram por tempo de contribuição após 28 de novembro de 1999, mas que poderiam ter se aposentado antes disso, podem conseguir um reajuste de até 11%. Os postos do INSS já aceitam essa revisão, segundo o Ministério da Previdência. O reajuste ocorre devido ao direito adquirido. Ou seja, quando há mudanças nas regras previdenciárias, o segurado tem sempre direito de se aposentar pelo melhor benefício.

A revisão vale até para a aposentadoria proporcional. O benefício integral exige 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem) de contribuição. Na proporcional, é preciso ter 25 anos (mulher) e 30 anos (homem), além de um pedágio e da idade mínima.

A revisão

Até novembro de 1999, não havia o fator previdenciário e o salário de benefício - -base para os benefícios do INSS-- era a média das últimas 36 contribuições (hoje, é a das 80% maiores contribuições feitas desde julho de 1994). Quem poderia se aposentar até então não tem o fator. Além disso, o cálculo do salário de benefício era pelas últimas 36 contribuições. Assim, quem pagou o INSS com valores maiores nas 36 últimas contribuições pode ter um salário de benefício mais alto que o feito pelas novas regras.

A vantagem vale também para a aposentadoria proporcional, que exige idade mínima (53 anos, para homem, e 48, para mulher) e um pedágio. O pedágio é um tempo a mais exigido para a aposentadoria. Para o homem, é igual a 40% do tempo que faltava para completar 30 anos de contribuição em 16 de dezembro de 1998; para a mulher, 40% de 25 anos. Em 1998
O mesmo entendimento vale para quem poderia se aposentar até 16 de dezembro de 1998 --quando as mudanças começaram--, mas que se aposentou depois. Nesse caso, o reajuste chega a 19,56% pois, nessa época, não havia pedágio nem idade mínima.

O INSS afirma que, no cálculo da aposentadoria, faz as três contas --em 1998, em 1999 e na data do pedido-- e concede o maior benefício.

"Mas em várias ocasiões isso não foi feito. O segurado pode conferir sua carta de concessão para ver se o fator foi aplicado. Se foi, o cálculo foi pelas regras atuais", diz o advogado Daisson Portanova. É possível pedir um novo cálculo no INSS, desde que a aposentadoria tenha sido concedida há menos de dez anos. (Paulo Muzzolon - Agora S.Paulo)

45 comentários:

  1. Vergonhoso, imoral, nojento e imcompetente o tratamento que a (im)Previdência Governamental dá aos seus aposentados...(argh -cuspe)
    Brilhante a defesa que o Dr. Portanova tem dados a décadas aos brasileiros menos favorecidos
    (clap clap - aplausos)

    ResponderExcluir
  2. cecília, sou aposentada pór invalidez.esta revisão se aplica também neste caso?Jeanne.

    ResponderExcluir
  3. O mesmo deveria acontecer com a PREVI. Quem se aposentou agora, os cálculos deveria ser feitos com base no antigo Estatuto, ou seja do Estatuto vigente quando da entrada do funcionário no Banco. Com a mudança do regulamento o direito a aposentadoria seria pelo melhor benefício, os seja pelo Estatuto antigo. Por quê a "madrasta" não revê isso? Dois pesos, duas medidas.

    ResponderExcluir
  4. Querida Cecília,
    Muito obrigado pela informação, vou correndo atrás do prejuízo.

    H. Honorato

    ResponderExcluir
  5. ANTONIA !!! VOCE ERROU !!!
    Você afirmou " o burro do Sergio Rosa duplicou o patrimonio da PREVI" errado, um erro de + de 40 bilhoes. Fechamos 2002 com 43,6 bi e agosto/09 com 129 bi. TRIPLICOU!!!
    Esta perdoada Antonia.

    ResponderExcluir
  6. ARI ZANELLA !
    Voce afirma em um dos seus post que o responsável pelo superavit da PREVI é o FABIO MOSER, pode ser, só que ele chegou agora, tomou posse em meados de 2008, antes era diretor da Brasiltelecom e da IG. O diretor de investimentos até 06/2008 era José Reinaldo Magalhâes. Questão de justiça.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  7. CECÍLIA GARCEZ NOSSA AMIGA E COMPANHEIRA DE LUTA:

    PERGUNTO :

    PORQUE A NOSSA DIRETORIA OU NOSSO CONSELHO DELIBERATIVO NAO TOMA COMO BASE O FUNDO DE PENSÃO CENTRUS,E COMO ESTAMOS COM SOBRAS DE RECURSOS " SUPERAVIT S " NAO DETERMINA QUE SE DEIXE DE COBRAR EM DEZEMBRO E JANEIRO DE 2010 E AOS COLEGAS QUE CONTRATARAN PELO PLANO 10 TAMBEM EM FEVEIRO E MARÇO AS CONSIGNAÇÕES NA FOPAG REFERENTES A EMPRESTIMO SIMPLES.
    SERIA UMA FORMA AMENIZAR O SOFRIMENTOS DE MUITOS COLEGAS,E ME INCLUO NISSO TAMBÉM.
    JA ESTA MAIS QUE NA HORA DESTA DIRETORIA OU ESTE CONSELHO OLHAR PARA SEUS VERDADEIROS DONOS OS APOSENTADOS E AS PENSIONISTAS DO PLANO 1 DE BENEFICIOS DA PREVI.

    ResponderExcluir
  8. CECÍLIA GARCEZ:

    TUDO É UMA QUESTAO DE JUSTIÇA AOS APOSENTADOS AS PENSIONISTAS DA PREVI.
    COMO PODEMOS DIZER QUE ESTAMOS SUPERAVITARIO SE NOSSA DIRETORIA SE MOSTRA " CEGA SURDA E MUDA " AOS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR SEUS ASSISTIDOS ?
    SERGIO ROSA DEU UMA ENTREVISTA AO VALOR ONLINE,QUE ESTA NO SITE DA ANAPAR ONDE SE MOSTRA PREOCUPADO EM ATENDER AS EXPECTATIVAS DO GOVERNO FEDERAL.
    HORA ALGUMA ELE MENSIONO ESTAMOS SUPERAVITARIOS TEMOS QUE PENSAR EM UMA MANEIRA DE DERRUBAR A RESOLUÇÃO 26 E FAZER JUS AOS VERDADEIROS DONOS DA PREVI. OS APOSENTADOS E AS PENSIONISTAS DO PLANO 1.
    DISSE QUE NAO ESTA PREOCUPADO SE VAI REDUZIR A TAXA ATUARIAL DO PLANO 5.75% ISTO POSTO NOS BENEFICIARIA POIS PAGARIAMOS MENOS JUROS E LOGICO AUMENTARIA AINDA MAIS OS SUPERAVITIS FUTUROS.
    INTÃO CECÍLIA FICA MUITO CLARO QUE QUANDO O ASSUNTO E MELHORIAS A TODOS OS PARTICIPANTES DO PLANO TUDO NAO PODE, A RESOLUÇÃO TA AI PARA BARRAR,NAO PODEMOS DISCUTIR,NAO PODEMOS FAZER,TODO MUNDO CALADINHO,NINGUEM OUVE NADA NINGUEM FALA NADA E AINDA OS POUCOS AMIGOS QUE SE DISPOE A LUTAR ENTRAR EM RICHAS DE GOVERNOS CORRUPTOS AUTORITARIOS E QUE NAO LIGAN A MINIMA SE ESTAMOS SUPERAVITARIOS OU NAO.
    VEJAN O CASO AEUROS,DEPENDENDO DE JUSTIÇA ATE HOJE E NADA, NINGUEM TOMA PARTIDO PORQUE ?
    PORQUE O GOVERNO DEVE A ELES E NAO É POUCO DINHEIRO NAO.
    QUANDO A QUESTOES ONDE A UNIAO ESTA ENVOLVIDA,NAO HA DECISÃO DEFINITIVA,JA ESTA MAIS QUE PROVADO,MAIS MUITOS COLEGAS NA SUA GRANDE MAIORIA COM MAIS DE 60 ANOS FICAN QUERENDO LEVA TUDO SOZINHO.
    É COMO SERGIO ROSA DISSE NA ENTREVISTA,SE OUVER DEFICIT METADE PRA CADA UM,INTÃO SENHORES NADA MAIS JUSTO QUE A NEGOCIAÇÃO COMEÇE LOGO,QUE O BANCO DO BRASIL LEVE SUA PARTE E NOS A NOSSA.
    AGORA O QUE DEVEMOS DISCUTIR É PARA RECEBERMOS COMO O BANCO VAI RECEBER TUDO DE UMA SO VEZ.
    VAMOS GANHAR DOS DOIS LADOS, VAMOS ENQUADRAR A PREVI REALIZANDO LUCRO E DANDO O QUE É NOSSO POR DIREITO,CAPITALIZANDO O BB PARA QUE ELE SE TORNE AINDA MAIS ARROJADO E FORTE E POR FIM PODERMOS DAR DIAS MELHORES A TODOS OS DA ATIVA OS APOSENTADOS E PRINCIPALMENTE AS PENSIONISTAS QUE ESTAO SUFOCADAS,DESESPERADAS,SOFRIDAS COM TANTAS CONSIGNAÇÕES EM SUAS FOPAGS,SENHORES TO COM 63 ANOS DE IDADE,VIVENDO AOS TRANCOS E BARRANCOS PRA SOBREVIVER.
    VAMOS NOS DAR UM POUCO MAIS DE DIGNIDADE,SO ISSO QUE PEÇO AOS NOBRES COLEGAS UMA REFLEXÃO:
    SERA QUE COM TANTO DINHEIRO,É JUSTO QUE MUITOS DE NOS VIVEMOS ASSIM DEPOIS DE TANTO SACRIFICO,E NA HORA QUE MAIS PRECIZO PORQUE É AGORA QUE AS DOENÇAS ME SUFOCAN TODOS OS DIAS,COM REMEDIOS E MAIS REMEDIOS.PENSEN SENHORES E REFLITAN QUE NAO ESTAMOS MAIS DA IDADE DE FICAR BRIGANDO.VAMOS TENTAR NOS DAR DIAS MELHORES. POR FAVOR !!!!
    ABRAÇOS A TODOS,SEI QUE MUITOS NAO PRECIZAN MAIS UMA GRANDE PARCELA DOS NOSSOS ASSISTIDOS ESTAO MUITOS + MUITOS ENDIVIDADOS.

    ResponderExcluir
  9. Cesta alimentação: tjrj, segunda instância, processo 2009 001 55666. Sentença final, de out/09, condena à Previ a pagar a Cesta, retroagir a 5 anos (correção + 1%), custas de 10%.
    Processo inciado em out/08.

    ResponderExcluir
  10. Colegas,

    Quando criei esse canal de comunicação foi com intuito de torná-lo o mais democrático possível com o propósito de que as pessoas pudessem expor suas ideias contribuindo com informações e sugestões. O direito de cada um contestar ou aprovar uma posição faz parte do jogo democrático e é altamente saudável, mas o que tenho percebido é que estamos perdendo o foco principal com troca de ofensas dirigidas a alguns colegas gerando sentimentos ruins. Vamos tentar refletir melhor em busca de uma comunicação sadia. Na união é que somamos forças e desse jeito só criamos inimizades e o que é pior, não chegando a lugar algum.

    ResponderExcluir
  11. QUERIDA CECILIA:
    CONCORDO PLENAMENTO COM SEU COMENTARIO ACIMA, E TAMBEM GOSTARIA DE UTILIZAR UM PEQUENO ESPAÇO:

    ANONIMO DE 26.10, 13,02 HS :

    Quanto à tua colocação, ouvi dizer que estão em andamento muitas ações judiciais contra a PREVI, em busca do calculo inicial ( da adesão do plano ).Gostaria de saber mais informações sobre o assunto, se alguem tiver disponivel.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns aos 7 ganhadores da ação 2009 001 55666 ("cesta-alimentação")Adv. Dr.Renan L.L.Borges X Previ,em acordão brilhante e fulminante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Desembargadora Elisabete Filizzola, em 14/10/2009 (menos de 1 ano da propositura da Ação)

    Porque esta Diretoria da nossa PREVI não estende tal benefício A TODOS SEUS ASSISTIDOS???
    Vão perdendo centenas de ações deste tipo na Justiça, pelo Brasil afora, gastando 10% com advogados constituídos e mais custas judiciais..
    Ora Bolas...Tenham Juízo, reúnam-se e MANDAM PAGAR DE IMEDIATO, POIS ESTES BENEFÍCIOS SÃO LEGAIS E SÃO DE NOSSO DIREITO...
    Gente...que objetivos tem essa PREVI, senão pagar corretamente TODOS os benefícios aos seus assistidos !!!
    Que vergonha que a Justiça tenha que mandar o maior fundo de pensão da Amércia Latina E A 34º do Mundo! cumprir corretamente com suas obrigações...

    ResponderExcluir
  13. Cecília e colegas.

    Chega de ser passado para trás. Não bastasse a garfada que o INSS nos está impondo desde a inicio da aposentadoria (1991), agora vem a PREVI nos enganar com a tal RENDA CERTA. Jà ando cansado, doente e desiludido com tudo isso. Estou aguardando a comunicação da AAFBB para ingressar na Justiça, contra a injustiça do RENDA CERTA.

    ResponderExcluir
  14. É isso ai Cecilia !
    Puxe a arelha desses velhinhos briguentos.

    ResponderExcluir
  15. Pelo menos o INSS reconhece e paga, pode demorar mais paga.Para informação e desabafo, conto minha estória. Fiz o acordo com o INSS sobre a revisão IRSM, demorou, ficou para na burocracia, mas saiu agora agosto, com correção. O INSS passou a Previ o valor total de +ou- 25.700,00, incluídos ai o valor de 2.259,00 de mensalidade reajustada. Sabem quanto a Previ me repassou +ou- 50% e ainda baixou o complemento para seisecentos e poucos reais. Recebi correspondência da Previ, ficaram várias dúvidas, procurei informa~çao neste blog, não obtive resposta. Questionei a Previ no 0800, mandaram passar e-mail questionando a Geben, o que fiz a +ou- 15 dias, e até hoje 27/10 não obtive resposta. Será que algum dia obterei?

    ResponderExcluir
  16. Cecilia e Blogueiros !

    Apesar das idéias contrárias e algumas até um pouco mais ásperas, sairam nos ultimos dias algumas idéias boas, que até poderiam sem melhor analisadas:
    1. distribuir as ações da Vale aos participantes.
    2. voltar a discutir o fim da PP
    3. usar a nossa parte do Superavit para abater nossas dividas, com a Previ e com o BB.
    4. isentar da contribuição os que atigiram o nr de 360 contribuições
    5. sem necessidade de entrar na justiça, devolver aos que pagaram mais que as 360.
    6. implementar de vez, ja que outros Fundos o fazem, a tal Cesta Alimentação.
    7. decidir de vez, vamos usar o Superavit, dar ao BB a sua parte, e daqui para frente estabelecer um critério dentro da Lei ,que beneficie só os que contribuiram para a formação do Fundo 1, quem não contribuiu que vá catar coquinho ( vcs já sabem quem, né ? ).
    8. A MAIS IMPORTANTE DE TODAS. Vamos nos ater aos problemas comuns, as diferenças, a gente ou acerta no papo, ou no braço, de preferencia no papo, e de resto cada um com a sua, mais contribuindo para tentar melhorar a vida de todos nós, pq dinheiro, o Fundo tem bastante, precisamos saber utilizar, pois com o pé na cova todos nós ja estamos, e até onde eu sei, ninguem fica para semente.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  17. Jeanne,

    A revisão específica só contempla os casos dos benefícios concedidos até novembro de 1999, período que não havia a incidência do fator previdenciário. Na aposentadoria por invalidez o INSS considera no cálculo o tempo integral para a concessão do benefício só restando saber se o benefício foi concedido nessa época. Para avaliarmos melhor, encaminhe seus dados pessoais através do "fale com Cecilia Garcez".

    ResponderExcluir
  18. Rosalina,

    Eu concordo plenamente contigo. Veja o caso da Valia na distribuição do seu superávit a Previ poderia seguir o mesmo exemplo e o BB entender que os recursos do superávit são do plano e não dele. Melhorar os beneficios dos associados seria uma medida justa e que caberia muito bem na discussão sobre "responsabilidade social" tao defendida pela Previ.

    De que adianta a Previ ter tanto superávit se não conseguimos melhorar a qualidade de vida de nossos associados?

    ResponderExcluir
  19. A notícia sobre a vitória do grupo sobre a cesta alimentação foi por mim encaminhada. O meu grupo, desde maio/08, conduzido por Coimbra Advogados (RS), já obteve vitória parcial (já há dois meses o valor mensal está sendo depositado em conta judicial).
    Sobre a recomposição do cálculo inicial do complemento da Previ, se refere aos aposentados no período de 04.03.80 a 23.12.97. Um escritório de São Paulo ( Robinson Romancini Advogacia (romancini.adv@uol.com.br), se solicitado, pode encaminhar-lhes toda a documentação necessária, inclusive sobre o Cesta Alimentação.Se encaminhar, por email, a memória do cálculo inicial da Previ (a Previ , se solicitada, remete via email), o escritório faz o cálculo para se verificar se compensa ou não, ajuizar.

    ResponderExcluir
  20. anonimo disse:
    referindo-me ao acomentário do "Ações Judiciais ..."27/10 09:50
    E ainda tem colega, ingênuamente , elogiando a administração do Sérgio Rosa.Só pode ser colega que está tranquilamente recebendo o benefício RENDA CERTA. Os que não estão, têm que ir à Justiça e esperar anos para receber o que nos é de direito. E aí pergunto: onde está o competente administrador Sérgio Rosa que não estende esse benefício aos demais ? Resposta: Esperando ,subservientemente, ordens, como sempre !

    ResponderExcluir
  21. Falando em "De que adianta a PREVI ter tanto, se não conseguimos melhoria em nossos benefícios..."
    A PREVI em seu site,HOJE, se jacta de, em setembro de 2009 ACUMULAR R$ 133,8 BILHÕES DE REAIS EM ATIVOS TOTAIS....(Repito:133,8 BILHões$$$)...SÓ DO PLANO 1 !!!!
    Prá que tudo isso ???Hein Cecilia ?

    Favor divulgarem na íntegra o Balancete de trimestre JUL/AGO/SET de 2009, incluindo-se o numero de participantes do Plano 1, distribuido por categoria, faixa etária, sexo, etc..
    (Com certeza já somos MENOS de 120 mil participantes deste ´bilionário Plano 1, que não sabe ter RESPONSABILIDADE SOCIAL....
    Só acumula riquezas (Prá que???)
    Pelamordedeus, vamos melhorar nosso benefícios até este Natal!!!!
    (desabafo...)

    ResponderExcluir
  22. Heráclito Cavalcante, aniversariante de 11.09, cadê você?
    Está fazendo falta e ainda não participou do www.previplano1.com.br

    ResponderExcluir
  23. Prezada Cecília,

    Li no jornal notícia sobre a revisão dos benefícios do INSS, qual seja as aposentadorias concedidas após 1999,e para quem direito a aposentar antes desta data. Agora,você vem com a notícia que referem-se aos benefícios concedidos até novembro de 1999. Eu gostaria de saber se quem se aposentou em março de 1999, teria o direito a revisão dos benefícios.
    Obrigado antecipamente.

    ResponderExcluir
  24. Cecília, eu sou uma das ganhadoras desta ação de cesta-alimentação que estão citando aqui no blog.Nós háviamos perdido em 1 instancia,pois a juíza julgou como valetik ou vale-refeição e a sentença foi reformada em 2 instancia,realmente,como diz o colega,com um acordão fulminante.Inclusive no acordão,manda a Previ criar a fonte de custeio,mesmo que seja com a contribuição dos assistidos.Espero realmente que não haja recurso que impeça o pagamento imediato pelo menos do valor mensal.O advogado acha que receberemos logo.Jeanne

    ResponderExcluir
  25. Quando será divulgado o resultado da Previ no mês de Setembro/2009?

    ResponderExcluir
  26. A PREVI QUE SE SEGURE, VEM AI OUM DOS MELHORES ECRITÓRIOS TRIBUTARISTAS PELA AAFBB, FERNANDES E FERNANDES QUE VEM LUTAR PARA RECEBERMOS A RENDA CERATA, OU PREVI PAGA OU VAI PAGAR HONORÁRIOS À BEÇA.

    ResponderExcluir
  27. Interessante a entrevista com Presidente da Previ, Sérgio Rosa, no site da Anabb, bem como os números dos planos, no site da Previ.

    ResponderExcluir
  28. Ao Colega IvanRezende

    A matéria Cesta Alimentação já é pacifica no STJ, que julgou ser da Justiça comum ( e não da Justiça Trabalhista)a competencia para julgar essas ações. Tambem julgou entendendo que a Cesta alimentação é verba remuneratória por não ser paga "in natura" e sim em espécie(dinheiro). Porém já existe uma outra com vitória em segunda instancia.Trata-se do ABONO UNICO, que é pago no final do ano a todos os funcionários da ativa (Apelação Civel 2009.001.53464 da Décima Primeira Câmara Civel do TJ do Rio de Janeiro). De acordo com essa decisão serão pagos os últimos cinco anos anteriores ào ingresso da ação. É outra verba que(enquanto não se decide o Superavit) pode nos ajudar a equilibrar(ou sanar) nossas contas. Se voce tiver algo mais, deixe-nos inteirados.

    ResponderExcluir
  29. Cecília, creio que não entendi seu conceito de democracia. Na sua opinião devemos aceitar tudo que alguém escreve sem contestação? Podemos falar sobre qualquer assunto, desde que este figure em sua lista de assuntos prioritários? Isso é democracia a la Hugo Chavez!!!

    ResponderExcluir
  30. CESTA ALIMENTAÇÃO
    Jeanne, parabéns pela conquista Já divulguei alguns advogados. Se possível, divulgue o de sua turma, para que haja opção de escolha, até mesmo pelo valor das custas.

    ResponderExcluir
  31. PROCURAÇÕES-ANABB - Não recebí, como alguns colegas, nova procurações para outros advogados, na condução de ações. Se eu receber, não vou enviá-las pois, pelo que estou sabendo, como não há uma explicação para o caso, é uma decisão unilateral, sem o conhecimento do escritório do Dr. Ivo Evangelista, através do qual já recebí valores dos FGTS e venda de férias e LP, restando a do Imposto sobre parcela Previ.
    A ANABB deveria, pelo menos explicar em seu site. Vou cobrar esta explicação.

    ResponderExcluir
  32. CALMA COLEGAS !
    Ao se planejar a destinação dos recursos de um fundo de pensão há que se ter mente um horizonte de no mínimo 30 anos. Qualquer decisão que comprometa valores tem que levar em conta os 35.000 ativos e milhares de recém aposentados. É compreensível a pressa do segmento mais idoso por motivos obvios, porém a cautela deve prevalecer sempre. O PB1 não obstante ser um plano maduro ainda tem vida longa, sua extinção técnica esta prevista para 2042 e até lá enfrentaremos muitas chuvas e trovoadas quando o mais prudente é ter um confortável colchão de liquidez do que um duvidoso valor presente polpudo.
    Calma: não sou beneficiário do Renda Certa e percebo um benefício ligeramente abaixo da média.
    O que prego é prudencia, senão vejamos:
    - há sinais contraditórios sobre a recuperação economica;
    -bancos americanos contabilizam trilhoes de dolares em titulos podres pelo valor de face, desprezando a boa técnica de "marcação a mercado";
    - desemprego nos EUA ainda está aumentando, embora em ritmo menor;
    -China está queimando divisas em dolares comprando commodities, causando falsa sensação de fim de crise, entre outros dados que todos os dias vemos na mídia.
    Quanto ao superávit seria melhor usado se:
    - baixar os juros atuarial para 5%;
    - adotar tábua biometrica mais realista;
    - criar fundo de contribuição(para cobrir mensalidades) com capacidade para cobrir pelo menos 10 anos(atualmente cobre apenas o ano em curso) e
    - criar um "fundo volatidade" com o que exceder a 50% de renda variável.
    Desta forma estaremos realmente seguros.
    Respeito opiniões divergentes.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  33. Vicente,

    Os segurados do INSS só farão juz à revisão se já tinham direito adquirido para a concessão do benefício integral antes de novembro de 1999. Essa revisão fundamenta-se no fato de que até novembro de 1999 não havia o fator previdenciário e o salário de benefício era calculado sobre a média dos últimos 36 salários de contribuição. Com a aplicação do novo fator, o INSS passou a considerar no cálculo as 80% maiores contribuições feitas desde julho de 1994 e assim, os valores receberam um redutor. Pela data informada por você, e seguindo o entendimento do INSS, você faz juz ao pedido de revisão.

    ResponderExcluir
  34. Pessoal do blog que entrou com a questão da Cesta Alimentação. Sabem me informar quanto tempo depois do afastamento prescreve o tempo para entrar com a causa? E se pode alguém que saiu pelo PAI e recebe a cesta alimentação como indenização entrar agora, antes de se aposentar pelo INSS? Obrigado se alguém responder.

    ResponderExcluir
  35. Sérgio Rosa, em entrevista ao "Valor Econômico", publicada no site da ANABB, afirma que em 2010 a sua Diretoria estará "estudando" aplicar até 10% do património do Plano 1 (+ou- uns R$ 13 Bilhões de reais)em ações no exterior (Fora da Bovespa), amparado pela autorização dada aos fundos(leia-se:ao bilionário Plano 1 da PREVI)pelo CMN -Conselho Monetário Nacional .

    2)O que vocês acham dessa aplicação feita fora do Brasil ?

    Nosso Plano 1, com 121 mil previdentes, tem R$ 133,8 Bilhões de reais em Patrimônio, aplicados 3% em nossos 2 empréstimos, 3% em 72 imóveis; 60% aplicados em ações de 10 mega-empresas brasileiras e 33% aplicado no BB em renda fixa.
    Sobra 1% para pagar as nossas ações judiciais contra a PREVI, contabilizada em "Exigível Contigencial".

    ResponderExcluir
  36. Cara Cecília, gostaria de saber se a revisão tem que ser solicitada através de processo- via advogado.
    E o INSS, está propenso a acatar o pedido de revisão se for feita pelo próprio beneficiado? Não há recusa por parte deles?

    ResponderExcluir
  37. Valeu Ivan, quando tiveres alguma explicação da ANABB sobre a mudança de advogados, divulgue aqui e no previplano1. Grato Mariano Branquinho

    ResponderExcluir
  38. Ao anônimo de 28.10.09 às 4,50h, como poderei proceder para fazer valer meus direitos na ação TJRJ de 200900153464.

    ResponderExcluir
  39. Ãlguém pode me ajudar. Não consigo vê no TJRJ os processos nrs. 2009.001.55666 nem o 2009.001.53464.
    Tenho no TJRJ o processo nr. 2008.0011.58242-4

    Desde já agradeço

    Mariano Branquinho

    ResponderExcluir
  40. Colega Mariano Branquinho,
    Eu tenho, (no formato Adobe -PDF)salvo no meu PC, a Apelação Civel 2009.001.53464(Abono Único) e um Agravo Regimental do STJ negando provimento à PREVI sobre uma ação que transitou no Rio Grande do Sul, e que se refere a Cesta Alimentação. Não sei se é possivel a gente trocar e-mails aqui neste blog.

    ResponderExcluir
  41. Mariano, ao invés de 1a. instância, pesquise segunda instância.

    ResponderExcluir
  42. Mariano branquinho,voce tem que entrar na 2 instancia no TJRJ com estes numeros.jeanne.

    ResponderExcluir
  43. anonimo disse:
    Caro Mariano, o processo 2009001.53464 está na 2ª Instancia do TJRJ e com vitória para os autores(colegas aposentados).Parabéns!
    Os aposentados, segundo decisão da Justiça, em 2ª Instancia, tem direito aos abonos concedidos ao pessoal da ativa do BB, desde 2002.Vamos à luta com mais esssa Ação. Prudente e coerente seria que nosso fundo de Pensão pagasse de imediato a todos os aposentados e pensionistas, pois assim iria evitar o desperdício de nosso próprio dinheiro com pagamento de honorários advocatícios, inútilmente.

    ResponderExcluir
  44. Manoel Silveira Gonçalves (nelo_silveira@hotmail.com)1 de novembro de 2009 às 15:45

    Cecilia, Poderias informar qual a resolução do Ministeiro da Previdencia que trata do caso, pois, aqui na Agencia do INSS de Pelotas(RS), fui informado pela atendente que não existe nenhuma informação a respeito. Tenho audiência marcada para o dia 09/11/2009.

    ResponderExcluir
  45. Manoel,

    Não existe uma legislação recente sobre o assunto. Os segurados quando formalizavam seus pedidos de aposentadoria recebiam na residência os cálculos do INSS. Normalmente, a instituição utilizava como parâmetro de cálculo as três metodologias e se você guardou as planilhas poderá constatar se eles consideraram os 3 cálculos. O INSS afirma que, no cálculo da aposentadoria, faz as três contas em 1998, em 1999 e na data do pedido e concede o maior benefício, mas em várias ocasiões isso não foi feito. O segurado pode conferir sua carta de concessão para ver se o fator foi aplicado. Se foi, o cálculo foi pelas regras atuais, do contrário o segurado pode agendar o pedido de revisão através do tel 135 da Previdência Social

    ResponderExcluir

Poste seu comentário