terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nova Carim - O prazo final de adesão ao ajuste é 31/10

Esta é a última oportunidade para mutuários da Carim com financiamentos das carteiras PCE (contratos firmados a partir de dezembro de 1989 até 1996) ou Adesão (contratos PCE repactuados entre novembro de 1998 e maio de 2001) e que não aderiram à Nova Carim em 2003 ou 2005.

Verifique as condições e simulação do ajuste de seu contrato e faça sua adesão agora.
Acesse os links abaixo e saiba todas as informações necessárias para fazer o ajuste..

- Ajuste Contratual - Participantes

- Ajuste Contratual - Ex-Participantes

Leia também matéria publicada na Revista PREVI nº 141, de junho de 2009


Fonte: www.previ.com.br

45 comentários:

  1. Eso Santos,
    Saindo um pouco do contexto, para citar noticia, que, infelizmente, dá a medida de onde estamos na PREVI www.gibaum.com.br Ano VII - 21 de outubro de 2009
    Nova boquinha
    O governo procura um cargo para encaixar Sérgio Rosa, presidente da Previ, maior fundo de pensão do país dos funcionários do Banco do Brasil e que, em 2002, como diretor de investimentos da instituição, coordenou uma ação que beneficiou noventa candidaturas petistas na época, inclusive a do próprio Lula. Seu mandato na Previ termina em maio do ano que vem e ele não pode ser reconduzido. E a idéia de ser brindado com a presidência da Vale já naufragou.

    ResponderExcluir
  2. Cecília.

    Por falar em Carim...

    A segunda oportunidade da Carim para compra de imóvel, nos moldes anunciados, se afigura inviável para quem tem 70 anos ou mais. Isto porque é desproporcional a relação entre os valores envolvidos: financiamento muito baixo e prestação muito elevada.
    Somente uma modificação nos parâmetros utilizados (como determinantes dessa equação) poderá contemplar os que ocupam essa faixa etária. Por isso entendo como alternativa aumentar o valor financiado e dilatar o prazo de pagamento.
    Todavia, em sendo imprescindível manter a barreira dos 80 anos, as prestações poderiam ser escalonadas em ordem crescente; começando com um valor modesto para seguir aumentando gradativamente, até o limite de idade exigido.
    De se notar que em nenhuma das hipóteses haveria risco de inadimplência, ainda mais porque há o seguro de quitação por morte, o que garante a quitação dentro do prazo (ou antes).
    Além do mais, o problema atualmente existente, se não corrigido, perdurará indefinidamente atingindo, doravante, todos que se encaixem nessa situação – completou 70 anos, está excluído.

    ResponderExcluir
  3. Complementando o Marcos Cordeiro, a Carim poderia muito bem estabelecer parâmetros mais justos com os associados, não apenas aqueles que têm 70 anos ou mais, mas com todos os aposentados da Previ. No meu caso, tenho 57 anos e só posso emprestar 46 mil. Ora, que poderei comprar com esta quantia? Penso que os tecnólogos da Carim deveriam tratar os associados como donos de parte do dinheiro que é emprestado pela Carteira. Nada queremos de graça. Porém, a Carim não visa ao lucro. O retorno é garantido 100%, pois além do FQM existe a hipoteca em 1º grau. Como posso obter um financiamento de 200 mil no BB (lá a margem é pela RENDA FAMILIAR) e não posso fazê-lo na PREVI??? Alguém pode me explicar? Com exceção do agonizante petista Sérgio Rosa cujo olhar não está voltado para os associados, somente para o lado patronal.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia,
    As pessoas falam sem pensar ou lembrar do que éramos antes do governo de Lula e o que somos agora. Que ele fez um ótimo governo isto é um fato prá todos os brasileiros que querem enxergar, e são apenas 81%. Não preciso nem falar no que sofremos com FHC por que todos sabem. Se Sérgio Rosa foi indicado pelo PT ou por quem lá que tenha sido para administrar a PREVI foi uma ótima indicação, pois antes só havia prejuízo e agora temos SUPERAVIT apesar da crise. E que ele é competente isso já está mais do que comprovado, por esse motivo para onde for será um bom administrador. Por isso vamos focar nossos esforços nos assuntos que têem relevância nesse momento:
    -RETIRADA DAS AÇÕES SOBRE A RES.26
    -ABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES COM O BB
    -DISTRIBUIÇÃO URGENTE DO SUPERAVIT.
    PENSEM, JÁ ESTAMOS PRATICAMETE EM NOVEMBRO E NÃO TEMOS NADA EM ANDAMENTO.
    VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS PARA RESOLVER ESSAS QUESTÕES QUE REALMENTE É O QUE NOS INTERESSA.

    ResponderExcluir
  5. de fato, os novos financiamentos, estao com valores bem abaixos, dos anteriores.No anterior, qdo. terei,em 89, o teto era 70 VP mais anuenios,dando um valor bem acima do que hj. Outra coisa, que nao entendo, e' que hj se calcularmos em outras instituicoes ou o proprio BB, ve-se que as prestacoes sao menores, com juros prefixados e com parcelas diminuindo ate o final do contrato. E' aquela historia, se a PREVI e' nossa, num contexto mais amplo, estamos financiando e pagando taxas de administracao e juros, para nosso dinheiro, e ainda mais caro.

    ResponderExcluir
  6. Que ótima notícia.O Sérgio Rosa está com os dias contados na Previ. Ele poderia, agora, aproveitar para melhorar ( mesmo pouco) a sua popularidade perante os assistidos da Caixa. Esperemos que não venha outro para praticar corporativismo com os politicos do PT. , e fazer cortesia com o chapéu dos outros.

    ResponderExcluir
  7. Colegas,

    O imobiliário da PREVI é mais uma das modalidades "bomba" que a PREVI oferece a seus participantes. Peguei uma vez, por ingenuidade, paguei duas casas, nunca mais financio um centavo c/ Eles. Viva o imóbiliário da CEF, onde liquidei um apto. com 50 % de desconto, este sim foi o melhor negócio que já fiz.

    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADO ANTONIA !

    Precisamos de mais pessoas com a sua lucidez e pragmatismo.

    ResponderExcluir
  9. EMPRESTIMOS PREVI
    A concessão de emprestimos pela PREVI é apenas uma atividade subsidiária, posto que a principal é pagar beneficios. Concordo que não é bom negocio para o participante e nem para o Fundo que tem mais de um BI apropriado "para devedores duvidosos" e por força de lei tem que ter retorno de 5,75% a.a. + INPC - no mercado tem coisa melhor.
    Temos que focar na melhoria do beneficio. Esta deveria ser a nossa única bandeira.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  10. Querida ANTONIA: Se o PT fosse tão bom como você apregoa, teria tomado partido A NOSSO FAVOR. Afinal é o Partido dos TRABALHADORES, não dos PATRÕES. Tudo o que você pede negociação no seu comentário, são entraves feitos por pessoas do PT. Entre eles JOSÉ PIMENTEL, RICARDO PENA, SÉRGIO ROSA, LULA, GUIDO MANTEGA, e por aí afora. De nada adianta a Previ ter superávites sucessivos se não são distribuídos a quem de direito. Isto também é distribuir renda, aliás, como faz o mercado de Renda Variável. Distribui dividendos, bônus, lucros. Neste mercado a Previ tem quase 70% do ativo, e só quem não recebe nada somos nós associados. O Sérgio Rosa, como presidente da Previ, podia e DEVIA brigar mais para o nosso lado. Mas prefere ajudar o Partido em campanhas políticas, como disse o giba um, auxiliou até na eleição do Lula. O "foco" da discussão, minha cara Antonia, passa pela mudança de atitude destes personagens do PT. Só assim desataremos este nó imediatamente.
    Ou você acha, Antonia, que a Resolução 26 foi eminentemente técnica? Foi mais um ato "bem administrado" por Sérgio Rosa?

    ResponderExcluir
  11. Cecília,
    Se me permite, responder ao colega anônimo, È IMPOSSIVEL CONTESTAR FATOS, o que falei não está na mídia manipulada omitindo fatos relevantes e publicando o que bem entendem, está na boca do povo, que finalmente estão conseguindo pelo menos fazer a sua feira.No entanto acredito que o ilustre anônomo deve ter recebido aumentos salariais,como também sua parcela na distribuição do superavit da PREVI nos 8 anos de governo do FHC; para estar criticando tanto o período atual. Eu garanto que durante aquele perídodo só tive apertos financeiros nunca recebi nada. Só comecei a ouvir falar em SUPERAVIT a partir de 2006,quando o imcompetente governo de Lula fez o país crescer e o burro do Sergio Rosa duplicou o patrimônio da PREVI.

    ResponderExcluir
  12. Meus nobres colegas, está estória que a Previ tem as melhores taxas do mercado a priore eh ateh verdade, mas não se esqueçam que quando se faz um financiamento numa instituição financeira as prestações são prefixadas, já a nossa querida Previ, " para resguardar os interesses de todos os associados" mantém o famigerado inpc. E podem apostar que se o IGP-DI não fosse também para reajustar os benefícios e sim o empréstimos dos participantes, eles jamais, olhem bem, jamais teriam feito a troca IGP-DI INPC.


    Todos sabem que mais cedo ou mais tarde o IGP-DI vai ser maior que o INPC, pois não eh atoa que o indexador dos aluguéis.

    ResponderExcluir
  13. Com todo respeito Antônia, acho que você mora em outro planeta, quer dizer fora da órbita da Terra. Parece-me que você lê pouco. Desculpe a franqueza.

    ResponderExcluir
  14. É isto aí, Antonia, NEGOCIAÇÃO Já!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Cecilia,
    Se me permite novamente responder ao ilustre anonimo;
    Celega, eu moro em outro planeta mesmo, sou nordestina moro em Recife e sempre vi todos os governos anteriores a Lula serem favoráveis apenas ao sul/sudeste. o Norte e Nordeste não existiam para eles. Era como voce falou, como se fôssemos de outro planeta. E agora Pela primeira vez vejo um governo tentando fazer justiça com o nosso povo sofrido.Quanto ao fato de ser desinformada acho que você está vendo muito a GLOBO, por que ela até hoje não se conforma em ter perdido o monopólio da informação ajudada pelos governos anteriores e ditaduras, em troca de favorecimentos. Por esse motivo tentam de todas as formas denegrir a imagem do LULA. Mas eu sou desinformada tal e qual os presidentes dos EUA, França, Alemanha etc. que realmente acham LULA o cara. Agora voce deve ser especialista neste assunto e com certeza tem toda razão. Me desculpe colega a verdade doi.
    Ao Sr. Ari pelo jeito não lembra que quem criou a SPC e o voto de minerva foi FHC.

    ResponderExcluir
  16. Vou endossar o que um cm outro colega disse: Poder-se-ía colocar o Sergio Rosa como Presidente do PT, assim ele(o partido) seria superavitário. Não precisaria do Delubio Soares, do Silvinho Land Rover, do Marcos Valério, Duda Mendonça, e por aí afora...

    ResponderExcluir
  17. Cecilia e blogueiros,

    QUANDO OLHAMOS DE TRAVÉS,OU SOMOS VESGOS OU ESTAMOS FICANDO CEGOS.
    Não podemos apenas olhar o "nosso umbigo", apesar de ele ser importante, na discussão PTxLULA , pode até ter saido algumas coisas de importante para o povo, isto não discuto, mais o discurso hj é bem diferente de 10 anos atrás,e de resto vamos tocar a bola para frente.
    PRECISAMOS RESOLVER O SUPERAVIT, se o único jeito é a negociação, vamos a ela, se temos que dar algo ao Banco, vamos fatiar, e de preferencia escolher a fatia, afinal se vamos repartir, nada mais justo que escolhermos a nossa fatia.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  18. Inobstante as criticas e colocações primarias da Antonia, ela acerta ao engrossar os pedidos de negociação já !
    O resto é balela,bla,bla,bla que não vai levar a lugar nenhum. O BB apropria seus créditos, não contribue mensalmente ( criando a aberração de funci na ativa não contribuir tambem-Meus Deus, onde mais existe isso?),etc.Resumindo, faz o que quer. E nós ?Nos ficamos em casa, passando necessidades, enquanto o PT-"dos trabalhadores"-(!?), faroleiro e fanfarrão, continua com seus delirios de poder no bar da esquina...

    ResponderExcluir
  19. Também acho... a Antonia deve ter passado pela lavagem cerebral do PT. Conheço muitos colegas mal informados que também pensam da mesma maneira. Já fui petista, carreguei a estrelinha no peito, mas não desse pt descaracterizado de hoje. Tô fora.

    ResponderExcluir
  20. cecilia, SEI Q TU PARTILHAS DA LIBERADE DE EXPRESSAO NO TEU BLOG. MAS O QUE ESTAMOS VENDO ULTIMAMENTE, SAO RICHAS POLITICAS, QUE FOGE TOTALMENTE DO FOCO NOSSO QUE E' FAZER DA DIRETORIA DA PREVI, UM ALIADO NOSSO EM BUSCA DA DEFESA E MELHORA DOS BENEFICIOS, POIS ASSIM,, FORAM ELEITOS PARA TAL.CONFORME PROPOSTA DE CAMPANHA. AOS COLEGAS, DEIXAM A POLITICAGEM DE LADO, QUE NAO CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM. POXA, ESSES DIAS ERA PRE-97,POS-97. DEPOIS NOS CHAMAM DE CORPORATIVISTAS E FICAMOS BRABOS.

    ResponderExcluir
  21. CAROS COLEGAS, SE TODOS OS ASSOCIADOS DA PREVI FOSSE ACHAR QUE SUPERÁVIT É OBRA DE SERGIO ROSA...... SERIA UMA GRANDE PIADA, MESMO PORQUE O PATRIMONIO DA PREVI E OS INVESTIMENTOS QUE SEMPRE TIVERAM FOI O QUE FIZERAM DAR OS LUCROS INDEPENDENTE DE SER O SERGIO ROSA OU OUTRA PESSOA QUE HOUVESSE ASSUMIDO A PRESIDENCIA DA PREVI. qUALQUER UM QUE OCUPE ESSE CARGO, CERTAMENTE TERA A DEVIDA COMPETENCIA PARA FAZER JUS AO CARGO QUE LHE FOI INDICADO. A DIFERENÇA É QUE NOSSO NOBRE PRESIDENTE, TEVE SEUS MOMENTOS DE FRAQUESA SEM FALAR QUE NADA FAZ EM DEFESA DAQUELES QUE SÃO OS VERDADEIROS CONSTRUTORES OU SEJA DONOS DE TODO ESSE PATRIMONIO. GRAÇAS A DEUS O TEMPO PASSA E DENTRO EM BREVE, TEREMOS NOVO PRESIDENTE E QUEM SABE PODEREMOS TER DIAS MELHORES. AS ELEIÇÕES SE APROXIMAM E QUEM SABE ADEUS PT.

    ResponderExcluir
  22. PREVI informa:

    "MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE,
    Código identificador: 418819291
    Data-limite para apresentação da sua
    proposta de financiamento imobiliário: 13/02/2010

    Você deu mais um passo em direção à conquista de um novo imóvel. É com grande satisfação que informamos a sua convocação para obter o financiamento imobiliário da Carim."

    BB Informa:

    Você não pode contratar o financiamento.

    Paciência. Vou continuar pagando aluguel.
    O primeiro imóvel foi vendido para pagar despesas não cobertas pela CASSI (H.S.Lucas-RJ - AVC, 19 dias em coma, cirurgias, internações, longo período de recuperação, etc.).
    Sem amparo da Cassi, mas com a ajuda Deus, minha esposa está recuperada.
    BB, CASSI, PREVI - Tudo farinha do mesmo saco!

    ResponderExcluir
  23. Antonia, como está o tempo em Oslo? Voce vive na Noruega,não é?

    ResponderExcluir
  24. Cecilia,

    Sempre achei que as opiniões extremadas não levam nada. Quer sejam relativas a futebol, política ou outro assunto qualquer. O que eu vejo é que dependendo de como se vê pode-se dizer que algo está totalmente certo ou está totalmente errado. Eu já acho que nem sempre está errado e nem sempre está certo. Existem momentos de alternância. Porquê? Ora pelo simples motivo de que, na maioria das vezes, temos pessoas interagindo. E o certo humano é falível (apesar de que alguns acham que nunca falham). Trazendo isto para as últimas mensagens que adquiriram uma forte conotação política eu DIRIA: sim governos anteriores e o atual fizeram coisas boas mas, também, erraram muitas vezes. Trazendo para o momento da PREVI: em 1º lugar o que a PREVI está colhendo de superávits mais "robustos" foi plantado por muitas administrações anteriores. NÃO concordo em se direcionar os "LOUROS DA VITÓRIA" para a atual direção. Ela está fazendo coisas certas no tocante a investimentos. Certamente está. O PONTO que eu vejo mais importante é o tratamento dado em relação ao aposentado e pensionista. E NISTO me desculpe a colega Antonia. Não tenho lembrança de tanto descaso. Não acho justo obstruir o acesso, principalmente de pessoas com idade mais avançada, a melhores condições de vida já que o superávit está aí. É concreto (até porque se não fosse o BB não contabilizaria parte) e os aposentados e pensionistas não recebem nada. É o que penso.

    ResponderExcluir
  25. FABIO MOSER é diretor de Investimentos da Previ e o grande responsável pelos cerca de 60% de aplicação em renda variável. Nada obstante as decisões sejam em colegiado, ele é o grande responsável pela maioria do superávit.
    Outro assunto: a SPC foi criada no governo FHC. Por que o PT quer transformá-la na PREVIC (grande cabide de empregos) às expensas dos fundos de Pensões? O voto de minerva foi criado na gestão FHC. Por que o PT não o extermina?
    Respostas com a Antonia.

    ResponderExcluir
  26. Prezado Cláudio (comentários de 23/10/09, às 14:01),

    Pelo visto, Você e outros blogueiros que o antecederam nas críticas à falta de contribuições dos colegas da ativa e do Banco para o Plano de Benefícios nº 1, administrado pela PREVI, não perceberam que tais contribuições estão sendo pagas, religiosamente, com recursos oriundos do superávit de 2006, através de Fundo Especial criado para tal fim, o mesmo fundo que garante, também, a isenção relativamente aos aposentados.
    Portanto, o pessoal ainda na ativa nenhum prejuizo sofrerá quanto aos cálculos quando de suas respectivas aposentadorias, pois suas reservas matemáticas continuam sendo abastecidas mensalmente.

    Carlos Valentim Filho - Joinville (SC)- aposentado desde 1980.

    ResponderExcluir
  27. QUERIDA ANTONIA !
    Se você se limitar ao Jornal Nacional e aos jornalões Folha e Estado de SP e a revista Veja/Epoca, terá a mesma opinião dos colegas que acham que voce é mal informada, porém, se voce ver o canal Bloomberg encontrará analistas, gestores, economistas e empresários derramando elogios ao governo Lula e que realmente a crise por aqui foi uma marolinha mesmo. Recomendo também a leitura de blogs de jornalistas independentes, como Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim, entre outros. Porque não questionam quem inventou Sauipe, Hopi Hari, parque de Aparecida, Hospital Humberto Primo, DD/Brasil Telecom, entre outras heranças malditas, em vez de atacar Sergio Rosa que vem resolvendo todos esses imblolios? Questão de informação. "Eles não sabem o que dizem"

    ResponderExcluir
  28. Não é justo que colegas, que não tem coragem de assinar seus comentarios, nem conhecimentos e informaçoes suficientes para contestar certos fatos, venha atacar a colega Antonia.
    No mínimo, são pessoas que aquecem o traseiro no sofá da casa pra assistir a Globo, ou leem a Veja, e acreditam nela, ou ouvem a CBN(Globo)(com o infecto inseto Herodoto Barbeiro). Não me espanta que sintam tanta nfelicidade e não consigam ver que o Brasil está bem melhor. Contagiados pelo mundo irreal, assistem aquelas novelas globais, onde os personagens vivem envoltos no luxo e na luxúria e, por esse motivo, é natural, que sintam o desejo de uma vida igual. Mas, logo, veem que, lá na rua, poucas pessoas usam maquiagem e que tem mais bandido que mocinho. Quem, então, é o culpado de não terem tanta beleza, riqueza, mulheres, etccc? Além do Lula, elegeram, tambem, a PREVI como o culpado de toda sua tristeza e revolta que esmaga seus corações.
    Até o começo do ano passado, estavamos assanhados, discutindo o que fazer com o dinheirama do superávit da PREVI. Foi, então, que a vida real entrou em cena e o balão explodiu, acabando muitas ilusões. Ficaram indignados.
    As coisas tiveram que ser mexidas, repensadas pra que não aconteça a ameaça de tudo desandar, sem que haja conserto no futuro.
    Entendam que, por causa da crise financeira, é preciso ter cautela.
    Procurem refazer seus pensamentos e, só assim, vão conseguir voltar a dormir tranquilos.
    A Antonia está certa. Voces, Anomimos, no mínimo perturbados mentalmente.

    ResponderExcluir
  29. GENTE! vamos é divulgar o manisfesto ULO - meu grito - do site(www.previplano1.com.br) do nosso colega pioneiro na sua iniciativa de levar adiante um plano que tem reais possibilidades de dar certo. Nosso foco é a distribuição do superavit agora, vamos informar e conscientizar os colegas que estão alienados e afastados desse propósito.
    Opiniões divergentes quanto ao governo Lula, ficam ao critério de cada um, o importante agora é não gastar munição na direção errada.

    ResponderExcluir
  30. Chico Silva, difícil entendê-lo. Para você, conforme se deduz no texto de defesa da Antonia, nada há de errado! Não devemos reclamar da distribuição do superávit acumulado? Não podemos reclamar do Sérgio Rosa?
    Para você, está tudo às mil maravilhas na Previ. Dizer que "até o começo do ano passado...estavamos assanhados, discutindo o que fazer com o dinheirama do superávit da PREVI. Foi, então, que a vida real entrou em cena e o balão explodiu, acabando muitas ilusões. Ficaram indignados."
    Você gostou da Resolução 26 ao que parece. Pelo jeito, você não está nem aí para a distribuição do superávit. Você, o Lula, o José Pimentel, o Luís Gushiken, o José Dirceu, o Delúbio Soares, Sérgio Rosa... SE MERECEM!

    ResponderExcluir
  31. Cecília,

    Quando posto aquí eu o faço de forma anonima. É um direito que me é permitido e assim o faço. Todavia nunca ataquei ninguém, nunca usei palavras de baixo escalão (até porque sei que irias, com o teu bom senso, vetar a publicação) e procuro sempre alertar o pessoal que o mais importante não é gerar brigas, contendas pouco significativas e que devemos, isto sim, direcionar nossas energias para resolver as pendências que surgiram e que parece não param de surgir em relação à PREVI. O superávit é nosso, é de todos os participantes da PREVI quer sejam os admitidos antes de 97, os posteriores a 97, os aposentados, os pensionistas e o pessoal da ativa. Se o BB também tem seus direitos é questionável e a justiça é que vai definir. Somente não gostaria de receber ofenças por me expressar de forma anonima. Temos que ter cuidado quando dirigimos palavras, tanto de forma oral ou escrita, porque elas são poderosas. Palavras podem nos incentivar, nos deixar tristes ou alegres, causar revoltas, contrangimentos, mudar nossas vidas e, entre outros, diminuir-nos como pessoas. Começemos a mudar o mundo mudando as mensagens (palavras) que emitimos. Desta forma sim o mundo será melhor.

    ResponderExcluir
  32. COM SUA LICENÇA COMPANHEIRA CECÍLIA:

    COLEGAS CHEGA DE FICARMOS AQUI DISCUNTINDO PT PSDB OU QUALQUER OUTRO PARTIDO, SERGIO ROSA OU OUTRO QUALQUER QUE LA ESTIVER VAI SEMPRE BUSCAR A VERTENTE DE ATENDER EM PRIMEIRO PLANO O PATROCINADOR.
    ESTE ESPAÇO QUE CECÍLIA GARCEZ NOS CEDEU É PRA DEBATES SOBRE ASSUNTOS DO COLETIVO,NAO PRA PICUINHAS DOS COLEGAS QUE SÃO A FAVOR DO LADO "A" ou "B".
    Vamos debater discutir discordar mas dentro de uma logica,nao é ofendendo REGIAO NORTE OU SUL deste imendo pais cheio de problemas regionais.
    Não estou satisfeita de ver uma espaço que ja foi palco da maior luta para se ter atendidos nosso emprestimo simples hoje vira uma richa entre facções por e contra politicos na sua grande maioria CORRUPTOS DE CARTEIRINHA.
    Por favor senhores vamos discutir sim mais INTELIGENCIA.se temos que construir DIAS MELHORES QUE SEJA A TODOS.
    ANTONIA ,AMIGOS VAMOS VIVER EM PAZ,A CADA LIDA NOS COMENTARIOS A GENTE SE SENTE TRISTE POR VER PESSOAS QUERIDAS SE DISTANCIANDO.

    ABRAÇOS A TODOS OS COLEGAS E EM ESPECIAL A ANTONIA QUERRERIRA,QUE MUITO BEM REPRESENTA SEU NORTESTE.

    ResponderExcluir
  33. Parece incrivel, falta comentário da cecília, ou não precisa comentar?

    ResponderExcluir
  34. Ola Chico Silva !
    Voce está bem enganado com a nossa PREVI !
    Se está havendo superavit sucessivos é porque o cálculo atuarial está errado, defasado e retendo "sobras" que DEVEM ser dirigidas aos previdentes do Plano 1.
    Assim diz a Lei, que após 3 anos consecutivos de superavit, apartados 25% para reserva técnica, O QUE RESTAR, OBRIGATORIAMENTE DEVE SER GASTO EM MELHORIAS DOS BENEFICIOS !
    Tudo ia muito bem, até "alguém" encomendar uma uma resolução 26 alegando que a patrocinadora (BB) também teria parte neste superavit. Daí estamos aguardando uma decisão da Justiça...se o BB deve ou não se beneficiar dos superavits.
    Tenha esta certeza: QUE NÓS DO PLANO 1 VAMOS GANHAR ESTE SUPERAVIT, é certo, limpo e cristalino. Tal qual o Plano 1, que é finito e vai acabar, quando todos nós morrermos...Não podendo haver sobras, ou restos a pagar !
    Acredite que R$ 127 bilhões para 121 mil previdentes é muito dinheiro para ficar exposto ao bel-prazer da nossa PREVI...

    ResponderExcluir
  35. Querida Cecilia:
    Permita-me o espaço abaixo.

    Meu grande amigo Valentim:
    conheço-o pessoalmente,pois me aposentei em Joinville(SC).Aproveito para lhe mandar um abraço.
    Mas eu ja sabia da apropriação e tal sobre as "contribuições" do pessoal da ativa.
    O que não concordo, e muita gente deve pensar assim, que como é que alguem adere a um plano de previdencia, e NÂO FAZ as contribuições todas previstas!!!É um descalabro enorme, sòmente existe aqui ( como tambem mensalidade sobre 13. salário no nosso plano de asistencia ).
    O BB não paga sua parte para os da ativa,eles tambem não; é apropriado Superavit no balanço - beneficiando os acionistas e também o PLR dos ativos -.
    E nós, que já pagamos todo o tempo previsto, o que ganhamos ???
    "Tempo" para aproveitar a aposentadoria ?
    Caro Valentim, espero que entendas minhas colocações, e que tambem não tenhas aderido ao PT...

    ResponderExcluir
  36. anonimo disse:
    É no minimo ridícula a afirmação do "anônimo 26/10 05:04, ao citar que o" Sérgio Rosa vem resolvendo todos os pepinos" gerados por investimentos imobiliários mal feitos que supostamente não ocorreram em sua gestão. Lembro ao anônimo que o Sérgio Rosa foi Diretor da Previ antes de ser seu Presidente. Da forma como ele está resolvendo os pepinos entregando tudo a "preço de banana" até o mais incompetente executivo faria.
    Perdoe minha opinião mas o Rosa não me passa nenhuma competencia, muito menos seus Diretores, pois
    administrar tamanho volume de recursos sem se importar em promover o BEM ESTAR dos associadoss(verdadeiros donos), pensando apenas em seu crescimento pessoal/profissional ainda que a troco de subserviencia política , submetendo-se a determinações, no mínimo suspeitas , dos padrinhos políticos para se promover. Talvez você seja, se não me desculpe, um dos colegas privilegiados com grandes somas pelo famoso "RENDA CERTA". A nossa PREVI está à mercê da movimentação da Bolsa como você bem sabe(mais de 60%. em renda variável)e com isso a nossa aposentadoria está sempre em perigo, e você considera isso de administração inteligente. Você tem idéia dos milhares de processos que tramitam na Justiça contra a Previ por razões em que temos absolutamente direito como Auxilio Cesta Alimentação. Renda Certa, não concessão de reajuste em 95/96, troca arbitrária do índice de reajuste de IGPDI por INPC, etc. etc. etc. Centenas já estão recebendo por decisões judiciais e aí pergunto: onde está a competência do Sr. Rosa que não estende esses benefícios aos demais apaosentadosa e pensionistas, principalmente, nos deixando passar por sérias dificuldades financeiras além de humilhações como no caso do Empréstimo Simples.Porém quando se trata de investir em algo que in teressa ao Governo logo o Sr.Rosa está pronto para agir.
    Convido-o a rever seus critérios.
    caro colega. Um abraço e sem ressentimentos !

    ResponderExcluir
  37. Pois é, Ari Zanella... nós somos perturbados mentalmente!

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de entender algo. Aqui neste blog a Cecilia diz que o Banco ainda não levou nada do Superavit; que apenas contabilizou como ganhos atuariais e que o recurso ainda pertence à PREVI.
    Entretanto, como pode o Banco pagar a PLR e distribuir dividendos a seus acionistas, utilizando-se dessa contabilização????????
    E se a Resolução 26 for julgada nula, o que acontece com o Banco? Vai pedir devolução da PLR e dividendos pagos sobre esses ganhos atuariais?????

    ResponderExcluir
  39. E isso ai colega de 04:01,e tao claro que nao havera a devoluçao por parte dos ativos(PLR)e nem do BB(do seu balanço),mas a Cecilia teima em nos fazer acreditar.Ceclia,cuidado,seu nariz ficara enorme........

    ResponderExcluir
  40. Anônimo 27/10 - 04:01

    Eu também já questionei a mesma sua dúvida, e tenho certeza que o rombo vai ser pago de um jeito ou de outro com o dinheiro do superávit da Previ.
    Tá certo que a física quântica já provou que ao contrário do que acreditávamos um objeto pode estar em dois lugares diferentes mais não pensei que o BB e a Previ fossem tão futuristas assim, porque a parte do superávit que o BB levou continua na Previ, surpreendente, não acham!?...

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,

    Peço permissão para usar este espaço afim de responder ao amigo Cláudio.

    Meu caro Cláudio, retribuo a gentileza de seu abraço amigo. Todavia, conheci vários CLÁUDIOS que trabalharam na Agência Centro de Joinville. Por isso, peço-lhe a gentileza de de informar seu sobrenome.

    Fique sossegado. Não sou filiado do PT e nem de nenhum outro partido político. Nunca fui.

    Nesses meus mais de 60 anos, desde que tomei posse na então pequena Agência de Joinville, em março de 1949, passaram pelo Banco muitas administrações. Tudo andou bem até 1990. O desatre para o funcionalismo do BB começou no Governo Collor. Foram massacrados e hostilizados sob a pecha de "marajás". No Governo Itamar, houve alguma recuperação, mas foram novamente massacredos nos oito anos do Governo FHC, responsável, pelo congelamento salarial que redundou na redução das contribuições para o PB1 e consequente diminuição da complementação paga pela PREVI e o pior, extinguiu o ainda hoje considerado o maior Fundo de Pensão da América Latina, proibindo a entrada de novos participantes. Finalmente, a esperança renasceu com o Governo do PT. Mas a esperança se transformou rapidamente em decepção, pois pouca coisa foi feita para corrigir os equivocos da era FHC. Apenas os reajustes e alguns benefícios salarias foram recuperados. Porém, o mais importante para nós, a extinção do famigerado voto de minerva, que transformou o BB em dono absoluto do PB1, imposto pelo interventor da SPC em 2002, permanece intocável.

    Na questão da utilização de parcela pequena do superavit para isentar os participantes da ativa de suas contribuições ( e do Banco, também), entendo que, por questão de isonomia, não poderia ser de outra forma. Isentar das contribuições, somente os aposentados não teria cabimento. Neste caso da isenção, cumpriu-se a LEI que faculta a regalia: isenção, por conta de superávit, para participantes e patrocinador.

    Errada está a cobrança permanente de contribuições dos aposentados, uma vez que jamais terão retorno desses valores, pois a complementação que recebem baseia-se nas reservas matemáticas formadas com as contribuições vertidas durante os anos de atividade. Por isso, na questão da Renda Certa, a PREVI deveria ter devolvido a todos os aposentados as contribuições excedentes à 360, somadas as contribuições da ativa e como aposentado, uma vez que foi considerado o tempo de banco e não o de contribuição para a PREVI a partir de março de 1980 até dezembro de 2006, hipótese em que ninguém teria ultrapassado os 360 meses.

    Um grande abraço do
    Valentim

    Do mesmo modo, errada está a contribuição sobre o 13º salário para a CASSI, pois não há nenhum serviço prestado com base nesses recursos arrecadados.

    ResponderExcluir
  42. Também não entendo isto, com a famigerada resolução 26 nem superávit está dando mais e como é que o banco contabiliza sua parte no balanço e ainda distribui dividendos? e a CVM não ver isto! é contra a lei, é dinheiro virtual sendo usado. Porque os sindicatos não entraram na justiça? e a ANABB? e os diretores eleitos da Previ não podem acionar a justiça?. Cecília explique, por favor.

    ResponderExcluir
  43. O serviço de empréstimos do FUNCEF tem 95% de aprovação dos associados, segundo divulgação da ANAPAR. A PREVI podia fazer pesquisa idêntica.

    ResponderExcluir
  44. Colega Rubem Tine,voce fala em CVM,ANABB,eleitos da Previ.....?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário