segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Previc: OCDE elogia criação de órgão independente

Fórum Global destaca boa reação de fundos da América Latina à crise financeira de 2008 Os avanços regulatórios que o Brasil vem fazendo para implantar a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), um órgão de supervisão consolidado e com alto nível de conformidade com as recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram destacados no documento final, aprovado na sexta-feira (16) pelos participantes e dirigentes da Organização, reunidos em seu Fórum Anual. De acordo com o diretor de Assuntos Financeiros da OCDE, Pablo Antolin, no contexto atual, “os esforços para criar um órgão regulador e supervisor independente é um importante passo na direção da obtenção de um excelente órgão de regulação do sistema de previdência complementar fechado”.


O documento firmado por Antolin e por outros quatro diretores da OCDE e da Organização Internacional de Supervisores de Fundos de Pensão (IOPS), foi distribuído ao término do Fórum Global Anual sobre Previdência Privada, realizado no Rio de Janeiro. Durante três dias, 75 delegações estrangeiras discutiram o impacto e as respostas políticas à crise financeira e econômica, iniciada em 2008, nos sistemas dos fundos de pensão. Os focos principais foram sobre as políticas de desenvolvimento dos fundos de pensão brasileiros.


A OCDE e a IOPS também identificaram, em seu documento, o importante e desafiante papel que a introdução da Supervisão Baseada em Riscos (SBR) significa para o futuro do sistema de fiscalização dos fundos de pensão.


A Conferência discutiu ainda a adequação da poupança e da cobertura a novas abordagens de ciclo de vida dos investimentos. Os principais desafios analisados foram a adoção de medidas destinadas a reduzir a volatilidade, e a necessidade de instrumentos para fornecer maior flexibilidade na fase de pagamento dos benefícios. Para Pablo Antolin, economista sênior da OCDE, ”o sistema de fundos de pensão na América Latina saiu da crise econômica fortalecido. “A abordagem multifundos para investimentos, adotada em vários desses países, tem oferecido proteção para investidores vulneráveis perto da aposentadoria”, enfatizou.


Em sua avaliação, os Governos e órgãos reguladores têm resistido às pressões para nacionalizar os ativos de seus fundos de pensão. “Na verdade, eles vêm adotando basicamente uma abordagem oposta, continuando com as reformas em seus sistemas de fundos de pensão”, finalizou Antolin.

Fonte: (Zenaide Azeredo - AgPrev)

21 comentários:

  1. Cecilia e blogueiros,

    a tal OCDE não conhece o Brasil e alguns brasileiros, ou talvez eles não saibam o que é "cabide de emprego".
    O mundo deles com certeza é outro.Elogiar algo que vai nos custar uma grana preta, e nos fazer mais infelizes , vendo as maracutais que vão advir, os desvios e desmandos, e vendo as inutilidades que comandarão tal autarquia , isso é terivel, alem da nossa grana que irão usar para seus deleites.
    ë o fim, este poço tem subterraneo.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Peço licença para fugir do tema em pauta e sugerir a leitura de carta datada de 15 de outubro de 2009, dirigida pela AFABB-PR para FAABB - Belo Horizonte (MG). O assunto é “SUGESTÕES PARA A DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT” . O site da AFABB-PR é www.afabbpr.com.br. Aproveito a oportunidade para reiterar os termos do meu comentário de 10 de outubro de 2009, às 02:57hs que, estranhamente, não mereceu de sua parte a atenção que sempre é dispensada a todas as postagens que são aqui publicadas. Permaneço no aguardo de sua breve, oportuna e, para mim, super importante manifestação.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém se conforma com a criação desde novo órgão é somente mais um entre tantos FBAPA criados no País.Lá se vai mais uma parcela de nosso Superavit.Não demora muito a Vale , BB, etc engolirem o resto

    ResponderExcluir
  4. Será que esse tal de PABLO ANTOLIN sabe como funcionam os órgãos públicos no Brasil? Essa Previc não vai ser independente coisa nenhuma. Você acha, Cecília, que com a chefia do Ministério da Previdência, com Ricardo Pena, com Sérgio Rosa (que a partir de 2010 não poderá mais ficar na Previ) e com mais 97 indicados por partidos aliados ao PT, um órgão desse calibre, criado para ser um baita cabide de empregos em ano eleitoral, um órgão assim vai ser independente?
    Esta tal OCDE serve para mais alguma coisa além de nos irritar?
    Com tanta ingerência política a PREVI é mesmo uma previdência PRIVADA?

    ResponderExcluir
  5. Cecília Garcez,

    se o Zé Simão, da Folha, tomar conhecimento da rasgação de seda da OCDE, em cima das criação da PREVIC, sem muito esforço ele terá mais uma piada pronta ;
    O = oportuno
    C = cabide
    D = de
    E = emprego

    ResponderExcluir
  6. Sr. Aristofanes,
    Tenho horror a manipulação de notícia, a meia-verdade e ao famigerado factóide. Por isso, corre na internet, que existe um partido, não oficial, que se aproveita dessa escuridão para falar mentiras e interpretar os fatos de modo a favorecer seus interesses e a quem servem(em troca de polpudas verbas publicitárias): é o PIG(Partido da Imprensa Golpista). Parecia-me fantasiosa sua existencia, mas, observando e analisando os acontecimentos podemos constatar sua real existencia. Veja alguns exemplos: no caso Daniel Dantas, depois de tudo que saiu na imprensa, quem está mais perto das grades - o sr. DD ou o delegado Protógenes? No caso Lina Vieira/Dilma Roussef, com o aparecimento da tal agenda, após 03 meses de buscas em seus cacarecos, onde consta a data que ela diz ter sido do encontro e que o senador Mercadante já tinha dito no interrogatório no senado que essa era uma das datas em que ela esteve com a ministra - quem voce acha que está mentindo? Se vocé está ligado na Globo, na Veja, etc...., claro que vai dizer que é a Dilma. Mas, a verdade, a gente encontra nos blogs da internet, não nesses colunistas da grande imprensa.
    A Miriam Leitão, no caso da crise internacional, vinha fustigando e tentando desmoralizar o governo. Na Globo ela encontra a platéia e o terreno ideal pra plantar suas aleivosias e, ao mesmo tempo, efeito colateral, tornar mais pobres, ignorantes e desesperançados aqueles que acreditavam em suas previsoes economicas. Felizmente, pra grande maioria do povo brasileiro, ela estava, como sempre, errada.
    Assim como ela existem muitos outros colunistas, blogueiros e comentaristas que não querem ver o Brasil socialmente mais justo. Fazem o lado sujo da política. Sr. Aristofanes, na verdade, eu só queria fazer enxergar, àqueles que não conhecem os outros caminhos do pensamento nacional, que essa urubu privatista, agora, graças a crise, está desmoralizada. Depois da intervenção do governo americano no mercado, quem vai acreditar na política neoliberal dos tucanos e no que diz essas pessoas? Lembre que, se não fosse o clamor público, hoje a Petrobrás e o Banco do Brasil estariam nas mãos do capitalismo selvagem. Infelizmente, não conseguimos salvar a Vale.

    ResponderExcluir
  7. Pô jurandir, vê se dá um tempo meu!!!

    ResponderExcluir
  8. Q q tem a ver privatização com resultado, hein jurandir?
    Se a Petrobrás e Banco do Brasil tivessem sido privatizados que será que teria acontecido? Provavelemente teríamos mais gasolina e mais barata e o Banco do Brasil valeria uns quantos bilhões a mais, só isso!
    Vcs tem medo do que, afinal, quando se fala em privatização?
    Que a Previ compre ( como "comprou" a VAle) e seja melhor administrado do que com a "tchurma"?
    Ao fim e ao cabo o que interessa é apenas a administração. Não importa quem é o controlador.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Jurandir filho, a cada vez que nós aposentados do plano 1 precisamos pagar alguma conta e não temos recursos suficientes, pois nosso dinheiro do superavit não é liberado, nos lembramos do "excelente governo" ao qual o senhor se refere. E não tenha dúvida, nos lembraremos também na hora de votar. Nós e nossos familiares...

    ResponderExcluir
  10. Pô Jurandir: "Salvar a Cia.Vale"???
    Vc deve saber que "Governo sempre é mau-gerente".
    Parabéns a VALE, está conseguindo fugir dos PeTralhas e dos Sindicatos vermelhinhos...

    ResponderExcluir
  11. Quando sairá o Edital para Concurso Público da PREVIC ?
    Tenho sobrinhos e filhos formados que são "concurseiros"(estudam para passar em concursos públicos).
    Favor divulgarem.

    ResponderExcluir
  12. Pô Jurandir ! Se manca !
    Tenho saudade de 2002:
    A PREVI era deficitária.
    Os juros era de 25% A.A.
    Tinhamos 40 bi de reservas.
    Dolar a 3,50
    IBOVESPA a ridiculos 11.200 pontos.
    FMI era uma ameaça.
    Tem nada não 2010 tai.
    Saudosista.

    ResponderExcluir
  13. Colega do dia 20/10 às 10:48
    É brincadeira, né? Concurso para a Previc. Antes de criada a Previc os cargos já estavam todos ocupados para a Tropa de Choque.É o pagamento por barrar, no plenário, convocação de Dilma, cassar "companheiros", livrar Sarney, livrar Edmar Moreira, Renan Calheiros,e por aí...
    È o toma lá, dá cá...

    ResponderExcluir
  14. Nunca quis ser bancário, mas já que estou, procurei sempre manter-me instruido o bastante para desempenhar bem minhas funções. Hoje reconheço que, por ser bancário, aprendi a lidar com dinheiro, principalmente o meu. Penso que nessa sociedade consumista e fútil meu equilíbrio financeiro é peça importante para equilibrar meus pensamentos. Nesses tantos anos de experiencia, convivi com colegas que viviam eternamente no limite do ch. ouro e no limite de um ataque de nervos. Bem remunerados, os mais antigos, mormente os da minha época(não tão distante), sempre achavam que ganhavam pouco, quando a verdade é que gastar mais do que receber siginifica prejuízo. Contabilidade simples.
    Tirando as exceções, vejo aqui pessoas que perderam o senso e partem pro ataque desesperado, cometendo injustiças por pura desinformação. Assistir o JN e achar que está bem informado por reportagens que duram 30s é piada, estulticie. Está sendo enganado. Fica muito fácil manipulação(lembra o debate CollorxLula). Se ficar interessado, vá maiss fundo. Procure a verdade.
    Alguém disse que se a Petrobrás fosse privatizada a gasolina estaria mais barata! Estou escrevendo e rindo desse sr. tão ingenuo. Será que esqueceu que as empresas de energia foram privatizadas, que a telefonia foi privatizada, que as rodovias foram privatizadas, etc.... e todas as tarifas aumentaram? Engraçado que o BB, não privatizado, está dando lucros de bilhoes, muitas vezes maiores que o do Bradesco/itau, etc... e é administrado pelo governo Lula. A diferença do governo Lula é que, nós que fazemos o lucro do BB, em comparação com o gov tucano de FHC, estamos sendo bem tratados.
    Não sou petista. Longe de mim sacrificar minha independencia por ideologias e facçoes políticas. A única coisa que quero é ser justo e defender quem é justo.
    Daqui por diante afasto-me desse blog. Não consigo conviver com pessoas que não seguem certos principios. Desculpo-as, pois, talvez, estejam afetados pela famigerada sindrome do liseu.
    Se voce publicar esse meu último comentário estarei agradecido, Cecilia.

    ResponderExcluir
  15. COLEGA CECÍLIA.
    Peço licença para falar aos COLEGAS BLOGUEIROS e em especial ao colega JURANDIR FILHO.

    JURANDIR cada pessoa tem seu ponto de vista, e respeito muito o seu.
    Não deixe de participar do blog so porque é criticado por suas opinioes, o espaço aqui posto a nosso favor for CECÍLIA GARCEZ,é para todos independente do ponto de vista de cada um.
    Não vontade tem que estar acima das criticas,se voce deixa o debate em que acredita no que tera valido sua ideologia ?
    Voce esta coberto de razão quando diz que muitos de nao aprendemos a respeitar o que ganhamos e gastamos muito mais do que deveriamos,uma conta que nao bate.isso tudo é verdade se fossemos equiliabrados em credito e debito nao estariamos aqui discutindo melhorias no emprestimo simples e discusão de superavit.teriamos tempo para esperar o nosso JUDICIARIO DECIDIR !!!

    AOS COLEGAS BLOGUEIROS :

    Não é assim que construiremos uma sociedade mais justa,mais igualitaria a todos os integrante do plano 1.
    A companheira CECÍLIA GARCEZ,sempre abriu espaço para que todos pudessem espressar sua dor,sua angustias,seu sofrimento,e muitas vezes participo de todas as discussoes acaloradas,entre o pro e o contra.
    O senhor JURADIR FILHO,tem sia opiniao e como tal deve ser respeitada,é como se um bandido adentrasse en sua casa e fizesse todos de refem,sem poder ter o direito a sua defesa. o que os companheiros do blog estão fazendo nao é justiça,nem tão pouco somos JUIZES DE DIREITO para decidir aqui o que esta certo ou errado.
    SENHORES E SENHORAS vamos respeitar a opinião dos colegas,se nao concordamos,mas pelo menos respeitamos.
    Eu me sintiria muito mal em saber que um colega ira deixar o blog porque esta sendo criticado por seus pensamentos ou opinioes aqui posto.
    Não vejo motivos para que percan a cabeça e demostre tamanha falta de coerencia.
    Se continuarmos agindo assim, ficaremos a vida inteira sendo massacrados por sindicalistas que so pensan neles,e quem vai sofrer são os mais de 120 mil familias que vivem dos benefícios pagos pela PREVI PLANO 1.
    Obrigada a todos mais esta é minha opinião sincera e verdadeira a respeito dessa falta de compreensão a que se submeteu a todos nos compromissados com dias melhores a todos nos do plano 1 da previ.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao Jurandir Filho, comentário lúcido, sobre as privatizações, aliás, doações, feitas pelos tucanos,emprestaram com juros baixos do BNDES, forçaram os fundos estatais a comprarem ações e como nas elétricas as tarifas foram e continuam indo as alturas. Há má gerência tanto estatal quanto na iniciativa privada, vide a crise internacional, quem quebrou? os banqueiros privados. Quem teve que salvar? os governos com o dinheiro dos impostos dos cidadãos, falar em privatização, desse modo, é muito bom, para os mesmos, para o povo é a mesma m......Não vi vantagem nenhuma, nem no setor de telefonia, pois temos as tarifas mais caras do mundo e um serviço de péssima qualidade, se houvesse interesse dos governantes da época, teríamos o mesmo tanto de telefones, com tarifas mais baratas, pois, a rigor, o governo não visa lucros.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cecília,
    Ocupo este espaço para também pedir ao Jurandir Filho que não deixe de participar do Blog.O que mais engrandece uma pessoa é justamente saber conviver com as diferenças e isto nós aprendemos muito bem passando grande parte de nossa vida dentro das Agências do BB. Parabens a Sra. Rosalina que novamente foi brilhante!!!
    Abraços
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  18. Colega Jurandir.

    Pegando carona nas lúcidas ponderações da Rosalina, faço votos para que não se afaste. Seus comentários aqui publicados corroboram o sentido democrático do blog.
    Paralelamente à sua permanência, gostaria de tê-lo, também, no Previ Plano 1. Lá, como cá, as discussões estão abertas a todos. E, na qualidade de administrador daquele espaço – criado à sombra deste – me apraz afirmar que nunca precisei censurar nenhum comentário. Nem recusar.

    ResponderExcluir
  19. Caros colegas,

    Alguem já viu alguma manifestação da Anabb, a favor ou contra, acerca da criação da Previc ?

    Continuam "em cima do muro", observando a agonia dos seus associados.

    ResponderExcluir
  20. Continue Jurandir, aliás, seus críticos são anônimos, não merecem nenhum crédito.

    ResponderExcluir
  21. É isso aí Jurandir Fº !Opine sempre,pois aqui não é àquelas reuniões "pró-forma" que sofríamos no BB para aplicar tal Carta-Circular, ou "Reuniões do Comitê", onde tínhamos que aprovar tudo como vinha da Gerência, sob pena de exclusão da reunião.
    LEMBRAM-SE ? Lá no BB convivíamos com ordens impostas (muitas vezes goela abaixo!)praticamos INJUSTIÇAS a muitos colegas ("Novo Rosto",PDV/PAQ,) Comissões mal delegadas, etc.etc. que o passado nos mostra insepultas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário