quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Taxas de fundos de pensão serão reduzidas

O Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) aprovou na segunda-feira resolução que fixa em 1% o limite anual das despesas administrativas dos fundos de pensão. O percentual incide sobre o montante dos recursos garantidores do conjunto dos planos de benefícios administrados pelas entidades de previdência regidas pela Lei Complementar 108, de 2001. A taxa de carregamento foi fixada, de forma opcional, em até 9% sobre a soma das contribuições e dos benefícios do conjunto dos planos previdenciários. As entidades terão 60 meses para se enquadrar, informa a assessoria da Previdência.

Quanto às entidades fechadas de previdência complementar, regidas exclusivamente pele Lei Complementar 109/01, a resolução não determina limite de despesa, que será fixado em norma, cabendo ao conselho deliberativo da EFPC a decisão.

Pela resolução, os critérios quantitativos e qualitativos a serem definidos pelo conselho deliberativo, para a realização das despesas administrativas, devem considerar a adequação dos gastos e os resultados obtidos observando, dentre outros, os seguintes aspectos: recursos garantidores dos planos de benefícios; quantidade de planos de benefícios; modalidade dos planos de benefícios; número de participantes e assistidos; e forma de gestão dos investimentos.

Além de reforçar a questão de governança do Conselho Deliberativo, a resolução também fortaleceu a governança do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, para acompanhar e controlar as despesas administrativas.
(Carlos Rangel - DiárioNet)

58 comentários:

  1. OUTRA RESOLUÇÃO ?
    editada pelo moribundo Conselho de Gestão de Previdência Complementar.(CGPC)

    Mas, não é muita resoluçãozinha sobre Leis Complementares que regem nossas Previdências Complementares (EFPC) ?

    "Complementar é para completar".

    "normas" a serem editadas pelos CD para fixação de despesas de fundos de pensões ?
    Lembrem-se que o Plano 1 está em extinção (éramos 125 mil agora somos 121 mil participantes. Acho bom ir reduzindo, também, despesas e funcionários !
    É inviável chegar a 2070 com toda esta estrutura, para "proteger" reduzido número de sobreviventes.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,
    como sou leigo no assunto, gostaria que voce me explicasse se isso é bom ou se é ruim.]
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. À ESPECIAL ATENÇÃO DO SR. PRESIDENTE SÉRGIO ROSA E DEMAIS DIRETORES E CONSELHEIROS


    Prezados Senhores,


    Venho reivindicar urgentemente a Vªs.Sªs. um aumento extra de 10% no meu benefício, a partir de novembro/2009, bem como um abono mínimo de R$ 5.000,00 a todos os aposentados, pensionistas e dependentes do Plano 1 da Previ.

    Por outro lado, como sabemos, o patrocinador não tem direito algum de receber parte de eventuais superávits e que Vªs. Sªs. se abstenham, também, de repassarem quaisquer quantias a este título ao patrocinador, vez que o mesmo não pode se apropriar de numerário que não lhe pertence, mesmo que contabilmente e/ou a qualquer título, o que por analogia, iria fazer com que o INSS tivesse que devolver parte de seu patrimônio a todos os patrões que contribuem em nome de seus funcionários.
    Aguardo suas urgentes notícias a respeito.

    Atenciosamente,

    Angela Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Talvez neste tópico não seja o lugar mais apropriado, mas estou assustado. A Previ tirou a notícia do aumento do teto do ES de seu site. Aconteceu alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecília e colegas, não sou pessimista, mas acho que não haverá mudanças no valor e nem no prazo do ES, ao menos este ano. Já sabemos, penso assim, que a atual diretoria da PREVI, salvo nossa bela Cecília, serve a muitos, mas não aos associados. 2012 chegará. Mas colegas, e Cecília, é consenso, até para os mais leigos em informática, que 50 dias é D+ para se atualizar um sistema. Não é mais concebível isto em tempos de hoje. Lembro que em 2008 a PREVI argumentou o mesmo, que precisava de 60 dias para atualizar o sistema, choveu críticas e reclamações contra isto e o resultado todos sabemos, foram mais de 60 dias e a PREVI durante todo esse tempo manteve-se surda e muda em relação as reclamações e apelos dos associados, portanto, acredito que este ano não será diferente.
    Mesmo assim, como a esperança é a última que morre, vamos suplicar a PREVI, em especial a Cecília, que faça gestão junto a mesma, para que nos surpreendam e disponibilizem o ES com novo limite e prazo, num tempo menor do que os 50 dias prometidos, seria o mínimo que a PREVI poderia fazer em benefício dos associados, já que os anseios dos mesmos somente foram contemplados em parte. Cecília, faça este apelo a PREVI em nome dos associados, por favor. Grato.

    Antônio Rosa
    SP

    ResponderExcluir
  6. Caro Ferrari.
    Está assustado à toa. A notícia continúa lá na Página Inicial "Menu do Rodapé" - Notícias (28/ago) - Empréstimo Plano 1: aprovado aumento e teto. Mais cuidado com comentários alarmantes, pois os corações dos habitantes do pré-sal podem não suportar.

    ResponderExcluir
  7. E isso ai Andre,temos que ter cuidado com certos comentarios pois a situaçao e seria para muitos colegas.Evitemos pensamentos pessimistas,a saude esta debilitada devido aos problemas que se encontra a maioria dos colegas.Ja chega de noticias ruins.Vamos aguardar o "tempo da Previ" com otimismo e com a certeza de que mes que vem(quem sabe antes?)teremos um pouco de PAZ.Sei o que estou dizendo pois bem proximo tenho pessoa com SERIOS problemas emocionais criticos que estao exigindo muitos cuidados.Muita calma a todos pois DEUS esta olhando por nos.

    ResponderExcluir
  8. Pré-97, pós-97, pré-alzheimer, pós-alzheimer, e agora os pré-sal... Legal!!! Gostei!!! (agora só faltam os mastodontes, os mamutes, etc.)

    ResponderExcluir
  9. Colega, Angela Carvalho 02/09-17:11

    Endosso sua reivindicação, precisamos urgente de um realinhamento nos benefícios e um abono para sobrevivermos nunca o aposentado da PREVI esteve com um benefício tão baixo, o superávit está ai para isso, ou vão esperar o dinheiro evaporar com outra crise?
    Cada vez mais associados (vão dessa para melhor )sem receberem ao que fizeram jus, quanto ao superávit. Isso não pode continuar assim!...
    Estamos fartos das injustiças e dos argumentos evasivas que usam como escudo para não se solucionar nada à nosso favor.
    Há quantos anos a PREVI não dá aumento real aos seus associados, todo mundo sabe que o reajuste anual pelo INPC não reajusta nada, tampouco atualiza o valor de poder de compra dos benefícios, ninguém vê que estamos
    estranguladamente defasados.
    O valor que recebemos não garante mais uma vida digna, fazemos uso de muitos remédios e a Cassi não cobre e ainda por cima ,atualmente
    para se conseguir uma consulta com médico conveniado se tem uma demora muito grande, muitos do médicos que confiávamos e estavamos acostumados saíram do credenciamento, hoje voce tem menos demora se for ao SUS.
    Vergonhosa a situação que nos deixaram chegar.
    Porisso nos expressamos no anônimato nos sentimos humilhados
    da Previ ter tanto descaso conosco.
    A ambição dos jovens dos anos 70/80
    de entrarem no BB com tanto orgulho, tornou-se em frustação de sermos aposentados de uma PREVI tão hostil conosco, somos reijeitados por tudo que defendemos durante décadas, BB,CASSI e PREVI

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília, aqui vai uma critica construtiva: Reserve alguns minutos do seu precioso tempo, para responder as perguntas feitas no seu blog. Fiz uma pesquisa e de dez colegas que lhe indagam alguma coisa, você responde apenas um. No mais, nota dez.

    ResponderExcluir
  11. Colegas beneficiarios,

    Os comentários aqui postos não fazem eco na PREVI.

    Solução imediata: 10% linear para todos + abono de R$ a ser determinado.

    Para isso, temos que direcionar as demandas para o site da PREVI.

    Um abraço de James Paiba.

    ResponderExcluir
  12. A maioria dos aposentados e pensionistas ainda não conseguiu absorver o impacto do novo prazo do ES, nem o prazo para sua implantação.
    Na verdade, temos que usar muito bem os valores a que temos direito (infelizmente não serão todos os beneficiados), objetivando, principalmente, enxugar outras dívidas mais caras, de forma a que o aumento das prestações no ES não venha impactar ainda mais nossos já combalidos recursos, com a diminuição dos líquidos do contra-cheque. Caso contrário esses recursos vão nos deixar cada vez mais afundados. Deixemos para melhorar de vida quando viermos a receber a distribuição do SUPERAVIT, se é que vamos viver até lá. A propósito tem muito colega enganado, pensando que se não receber em vida fica para filhos e netos. Ledo engano, pois os primeiros só terão direito a alguma coisa se menores de 24 anos e aqueles outros, nihil.
    O bolo está ficando para ser distribuido cada vez mais por um número menor. Tá na hora de pensarmos em uma forma de dividir o bolo antes que os ratos o comam e nós, sobreviventes, fiquemos a ver navios.

    ResponderExcluir
  13. Cecília, É óbvio que nenhum de nós temos direito à devolução de valores exorbitantes ( mais de 1 milhão), por mais generosos que tenhamos sido com a Previ. O assunto pode já ter sido debatido/respondido em outra ocasião. Mas gostaria de saber se existe uma ação partindo da Previ para correção desta tamanha desonestidade e aberração, ou seja ; devolução,, por parte dos agraciados, dos valores indevidos e punição para os que creditaram indevidamente tais valores.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Colegas, apesar de não ser o assunto em pauta, agradeço se alguém que conseguiu ganhar na justiça a ação da Cesta Alimentação me informasse por onde entrou com a ação.Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Cecília,
    Ainda em relação ao COMUNICADO ANABB, seguindo a dica do colega anônimo 01/09 – 14:55, no site ACORDA BB (acordabb.com), também é relevante o link RESPOSTA AO COMUNICADO ANABB (Superávit da PREVI), a mensagem intitulada “A Resolução CGPC 26 e o Superávit da PREVI”, de Luiz Satoru Ishiyama. Nenhuma dúvida que ela sintetiza o pensamento e a vontade da maioria dos associados da PREVI.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  17. Colega Cecília,
    Conforme solicitado em comentário anterior, agradeceria se Você pudesse prestar maiores esclarecimentos acerca da notícia de que a Vale do Rio Doce distribuiu o superávit apenas para os associados. Você saberia informar ao amparo de que regulamentação os funcionários da Vale conseguiram essa proeza? Seria possível aplicar-se ao nosso fundo de pensão os mesmos dispositivos utilizados no caso da Vale do Rio Doce? Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  18. Colega José Omar (07:05-04/9/2009).
    Parabéns pelas sábias ponderações.
    Realmente, muitos acham que "deixaram para os netos e filhos" sua parte no superavit. Enganam-se (e muito). Acho que podemos deixar para nossos herdeiros maiores de 24 anos e ao cônjuge, nossos direitos sobre o superavit CASO TIVERMOS SOLICITADO NA JUSTIÇA e viermos a falecer.
    Aí sim, quando a justiça mandar pagar o "Renda Certa" p.ex.a PREVI deverá pagar, mas somente na JUSTIÇA e , para isso devemos ainda estar vivos, para ingressarmos com a ação.
    (Nem que demore nossa existência toda para deslindar a ação judicial), mas que a PREVI vai pagar, Ah sim...com certeza pagará aos nossos herdeiros.

    Vide site www.unamibb.com.br- Ações Renda Certa.

    ResponderExcluir
  19. Rubem,

    As vezes os questionamentos que recebo são marcados por desabafos e não com perguntas efetivas. Pode ter acontecido que, devido ao volume de mensagens, eu tenha esquecido de responder, mas podem refazê-las e reencaminhá-las que terei o maior prazer em respondê-las.

    ResponderExcluir
  20. O Valmir jamais vai abrir mão desta mamata. Que responsabilidade ele tem? A situação somente poderá ser derrotada/substituida, se nós começarmos a engrossar esta nossa corrente. Será que ele, Valmir, toma conhecimento de nossos anseios? Ele está de olho no comando da Previ,porisso ele é tão submisso e omisso. Por que a ANABB já não ajuizou ação pela Cesta alimentação? Por que um entidade com mais de 100 mil, dá tão pouco de retorno para seus filiados? É uma corrente de interesses;

    ResponderExcluir
  21. Caro José Omar A.Coelho
    Outro dia você falou da Facit para calcular os novos valores e tabelas do ES. Lembro-me bem do inicio da década de 70, quando as P-600 foram substituidas pelas NCR e a gente arrebentava. Eu trabalhava na Freguesia do Ó e fui cedido para a centro S.Paulo para calcular os juros do FGTS nas contas gráficas. Fiquei sabendo que existe 65.000 colegas da Previ que tem o ES. Achei a solução para que o realinhamento saia mais rápido. Você pega a sua Facit e convoca mais uns dois colegas daquele tempo. Eu chamo o Marcelo Lucien Polite e o Zé Mario Braga Landim, meus colegas da Freguesia daquele tempo, e com certeza, 65.000 fichas gráficas a gente atualiza em dez dias. 6.500 por dia é mole. É só a Previ mandar os programadores mauricinhos que ela tem para casa, que nós damos conta do recado e o empréstimo sai ainda este mês.
    Topa?
    Cecília, nos dê uma sala lá e providencie o cafezinho que nós fazemos tudo e de graça.
    Um abraço,
    José Carlos Ferrari

    ResponderExcluir
  22. chegou a hora de agirmos, tomando atitudes mais radicais. Que tal acamparmos em frente do prédio da previ para exigir nossos direitos.Isto é apenas uma idéia. Lancem outras.

    ResponderExcluir
  23. Ao
    José Carlos Ferrari,

    eu tenho curso de programação das réguas da NCR para contar juros, trabalhei no FGTS da minha agencia até a Cx assumir, e fazia o balancete diário, o Decon e as pequenas contas, da ncr eu manjo, creio que 65000 fichas não precisa de 10 dias.
    AGORA VAI PRO COLEGAR QUE ELOGIA O SR PRESIDENTE DESTE PAIS, caro colega,
    até votei neste sr na primeira vez, mais não tem como elogiá-lo ou mesmo qq coisa dessa natureza, sem sombras de dúvidas é a maior mentira que nos contaram, qdo eram oposição podiam tudo, chegaram ao poder e o tudo é para os amigos e os puxa sacos e outros mais sem qualificação. Se dependermos deste governo para conseguir algo na PREVI estamos muito pior do que esperar pelo TODO PODEROSO da Seguridade.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  24. Colega anonimo, meu nome é Joel e embora tenha sido em primeira instancia, e acredito não será revogada, o SEEB-MA, ganhou a ação de cesta-alimentaçao,e graças a Deus estou incluso,muito embora tenham outros escritório fazendo como é o caso do Sr,Mohamed.

    qqer duvida ligue ou mande emai-joeldoliveira@globo.com, terei imenso prazer em ajudar a qualquer um colega que precise.

    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  25. Me espanta que colegas ainda tenham alguma fé no Lulla... Vivem falando de apresentar nosso problema para elle...Acordem! Nem que a mãe dele fosse aposentada-Previ ele faria alguma coisa. Não é para o "bolso-familia" delle. (tudo com dois "eles" porque elle é da escolinha do Collor).

    ResponderExcluir
  26. Cecília,
    Do blog dos eleitos da PREVI eu já desisti.
    Uma pergunta. Esse prazo de 50 dias foi apresentada alguma explicação? Caso negativo é possível você buscar e nos informar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Cecília, penso que a matéria publicada no Correio Braziliense é do interesse de todos. Segue link

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/06/politica,i=140316/RASURA+EM+DECRETO+ASSINADO+POR+GEISEL+TERIA+REDUZIDO+A+UM+TERCO+BENEFICIOS+PAGOS+EM+PROGRAMAS+DE+DEMISSAO.shtml

    ResponderExcluir
  28. Colega José Carlos Ferrari,

    É claro que a PREVI não vai querer que façamos os cálculos dos valores do ES. Seria uma desmoralização ainda maior do que essa deslavada decisão de liberar o empréstimo em outubro colocando a culpa no sistema da PREVI. A não ser que o tal sistema seja do tempo do Brutucu. de qualquer forma, estamos à disposição! Também tenho curso de régua das NCR para cálculos de juros. Acho que ainda sei manejar os grampos de parada!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Plinio,

    A área de seguridade precisará de no máximo 50 dias para efetuar os ajustes no seu seu sistema bem como para elaborar o Plano de Comunicacao aos participantes e assistidos.

    ResponderExcluir
  30. Aproveitando o ensejo: O superávit do balancete de julho, foi com. ou sem, resolução da famigerada resolução 26? Agradeço a resposta. (segunda vez que pergunto)

    ResponderExcluir
  31. Rubem,

    Os números divulgados no balancete de julho não levam em consideracão a resolucão CGPC26, uma vez que seus efeitos encontram-se suspensos devido à acão judicial impetrada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

    ResponderExcluir
  32. Carta enviada pelo colega Cavalcante ao Presidente Lula


    Exmº Sr.Presidente, companheiro LULA. Mesmo sabendo que o senhor não dispõe de tempo para ouvir todos, atrevo-me, diante da minha de condição de ter lutado durante grande parte da minha vida pelos idéais que sempre defendemos,juntos em greve, juntos em eleições, etcv. etc. , hoje com 64 anos, a completar dia 11/09, aposentado com graves problemas de saúde, levo ao conhecimento do senhor as injustiças que estão sendo praticadas pela PREVI com seus associados, particularmente os aposentados quando a grande a maioria encontra-se em absoluto desespero financeiro, com registros até de suicídio quando o PREVI dispõe de 18 bilhões para revisão do Plano, ou seja melhoria dos benefícios e não faz a devida e justa distribuição do Superavit, permitindo que o Banco venha se utilizando dessas reservas costusmamente em detrimento dos direitos dos associados. Ao fazer realinhamento do E Simples deixou mais de 6000 pessoas sem qualquer possibilidade de acessar o empréstimo e com isso condenou-0s práticamente à morte, por não vislubrarem qualquer saída.A insensibilidade da Diretoria principalmente com os de menor condições é imperdoável. Nesta última oportunidade . tudo que reivindicamos era um aumento do PRAZO do Empréstimo Simples para 96 meses a exemplo dos demais grande fundos de Pensão(Funcef, Petros , Petrobrás, Vale, etc....e até mesmo do patrocinador que por orientação contida na vossa políitica de disseminar o crédito estendeu a todos os funcis da tiva e aposentados o prazo de 96 meses e alterou os limites de crédito e reduziu a taxa de juros em consonância com vossa política de ditri buição justa do credito, de modo que as prestaçãoes pouco aumentassem para não onerar mais ainda o combalido liquido do contra-cheque dos funcionário e aposentados, principalmente. Diante do exposto peço a V.S. que determine a algum assesor dessa Presidencia apurar os fatos que estão acontecendo na PREVI prejudicado pessoas que deram sua vida por essa nação, verdadeiros pioneiros do desenvolvimento que hoje são tratados como \vagabundos\. Peço reparar essa injustiça. A Previ não atendeu os milhares de apelos que foram feitos por todos e indiferentemente manteve as condições que favoreceram apenas a minoria abastada. Sei perfeitamente que o companheiro é uma pessoa justa que luta pela defesa dos prejudicados e oprimidos , defende uma linha de fazer justiça, que nunca houve nesse Pais. Centenas de colegas me incentivaram a levar a situação ao vosso conhecimento na esperança de uma solução que amenizasse a situação dos \desesperados e suas queridas famílias\ que passam por grande privações. O mais interessante é que a Previ poderia simplesmente fazer a alteração do Prazo e não o fez, talvez guardando para o próximo ano uma \carta na manga\ para nos pressionar, por ocasião das eleições naquela Instituição. Sugiro que a pessoa designada a apurar, por V.Excia., mantenha contato com a Diretora da revi Dra. Cecília Garcez, única que vem lutando por nossos interesse , pelo que demonstra no seu \ blog \ que foi criado para que todos possam manifestar seus desabafos, desesperos e o pior. ameaças de suicidio, constantes , que foi o que me levou a submeter o assunto à vossa sede de Justiça de igualdade social, isonomia, etc. que é a vossa bandeira.Temos certeza que após apuração imparcial será apresentado a Vossa Exa. o quadro de caos que se apresenta no relacionamento da Previ com seus associados. Será esclarecido e uma justa decisão se fará.

    Heráclito Cavalcante

    ResponderExcluir
  33. Sr. Heráclito Cavalcante,
    Gostei muito de sua carta ao Presidente Lula, relata exatamente o que os aposentados da PREVI, estão passando, alguém deverá realmente se sensibilizar pela nossa situação atual. Parabéns pela sua iniciativa e coragem, devemos todos mandar carta ao Presidente ,alguma chegará a suas mãos.

    ResponderExcluir
  34. Cavalcante,voce acredita mesmo que sua carta chegou ao Lula.
    MEU DEUS!

    ResponderExcluir
  35. Pessoal.
    Isto aqui até parece o muro das lamentações...Credo.
    Devemos reivindicar sim, mas sem perder a dignidade.
    Depois colega,não é Brutucu e sim Brucutu...

    ResponderExcluir
  36. CARA.................LLLL

    E O CARA PARTICIPA DO B LOG PARA CORRIGIR OS OUTROS.........
    TE LIGA MEU.....
    OPINE, CONCORDE OU DISCORDE, E SÓ.



    SERGIOINOCENCIO

    ResponderExcluir
  37. Se a carta do Cavalcante chegou ou não às mãos do Lula é outra questão. O bom disso é a vontade de acertar e resolver. E cá entre nós: quem mais poderia resolver a questão exceto o presidente? Esta trama ardilosa de Resolução 26 nasceu dentro do palácio do Planalto(Guido Mantega, José Pimentel, Ricardo Pena, etc.) Ou alguém duvida? Então esse nó só poderá ser desfeito ali, com o Lula. O que eu acho chato é ver colegas criticando, até desdenhando aqueles que se esforçam para uma solução. Não devemos perder a dignidade? Para as favas com a dignidade. Como se pedir fosse macular a dignidade. Estes que criticam encontrem uma solução, por favor. Se tiverem uma saída (exceto a judicial em curso) então, sim, receberemos as críticas de bom grado. Mas como diz o técnico Dunga: "Quem bate, esquece. Quem apanha, não."

    ResponderExcluir
  38. Obrigado Cecília, pelo esclarecimento sobre o superávit de julho. Como foi divulgado que é SEM as malfadadas medidas da resolução 26, que estão suspensas pela justiça, bem que a Previ poderia usa-las, imediatamente, devolvendo contribuições passadas, como fez com a suspenção das contribuições.

    ResponderExcluir
  39. anonimo disse: será que a tão falada dignidade muito comentada aqui no blog , principalmente por "anônimo", sgnifica passar por privações com a familia, submeter familiares a terriveis constrangimentos, retirar
    filhos da Faculdade por não poder pagar, atrasar contas , principalmente as essenciais, buscar empréstimos junto a agiotas", e depois com a devida arrogancia, bater no peito e "arrotar" bem alto: mantenho minha dignidade," jamais aceitarei negociar, o dinheiro é nosso e o Banco não vai levar nada. Não me
    submeto,vou manter minha dignidade".
    No meu modesto e humilde entendimento , devo dizer respeitosamente, que considero isso, "BURRICE" , incoerencia absoluta e nunca dignidade. Por
    isso vou continuar com meus "lamentos",
    não só aqui no blog, mas em todas as instancias que me for possivel ter acesso, pois para mim o bem estar da FAMILIA está em primeiro lugar, sem perder de vista tudo o que puder fazer para minorar o sofrimento de alguém que necessite de apoio diante de adversidades. Ao invés de críticas prefiro optar por solidariedade e humildade. Acho que nos leva mais longe!
    cavalcante

    ResponderExcluir
  40. anonimo disse: será que a tão falada dignidade muito comentada aqui no blog , principalmente por "anônimo", sgnifica passar por privações com a familia, submeter familiares a terriveis constrangimentos, retirar
    filhos da Faculdade por não poder pagar, atrasar contas , principalmente as essenciais, buscar empréstimos junto a agiotas", e depois com a devida arrogancia, bater no peito e "arrotar" bem alto: mantenho minha dignidade," jamais aceitarei negociar, o dinheiro é nosso e o Banco não vai levar nada. Não me
    submeto,vou manter minha dignidade".
    No meu modesto e humilde entendimento , devo dizer respeitosamente, que considero isso, "BURRICE" , incoerencia absoluta e nunca dignidade. Por
    isso vou continuar com meus "lamentos",
    não só aqui no blog, mas em todas as instancias que me for possivel ter acesso, pois para mim o bem estar da FAMILIA está em primeiro lugar, sem perder de vista tudo o que puder fazer para minorar o sofrimento de alguém que necessite de apoio diante de adversidades. Ao invés de críticas prefiro optar por solidariedade e humildade. Acho que nos leva mais longe!
    cavalcante

    ResponderExcluir
  41. Colega,
    Pessoal 08/09 - 11:06

    Na minha opinião perder a dignidade é não lutar pelos direitos que temos.

    Erros de digitação, numa comunicação informal de blog não se corrigem é extremamente antiético.

    ResponderExcluir
  42. Colegas e Cecília,

    Gostei da iniciativa do colega Cavalcante ao enviar a carta ao Presidente Lula. A maioria dos aposentados está em situação difícil e todas estas manifestações são bem vindas, mesmo que não chegue ao presidente foi uma tentativa. Mas é bom não se iludirem, naquela época do IGPM de 30% e que a PREVI só repassou-nos após a AAFBB entrar na justiça, pois queria q aceitássemos o de 18%,ouvi dizer naquela ocasião q a PREVI estava cumprindo ordens do Planalto ao optar pelos 18%.
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  43. Caros colegas,
    É muito duro confiar a vida toda em quem nos dizia coisas como o pessoal do PT. É muito duro ser DONO de um superávit e não receber um centavo sequer enquanto o patrocinador leva o que acha que lhe é devido. É normal que alguns colegas estejam se degladiando aqui no blog. É o desespero. O funci do BB (em linhas gerais) sempre teve uma vida "boa" se comparada com os dias de hoje. O importante é continuarmos cobrando, comentando e trocando idéias. O silêncio é a pior de todas as armas.GRITEMOS. ALGUÉM NOS OUVIRÁ. NEM QUE SEJA A JUSTIÇA DIVINA.

    ResponderExcluir
  44. Colega anônimo e demais frequentadores do blog,

    Desculpem o Brutucu, o certo é que queria dizer Brucutu, referindo-me à lerdeza do sistema da PREVI. Vai aí a correção.

    ResponderExcluir
  45. ACONTECE, que os computadores da Previ ainda devem ser a Pilhas, aquelas do computador dos EUA que fez abomba atômica, só que a Previ está estudando uma forma de matar todos de uma só vez e ficar com o saldo.

    Essa é a forma. Se o Presidente quiser eleger a Dilma que ele olhe para os Aposentados dos fundos de pensao.

    Agora sobre o Valmir, esse tem que ser Deportado, é o maior pelego que já vi, sópensa em si, e é por isso que ele não ganha politica nenhuma, se for se candidatar de novo,nao ganha nem paraVice Vereador.

    ResponderExcluir
  46. Cecília e colegas,

    Parabenizo o colega Cavalcante,por sua brilhante iniciativa.
    cvj

    ResponderExcluir
  47. Mario Jorge,

    da Justiça Divina só espero um dia alcançar a meta de todos nós que passamos nessa Terra, chegar ao aprimoramento e ganhar meu par de asas ( tonar-me um ser de luz), de resto mais nada, aqui eu preciso do necessário para viver o sobreviver ( aqui e agora ), não posso esperar minhas outras encarnações.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  48. Cavalcante, valeu a iniciativa.Se ninguém ler, pelo menos nós lemos e você desabafou...Abraços Jeanne

    ResponderExcluir
  49. cavalcante disse:
    Cara Cecília e Caros Colegas bloguistas,
    Agradeço pelas demonstrações de apoio e incentivo.Conclamo-os a enviarem ,também,correspondencias a todos quantos for possível. Do Presidente da Previ, passando pela D.Dilma Roussef(o momento é bastante oportuno) até chegar de fato ao Presidente Lula.Vamos formar uma corrente enchendo-os de expedientes demonstrando nossas insatisfações, denunciando as injustiças de que somos vítimas, principalmente os aposentados, e fazendo nossas justas reivindicações. Mais cedo ou mais tarde as injustiças serão corrigidas. Devemos manter viva essa esperança!
    Pelos menos dois colegas do meu relacionamento já enviaram, também, cartas ao lula. No momento estou redigindo uma correspondencia em que detalho toda a situação Previ X Associados na qual peço o apoio da" candidata Dilma" para nos ajudar a resolver a questão da distribuição do Superavit. Se possivel façam o mesmo.De agora em diante devemos todos estar permanentemente cobrando, além de continuarmos exercitando nossa terapia aqui no blog. Um abraço à Cecília e a todos
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  50. Ao colega Cavalcante,
    Parabéns pela sua iniciativa.
    Essa é a nossa luta e devemos usar de todos os meios para sermos ouvidos.
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  51. Cavalcante disse:
    Li hoje no site da PREVI as seguintes manchetes: Previ é um dos 50 maiores do mundo e o mais bem colocado da América com U$50 bilhões de dólares .....
    Patrimônio da Previ, em Julho , chega a 127,700 bi.....
    Fiquei a pensar ! Será que essas informações são só para nos provocar por não nos concederem os justos benefícios a que temos direito e que a Previ tem condição de dar, diga-se de passagem, ou será que é um recado para o Mercado, particularmente aos acionistas do BB, ficar tranquilo quanto ao resultado do balanço do fim de ano quando o patrocinador deverá, mais muma vez, aumentar seus lucros com transferencias por conta do eventual direito à parte do Superavit do fundo? - E os associados,por sua vez, no proximo ano, continuarão a mendigar por melhorias no ES. Fiquem atentos para usarmos, sábiamente, a nossa única arma, o voto , nas próximas eleições para Diretorias da Previ. Quem sabe, um belo dia, poderemos ainda ter a oportunidade de ver os "colegas" Sérgio Rosa, Sasseron e outros "trairas" se manifestando aqui no blog da Cecília reinvindicando aumento para o ES. E o pior, vamos ter que conviver com eles aqui. "Quem Viver Verá !
    cavalcante

    ResponderExcluir
  52. Colega Cavalcante,

    Acho realmente muito propício, fazer contato com a candidata do PT Dilma Roussef, afinal uma melhora nos nossos benefícios utilizando-se o superavit por intercessão da Sra.Dilma, implicaria num número expressivo de votos à favor dela.
    Seria uma estratégia bastante inteligente para quem quer votos para se eleger.

    ResponderExcluir
  53. No site da ANABB consta a seguinte manchete : "mudanças no ES representam avanços". Quanta "cara de pau", só se for "avanço" nos nossos bolsos.

    ResponderExcluir
  54. PELO AMOR DE DEUS!!! Não fala com a Dilma não... Mais uma para cobiçar o nosso superávit... (vai querer usar para a campanha).

    ResponderExcluir
  55. Coléga anônimo de 11.09 as 10:56, eu acho que acreditar em Dilma Roussef é um baita tiro no pé, eu votei várias vezes no Lula, mas nunca mais entro nessa fria, pois essa senhora e seu partido são muito calculistas, e estão achando que já ganharam as eleições. Smj nós temos é que tirar os pelegos da diretoria da Previ. Temos é que ter fé em Deus. Abraços, Rogério.

    ResponderExcluir
  56. Cecília,
    Como saber se a PREVI está devidamente enquadrada? A página 73do Relatório 2008 que trata dos Custos com a Administração de Recursos é muito sucinta...não detalhando/explicando nada. Por quê é assim? Gostaria de ter maiores informações sobre os diversos itens que compõem esses Custos. Em alguns os valores são extraordináriamente vultosos !!!

    ResponderExcluir
  57. Colega de 11/09 - 15:18,voce ainda acha que precisa falar com ela?Que ela nao sabe?Voce ainda duvida que o NOSSO superavit vai financiar as eleiçoes(DILMA)?Acorda colega!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Colega Anônimo,

    A Previ cumpre rigorosamente o que está disposto no artigo 6º da resolução CGPC23 principalmente no que se refere ao inciso V que dispõe sobre as despesas segregadas por plano. A SPC considera as informações como suficientes para permitir a análise das despesas administrativas da Entidade.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário