segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Gestão dos Investimentos da Previ

Em resposta a vários comentários, resolvi compartilhar com todos alguns pontos fundamentais para entender um pouco melhor como funciona nosso planejamento para os investimentos da PREVI e o que priorizamos como objetivo de maximizar o resultado, porém atentando para risco e liquidez do plano.

Acho que as discussões sobre a necessidade de venda de nossa participação na VALE terá que acontecer algum dia. Afinal, "somos um fundo maduro". Entretanto, entendo que tais discussões poderão ser feitas de forma bem tranqüila. Explico o porquê: Nós possuímos uma equipe que trata da gestão de ativos e passivos com o principal objetivo de casar a disponibilidade do Ativo na data da necessidade do Passivo buscando o equilíbrio e liquidez com minimização dos riscos. Isto nos permite uma situação bem confortável de fluxo de caixa para, no mínimo, os próximos 10 anos.

Em segundo lugar, embora a nova legislação (Resolução 3792, do Conselho Monetário Nacional) forneça o entendimento de que poderíamos ainda estar desenquadrados, a mesma Resolução indica que não serão considerados, como infringência aos limites estabelecidos naquele normativo, aqueles "desenquadramentos passivos" decorrentes de valorização dos ativos. Ora, e o que aconteceu com a nossa participação na Vale não foi uma valorização de ativo? Só para lembrar, de 2000 para cá a VALE valorizou-se mais de 1.400%.

É por isso que acho que temos tempo, tranquilidade e pessoal qualificado para realizar vários estudos com o intuito de definirmos as melhores estratégias para saída de nossas participações sem prejudicar as perspectivas de rentabilidade do Plano no longo prazo e sem comprometer as nossas necessidades de pagamento de benefícios no curto e médio prazos.

29 comentários:

  1. Sair da Vale ??? rsrsrs...só não vamos precisar dar ao Eike Batista dinheiro prá comprar essa participação ??? rsrsrs....Estou sentindo uma ¨marmelada¨ como se dizia antigamente. Guenta PREVI !!!Fora os ¨Velhinhos¨...vocês estão dando muita despesa.rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Qual será a razão para que as EFPC sofrem tanto assédio? Em casos identicos ao da Previ, daqui a alguns dias serão quatro órgãos fiscalizadores/controladores; Previc - Superintendencia Nacional de Previdencia Complementar ; Secretaria de Previdencia Complementar - SPC; Conselho de Gestão da Previdencia Complementar - CGPC; e Departamento de Controle das Estatais - Dest. Lamentávelmente, onde precisa de controle não se tem. A farra com o dinheiro público acontece. Enquanto isso, nossos direitos são usurpados, quando um Ministro resolve, arbitrariamente, alterar, através de Resolução, uma Lei aprovada na Camara e Senado Federal, e sancionada pelo Presidente da República. É o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Investir sempre é uma questão que se faz com grande responsabilidade, e creio que a Previ tem feito até demais da conta, entretanto, na hora de fazer o dever també de casa, com revisão de Benefícios, ai ela se esquece.
    Quanto a vender parte ou não para Eike, ai é uma questão que se deve pesar e muito, pois se vamos vender para alguem uma fatia tão poderosa como a da Vale é preciso analisar CRITERIOSAMENTE, e nao é emprestando dinheiro da Previ, pois esse recurso é dos aposentados.

    Ora...vamos nos mexer gente....estão fazendo o querem e nos so ficamos olhando...que tal uma mobilizaçao, convidando o Ciro e os demais lideres sindicais.....

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecilia,

    Não sei se este é o foro próprio para esta pergunta, mas, perguntar não ofende.
    Quanto à ação movida contra os efeitos da Resolução 26 -CGPC, não há como agilizar, nos moldes do artigo 71, da Lei 10741/2003(Estatuto do Idoso)? Acredito que a grande maioria interessada nessa ação possui mais de 60 anos(como é o meu caso). Se cabível, pedir-se-ia a tramitação prioritária, como a lei determina.

    ResponderExcluir
  5. E por falar em Ciro,por onde anda ele?Alguem sabe?Ciro Garcia,quem diria,enganou a todos.Aparecia na agencia com o bla bla bla sobre os 40% da equiparaçao mandando a gente tirar copias dos contra-cheques e nos acreditamos......e foram varias vezes.De repente Deputado,e ai sumiu!

    ResponderExcluir
  6. Com os 20 bilhões "presos" na conta para revisão dos beneficios, por conta da tal resoluçãozinha 26, que tal a PREVI (Plano 1) aproveitar a boa onda das ações (IBovespa a +67 mil pontos) e vender parte (eu disse "PARTE!")de seus lotes de ações em mercado, apurar R$ 1 bilhão de reais e distribuir aos donos do Plano 1 (NÓS )um generoso beneficio extra, por conta de tais vendas de ações??

    2) Melhoraria nosso desenquadramento em renda variável ? (Se bem que ninguém está preocupado se temos 60% ou 70% dos nossos R$ 127 bilhões de reais aplicado em ações!) Isto é nosso e ninguém tasca!. Basta querer fazer e pronto! Ninguém tem nada contra e todos ficaremos muito contentes, pagando nossas dívidas com tal beneficio extra.
    Dá prá fazer (ou tá difícil-também?)

    ResponderExcluir
  7. Neste momento em que s discute a gestão dos recursos da Previ, com êngfase para a necessidade de buscar-se o ebquadramento das aplicações em renda variável e de assegurar-se a liquidez, volta à minha lembrança nossas reivindicações para melhoria dos valores do empréstimo simples e a dilação dos prazos. Fica mais claro a cada momento que a recusa de alguns diretores em atender a esses reclamos dos associados obedece a outros interesses que não o dos legítimos donos da Instituição. Acho que precisaremos esclarecer muitas coisas antes das próximas eleições com vistas a brecarmos o acesso de diretores não comprometidos conosco.

    ResponderExcluir
  8. Eso Santos
    na conta de Anonimo de 20.10, 09,35- dá mais de 800 mil para cada associado. O que acham ?

    ResponderExcluir
  9. Cecilia e Blogueiros,

    não da para a Previ colocar as ações que ela tem da VALE em nome dos seus associados, tipo assim, para mil umas 30 mil, para outross....e etc e tal.. ahi jah vendeu...rsrsrrsrsrrss
    SE VAI VENDER PRO BATISTA, MAIS VAI TER QUE EMPRESTAR O DINHEIRO PARA COMPRAR, QUE VENDA É ESSA?????????????

    SERGIOINOCENCIO

    ResponderExcluir
  10. Deu no site www.gibaum.com.br

    Nova boquinha
    O governo procura um cargo para encaixar Sérgio Rosa, presidente da Previ, maior fundo de pensão do país dos funcionários do Banco do Brasil e que, em 2002, como diretor de investimentos da instituição, coordenou uma ação que beneficiou noventa candidaturas petistas na época, inclusive a do próprio Lula. Seu mandato na Previ termina em maio do ano que vem e ele não pode ser reconduzido. E a idéia de ser brindado com a presidência da Vale já naufragou.

    Alguém aí tem alguma sugestão para onde deva ir o nosso grande Sérgio Rosa?

    ResponderExcluir
  11. Empregando Sergio Rosa21 de outubro de 2009 às 12:10

    Sérgio Rosa poderia cuidar de nossos interesses (da PREVI-Plano 1) junto à "Forjas Taurus", aproveitando períodos de ócio e vender armas da Taurus para o Irã, Afeganistão, Dizemquistão, Ondeéquistão ? por aí afora...

    ResponderExcluir
  12. Que tal mandá-lo administrar a erupção do Kilauea, com escritório montado à beira da cratera - sem refrigeração? E sem remuneração!
    Desde 1983 o cargo está vago.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria de ver SERGIO ROSA no comando das MISSÕES a MARTE ou a LUA que a agencia espacial brasileira possa desenvolver,la ele poderia SUPERAVITAR nossas conquistas e quem sabe levar o brasil ao TOPO, E O LULA poderia ir junto na primeira partida e quem sabe nunca mais voltar !!!!!

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe EDIR MACEDO nao o contrata SERGIO ROSA para dirigir a REDE RECORD?
    TAÍII DUAS PESSOAS QUE SABE PRODUZIR SUPERAVIT !!!!!

    ResponderExcluir
  15. A VALE É POUCO PRO SERGIÃOOOOOO !!!!

    O QUE SERIA BOM ELE NESSE MOMENTO ERA SERGIO CABRAL GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO O CONVIDAR PRA SER SECRETARIO DE SEGURANÇA DO ESTADO COM CERTEZA ELE SABERIA VIABILIZAR UMA PONTE ENTRE A POLICIA E OS MADATARIOS DAQUELE LUGAR,SEM CONTAR QUE COM A PREVI INVESTINDO MUITO NO RIO NOS PROXIMOS ANOS ESTARIAMOS RESGUARDANDO NOSSO PATRIMONIO.
    DALE SERGIO ROSA SE NAO FICA SEM BOQUINHA FIIIIIIIII.

    ResponderExcluir
  16. Nova boquinha.
    Eu tenho uma sugestão do lugar para onde mandar o Sérgio Rosa... Para o mesmo lugar onde deveriam ir o Lulla e toda a sua quadrilha, digo, sua comitiva, mas a educação me impede de dizer...

    ResponderExcluir
  17. Uma ótima idéia: nos entregar o superávit em ações da Vale, em vez de dar de mão beijada aos "companheiros".

    ResponderExcluir
  18. O Sr.Sérgio Rosa poderia estar aposentado no Plano 1 e viver apenas com os benefícios do INSS e da PREVI, sofrendo com consignações na FOPAG do Imp.Renda, ANABB, UNAMIBB,CARIM,CASSI, empr.SIMPLES e
    Pensões Alimentícias.
    AH SIM: não poderia se beneficiar NADA do superavit (beneficios especias, renda certa, etc. NEM das suspensões de suas contribuições À PREVI !
    (que maldade, hein ?) Teria que viver com rendimentos iguais de nossas pensionistas e tal qual nós aposentados da PREVI !
    De lambuja poderia implorar melhorias à PREVI pelo site dela !
    e participar deste blog.(não se esqueça de tomar seus remedinhos!!)

    ResponderExcluir
  19. CECÍLIA.

    O LULA DEVERIA ARRUMAR UMA BOQUINHA PARA SERGIO ROSA ATUAL PRESIDENTE DA PREVI NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO,TALVEZ QUEM SABE SUBSTITUINDO WILLIAN BONNER,COMO ANCORA DO JORNAL NACIONAL JA QUE É FORMADO EM JORNALISMO ?

    ESSA EU PAGARIA PRA VER !!!!!

    ResponderExcluir
  20. COLEGA CECÍLIA.

    GOSTARIA DE VER SERGIO ROSA COMO PRESIDENTE DO NOSSO RESORT COSTA DO SAUÍPE,COMO GRANDE PRODUTOR DE SUPERAVIT,S ELE PODERIA DAR NOVO FOLEGO AO MAIOR KING KONG HOJE EXISTENTE NA NOSSA CAIXA DE PREVIDENCIA.

    PRA VOCE VER CECÍLIA OPAÇÕES NAO FALTAN PARA DAR UMA BOA BOQUINHA AO SERGIÃOOOOOOOOOO TODO PODEROSO PRESIDENTE DA PREVI E AUTORITARIO TAMBÉM ?

    ResponderExcluir
  21. CECÍLIA

    GOSTARIA DE VER SERGIO ROSA COMO PRESIDENTE NACIONAL DO PT.
    CERTAMENTE O PT SERIA O UNICO PARTIDO A TERMINAR AS ELEIÇÕES DE 2010 SUPERAVITARIO !!!!!

    ResponderExcluir
  22. CECÍLIA.

    Eu gostaria que o presidente LULA desse uma boquinha a SERGIO ROSA na ANABB,quem sabe com ele no comando ela ficaria superavitaria e com isso sobraria muitos recursos para contratar um escritorio de peso para as ações frente a PREVI e PATROCINADOR ai esta parraria a agradar seus mais de cem mil assistidos.
    Com ele no comando se abriria a caixa preta da ANABB e nessa hora com certeza o VALMIR CAMILO estaria MUITO + MUITO ENCRALACRADO ?

    ResponderExcluir
  23. Colegas,
    Discutir desenquadramento agora que estamos, tudo leva a crer, deixando vagarosamente um cenário de crise financeira internacional é imprudência e uma temeridade. Vamos aguardar o cenário futuro se estabilizar...O desenquadramento maior nas aplicações globais em ações já foi ¨devidamente enquadrado¨ pelo Governo mediante resolução do Conselho Monetário Nacional elevando de 50% para 70% o limite de investimentos dos Fundos de Pensão, leia-se PREVI, a única nessa posição. Se isso foi feito, foi para permitir que a PREVI ficasse com disponibilidade para alavancar a economia nacional. Qualquer pressa nessa discussão da VALE me parece intromissão/pressão indevida do Palácio do Planalto !!! Ou seja você manteria 70% de suas economias realizadas ao longo de sua vida depois de aposentar em renda variável? Acredito que não. Se o Governo está sendo tão irresponsável chegando a esse ponto, quando a maioria dos fundos de pensão não chegam nem a 20% em renda variável, não precisamos ser!! Temos de discutir essa exagerada aplicação em renda variável no global sem especificar Vale, Petrobrás, BB, etc...isso sim é uma discussão descontaminada de qualquer propósito a não ser a vitalidade da PREVI.

    ResponderExcluir
  24. anonimo disse: vocês estão sendo muito cruéis com o "vendilhao do templo". Penso que ele deveria ir mesmo para a Vale, só que não para a Presidencia mas para trabalhar à beira DOS SUPER FORNOS DA ÁREA
    DE METALURGIA, preferentemente com jornada de 14 horas por dia. Depois de um estágio nessa área aí sim, estaria pronto para ser remetido ao " inferno". Só isso que desejo prá aquele "grande maldito traidor" e omisso.

    ResponderExcluir
  25. Cecília,

    Parte das reservas da PREVI estão aplicadas no Banco: renda fixa, por exemplo. Qual foi o valor que estava aplicado pela PREVI no ano de 2008 no BB e foi por êle apropriado/utilizado dessas e outras aplicações. Valores de capital/aplicações efetivas da PREVI, não aqueles valores contabilizados pelo Banco por conta daquele exercício ou futuros.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia,voce nao escreve uma palavra ha dias.O que houve????????
    Somente publica o que nos comentamos..........

    ResponderExcluir
  27. Colega Anonimo,

    Tenho publicado periodicamente matérias e na maioria das vezes os colegas apenas externam seus sentimentos sobre determinado assunto ou até mesmo respondem comentários de outros colegas.

    Sempre que recebo algum questionamento, procuro responder o mais rápido possível, às vezes não consigo responder com a rapidez desejada, mas jamais deixo um colega sem resposta.

    ResponderExcluir
  28. Colega,

    De fato parte das reservas da Previ estão aplicadas no Banco em renda fixa. Não existem valores da Previ apropriados pelo Banco, uma vez que recursos financeiros não saíram do caixa da Previ. O banco se valeu da legislação do órgão regulador que é a CVM na qual permite a utilização de parâmetros para contabilizar seus passivos atuariais.

    ResponderExcluir
  29. Novamente esse papo Cecilia?Novamente voce quer nos fazer acreditar que o BB nao levou AINDA valores do superavit?Ja chega de enrolaçao!!!!!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário