terça-feira, 8 de setembro de 2009

Que tal se 'desaposentar'?

Brasileiros que se aposentaram mas continuam trabalhando vão à Justiça para renunciar ao benefício, pedir nova contagem do tempo e depois parar de novo, ganhando bem mais

O Brasil conta com cerca de 4,2 milhões de aposentados ativos, que estão oficialmente aposentados, mas continuam trabalhando com carteira assinada e recolhem todo mês ao INSS. Vamos supor que, depois de 10 anos de contribuição previdenciária, parte deles perceba que errou em entrar cedo demais com a aposentadoria proporcional. Tem jeito de voltar atrás? Sim – pelo menos, é o que acredita uma corrente de pensamento jurídico no país que defende o direito à desaposentação. O palavrão corresponde a ajuizar ação na Justiça para renunciar à aposentadoria que você já tem, fazer uma nova contagem de tempo e depois se aposentar de novo, geralmente ganhando mais.

Para o advogado Lásaro Cândido Cunha, especializado em previdência, seria mais simples pedir revisão no benefício para incluir o tempo pós-aposentadoria. “Mas isso a Justiça já negou, então os advogados criaram outra estratégia de desaposentar o cliente e incluir o tempo de contribuição pós-aposentadoria para recalcular o benefício nos tribunais”, diz. Ele alerta, porém, que a matéria é recente e que possivelmente não exista ainda um brasileiro desaposentado pela Justiça. “Pode até ser que alguém tenha ganhado a ação, mas a tese não foi explicitada e não serviria como parâmetro para outros casos. Mas essa desaposentação virou mania e já tem muita gente brigando na Justiça”, completa.

A advogada previdenciária Marcelise Azevedo, de São Paulo, observa que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se posicionou sobre a desaposentação do indivíduo que recebia como trabalhador rural para poder receber benefício mais vantajoso como trabalhador urbano. Outro entendimento é o uso da desaposentação pelo segurado do INSS que passou em concurso público e deseja levar o tempo de contribuição do regime geral para somar ao regime especial dos servidores públicos. “Daí a conseguir incluir o tempo no próprio regime geral já é um desdobramento dessas teses, que não serve como solução para todos os casos. Mas há boas perspectivas de a desaposentação ser aprovada”, acredita Cunha.

SOBREVIVÊNCIA

“É uma dupla injustiça. Primeiro, aposentar-se e continuar contribuindo sem nada ganhar com isso. Depois, a pessoa só retorna ao mercado de trabalho porque o benefício não é suficiente para sobreviver”, afirma. Foi o que ocorreu com o bancário aposentado Geraldo Prates Branco. Aos 79 anos, ele foi obrigado a voltar à ativa para manter o padrão de vida de antes, quando chegou a um alto cargo na diretoria de um banco mineiro. Depois de 41 anos de contribuição, ele recebe atualmente R$ 2,14 mil. “Vendi meus lotes, minha casa na praia. Fiquei só com o apartamento onde moro”, diz. Não há outro caminho para tentar se desaposentar a não ser o Judiciário. Não existe lei sobre o tema e o INSS não aceita pedido administrativo de desaposentação. O entendimento do INSS é que a aposentadoria é irrevogável e irrenunciável. Até 1994, chegou a existir o Pecúlio 94, pago pelo INSS ao segurado que comprovava atividade concomitante à aposentadoria. Atualmente, a política da Previdência vai em outra direção: estimular o brasileiro a se aposentar mais tarde, por meio da substituição do fator previdenciário pelo Fator 95/85, que garante o benefício integral com três anos a mais de trabalho, em média.

Cautela para decidir

Desaposentar-se é quase tão sério quanto se aposentar. Antes de tomar a decisão, é preciso fazer os cálculos, com cuidado. Na maioria dos casos, o valor do benefício tende a melhorar. Em outros, porém, pode não compensar financeiramente. “É preciso pôr as contas no papel para ver se o recurso é vantajoso no seu caso”, alerta o advogado Lásaro Cândido Cunha. Ele diz que o benefício pode piorar em vez de melhorar, no caso do segurado que começou contribuindo sobre 10 salários mínimos e, no fim da vida, passou a recolher sobre cinco. O valor do benefício é calculado sobre a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994, ou sobre os 70% maiores salários, caso a lei mude no ano que vem.

A desvantagem não é apenas de ordem financeira. A decisão deve levar em conta os gastos com honorários advocatícios e a conveniência de aguardar a tramitação do processo de acordo com a expectativa de vida do cidadão. O advogado relata o caso de um de seus clientes que se arrependeu de ter se aposentado proporcionalmente no passado, sendo que, na época, nem sequer contribuía pelo teto. Ao se aposentar passou a recolher pelo valor máximo. Hoje, com 73 anos, ele poderia dobrar o valor se conseguisse se desaposentar e recalcular o benefício, incluindo os recolhimentos dos últimos 12 anos. Resta saber se vai aguentar esperar, pois o processo vai tramitar por alguns anos.

Sobre um possível impacto econômico para a Previdência Social, a advogada Marcelise Azevedo explica que a aposentadoria recebida pela pessoa, da qual se pretende abrir mão, foi devidamente custeada. Da mesma forma, nesse novo período há contribuição – e, portanto, custeio desse futuro benefício. Não está afastada, porém, a hipótese de a Justiça mandar devolver os valores já recebidos em benefícios do INSS durante o período em que o segurado estava aposentado.

Para aquele que vai para o regime próprio, segundo a advogada, o processo é mais simples. Havendo a desaposentação, o indivíduo deixaria de receber a aposentadoria do INSS e passaria a receber da União, do estado ou do município, utilizando o tempo de regime geral para contagem recíproca de tempo de serviço.

35 comentários:

  1. Eso Santos
    A Previ não é só para os seus contribuintes não - alías, a preferencia é outra - vejam no link

    http://www.gibaum.com.br/ de 09/09/2009

    China na troupe
    Também o ex-ministro Luiz Gushiken, envolvido no episódio do mensalão, está desembarcando na campanha de Dilma Rousseff. Ele continua com bom trânsito nos fundos de pensão, força sempre valiosa em campanhas presidenciais. Na vitória de Lula, em 2002, Sérgio Rosa, homem-forte da Previ, o maior fundo de pensão do país, dos funcionários do Banco do Brasil, foi denunciado como o responsável por um esquema que alavancava fundos para a campanha. Na época, a Previ auxiliava ou até entrava de sócia em grandes empresas que, depois, doavam generosas quantias para a peregrinação eleitoral petista.

    ResponderExcluir
  2. Dá para confiar nessa cambada do PT? Bando de salafrários. Ali Babá e os 40 (ou quatrocentos) ladrões.

    ResponderExcluir
  3. E a Parcela PREVI ninguém comenta nada? Não é equivalente a uma desaposentadoria?!!!

    ResponderExcluir
  4. Caros aposentados,
    Já nos saturamos de tantas lamentações e mendigações neste blog (que não resolve, mas, pelo menos nos deixa desabafar). Acho que está na hora de sermos um pouco mais "diretos". Vamos bombardear a PREVI, a ANABB e outras entidades que se passam por boazinhas e não nos defendem.
    Vamos cobrar do Valmir Camilo respostas às cartas dos colegas Sérgio Faraco e Luiz Satori Ishiyama (vide www.acordabb.com) Vamos contatar com esses colegas que entendem de leis mais do a gente e vamos à luta sem blá, blá blá. Chega de pedir empréstimo e de tanta enrolação. Os caras estão nos fazendo de trouxas.
    Ora bolas. Tudo tem limites.

    ResponderExcluir
  5. Eso Santos nos alerta sobre um ponto importante. A respeito do site www.gibaum.com.br do qual foi extraído o excerto "China na troupe" sobre o envolvimento de Sérgio Rosa com Luís Gushiken, é bom lermos todas as notas daquele site, pois em cada linha sobre diversos assuntos descobrimos nas entrelinhas as safadezas do Partido dos Trabalhadores. Depois de negar descaradamente o encontro secreto com Lina Vieira, a sra. Dilma Rousseff agora recebe "aulas" de estratégias políticas de nada mais nada menos que o mentor intelectual do mensalão, o terrível JOSÉ DIRCEU que continua em plena atividade na política dos bastidores do PT. A "técnica" é quase sempre a mesma: obter recursos através de doações feitas por empresas onde indiretamente são compelidas a participar ou um fundo de pensão ou uma estatal. Ou seja, o dinheiro não sai direto da Previ. Antes passa por uma empresa na qual a Previ participa. Precisamos tirar esta turma em definitivo ano que vem. Pessoas com reservas morais para substituí-las não faltam: José Serra, Pedro Simon, Marina Silva...

    ResponderExcluir
  6. Esta no site da Previ - Patrimonio do Plano 1=R$127,7 bi.......
    E desumano o que estao fazendo com os aposentados,pensionistas,pdv....
    Mas DEUS ve tudo!Coitado dos que decidem contra nos.Eles nao temem.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    Já está devidamente evidenciado que PT no poder nunca mais, é só lembrar mensalão, empreguismo dos sindicalistas, apoio inconstetável ao Sarney, abraço caloroso ao Collor, etc., res. 26, é bom parar por aqui senão o espaço ficará pequeno. Sempre votei no PT, mas doravante nunca mais. Cadê os ideais dos petistas, que para mim não passa de empreguismos. Cada um procurando se arrumar de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  8. Está agonizando a nossa esperança de vermos nossos benefícios majorados, através de uma justa utilização do superavit.
    Parece que a única solução para nossos problemas é DESAPOSENTAR.

    ResponderExcluir
  9. A (In)previdência neste pais continua caótica ! Embora o inquilino do Planalto diz ser um (ex-)trabalhador metalúrgico-sindicalista, SÓ PIORA a nossa Previdência, pela incapacidade de seus colaboradores!
    Ora, vejam só: "O INSS não aceita pedidos administrativos de desaposentação ! -"Aposentadoria é irrevogável (viu Mercadante?), irrenunciável (e imexível, viu Ministros ?)".
    Com certeza, os previdentes ganharão na justiça estes pleitos, pois são justos e corretos, tal e qual nossas ações de "Renda Certa" após A 360º contribuição à Previ, nos serão devolvidas e corrigidas mes a mes, estejamos na ativa ou na inatividade, pois o que interessa é que a PREVI efetivamente recebeu além dos 30 anos e em nada melhorou nossos benefícios. Superàvit nelles !!!

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília,
    Peço licença para fugir do tema posto em comentário para abordar duas notícias que estão no site da Previ. A primeira é “Patrimônio do Plano 1 chega a R$ 127,7 bi em julho”. A outra é “Rentabilidade do PREVI Futuro supera a do Plano 1”. Dentre os diversos números apresentados dois despertaram a minha atenção. São os percentuais aplicados em operações com participantes, ou seja, recursos investidos em empréstimo simples e financiamento imobiliário. No Previ-Futuro esse percentual chega a 12,07% totalizando R$ 171,7 milhões, com rentabilidade acumulada de 6,50%. No Plano-01 esse percentual atinge apenas 2,57% totalizando aproximadamente R$ 3,3 bilhões, com rentabilidade acumulada de 6,60%. Cecília, existe alguma explicação plausível para essa enorme diferença em termos de percentuais de operações com participantes entre o Previ-Futuro e o Plano-01? Como ainda não obtive a sua resposta, aproveito a oportunidade para solicitar maiores esclarecimentos acerca da notícia de que a Vale do Rio Doce distribuiu o superávit apenas para os associados. Você saberia informar ao amparo de que regulamentação os funcionários da Vale conseguiram essa proeza? Seria possível aplicar-se ao nosso fundo de pensão os mesmos dispositivos utilizados no caso da Vale do Rio Doce? Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  11. A PREVI divulgou no site:
    Plano 1 tem patrimônio de R$ 127,7 bilhões,em julho, mas teve rentabilidade MENOR que o Plano 2 (Futuro).(Tá tudo em casa !)
    Participantes no Plano 1: menos de 121 mil pessoas...(Tá diminuindo perto de 1 mil por trimestre !).

    VAMOS DIVIDIR LOGO PARTE DO NOSSO SUPERAVIT ?????(são R$ 16 BILHÕES!)

    ResponderExcluir
  12. é isso ai, se dividirmos dá um Bi para cada, ai vamos nós é o certo.

    ai Dilma, se nao fizeremnadavocenaovai ão quem é a MARINA MARINA......

    ResponderExcluir
  13. Enquanto ficarmos no bla bla bla aqui no blog, nao conseguiremos nada.O blog e otimo para desabafos.
    Vamos marcar um encontro no predio da Previ(pessoal do Rio e os que puderem de outros estados).Vamos levantar "nosso meiao",vamos jogar a m---- no ventilador.So assim seremos ouvidos.Que tal dia 21 de Setembro as 10:00 horas?Anonimos e nao anonimos vamos todos participar.Cecilia,contamos com voce para divulgar.

    ResponderExcluir
  14. Cecília,
    Atualmente o tema passaria quase despercebido, caso houvesse decência e coerência por parte das ditas lideranças dos trabalhadores, que hoje propagam que a Proposta do Governo para a Reforma da Previdência é uma CONQUISTA HISTÓRICA (?), mas que há alguns anos bradavam com veemência contra a criação do Fator Previdenciário.

    Na nossa categoria, chegar aos 40 é sinônimo de velho no sentido pejorativo. Pelo menos é assim nas agências de todos os bancos. Basta dar uma olhada e ver o diminuto número de homens e mulheres de meia idade que trabalham nessas dependências.

    No Banco do Brasil, nos primeiros anos desta década, os “novos” eram empossados sob a doutrina que em pouco tempo estariam ocupando o espaço dos “velhos”. O resultado foi que durante aquele período se gerou um péssimo ambiente de trabalho nas agências, e absolutamente mais nada. Os PAA, PAI, PDV, são ferramentas de um modelo de gestão, aplicados à redução de despesas, induzindo o “público alvo” buscarem sua aposentadoria o quanto antes. Num contexto assim, desaposentar é só mais uma coisa esdrúxula. O nosso pessoal deveria sim estar fazendo planos com o Superávit.

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  15. A utilização do superavit está ficando mais difícil do que encontrar um "companheiro" petista desempregado.

    ResponderExcluir
  16. Querida Cecília,

    Ontem, através do auto atendimento, fui informada que já tenho quitada 12 parcelas do meu ES quando na realidade, são somente 8. O que ocorre? Que sistema louco é esse?
    Pela internet a informação está correta, 8 prestações pagas.
    Gostaria que me fosse explicado mais essa loucura!!!
    É preocupante um fundo de Pensão, do porte da Previ, não ter um sistema confiável.
    Gostaria que voce buscasse junto a área técnica explicação para tal ocorrência.
    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  17. Já que estamos nesse espaço democrático, solicito dos colegas participantes que acessem o link abaixo, que contém os emails dos líderes na Câmara dos Deputados, pressionando-os para colocar na pauta de votação o PL01/2007, que confirma o mesmo índice de reajuste para todas as aposentadorias. Hoje, sabemos que esses índices são divergentes: um para o salário mínimo e outro para as demais aposentadorias. Vejam o link:

    http://cobap.maquinaweb.com.br/capa/lenoticia.asp?ID=7275

    Vamos pressionar os Deputados e nos juntar à COBAP, que é a única entidade nessa luta.

    ResponderExcluir
  18. COLEGA CECÍLIA.
    os mais de 60 mil participantes do plano 1 de benefícios da previ ao de lembrar do descaso da diretoria da previ.nas proximas eleições.
    Fica mesmo uma pergunta no ar,sera que estes 6 mil colegas que vão ficar de fora também nao contribuiran para a previ ser o que é hoje ?
    Cade a " ISONOMIA " que voces tanto pregam.
    Na minha opinião deveria se ter rejeitado esta proposta porque a parcela mais necessitada realmente fico de fora. 6 mil colegas é muita gente.multiplicada por suas familias que necessetavan de tais recursos se torna desumano.
    obrigada rosalina de souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  19. IVAN REZENDE, disse: CESTA ALIMENTAÇÃO- a ação de meu grupo, de maio/08, já foi determinado que os valores mensais sejam recolhidos em depósito judicial. O escritório é no RS "gustavo@coimbraadvogados.com.br -atendendo solicitação de um colega-

    ResponderExcluir
  20. Jorge,

    Comparando os percentuais utilizados nos dois planos, o Plano 1 continua mantendo expressividade, uma vez que estamos tratando de um patrimônio de 127 bi e o mercado financeiro não tem tanta capacidade para movimentação de um valor tão alto, de forma que, para o Plano Previ Futuro, o retorno é mais fácil de ocorrer em alguns momentos. A população do Plano 1, como um plano maduro e fechado, já chegou a patamares bem diferentes do Plano 2, já que a grande maioria aderiu a empréstimos imobiliários e simples. As concessões na modalidade do empréstimo simples são apenas residuais. Hoje o Plano 2,por ser mais novo, apresenta uma curva ascendente se comparado ao Plano 1.

    A Valia está distribuindo seu superávit desde 2006 aplicando o percentual de 11,59% ao valor líquido mensal dos benefícios e, atualmente esse percentual é de 25%. O Fundo não está considerando nessa distribuição as regras da resolução CGPC26.

    ResponderExcluir
  21. Viram a Ideli (PT-sc)Salvatti na "Folha de São Paulo"?
    -Gastou, junto com seu "assessor"(para assuntos...deixa prá lá...)R$ 70 mil do Senado num curso(?) no México,Argentina e Espanha, promovido pela consultoria Newfield, que prestou serviços à Eletrosul, que é presidida por seu ex-marido Eurides Mescolotto, sendo usada a consultora,nora da Edeli: Maria Solonge Fonseca, casada com Felipe Mescolotto, este filho de Ideli e Eurides..(TUDO DE FLORIANOPOLIS...).
    E quer ser Governadora de Santa Catarina...
    ALERTA ELEITORES DE SC....A Professorinha vem com tudo...

    ResponderExcluir
  22. A VALIA AGE COM TRANSPARENCIA, querendo ver os seus aposentados morrerem felizes, a PREVI está um desastre, não ligam para aposentados querem a todo custo ficar nao sei para quem com os nossos recursos, sei não, ou fazemos uma manifestaçao Pública, para que os governantes saibam dos maus tratos da PREVIpara com os seus associados.

    Quando tomam uma medida, parece até parto, tem que ter carencia de xdias, ora será que o Ilustre Presidente não se deu conta que estamos na era da informática e não da Burrougs ou Facit,que ainda era mais agil do que agora.

    ResponderExcluir
  23. Considero uma vergonha, não para quem volta a trabalhar, mas para o sistema de previdência de nosso País, vermos aposentados pensando em desaposentar para poder viver dignamente. Eu mesmo prestei serviços de assessoria a três empresas de um grupo econômico por quase três anos, não só por necessidade, mas também para satisfazer meu espírito inquieto, sempre ávido por enfrentar desafios. Deixei porque as metas por mim traçadas foram todas atingidas e estava sendo explorado. Resolvi colocar minha experiência na produção de um CD que está sendo vendido a empresas que necessitam otimizar seus serviços.
    Espero não ter que voltar a depender de um emprego para minha sobrevivência n´uma fase da vida em que a aposentadoria deveria ser suficientemente digna para meu sustento e de minha família. Enquanto isso, vou administrando minhas dívidas com operações como o ES que, em outubro, possibilitará a liquidação de empréstimos mais caros, cujas prestações impactam atualmente meu orçamento, de forma a que os valores das prestações liquidadas sejam maiores que o acréscimo da prestação do ES. Estou negociando com credores para ver se consigo liquidar esses compromissos com algum desconto, visto que quando de sua contratação os juros cobrados eram bem elevados em relação aos hoje praticados. No próprio BB pago juros de 40,92% a.a. e uma prestação de R$ 631,66.
    É uma pena que façamos parte de um fundo tão rico e sejamos impedidos de melhor usufruir do que é nosso.
    Ah Brasil de Lula, que engana o povo com Bolsa Família, Pré-sal e dados econômicos que são, na verdade, resultado do sacrifício de milhões de brasileiros que pagam altos impostos e dão seu suor para sustentar políticos que só pensam em manter-se no poder, mesmo que para isso empurrem-nos Dilma Rusself goela abaixo.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, e porque a Previ não segue o exemplo da Valia.
    Colega Jorge vamos lutar por essa distribuição da Previ.

    ResponderExcluir
  25. IVAN REZENDE,disse: "Parabéns prá você, nesta data...." ao Heráclito Cavalcante, pelos seus 64 anos, neste 11 de setembro. (ano que vem, em maio, chego lá). A sua comemoração e a saúde poderiam , talvez, estar melhor, não fosse a malfadada resolução 26 e a morosidade da Previ, com relação ao ES.
    Mas, mesmo assim, curta este dia, da melhor maneira possível.
    Parabéns também por sua carta ao Presidente Lula. Não fuja ,jamais de seu ideais. (Recomendo a todos para verem o filme "Território Restrito"-Harrison Ford). Vamos continuar acreditando, afinal "por não saber que era impossível, ele foi e fez".

    ResponderExcluir
  26. A VALIA É UM EXEMPLO QUE A PREVI DEVIA SE ESPELHAR, a PREVI É O 50 fundo DEPENSAO , E O MAIS PERVERSO PARA SEUS ASSOCIADOS.

    ACORDA SERJAO............

    ResponderExcluir
  27. Jane,

    Passe seu nome completo e matrícula, através do fale conosco do blog, que vou confirmar junto à área responsável o número correto de prestacões pagas. Você aderiu a modalidade série 10 ou série 12?

    ResponderExcluir
  28. Então, como o pré sal é para daqui uns 10 ou 15 anos - quando não existir mais o PT - a ( única )esperança que na alternancia do poder em 2010as coisas melhorem para nosso lado, assistidos da PREVI.
    Moro em S. Catarina, e vejo com satisfação que nem Dilma nem Ideli jamais terão qualquer chance por aqui.
    Graças!!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns VALIA !
    gostaríamos muito que voces ensinassem aos nossos diretores da previ como distribuir os superavits anuais a todos os participantes !

    ResponderExcluir
  30. cavalcante disse:
    Caro IVAN , agradeço-lhe pelos votos formulados bem como pelo incentivo a continuar em nossa luta.Confesso que fiquei surpreso com a mensagem e me perguntei: onde o Ivan conseguiu essa informação(11/09)? Quem sabe em maio/2010, por ocasião do seu NIVER, possamos estar comemorando, aqui no blog da cecilia, algo de bom que tanto almejamos para todos nós aposentados. GRATO. Grande Abraço.
    cavalcante 11/09/2099 - 16:49hs.

    ResponderExcluir
  31. Colega Cecília.

    o que difere a Valia da Previ? O que impede que a Previ adote o mesmo critério para a distribuição do Superavit ?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Cecília, esta estória da Valia é pra valer? Só você para nos responder. Aguardo ansioso.

    ResponderExcluir
  33. Cecília,

    Porque a VALIA não considera as regras da res.CGPC 26 e vem distribuindo seu superávit desde 2006, cfe.vc. nos informou e para a PREVI a res 26 é motivo para não se distribuir nada.
    Vc. concorda que esse superávit é principalmente dos associados e corremos o risco de jamais recebermos algum valor dele, pois nosso tempo de vida não é curto e nada está sendo feito para uma distribuição justa.
    Temos que entrar na justiça hoje para proteger que algum neto ou bisneto venha à receber no futuro algum valor desse superávit.
    Como nesse país as pessoas que outrora consideravamos corretas compactuam com tantas injustiças.
    Se mais de 50% dos associados do Plano 1, tomam ES. é um termômetro
    de que a situação do aposentado da PREVI está péssima.

    ResponderExcluir
  34. Prezada Cecilia,

    Informe, por favor, se é possivel a ANABB ajuizar uma ação impedindo que o BB continue a incluir em seus balanços esses ganhos atuariais futuros, forçando-o, assim, a abrir alguma negociação.
    O tempo passa, o caminho está encurtando, a fila está diminuindo, a hora está chegando, etc...
    Vamos tentar usufruir esses beneficios ainda em vida, enquanto Deus permite.
    Enquanto isso leia abaixo:

    Noticia extraida do site: 10.09.2009 www.gibaum.com.br


    Gastos da primeira-dama
    Levantamento obtido junto à área competente do Planalto que relaciona gastos de assessores da Presidência, Casa Civil e demais departamentos ligados à Chefia do Governo, revela que a funcionária Maria Emilia Évora, funcionária que acompanha a primeira-dama pelo país e que cuidaria de seus gastos pessoais, teria feito despesas com seu cartão de crédito corporativo, de janeiro a agosto deste ano, de R$ 441 mil, sendo R$ 198 mil de saques em dinheiro vivo. Equivaleria a uma média mensal de R$ 55 mil ou ainda R$ 1.800 por dia. No período, os gastos dariam para alimentar 8.820 brasileiros pelo programa Bolsa-Família


    Enquanto um trabalhador recebe R$ 465,00 por mês...

    ResponderExcluir
  35. Márcia Andréia Correia Herbert8 de novembro de 2009 às 17:58

    Colendos Colegas
    A tese de desaposentação, apesar de não ser disciplinada pela nossa legislação, vem sendo aceita, e aprovada pelos tribunais, porém a possibilidade ou impossibilidade da desaposentação, apesar de pacificada pelos tribunais, ainda verte muitas divergências, em especial no que tange a devolução dos valores percebidos, na aposentadoria anterior. Acredito que os valores percebidos, não devem ser restituidos, tendo em vista que na época da primeira aposentadoria eu fazia jus à este benefício, diante disso, me posiciono no sentido de que o efeito da desaposentação é ex nunc, ou seja, seus efeitos são daqui em diante.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário