quinta-feira, 16 de julho de 2009

Aposentados: Aumento real para maior renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou em 15/07/09 que o governo está negociando com as centrais sindicais a concessão, em janeiro de 2010, de um aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. Se concretizada, será a primeira vez, no governo Lula, que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de renda mais elevada terão um reajuste real em seus benefícios e justamente em um ano eleitoral.

"Neste momento, estamos em negociação com as centrais sindicais para definir um novo porcentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação", afirmou o presidente em coluna de perguntas e respostas "O presidente responde", publicada semanalmente em jornais cadastrados. Lula destacou ainda que seu governo tem cumprido "rigorosamente" o que determina a Constituição, que é o repasse da inflação anual aos beneficiários que ganham acima do mínimo, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O comentário do presidente, que não dá mais detalhes sobre a negociação, foi a primeira confirmação pública das conversas iniciadas há vinte dias e mantidas nos bastidores sob o comando dos ministros da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e da Previdência Social, José Pimentel. A Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já foram ouvidas e Dulci ainda deve conversar com as demais centrais. Também estão a par das conversas líderes partidários da Câmara.

É que em troca da concessão do reajuste real aos quase oito milhões de segurados com benefício superior ao de um salário mínimo o governo deseja enterrar na Câmara a tramitação de projetos que elevam as despesas do INSS, ao fazer mudanças nas regras previdenciárias, sem contrapartida de receitas. A sinalização, segundo interlocutores, é dar um aumento de 2,5% e mais a taxa de inflação acumulada em 2009, estimada atualmente em 4,5%. Também seria montado um grupo de trabalho para estudar outras concessões a partir de 2011.

Entre esses projetos estão o que extingue o fator previdenciário das aposentadorias por tempo de contribuição e retorna o cálculo da média desses benefícios sobre os últimos três anos de contribuições ao INSS e o que corrige o reajuste anual de todos os benefícios pela política de reajuste real do mínimo adotada há quatro anos. Se todas as propostas fossem aprovadas, os gastos previdenciários subiriam para algo em torno de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2050, segundo projeções do Ministério da Previdência. Atualmente, elas equivalem a 7% do PIB.

Em maio, o INSS pagou 26,4 milhões de benefícios, sendo 67% deles com valores de até um salário mínimo, o que representa 18,3 milhões de pessoas. Os demais 33% - em torno de oito milhões de segurados - recebem mais que um mínimo. As despesas totais projetadas para este ano estão na casa de R$ 200 bilhões. (Isabel Sobral - Agência Estado/Abril)

58 comentários:

  1. Está explicado porque a PREVI não aumenta o ES, é mais seguro investir em prédios de alto luxo em Brasilia.
    Afinal nós precisamos de investimentos que garantam 1000% (mil) por cento de retorno!!!!! e que sejam altamente confiáveis e garantido o sucesso.
    Tipo Costa do Sauipe, Meridien, etc

    ResponderExcluir
  2. Cecília,
    A PREVI deveria seguir o INSS e dar um aumento maior que o INPC a título de ganho real. Já que não podemos usufruir do Superavit, por que isso é privilegio do BB, então seria ótimo que tivéssemos essa compensação. O que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Cecilia,

    esta historia do aumento real que querem empurrar goela abaixo é mais ou menos assim:
    o sujeito ta na UTI, com tubos e tudo mais em todos os buracos possiveis de se fazer isso ( no popular , ta...) ai esxite um equipamento carissimo , moderno, eficiente, e que pode resolver o problema do moribundo (quase morto), mais o médico tem um amigo que pode vir a precisar do mesmo aparelho, então o que ele faz?? tenta convecer a familia do pobre diabo que com uma colher de chá ele pode melhorar e até se SALVAR. Moral da historia, estão querendo mais uma vez empurrar com a bariga, iludir o aposentado e no final das contas se possivel não dar nada.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  4. De nada adianta, PARA NÓS DA PREVI, melhorar apenas o índice de reajuste a cargo do INSS. Pois o que acontece: aumenta mais o parcela do INSS em contrapartida decresce a parte da Previ na mesma proporção. Então, a solução será a Previ abandonar o INPC e adotar o mesmo índice dos salários do INSS. Dou ênfase, também, ao fato que o governo é contra fazer mudanças sem a contrapartida de receitas. Ora, na Previ, a contrapartida de receitas é o nosso superavit. Então, aqui, de acordo com Lula, pode haver aumento real, acima dos índices, sem problema algum. Só não o fazem porque não sei. Talvez porque não haja pressão forte. Talvez porque nossos dirigentes não se preocupam conosco. Ou talvez falta o Lula ligar pro Sérgio Rosa e dizer: "Oh, Sérgio, eu tô fazendo de tudo aqui na presidência para melhorar o salário do aposentado. Faça a tua parte aí na Previ também."

    ResponderExcluir
  5. Legal!Quando me aposentei, entre P.Previ e Fator Previdenciário, perdi substancialmente nos rendimentos.No INSS, algo em torno de 30%.Agora, nas maracutaias programadas,o fator continua, em troca de um pequeno aumento percentual para TODOS, inclusive aqueles que não foram prejudicados pela bandidagem do tal "fator".
    E qual a opinião do deputado petista PAIM a respeito ?

    ResponderExcluir
  6. Não adianta em nada aumentar nosso benefício do INSS, prá gente do Plano 1 que se aposentou até 12/97, fica tudo igual, sorte da PREVI que vai pagar um valor menor de complemento.
    Eh!... vamos fazer como nosso colega do Blog, não pagar aos credores, não ter lazer algum, alimentar-se modestamente, entrar em depressão e ......, legal!...né!... o céu é lindo!...
    Colegas do Rio, temos que formar um grupo para irmos à PREVI protestar, reivindicar nossos
    direitos a AAFBB/RJ, poderia se mobilizar para canalizar esse manifesto.

    ResponderExcluir
  7. O Problema vem de antes, da equação que o governo usa na hora da aposentadoria, eu paguei por mais de dez anos o teto, na época que aposentei, R$ 4800,00, paguei a previdência 33 anos, sabem qual foi meu benefício inicial? R$ 1.078,00. Porém esta decisão do Presidente Lula, já é alguma coisa, não resolve, mas ajuda. Antes que apareçam as críticas no governo do doutor FHC era somente arrocho, arrocho e arrocho.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,
    o Lula já está em débito com os aposentados desde 2006, quando vetou o artigo da Medida Provisória 288/06, que concedeu reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo.
    Hoje teríamos que receber, além das diferenças acumuladas do índice, todos os valores devidos e não pagos desde aquela data.
    O que ele pensa? Que somos crianças?
    O Congresso precisa derrubar logo esse maldito veto presidencial. Aí sim, justiça será feita aos aposentados!
    F.Britto

    ResponderExcluir
  9. domini(o de nazaré-Ba)16 de julho de 2009 às 16:47

    Taí uma boa sugestão já que para nós mortais da Previ esta boboseira do Governo de nada adianta,a Previ na sua santa generosidade seguir a escala de aumento do INSS.E por falar em

    ResponderExcluir
  10. COLEGA CECÍLIA

    Tenho uma pergunta para lhe fazer :

    Voce saberia me dizer,quanto custou a PREVI a alteração do limite do EMPRESTIMO SIMPLES em dezembro de 2008. teto 50.000,00
    ou seja quanto mais a PREVI efetivamente contabilizou para que todos os aposentados e as pensionistas que tinhan margem para efetivamente pegar o empréstimo com o novo teto.

    Grato Rosalina De Souza

    ResponderExcluir
  11. Antonia,
    O reajuste anual dos benefícios pela variação do INPC está contemplado no estatuto e no regulamento do Plano. Qualquer mudança em relação a isso, se for de caráter permanente, tem que ser alterado tanto no regulamento como no estatuto vigente. Se for uma aumento extra, por exemplo, apenas este ano, é considerado como uma medida de utilização do superávit, uma vez que não está previsto nos normativos. Como você pode verificar, não é tão simples conceder um aumento superior à variação do INPC, principalmente se considerarmos que existe a Resolução CGPC 26, que regulamenta a utilização do superávit e existe também a suspensão dessa Resolução em função da ação judicial interposta pelo Sindicato de Brasília. E como para aprovar qualquer medida, dependemos do Banco do Brasil, que tem o voto de minerva...

    ResponderExcluir
  12. Cavalcante disse: 1) muito interessante a colocação do anônimo de 16/07, l0:42hs. O aumento do benefício do INSS para quem se aposentou até dez. 1997, participante do Plano 1 , não faz a menor diferença, pois o que aumentar no INSS decresce no benefício da Previ. Discussão, a meu ver, inócua.Quanto ao esquema do aperto financeiro abordado também .com relação ao corte de quase tudo, em família, não pode se prolongar por muito tempo.É preciso viver, VIVER é preciso ! E a depressão, quando chegar, como lidar !? É meio complicado, quando já se chegou a falar aqui no blog até em suicidio.
    2) como venho alertando a todos os colegas,sobre a questão de se obter nossos direitos exclusivamente através da Justiça, observem o que nossa querida Cecília exemplificou, muito bem por sinal, em resposta a colega Antonia.Qualquer melhoria por mais simples que seja se torna complicada para aprovação devido ao todo poderoso "VOTO DE MINERVA do patrocinador,Regulamento, Estatuto,Resluções, etc...., além de todos os outros órgãos que mandam mais na Previ do que os próprios associados( "legítimos donos" , frase bonita não é !) Por isso repito, ou partimos para uma negociação inteligente , sem radicalismos,mas com coerência e equilibrio, ainda que tenhamos que ceder em alguma coisa , ou nunca levaremos nada.Respeito o pensamento dos demais, mas é minha opinião. O tempo urge, e o pior, nunca sabemos quão próximo pode estar nosso dia .Colegas do Rio de Janeiro, que estão bem próximos à sede da Previ, tentem , pelo menos, fazer uma manifestação como foi sugerida pelo mesmo anônimo, pois para quem mora aqui no interior do sertão da Bahia, mas precisamente "nos confins do j....,ou "onde o vento encosta o cisco porque não tem mais prá onde ir" fica mais difícil, não impossível.Registro meu perfil: 40anos de BB/PREVI.
    Meu respeito a todos e â estimadíssima Cecília.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, devemos pensar seriamente em negociar com o Banco a distribuicao do superavit, ou alguem duvida que, caso o Banco nao leve sua parte, nos conseguiremos alguma coisa. Ele jah contabilizou sua parte e nos ficamos a ver navios (alguem se lembra de alguma vez o Banco perder alguma coisa em relacao aos funcis - da ativa ou aposentado? A unica vez que lembro que deixamos de perder foi nos casos dos titulos da privatizacao, do Collor - e foi contra o governo, nao contra o Banco -).
    Vamos aos numeros:
    - a PREVI apresentou em maio/09 uma reserva para revisao de plano um superavit de r$ 12.242 bi (revista PREVI 141-fls.23)
    - durante o ano de 2008 ela pagou r$ 5.859 bi de beneficios (aposentados+pensoes, incluido 13.)
    Minha opiniao: negociamos com o Banco, ele leva seus r$ 5 bi contabilizados e a PREVI nos paga o valor de 13 salarios (r$ 6 bi).
    Paramos de brigar na justica contra a res. 26 e paramos de brigar com a PREVI para aumentar o ES.
    Simples assim, pois caso contrario, com a lerdeza de nossa justica, nem nossas viuvas vao ver um centavo siquer do superavit (mais vale um passaro na mao do que dois voando).

    ResponderExcluir
  14. Amiga de todas as horas "CECÍLIA",
    A grande esperança de muitos "homens-incomuns" é que o cidadão esqueça ou amine seus pareceres sobre eses assuntos(E.S, CASSI,PREVI.Caberá a nós, termos registrados em nossas mentes e bolsos (infelizmente o ser humano só se ressente quando mexem em nosso bolso) e não arredarmos pé ´de nossas convicções e caberá a cada eleitor a responsabilidade em quem votar nessas proximas eleições.
    Julgo pertinente cada comentário,SERGIOINOCENCIO,ANDRÉ,JANE-RIO DE JANEIRO,CAVALCANTE,FORTES,AMIGA DESEPERADA PENSANDO EM SUICÍDIO,E TODOS OS OUTROS COLEGAS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA TEM SIDO CONTRA OU A FAVOR DA REVISÃO DO E.S.
    ASSIM TODOS,TIVESSEM ESSE INTERESSE EM SUAS VEIAS,QUE NO PROXIMO PLEITO TODOS REINVINDICASSE AQUILO QUE É UM DIREITO,RESERVADO A CADA UM DOS QUE POR 30 ANOS OU MAIS DERAM DE SEU SUOR,DEIXARAM DE IR A UMA FESTA OU NÃO PODEREMA COMPRAR ALGO PORQUE TINHAM COMPROMETIMENTO COM ESSE FUNDO DE PENSÃO QUE HOJE VIRA AS COSTAS PARA A SUA GRANDE MAIORIA QUE REVINDICA MAIS NAO É OUVIDO POR SEUS PARES NA DIRETORIA EXECUTIVA.

    Termino dizendo um passagem no livro de GENESIS capitulo 18 versiculo 21 do qual gosto muito:

    Descerei agora e verei se,com efeito,têm praticado segundo este clamor que é vindo até mim,e,se não,sabê-lo-ei.

    " DEUS sabe a agonia que muitos de nos estamos vivendo "

    Grato Rosalina De Souza

    ResponderExcluir
  15. Olá Cecilia,
    Gostaria de saber, caso a PREVI, disponibiliza-se o ES de R$100mil ou R$120mil, para ser pago em 10anos, qual o montante que teria que ser reservado para isso, uma vez que nem todos aposentados tomariam tal empréstimo e nem o valor máximo, tal valor começaria a ser reposto mes a mes com as parcelas débitadas em folha, e pelo porte dos investimentos feitos pela PREVI
    esse empréstimo aos associados acredito seja de valor irrelevante para a PREVI, e resolveria de imediato o sufoco que muitos passam, porque não solucionar de uma vez, tantos pedidos a tanto tempo sobre o tão esperado realinhamento do ES.
    Parece até que essa crueldade alimenta o lado diabólico dos nosso diretores da PREVI.

    ResponderExcluir
  16. Preza Cecília,

    Permita fazer o seguinte comentário: Até quando essa malfada res.26, vai ser alegada pela Diretoria da Previ para não conceder qualquer melhoria para os seus assistidos. Tudo bem a resolução 26 não permite aumento de benefício, mas porque medidas de âmbito exclusivo da Diretoria não são implementadas? Porque essa falta de interesse? A alegação de que estão protegendo os seus assistidos do envidamento é uma balela, pois se a Previ não aumenta o empréstimo simplres e alonga o prazo de reposição, complica ainda a situação dos assistidos que vão recorrer a outras formas de empréstimos com juros maiores, implicando com isto maior compremetimento de sua renda. Cecília este meu questionamento não serve para voce, pois sei muito bem como nos defendido junto a Diretoria. Mas gostaria de obter resposta a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  17. Colega, João Carlos,
    Eu realmente não me lembro do BB perder nada, nem quando estava na ativa ou agora aposentada, podemos sugerir um plebiscito para saber qual a vontade dos associados em relação a distribuição do superavit, assim agilizariamos o processo e prevaleceria a vontade soberana da maioria, democrático, rápido e sem brigas.

    ResponderExcluir
  18. Cavalcante disse:sinto-me agora mais encorajado para falar abertamente em termos como "CEDER', NEGOCIAR, COERENCIA, ETC.ETC. pois sinto que os colegas começam a perceber da necessidade de negociação com o Banco para que possamos usufruir da parte que nos cabe do Superavit. . Quando começei a falar sobre ceder um pouco fui criticado grosseiramente aqui no blog por um colega anônimo que disse mais ou menos assim : " é por causa de pensamentos como o seu que estamos passando poor essas situações.Não vamos entregar nada ao Banco o dinheiro é nosso e pronto" . Repliquei, porque era meu dever , pedindo ao colega anonimo que respeitasse meu ponto de vista, afinal estamos em uma democracia, principalmente aqui no blog da Cecília. Outros fizeram comentários com palavras de ordem: A Previ é nossa; somos os unicos donos do superavit ; não vamos ceder em nada , etc. etc. fiquei apreensivo e resolvi tocar no assunto "negociação", "ceder", com mais sutileza para não ferir os brios dos chamados "donos da PREVI". Com esse brilhante , simples e coerente comentário do colega João Carlos acima. sinto-me menos sózinho e mais ousado para bater na mesma tecla: NEGOCIAÇÃO GENTE , OU NÃO LEVAMOS NADA" . Palavras de ordem e de sindicatos, bem como excessos de radicalismos, não vão nos levar a nada. Precisam usar de inteligênia e BOA VONTADE,os eleitos que nos representam,para sentar à mesa e propor medidas como as sugerdas, por exemplo,pelo João.ENqnto é tempo pois ainda estamos no democrático Governo Lula, apesar dos pesares, imaginem se, no futuro próximo, entra um tucano com idéias fixas de continuar privatização de empresas públicas,arrocho salarialç,intervenção na PREVI.etc .Ai a "vaca vai pro brejo".
    E quanto ao ES , cara Cecília, alguma novidade ? já apertei o cinto no último buraco e com isso estou com a circulação prejudicada,rsrsrss !
    Grande Abraço guerreira
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  19. Matéria do blog Eleitos da Previ. Vale a pena conferir.




    No dia 24 de junho, os membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovaram o parecer do deputado Lael Varela, favorável à aprovação do Projeto de Lei Complementar PLP 140/2007, de autoria do Deputado Eudes Xavier (PT-CE), que extingue o voto de minerva nos conselhos deliberativo e fiscal das entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas por empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Antes de ser votado em plenário na Câmara dos Deputados, o Projeto precisa ser apreciado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Tramita em regime de prioridade. Se aprovado pela Câmara, ainda precisará ser votado pelo Senado Federal.

    Democracia se conquista com luta – Organizados em seus sindicatos, associações e entidades de classe, os associados de fundos de pensão lutam desde a década de 1980 para democratizar a gestão destas entidades responsáveis pela administração de seu patrimônio. Depois de avanços conseguidos em vários fundos, a nova legislação reconheceu, em 2001, o direito dos participantes e assistidos de elegerem a metade dos membros do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo das entidades patrocinadas por empresas públicas e sociedades de economia mista. No entanto, a lei introduziu o voto de minerva em ambos os conselhos, sendo que no Deliberativo a favor do presidente indicado pela patrocinadora. Desta maneira, a relação de forças dentro do fundo permaneceu desequilibrada a favor das patrocinadoras, pois em qualquer votação empatada, o presidente tem o poder de decidir com o voto de minerva. E há temas de extrema relevância que são definidos pelo Conselho Deliberativo, como alterações de estatutos, de regulamentos de planos, aprovação de balanço, política e investimentos e outras.

    A derrubada do voto de minerva é fundamental para, de fato, estabelecer a democracia no mais importante órgão de decisão das entidades fechadas de previdência complementar.

    A democracia, no entanto, não vale para todos os fundos. Naqueles patrocinados por empresas privadas, a lei garante a participação de somente 1/3 de representantes dos participantes e assistidos e, mesmo assim, sem a garantia de eleição direta. A Anapar entende que a paridade de representação entre participantes e patrocinadores deveria ser obrigatória em todas as entidades de previdência, não importando se o patrocinador seja empresa pública ou privada. E está fazendo gestões junto ao Congresso Nacional para que seja elaborado projeto de lei neste sentido.

    Você também pode participar da luta – O PLP 140/2007 vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Você pode apoiar o projeto e reivindicar que os deputados o aprovem com urgência. Mande seu email para o presidente da Comissão, Deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF) (dep.tadeufilippelli@camara.gov.br), pedindo agilidade na aprovação do projeto.

    --------------------------------------------------------------------------------

    Eleitos da Previ - 16/07/2009


    --------------------------------------------------------------------------------

    [ Comente ] [ Regras do Blog ]

    ResponderExcluir
  20. "A mão do Senhor cairá sobre os perigos(que me cercam) e o Senhor os engolirá com sua ira e um fogo os devorará." Salmo 21,9-10.

    Boa tarde a todos. Saudações cordiais, Cecília.
    Praticamente, somente quero-lhe desejar um ótimo fim de semana, em paz, junto dos seus.
    De resto, argumentar, propor o quê? As instâncias decisórias parecem herméticas à humilhação, à mendicância aqui manifestadas, por um socorro financeiro. Para piorar, parece que nem à nossa representatividade atendem.
    Até segunda, grato por tudo e paz e bem!

    Fernando
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o João Paulo, tem que negociar com o banco, caso contrário, não teremos nenhum benefício adicional com o superávit. Volto a afirmar, a mais rápida solução seria devolução de contribuições passadas, o banco levava sua parte e nós a nossa, o resto é fantasia. Via judicial, todos nós já seremos defuntos.

    ResponderExcluir
  22. Recebí há poucos instantes um email sobre a tramitação de projeto de lei nº 104/2007 que derruba o voto de minerva em benefício dos patrocinadores nos conselhos dos fundos de previdência fechados. Convido os amigos a mandarem emails para o Deputado Tadeu Filippelli, presidente da comissão em que está tramitando o Projeto, a fim de apressarmos a aprovação do mesmo. Somente a nossa participação poderá corrigir esta grande injustiça que foi consebida pela gestão do FHC, onde nos impuseram além deste famigerado voto de minerva outros prejuízos.

    ResponderExcluir
  23. domini (o de nazaré-ba)17 de julho de 2009 às 15:53

    Cecilia,
    Quando a Previ resolveu mudar de IGP-DI para INPC consultou alguém ou foi com medo de se repetir
    dos famosos 30% que se não fora a AAFBB estaríamos pior do que estamos?Ou votamos alguma alteração no estatutos sem tempo de se ler?

    ResponderExcluir
  24. Colega anônimo,
    O aumento do prazo e do limite do ES não teria nenhum impacto de recursos na Previ. Primeiro porque é um empréstimo, que é debitado na folha dos associados. Segundo, porque existe a margem consignável, que serve justamente para proteger uma dívida maior do que a renda do associado pode suportar e, terceiro, porque existe o FQM, fundo de quitação por morte que minimiza o risco do associado falecer antes de terminar de pagar o empréstimo. Dessa forma, os instrumentos existentes não trazem risco à saúde financeira da Previ, porém é bom lembrar que nem todos conseguiriam o valor máximo, a maioria dos associados ficaria em um limite menor do que os R$ 100 mil comentados.

    ResponderExcluir
  25. Cavalcante,
    A única novidade é que o Conselho Consultivo da Previ este reunido semana passada e também solicitou que a Diretoria analisasse o aumento do limite e prazo do ES.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia, a Diretoria pode aumentar o ES - prazo e valor-sem pedir análise nenhuma ou não é de praxe fazer desta forma?

    ResponderExcluir
  27. Cecília,

    Obrigada por ouvir nossos apelos,
    diante da situação delicada que
    estamos enfrentando, gostaria de
    solicitar que quando a Diretoria analisasse aumento do limite e prazo do ES, seja feito alteração na carência de prestações, porquê
    que tomou ou renovou ES em dez/08tem que esperar mais 06 meses para poder renovar.

    ResponderExcluir
  28. Olá Cecilia,
    Gostaria de saber se seria legalmente possível colocar em prática a sugestão do colega Rubem Tiné quando sugere que um caminho para a ditribuição do superávit sem esbarrar em Res.26, aprovação da SPC ou PREVIC e etc, etc... seria a DEVOLUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES
    PASSADAS, acho perfeito e justo quanto aos valores e tempo de contribuição dos participante, cada um levaria o seu para o BB seria ótimo para o pessoal da ativa excelente, porque não se levar essa idéia adiante?

    ResponderExcluir
  29. Cecília, a Diretoria também vai analisar a carência ou qualquer alteração que porventura for feita será só´para o fim do ano?(sua opinião)jeanne

    ResponderExcluir
  30. Caros colegas, em especial ao amigo Cavalcante (Heráclito). Concordo com suas colocações. Não há, em minha modesta opinião, nenhuma possibilidade do Banco abrir mão de sua, digamos, suposta parte no Superávit. Assim, vamos deixar de muito lero lero e partir para a negociação. O BB leva sua parte, a Previ a sua, os associados as suas partes, e tudo se acalmará. Ou vocês ainda acham que o Banco abrirá mão de sua parte? Não vamos ser tão ingênuos. Abraços a todos. (Fred Santos/BA)

    ResponderExcluir
  31. Jeanne,
    Essa sua pergunta é muito boa, pois esclarece como funciona a Previ. A Diretoria só pode se manifestar sobre o ES ou outro assunto qualquer, quando a área técnica responsável analisa o assunto, apresentando-o na reunião através de nota técnica. No caso do ES, a área técnica é a Diretoria de SEguridade, responsável pela administração do ES.

    ResponderExcluir
  32. Colega anônimo,
    A devolução de contribuições passadas também se configura como uma distribuição de superávit, logo está sujeita às regras da Resolução CGPC 26. A grande questão é que os efeitos dessa resolução estão suspensos devido à ação judicial interposta pelo Sindicato dos Bancários.

    ResponderExcluir
  33. Jeanne,
    Segundo informações da área, eles tentarão apressar para que o estudo vá para a diretoria antes de outubro, porém não posso afirmar nada. Como a pressão está grande é bem provável que eles acabem apresentando antes.

    ResponderExcluir
  34. Querida Cecília,

    Voce vai me desculpar, mas a área técnica esta pretendendo encaminhar seu estudo sobre o realinhamento do ES para a Diretoria em Outubro? O que é isso?
    Nosso pleito já vem desde 2008, a solicitação do nosso Conselheiro foi em outubro/08. Que descaso!!!
    Pelo visto, o associado sempre é o último a ser ouvido.
    Tá bom, outubro, analisa em novembro e renova em dezembro. Onde está a novidade? Vai acontecer o que o Sasseron determinou, ou seja, carencia de 12meses.
    É muito lamentável saber que o nosso Fundo de Pensão não está nem aí para nós.
    Abraços,
    Jane ( Rio de Janeiro )

    ResponderExcluir
  35. Olá Cecilia,
    Obrigada por sempre responder as nossas dúvidas, então as devoluções passadas também configuram como distribuição de superavit, assim não nos resta mais nada a esperar a não ser a melhora no ES(teto e prazo bem maiores e sem carência),para melhorar um pouco a vida dos aposentados não poderia-se dar um abono agora, ou suspender as parcelas do financiamneto imobiliário, porque creio que a grande maioria já não estará aqui quando se resolver judicialmente a res.26, e tudo que implica numa distribuição do superavit. Somos um plano finito, maduro, rico mas nada vem à favor do associado, nossas vidas não tem
    muito mais tempo, enquanto o BB é infinito não vai acabar nunca, prá ele tanto faz a demora.É tudo muito lamentável.

    ResponderExcluir
  36. Isto é uma vergonha. Estudos para elevar o ES demorarem mais de 2 meses e ainda é dúvida. É verdade que esta turma joga contra os associados. Precisamos tirar esta turminha da rireção da nossa Previ. A situação é desesperadora e ainda vão realizar estudos? Este senhor Sasseron é mesmo um baita muçum. Está a serviço do BB.

    ResponderExcluir
  37. Cecília, agradeço-lhe pelos esclarecimentos.Na sua opinião,eles devem analisar aquela proposta de 60.000/84 meses ou podem fazer um estudo de limite/prazo maiores-talvez como o BB 96 meses?Jeanne

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cecília,

    Manifesto minha estranheza com a tamanha demora da diretoria de seguridade de apresentar estudos sobre o empréstimo simples. Parece até que o quadro da Previ é formado por funcionários públicos. Este já foi solicitado a muito tempo pelo Conselho de Administração. Engana que eu gosto. Cada vez fico mais surpreso com essa enrolação que existe em nossa Caixa de Previdência. Engana que eu gosto. Quero registrar que nos dia de hoje não existe mais otário, que acredita em papai noel.

    ResponderExcluir
  39. PARA BOM ENTENDEDOR,MEIA PALAVRA BASTA!DEPOIS DO BALDE DE AGUA FRIA
    (OUTUBRO)QUE A CECILIA ACABA DE SUTILMENTE JOGAR.....JA VIRAM QUE COMO EU JA HAVIA ESCRITO,ES,SE SAIR,SO NO FIM DO ANO.Quem esta precisando de grana corra para outros bancos.Ja.

    ResponderExcluir
  40. Cara Cecília, por que a Previ não libera a utilização do saldo que temos em empréstimo simples, já que pagamos a sétima prestação enqwuanto resolve o aumento do valor e prazo do ES.

    ResponderExcluir
  41. Jane,
    A periodicidade normal de revisão do ES é anual e, geralmente, acontece no final do ano. É por isso que o prazo que a área comunica é outubro, porém segundo informações, eles devem apresentar antes desse prazo.

    ResponderExcluir
  42. Jeanne,
    Não sei informar, mas espero que a área de Seguridade ouça os anseios dos associados e seja mais ousada na proposta, tanto em termos de limite, prazo e redução do prazo da carência.

    ResponderExcluir
  43. Colegas, vamos todos mandar mensagens solicitando ao Sr Sasseron, que agilize o realinhamento do ES, só com pressão conseguiremos menos demora nessa aprovação, que deveria estar mais do que analizada e aprovada, a diretoria de seguridade não pode nos ignorar dessa maneira. É desumanao!!!...

    ResponderExcluir
  44. Prezada Cecília,

    Dizem a memória do brasileiro é curta. Espero que na próxima eleição não nos esqueçamos de diversos nomes da diretoria da Previ, que estão jogando contra nós assistidos. Essas pessoas não deverão ser votadas jamais, para qualquer cargo em qualquer outra entidade. Quando próximo da eleição deveremos fazer uma relação das realizações de todos essa diretoria, para melhor conhecer os seus feitos, a sua índole e, principalmente a sua competencia e comprometimento com os assistidos pelos quais foram eleitos.

    ResponderExcluir
  45. Cecília, nem mesmo foi cogitado a redução da taxa de juros (5,75% a.a.)????? não precisa de tanto estudo para reduzi-la, já que temos de esperar até dezembro. E está arriscado chegar em dezembro alterarem em quase nada o ES.

    ResponderExcluir
  46. Gasampa,
    Essa medida (redução de taxa atuarial) cai na mesma cesta das medidas de utilização do superávit, já que isso tem custo e não está prevista nos normativos vigentes.

    ResponderExcluir
  47. "MUDAI, SENHOR, A NOSSA SORTE." Salmo 126,4.

    Boa tarde a todos. Saudações cordiais, Cecília!
    Creio que alguns senhores da Seguridade leem o seu blog. É repetitivo, mas só quero somar o meu apelo aos demais colegas, para que não demore as mudanças no ES. Creiam, senhores, ninguém aqui está inventando fracassos financeiros. Queremos, se possível, concentrar ao máximo os empréstimos na PREVI. Isso é saneamento, não complicação.
    Grato por tudo e paz e bem!

    Fernando
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  48. Meu Deus!Fico perplexo ao ver que os colegas ainda contam com alguma sensibilidade por parte de alguem da Previ.NAO CONTEM COM ISSO!A ordem do chefao e so liberar no final do ano e pronto.So e enganado quem quer.A Cecilia joga as informaçoes que mandam,mais claro impossivel.Ja foi falado em Outubro, com mais aquelas enrolaçoes
    (sistema,calculo...)chegaremos a Dezembro.Parem de se humilhar!

    ResponderExcluir
  49. Colega de 21/07-6:16, voce ainda acredita em pressao em cima do Sasseron?Tenho pena de voce.Acorda colega!Me poupe!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Hoje eu escreveria:So faltam 3 dias para o dia 24.Porem diante da
    direta,diretissima da Cecilia, so me resta escrever:Ainda faltam 3 meses para Outubro.Força a todos.

    ResponderExcluir
  51. “VÓS QUE TEMEIS AO SENHOR, ESPERAI NELE, A FIM DE QUE NÃO SE DESVANEÇA A VOSSA RECOMPENSA.” Eclo 2,8.

    Boa noite a todos, especialmente a você, Cecília. Infelizmente, nada tenho a propor, mas, ainda crendo que alguns dos senhores da Seguridade lêem o seu blog, peço sua licença, Cecília, para dirigir-lhes uma palavra. Senhores, aproxima-se o dia dos pais. É uma das datas mais caras para as famílias. Os pais gostamos de receber, principalmente, o calor dos abraços e beijos dos filhos, recompensa de uma vida de dedicação e doação. Os pais, porém, além de todo o afeto, devemos garantir segurança material aos nossos. Pelo que se lê aqui, porém, muitos pais sentimo-nos embargados, constrangidos, envergonhados, pela situação financeira gravíssima em que estamos e que gera CONSEQUÊNCIAS SOFRIDAS para os nossos familiares. PEÇO-LHES, SENHORES, ENCARECIDAMENTE, urgência na IMPLANTAÇÃO de um ES bastante melhorado(Teto e prazos), bem antes de setembro. Ninguém está inventando dificuldades. É realidade mesmo! PESSOALMENTE, NO PRÓXIMO DIA DOS PAIS, EU É QUE GOSTAREI DE DAR UM PRESENTE AOS MEUS, DIZENDO-LHES: A PREVI SOCORREU! O PERIGO FINANCEIRO IMEDIATO PASSOU. GRAÇAS A DEUS!!
    Grato por tudo e paz e bem, Cecília!

    FERNANDO
    VALINHOS(SP)

    ResponderExcluir
  52. Leiam as opinioes da Cecilia em :
    09/07 - 06:00
    17/07 - 12:24
    20/07 - 06:06
    Gostaria de saber o que significa EM BREVE para voces.

    ResponderExcluir
  53. Colega de 20/07 - 14:52,logico que
    tem otario sim,e so ler o blog da Cecilia e ver quantos acreditam que saira alguma alteraçao no ES antes do fim do ano.Ficam se humilhando,se rebaixando,acreditando no que e jogado so para enrolar.Jogaram para um mes a reuniao do conselho(para 24/07) e agora para Outubro e assim vao iludindo os associados
    na maior cara de pau.Ja esqueceram o que a Previ fez no ano passado em relaçao ao ES?

    ResponderExcluir
  54. Bem feito para quem votou no Sasseron.

    ResponderExcluir
  55. Colegas,
    Esse assunto - ES - não está na pauta do Conselho Deliberativo. Não criem a expectativa de que amanhã haverá mudança, pois não haverá. Existe todo um trâmite de na Previ para que uma proposta seja aprovada. Ninguém aprova nada se não houver um estudo da área técnica responsável. O que os conselheiros podem fazer é pedir para a diretoria estudar a revisão do ES, que não é nada de novo, pois é função dela fazê-lo. Mais que isso, acho muito difícil.

    ResponderExcluir
  56. CECÍLIA, SEU COMENTÁRIO É DESANIMADOR. MAS MESMO ASSIM NÃO CONCORDO COM OS REVOLTADOS E PESSIMISTAS QUE CONSIDERAM PEDIR MELHORA NO ES, SER UMA HUMILHAÇÃO. EU NÃO ME SINTO NEM UM POUCO HUMILHADA EM PEDIR O ES. AFINAL É O NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO SENDO EMPRESTADO PRÁ NÓS MESMOS, E ATÉ PARECE QUE NUNCA NENHUM DIRETOR DA PREVI TOMOU TAMBÉM O TAL EMPRÉSTIMO

    ResponderExcluir
  57. Querida Cecília,

    A Diretoria de Seguridade já teve tempo suficiente para preparar esse realinhamento. Desde outubro do ano´passado esse estudo foi solicitado.
    É impressionante o descaso para conosco associados !!!
    Gostaria de entender essa dinamica da Previ, na hora de jogar o nosso dinheiro pelo ralo, é rapidinho, agora,na hora de cumprir o seu papel, de Fundo de Pensão, que é assistir aos seus associados deixa muito a desejar.
    Esperamos mais de um mes por essa reunião do Conselho cuja pauta não contempla o ES. Francamente!!!!
    A Anabb já se manifestou, Isa Musa tb, Cecília em todas as reuniões, o Conselho Consultivo tb solicitou o realinhamento, os blogueiros a toda hora. O que é que essa Diretoria quer mais??
    Gostaria de saber.
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  58. Tanto ja estudaram,estudaram,
    calcularam,calcularam que a Cecilia ja informou que a maioria nao alcançara os 100 mil reais.So nao libera JA por que sao muito ruins e ainda tem o problema das briguinhas internas.Se liberarem agora, quem ficara com os louros?
    Os eleitos ou os nao eleitos.Colegas,a briga e feia e nos OOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário