sexta-feira, 17 de julho de 2009

Notícias sobre o reajuste do benefício INSS

Ministro prevê outros benefícios a aposentados

Além de um aumento real, a partir de janeiro de 2010, o Governo está negociando uma série de benefícios, nas áreas de habitação, saúde e transporte urbano, para os 7,4 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo. O percentual de ganho real, porém, só deverá ser definido no final do ano, em novembro ou dezembro, durante a votação do Orçamento da União para 2010.

De acordo com o ministro da Previdência, José Pimentel, além de um percentual de ganho real acima do INPC - “já assegurado” - a partir de janeiro, o Governo estuda uma alternativa para o segmento da terceira idade dentro da política habitacional. “O seguro que o sistema financeiro cobra é muito alto. Nós queremos discutir uma saída para isto”, adiantou o ministro, sem dar, contudo, detalhes das negociações. Pimentel disse que também há uma grande preocupação com relação ao transporte para esse segmento. “Estamos discutindo a questão do transporte, particularmente urbano, já que essas pessoas (da terceira idade) utilizam muito esse tipo de locomoção, tendo em vista sua dificuldade até para dirigir”, afirmou, ontem, em Belo Horizonte.

Conforme o ministro, há ainda uma negociação em curso envolvendo a área de saúde, em especial a relacionada a medicamentos. O ministro negou que já exista nessas negociações - que o Governo vem mantendo há quase um mês com as centrais sindicais e os representantes dos aposentados - um percentual definido com relação ao ganho real para aqueles que recebem acima do mínimo.

A sinalização, conforme interlocutores, seria de um aumento de 2,5%, mais a taxa de inflação acumulada em 2009, estimada atualmente em 4,5%. “Decidimos deixar para definir entre novembro e dezembro, bem próximo da votação do Orçamento, que é também quando teremos um quadro melhor da economia brasileira.

Se pegarmos o resultado de maio, melhorou bastante. Os indicadores de junho estão muito melhor. Vamos acompanhá-los”, ponderou o ministro. “Estamos discutindo vários índices e critérios, e uma política mais permanente para quem tem benefício acima do piso. É com este olhar que estamos trabalhando”, acrescentou. Pimentel também negou que a negociação dos benefícios para os aposentados e pensionistas que recebem acima do piso esteja atrelada à tramitação de projetos na Câmara que elevam as despesas do INSS, ao fazer mudanças nas regras previdenciárias, sem contrapartida de receitas.

(Sidney Martins - Hoje em Dia)

4 comentários:

  1. Eu acho que o governo quer trocar pouco ou nada por muito...O Lula não quer se desgastar ao vetar estes projetos que certamente iriam passar na Camara e Senado, mas é muito pouco o que ele está oferecendo...

    ResponderExcluir
  2. De que adianta melhorar as condições de emprestimos para habitação, transporte e o escambal, se eu não vou comprar casa, não ando de transporte público e não sou doente. Ora dê aumento real, abrange a todos e teremos dinheiro para estas e outras despesas. Sr. Ministro tudo isto é balela.
    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. quero ver o PAIM ir ate o fim desse projeto. se nao, vai ser outra frustracao dos aposentados. mais uma, mais uma, e mais uma. ja estamos acostumados

    ResponderExcluir
  4. SEGUNDO PAIM, a PREVIDENCIA ESTA COM SUPERAVIT e GRANDE, contando o que se arrecada e paga,ou seja, para aquilo que foi criada,benficios,pensoes,area da saude, e nao, o SOCIAL,aposentadorias para quem nunca contribuiu,rural, bolsa-familia.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário