sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Entidades apresentam reivindicação sobre a CGPC 26

CUT, Anapar, Contraf e Bancários de Brasília querem alterações na Resolução CGPC 26 Na tarde do último dia 15 de setembro, representantes da CUT, da Contraf, da Anapar e do Sindicato dos Bancários de Brasília estiveram reunidos com o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, e com o Secretário da Previdência Complementar, Ricardo Pena.

Os representantes das entidades de classe discutiram aspectos da Resolução CGPC 26 e levaram, ao Ministro, a reivindicação dos participantes de alterar aquela norma, que completa um ano no final deste mês de setembro.

O principal questionamento das entidades de classe diz respeito à possibilidade, aberta pela Resolução, de se devolver parte dos valores do superávit dos planos de previdência para as patrocinadoras.

O valor passível de devolução, diz a norma, deve ser proporcional às contribuições feitas – no caso de planos patrocinados por empresas públicas, metade do superávit pode ser devolvida, já que neste caso as contribuições são paritárias. As entidades de classe sempre foram contrárias à devolução de valores, por não existir na legislação (leis complementares 108 e 109) qualquer previsão neste sentido.

A lei prevê explicitamente que, se houver superávit, deve ser feita um reserva de contingência de até 25% das reservas do plano e o excedente a este valor deve ser contabilizado em uma reserva especial para revisão de plano. Por revisão de plano entende-se revisão das contribuições, de premissas atuarias e de benefícios.

A lei somente prevê que, se a revisão implicar em redução de contribuições, tal redução obedecerá à mesma proporção das contribuições de participantes e patrocinadores. Liminar contra a devolução continua – Vários mandados de segurança foram ajuizados contra o Ministro da Previdência Social, na qualidade de presidente do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC). A Anapar é autora de dois destes mandatos e de ação principal para impedir a devolução de valores – nestes processos ainda não houve julgamento de mérito nem os pedidos de liminar foram acatados pelo Judiciário.

Quem obteve sucesso foi o Sindicato dos Bancários de Brasília, que conseguiu liminar suspendendo os efeitos da Resolução para os planos de previdência patrocinados para associados da entidade – os fundos patrocinados por bancos (Previ, Funcef, Fundação Itaubanco, Banesprev e outros). CUT, Anapar, Contraf e Sindicato reivindicaram, do Ministro, fosse revogada a possibilidade de devolver valores, uma vez que a Justiça mandou suspender os efeitos da Resolução.

As entidades até admitem que parte do superávit seja utilizada para solver dívidas da patrocinadora para com o próprio plano de previdência, mas nunca admitirão devolver dinheiro às patrocinadoras. Com a recuperação das cotações das bolsas de valores, alguns fundos de pensão voltaram a apresentar superávit e já existe grande demanda dos participantes para que sejam discutidas revisões de planos para utilizar os excedentes. Ministro da Previdência nega revisão da Resolução 26 – O Ministro negou a possibilidade de rever a Resolução e reafirmou seu entendimento de que podem ser devolvidos valores às patrocinadoras, alegando que na formulação da lei, em 2001, este era o debate no Congresso Nacional.

Os representantes dos trabalhadores protestaram, mostrando que a norma é ilegal. Reafirmaram seu propósito de continuar lutando para que não saia nenhum centavo do patrimônio dos fundos de pensão para os cofres das patrocinadoras. As reservas dos planos devem ter como único objetivo garantir o pagamento de benefícios.

Fonte: Anapar

45 comentários:

  1. Onde se lê "Ministro da Previdência nega revisão da Resolução 26 - O Ministro negou a possibilidade de rever a Resolução e reafirmou seu entendimento de que podem ser devolvidos valores às patrocinadoras, alegando que na formulação da lei, em 2001, este era o debate no Congresso Nacional" leia-se O BANCO DO BRASIL E DEMAIS COMPADRES TEM A OBRIGAÇÃO DE DESVIAR ESTES SUPERÁVITS EM BENEFÍCIOS PRÓPRIOS, INCLUSIVE PARA MANTER APADRINHADOS ESTUDANDO NO EXTERIOR OU PRESOS RECEBENDO SALÁRIOS PELO CONGRESSO NACIONAL!!! É isto que o nobre Ministro quer dizer!!! Muito simples!!! Nós é que complicamos... Brincadeira... Espero que nas eleições do ano que vem, lembremos de todos estes "pequenos" detalhes...

    ResponderExcluir
  2. Analisando a reunião, não haverá acordo, a justiça, lenta justiça, é que decidirá. Só há um caminho: A Previ usar a metade do superávit e dividir com os beneficiários, já que a questão maior é se o Banco tem direito a metade do dito cujo. Como isto não vai acontecer. ESQUEÇAM O SUPERÁVIT, Se endividem tirando o empréstimo simples e aumentem o superávit e a pendenga vai ficar rolando para sempre, e o Banco enrolando os acionistas colocando "sua parte" no balanço (Foi assim que o Lehmmon quebrou!!!!) Viva o capitalismo!!!

    ResponderExcluir
  3. É resoltante como se dá um nó cego
    nesse superavit e a coisa não anda para o lado de quem tem o verdadeiro direito sobre ele os (associados da PREVI)
    Colega acima é pouco só privá-los do nosso voto nas próximas eleições, essa intenção vergonhosa que esses políticos nefastos tem de desviarem os superavits da PREVI, para interesses próprios tem que ser divulgado em todos os meios de comunicação, essa roubalheira tem que ser de conhecimento nacional.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer se é possível entrar na justiça hoje para garantir o recebimento do valor do superavit quando sair ou se sair algum dia.Tenho muitos problemas de saúde e temo não estar vivo quando esse assunto for resolvido, mas gostaria de deixar isso garantido.

    ResponderExcluir
  5. Interessante o fato de a ANABB permanecer omissa. É por isso que poucos são os que ainda têm ânimo para votar qualquer coisa do interesse da ANABB.

    ResponderExcluir
  6. Ministro negou a possibilidade de rever a Resolução e reafirmou seu entendimento de que podem ser devolvidos valores às patrocinadoras, alegando que na formulação da lei, em 2001, este era o debate no Congresso Nacional.

    Senhor Ministro, se este era o debate no Congresso Nacional, só faltou uma coisinha: Colocar esta
    manifestação de vontade no texto da lei.

    Simples, não?

    ResponderExcluir
  7. Querida Cecília,

    A propósito da CGPC 26, não fiquei decepcionado com o Sr. Pimental, ele sempre foi lacaio, oriundo das camadas sociais baixas, puxa-saco, abriu mão dos seus direitos para agradar ao patrão, vai ficar na história como verdugo, traidor, um autêntico estafermo; mas esperei meses por uma ação da ANABB, do Sr. Valmir Camilo, que se jactava paladino, que decepção! Retirei-me de sua associação ao constatar que seu teatro é mambembe, com lonas esfarrapadas, onde só os incautos ainda pagam ingresso. Não adianta remediar, a verdade pode demorar, mas sempre aparece.

    H. Honorato

    ResponderExcluir
  8. a
    Funçao de Ministro vAI ACABAR. E,A justiça será feita e o STJ, jamais decidirá contra as normas.

    PODEDEMORAR MAIS UM ANO MAIS SEREMOS NOS OS VENCEDORES DESSA BATALHA,COMO JAH VIMOS AS DECISOES NOS SINDICATOS DE BRASILIA E OUTROSM RESTA AGORA TODOS OS SINDICATOS REUNIREM E FORÇAREMO GOVERNO A CUMPRIR A LEI.

    ABÇS jOEL

    ResponderExcluir
  9. Esta tudo meio estranho, os eleitos da Previ estao enviando para os nossos e-mail o comunicado
    sobre a tal reuniao......Podem contar que vem algo por ai.Vao forçar negociar e dar o que o banco quer.Nao acredito em Anapar,Previ(eleitos)Sindicatos.....a nosso favor.
    E so esperar.

    ResponderExcluir
  10. Ivan Rezende,disse: A Cecília nos respondeu que a Previ está contestando todas as decisões que a Justiça está lhe impondo, com relação ao Superávit, Cesta Alimentação, etc..Só que ela, Previ está e vai continuar perdendo em todas as instâncias, até o final. Só que este final pode estar longe para muitos de nós, infelizmente. Só aqui em Goiânia, que eu tenho conhecimento,
    já morreram quatro este ano.

    Cecília, quem sabe se o Dida -Presidente do Banco- se sensibilizaria com o assunto e autorizasse à Previ a distribuição do Superávit a quem de direito. Afinal,assim de sua posse, ele lembrou de quando as AABBs eram só nossa e podiamos deixar as nossas sacolas em qualquer lugar pela manhã e à tarde ela estava no mesmo local, intacta.
    Cecília, qual o caminho para chegar ao Presidente?

    ResponderExcluir
  11. colegas, no nosso caso, temos que estar atentos, quntao mais o superavit, qto maior o patrimonio liquido, quanto mais estar entre os maiores fundos, isto causa olho gordo. A PREVI TEM MUITO HOJE E AMANHA. LEMBRO DOS COLEGAS DA AERUS(FUNDOS DE PENSAO DA VARIG)QUES ESTAO SEM PAI SEM MAE, E O GOVERNO NEM AI. E ENTRA UM E SAI OUTRO E NADA. TEMOS QUE NOS UNIR ,A DIRETORIA DA PREVI TEM PODERES PARA RECALCULAR BENEFICIOS INJUSTOS DURANTE MUITOS ANOS. FORA PARCELA PREVI. SERIA O COMECO

    ResponderExcluir
  12. Ivan,

    Você pode encaminhar sua consulta para o email PRESIDENCIA@BB.COM.BR ou por correspondência SBS QUADRA 01 BLOCO G ED. SEDE III-24° ANDAR
    SETOR BANCARIO SUL BRASILIA-DF

    ResponderExcluir
  13. Na minha modesta opinião, o presidente do BB foi colocado no cargo pelo ministro da Fazenda GUIDO MANTEGA. Tanto ele quanto o José pimentel estão cumprindo "ordens" superiores. So há duas pessoas que tem alçada para agir: o próprio Guido(não acredito que se sensibilize) e o big boss Lula. É mais fácil convencer o Lula que o Mantega. A trama sórdida vem do Planalto, do mesmo palácio onde foi concebido o famoso mensalão.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, temos que mobilizarmos, fazendo manifestos públicos em frente a PREVI, Direção BB, senado etc.. As eleições estão vindo aí.O ES foi um cala boca?

    ResponderExcluir
  15. Cavalcante disse :
    Estimada Cecília e colegas
    Diante do que aconteceu na reunião com o minstro Pimentel X entidades sindicais já dá para perceber que o desfecho do caso Superavit deverá acontecer até a metade do século. A essa altura restarão poucos para recebè-lo e ficará mais fácil para a Previ fazer a distribuição como aconteceu com os 11 mil do Renda Certa.
    Não sou pessimista, muito pelo contrário, estou sempre disposto a lutar mas, como ninguém é de ferro..... , até quando teremos condições de nos mantermos nessa luta desigual. Respeitando a opinião de alguns, não acredito que isso possa ser resolvido no caso de outro Governo assumir , pois se com LULA está assim (olho gordo nas finanças da Previ) imagino que com o Tucanato poderá até ser pior, que o diga o pessoal da ativa que ficou por sete ou oito anos sem reajuste salarial.
    Por conta disso, quero conclamá-los para reivindicarmos à Diretoria da Previ, por um ABONO DE EMERGÊNCIA ( não tem nada a ver com utilização de Superavit) contemplando o valor do benefício + INSS, a ser pago em Dezembro/2009e condicionado , talvez, à continuidade dessa "EXUBERANCIA" -( tomara que não seja irracional, como dizia Grespean do BC americano - da BOLSA DE VALORES' até lá. Pasmem, só o valor do superavit para revisão do plano já passa dos 18 bilhões, o que é maior do que o PATRIMONIO de qualquer dos outros três maiores fundo PETROS, FUNCEF E CENTRUS.O patrimonio da Previ saltou de 116 bi em Janeiro para 128bi até julho.A Bolsa onde a Previ mantém a maior parte do ivestimento, apresentava em janeiro 25 mil pontos, agora(setembro) já ultrapassou 60mil e contiua subindo.Não há momento mais favorável do que esse para exigirmos algum direito com possibilidade de conseguirmos. Essa medida, por ser de caráter linear , abrangeria a todos indistintamente e com isso beneficiaria, principalmente, aqueles colegas que não tiveram acesso/renovação no ES atual causando um grande alívio por ocasião do NATAL.
    Colega Cecília, ajude-nos a levantar essa bandeira.
    Podemos, como sempre, contar com você ? Aguardamos sua opinião para dar a partida.
    Um abraço
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  16. Colegas,

    qdo pensei em escrever e fui lendo os comentários o do H.Honorato fechou comigo 1000%. fiquei contente com tantas associações "ao que parece"nos defendendo contra a tal Resolução 26, mais que da uma pontinha de desconfiança isso da.
    Alguem escreveu noutro dia pra repartir e dar pra cada um os 100.000 reais que cabe de direito no tal superavit, olha não sou contra não, agora eu quero ver é peito para fazer isso, nem usando sutiã com laranja dentro esses Diretores mostram peito suficente para tal. lamentável.
    CARA, E O MINISTRO HEIM ???????
    DONDE QUE ELE VEIO, QUEM É ELE ??????
    VAI SE F........ MEU......


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  17. Olá Cecilia,

    Querida Cecilia como voce bem disse: Uma resolução (Res.26) não pode se sobrepor a uma lei(Lei Complementar 109.

    A Res.26 está suspensa por liminar na justiça , que apenas espera definir se o BB tem direito ou não ao que já contabilizou.

    Conforme a reunião das entidades postada aqui no blog quanto a res. 26, o Ministro deixou claro que considera o patrocinador com direito ao superávit.

    Conforme voce (Cecilia) já comentou algumas vezes aqui no blog
    nunca o BB em acordo nenhum com relação à superavits deixou de levar a sua parte(na mão grande... claro!) - é injusto? - Sim é muito injusto.
    Mais nós somos um plano maduro, não podemos esperar eternamente.

    Não vejo porque a PREVI NÃO PODE DISTRIBUIR OS 50% DO SUPERAVIT AOS SEUS ASSISTIDOS SENDO QUE O QUE ESTÁ TRAVADO COM A RES.26, É SE O BB TEM DIREITO OU NÃO À PARTE QUE JÁ ABOCANHOU. OS NOSSOS MÍNIMOS 50%ESTÃO LIVRES DE QUALQUER EMPECILHO, PORTANTO TEÊM QUE SER DISTRIBUÍDOS JÁ.

    ResponderExcluir
  18. CECILIA,

    O BB por conta do que acha ter direito sobre o superávit contabilizou (5 BI + 600 MI), correspondente a esse montante pagou dividendos aos acionistas e PLR aos funcionários.

    A PREVI, afirma que estes mesmos valores não sairam do seu caixa para os cofres do BB, portanto estes mesmos valores de (5 BI + 600 MI)devem estar aplicados pela PREVI em algum empreendimento.

    Ora, o mesmo capital investido ao mesmo tempo em 2 pontos diferentes
    (BB e PREVI), vai gerar um rombo em algum lugar, certo!?...

    Quem vai pagar esse rombo?
    Os aposentados?

    ResponderExcluir
  19. Cecília

    A Fração "X" do superavit que o BB se apossou corresponde ao fato de ter contribuido para a PREVI como patrocinador.

    Todos que contribuiram para a PREVI
    e ajudaram à gerar esse superavit, tem igualmente direito a um valor na mesma proporção que o BB levou, isso no mínimo, só para começar.

    Temos um valor que é justo recebermos e estamos pagando juros do ES liberado a muito custo e com prazo e limite pouco satisfatórios
    e a PREVI ainda acha que nos fez o maior favor do mundo.

    Distribuam o mesmo valor que o BB levou,os outros acertos ficam esperando que se finalize na justiça a res.26.

    Cecília a PREVI não pode ir adiantando nenhum valor do superávit aos assistidos? ou a PREVI não reconhece nosso direito
    ao superávit? Do mesmo jeito que não reconhece nosso direito a cesta
    alimentação e a renda certa para quem tem mais de 360 meses de contribuição na ativa/aposentado.

    A PREVI odeia os aposentados?

    Srs. dirigentes da PREVI , voces esqueceram dos objetivos e finalidades iniciais e reais da PREVI, excetuando-se voce Cecilia é claro!.

    ResponderExcluir
  20. Colega Cecília,

    Primeiramente agradeço-lhe pelo empenho e a existência deste espaço que fez transformar em realidade o realimento do ES. De agora em diante vamos concentrar esforços para conseguirmos alguma coisa do Superavit, lendo os comentários aqui postados, estou com o colega Cavalcante, um abono antes do final do ano seria interessante, sugiro 2 valores do benefício (complemento + INSS), como uma antecipação por conta do Superavit, e favorecendo a todos aposentados e pensionistas.
    Abraços,

    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília,
    Concordo plenamente com todos os colegas que reivindicam uma distribuição imediata da reserva especial para revisão de plano de dezoito bilhões, hoje existente em razão do bom desempenho da Bovespa. Acontece que não podemos ignorar que existem dois óbices para que isso possa ocorrer. O primeiro é a liminar obtida pelo SindBan-DF. Ela impede que antes do julgamento do feito as importâncias decorrentes de superávit sejam revertidas em favor dos participantes, dos assistidos e do patrocinador ou que sejam utilizadas na quitação de contratos de confissão de dívidas. O segundo, e o pior deles, é o fato ainda da existência, hoje, do famigerado voto de minerva. Ele permite que o patrocinador vete qualquer distribuição de superávit da qual não conste a parte que ele patrocinador julga que lhe é de direito. O nó está dado, foi bem apertado e difícil de ser desatado. Entendo que qualquer possível discussão do assunto passará, inevitavelmente, pela exigência do patrocinador de que sejam retiradas da esfera judicial todas as ações que reivindiquem a nulidade da resolução 26 do CGPC. Enquanto isso, a cada ano, o número de associados do plano de benefícios “1” vai diminuindo. E o patrocinador, a cada seis meses, se apropria contabilmente de valores expressivos do nosso fundo, sob o olhar passivo do órgão regulador e incrédulo dos aposentados e das pensionistas.

    ResponderExcluir
  22. Cara COLEGA CECÍLIA

    Tudo que se propoe em melhorias acaba em esbarrar na malfadada resolusão 26. Pois bem
    Não seria a hora certa agora de haver uma nova união por parte das associações exemplo : ANABB FAABB SINDICATOS E A CONTRAF CUT e referendar uma nova consulta ao corpo social para ai sim saber que eles querem ou nao dividir o SUPERAVIT com o patrocinador e assim consequentemente melhorar os benefícios como um todo.
    NÃO SERIA ESTA A HORA CERTA PARA SE COMEÇAR UMA NOVA DISCUSÃO:
    Vamos começar com medidas simples administrativas,como a revisão da tabua de mortalidade + taxa de juros nos moldes da resolução e por ultimo a aposentadoria as mulheres com 45 anos.so ai ja consomiria quanto do nosso superavit e unilateralmente um aumento a todos com o restante exemplo de comportasse 1.000 mil reais para todos independente de tamanho do seu salario ou se recebeu renda certa ou nao ?

    É uma ideia para podermos gozar de parte deste dinheiro ainda em vida ja que muitos de nos estamos com mais de 60 anos e cheios de problemas de saúde.

    Com relação a proposta feita pelo colega CAVALCANTE essa tem que ser encaminhada ao conselho delibetativo atraves do WILLIAN BENTO ele propos adiantamento de 3 % mais abono 200 anos aos aposentados da previ,mas a sua proposta foi rejeitada pelo colegiado em novembro de 2008.QUEM SE LEMBRA DISSO ?

    Abraço a todos Rosalina De Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  23. Colegas,
    O BB não tem direito a parte do superávit nem com nem sem Resolução 26. Antes não tinha porque faltava previsão legal e depois porque se cumprida a tal resolução em sua intereza(não consideração do que exceder a 50% em renda variável, juros de 5%, etc) não haveria superávit a ser rateado, antes haveria defícit.
    O Banco não pagou nenhum tributo incidente sobre o lucro gerado pela contabilização do superávit, uma MP permite que se pague somente quando os recursos efetivamente entrar em seu caixa.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  24. Cecília, o pessoal está certo. Sobre a resolução 26 a Justiça suspendeu a utilização do superavit para o BB. Os outros 50% estão livres para serem distribuídos aos assistidos. É simples exercício de interpretação. Devemos AGIR rápido e a própria Previ deve fazer isso a nosso favor. Converse com o Sérgio Rosa, Cecília. Se todos os diretores toparem os benefícios serão melhorados. Querer é poder. Não estaremos transgredindo nenhuma norma. Aliás, estaremos seguindo as leis (108/109). Não precisa consultar ninguém além da Previ. Lembra daqueles "esclarecimentos" solicitados pela Previ junto a CGPC sobre alguns pontos da Resolução 26? Até hoje a Previ está sem receber resposta! "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". (Geraldo Vandré)

    ResponderExcluir
  25. Tudo que e necessario para o triunfo do mal,e que os homens de bem nada façam.
    EDMUND BURKE

    ResponderExcluir
  26. "O que mais preocupa nao e o grito
    dos violentos,nem dos corruptos,nem dos desonestos,nem dos sem etica.O que mais preocupa e o silencio dos bons."

    MARTIN LUTHER KING

    ResponderExcluir
  27. Voltei _
    As mentes brilhantes devem estar quebrando a cabeça como por em prática o financiamento imbiliário para aqueles aposentados/idosos que já quitaram seus financiamentos há mais até de 20 anos;isto é como não ter prejuízo a Previ com a concessão.Ela nã quer perder nada a exemplo a criação do ES-10.Imaginem lutar pelo Superavit.Vamos esperar e mais um ao se passar

    ResponderExcluir
  28. CECILIA e colegas, no meu entender, mais cedo ou mais tarde, o BANCO vai querer a sua parte, assim, como ja fez em 1997, repasse da folha dos pre-67. Entao, q o banco pegue sua parte, de direito, e a PREVI use o superavit de 3 anos , para melhorar nossos beneficios. O ditado : e' melhor um passaro na mao q dois voando.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com as interpretações feitas pelos demais colegas aqui nesse blog. Os 50% restantes, tirando a parte que o Governo "DOA" ao Banco do Brasil, podem, sim, ser distribuídos para seus verdadeiros donos. Peçamos, então, a Cecília, que tente conversar com os demais Diretores para a viabilização de tal medida. Contamos com o seu apoio, Cecília. Aliás, sempre contamos com isso. Um grande abraço a todos...

    ResponderExcluir
  30. Cecilia, continue na luta por nós. Vamos envidar esforços a fim de recebermos a nossa parte do superavit ( 18 milhões).Distribuam 9 milhões com aposentados e pensionistas. Apareçam associações ANABB - AAFBB p AFABB - Unamib - CUT - Contracaf - Sindicatos -Politicos dos quadros do BB. Lutem por nós.

    ResponderExcluir
  31. Acho que estou meio tonto...
    Colegas;
    A Cecília já escreveu zilhões de vezes, neste blog, que enquanto existir a famigerada Resolução 26 e enquanto houver ação solicitando sua ilegalidade não se discutirá superávit. Então não acendam nenhuma chama de esperança porque isso só aumenta o sofrimento de nós mesmos. Ela (Cecília) sozinha mesmo que queira nada pode fazer.
    Vamos procurar outros caminhos menos tortuosos. A UNAMIBB já tem uma ação contra o mal "Renda certa".
    Vamos procurá-la. Pedir conselhos, orientações e vamos sofrer menos alimentando esperanças inúteis como as palavras do Valmir Camilo.
    Assim seremos menos doentes e mais felizes.
    E que Deus nos permita viver para brindar nossas vitórias porque eu tenho certeza que esses insanos que estão na diretoria da PREVI e no governo pagarão por seus pecados.
    Ainda veremos todos eles fora do poder. Afinal somos nós que votamos neles. Eles terão o troco.

    ResponderExcluir
  32. Timbauba, concordo plenamente com voce.O povo gosta de sofrer e de se iludir,estamos lidando com gente sem carater,desonesta,usurpadora.Se vendem para o governo/bb em troca dos cargos e comissoes,mas se esquecem que ESTAO diretores,ESTAO conselheiros,ESTAO presidentes......Eleiçoes virao!

    ResponderExcluir
  33. Aguardem as eleições, daremos a resposta para tanto desgoverno.
    cvj

    ResponderExcluir
  34. Cavalcante,

    Não dá para classificar o abono como não utilização de superavit, pois qualquer opção que tenha custo cai na mesma armadilha. Infelizmente, fica difícil levantar essa bandeira atualmente, pois de qualquer modo teria que ser negociado.

    ResponderExcluir
  35. Cecilia e Companheiro(a)s:
    Se a atual diretoria se protege com a Resolução 26, para não nos dar nem 50% do NOSSO superavit.

    PODEMOS SUGERIR ?

    aproveitem a alta do IBovespa (61 MIL PONTOS!) VENDAM PARTES ÍNFIMAS DAS AÇÕES EM CARTEIRA...e creditem aos aposentados e pensionistas R$ 500,00 por mes sob verba "Pxx...Auxilio da PREVI"
    ou Pxx...Familia no Bolso"

    Lembram-se "TUDO O QUE SOBE...UM DIA CAI..."

    ResponderExcluir
  36. cavalcante disse:
    Prezada Cecília, agradeço sua resposta porém , se tem que ser através de uma negociação , vamos a ela. O que custa tentar ?
    O dificil mesmo é se contar com a boa vontade daqueles que elegemos tanto para a Diretoria como Conselho, com a esperança de que fossem nossos legitimos defensores e que hoje se comportam como covardes submissos às ordens do patrocinador. Tenho certeza de que, se essas pessoas fizessem uma reflexão em suas vidas , esquecendo um pouco do materialismo escravizante que os consomem, e assim tivessem a consciência da missão para a qual foram escolhidos por certo viríamos a ter "dias melhores", por questão de justiça.
    Eles não merecem mais nosso voto de confiança e deveremos puni-los por ocasião dos próximos pleitos. É a nossa única arma e devemos saber utilizá-la com sabedoria no momento certo.Isto posto, peço que comente o assunto do ABONO entre seus pares , ainda que não mereçam confiança, pois estão na "contra-mão" de nosssas reivindicações , procurando convencê-los a provocar uma negociação com o BB, que se comporta como nosso DONO, quando na verdade não precisamos mais dêle(BB) e sim o contrário.
    Final do ano está chegando e logo serão contabilizados outros bilhões pelo BB em seu balanço, baseando-se em nosso Superavit. Não sei onde está sendo lançado o DÉBITO nessas contabilizações, o CREDITO nós sabemos para onde esta indo, porém um dia a BOMBA vai estourar e aí será um "salve-se quem puder" .
    ESPERO QUE NENHUM SE SALVE !
    Bom, de qualqquer forma, esperamos que você encabeçe esse movimento(do ABONO) por nós. Afinal de contas só temos a você e logo você só terá a nós,o bom da história é que saberemos, no momento oportuno, retribiuir por toda sua luta em defesa de nossos interesses;
    Abraço Cavalcante

    ResponderExcluir
  37. Cecília, na hipótese de haver uma negociação para distribuir o superavit, quem seriam nossos representantes à mesa? No caso da reunião com o Pimentel e com o Ricardo Pena, lá estiveram CUT, Contraf, Sindicato dos Bancários de Brasília, Anapar. Por dedução seriam estes os negociadores dos assistidos do Plano 1? Se assim for, estamos sendo representados por estranhos. O presidente da CUT, Artur Henrique, é empregado da CPFL (Cia Paulista de Força e Luz); a Contraf é presidida por Carlos Alberto Cordeiro da Silva que é funcionário do Itaú-SP, seu vice é Neemias Souza Rodrigues que é funcionário do Bradesco-MG; a Anapar é presidida por José Ricardo Sasseron que também é diretor de seguridade da Previ; e o Sindicato dos Bancários de Brasília representa vários bancos.
    A sra. Mirian Cleusa Fochi é do BB-Brasília, porém, tal qual o José Ricardo Sasseron exerce dois ou mais cargos em duas ou mais entidades. É como se um mesmo jogador jogasse um campeonato pelo Corínthians e pelo Flamengo simultaneamente. É pela nossa falta de representatividade que somos tratados como a quinta roda da carroça.

    ResponderExcluir
  38. Ari,

    Na última negociação, realizada em setembro de 2008, participaram ANABB, Marcel (representante dos associados pela ContrafCut) e Juracir Masiero com Isabella Campos representando o BB.

    ResponderExcluir
  39. Cecília,

    É possível criar uma comissão de negociação permanente, com a participação de representantes eleitos do próprio corpo de assistidos? É claro, com os demais representantes do BB, da Previ, etc; MAS, substituindo a ContrafCut, por exemplo.

    ResponderExcluir
  40. É triste, mas é verdade, meia dúzia de aposentados pré-1997, só pensam em si próprios e não querem enxergar os mais prejudicados com toda essa enrolada do governo federal, então pra que tanta discussão se é só pra atender essa minoria que já ganha muito bem e mais que devia, em detrimento dos demais que recebem míseros benefícios (INSS/PREVI), vão se catar!!!

    ResponderExcluir
  41. Caro colega 24/09 - 11:44

    Voce está enganado em relação ao que ganham os pré-97, muitos pré-97ganham muito mal, é o meu caso e de inúmeros colegas que se aposentaram no ano de 1997 com aposentadoria proporcional, justamente porque as regras iriam mudar, hoje nosso benefício é tão mísero quanto ao dos pós-97(que merecem é claro direitos iguais aos pré-97)e embora já tenhamos contribuído com mais de 360 meses para a Previ, também ficamos fora do renda-certa por termos completado os trinta anos de contribuição já aposentados, todos temos queixas mais nivelar por baixo
    é pensar pequeno, a luta é por nivelar a todos pelo melhor.

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecília,
    Leio na mídia que alteraram os limirtes para aplicação em renda variável. Perec que foi ecisão do CMN. Pelo informado a Previ ficará de fora da decisão e terá até 2018 para se enquadrar. Será que pode ser assim, a lei ser criada apenas para alguns? Gostaria de saber a tua opinião e qual será o posicionamento da Previ e de nossas entidades com respeito a mais esta discriminação contra nossa instituição. Ou será que vamos assistir novamente ao bando de "vacas de presépio" balançando a cabeça com medo de perdê-la em caso de discordância.

    ResponderExcluir
  43. Colega de 24/09 17:20,voce ainda tem duvida que as "vacas....nao vao balançar as cabeças"?E as altas comissoes que eles recebem?

    ResponderExcluir
  44. Ari,
    A exemplo do que aconteceu no GT criado pela ANABB, os associados votaram em quais entidades representativas eles apoiariam para as discussões do superávit, mas como uma comissão permanente acho pouco provável.

    ResponderExcluir
  45. Ao anônimo de 24/09 15.03

    Estou apenas generalizando, sei que você e outros sofrem muito com os míseros benefícios (INSS/PREVI), também. Entretanto, se você analisar os que obtiveram em suas contas valores muitos expressivos, a título de Renda Certa, acreditando até em aparinhamento e todos esses já ganhavam acima de R$ 15.000,00 em seus holerites. Agora, nós todos nas mesmas condições de associados fomos bastante discriminados, e contribuimos em muitos casos até mais que esses marajás parasitas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário