quinta-feira, 2 de julho de 2009

Matéria para discussão

Foi divulgada uma matéria no jornal "O Estado de S. Paulo" que eu acho interessante para discutirmos. Ela diz respeito à tendência de redução de taxa de juros que acaba dificultando o cumprimento da meta mínima de rentabilidade (meta atuarial) prevista na legislação (INPC + 5,75% a.a., no caso da Previ) aos investimentos feitos pelas Fundações. Os fundos de pensão terão duas saídas: ou busca investimentos que propiciem maior rentabilidade, porém com um maior risco ou, trabalham para reduzir a taxa atuarial que traz um custo que seria descontado do superávit.

O Plano 1 da Previ é um plano fechado (não entra mais ninguém), BD (Benefício definido) e maduro (a grande maioria dos associados é formada por aposentados). A teoria é que um plano maduro não deve ser arriscado em seus investimentos, tendo em vista que já acumularam recursos suficientes para cumprir com suas obrigações - os benefícios que serão pagos aos seus associados (provisões matemáticas). Buscar investimentos que podem trazer uma rentabilidade maior, porém com um maior risco está mais ligado ao perfil do Plano Previ Futuro, que é um plano novo, em regime de captação de recursos, visto que a aposentadoria dos seus associados ainda está muito distante. Este será o grande dilema dos fundos: investe com mais risco x redução da taxa atuarial.

A idéia da SPC é aumentar o limite para investimentos em renda variável, que hoje é de 50%, para 70%, o que faria com que a Previ se enquadrasse imediatamente à legislação, inclusive abrindo uma brecha para que ela pudesse investir mais alguns bilhões de reais em ativos de renda variável.

Como é uma questão polêmica e que vale a pena aprofundarmos, pois tratam-se dos nossos recursos, do nosso futuro, eu coloco o assunto em discussão. Conto com a participação dos colegas.


Governo prepara mudança em regras de fundos

Fundos de pensão buscam investimentos alternativos para compensar queda dos juros


Os fundos de pensão brasileiros enfrentam um dilema provocado pela queda acentuada da taxa básica de juros (Selic). Com o fim do retorno alto e garantido dos títulos públicos, as fundações começam a discutir a necessidade de reduzir a taxa de referência para suas aplicações e aumentar os investimentos em ativos de maior risco. Gestores e representantes da indústria que administra cerca de R$ 450 bilhões apostam que a manutenção de uma referência de ganho de 6% acima da inflação, a chamada meta atuarial, praticada por muitas das 372 entidades fechadas de previdência no País, é incompatível com um cenário de juro básico de um dígito. Enquanto alguns fundos de pensão já iniciaram as discussões ou até mesmo aprovaram reduções em suas metas atuariais, como a gigante Previ fez em 2008, o governo federal trabalha na reformulação das regras de investimento do setor. As novas regras permitirão a alocação de volumes maiores de dinheiro em instrumentos de renda variável, como ações e fundos imobiliários. As mudanças, que devem ser submetidas ao Conselho Monetário Nacional (CMN) dentro de dois meses, são consideradas positivas pelo setor, mas a mudança na atual estrutura de investimentos dos fundos, que aplicam mais de 60% de seus recursos em renda fixa, será lenta e gradual, segundo avalia o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José de Souza Mendonça. "Entre liquidez, rentabilidade e segurança, o que vem primeiro é a segurança", afirmou Mendonça, que também dirige a Indusprevi, a sociedade de previdência privada do Rio Grande do Sul, que administra uma carteira de R$ 240 milhões e tem 4 mil participantes. "É chegada a hora de os gestores ganharem dinheiro não apenas sentados em cima de títulos públicos, mas aplicando em outros ativos, investimentos mais salutares para a economia", afirma Bruno Lembi, da M2 Investimentos em São Paulo. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic em todas as quatro reuniões realizadas este ano, jogando a taxa para inéditos 9,25% ao ano. Como o mercado espera que a taxa encerre o ano em 8,75%, a tarefa dos fundos de pensão de garantir um rendimento real de 6% é ainda mais complicada.

SEM AVENTURAS
Fábio Ohara Ishigami, diretor da gestora de recursos Rio Bravo, que atende mais de 35 fundos de pensão e administra uma carteira de R$ 2,5 bilhões, acredita que mudanças graduais são mais salutares para o sistema. "Você não pode forçar o sistema a absorver uma cultura de alocação de risco muito repentinamente", afirma Ishigami, que foi coordenador-geral de investimentos da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), órgão do Ministério da Previdência Social que fiscaliza o setor, entre 2001 e 2002. No caso das metas atuariais, o preceito de cautela é ainda mais premente, segundo avalia Ishigami, uma vez que a redução da meta significa uma despesa para a patrocinadora do fundo, no caso dos chamados planos de benefício definido, que permitem ao contratante saber quanto receberá no futuro. "Essa questão de redução da meta atuarial é supercomplexa, envolve basicamente alguém colocar mais dinheiro e quando a mudança envolve colocar mais dinheiro, a discussão é sempre bastante longa", diz Ishigami.
Fonte: O Estado de S. Paulo

61 comentários:

  1. Cara Cecilia,
    Eis aí mais uma razão, e bem forte, para aumentarmos os prazos e valores do ES. Como todos sabemos existe margem para aumento dos ES, a taxa de juros está rigorosamente dentro da meta atuarial e a segurança é absoluta. Só mesmo a má vontade e a falta de sensibilidade da diretoria pode obstaculizar a efetivação dessa grande reivindicação dos corpo de associados (aliás os legítimos donos) da PREVI.

    ResponderExcluir
  2. Já falei que o Plano 1 não pode se arriscar demais: 50% aplicados em ações já estaria de bom tamanho. Mais do que isso é fazer o jogo do patrocinador, que gosta de um risco maior, posto que, julga ter ganho e quer ganhar muito mais, com elevados superavits futuros. Nada obstante, como explanou a Cecília, deixemos este risco para o Previ Futuro. O nosso Plano 1 já é maduro, devendo visar principalmente o atuarial. Devemos ter mais recursos aplicados em nós mesmos, como Carim, Empréstimo Simples e outros. Sermos tomadores de empréstimos somente da Previ; não fazer empréstimos no BB ou qualquer outro banco. Seja a Previ nosso Banco e que usemos o BB apenas para pagar contas e sacar numerário. O resto dos investimentos deverão ser aplicados em títulos que financiem a dívida pública, mais garantidos.

    ResponderExcluir
  3. Grande Cecília.
    Tá ai um mote prra vc. O Plano 1, está fechado. Tem dinheiro sobrando, então, pq não começar a distribuir já o saldo da Reserva Especial? "Flores em Vida", é uma música de Nelson Cavaquinho... Fala que faça hoje por mim, o que puder fazer, pois amanhã eu já serei saudade...

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília
    Não intendo muita coisa, afinal minha vida toda fui dona de casa,aprendi a cuidar dos filhos e de meu falecido marido.
    Coisas de finanças sempre foi incargo dele,mas com a perca dele passei a ter que administrar a vida financeira,e intendi muita coisa que ele me falava.
    Quando vejo hoje nós aposentados,pensionistas,assistidos do plano de benefíco 1 da PREVI.solicitando um realinhamento dos PRAZOS E Valores do EMPRÉSTIMO SIMPLES.É humilhante AMIGA CECÍLIA,ver que depois dos 63 anos tenho que recorrer a varios tipos de empréstimo para saldar minhas dívidas.
    Ocorre que tanto a DIRETORIA EXECUTIVA quanto o CONSELHO DELIBERATIVO,tem conhecimento que muitos de nós estamos atravessando por momentos difíceis,tenho certeza que a PREVI,até por meio dos emprestimos concedidos sabe da situação que cada um esta vivendo.
    Dou um exemplo caro a voce Cecília.
    Se a PREVI tem recursos,porque nao os utilizalos dando mais dignidade há muitos de nós.
    Não tenho o direito de pedir nada a voce,porque acho que já faz muito por todos nós mas fale da nossa situação ao menos com o CONSELHEIRO WILLIAN BENTO.
    Diga a ele que a proposta dele foi submetida a diretoria de seguridade em NOVEMBRO DE 2008.
    Cecília já passou da hora de cobra responsabilidade desta DIRETORIA DE SEGURIDADE.não existe uma ordem do conselho não ser apreciada, e levar exatamente 7 meses para que se tenha uma resposta de um estudo,que um programa o faz.
    É muito sério isso CECÍLIA.
    Grato ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  5. ´Sinceramente, cada dia que passa a decepção aumenta.Hoje é ruim diminuir o tal do atuarial,baixar os juros etc.O que falta mais inventarem ou defender medidas que somente prejudica os assistidos.Isto sem falar que o bom é aumentar juros, aumentar as tais das comodites, enfim tudo que prejudique nós , os mortais.Como se dizia na minha época; viava a pátria e chova arroz

    ResponderExcluir
  6. Cecilia,

    creio que alem do ES os financiamentos imobiliários poderão dar um folego as aplicações de nosso Plano 1.
    Realmente aumentar nossa participação na Bolsa seria um risco desnecessário.
    E tambem a previ poderia se adiantar e se readequar com uma taxa menor que os atuais 5,75% a.a. , isto se tiver como implementar.



    sergioinocencio

    ***vou usar este espaço democratico e pedir aos colegas que visitem meu blog e se gostarem votem nele.ahi segue o endereço: (são fotos aqui de Garopaba-SC onde resido atualmente)

    sergioinocencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Jane Torres de Melo3 de julho de 2009 às 11:01

    Querida Cecília,

    Na reunião de apresentação do Balanço da Previ,foi falado ou pelo Sérgio Rosa ou por algum Diretor que o Plano 1 por ser fechado não precisaria de aplicações que dessem muita rentabilidade pois isso implicaria em riscos.
    Agora, vem a novidade, querem ampliar a proporção dessas aplicações.
    E agora? A Previ vai mudar de posicionamento?
    Fica bem evidente que o Governo quer dilapidar nosso Patrimônio.
    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o anômimo acima, não há mais o que esperar, EMPRÉSTIMO SIMPLES JÁ!!!!!!!!!!!!.............

    ResponderExcluir
  9. Concordo em genero, número e grau com o Ari. A previ tem que ser sim o nosso banco, em es, imobiliário e outros produtos. O risco visando maior rentabilidade tem que ser para os mais novos, leia-se Previfuturo. Nós temos é que ter segurançapara que a nossa aposentadoria não venha ter o risco igual ao pessoal do extinto Banerj e outros. Acredito que o máximo de 50%, atualmente, em renda variável é de bom tamanho e no futuro este percentual deve ir diminuindo.
    Obrigado, Almeida

    ResponderExcluir
  10. muitos aposentados querem abrir um empreendimento e nao tem recursos, ao inves da Previ jogar dinheiro fora como fez com a SAUIPI, porque não abre uma linha de crédito especial para empresas.etaD\IRETORIA SEM PENSAMENTO.

    Aumentar o ES simples e uma outra soluçao, agora jogar dinheiro na bolsa e FRIA.

    ResponderExcluir
  11. Cecília e colegas,

    Para cada idade, existe um tipo de investimento. Para os mais novos, os de maior risco que deve ser menor para os mais velhos. Na idade da maioria dos colegas do plano 1, o risco deve ser mínimo, apesar de ganhos menores. O mais indicado seria o ES, com risco praticamente zero.
    cvj

    ResponderExcluir
  12. Cara Cecilia !
    Seus "clientes" deste blog só pensam em ES. Se vc promover uma enquete constatará que essa não é uma reinvindicação da maioria. Estive numa reunião da AFABB e lá ninguém quer mais empréstimos, querem isto sim acertar a tal Renda Certa e melhorias no beneficio.O assunto que vc levanta é muito importante e merece ser amplamente debatido. Mesmo que não haja novas aplicações em renda variável nosso plano ficaria enquadrado gerando superávits e teríamos novamente a mão grande do Banco
    Roberto

    ResponderExcluir
  13. Lazara Rabelo disse:

    Colega Cecília,

    Estou, como a maioria dos colegas aposentados aguardando com muita expectativa, a aprovação das alterações no valor e prazo do EMPRESTIMO SIMPLES. É nossa única saída.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Engano do colega que a maioria não quer o ES. Todos sabemos que qualquer negociação com a Previ/Banco irá demorar muito tempo, além de ser necessária também a via crusis de aprovação junto aos ministérios e SPC ou seja lá que nome terá o órgão no futuro. Solução para amenizar os nossos problemas com desenlace rápido é o velho ES de guerra. Não vamos nos enganar. Se quisermos negociar aumento de aposentadorias e algo como renda certa, além da demora ainda teremos que fazer concessões ao Banco. Se pretendermos obter alguma vantagem pela via judicial, pior ainda pois a justiça é igual à música, anda com "passos de formiça e sem vontade".

    ResponderExcluir
  15. So faltam 19 dias para o dia 24.

    ResponderExcluir
  16. Colegas,

    Empréstimo por melhor que sejam as condições, representa mais dívidas. Estamos esquecendo de revindicar melhoria nos benefícios, que representaria um folego no orçamento de todos nós.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Cecília,

    Acho que a Previ participando do controle das empresas, ela não é uma simples acionista, mas tem a visão e a atuação de quem está no controle, o que é muito melhor, e não corre os mesmos riscos que um simples acionista.
    Assim não devemos e não temos o que temer.

    ResponderExcluir
  18. Olha, ai!

    eu não sou cliente de blog nenhum. Eu procuro eh está informado sobre o que acontece em nosso fundo de pensão, pois Faço parte da Previ e acho que cada um sabe muito bem onde lhe aperta o sapato.


    Se tem alguém que não precisa de prazos e valores maiores tudo bem. Qual o problema se a Previ disponibilizar a quem quiser o Empréstimo simples em melhores condições.

    Quero frisar que nenhum participante eh obrigado solicitar qualquer tipo de empréstimo.

    OBS: tem gente que não se deu conta que as coisa mudaram. Este negócio de receber revistas mensais informando sobre os acontecimentos, já era. Até os mais atrasados já estão criando mecanismos para melhor se comunicar, ai sim, com seus clientes.

    ResponderExcluir
  19. afirma Mirian Fochi, conselheira deliberativa eleita da Previ e diretora do Sindicato de Brasília. “Queremos negociar superávit, mas não aceitamos devolver recurso ao banco”,

    Retirei esta pérola do blog dos eleitos. Mas como democracia eh algo relativo, estou me manifestando aqui.

    Como eh que se pode negociar alguma coisa, quando não se admite negociar. Este tipo de sindicalismo barato, não cabe mais nos dias atuais.

    Chega de palavra de ordem. Toda negociação requer que um dos lados abra-mão de alguma coisa.

    ResponderExcluir
  20. Colega Roberto, os blogueiros da Cecilia não querem só ES com maior prazo e limite, querem também a renda certa, revisão dos benefícios,2º empréstimo imobiliário, e tudo que temos direito, pois como já foi dito aqui nosso futuro é agora e todo benefício que vier é nosso direito, devemos lutar pelo que melhora a vida da maioria. Já que voce esteve na reunião da AFABB o que eles tem feito de concreto eu não soube de nada, a única associação que entrou com ação pela RENDA CERTA foi UNAMIBB, porque mais nenhuma entrou? Temos que nos associar a todas para cada uma só fazer um item. é um absurdo.

    ResponderExcluir
  21. a PREVI FAZ TANTOS NEGOCIOS MILIONARIOS E O QUE CUSTA DIMINUIR A PARCELA PREVI. E' SIMPLES. CONSELHO DELIBERAQTIVO. MEXAM-SE. FACA ALGUMA COISA POR NOS.

    ResponderExcluir
  22. Olá Cecilia,
    Impressionante a falta de vontade da diretoria em atender ao pedido de milhares de aposentados com relação ao ES, aprovando maior limite e prazo, todos os bancos já fizeram isso, a PREVI com recursos
    para atender seus assistidos,não correndo risco nenhum, assiste ao nosso desespero sem a menor sensibilidade. É capaz de arriscar nossos recursos na bolsa para agradar ao patrocinador e nossos pedidos que deveriam ser a prioridade ficam sempre esquecidos em segundo plano.

    ResponderExcluir
  23. Jane Torres de Melo6 de julho de 2009 às 11:47

    Querida Cecília,

    Concordo com o Roberto quando ele diz que temos que resolver os quesitos Renda Certa e Superávit.
    Os dois assuntos já estão sendo conduzidos.Dependemos do Judicial.Essas demandas costumam ser demoradas. Daí a reivindicação dos associados com relação ao realinhamento do ES.
    Temos alguma notícia a respeito?
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  24. Colega CECÍLIA

    Já que a PREVI não gosta muito que seus ativos sejam disponibilizados ao seus verdadeiros donos,os APOSENTADOS E PENSIONISTAS,porque não abre um convênio,com o próprio patrocinador para nós conceder uma linha de crédito maior,com juros maiores e prazos mais dilatados,assim poderiamos quitar todos os empréstimos vinculantes,COOPERFORTE,CDC FUNCI,CDC SALARIO,CARTÃO DE CREDITO,EMPRÉSTIMO SIMPLES,PAS CASSI ETC.
    Os APOSETADOS E PENSIONISTAS QUE RECORRESSEM A ESTE EMPRÉSTIMO FICARIA SEM ACESSO A QUALQUER LINHA DE CREDITO QUE FOSSE DESCONTADA EM FOLHA.
    Poderia dar o nome de EMPRÉSTIMO BB/PREVI REESCALONAMENTO DE DIVIDAS GERAIS.
    O governo federal não reescalona dévidas, o patrocinador e a previ poderia se unir nesse sentido e assim nos dar mais dignidade e respeito quando estamos velhos e cansados,cheio de problems de saúde.
    O patrocinador recentemente não socorreu a CASSI (com 3 parcelas de 150 milhoes) intão poderia socorrer os aposentados e as pensionitas do plano 1 de beneficios da previ.
    E ainda traria mais lucros e dividendos a PREVI( MAIOR FUNDO DE PENSÃO DA AMERICA LATINA )
    GRATO ROSLAINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  25. So faltam 18 dias para o dia 24.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia,

    a d.Rosalina apresentou uma alternativa nova, idéia nova e acho que até factivel. podemos até começar a levar essa ideia adiante.
    gostei.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  27. Senhor Sergioinocencio !!!

    A PREVI já realizou por diversas vezes,reescalonamento da CARIM.
    Os mutuarios da Carim sempre obtiveram por parte da PREVI atenção especial,esta atual diretoria já efetivou condições melhores de pagamento a todos os seus mutuarios,e até hoje ainda tenta realinhar os que ainda não aderiram a NOVA CARIM.
    Aí vem a grande questão levantada por todos nós Aposentados e Pensionistas do plano 1 :
    Se os mutuarios da CARIM,foram beneficiados por diversas vezes,porque a atual diretoria não tem o mesmo cuidado com o EMPRÉSTIMO SIMPLES,também ?
    Por um acaso os dois não são descontados no contra cheque ?
    Ano passado a desculpa encontrada para não fazer a revisão ou dilatação do prazo do E.S foi a crise financeira internacional e a desculpa de que não querem nós endividar.
    Se o desejo da atual diretoria é de não nós endividar,então que eles nós mostre uma maneira eficiente de :
    1- ou achar uma maneira de aumentar os proventos de todos(usando superavit),ou criar uma linha de credito que atenda aos endividados,para que estes não mais precize recorrer a emprestimos.
    2- Se a diretoria se recusa a aumentar o limite e o prazo de pagamento do E.S e recentemente criou o E.S CURTO PRAZO poderia perfeitamente criar uma linha de credito,E.S REESCALONAMENTO SIMPLES que atenderia as nossas expectativas e não precizaria nos dar dinheiro não faria somente a PORTABILIDADE das dívidas,como foi criado o FUNDO PARIDADE,poderia se criar este fundo para atender nossas reinvindicações.
    A PREVI não aplica nossos recursos em bolsa de valores,e empreendimentos que muitas vezes dão prejuizos,ano passado todos nos não perdemos bilhões de reais.
    Vamos reinvindicar,vamos elaborar uma proposta e cobrar dos proximos candidatos que este pleito fosse colocado em pratica,e assim poderiamos ter mais dignidade para curtir mais a nossa MELHOR IDADE.
    Grato Minha Querida Amiga CECÍLIA,por "TENTAR" nos ajudar de uma forma ou de outra com informação,dinamismo e muita solidariedade.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  28. Sra Rosalina de Souza,

    Parabéns por sua brilhante colocação.
    cvj

    ResponderExcluir
  29. Cecília, a Previ deveria olhar com um pouco de atenção para aposentados e pensionistas. Eu tenho 52 anos, fui assediada moralmente a aderir ao PAA, perdi renda, tive depressão, endividei-me. Hoje consegui um emprego ganhando salário mínimo, não aguentei ficar em casa, sinto-me no auge da minha produtividade. Mas o BB, em 2007, achou que quem tinha 50 anos não tinha mais "capacidade" para ser funcionário. Vale salientar que estou trabalhando numa empresa privada, dando show de bola, muito elogiada pelos meus colegas e chefes.
    Fico triste de não poder ter uma qualidade de vida melhor, tenho dívidas , que poderiam ser resolvidas com esta sugestão da pensionista Rosalina.
    Vamos lançar uma campanha para a Previ reescalonar todas as nossas dívidas, CDC Salário, Cooperforte, outras instituições financeiras.
    Já estive a beira do suicídio várias vezes, tudo ocasionado pela depressão pós-aposentadoria e dívidas contraídas neste período. E pensar que contribui 28 anos e 10 meses e hoje vejo-me quase a esmolar....
    Hoje liguei para minha gerente de contas, ela não conseguiu renovar meu CDC Salário, já paguei 8 parcelas e nada....
    Enquanto isto a Previ torra nosso dinheiro....

    ResponderExcluir
  30. Colega Cecília.
    fugindo do foco.

    A FUNCEF(fundo dos funcionarios da caixa economica federal) disponibilizou a seus assistifos o CREDINAMICO com redução de 50% do valor inicial da prestação,por até 12 meses.
    Materia publicada pelo sati da ANAPAR(do nobre colega "SASSERON" )
    Todos estão empenhados em dar conforto a seus assistidos,enquando a DIRETORIA DA PREVI ( DETENTORA DA VERDADE E PAIS DONOS DAS MESADAS DE SEUS ASSISTIDOS INSISTEM EM DIZER QUE NÃO QUEREM O ENDIVIDAMENTO DOS SEUS APOSENTADOS E DAS PENSIONISTAS DO PLANO 1 )
    Fico imaginando se esse pessoal da DIRETORIA EXECUTIVA (SEUS PARES CECÍLIA) se os mesmos não tem acesso a jornais,revistas,sati de associaçoes ja que muitos deles também fazem parte das distintas associaçoes.
    Não vejo motivos suficientes para que não haja uma SERIA E PROFUNDA REVISÃO DOS LIMITES E PRAZOS DO EMPRESTIMO SIMPLES.
    Tem que haver uma maneira para que esse clamor chegue nos ouvidos do CONSELHO DELIBERATIVO E da DIRETORIA EXECUTIVA DA PREVI.
    Não se pode mandar e desmandar descabidamente sem achar que seus assistidos não estão atentos as mazelas praticadas ai e as urnas dirão se estamos ou não com a razão !!!
    Grato ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  31. Estou curioso para saber o que vai acontecer no dia 24.

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecilia,
    Qualquer solução, caso se trate de empréstimo, deve vir acompanhada de cláusula de quitação por morte. Afinal não queremos deixar problemas para os familiares resolverem depois que nos formos. A idéia da D. Rosalina até que é boa, vejo apenas dois senões. O primeiro é o spread do Banco que pode encarecer o custo da linha de crédito e o segundo é a famigerada ANC, que ignora, em muitos casos, quase 50 anos de relações sem inadimplência, logo risco quase zero!!!

    ResponderExcluir
  33. So faltam 16 dias para o dia 24.

    ResponderExcluir
  34. Colega que falou do quase suicidio,voce nao esta sozinha.Desde o ano passado que penso a mesma coisa,ja ate pedi para todos voces rezarem por mim,que estou perdendo a esperança.Mas a minha esperança nao vai embora nao sei porque.Fico sempre achando que vira alguma coisa do superavit ou do ES e assim cheguei ao meado de 2009,viva.Ninguem da minha familia imagina o que ja quase fiz.Tenho 3 filhos,uma netinha de um ano e uma mae de 84.Por eles,e que cheguei ate hoje.Mas nao vejo mais saida para os meus problemas,para as minhas dividas.E uma bola de neve e agora a saude tambem foi para o ralo.Mas acho que agora e o fim.Tenho tudo escrito para os meus filhos e eles darao noticias para voces.Nao estou aqui fazendo drama nem ameaças.Tem um ditado que diz que "quem quer se matar nao avisa".Eu so queria ter PAZ!!!!!!Parabens D.Rosalina e a todos os colegas do blog da Cecilia.

    ResponderExcluir
  35. "Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz da minha súplica...Achava-me na miséria e ele me salvou...Volta minha alma à tua serenidade...Na presença do Senhor, continuarei o meu caminha na terra dos vivos." Salmo 116.

    Saudações Cecília, a todos e especialmente à colega anônima, das 10 h. Peço a sua licença, Cecília, para sair da técnica e dirigir-me à essa colega que parece quase desistir da vida. Minha amiga, olhe, primeiramente, para você e, depois, ao seu redor: quanta riqueza humana para desfrutar. Riqueza infinitamente superior, se comparada com as "moedas" das suas dívidas. Não posso alongar-me, mas, creia-me: estou gravemente endividado, como a maioria. Muitíssimas vezes, não havia saída. E eu estou aqui, lhe relatando isso. Já senti-me tentado, como você. E "o Senhor estendeu a sua mão e me pegou, e retirou-me das águas profundas" (Salmo 18,17). Minha amiga, não desista. Deus não desistiu de você. Essa tempestade, essas dívidas, essa Diretoria, tudo vai passar. Não são apenas palavras. É testemunho real. Assumo muito o refrão da música do Flavinho(Comunidade Canção Nova): "Deus é maior que tudo o que me acontece". Peço aos colegas todos, que assumamos o alento dessa colega, pois, nesta hora, de mãos dadas, suportaremos melhor. Colega, rezo por você. Reza por mim. Cecília, desculpe-me pelo alongamento.
    Gtato por tudo e paz e bem"

    Fernando
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  36. "De todos os temores me livrou o Senhor Deus." Salmo 34,5.

    Saudações Cecília. À minha mensagem de apoio e solidariedade à colega sob risco de vida, quero acrescentar: colega, se precisar, em último caso, entrega tudo: carro, casa, jóias, roupas. SÓ NÃO ENTREGA A VIDA, ESSA JÓIA INESTIMÁVEL, IRREPETÍVEL que Deus lhe confiou, com tanta alegria, quando criou você.
    Grato, Cecilia e paz e bem!

    Fernando
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  37. cada um que morrer, a Previ vai pagar a pensao de 60%. SERA QUE O SENHOR PRESIDENTE QUER ISSO.

    ResponderExcluir
  38. Cavalcante disse:
    Meu DEUS ! cara Cecília, estou estarrecido com os comentários desesperados que li acima. Não pensei que a situação estivesse tão grave assim, a ponto de suicídio. Muitos ,na PREVI, terão problemas com a consciência se é que ainda têm. Alguma providência precisa ser tomada com URGÊNCIA para impedir que se percam vidas.
    Cara Cecília você precisa levar ao conhecimento da Diretoria e Conselho da Previ os depoimentos desesperados acima. Oh meu DEUS como eu gostaria de ter condições de socorrer essa colega, avó e mãe tão desesperada.
    DEUS È FIEL E A JUSTIÇA SE FARÁ !
    Como também virão os castigos para os algozes, os insensíveis e indiferentes com o sofrimento dos seus semelhantes. Não perdem por esperar.
    Confiamos em você cara Cecília. Não nos abandone.
    Um abraço Cavalcante

    ResponderExcluir
  39. Estimada Cecília,
    Reproduzo abaixo e-mail que enviei aos "eleitos da Previ", diante do meu estarrecimento com os comentários em que colegas falam até em suicídio.
    Um abraço Cavalcante

    Caros Colegas Eleitos da Previ,
    Frequentador, também, do blog da Cecília, fiquei estarrecido com os depoimentos desesperados de vários colegas. Nunca pensei que a situação tivesse chegado ao ponto de "suicídio". Selecionei prá vocês alguns comentários, que peço tenham a tolerância, paciência e sensibilidade para ler , refletir e , espero , tomar alguma decisão. Trata-se de VIDA o bem mais precioso que possuímos, vocês caros colegas não podem ficar indiferentes às tragédias que se anunciam e já acontecem. Por favor mandem uma mensagem à esses(as) colegas que não vem mais saída.Alentem-nos, prometa-lhes que a solução é possível e virá, Atenciosamente. Um abraço
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  40. Olá Cecilia,
    Nossa!!!....a situação está gravíssima mesmo, será que a PREVI não vê a situação dos seus assistidos, nós precisamos de socorro rápido os benefícios precisam de uma revisão urgente para isso temos o superavit, vamos entrar num acordo e resolver logo a parte que fica para o patrocinador e a parte que fica para os associados, quem diz que não pode ou que não é legal entregar nosso dinheiro para o patrocinador, tem por acaso outra saída ou vamos ficar décadas nesse impasse que só interessa ao BB, enquanto os aposentados desalentados pensam até em morrer, é isso que é justo, legal e correto? Alguém perguntou a nós o que queremos? ou os diretores se acham donos da PREVI? Acham que o aumento que temos todo ano acompanha o aumento real do custo de vida? Estamos aqui anos e anos com reajustes ridículos, os aposentados do plano1 merecem um final de vida mais digno.
    Quanto ao ES, dizer que a diretoria se preocupa com o grau do nosso endividamento é piada, ora se precisamos de empréstimo e ela não nos atende, claro que vamos tomar empréstimo em outro lugar e é claro à juros mais altos, e é isso que chamam de zêlo? Poupem-me

    ResponderExcluir
  41. `Cavalcante disse: Colega anônima 08/7 10:00hs, não desista nunca. Deus é maior que todos os nossos problemas por maiores que sejam. Pense em seus filhos, neto e sua mãe. Tenha fé, algo deverá acontecer para faze-la superar mais essa batalha. Sei que a situção é desesperadora, mas quase todos estão passando por grandes dificuldades.Vou orar, junto com a minha família, por você. Ore também, peça a Jesus que não a deixe sucumbir.Vamos vencer, às vezes a ajuda está próxima e nem percebemos em nosso desespero.
    Fique com a paz de DEUS !
    A propósito, Roberto ,associado da AAFBB, que fez um comentário aqui no blog dizendo que o pessoal em uma reunião manifestou-se contrario ao ES, dizendo que preferem o Renda Certa, precisa ler as mensagens de desespero ,como eu nunca tinha visto no blog da Cecilia , e com isso talvez mude sua opinião individualista e pense melhor no que foi aqui relatado por colegas em completo desespero e seja mais solidário.

    Cavalcante

    ResponderExcluir
  42. Cecilia,

    percebo, cada vez mais,a adesão de colegas a litisconsórcios em ações judiciais visando a derrubar a malfada RESOLUÇÃO CGPC Nº 26/2008para fazer valer o que rege a LC 109.
    Pergunto: Já que a PREVI é parte passiva em todas essas demandas, não seria prudente agilizar a solução para o problema, a fim de se evitar despesas com custas/honorários que, ao final, vão sair do bolso dos associados?

    F.Britto

    ResponderExcluir
  43. Cavalcante,
    Realmente é muito triste tudo isso. Eu sei o que é isso muito bem, já estive em situação semelhante, sozinha, com dois filhos pequenos e o salário do Banco totalmente congelado e achatado. Pegar empréstimo na Previ, na Cooperforte, no Banco era rotina e, algumas vezes, tive que pegar dinheiro com colegas que cobravam o juros do cheque ouro, que eram bem pesados. Nessas situações, a gente acha que dar um fim na nossa vida pode resolver, mas ao mesmo tempo existe uma força dentro da gente, uma força poderosa, que mesmo nos momentos mais complicados, ela floresce e nos faz acreditar que dias melhores virão e que temos que confiar em Deus e não perder a fé. Eu falo isso de cadeira, pois sei o que os colegas sentem nessa hora e sei que o aumento do ES ajuda muito, apesar de não resolver, mas alivia e qualquer alívio é benvindo.
    Não importa como as minhas palavras serão interpretadas, porém eu falo com toda sinceridade. Eu defendo os interesses dos associados porque sei o que é estar do outro lado numa situação difícil e não ter com quem contar e porque tenho consciência de que estou aqui representando os interesses dos associados. Existem algumas propostas que são muito difíceis de defender, mas mesmo assim tento usar o bom senso e manter a coerência nas minhas posições. Eu digo isso porque nunca esqueci as dificuldades que passei e nunca me impressionei com a mudança de cargo, pois hoje estou aqui e amanhã com certeza não estarei. Humildade sempre foi minha bandeira. Quero deixar claro que não sou candidata a nada, apenas não poderia ficar calada diante desses comentários.
    Alguns pensarão: "Falar é fácil, pois a Cecilia está lá, na Diretoria, ganhando bem, não está nem aí para os associados..." Mas não é verdade, pois sempre que leio ou ouço esses comentários, sinto um nó no peito, principalmente pela incapacidade de poder realmente ajudar essas pessoas.
    Na reunião de terça-feira fiz um registro solicitando que a revisão do ES seja apresentada o mais rápido possível e que fosse considerado limites e prazos maiores, bem como uma menor carência. Este não foi o primeiro registro que fiz sobre o assunto e a expectativa é que em breve tenhamos boas notícias sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  44. Brito,
    A ação judicial não foi interposta contra a Previ, dessa forma, ela não é parte e, por isso, não tem como se envolver. Nós sabemos muito bem como o nosso Judiciário é lento. Conseguir acelerar o processo depende muito mais do que apenas vontade entre as partes.

    ResponderExcluir
  45. Rogério Luiz Carvalho9 de julho de 2009 às 12:40

    Gostei muito do comentário Cecilia,
    e tu sabes o que nós aposentados estamos passando, para a coléga do suicidio o que posso dizer é que tenha fé em Deus, reze bastante e tudo será resolvido. Cecília muito obrigado por poder participar em teu blog e porque não dizer conviver quase diariamente, com tudo que você é para nós aposentados, siga em frente e que Deus te ilumine. Rogério

    ResponderExcluir
  46. Fiquei impressionada com os relatos de desespero já descritos neste blog.Também tenho dívidas, como a maioria dos aposentados do BB.Mas ainda não cheguei a esta situação limite de nem vislumbrar uma saída.Isto é o mais triste...Ninguém consegue enxergar uma perspectiva melhor porque não há nenhuma sinalização,nem por parte do Banco, nem por parte da Previ.Rezo para que estas pessoas não cometam nenhum atoa extremo.Vamos aguardar...Eu sei que é a única coisa que temos feito,mas como estes depoimentos assustaram muita gente,inclusive a mim, pela sua gravidade, talvez também sejam lidos por alguém que tenha o poder de fazer alguma coisa real, que seja uma ajuda imediata para os aflitos.Obrigada Cecília pela oportunidade de escrever, porque fiquei muito preocupada com estas pessoas.Vamos rezar para que ha uma saída...Jeanne

    ResponderExcluir
  47. Estamos condoídos, doloridos, alquebrados, magoados,endividados, etc.etc. mas queremos TODOS VIVOS !
    nesta luta, incessantemente correndo atrás do dinheiro (este vil metal) que, infelizmente, move o mundo economicamente,AO IR PASSANDO, DE MÃO EM MÃO e nos trás conforto, alimento, abrigo e calor.
    Para tudo e para todos HÁ ALGUMA SOLUÇÃO !(Sempre houve, há e haverá)
    Apenas para a morte não há solução:
    Quando ela vier, sorrateiramente, (pois nunca devemos procurá-la!)tudo estará consumado e, aos nossos ente-queridos seremos a eterna boa lembrança, vivida com dignidade, muita luta,honradez,trabalho, ideais sonhados,com amor, carinho,ensinamentos, compreensão, amizades, etc.NUM VERDADEIRO BOM EXEMPLO VIVIDO, que certamente será imitado, copiado, refletido a todos os nossos semelhantes !
    (Suicídio ? Nem Pensar !) Vamos à luta, pois Deus está conosco !

    ResponderExcluir
  48. "Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança do meu repouso vem de vós, Senhor." Salmo 4,9.

    Boa noite Cecília e a todos os colegas.
    Emocionantes, todas as manifestações de apoio à colega que abriu o coração, confessando intenção de matar-se. Caso ela leia o blog, peço-lhe que escreva e veja quantos a amamos: eu, a Cecília, a Jane, o Inocêncio, o Domini, o Ari, o Paulo, a Rosalina...
    Chamou-me a atenção a sua expressão, hoje, às 6 h: a sua expectativa de que EM BREVE haverá boas notícias. Cecília, que seja mesmo tudo breve: DECISÃO e IMPLANTAÇÃO. Aqui, nenhum de nós inventa nada: a dificuldade financeira é muito grave. O socorro deve ser BREVE MESMO. Que as novidades no ES sejam DO TAMANHO QUE A PREVI PODE e, SOBRETUDO, DE ACESSO UNIVERSAL.
    Grato por tudo, ótima noite e paz e bem.

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  49. Cavalcante disse:
    Querida colega Cecília, quanta sensibilidade,humildade e pureza em seu comentário.Quero lhe dizer, de coração, que nunca tive dúvidas sobre sua personalidade, caráter e espírito altruista.Antes mesmo de comunicação através do seu blog, sempre recebí respostas educadas e atenciosas suas, em correspondências, quando dirigia-me à Anabb para tratar/resolver algum assunto.Tenho grande admiração e respeito por você.E agora, com o relato que você acabou de fazer sobre sua própria experiência , fiquei ainda mais seu fã. Todos que frequentam seu blog ficarão ainda mais agradecidos por sua coragem e transparencia às causas que abraça.Sempre tive a certeza que você "é um de nós". Leal e solidária.Que DEUS a abençoe e a proteja sempre e a recompense com graças por todo o bem que praticares em sua vida. Será uma grande perda para todos nós quando você tiver que deixar seu cargo na Previ, no próximo ano, mas nossa gratidão e amizade serão indeléveis.
    Grande Abraço estimada colega e fique com DEUS!
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  50. Cavalcante disse:
    Colega anônima 08/7 - 10:00hs , não desista, estamos todos solidários e orando por você.A corrente é grande.Não perca a fé em DEUS. A ajuda chegará e você precisa estar viva, bem vivinha, para recebe-la e agradecer primeiro a "ÊLE" e depois à nossa Cecilia pelo empenho.Com certeza você voltará a sorrir e a felicidade retornará à sua vida.
    Que a Paz de Deus fique com você!
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  51. "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!" E Ele nos quer vivos... com vida em abundância. Também já pensei em colocar um fim em tudo, quando estava na ativa sofrendo pressão do patrão. Mas me arrependo de ter pensado assim. Temos que lutar até o fim... o fim que Ele nos reservou... e ter o direito de estar na Sua presença.

    ResponderExcluir
  52. Olá Cecilia,
    Voce realmente merece nossa estima, admiração e carinho,sabe ser humana, solidária e correta, que DEUS a ilumine e abencõe sua família, obrigada por nos apoiar sempre.
    A PREVI lamentávelmente está acabando com a dignidade dos aposentados e pensionistas, na nossa faixa de idade não há emprego disponível no mercado de trabalho, para montarmos um empreendimento próprio precisamos de capital, aonde se conseguir dinheiro a juros baixos.O plano1
    já tem o bastante para garantir nossos benefícios, todos concordam em não aplicar mais que 50% dos recursos em renda variável, porque não investir os recursos que sobram nos participantes para podermos ter um resto de vida mais confortável, vai ficar prá quem o que sobrar do plano1 daqui a alguns anos, quando só tiver alguma pensionista jovem e algum dependente inválido, quem vai torrar o excedente? Não é melhor ter alguma distribuição agora para todos nós que tenhos direito? Hoje só ES pode ser viabilizado de imediato, porque é tão complicado disponibilizá-lo? O fato de ser realinhado uma vez por ano não quer dizer que não possa mudar para uma vez por semestre o foco deve ser atender as necessidades dos participantes.

    ResponderExcluir
  53. Cara Cecília,
    sabe dizer como está o processo legislativo para alinhar o aumento dos aposentados ao índice do aumento do salário mínimo?
    Grata
    Francis

    ResponderExcluir
  54. Socorro! Não aguento mais tomar empréstimos. As consignações oneram mais de 50% de meu benefício. Meus filhos ainda estão na universidade. Faço uso contínuo de remédios (caros!)É muita despesa pra tão pouca receita. Tá difícil demais! Trabalhei tanto e agora ...

    ResponderExcluir
  55. Colega anônimo,
    Não sei informar como está o processo no Legislativo, mas vou verificar se consigo descobrir alguma coisa para divulgar aos colegas.

    ResponderExcluir
  56. Dirijo-me a todos colegas que estejam em difícil situação financeira.
    Sugiro que apresentem diretamente a previ uma proposta de renegociação da dívida: aumento do prazo em caráter excepcional, diminuindo consequentemente o valor da prestação do empréstimo simples.
    Outra sugestão: liberação de parte da reserva para liquidação antecipada do empréstimo.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  57. Colega Anônimo,

    O projeto de lei que estabelece a recomposição dos benefícios pelo reajuste do salário mínimo
    já foi aprovado no Senado em 09/04/2008 e está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.

    ResponderExcluir
  58. Oi. boa tarde, Cecília, a Previ não podia criar uma espécie de PS (Participação no Superavit) como existe a PL no Banco? Dar um salário bruto a cada assistido enquanto se decide o que fazer com o superavit? O aumento do ES é super importante, mas vai gerar mais débito em nossas folhas de pagamento. O que nós precisamos é de um alívio financeiro urgente.
    Obrigado, Almeida.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Cecília.

    Há muito acompanho as mensagens postadas em seu blogspot, todavia não tenho participado de tal instrumento. Não quero ficar omisso, mas desejo desabafar a respeito da insensibilidade da diretoria da Previ, exceto voce, que vem nos defendendo em todas as reuniões. Como é possível um fundo tão sólido, sacrificar os seus "assistidos". Entendo que está passando da hora de nós assistidos de tomarmos uma posição e nos unirmos para ir na sede da previ reinvidicar os nossos direitos. Não adianta ficar lamentando e pedindo migalhas, isto já está demonstrado que não é suficiente para sensibilizar os diretores da Previ, que parecem que não estão nem aí para a aflitiva situação de inúmeros assistidos, que estão desesperados e até praticar atos extremos. Parece que estamos no tempo da ditadura do quanto pior melhor. A maioria dos nossos diretores estão blindados de solidariedade, humildade, compartilhamento, essas palavras não existem no seu vocabulário e sequer em seus corações. O que adiante termos uma entidade forte, com tremendo sacrifício da maioria dos assistidos que se encontram na penumbra. O Sr. Sérgio Rosa é muito bom para se promover através de reuniões que realiza em diversos diversos, propalando a boa situação da previ, isto para mim é uma grande utopia, uma afronta à boa vontande de quem ainda se dispoe de ouvir essa balela toda. Cadê uma auditoria de empresa externa sobre a flamigerada distribuição da renda certa, que brindou erroneamente grande número de assistidos em detrimento da maioria. Nas reuniões que participei com o Sr. Sérgio Rosa, numca vi uma pessoa tão fria e que se esquiva sempre de questões mais complexas. Ele acha que está lidando que pessoas ignorantes e que não sabem do seu real interesse que é manter o cargo a qualquer preço.O Sasseron não dá as caras, quem teme deve alguma coisa. Os estudos da Previ são demorados, será que seu quadro e composto por elementos incompetendes, acredito que não, isto é uma tentativa protelar qualquer decisão que possa beneficiar os seus assistidos. Sr.Sérgio Rosa e demais diretores que não se mostram a cara, o empréstimo simples é um direito dos assistidos, com obrigação de retorno dos recursos garantidos e remunerados de acordo com o estatudo do plano. Parece que a sua aprovação é um favor para os assistidos, seria favor sim, se não tivéssemos obrigação de pagá-lo. Como pode jogar milhões foram como Costa do Sauípe Hop Hari e não há nenhum questionamento sobre isso. Será que é preciso sacrificar os seus assistidos para cobrir esse rombo. Eu tinha a Previ como uma instituição série voltada para atender a demanda dos seus assistidos, mas infelizmente com essa diretoria inoperante tudo foi por água abaixo. Nós assistidos temos que nos unirmos e bater na porta da previ reinvindicando os nossos direitos, isto porque as nossas entidades não fazem nada por nós, a não ser propor ações judiciais, como sabemos é um ativo para nossos filhos ou quiçá nossos netos receber. Acorda Sérgio Rosa e sua Diretoria, ainda há tempo de voces reverterem essa situação.

    ResponderExcluir
  60. Cecília.

    ontem precisei tomar mais dinheiro emprestado. desta vez na COOPERFORTE. Não é desequilíbrio nos gastos é na receita mesmo. Porque as despesas são as mesmas, à exceção dos remédios ...
    Por favor, precisamos de alguma boa notícia para respirar!

    ResponderExcluir
  61. Colega anônimo 16/07 03:19, eu também tive que fazer mais um CDC no BB, para sobreviver por algum tempo, enquanto isso nada da PREVI, nos dar alguma notícia de realinhamento do ES, poderiam ao menos acabar com a carência de 12meses para novo empréstimo. Ficamos no aguardando que se lembrem dos nossos pedidos em alguma reunião da PREVI.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário