segunda-feira, 27 de julho de 2009

Resultado Previ junho 2009

Seguem abaixo as informações mais relevantes para os associados do balancete de junho da Previ.

Plano 1

Total do ativo: R$ 126.1 bilhões
Provisões matemáticas: R$ 68,5 bilhões
Equilíbrio técnico: R$ 33,7 bilhões
Reserva de Contingência: R$ 17,1 bilhões
Reserva especial para revisão do plano: R$ 16,5 bilhões
Exigível contingencial: R$ 1,2 bilhão

Plano Previ Futuro

Total do ativo: R$ 1,3 bilhão
Provisões matemáticas: R$ 1,2 bilhão
Renda variável: R$ 354,6 milhões
Renda fixa: R$ 862,8 milhões
Operações com participantes: R$ 164,1 milhões

Informo também que o Conselho Deliberativo da Previ, na sua reunião de sexta-feira, dia 24.07, sugeriu à diretoria que estudasse a revisão do Empréstimo Simples até a próxima reunião do Conselho, que acontecerá no dia 21.08. Esse movimento foi iniciado pelos conselheiros eleitos da Previ, William Bento e Luiz Carlos Teixeira (Anabb), que acabaram convencendo os demais eleitos assinarem carta ao Presidente do Conselho onde solicitam o encaminhamento à diretoria da proposta de revisão do ES, sugerindo aumento do limite para R$ 100.000,00, prazo para 100 meses e redução da carência para 3 meses. Dessa forma, é bem provável que o estudo seja apresentado agora em agosto. Não há como antecipar qual será a proposta que a área de Seguridade encaminhará, mas é um bom sinalizador que a decisão deverá acontecer em breve.

116 comentários:

  1. Cecilia,

    até pode não ser aprovada a sugestão, mais pelo menos os nossos representantes tomaram uma atitude, afinal foi para isso que votamos neles.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. QUEM É ESTE TEIXEIRA, da anabb ??

    Lendo no site da Anabb notei que o Willian Bento é Diretor Administrativo e Financeiro da Anabb ( além de Conselheiro Deliberativo eleito da PREVI) estes(quem é TEIXEIRA?) convenceram (*?) os demais 2 eleitos do CD na PREVI?(Odali+Mirian) ? que, após CONVENCIDOS(?)assinaram carta ao Presidente do CD, Jose Rabelo (indicado p/BB)?
    Que negociação mais estranha, para pedirem uma simples revisão do ES à Diretoria da PREVI...

    ResponderExcluir
  3. Para a enquete do Jorge Teixeira, sou A FAVOR de negociação com o BB para fugirmos do Judicial. Aceito qualquer acordo desde que limitado a 50% para o BB. Cecília, a sugestão para o ES devia ser: Limite: 100 mil com prazo de 120 meses. (Dobro do atual limite e prazo). Mas como você mesma disse tudo vai depender da área de seguridade. Aos blogueiros insatisfeitos vão reclamar diretamente com a Previ, diretor de Seguridade, sr. José Ricardo Sasseron. Aqui neste generoso blog devemos tratar apenas sugestões e opiniões, sem extremismos.

    ResponderExcluir
  4. Caros,

    Leiam esta matéria publicada hoje (27/07/09) no UOL Economia:

    http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/07/27/ult4294u2801.jhtm

    Precisamos apressar as discussões do superávit. Como mostra o post feito pela Cecília, já há reserva suficiente. Mãos à obra, PREVI!

    P.S Empréstimo Simples - Ótima sugestão, mas o prazo poderia ser de 120 meses, para que a prestação permaneça no mesmo patamar, ou bem próxima.

    ResponderExcluir
  5. Ivan Rezende, disse: Os números acima _Resultados de JUNHO/09, mantiveram os mesmo resultados do mês de MAIO/09. Os números de JULHO será mais expressivos, já que o índice Bovespa, hoje atingiu os 54.548 pontos. Entendo que se a ANABB se juntasse à PREVI, resolveria a distribuição do Superávit pois a expectativa do ano passado e a frustação pela crise, já superada, está prejudicando, financeiramente, grande parte dos aposentados.

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Refiro-me de forma singela ao comentário postado pelo nosso colega Ari no dia 27.07.2009 às 14:31hs. A propósito, entendo que a enquete disponibilizada aqui no blog não é sua e muito menos minha, mas sim de todos aqueles que como eu e o próprio Ari são favoráveis a negociação com o BB para fugirmos do Judicial. Como diz o Ari, aceitamos qualquer acordo desde que limitado a 50% para o BB. Repito que está ao nosso alcance uma oportunidade ímpar para que possamos, pelo menos, sonhar com a possibilidade de termos dias um pouco melhores ainda em 2009.
    E.T. – é bom lembrar que a reserva especial para revisão do plano, relativa ao mês de julho/2009, atingiu o patamar de R$16,5 bilhões.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,

    quero responder ao colega aposentado Ivan Rezende, que postou no topico do dia das avós que a Previ fara o credito do 13 do INSS dia 01.08, é que eu postgei um pedido de esclarecimento sobre isso , e a resposta da Previ era de que nada havia de oficial por parte do INSS, portanto não poderiam me precisar nada.
    Da mesma forma, postei consulta a Anabb sobre aquela nossa ação ref IR do 1/3 da Previ, jah que o STJ considerou que a partir de 1996 é bitributação , resolução tomada dia 08/07, queria saber se agilizaria o pagamento, ja que a açào esgta em fase de calculos. A resposta foi que demora muito, que a receita entra com embargos e etc e tal,pelo maneira que me respondeu, desconhece que o STJ mandou que fossem ailizados e distribuidos para todos os Tribunais a decisão que era uma uniformizacão a respeito do assunto, ora, até onde eu entendo, uniformização, existindo a ação ja impetrada, a decisão jah esgta tomada, pague-se.
    Como nota-se, os nossos representantes nos respondem sem pesquisar, ou mesmo procurar saber o que se passa a respeito do assunto que solicitamos esclarecimentos, ora, competia a quem de direito entra em contato com o advogado da nossa ação e saber o que vai acontecer daqui para frente face a decisão do STJ, e colocar não em um email paa mim, mais no site da ANABB,afinal interessa a todos nós.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  8. para descontrair...

    Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama. Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:

    - Porque vocês estão comendo grama?
    - Não temos dinheiro para comida.. - disse o pobre homem - Por isso temos que comer grama.
    - Bem, então venham a minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro.
    - Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore.
    - Que venham também - disse novamente o banqueiro. E, voltando-se para o outro homem, disse-lhe:
    - Você também pode vir.

    O homem, com uma voz muito sumida disse:
    - Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo!
    - Pois que venham também. - respondeu o banqueiro.

    E entraram todos no enorme e luxuoso carro.
    Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse:
    - O senhor é muito bom. Obrigado por nos levar a todos!
    O banqueiro respondeu:
    - Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! Vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais de 20 centímetros de altura!


    Moral da história:
    Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não se iluda, pense mais um pouco...

    ResponderExcluir
  9. Cecília, nas reuniões das 3as. feiras a diretoria não pode propor a suspensão por 03 meses do empréstimo simples enquanto a área responsável está estudando?

    Abraços e tudo de bom pra vc. e seus familiares

    ResponderExcluir
  10. Estou com os realistas, só com acordo e dividindo o bolo com quem sempre dividiu conosco enquanto contribuímos, ou seja, o banco. O acordo mais rápido, porque bastaria a negociação, Previ X aposentados X Banco, seria a devolução em partes iguais e proporcionais de contribuições passadas corrigidas, por exemplo as últimas 24 contribuições de cada beneficiário, havendo acordo, seria rápida , prática, pois não feriria a famigerada resolução que está sendo contestada na justiça, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  11. EMPRÉSTIMO SIMPLES: finalmente uma luz no fim do túnel ....

    ResponderExcluir
  12. Gente!! será que eh muito difícil para o pessoal, que tem o poder de encaminhar, decidir propostas, entender que o que mais interessa no Empréstimo Simples EH A DILATAÇÃO DO PRAZ0.

    Muitos não podem contratá-lo, justamente devido ao prazo, será que mais uma vez a Previ irá beneficiar somente determinados segmentos.


    Esperamos que não, pois o prazo de 120 meses não prejudica a ninguem( inclusive Previ) e muito pelo contrário, ajuda a todos.

    Vamos, Previ!! sem medo de ser...

    ResponderExcluir
  13. Se não tivermos outra alternativa, e para fugirmos de uma batalha judicial, onerosa e demorada, concordo com alguns colegas em dividir o SUPERAVIT favorecendo também o BB. Não temos mais idade para esperar.

    ResponderExcluir
  14. CONCORDO COM RUBEM TINÉ :
    "Devolução mensal das parcelas pagas à PREVI, corrigidas, mes a mes "
    Simples, prático e viável.
    A PREVI já fez semelhante devolução, por ocasião das devoluções das parcelas pagas na verba C800 de Jan a Jun de 2007, na Folha Indiv. de Pagamento (FOPAG) do mes de Julho/2007.
    CONFIRAM...(embora creditaram sem correção, PORÉM CREDITARAM AS 6DEVOLUÇÕES NUM UNICO MES!

    SUGESTÃO:iniciar as devoluções pela parcela paga em dezembro de 2006, que foi a ÙLTIMA que pagamos, pela verba C800-Previ Contribuição Mensal - competência mes 12/2006...R$ 234,44 (no meu caso,devolver também a contribuição patronal PCC "Verba C815"), No caso do BB, devolver a parcela dele...
    Muito simples, assim retroativamente, mes a mes, até acabar o tal superavit.ou até acabarem-se as contribuições realizadas por cada participante do Plano 1.
    Parabéns pela idéia, vamos ver se o Sasseron aprova, pois é de uma simplicidade tamanha, que não precisamos nem desenhá-la.

    ResponderExcluir
  15. Ivan Rezende,disse: Sérgio Inocêncio= pesquise no google "antecipação 50% do 13º s/INSS" ao abrir, vá até GRANA-INSS começa a pagar 13 a partir de agosto. Agosto para qe recebe o piso e setembro para o demais. Por isso que fiquei em dúvida se a Previ credita dia 01/08. Se perguntar à Previ pela manhã e ela for creditar à tarde, ela responde que desconhece o assunto.
    Da mesma maneira é a ANABB: recebí, em abr/04 a ação s/Planos econômicos e os valores já estavam à minha disposição na CEF, desde out/03. Eu ligava/mensagens e a ANABB informava que estava "fase de cálculos", "embargos à execução, blá, blá, blá.Dez/08 após receber valor sobre venda LP e férias, mesmo assim a resposta da ANABB era a mesma.
    um abraço

    ResponderExcluir
  16. "CONFIA AO SENHOR A TUA SORTE, ESPERA NELE E ELE AGIRÁ." Salmo 37,5.

    Boa tarde Cecília. Boa tarde, colegas. Que difícil, para mim, pensar no que escrever. Sinto-me chocado com a notícia de que haveremos que esperar mais um mês, para uma possível proposta para o ES. Para quem precisa de recursos para amanhã(E não é força de expressão!!), saber que, provavelmente, somente depois de setembro, talvez, haja novidades, é chocante. Parece que nada sensibiliza quem decide. Numa outra mensagem, até invoquei o Dia dos Pais, para que algo, mesmo emergencial, fosse decidido. Como pai, sinto-me embargado, constrangido, até envergonhado, por estar sem opção para cumprir a minha obrigação de provedor. Gostaria muito de olhar nos olhos dos quem decidem e dizer-lhes: reconheço que por minha culpa, tão grande culpa, mas os meus familiares estão em perigo material e os senhores, mesmo podendo, amparados em garantias contratuais, adiam indefinidamente um socorro financeiro. Imaginem-se no meu lugar! Nenhum necessitado que aqui se expressa neste blog está birrando, como criança, pedindo algo supérfluo, um capricho. Pede-se socorro financeiro para tirar a família do perigo material. Com boa vontade, tudo se alcança!! Há tempo! Com tanta tecnologia, UM APERTO DE BOTÃO, PODE PACIFICAR OS RELACIONAMENTOS, TÃO DESFIGURADOS ULTIMAMENTE. Penso seja bom lembrar o histórico ambiente familiar na comunidade BB. Boa vontade, senhores! Boa vontade! Os senhores podem! Por favor, coloquem a Técnica a favor, não contra os associados(ativos e, principalmente, inativos).
    A você, Cecília, toda a minha gratidão e um sincero paz e bem.

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  17. Cavalcante disse:
    Penso que algo está errado com o resultado,ainda que parcial, da enquete do blog sobre o Superavit,pois está indo na contra-mão do que a maioria comenta que é buscar a NEGOCIAÇÃO , ceder um POUCO ao patrocinador para termos chance de receber o que nos é devido, sem termos que esperar longos anos pela Justiça. Isto é uma situação realista e coerente.Espero, sinceramente e com todo respeito, que não haja colega que é a favor do: NÃO O DINHEIRO É NOSSO ' pois é o direito inalienável de qualquer um de manifestar sua opinião,possa estar abrindo mão da ética e procurando interferir no resultado da enquete.votando em duplicidade ou induzindo colegas a seguirem a via do radicalismo, que por certo não nos levará a nada. A enquete é uma coisa democrática e não tem validade oficial para a Previ, como já comentou a Cecília, então deixemos que a votação transcorra normalmente com transparencia e honestidade.Parabenizo ainda a Cecília por nos conceder essa oportunidade de nos manifestarmos;
    Quanto ao Empréstimo Simples, minha cara e estimada Vovó, rogo-lhe que continue lutando para que o prazo se estenda para 120 meses pois é o mais importante da questão pois irá permitir o acesso a praticamente todos que necessitam em virtude do valor razoável da prestação.Solidarizo-me com os colegas JONAS, ARI , GASAMPA2003 e Anonimo 28/7-9:45hs quanto às opiniões absolutamente realistas sobre o ES e ao colega RUBEM TINÉ (28/7 - 7:27HS)bem como ao anônimo das 10:52hs. quanto à opinião sobre a negociação do Superavit, para resolvermos de uma vez por todas com esse pesadelo.
    Um abraço fraternal , ainda que atrasado, á linda e estimada Vovó Cecília, pelo seu DIA. Respeitosamente
    CAVALCANTE

    ResponderExcluir
  18. Cavalcante disse:
    Prezada Cecília, apesar de não ser assunto de sua área mas gostaria que conseguisse uma informação que é muito importante para aposentados, pensionistas e ainda para os que vão se aposentar, como você.
    Estive viajando por alguns dias para cuidar da saúde de minha mãe vítima de AVC no último dia 19/7m Juazeiro-BA.Ao retornar, encontrei minha caixa de entrada do Outlook com quase 300 e-mails para serem lidos.Porém, um detalhe me chamou a atenção, quase 70 e-mails de colegas comentando e divulgando recente( 08/07) decisão do STJ determinando( pelo que se entendeu) a isenção da cobrança do IR sobre o beneficio do complemento da aposentadoria privada, a partir de janeiro de 1996.Estamos todos confusos sobre a veracidade da noticia, pois nenhuma associação que nos representa publicou informação tão relevante, e levando-se em conta o processo patrocinado pela Anabb, com o título IR 1/3 PREVI, ajuizado em 1999, em que a Justiça Superior(STJ) havia concedido apenas a devolução do IR cobrado entre os anos de 1989 a 1995( a chamada bi-tributação) e mantendo a obrança
    para os anos seguintes.
    Isto posto peço, apesar do seu precioso tempo, que busque para todos nós a informação real sobre o assunto, isto é: vamos estar isentos ou não ? A Previ responsável pela elaboração da nossa Fopag deve ter alguma informação a respeito.
    Grato
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  19. Cecilia,
    Até agora não me pronunciei a respeito da Reslução 26 em virtude de concordar com a mesma. Todas as medidas adotadas são coerentes, não vejo nada prejudicando nossos recursos. Diminuindo as possibilidades de retiradas, reduz também as chances de delapidação do nosso patrmonio. A parte do BB é justa tendo em vista que ele também contribuiu,e por uma boa parte de tempo, em dobro. Sem contar com a maior vantagem da RESOLUÇÃO que é a exclusão do voto de minerva do BB, isso sim, tira todo o poder dele e deixa-nos num patamar de igualdade para as decisões do Conselho Deliberativo inclusive da UTLIZAÇÃO DO SUPERAVIT. Não sejamos imediatistas, pois se existe muita gente com pressa, não se justifica prejudcar todo o grupo para favorecer uma pequena parte.
    A QUEM INTERESSAR ENTRAR COM AÇÃO DA CESTA DE ALIMENTOS, ESTAMOS COM O GRUPO DO ADVOGADO dr. MURILO GONÇALVES, EM RECIFE(PE)
    FONES PARA CONTATO:
    (81) 3423 3919, 3221 4893, 8649 0876.
    VAMOS BUSCAR NOSSOS DIREITOS.
    OBS: A respeito da DILATAÇÃO DO PRAZO do ES, muito cuidado e façam bem as contas, pois muitas vezes o beneficio é muito pequeno. Peguem uma HP12 e façam o cálculo. Se a dilatação for muito grande a redução fica quase nada em relação ao custo total do empréstimo.

    ResponderExcluir
  20. Rosália Maria dos Santos28 de julho de 2009 às 19:24

    Eu tenho dívidas que consumem o meu salário mensalmente, me fazendo envididar-me mensalmente. Virou uma grande bola de neve. Alguém aqui tem uma solução?Ou será que só me resta morrer???

    ResponderExcluir
  21. Carlos Mariano,

    Muito bom o seu texto. Só assim para descontrairmos um pouco.
    cvj

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente com o colega Rubem Tiné, acima(não deixem de ler). Acordo fácil de se fazer e bom pra todo mundo. Se ficarmos querendo demais ou brigando na justiça acabaremos as nossas vidas sem visualizar os resultados daquilo que investimos tanto pra ter uma tetéiazinha depois da velhice. Como dizia Cazuza "O tempo não para"

    ResponderExcluir
  23. Cavalcante disse:Prezada Cecilia, os números do balanço da Previ que foram aqui publicados por acaso não se referem a JUNHO e não à Julho ?
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  24. Senhores:

    A CEF, dáaos seus aposentados,pensionistas, ativas, o privilégio de poderem solicitar a suspensao por 03 meses do valor a ser debitado;


    O que se vê e temos que excluir a Cecilia e o William, é que os dois estao lutando por mais de 100.000 socios,e os demais estao viajando, isso é péssimo, pois com o retorno do crescimento da bolsa, está na hora de se diversificar os investimentos;
    ES- 120.000,
    Prazo 150 meses
    É FOLEGO PARA OS APOSENTADOS, que não receberam os milhoes que alguns receberam.
    nao é dádiva nenhuma é reconhecimento,pois de acordo com os cálculos matemático,provisionais, quando o último aposentado for para o andar superior (CéU) o residuo vai para onde, para o BB ou para o Governo, por isso é melhor investir nos seus socios pois o etorno égarantido.

    Joel

    ResponderExcluir
  25. Prezada Cecília,
    Creio que os dados informados se refiram ao balancete de junho e não de julho, este ainda em curso.
    Os valores de julho deverão ser divulgados somente na 2ª quinzena de agosto. Certo?
    Quanto ao superávit, não concordo que o BB se aproprie de qualquer parcela, pois não acho justo que os milionários lucros do BB sejam engordados com parte dos recursos que pertencem exclusivamente aos integrantes do Plano de Benefícios nº 1, administrado pela PREVI, não devendo ser utilizado para benefiiar acionistas do BB (Governo no meio) e funcionários da ativa, inclusive os cerca d 50 mil do Plano PREVI FUTURO.
    Parabens pelo seu trabalho.

    Carlos Valentim Filho

    ResponderExcluir
  26. Carlos,

    Realmente ocorreu um equívoco. Os dados do balancete referem-se ao mês de junho e a matéria já está corrigida.

    ResponderExcluir
  27. Colega Cecília,
    Estamos num momento em que devemos nos unir para alcançarmos nossos objetivos. Assim disse a nossa colega Jane no comentário postado dia 28.07 às 06:22hs. Concordo integralmente com as sua palavras. Peço licença para fazer uma colocação destinada àqueles que porventura ainda duvidam da nossa força e do poder de pressão que podemos exercer, contando sempre com a parceria do blog da atual titular da Área de Planejamento e a partir de 2012 Diretora de Seguridade da Previ. Lembro que iniciou-se aqui uma campanha pelo realinhamento imediato de teto, prazo de pagamento e carência do produto empréstimo simples Previ. A coisa foi crescendo, principalmente após o ridículo reajuste regulamentar de benefícios ocorrido em jun/2009. Tivemos comentário postado por dona Isa Musa; depoimentos diversos de colegas em desespero; outros de colegas que abriram o seu coração e tornaram públicos problemas de natureza particular; passando também pela manifestação da Anabb em seu site pleiteando alterações imediatas no ES. Tudo isso, não tenho a menor sombra de dúvida, foi fruto de nossas manifestações, lamentações e até mesmo revolta diante de tantas injustiças que existem no plano de benefícios “1” da Previ. As consequências foram tantas que praticamente obrigaram o Conselho Deliberativo a adotar, em sua reunião de 24.07.09, as providências que já são do conhecimento de todos no que concerne ao ES. Dito isso, lembro mais uma vez que se encontra ao nosso alcance a oportunidade de, pelo menos, podermos sonhar com a possibilidade de dias um pouco melhores ainda em 2009 por conta de melhorias em nossos benefícios. A reserva especial para revisão de plano está em R$16,5 bilhões, com base no balanço de junho/2009. Restam ainda 16 (dezesseis) dias para que seja respondida a pesquisa disponibilizada aqui no blog sobre se “VOCÊ CONCORDA QUE O BANCO LEVE PARTE DO SUPERÁVIT DA PREVI”? Finalizando, vou citar mais uma vez a nossa colega Jane que afirmou: “Estamos perto da vitória!!!”. Aí eu acrescento que só depende acreditar, participar e votar.

    ResponderExcluir
  28. Olá Cecilia,
    Colega Antonia, com certeza as medidas da res 26 são bem coerentes, o que não é coerente é o tempo que se leva para uma decisão definitiva da justiça sobre a legalidade ou não da res.26
    e nós do plano1 não somos um grupo de jovenzinhos, portanto temos muita pressa mesmo, no céu ninguém vai precisar de superavit, e acredito que os imediatistas são a grande maioria.

    ResponderExcluir
  29. Prezada Senhora,

    RESPEITO AS OPINIÕES DAQUELES QUE SE DISPOE EM CEDER PARTE AO BANCO.
    NÃO SERIA O CASO DE O BANCO RECEBER O QUE CONTRIBUIU, NO PERÍODO EM QUESTÃO, SEM PLUS.
    PENSO QUE SEJA DISTRIBUIDO O SUPERAVIT, JÁ, E QUE TODOS VOLTEMOS A CONTRIBUIR MENSALMENTE,NEM QUE SEJA METADE DOS VALORES DE CONTRIBUIÇÃO, INCLUSIVE O BANCO DO BRASIL S/A. PARA ASSEGURAR O FUTURO,POIS DEVEMOS PENSAR NELE, ESTOU COM 64 ANOS.
    SUPERAVIT DISTRIBUIDO AGORA E CONTRIBUIÇÕES LOGO A SEGUIR EM 2010
    RIQUEZA E SUCESSO.
    CARLOS

    ResponderExcluir
  30. Boa dia! a todos frequentadores do blog.




    Em relação à dilatação do E.S se vai ser bom ou não cabe a cada um fazer as suas contas, ou melhor, a própria Previ ja disponibiliza no ato da contratação.

    O mais importante é que tenhamos prazos maiores; claro que nem todos vão usar o tempo máximo para o pagamento das parcelas, estes podem optar por parcelas de 24 meses.



    Neste momento acho que uma boa parte quer e que a prestação caiba no contracheque.

    Como me parece que o atual responsável pelo estudo do E.S faz parte deste tal movimento sindical,
    "Dilatação já" "Rapidez já"

    ResponderExcluir
  31. Prezada Cecília todas as vezes que eu tenho informações sobre os numeros cada vez mais positivos da Previ, lembro que quando menina pobre, tentava pela janela olhar a televisão da vizinha, ela nos deixava ver e quando estávamos pensando que ela realmente estava interessada em nos deixar ver, ela fechava a janela, assim é a Previ exibi seus lucros mas quando estammos quase que participando de seu superavit, pluft!...fica pra depois quando eles tiverm interesse em nos deixar participar deles. Somos meros expectadores.

    ResponderExcluir
  32. Cecilia nao desista do blog por causa de uns e outros frustrados que so participam para dar opinioes que nao nos interessam.Sigamos em frente na esperança do dia 21/08 com otimas noticias sobre o ES.
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir
  33. 100 MESES X 120 MESES
    Cfe. sugestão da Antonia vai ai meus calculos:
    R$ 100.000,00 em 100 meses = prestação de R$ 1.286,32;
    em 120 meses:
    R$ 1.443,90 # de R$ 157,58
    Juros: 9,75 a.a (5,75 + 4,0% de INPC)
    Acho que pela pequena diferença não vale a pena a briga.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  34. CECILIA,

    PEÇAEM CARATER DE URGENCIA, URGENTISSIMA,A SUSPENSAO DO PAGAMENTO DO ESATEH QUE SEJAM REVISTOS OSNOVOS VALORES.


    UM ABRAÇO

    Joel

    ResponderExcluir
  35. Colega Cecília,
    Esta sugestão apresentada pelos Srs. Conselheiros Deliberativos de realinhamento do teto, prazo de pagamento e período de carência do ES mexeu de forma positiva com a cabeça de muitos colegas, inclusive com a minha. Apenas a título de curiosidade peguei uma calculadora financeira que tenho já há algum tempo - freeware que baixei pela internet -, e fiz ensaios acerca do valor máximo da prestação para alguns limites do ES compreendidos entre o teto atual de cinqüenta mil reais e o possível novo teto de cem mil reais. Foi mantida sempre a mesma taxa de juros que hoje é utilizada para o teto vigente de cinqüenta mil reais e prazo de pagamento para até sessenta meses.
    50.000,00 060 1.101,89
    60.000,00 100 938,43
    70.000,00 100 1.094,83
    80.000,00 100 1.251,24
    90.000,00 100 1.407,64
    100.000,00 100 1.564,05

    ResponderExcluir
  36. Cavalcante disse:
    Colega Rosália Maria, estamos todos no mesmo barco, vivendo verdadeiro calvário e tendo que "matar um leão por dia" para suportar a espera por alguma ajuda, que poderá se materializar com a possível alteração do ES.
    Morrer não é solução para nada, muito menos para resolvermos nossos problemas financeiros.Tenha fé, procure orar mais para suportar os momentos em que se achar sem saída. Você não percebe que a ajuda em breve chegará. Já esteve mais longe, não ? ! Que DEUS lhe conceda a necessária serenidade para esperar, lhe resgatando dos momentos de eventuais desesperos.
    Foque com DEUS. Um abraço fraternal.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  37. Cavalcante disse:
    Caro Fernando Lamas (Valinhos). Quero lhe dizer que fiquei absolutamente emocionado com seu relato. Percebe-se perfeitamente,para quem tem sensibilidade,( o que não é o caso de alguns diretores da Previ) que no seu lamento contém dor, angústia, frustração e desilusão.
    Entretanto, percebo em seus comentários sua grande religiosidade e é justamente isso que ainda mantém sua serenidade e fé, apesar das grandes tribulações porque passa, como a maioria de nós.
    Entendo perfeitamente sua situação.
    Porém, já estamos mais perto de uma solução, ainda que paliativa, através do ES.
    Renovemos nossas esperanças e fé em DEUS, pois "ÊLE" é maior que tudo. Uma mensagem prá você e a colega Rosália Maria : "entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas,me ensina a ter santidade,quero amar somente a TI, porque o SENHOR é meu bem maior, faz um milagre em mim."
    Um abraço fraternal
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  38. Cavalcante disse: fazendo referencia ao comentário, oportuno, da colega Antonia (28/7 - 15:00hs.), fizemos(eu e outro colega aposentado) cálculos através de uma HP12 para obtermos possíveis valores de prestações na esperança do eventual realinhamento do ES.Em primeiro lugar preciso pedir licença/autorização da Cecília para publicar aqui no blog: segundo
    devo alertar aos colegas que se trata de "possivéis" valores, pois nada ainda está definido quanto a valores e prazos.Essa simulação é apenas uma contribuição para que os colegas possam , se quiserem, fazer outras simulações através de uma regra de três simples: Entendendo que informação é sempre útil, utilizamos, aleatóriamente, três valores para limite máximo e dois prazos máximos, baseados apenas em comentários reivindicatórios dos bloguistas,Volto a repetir não tem nenhum caráter oficial nem o intuito de causar qualquer expectativa aos caros colegas, pois a PREVI, como todos sabem ,continua em seu silêncio sepulcral. O que ainda conseguimos saber é graças à nossa querida colega Cecília:
    CAVALCANTE

    VALOR EMPRÉST. PRAZO EM MESES PRESTAÇÃO
    100.000,00 100 1.566,89
    100.000,00 120 1.413,98
    90.000,00 100 1.410,02
    90.000,00 120 1.272,58
    80.000,00 100 1.255,35
    80.000,00 120 1.131,18

    ResponderExcluir
  39. Carlos Valentim Filho é um joinvilense de ideias brilhantes. Meu grande amigo embora não o veja há tempo. Respeito muito sua opinião acima (28 Jul 19:05), contudo, numa ciscunstância como esta (impasse) que levará longos anos para desfecho, não devemos usar somente a razão, pois nela mora, nesse caso, também a intransigência. Melhor, meu caro Valentim, seria "perder" parte agora para ganhar tudo(será?) depois. Mais vale o pouco seguro agora que o muito inseguro amanhã, quando certamente muitos de nós não estaremos mais neste mundo de Deus. Mas, é uma grande satisfação vê-lo aqui no blog. Abraços.
    Ari Zanella ( Joinville-SC)

    ResponderExcluir
  40. Depois de ser radicalmente contra a possibilidade do Banco levar parte do SUPERAVIT cheguei a conclusão que, mesmo sabendo que poderemos ganhar esta parada, tudo dependerá da Justiça. Um processo poderá ficar por mais de 10 (dez) anos em tramitação. Portanto, para podermos ver a cor da grana em vida, devemos ser mais flexíveis.

    ResponderExcluir
  41. Nossa!Estou me acabando de tanto chorar emocionada pelas palavras dos colegas.Parabens Cecilia pois seu blog esta se tornando um meio de comunicaçao quase comparado a uma Terapia de Grupo,onde ouvimos nossos colegas(suas angustias,seus desabafos,preocupaçoes...) e ao ler o que nos mesmos escrevemos.Que bom seria se pudessemos nos encontrar pessoalmente um dia.Quem sabe?Vamos todos ACREDITAR com muita Fe no dia 21 de Agosto.E aos colegas mais desesperados peço paciencia e muita oraçao.MUITA PAZ a todos.
    Sandra

    ResponderExcluir
  42. Agradeço aos colegas os cálculos apresentados do ES.Pelo visto, se aprovado 100.000/100 meses, vou ficar bem longe deste limite.mas pelo menos já é uma perspectiva de, um dia,chegar até lá.Jeanne.

    ResponderExcluir
  43. Cara Cecilia,

    Lembrando que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, hoje já me conformo com a idéia de repartir o SUPERAVIT com o poderoso e prepotente Banco do Brasil (Governo Federal, na verdade!.
    Meu avô, em sua sabedoria, já dizia: "Às vezes é melhor lamber do que cuspir..."
    Só espero que tenha restado um fragmento de senso de justiça nos poderosos e que nos devolvam aquilo que de direito nos pertence: a fatia, ainda que pequena, do grande BOLO do Superávit da PREVI.
    E que isso não demore, pois a situação de muitos aposentados do BB chega a ser degradante.

    Aprecio muito a sua postura na condução desse assunto.

    Atenciosamente,
    F.Britto

    ResponderExcluir
  44. Cecília,

    pelas contas e simulações dos colegas fiquei contente com as possibilidades, pois hj pago 1.280 de prestação para 10 meses, com isso poderia pegar mais 40 mil e pagar o mesmo, claro que em muuuuiiiiiitos meses, mais com certeza ficaria muito bem.
    Realmente, o aumento do prazo sem duvida nenhuma é da maior importancia para resolver este imbroglio. Ficaremos com uma prestação dentro do orçamento e com mais dinheiro, que os eleitos tenham este mesmo entendimento.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  45. Tambem sou favoravel a rapartir o superavit com o banco, desde que a nossa parte venha da mesma forma que a do banco, ou seja, à vista.


    vt

    ResponderExcluir
  46. Cara Cecília,

    Desde que descobri seu blog, há uns 8 meses, virou rotina diária ler o q vc posta e principalmente os comentários dos colegas, como disse alguem, é uma terapia q traz algum conforto, pois descobrimos q nossas angustias estão em grande parte dos lares dos aposentados do BB. Vejo alguns colegas se culpando p/situação q estão enfrentando, quero lembrar a eles q quando estávamos na ativa era proibido termos qualquer atividade pararela e todos diziam q nosso futuro estava garantido com a PREVI, então se dependemos do dinheiro da PREVI para sobreviver e manter alguns familiares, como pais idosos, a culpa não é nossa e o q mais nos deixa chateados é saber q há dinheiro nos cofres da PREVI e seus dirigentes, exceto vc Cecília, esquecem q hoje estão com a chave do cofre mas amanhã poderão estar do outro lado, mendigando migalhas.
    Abraços,

    Lazara Rabelo (Goiânia-GO)

    ResponderExcluir
  47. 30/jul/2009 - 14:40 - A bolsa acaba de ultrapassar os 55.000 pontos.

    ResponderExcluir
  48. "Depois de ser radicalmente contra a possibilidade do Banco levar parte do SUPERAVIT cheguei a conclusão que"...

    Acho que todos devemos concordar com o colega anônimo acima. Não há mais tempo para ficarmos brigando. Sejamos sensatos. "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando".
    Se formos ficar em guerra com o banco podemos passar anos e anos sem ver a cor desse dinheiro.

    ResponderExcluir
  49. "Voto de minerva começa a ser derrubado na Câmara dos Deputados

    No dia 24 de junho, os membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovaram o parecer do deputado Lael Varela, favorável à aprovação do Projeto de Lei Complementar PLP 140/2007, de autoria do Deputado Eudes Xavier (PT-CE), que extingue o voto de minerva nos conselhos deliberativo e fiscal das entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas por empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Antes de ser votado em plenário na Câmara dos Deputados, o Projeto precisa ser apreciado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Tramita em regime de prioridade. Se aprovado pela Câmara, ainda precisará ser votado pelo Senado Federal."

    Colega Cecília,
    a matéria acima foi retirada do site da Anapar, se você julgar relevante, favor publicar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  50. Cecilia, Deus permita que dê tudo certo eo aumento do ES e Prazo, saia no máximo até 20.10.09. Muita fé e orações para modificar o pensamento do Sasseron.

    ResponderExcluir
  51. Colega CECÍLIA.

    Lendo os comentarios dos colegas,vejo como a nossa area de seguridade joga contra aposentados do plano 1.
    Voce nos informa uma materia sugerida pelo eminente conselho deliberativo,vizando a realinhar E.S e muitos colegas ja preparan ate mesmo os calculos que em " HIPOTESES " poderia ser.
    Quanta agilidade,nossos companheiros demostran,isso tudo usando uma HP.
    Agora imagina nosso todo poderoso,Diretor de Seguridade,Senhor JOSE RICARDO SASSERON,com certeza tem profissionais competentissimos cedidos pelo BANCO DO BRASIL,trabalhando a seu favor,computadores da mais alta tecnologia,mesmo porque recentemente foi imformado pelo propria PREVI que todos os equipamentos de informaticas estavan sendo trocados.programas capazes de fazer diversas simulações a fim de achar um equilibrio entre o que se pode emprestar e o maximo que se pode tomar por todos os aposentados do plano 1.Disponibilizando o melhor valor com a melhor prestação,assim atendendo com " isonomia " 100 % dos assistidos do plano 1.
    Eu como pessoa nao estou acreditando que a area de seguridade venha a ousar muito não,e nao quero frustar muitos colegas,mas pelo moldes propostos na ultima revisão,e se voltarmos no tempo ate o ano de 2003.quando o valor maximo era de 15.000,00 reais veremos que em media so foi aumentado na proporção de 10 a 15 mil reais. e o prazo desde essa epoca foi dilatado em 10 meses. isso em 6 anos. 2003 a 2009.
    Colegas não vamos nos iludir para depois sofrermos ainda mais.
    Grato a todos que de uma forma ou outra esta contribuindo para que a nossa voz seja ouvida, e não tenhan duvidas que este movimento maior partiu não so do blog,mas tambem dos milhares de email que foran endereçados a ANABB,não estou aqui defendendo a ANABB, acho que esse papel cabe a ela ja que tem mais de cem mil cheques assinados em branco,que falan por todos nós.
    Grato Rosalina De Souza

    ResponderExcluir
  52. Cecília,
    Em respeito à sua história de mulher valente, primeira garota a dirigir um grande Fundo de Pensão como a nossa PREVI, creio que você deveria retirar de seu blog, sua página, essa enquete a propósito da distribuição do superávit. Cecília, na enquete que você propôs você incorre em uma ilegalidade.
    Você pergunta em seu blog: “VOCÊ CONCORDA QUE O BANCO LEVE PARTE DO SUPERÁVIT DA PREVI?”
    Cara Cecília. Uma Diretora da PREVI não pode jamais propor uma ilegalidade, não pode sequer aventar tal possibilidade, contraria – além da Lei – princípios éticos e morais.
    Você, Diretora da PREVI tem a obrigação de saber que o próprio STJ indeferiu os embargos da União que tentou derrubar a Liminar concedida ao Sind de Bancários de Brasília que contesta o Cons. de Gestão da Prev. Complementar exatamente quanto a Resolução 26 que – imoral e ilegalmente – autoriza que patrocinadores lancem mão de recursos de Fundos de Pensão.
    Você, letrada e ilustrada como é, sabe muito bem que nenhuma Lei que regula os Fundos de Pensão, desde a 6.435, passando pela EC 20, LC 108 e LC 109, jamais abriu essa possibilidade e agora vem, um simples “conselho” (onde está metido o Sasseron fazendo o que não se sabe), vinculado a um órgão executivo como é o caso da Secretaria de Previdência Complementar, se meter a “legislar”, alterar o texto da Lei para favorecer Patrocinadores. Não pode...
    Retire a enquete, Cecília... Não lhe cai bem.

    ResponderExcluir
  53. Colega Cecília,
    Recomendo a todos os colegas que se interessam pelo assunto distribuição de superávit uma leitura atenta aos termos de duas cartas existentes no site da AFABB-PR (www.afabbpr.com.br), bastante esclarecedoras e muito bem escritas, cujos títulos são Manifesto de Balneário Camboriú e Resposta à PREVI sobre Manifesto de Balneário Camboriú.

    ResponderExcluir
  54. Fiz um cálculo caso a Previ devolvesse as últimas 36 contribuições, calculando uma média de R$ 375,00 por associado, daria o seguinte: 375,00 X 67.448 X 2 = 1.821.096.000,00 uma bagatela frente 0s 16.000.000,00 do superávit e tal qual a suspensão das contribuições bastaria o acordo Banco X Previ e teríamos em média, R$ 13.000,00 nas contas dos associados. E o Banco aumentaria seu lucro em mais de R$ 900.000.000,00. Vamos mandar e-mails para Sasseron e cia. Na justiça morreremos sem nada. Pensem bem. Isto sim resolve, aumento de empréstimo é paliativo.

    ResponderExcluir
  55. Os colegas que escreveram me alertando sobre o equívoco da data do balancete, eu agradeço muitíssimo a atenção dos colegas e parceiros.

    ResponderExcluir
  56. Colega anônimo,
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo "garota". Ganhei o dia hoje.
    Em relação à enquete, houve várias sugestões para que eu montasse uma enquete com esse foco. É lógico que sabemos que é impossível agradar todos os associados. Qualquer posição que eu coloque aqui, haverá alguns que não concordarão.
    Eu, particularmente tenho uma posição diferente da tua, pois eu sou mais prática. Não haverá negociação e acordo se o BB não levar alguma coisa. Sempre foi assim, em todas as discussões do superávit que houve no passado e não será diferente agora.
    No meu entendimento, o importante é que haja uma negociação onde o foco seja "beneficiar o associado", considerando que esses recursos são dele. Essa é a minha opinião, mesmo desagradando a alguns eu não posso calar. O grande desafio está em negociar algo que seja bom para as duas partes, principalmente para o associado.

    ResponderExcluir
  57. Colegas,

    Em relação ao ES, essa proposta de R$ 100 mil em 100 meses, seria interessante, ocorre que não devemos nos iludir.

    Devemos aguardar bem menos.

    ResponderExcluir
  58. Cara Cecília.

    No site da Anapar (www.anapar.com.br), existe uma nota em que a Sistel (outro fundo de previdência) está distribuindo o seu Superavit acumulado aos participandes. Será que a situação daquele fundo está melhor da que a nossa Previ? Ou os regulamentos são diferentes.

    ResponderExcluir
  59. Colega de 31/07- 03:00,voce nao deve estar devendo muito nem a beira de um infarto como eu.Aguardamos a alteraçao e liberaçao do ES para Agosto e nao Outubro como voce esccreveu.Nao nos assuste por favor.

    ResponderExcluir
  60. Nota da AFABB-Paraná, publicada em seu site, hoje, 31/07:
    "Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.

    De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA, o Banco do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços.

    A notícia é alvissareira, mas desejamos que as medidas sejam tomadas em benefício do conjunto dos associados, e não como foi feito no passado recente quando apenas um pequeno grupo foi contemplado."

    ResponderExcluir
  61. "QUANDO PENSO: 'VACILAM-ME OS PÉS', SUSTENTA-ME, SENHOR, A VOSSA GRAÇA. QUANDO EM MEU CORAÇÃO SE MULTIPLICAM AS ANGUSTIAS, VOSSAS CONSOLAÇÕES ALEGRAM A MINHA ALMA." Salmo 94, 18-19.

    Boa noite Cecília e colegas. Às vésperas da reunião da próxima terça, dia 4, quero dirigir um novo apelo à Diretoria da PREVI, por UM GESTO DE GRANDEZA, a fim de corresponder às expectativas de boa parte DOS SEUS ELEITORES, apresentando, em carater excepcional e emergencial, medida(s) de socorro financeiro.
    Creio que há tecnologia e SEGURANÇA de retorno dos recursos. NÃO PODE FATAR BOA VONTADE E GRATIDÃO PELO MANDATO. Apesar do cansaço pela demora, reafirmo a minha confiança e o meu respeito pelos nossos representantes na PREVI.
    Grato por tudo, Cecília, um ótimo fim de semana a você e todos os seus e sincero paz e bem!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  62. Cecilia
    Po engano, minha postagem saiu como anônino. Como não gosto de nada anônimo, estou me identificando. O texto que critica a enquete sobre superavit PREVI é meu. Isa Musa de Noronha. Respeito sua opinião, embora discorde dela.

    ResponderExcluir
  63. na ativa, sempre defendi e encaminhei aos deputados da epoca, o meu companheiro LULA, vereadores,para o conselho curador do FGTS, no sentido de liberar o FGTS, para pagto da faculdade dos filhos, ja q nossos salarios nao comportavam tal situacao. respostas, foram enviadas,tipo: agradecemos a sugestao,repassaremos a ideia, entre outras. Na epoca, pensava de que me adianta sacar o FGTS quando tiver mais de 50 anos e os filhos sem poder ter tirado uma faculdade. COMPARO isso ao superavit DA PREVI, de que adianta esperarmos 10,15 anos ,na justica, se ja sabemos que o Governo e' que manda. Nao adianta,dependemos dele.temos que negociar com o BB.Enquanto isso, emprestimos,emprestimos.........
    d

    ResponderExcluir
  64. O colega anônimo que postou em 31 julho às 08:01 em vez de "ordenar" ou "dar ordens" à proprietária do blog, deveria, pelo seu belo conhecimento da matéria, tentar resolver o imbróglio formado com este impasse. Deveria o colega pensar que somos apenas uma parte da engrenagem. Sozinhos, nada resolveremos. A solução dele é que radicalizemos. Ir à morosa justiça brasileira, onde tenho dois processos que já completam dez anos sem terem sido finalizados. Aliás, a posição dele é a mesma dos sindicatos que sempre preferem o radicalismo, para mostrar que estão fazendo "de tudo" para para melhorar nossa vida. Os sindicatos estão todos com boa saúde financeira. Eles e seus diretores. Recebem ajuda nossa através do famoso imposto sindical anual (mês de março) em que é descontado compulsoriamente um dia de nosso salário. (Eu ainda estou na ativa em outro emprego). Esquecem que a penúria dos assistidos do plano 1 é gigantesca ( com exceções do renda certa e daqueles que ingressaram no Banco na década de 50/60). Os assistidos e pensionistas não podem esperar. Só existe uma palavra agora que vale(para nós) mais do que toda Lei e Decreto. Chama-se NEGOCIAÇÃO. Na negociação pode haver acordo JÁ. Isso é o que a grande maioria quer. E a maioria sempre deve vencer.
    PS: Quem não tem conta no Google usa a postagem como ANÔNIMO (mais fácil). Minha sugestão é que ao término da postagem escreva seu nome. Fica mais autêntico.
    Ari Zanella - Joinville-SC

    ResponderExcluir
  65. Cavalcante disse:
    Cara colega Rosalina, pelos seus pertinentes comentários ,denota-se que você é uma guerreira obstinada a lutar sempre para atingir seus objetivos, por isso atrevo-me a lhe dizer que não fique pessimista agora.Você tem dado muita força a vários colegas em desespero.Note que o Conselho Deliberativo sugeriu à Diretoria Executiva estudos para realinhamento do ES, já adiantando o valor desejado pelo CD , R$ 100mil X 100 meses.Acho que isso é uma premissa que nos enche de alento. A forma como aconteceu os reajustes, regulares, anteriores, nada tem a ver com o momento atual de absoluta
    excepcionalidade. Dessa vez vou torcer contra você ! pois se der o contrario do que você está pensando conseguiremos pelo menos R$ 100mil, entendeu ! Grande abraço.
    2) Quanto ao comentário de "anonimo",(31/07- 08:01) sempre "anônimo", já perceberam, com relação a crítica à Cecília sobre a enquete, penso que o mesmo esteja equivocado, pois aqui no blog a Cecilia é apenas mais uma blogueira com o diferencial de ser a dona.Democracia pura. Não nos dirigimos aqui à Diretora de Planejamento da Previ, mas sim a prestimosa Colega Cecília Garcez.A vida particular dela não tem a ver com seu emprego de Diretora,Não quero causar polêmica ,nem citar leis, seria me alongar demais , sómente dizer, em nome da democracia e liberdade de expressão, à Cecília , que mantenha sua enquete, " para o bem do povo e felic ........ da nação PREVI ", e até porque a mesma não tem qualquer caráter oficial.É o meu pensamento !
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  66. Cecília, no site da AFABBPR, tem uma notícia do dia 31 que fala que o BB está propondo a reabertura das negociações.Você já tem alguma informação?Outra coisa que eu queria perguntar sobre o ES:a área responsável costuma apresentar várioa cálculos (inclusive um cálculo que mostra a não possibilidade de algum valor/prazo/carencia) ou não, ela apresenta só o maior possível?Obrigada,Jeanne.

    ResponderExcluir
  67. Colega Cecília,
    Peço licença para reproduzir aqui no seu blog a notícia abaixo, que retirei do site da AFABB-PR, relativa à distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços:
    sexta-feira, 31 de julho de 2009, 19:29
    “Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.
    De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA...
    por: AFABB-PR
    Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.
    De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA, o Banco do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços.
    A notícia é alvissareira, mas desejamos que as medidas sejam tomadas em benefício do conjunto dos associados, e não como foi feito no passado recente quando apenas um pequeno grupo foi contemplado.
    AFABB-PR
    NEREU JOÃO LAGOS”.
    E.T. – O site da AFABB-PR é www.afabbpr.com.b

    ResponderExcluir
  68. Como é facil fazer transferencia
    quando se todo poder na mao
    contabilmente o BB ficou
    com 5 pilas da nossa Previ

    E, nos ficamos sem nada a receber
    e, ateé hoje nada
    O BB já provisionou no Balanço
    E, duvido que alguem o tire

    Comojá disseram alguns colegas do blog
    é melhor logo dividir o Bolo,

    Porque senao mais tarde nos seremos
    os grandes e unicos prejudicados

    Ah...como doi essa injustiça
    Maltratam de todas as formas os aposentados
    Mas como diz a Sagrada Escritura, Deus nunca há de nos faltar...
    E...aqueles que maltratam seus filhos vão pagar por terem feito

    E, ainda que eu ande pelo vale da SOBRA DA MORTE NAO TEMEREI MAL ALGUM porque o senhor DEUS estará CONOSCO

    Só nos resta orar e pedir que os homes da Previ que detem o poder façam alguma coisa por nos, vejam o que o BNB, BASA, CEF, BACEN, que zelam por seus funcionarios e aposentados e pensionistas, bastam que façamo mesmo, só isso e para ontem.


    SIM CECILIA, LEVE UM RECADINHO PARAO SANSSERON, PEÇA QUE ELE ESTUDE A POSSIBILIDADE DE SUSPENDER O PAGAMENTO DAS PRESTAÇOES POR 03 MESES.



    uM ABRAÇO,

    Garota



    DE JOEL/PARA OS BLOGUEIROS

    ResponderExcluir
  69. Colega CAVALCANTE

    Estou na mesma posição que a sua de lutar contra mim mesma. no sentido de O GRANDE CRIADOR DO UNIVERSO," DEUS PAI " venha a interceder por todos nós do plano 1,sou contra qualquer tipo de injustiça e o que esta acontecendo conosco depois de velhos cansados e muitos de nós com alguns problemas de saude é desolador.
    Ver nossa matriarca,a quem respeito muito por sua luta Senhora " ISA MUSA NORONHA " ver a mesma vir contra uma enquete da unica pessoa disposta a nos ajudar.
    Fico pensando se realmente estamos no século 21.
    Nada contra os principios que nortean a nossa grande defensora ISA MUSA NORONHA,mas me pergunto se ao inves de criticar uma simples enquete,como bem lembro um amigo não da diretora da PREVI,mas sim de mais uma futura aposentada do plano 1.
    Como posso me calar vendo a injustiça do RENDA CERTA,A MENDIGANÇA DO REALINHAMENTO DO EMPRESTIMO SIMPLES. o calar das nossas associações, o frio do coração de quem deverei nos ajudar,qual o maior porposito de quem poe a " cara pra bater " se não o conforto de muitos colegas que estão a beira de um ataque de nervos,com agiotas a bater em suas portas,juros de todos os lados,todo mundo querendo uma casquinha,das feridas não ja nesta altura de tornaram LEPRAS DE UM SITEMA INJUSTO QUE O ONERA OS MILHARES DE APOSENTADOS QUE POR UM MOTIVO OU OUTRO SE VIRAN A TER QUE SE ENDIVIDAR.
    Conclamo neste momento uma reflexão:
    Sera que é justo isso,qual a solução que possa servir de base,para uma futura negociação de superavit.a senhora como nossa representante bem informada e com certeza sabedora das muitas negociatas que ja ouve entre " PATROCINADOR E PREVI "
    poderia nos dizer:

    Pergunto: na sua convição seria bom esperarmos,mais a justiça brasileira, CEGA SURDA E MUDA.

    Também nao gosto do anonimato,sou clara e respeito todas as opinioes,inclusive a da senhora,mas acho que foi longe de mais,talvez a senhora se expos mais do que deveria pra defender seu ponto de vista.
    Obrigada Amiga Cecília,espero que meu ponto de vista possa passar se se achou que ofendi alguem desde ja me perdoe mais nao posso ficar calada diante disso que acabei de ler.

    Grato Rosalina De Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  70. COLEGA CECILIA.
    Faço um apelo que continue com a enquete,ela expressa o que muitos colegas pensan a respeito de distribuição de superavit.
    Quando muitos de nos fomos emganados do epsodio do Renda certa porque nossas associações nos nos alertaram da cilada que estavamos votando,agora enchem a boca pra dizer o " CORPO SOCIAL APROVO AS MUDANÇAS " LOGICO QUE APROVO FOMOS ENGANADOS.
    Luto POR JUSTIÇA,JUSTIÇA,JUSTIÇA a começar pelo pagamento de 100% das PENSÕES.
    Grato Rosalina De Souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  71. Senhora Isa Musa.
    Por que, ao invés de criticar a Cecília, não aproveita este espaço para transmitir suas informações privilegiadas? Se não quer ajudar não atrapalhe - com todo respeito.
    É muito cômodo usar do anonimato tecendo crítica mordaz para, dias depois, se identificar posando de boa moça (desculpe, boa senhora). Agora é tarde, somente com um acurado senso de pesquisa pode-se identificar os dois assuntos: crítica sob o anonimato e identificação posterior para ficar "bem na fita".

    ResponderExcluir
  72. Colega CECÍLIA.

    Se permitir usar o espaço,aqui fica uma reflexão para nossos amigos mais radicais.não adentrando no merito de cada um :

    Não deveríamos adiar nada, absolutamente nada em nossas vidas.
    O risco é grande, Acredite!
    Como adiar algo para amanhã ou depois se na realidade, só temos o hoje?
    Quando você tiver de adiar alguma coisa, pense duas vezes. É possível que seja para sempre.
    O certo é que só temos o hoje.
    Principalmente se o que você tem a fazer, é dizer a alguém que o ama. Faça-o, já!
    Se o que você tem a fazer, é pedir desculpas. Faça-o, já!
    Se o que você tem a fazer, é reconhecer um erro... Faça-o agora!
    Ponha esse peso pra fora!
    O tempo não para!
    O tempo não espera!
    O tempo não volta atrás!
    Aliás, o tempo não trás... ele leva...
    Leva pra sempre as oportunidades perdidas
    Leva pra sempre os "eu deveria ter feito"
    Leva pra sempre os "eu deveria ter dito"
    Leva pra sempre os "eu deveria ter ido"
    E o que fica são os "ah, se eu pudesse voltar atrás..."
    "ah, seu eu tivesse feito assim ou assado..."
    Mas se o tempo de ter feito já foi,
    É duro, mas ele não volta mais...
    É possível mudar o fim, o início, jamais!

    Amiga CECÍLIA,sua coragem nós ajuda a levantar todos os dias,para verificar cada comentario posto aqui no blog ,seja eles " BONS OU RUINS "

    Rosalina de souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  73. Cecília,

    Como o colega JOEL mencionou, seria uma grande ajuda da Previ, se ela suspendesse ao menos temporariamente a cobrança do ES, nesta fase de estudo e implantação ou três meses como mencionado.
    cvj

    ResponderExcluir
  74. Olá Cecilia,
    Colega Jorge Teixeira, obrigada pela indicação da leitura das cartas no site da AFABB-PR, muito esclarecedoras e pertinentes aos nossos anseios.
    Muito auspiciosa a notícia da proposta do BB em reabrir negociações com a PREVI, sobre a distribuição do superávit, que as medidas tomadas beneficiem a todos.
    Gostei e acho muito interessante a enquete do blog, é uma amostra do que os associados desejam.
    Eu, particularmente penso como o colega Luiz Fernando, preciso de recursos agora que meus filhos ainda estão na faculdade, daqui a 10 ou 15 anos não me adiantam mais de nada, portanto sou à favor da negociação mesmo o BB levando uma parte.Enquanto isso resta esperar que o ES seja (bem) realinhado ainda este mes, chega!!! de tortura...

    ResponderExcluir
  75. Cavalcante disse: URGENTE
    Prezada Cecília, se por acaso vou ler esse meu comentário a tempo da reunião de amanhã terça-feria , 04/08,sugiro que proponha ferrenhamente, junto com a ajuda de seus pares(eleitos), a SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES DO ES ATÉ QUE SEJA APROVADO E LIBERADO O NOVO. Com certeza essa providencia amenizaria o sofrimento dos que estão "prá lá de desesperados". Lute por isso, Consiga essa vitória, Voce pode e confiamos em você sempre ! Com isso, todos esperariam pelo ES com menos ansiedade e desespero. E é muito simples e coerente essa operação pois ,logo em seguida, na próxima renovação, será cobrado todo o saldo devedor remanescente. Cordialmente
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  76. Ivan Rezende, disse:Já que Sra. Isa Noronha participa dest blog, seria interessante que ela mesma se manifestasse a respeito da retomada da negociação sobre o Superávit.
    A propósito da enquete, entendo que deveríamos aumentar o número de visitantes no blog. Eu mesmo vou repassar a outro 70 aposentados aqui de goiânia, que participam de um intercâmbio de informações, sobre a importância deste blog pois, os 250 votantes, apesar de nossa boa intenção, se torna de pouca representatividade. Se os 250 transmitisse para outros 40 ou mais, aí sim, teríamos um grupo com maior força política, entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  77. Ebenézer Aparecido. Curitiba-PR3 de agosto de 2009 às 19:55

    Veneranda senhora Isa Musa.
    "Não se deve mexer nas coisas dos outros. Isso aprendemos muito cedo. Algumas coisas então, bulir nelas é quase um sacrilégio." Lembre dessas suas citações e não bula com o que está quieto, pois não creio que a Cecília interfira em sua Unamibb, Faabb, etc. Não cutuque esta colméia que está em paz com sua Rainha. Cuide do seu vespeiro e reine por lá com suas críticas mordazes e inoportunas.

    ResponderExcluir
  78. Cecilia,por favor, na reuniao de amanha torne a pedir aos senhores da Previ URGENCIA na liberaçao das
    alteraçoes do ES.Isso nao e um pedido, e uma suplica.Faça-os ler o meu comentario,por favor.

    ResponderExcluir
  79. É preocupante essa tal de reciprocidade que a Cassi vem alardeando.Será que numa pequena cidadecom mais ou menos 40 associados entra para o rol de assistidos 850 associados de uma entidade como convênio de reciprocidade.Será que isto não atrapalhará o nosso atendimento? O pior nenhuma associação fala sobre isto.E pior ainda não estamos nem aí para o assunto.Depois ap´rovem estatutos sem ler e ás pressas e digam que nada sabiam.É uma lástima

    ResponderExcluir
  80. Colega Cecília,
    Sincero, simples e objetivo. Exprime bem o sentimento de quase todos os aposentados e as pensionistas do plano de benefícios “1”. Assim eu classifico o seu comentário postado dia 31.07.2009, às 14:15 hs, em resposta à manifestação, inicialmente anônima e posteriormente identificada como sendo de responsabilidade de dona Isa Musa (v.comentário de 31.07.2009, às 17:04 hs), contra a pesquisa que Você democraticamente ora disponibiliza aqui no blog. São ações como essa que me fazem acreditar que em 2012 Você estará disputando e certamente vencerá as eleições para a Diretoria de Seguridade da Previ, com o apoio de entidades representativas e da maioria dos parceiros frequentadores do seu blog. Aproveito a oportunidade para solicitar que, se possível, Você comente os termos da notícia veiculada no site da AFABB-PR, de que o Banco do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  81. Cecília,
    o que tem de verídico na informação reproduzida abaixo:

    Nota da AFABB-Paraná, publicada em seu site:
    "Reabertura das negociações sobre a distribuição do superávit.

    De acordo com informações recebidas da Presidente da FAABB, Sra. ISA MUSA DE NORONHA, o Banco
    do Brasil está propondo a reabertura das negociações junto à PREVI e ao corpo social, representado pelas diversas associações, para a distribuição do superávit apresentado nos últimos balanços.

    Abs.
    Cláudio

    ResponderExcluir
  82. Cecilia,
    Não sei ainda qual o proposito do site dos eleitos da previ, já enviei dois comentários que não foram nem publicados e nem respondidos para o meu email. Todos os dias quando abro o site deles é a mesma coisa: SEM COMENTÁRIOS, por esse motivo enviei hoje a seguinte mensagem:
    " Srs. eleitos, ... gostaria de saber o critério de publicação dos comentários, como também, que pelo menos um dos assuntos postados nesse site fosse de interesse direto dos associados, ou seja: ES, SUPERAVIT, etc. Gostariamos de saber se a PREVI está disposta a resolver temporariamente os problemas dos associados, até que seja solucionado a distribuição do SUPERAVIT, promovendo a DILATAÇÃO DO PRAZO DO ES PARA 100 MESES, O AUMENTO PARA 100 MIL E A REDUÇÃO DA CARENCIA PARA PELO MENOS 5 MESES. Sei que a Diretoria está muito ocupada gerindo os nossos recursos com aplicações complicadíssimas como é o caso das feitas em Titulos Públicos, Petrobras, Vale e outras do mesmo Gênero, por que quando diversifica é prejuízo certo, como exemplo temos os diversos ativos que estão encalhados e outros vendidos abaixo do custo até de aquisição. Diante dos fatos sugerimos que dediquem um pouquinho do tempo para atender aos DONOS DA PREVI investindo neles, que o risco é zero.

    ResponderExcluir
  83. Caros colegas, aposentados ou não, respeito sempre o direito de opinar de todos. Sei que há mentes ainda envolvidas pelos saudosos tempos de luta sindical e de palavras de ordens que não se adaptam mais aos tempos de hoje, houve evolução no pensar e no agir, vide nosso presidente Lula e outros petistas liberais e democráticos, quando estão governando. Nessa questão do Superávit, é preciso evoluir em nossos pensamentos e entender que sem negociação, clara e eficiente, somente os associados/pensionistas poderão sair no prejuízo, que o BB não abrirá mão de sua parte isto não deve ser motivo de dúvidas por parte de ninguém, assim será. O importante é que saibamos agir com a sabedoria necessária e a energia adequada no sentido de termos disponibilizada nossa parte de forma justa. Repito que sem negociação não veremos nos próximos anos o nosso quinhão do superávit, as discussões serão eternizadas nos corredores obscuros da Justiça que historicamente favorece sempre aos poderosos de plantão ($$$$), sabemos disto. Então por que insistir nesse raciocínio ultrapassado, mas legítimo, porém radical, de não negociar? Lamento que alguns usem este espaço democrático para insistirem em impor resistência inútil quanto a distribuição do Superávit. Evoluir também é necessário.
    Quanto ao ES, caros colegas e Cecília, só critica o mesmo quem não precisa, uma parcela menor, que talvez não se preocupe com as aflições de muitos, que em seus corações não encontrem a sensibilidade necessária para entender que são muitos os sofrimentos motivados por endividamentos e outras questões emocionais e financeiras que atormentam muitas almas dentro e fora do BB e da PREVI. Acho que R$ 100 mil em 100 meses pode conter algumas armadilhas, tipo não conceder possibilidade de margem para a maioria, talvez se fosse nesse valor com um prazo maior, talvez até um valor menor mas também com um prazo maior, todos poderiam se beneficiar disto e assim sairem das agruras que penalizam a muitos hoje. Fico muito preocupado quando leio comentários de colegas com tom suicida e de grande tristeza, que podem se concretizar em atos contra a vida e que tragam dores profundas para muitas famílias, e isto não deve ser entendido como uma brincadeira por alguns, é séria a situação e deve-se ter a sensibilidade necessária para casos como estes relatados nesse blog. No mais, me colocando a disposição para a continuidade desse debate salutar, parabenizo a todos pela participação e a nossa querida Cecília, que temos certeza, vem contribuindo decisivamente para os caminhos a serem tomados pelos associados da Previ. Preservemos nossos corações em paz e as mentes sempre ativas e protegidas de falsas defesas de falsos defensores que existem por aí na política e no sindicalismo, com o respeito devido aos sinceros e honestos que existem nesses setores sociais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  84. A diretoria de seguridade, por intermédio do Sasseron, bem que podia propor uma suspensão do pagamento do empréstimo simples, naõ é mesmo...

    Daí, os técnicos teriam todo tempo para realizar os complicadíssimos estudos, pois este tipo de empréstimo é de "alto risco" e dessa forma, leva muito tempo os estudos, bem; pelo menos foi assim no último alinhamento.

    ResponderExcluir
  85. Prezada senhora,

    PAGUE-SE O BANCO DO BRASIL S.A., COM AÇÕES DO BANCO DO BRASIL S.A. PELO VALOR HISTÓRICO MAIS ALTO REGISTRADO NO PERÍODO SUPERAVITÁRIO. AÇÕES DO BANCO PARA O BANCO É CAIXA. NÓS TALVEZ TENHAMOS QUE ESPERAR POR ENCAIXE.
    ABRAÇO
    CARLOS

    ResponderExcluir
  86. Cavalcante disse:
    Brilhante comentário do Fred. Expôs com clareza e realidade os fatos que vem ocorrendo no relacionamento dos funcis(ativa), aposentados e pensionistas com a Previ e BB(Patrocinador). Concordo plenamente com o colega.Não se iludam, só conseguiremos algo através de uma negociação justa que beneficie a todos. Não podemos deixar o radicalismo prevalecer, vamos seguir o caminho da coerência, sendo humildes sem ser subservientes. Vamos sentar à "mesa" e buscar o que nos é de direito, com inteligência e serenidade.
    O resultado advindo de uma negociação justa, poderá ser a saída para a grande legião de desesperados que se formou, vítima da usurpação de nossos direitos nos últimos anos. Quanto desespero por esse Brasil afora, com o sofrimento de colegas e suas famílias, por consequencia,gerando desagregação e dor , sob o olhar indiferente e insensível da Previ e do patrocinador(BB) que retém e usa os recursos que nos são devidos, como melhor convém a ambos, em detrimento da população de associados, assistidos e pensionistas que se vêem em pânico diante dessa brutal situação e ainda " órfãos" de suas pretensas defensoras(Associações, Sindicatos, etc.) que pouco fazem para por fim a esse calvário que nos é imposto injustamente.
    Um abraço de solidariedade ao Fred, pelo seu oportuno comentário bem como à Cecília, que dentro de seus limites, e incansavelmente tem lutado para defender nossos direitos.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  87. Caros Colegas,
    Primeiro, eu gostaria de compartilhar com os colegas que tenho recebido vários emails "malcriados" por conta da enquete sobre a negociação do superávit, inclusive mencionando que "é um absurdo uma criatura eleita propor uma enquete nesse nível". Quero dizer que um dirigente eleito tem que ter a coragem de colocar a mão na ferida e trazer para a discussão os assuntos polêmicos e transformá-los em uma discussão democrática e não impondo apenas o que acredito seja o certo ou o que penso.
    Segundo, não existe nada oficial em relação a essa "intenção" do Banco em reabrir as negociações de discussão do superávit, pelo menos não que eu saiba. Qualquer notícia, eu divulgarei de imediato.
    Finalmente, esta semana eu estou afastada da Previ me recuperando de uma virose. Dessa forma, quem estará participando da reunião da diretoria de hoje será meu substituto.

    ResponderExcluir
  88. Muito bom. Excelente os comentários, razoáveis e ponderados, excetuando-se aquele da Isa Musa, querendo "tirar algo de nós" tirando uma enquete do ar. Que prepotente essa sindicalista vermelha! não gostou? vote contra e cale-se !
    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  89. Olá Cecilia,
    Desejo sua breve recuperação, que DEUS a mantenha com boa saúde sempre, voce faz parte das minhas orações diárias, pela sua decência, coragem e humanidade, que tem conosco aposentados e pensionistas. Agradeço o tempo que gasta nos informando e esclarendo com dinamismo e agilidade os assuntos que nos interessam e os inerentes ao que acontece com a PREVI,BB, e CASSI.
    Nenhuma associação nos mantém tão informados e nem nos disponibilizam uma canal de comunicação tão democrático como o seu blog.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Para não ser repetitiva, quero dizer que concordo absolutamente com tudo que os colegas Fred Santos e Rosalina de Souza comentaram acima, Parabéns! voces foram perfeitos

    ResponderExcluir
  91. Cara Cecília, caros amigos frequentadores do Blog.
    Pareceu-me, salvo melhor juízo, que fui delicada com a colega Cecília. Não critiquei a ela, a quem conheço pessoalmente, prezo e respeito, mas sim a postagem no blog de uma enquete que apenas traz a ilusão, a ansiedade e a intranqüilidade a tantos participantes, assistidos da PREVI. Ouvi, do próprio BB, a intenção de voltar a negociar o superávit. Mas, como negociar algo se existe Liminar impedindo qualquer transferência de superávit do BB para a PREVI? A Liminar suspende os efeitos da Resolução 26, do CGPC, exatamente essa Resolução que permite a Patrocinadores se apropriar de parte do superávit de Fundos de Pensão e foi obtida pelo Sind de Bancários de Brasília. Alguns aqui do blog me criticaram por emitir a minha opinião. Disseram que eu não deveria intervir nessas questões, fui chamada de sindicalista vermelha, matriarca e outros adjetivos melhores ou piores. Todos estão dentro do direito de discordar e até de criticar quem pensa diferente, mas, esse espaço, o blog não foi criado exatamente para que cada um desse a opinião? Dei a minha opinião, pessoal, nada mais e posso contar a cada um longa história de todas às vezes que o nosso BB, precisando de recursos, foi aos cofres da PREVI buscar... Tem sido assim desde 1997, vejam só, brevemente:
    1997 – Acordo BB x PREVI – O BB transferiu para a Previ (com um abatimento ilegal de 46,31%) o passivo atuarial de R$ 10.959.481.182,00, representativo da responsabilidade do Banco com o pagamento da complementação das aposentadorias dos empregados admitidos até 14.4.67 (integrantes do grupo pré/67).
    2001 – O Diretor Fiscal da PREVI em mais um ato ilegal, ultrapassou os limites da competência que lhe foi atribuída e determinou que do superávit levantado irregularmente em 15.12.2000 fosse apartado o valor de R$ 2.273,4 milhões “para amortizar contribuições futuras do patrocinador.
    2006 – Desistência de ações judiciais impetradas por Sind de Bancários permitiu ao BB desvio da quantia de aproximadamente 2,3 bilhões para capitalizar indiretamente o BB, via abatimento, como Amortização Antecipada de sua dívida junto à PREVI.
    A história é maior e mais trágica, fico por aqui mostrando que nosso Banco do Brasil já se apropriou de muito dinheiro da PREVI poderia – agora, permitir que participantes e assistidos tenham algum proveito do patrimônio que ajudaram a formar ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  92. RADICALISMO

    Fico perplexo ao ver esses comentários espinafrando a Sra. Isa Musa. Para esses colegas valem a velha lógica." È radical aquele que não pensa como nós." Temos que aprender a respeitar a opinião alheia mesmo que ela a princípio nos seja prejudicial. Sou a favor do realinhamento do ES e de se negociar com o Banco, mas respeito a opinião de quem é contra.
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  93. Este pessoal é mesmo de amargar. Será que o simples fato de retirar ou não uma enquete muda a nossa opinião.

    Gente, democracia é isso. Falar que é a favor da democracia é fácil, o difícil e exercê-la. Vejam o Blog de eleitos que está sendo um fiasco.

    ResponderExcluir
  94. Cecília e colegas.

    Quando aparece alguma notícia do tipo "o Banco e a Previ irão iniciar novas negociações para utilização do Superavit", logo aparece alguém para desmentir. Até quando vamos suportar esse impasse. Aja paciência....Aplausos aos felizardos do RENDA CERTA.

    ResponderExcluir
  95. Desde que consegui a aposentadoria pela Previ (PAI_2004), por conta dos superávits. já tive um aumento de cerca de 30% no meu benefício (sem renda certa), graças as negociações, bancoXaposentadosXprevi, aprovada em votação por maioria esmagadora, nenhuma por ação na justiça. Se fosse esperar por dona Isa Musa e sua turma de radicais, até hoje não teria visto a cor deste dinheiro, aliás, dona Musa é aposentada e também foi beneficiada e não entregou sua parte a justiça ou devolveu a Previ. Por isto, insisto, só sai alguma coisa com pressão e negociação, e claro o Banco levando alguma coisa. Lembrem-se: Ele ainda tem o famigerado voto de minerva. Vamos pressionar negociação já!!!!!!!

    ResponderExcluir
  96. Cavalcante disse:
    Prezada Cecília, desejo-lhe recuperação rápida para retornar, o mais breve possivel, à "trincheira".Desde que ético, e seja permitido, transmita ao colega que a substitui na reunião , nossos anseios com relação à suspensão das prestações do ES enquanto se decide sobre o realinhamento do mesmo,
    SAUDE. Um abraço fraternal,
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  97. "O SENHOR ASSISTIRÁ O NECESSITADO NO LEITO DE DORES E, NA SUA DOENÇA, O RECONFORTARÁ." Salmo 41,4.

    Boa tarde a todos, especialmente a você, Cecília.
    Neste momento, apenas uma mensagem, para você: breve e completa recuperação da saúde.
    Grato por tudo e paz e bem!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  98. Onde foi que a Isa obteve essa informação de que o BB está contatando os representantes para início da distribuição do Superavit?

    Até agora ninguém confirmou.

    ResponderExcluir
  99. Prezada Isa,

    Creio que tudo o que você falou sobre o Banco apropriar-se de recursos da Previ seja verdade. O que ninguèm diz é que o Banco contriubui com muito mais de 50 % do que hoje é o patrimônio da Previ e, via de regra, todos nós aposentamos com os valores que recebemos na ativa ou
    mais. Acredito que deveriamos abraçar outras causas, como unificar o Previ 1 e o Previ Futuro. Uma das bandeiras do sindicato não é a isonomia entre todos os funcionários? Vamos dar o exemplo.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  100. Cavalcante disse:
    Achei bastante oportuno o comentário sob o título "Radicalismo" do colega Roberto Varella 04/08 - 10:06, Todos que frequentam o blog há bastante tempo, principalmente, já devem ter observado minhas posições , principalamente com relação ao apoio incondicional à nossa querida defensora Cecília. Todavia, como disse o Varella, devemos respeitar a opinião dos que não coadunam com o nosso pensamento.O "Blog da Cecília" é um espaço absolutamente democrático e penso que todos desejam que continue assim. O que devemos repudiar são os ataques deselegantes com termos absolutamente grosseiros como vinha acontecendo recentemente com um ou alguns colega(s) anônimo(s). Quanto ao comentário da senhora Isa que, para quem conhece. é uma lutadora incansável , de longos tempos, em defesa dos associados em geral,em que pese um pouco de radicalismo,por isso me pareceu descortês e injustos alguns comentários contundentes sobre a mesma . logo após emitir sua opinião "democrática" quanto à enquete. Observem que a mesma prontamente se identificou , apesar dos ataques, quando poderia permanecer no anonimato.
    Quero dizer que D.Isa Musa de Noronha não é nossa inimiga, muito pelo contrário. A própria estimada Cecília que a conhece de perto , inclusive dos tempos de Anabb, tem relacionamento respeitoso e cordial com a mesma.E não somos nós que vamos trucidá-la aqui no Blog. Tenho certeza que Cecilia saberá dicernir, aqui no Blog, ou em qualquer outro lugar, como comportar-se convenientemente diante de tais situações dando as respostas pertinentes e tempestivas que cada caso requeira.
    A D.Isa tem sido um "baluarte"nas lutas por nosso direitos,particularmente, e mais recentemente, através da sua atuação na UNMIBB,que permitiu a vitória dos primeiros processos ajuizados na Justiça contra a Previ com relação ao "RENDA CERTA"de modo que seja feita distribuição justa aos demais participantes, que a Justiça considerou com direito, prevalecendo o conceito da "isonomia" que a Previ desrespeitou,
    Enfim, vamos continuar nossa luta, seja através das Associações ou particularmente(ajuizando processos), pela obtenção do que julgamos ser nosso direito,como o realinhamento do ES, do benefício do Renda Certa ,do Auxilio Cesta Alimentação,que milhares já recebem em sua Fopag e que a Previ com sua intransigência não repassa aos demais, , Recálculos dos valores dos Benefícios para quem se aposentou até 1996, Falta de reajustes dos benefícios pela Previ nos anos de 1995/1996 ( 45 + 15 %,, respectivamente) é muita luta para enfrentarmos colegas , mas haveremos de vencer com a ajuda de DEUS e a solidariedade e espírito de luta de nossa CECÍLIA.
    Espero que tenham todos entendido minhas colocações.
    Aproveito para fazer uma observação: apesar de ter tomado posse no Banco em 01.07.1971, não fui contemplado com o critério utilizado pela Previ para distribuição do Renda Certa, por isso já entrei com Ação na Justiça para garantir meus direitos.Quanto ao Auxilio Cesta Alimentação, entrei também na Justiça e estou recebendo em forma de tutela antecipada, diretamente no contra-cheque, desde 2007.
    É preciso estarmos atentos a todas informações e procurarmos lutar por nossos direitos, seja através da Justiça ou através da cobrança(pressão) às nossas Associações que em tese estão aí para defender nosso direito. embora quase sempre isso não ocorra com todas. Para isso sou associado, com desconto em folha, de quase todas.
    Espero não receber desaforos por meus comentários, que considero justos e pertinentes, sobre a D.Isa, pois seriam absolutamente injustos e inaceitáveis.
    Um grande Abraço Fraternal na estimada Cecília,com votos de melhoras. Meu abraço respeitoso e cordial à D.Isa Musa,e por que não ? estamos todos no mesmo barco! E até porque entendo que grosseria e intransgência não levam a nada.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  101. A PREVI, através da atual Diretoria, defensora dos interesses do Banco, ludibriou vários associados na distribuição do superávit do Plano 1, referente ao exercicio 2006. Os privilegiados, os amigos dos diretores, receberam até R$ 1,3 milhão. Outros, como eu, nada receberam. NADA! E somos, quando indagamos os porques da discriminação, enganados como se a suspensão das contribuições substituisse os valores que nos cabiam. Colegas, esse suposto beneficio da elevação do limite pessoal da carteira de "Empréstimos Simples", é mais um embuste da atual Diretoria da PREVI contra os associados, pois abre apenas espaço para que os aposentados e pensionistas dupliquem suas dívidas pessoais, não atenuando as agruras financeiras por que passam. É hora de exigirmos o que é nosso por direito e trabalhar pela deposição desta Diretoria que tem mais em conta os interesses do Banco do que os dos associados.

    ResponderExcluir
  102. Senhora Isa Musa.
    Em seu comentário/desabafo acima, de 04/08-09:43, foi registrado, textualmente: "Ouvi, do próprio BB, a intenção de voltar a negociar o superavit."
    Como é sabido que o BB não fala, esta informação só pode ter sido transmitida por um representante da Instituição. Portanto, dê "nome aos bois" sob pena de cair no descrédito dos frequentadores deste blog. E, por favor, não venha agora dizer que trata-se de informações sigilosas, pois, sigilo não se alardeia irresponsavelmente.

    ResponderExcluir
  103. Colega Cecília,
    pergunto: uma vez aplicada a Resolução 26, existe superavit para ser distribuido aos associados?

    ResponderExcluir
  104. SUPERAVIT Para evitar grandes expectativas

    Vamos aos "ses"
    Se o Banco abrir as negociações;
    Se desconsiderar a famigerada Resolução 26;
    Se aceitar distribuir todo o superavit;
    Se dividir linearmente.
    Ainda assim cada um de nós receberia a vultosa quantia de R$ 609,75.
    Como chegueia a este valor ?
    O superavit que conta é o do último exercicio fechado de 2008, que teve R$ 9,756 bi. Segundo cálculo do Sasserom em reunião aqui em Curitiba PR, para cada R$ 1.000,00 de aumento linear nos proventos custaria R$ 16 bi (projeção vitalicia), com uma regrinha de 3 cheguei ao valor acima.
    É óbvio que não havera distribuição linear, então quem ganha menos que a média (R$ 5.284,00) levará muito menos ainda.
    O cálculo é extremamente simplista, visto que antes de distribuir determinado valor direto no contracheque é preciso atender outras reivindicações como renda certa p/ segmentos que não foram contemplados, elevação do teto de 90 p/ 100%, aumento das pensões, etc.
    Objetivo do post é primeiro não gerar frustações e segundo foi a esperança de ver esses cálculos contestados(para melhor é claro)
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  105. SUPERAVIT Para evitar grandes expectativas

    Vamos aos "ses"
    Se o Banco abrir as negociações;
    Se desconsiderar a famigerada Resolução 26;
    Se aceitar distribuir todo o superavit;
    Se dividir linearmente.
    Ainda assim cada um de nós receberia a vultosa quantia de R$ 609,75.
    Como chegueia a este valor ?
    O superavit que conta é o do último exercicio fechado de 2008, que teve R$ 9,756 bi. Segundo cálculo do Sasserom em reunião aqui em Curitiba PR, para cada R$ 1.000,00 de aumento linear nos proventos custaria R$ 16 bi (projeção vitalicia), com uma regrinha de 3 cheguei ao valor acima.
    É óbvio que não havera distribuição linear, então quem ganha menos que a média (R$ 5.284,00) levará muito menos ainda.
    O cálculo é extremamente simplista, visto que antes de distribuir determinado valor direto no contracheque é preciso atender outras reivindicações como renda certa p/ segmentos que não foram contemplados, elevação do teto de 90 p/ 100%, aumento das pensões, etc.
    Objetivo do post é primeiro não gerar frustações e segundo foi a esperança de ver esses cálculos contestados(para melhor é claro)
    Roberto Varella

    ResponderExcluir
  106. amados colegas de batalha, hoje aposentados,estou na mesma situação que a maioria de voces,falta dinheiro e sobra conta prá pagar todo mês,sem contar que com a idade que temos chegam também as doenças e hoje encontro-me doente.Não tenho esperanças de receber a minha parte do superavit, o tempo é impiedoso e a falta de saúde é cruel.Gostaria de ter,antes de partir, pelo menos um pouco de alegria e folga financeira.VAMOS pedir a Deus que ilumine a mente de quem pode acionar apenas um botão e creditar o valor que nos é devido,por direito, e torcer para que o ES seja aprovado num prazo longo para que não aumente tanto os descontos em nossa folha.Abraços a todos os colegas e fiquem na PAZ DE DEUS.Cecilia é dez........

    ResponderExcluir
  107. quanto ao meio anonimo JOSE FORTE, A previ 1 e' um fundo FECHADO.PORTANTO,o PREVI FUTURO E' Outro. POR FAVOR, isonomia,assim, nao.VAMOS respeitar quem ja esta no plano 1,ha mais de 40 anos.

    ResponderExcluir
  108. Cara Cecília,

    "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra." (Salmo 121.1,2)

    Espero, em DEUS, que nos seja dado aquilo que temos por direito: a parcela do SUPERÁVIT da PREVI.
    Na verdade, eu só confio nEle mesmo, para a solução de nossos problemas!
    Tenhpo aprendido que só DEUS pode mover o coração dos homens.

    F.Britto

    ResponderExcluir
  109. Cara Cecília,

    "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra." (Salmo 121.1,2)

    Espero, em DEUS, que nos seja dado aquilo que temos por direito: a parcela do SUPERÁVIT da PREVI.
    Na verdade, eu só confio nEle mesmo, para a solução de nossos problemas!
    Tenhpo aprendido que só DEUS pode mover o coração dos homens.

    F.Britto

    ResponderExcluir
  110. Por razões óvias não me identificarei. Tenho lido muito neste blog relatos desesperados de colegas aposentados atormentados pela difícil situação financeira pela qual estão passando. Eu sugeriria aqueles mais endividados que busquem o socorro da justiça. O Juiz, após analisar a situação, através dos espelhos de pagamento, e dos comprovantes de despesas, e cosntatada a impossibilidade de sustento da família, poderá, por meio de liminar, suspender os pagamentos das prestações ou arbitar um valor que não onere o requerente.
    Reconheço ser esta uma medida extrema, pois acredito que nenhum de nós endivida-se por brincadeira, ou contrai empréstimos para não liquidá-los. Porém em razão da insensibilidade dos Diretores da PREVI aos apelos até comoventes dos colegas, que com certeza deve chegar aos seus ouvidos, acredito que vale a pena tentar esta alterantiva, mesmo porque quando estas liminares começarem a chegar à PREVI, aí sim, com certeza serão abertas as negociações.

    ResponderExcluir
  111. à ultima postagem.


    Sim,é umavergonha termos que ir buscar no judiciario o que as nossas Instuiçoes se negam a fazê-lo, mais é uma soluçao e quem quiser é so buscar o judiciario,sem dó nem compaixao,pois a Familia é tudo.

    O pior Presidente daPrevi é o Sergio Rosa, vejamos:

    A crise dos EUA, todos sabiam que iria pipocar nos mais fracos, e foi o que aconteceu ele ficou vendo a banda passar e plam.. abolsa despencou, se ele tivesse tido a ombridade de emprestar aos funcionarios aposentados, estaria mais seguro, e agora como já foi comentado por outros colegas que o menos valor de ES é o da Previ em valor e mes...é uma vergonha, ser o MAIOR FUNDO DE PENSAO MALTRATANDO SEUS ASSOCIADOS. EH HORA DA VIRADA, VAMOS EXIGIR IGUALDADE DE TRATAMENTO E DEVOLUÇAO DO QUE FOI PAGO A MAIS PARA A PREVI,OU SEJA APOS 30 ANOS, APOSENTADORIA INTEGRAL E DEVOLUÇAO DAS PARCELAS PAGAS A MAIOR. AI SIM ACABARIAM NOSOS TORMENTOS.
    ES 100.000, prazo 120 m3ses, divisao do superavit, A PREVI EH NOSSA.

    ResponderExcluir
  112. Desde o dia 03 de agosto, mandei um e-mail diretamente para nosso representante em quem votei, (não voto mais), chamado SASSERON, sugerindo e consultando ao mesmo tempo, a devolução de contribuições passadas, que independe de mudanças no regulamento e seria a maneira mais rápida de distribuir alguma coisa do superávit indepedentemente da ação judicial contra a famigerada resolução 26, até o presente momento o dito cujo não se pronunciou, uma pena. Nada como um dia atrás do outro, vem eleições por aí. Quem acha que este meu pleito é válido favor entupir as caixas de entrada dos nossos representantes pelos menos incomoda e quem sabe, eles façam alguma coisa. Quem quiser escrever para eles, acessem www.spbancarios.com.br

    ResponderExcluir
  113. "LEVANTAI-VOS, SENHOR! NÃO SEJA O HOMEM QUEM TENHA A ÚLTIMA PALAVRA." Salmo 9,20.

    Bom dia a todos. Bom dia, Cecília.
    O dia 24 de julho foi tão esperado. Ele passou e a expectativa transferiu-se para a eternidade de cinco semanas depois, 28 de agosto, salvo engano. QUEM ESTÁ EM PERIGO, EM PÂNICO, PECISANDO DE SOCORRO, não pode ser submetido a tamanha demora. Creio que é o caso de muitos que participamos do seu blog, Cecília, espaço único, insuperável, no momento, de idéias. Mas, propor o quê? Encaminhar o quê? Há muito tempo, o fazemos. NÃO HÁ CORRESPONDÊNCIA, com excessão da Cecília. A sensação é de que falamos no deserto. Somos submetidos a respeitáveis, mas pesadas regras, inflexíveis cronogramas. Mas, mesmo assim, temos que seguir adiante. Muitos, anonimamente ou não, nos expusemos, publicamente, com apelos que beiram(ou são mesmo!) a humilhação, a mendicância. Isso é injusto! Cada um tem um nome a zelar, uma história honrada! Eu já confessei, repetidamente: errei na vida financeira. Assumo! Mas ERREI DENTRO DA MINHA CASA, na melhor intenção do PAI PROVEDOR. Agora, somente preciso de ajuda. Sempre prefiro recorrer às instituições da nossa comunidade(O BB,a PREVI, POUPEX e as Cooperativas). Ontem, dia 6, foi-me negada uma operação, numa dessas. É verdade que não havia limite disponível. Mas eu pedi excepcionalidade. Que triste, ser rejeitado, desacreditado, "na própria casa". Ás vésperas do dia dos pais, peço aos diretores mais sensibilidade e gratidão pelo voto. Que saiam dos seus gabinetes e encontrem, à porta, os seus eleitores e ponham um basta nessa violência, indo, juntos, à sala da informática, para apertar o botão da paz, aplicando, IMEDIATAMENTE, algum socorro financeiro. Feliz dis dos pais, aos colegas, incluindo os diretores da PREVI, sem ódio, sem rancor.
    Cecília, desculpe pela extensão. Até segunda, se Deus quiser e um afetuoso PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  114. AQUELES QUE NAO OUVE O CLAMOR DO MEU POVO, SOBRE ELE LANÇAREI A MINHA IRA

    ResponderExcluir
  115. Cara Cecília e colegas.

    A Previ publicou em seu site o seguinte título: "PREVI - Desafios com o novo cenário socioeconômico".

    Diante desse novo cenário, no mínimo, estão querendo inventar novas fórmulas para o provisionamento dos Fundos de Pensão, no sentido de dar maior cobertura aos participantes, devido ao aumento da sobrevida dos mesmos. Parece que estamos diante de uma nova enrolação. È esperar pra ver. RENDA CERTA JÁ.

    ResponderExcluir
  116. Caro Fernando Lamas.
    Coragem e fé em Deus. Dias melhores virão. Feliz dia dos pais a todos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário