quarta-feira, 8 de julho de 2009

Resumo sobre a venda do Parque Hopi Hari

Em resposta a alguns comentários sobre a operação de venda do ativo Parque Temático Hopi Hari, no interior de São Paulo, divulgo um resumo sobre a operação para conhecimento dos colegas.

O inicio da participação dos fundos de pensão Previ, Funcef e Petros foi em 1997. A projeção que foi feita na época era para um fluxo médio de pessoas por dia de 25.000, que permitiria um faturamento superior a R$ 200 milhões por ano. Apesar do parque ter registrado alguns dias de movimento intenso, o faturamento do parque sempre ficou distante desta meta. O grande desafio era ter um fluxo relevante de pessoas e investimentos constantes em novas atrações.

Em relação aos números da empresa: em 2003, a estrutura de capital passou a revelar passivo a descoberto; em 2004, o parque passou a operar com lucro bruto positivo, entretanto este resultado nunca foi suficiente para fazer frente às despesas de vendas, operacionais e financeiras que acumulavam juros a serem rolados. Dessa forma, a empresa foi se endividando para conseguir cobrir os custos fixos e alguns investimentos para manter o parque operando, sem o devido aporte de capital pelos sócios. Em 2009, os juros dos empréstimos superavam o faturamento do parque. Com dívidas atuais que remontam cerca de R$ 600 milhões de reais e serviços financeiros impagáveis e com a inviabilidade da operação já verificada em 2004, os investidores prospectaram uma negociação com grupo interessado em assumir a operação com todos os riscos inerentes, evitando que efetuassem aportes de recursos a fim de manter o parque em funcionamento, ou que viessem a ter que assumir passivos decorrentes de eventual liquidação do empreendimento.

Em 18 de junho passado, os investidores alienaram integralmente sua participação acionária no Hopi Hari, bem como renegociaram as debêntures de sua propriedade que no caso da Previ estavam totalmente alocadas em provisão para perdas desde 2004. Nesta negociação, a participação acionária da Previ no parque foi vendida por cerca de R$ 6,00 e o crédito referente às debêntures foi repactuado para R$ 2,8 milhões, a ser amortizado em quinze anos. Ou seja, a Previ agora conta com a perspectiva de recuperar R$ 2,8 milhões dos valores investidos no ativo Hopi Hari e sua situação se restringe à condição de credora.

59 comentários:

  1. Olá Cecília,
    Tantos milhões perdidos em maus negócios da PREVI, e a diretoria não tem vontade de realinhar as condições de um ES com retorno certo.É muita incoerência.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,
    Quando é que alguém vai REALMENTE defender os nossos interesses?
    Estatiscamente está provado que o País está envelhecendo. O que significa dizer que há expressividade dos aposentados nas urnas ...
    A situação dos aposentados é sufocante e ler sobre esses desmandos é desalentador.
    Creio que poder-se-ia pensar numa anistia parcial do ES. Isto ajudaria um pouco. Deus, o Justo, tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
  3. Cecilia,

    Qualquer assunto que vc venha inserir aqui no teu blog, só vai dar comentários sobre o tão esperado prolongamento do ES. Vc não tem como deixar fixo aqui no teu blog algum assunto sobre o ES?

    ResponderExcluir
  4. Cadê as mudanças do empréstimo simples.


    Será que esta Diretoria e como a justiça brasileira.


    Surda - cega e muda!

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    Refiro-me a uma matéria do Estadão, relativa à venda do Hopi Hari, que retirei do blog de Romildo Gouveia em 20.06.2009 e guardei. Apartei um trecho que julgo oportuno reproduzir aqui no seu blog. “Além de acionistas, os três fundos de pensão estatais também tinham papéis de dívida (debêntures) do Hopi Hari. Portanto, ainda terão um crédito a receber quando resgatarem os papéis. No caso da Funcef, o valor será de R$ 1,9 milhão. Quando comprou a participação no Hopi Hari, o valor das debêntures da Funcef era de R$ 12,5 milhões”. Os três fundos de pensão e os percentuais de investimento, a que a matéria se refere são a Funcef (10,91%) a Previ (10,83) e a Petros (9,88%). Faltou Você informar quanto a Previ pagou pela participação percentual de 10,83% no Hopi Hari já que existe a perspectiva de recuperação de apenas 2,8 milhões em créditos referentes às debêntures. Estou provocando este assunto com o intuito de estabelecer um comparativo. Há excessivo e injustificado zelo por parte da diretoria executiva da Previ com o endividamento dos associados. Não houve prudência e zelo para com os nossos recursos, por parte dessa mesma diretoria, quando da aquisição do Hopi Hari. A Previ, sem nenhuma tradição nesse ramo de negócio, investiu milhões de reais dos seus associados em um “mico” e agora, como Você mesma coloca, existe perspectiva de recuperação, em quinze longos anos, de apenas 2,8 milhões em debêntures. Perspectiva de recuperação é bem diferente de certeza de recuperação. Entretanto, tenho plena certeza que o expressivo montante de recursos investidos no Hopi Hari - sabe lá Deus quais foram os reais motivos que determinaram a saída desse dinheiro dos cofres do nosso fundo -, se tivesse sido destinado a operações com participantes, em nenhuma hipótese estaria alocado em provisão para perdas desde 2004. Fica uma pergunta no ar: Alguém poderá ser responsabilizado por mais essa brincadeira com os nossos recursos ou isto faz parte do que se chama de risco inerente ao negócio?
    E.T. – está faltando ainda a venda de mais um “mico”, o complexo hoteleiro da Costa do Sauípe na Bahia.

    ResponderExcluir
  6. Ebenézer Aparecido (Curitiba)8 de julho de 2009 às 19:27

    A coisa está descambando para o trágico. A leitura do blog deixou de ser benfazeja para nossas aspirações. Hoje, a tônica das questões embute desespero e sofrimentos. Já se fala em suicídio como coisa real. E é muito triste conhecer a crueldade que o endividamento impõe aos aposentados e pensionistas freqüentadores. Todos oriundos do maior Banco do Brasil e hoje às expensas do maior Fundo de Pensões da América latina. Paradoxalmente nestas assertivas tudo é grandioso. Até mesmo o rol de necessidades que amargam esses herdeiros do descaso. Apesar de filhos de pais zelosos hoje nos subjugamos a padrastos desnaturados. O que nos transmuda, também, em responsáveis relapsos por não podermos repassar aos nossos dependentes aquilo que nos pertence e que, a eles devido, permite-se que regalem bolsos espúrios e abasteçam mesas impróprias. Alguma coisa tem que ser feita. A Previ deveria acionar a área de RH e procurar, com ajuda da Cecília, identificar esses potenciais suicidas para dar-lhes amparo; material, espiritual ou o que seja. Não se pode é assistir a caravana passar sabendo-se que ela engrossa a cada dia. E que o cortejo que hoje é de desesperados amanhã trará em seu bojo estatísticas funestas. Dê-se um basta. Há como fazê-lo. É só querer.
    Aos desesperados faço um apelo; Creiam em Deus e não desistam. Ao menos nos Céus podemos confiar sem medo de traições.
    Também peço aos responsáveis que saiam da inércia e ajam. Não carreguem o peso da incompetência até o juízo final. Mexam-se que ainda há tempo de amenizar esses sofrimentos. Não deixem as soluções escorrerem por entre os dedos; cerrem os punhos, abram os corações e semeiem a felicidade.

    ResponderExcluir
  7. e no's, esperando um emprestimo simples, com recursos a principio, nosso. E' duro.

    trancam os ratos e passam os elefantes.nao entendo isto. superavit,diminuicao do valor da parcela PREVI, recalculo do emprestimos simples, com carencia,nada disso. Basta huminhacao.

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília,
    Achei pontual, interessante e super pertinente o comentário postado em 08.07.09 às 09:18hs por um blogueiro anônimo. Os mais diversos são os temas que Você coloca em debate e, seja lá como for, nós damos sempre um jeito de fugir para o assunto empréstimo simples. Ultimamente tenho observado que as pessoas estão atingindo o seu limite máximo de tolerância e, em algumas das vezes chegando ao desespero, em razão dessa atitude parcimoniosa de determinados membros da diretoria executiva da Previ. Refiro-me em especial ao diretor de seguridade, insensível aos inúmeros apelos no sentido de mudanças em alguns dos produtos postos à disposição dos associados. Várias foram as saídas aqui apresentadas objetivando uma melhoria imediata nas finanças, principalmente dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”. Vou citar um único exemplo, a sugestão apresentada pela colega Rosalina, nossa companheira já há algum tempo, que resume bem o desejo de quase todos aqueles que freqüentam o seu blog. Cecília, está ficando insuportável conviver com uma situação injusta como essa. Senão vejamos: 1º) O maior e talvez o mais rentável fundo de pensão da América Latina possui recursos bastante significativos, que vêm servindo apenas para realização de negócios de natureza no mínimo duvidosa (Hopi Hari e Costa do Sauípe) e para o patrocinador engordar o seu resultado do segundo semestre de 2008 em R$5.3 bilhões de reais. 2º) Esse mesmo fundo elege uma minoria de associados e os agracia com valores muitíssimo generosos, denominados de benefício especial de renda certa, em detrimento da grande maioria, legítima proprietária também desses recursos, que até hoje se encontra a ver navios. 3º) Todos os colegas hoje aposentados verteram contribuições para o plano “1” por trinta ou mais anos de vida. Pois bem, existe uma anomalia em vigor que permite ao funcionário, ainda na ativa, não contribuir e ainda receber participação nos lucros e talvez dividendos oriundos daqueles mesmos R$5.3 bilhões de reais ditos como apropriados contabilmente pelo patrocinador. Diante de tudo que foi até aqui exposto chego a conclusão de que está faltando sensibilidade e senso de justiça, mas está sobrando incoerência e intransigência por parte de alguns dos diretores eleitos para que possam perceber o que realmente interessa no momento para a grande maioria dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”.
    E.T. – peço licença para colocar o meu ponto-de-vista de que nada justifica abdicar desta vida, por pior que ela possa estar se configurando no momento.

    ResponderExcluir
  9. Cecilia,

    se a gente apertar, a resposta que conseguiremos da atual Diretoria da Previ, é que o investimento não foi feito por ela, mais pelos anteriores, e o que estão fazendo é um grande negocio, ou seja, estão reavendo nosso dinheiro, mesmo que na incerteza de 15 anos.
    Que tal pegar essa grana e emprestar aos associados no mesmo prazo ?? 15 anos......
    Não falaria aqui mais acho que devido ao nivel de desespero que consigo detectar em algumas postagens merece.
    Como lhe falei por email, em uma das negociações salarias passadas, os sindicatos colocaram que o BB deveria abrir crédito para seus funcis, independente de sua situação cadastral, ou seja, spc, serasa, o que fosse, o acesso seria para todos. Acho que a grande maioria que não teve aumento de seus limites esta colocada neste bloco, agora valem as restrições, outros de nós não possuem mais cheque especial e assim vai, tudo isso é impedimento para o aumento de limite, pois segundo informações o BB rodou aumento em 10 milhões de contas, se sua não foi contemplada, é pq tem algum tipo de impedimento.
    Espero ter dado algum esclarecimen-
    to sobre o assunto.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  10. Minha AMIGA DESEPERADA !!!!
    Todos juntos vamos vencer,voce ainda terá muitos motivos para sorrir,lembre-se sua MAEZINHA QUERIDA de 84 anos preciza de você.
    Estou Horando por voce,e vou iniciar uma vigilia na minha igreja em seus favor.
    Grato amiga CECÍLIA por acredita em nós e em nossos problemas.

    AOS ELEITOS DA PREVI :


    Na Hora do Silêncio

    Quando te encontrares em qualquer dificuldade emocional, recorda
    o silêncio como instrumento divino de construção e paz.
    Confuso, ele te ajudará a encontrar soluções adequadas.
    Indeciso, ele te ajudará a fortalecer a idéia de maior equilíbrio.
    Desacreditado, ele te ajudará a reconhecer que o mais importante
    é acreditares em ti memo.
    Perseguido, ele te ajudará a compreender os perseguidores.
    Injuriado, ele te ajudará a continuar apesar dos espinhos.
    Vencido, ele te ajudará no refazimento de tuas forças.
    Revoltado, ele te ajudará a entender o valor da resignação
    no processo de auto-aperfeiç oamento.
    Ressentido, ele te ajudará a lutar contra o melindre.
    Injustiçado, ele te ajudará a perceber que o perdão rompe a
    cadeia do mal.
    Incompreendido, ele te ajudará a sustentar a paciência.
    Toda vez que te sentires em dificuldades emocionais, pensa
    um pouco mais antes de qualquer atitude impetuosa e recorda
    que, diante de Pilatos, o silêncio de Jesus representou, para
    sempre, a vitória do bem imperecível sobre a incompreensão
    transitória.
    ROSALINA DE SOUZA - 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  11. É lamentável a situação que chegamos. Colegas pensando em suicídio... Espero que Deus os ilumine....

    ResponderExcluir
  12. Jane Torres de Melo9 de julho de 2009 às 11:55

    Querida Cecília,

    Quero me dirigir a nossa colega que está em desespero: Querida, não perca a fé e tenha esperança que as coisas vão se resolver.Acredite em uma força maior do que esse descaso pelo qual estamos passando.Nesse momento alimente-se do amor da sua família, seus filhos, sua mãe e voce verá como ficará fortalecida e com coragem para enfrentar essa fase tão delicada.Estamos juntas, estou rezando por voce e pedindo alento para o seu coração.
    Um beijo especial.Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  13. Jane Torres de Melo9 de julho de 2009 às 12:02

    Querida Cecília,

    Quero me dirigir ao Jorge: Voce está sendo muito benevolente ao chamar a Costa do Sauípe de ""mico"" .Eu considero um King Kong pois investiram, se não me engano, 900 milhões e não conseguem nem 200.
    É de uma irresponsabilidade muito grande essa dilapidação do nosso patrimônio.
    Como fica isso?
    Nosso dinheiro indo assim pelo ralo e fica por isso mesmo?
    Os administradores não deveriam ser responsabilizados?

    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  14. Colegas, a CAIXA PRETA DA PREVI PRECISA SER ABERTA, ai voces vao ver;;;;A da ANABB tambem,

    ResponderExcluir
  15. Realmente, se comparado ao Sauípe, o Hopi Hari é a tampa da garrafa. Perdemos quase 1 bilhão na boa terra. É de chorar em alemão. E não há culpados. Todavia, o consolo é aprender com os erros. Tomara que sirva de estímulo para o Conselho Deliberativo olhar para nós e refletir: "Vamos aumentar o prazo e o limite do ES. Afinal, nele há o FQM, garantia que não havia no Sauípe nem no Hopi Hari. Vamos fazer isso JÁ, para corrigir os erros do passado." E nós todos diremos: amém.

    ResponderExcluir
  16. se começarem a cometer suicidio ai aprevi vai tomar providencia.

    ResponderExcluir
  17. Colega Jorge Teixeira concordo com a Jane "Costa do Sauípe" está muito mais para um King Kong do que para um singelo mico.
    Jorge, também gostaria de saber quanto a PREVI pagou pelo percentual de (10,83) na participação do Hopi Hari, para ter o retorno de R$ 2,8 milhões em 15 anos. Alguém pode nos informar qual o valor investido?
    Endosso seu comentário de que nosso dinheiro tem que ser investido em favor dos participantes.
    Não sei como os diretores não percebem que nós aposentados e pensionistas da PREVI estamos no limite, não suportamos mais tanto descaso. "A únião faz a força" e nós estamos cada vez mais procurando nossos direitos e fiscalizando o comportamento dos nossos diretores. Voces estão provocando uma reação de revolta que não é nada inteligente ,coerente e promissora de vossa parte. Melhor seria que tivessemos ai na PREVI, alguém lúcido e corajoso o bastante para começar uma nova diretriz de conduta?

    ResponderExcluir
  18. Cavalcante disse: brilhante e oportuno comentário feito pelo colega Ebenézer, de Curitiba.É importante que continuemos fazendo colocações objetivas , coerentes e solidárias aqui no blog para dar alento, principalmente, aos que estejam se sentindo mais fracos.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  19. So faltam 15 dias para o dia 24.

    ResponderExcluir
  20. Cecília,

    É que se gora pra fazer sucesso todo mundo tem que reclamar...- já dizia Raul.
    Costa do Sauipe, Hopi Hari e alguns outros poucos investimentos da Previ foram mal sucedidos. Nem por isso podemos crucificar nossos gestores visto que o fundo está superavitário. No geral, os recursos foram muito bem aplicados. Lógico que a sorte ajudou.Quando a Previ foi obrigada a participar das privatizações ninguem previa que seria um sucesso investir naquelas empresas.
    Tenho orgulho de ser participante da Previ e saber que existem pessoas idôneas e ponderadas cuidando dos nossos recursos. Acredito que também que nem todos são santos (lembram do Pizzolato?).
    Ainda bem que não estamos tendo problemas com falta de recursos no fundo e podemos discutir tranquilamente a melhor forma de gerir o superavit e proporcionar a todos um velhice tranquila dentro dos padrões que temos com funcionários do Banco e pessoas de classe média.

    José Forte

    ResponderExcluir
  21. Eu quero um empréstimo para pagar em 15 anos. E pensar que contribui durante 28 anos para a Previ e hoje encontro-me endividada, com depressão profunda, prestes a cometer suicídio. Será que Deus existe? Ou só quem rouba neste país é que se dar bem?

    ResponderExcluir
  22. Minha querida Amiga CECÍLIA.

    Peço a devida licença,para reproduzir,a resposta que recebi dos ELEITOS DA PREVI,em meu questionamento sobre a REVISÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES:

    A pergunta foi :

    No mês de novembro de 2008,o
    Conselheiro WILLIAN BENTO que é também diretor da ANABB,manifestou o interrese em estender o prazo e o valor do Emprétimo Simples para 80 meses e limite de 60.000,00. Esta proposta foi intão encaminhada area seguridade responsavel por melhorias no E.S. O corre que já são decorridos,7 meses que tal proposta foi encaminha a diretoria de seguridade e até agora não foi apreciada tal proposta pela DIRETORIA EXECUTIVA.

    RESPOSTAS DOS ELEITOS DA PREVI :

    Prezada Rosalina,

    No final de 2008, antes que houvesse qualquer proposta de conselheiro
    deliberativo no sentido de aumentar o teto e o prazo do empréstimo
    simples, a diretoria de Seguridade já havia encaminhado uma proposta
    de alteração para teto e prazo de, respectivamente, R$ 50 mil e 60
    meses. Neste ano, a mesma diretoria já começou a fazer a reavaliação
    das condições do ES, para propor à Diretoria da Previ novas
    alterações. Assim, como temos feito nos últimos anos, pretendemos
    continuar com as revisões anuais do ES, de maneira a atender os
    anseios dos associados, pois continuamos mantendo as mais baixas taxas
    de juros existentes no mercado. Afinal, emprestamos recursos dos
    associados para eles próprios.

    Bom AMIGOS DO BLOG,esta é a resposta que me foi dada,pelas minhas contas ainda teremos pelo menos mais 173 dias de pura angustia,porque é isso,isso mesmo que falta para terminar o ano de 2009.

    Que DEUS nos ajude a suportar a espera.
    Grato Rosalina De Souza

    ResponderExcluir
  23. É triste e dá nó na garganta ler os depoimentos sobre suicídio no blog.Imploro que tenham fé em Deus.Os eleitos da Previ em seu blog que nada respondem ,deveriam ler tais depoimentos, porém são vacinados e compaixão não está escrito no dicionário deles.Colegas façam como eu , na última eleição tive o prazer de não votar em pessoas que somente nos trás prejuíxo(e o prazer maior não foram eleitos).Tirem de vez o nome dessas pessoas e marquem para as próximas eleições e principalmente cada um lute para nossa participação que tem sido uma vergonha em número de votantes.Carlos emídio pitanga Domini -Nazaré-Ba -cx postal 01 44400-000 Nazaré-BA

    ResponderExcluir
  24. Colega Cecília,
    Respondendo a um questionamento do colega Cavalcante, através do seu comentário postado dia 02.07.2009 às 11:44, Você disse que é a diretoria de seguridade que tem poderes para pautar qualquer assunto relativo ao ES. Abre aspas: “Geralmente, ela apresenta a proposta da revisão no segundo semestre, como foi feito anteriormente e é muito difícil que isso aconteça, NATURALMENTE, antes desse prazo”. Em outro comentário, postado em 09.07.2009 às 06:00, também em resposta ao colega Cavalcante, foi dito que: Abre aspas: “na reunião de terça-feira fiz um registro solicitando que a revisão do ES seja apresentada o mais rápido possível e que fosse considerado limites e prazos maiores, bem como uma menor carência. Este não foi o primeiro registro que fiz sobre o assunto e a expectativa é que em breve tenhamos boas notícias sobre o assunto”. As minhas perguntas são as seguintes: 1º) - Se tudo acontecer NATURALMENTE, só teremos o novo ES lá para o final do ano, provavelmente em dez/2009. Certo? Mas entendo, s.m.j., de que as coisas não estão acontecendo tão NATURALMENTE assim. Senão vejamos: a Anabb se manifestou no seu site; dona Isa Musa reivindicou aqui no blog um prazo de carência menor para renovação; e agora Você se pronuncia em reunião de Diretoria informando-nos de que este não foi o seu primeiro registro sobre o assunto, solicitando limites e prazos maiores bem como uma menor carência para o produto empréstimo simples Previ. Ora, diante de tantas manifestações importantes como as citadas, agravadas pelo fato de que alguns colegas têm externado ultimamente aqui no seu blog até mesmo intenções de abrir mão da própria vida, entendo que estamos vivenciando claramente situações inusitadas e muitíssimo complicadas, que fogem ao cotidiano da Previ. Diante de tudo isso formulo a segunda pergunta: 2º) - Você realmente acredita, pelos fatos que se apresentam, de que há sinais concretos de que o todo poderoso diretor de seguridade poderá se curvar ante todos os apelos e disponibilizar de imediato um novo ES, com condições bem mais próximas ou até mesmo idênticas às pleiteadas pela grande maioria dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”?

    ResponderExcluir
  25. nao podemos tambem bater nos investimentos mal feitos. temos tbm que ver que muitos outros deram otimos resultados. e independente de tudo isto, a PREVI pode, sim, o conselho, dar uma atencao melhor aos donos do fundo de reserva(comparo um condomino que da poderes ao sindico para usar a reserva,como lhe convier) concedendo um alivio no empr simples, um abono . alguma coisa, alguma luz, um sinal ao menos.

    ResponderExcluir
  26. Colega Cecília,
    Achei pontual, interessante e super pertinente o comentário postado em 08.07.09 às 09:18hs por um blogueiro anônimo. Os mais diversos são os temas que Você coloca em debate e, seja lá como for, nós damos sempre um jeito de fugir para o assunto empréstimo simples. Ultimamente tenho observado que as pessoas estão atingindo o seu limite máximo de tolerância e, em algumas das vezes chegando ao desespero, em razão dessa atitude parcimoniosa de determinados membros da diretoria executiva da Previ. Refiro-me em especial ao diretor de seguridade, insensível aos inúmeros apelos no sentido de mudanças em alguns dos produtos postos à disposição dos associados. Várias foram as saídas aqui apresentadas objetivando uma melhoria imediata nas finanças, principalmente dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”. Vou citar um único exemplo, a sugestão apresentada pela colega Rosalina, nossa companheira já há algum tempo, que resume bem o desejo de quase todos aqueles que freqüentam o seu blog. Cecília, está ficando insuportável conviver com uma situação injusta como essa. Senão vejamos: 1º) O maior e talvez o mais rentável fundo de pensão da América Latina possui recursos bastante significativos, que vêm servindo apenas para realização de negócios de natureza no mínimo duvidosa (Hopi Hari e Costa do Sauípe) e para o patrocinador engordar o seu resultado do segundo semestre de 2008 em R$5.3 bilhões de reais. 2º) Esse mesmo fundo elege uma minoria de associados e os agracia com valores muitíssimo generosos, denominados de benefício especial de renda certa, em detrimento da grande maioria, legítima proprietária também desses recursos, que até hoje se encontra a ver navios. 3º) Todos os colegas hoje aposentados verteram contribuições para o plano “1” por trinta ou mais anos de vida. Pois bem, existe uma anomalia em vigor que permite ao funcionário, ainda na ativa, não contribuir e ainda receber participação nos lucros e talvez dividendos oriundos daqueles mesmos R$5.3 bilhões de reais ditos como apropriados contabilmente pelo patrocinador. Diante de tudo que foi até aqui exposto chego a conclusão de que está faltando sensibilidade e senso de justiça, mas está sobrando incoerência e intransigência por parte de alguns dos diretores eleitos para que possam perceber o que realmente interessa no momento para a grande maioria dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”.
    E.T. – peço licença para colocar o meu ponto-de-vista de que nada justifica abdicar desta vida, por pior que ela possa estar se configurando no momento.

    ResponderExcluir
  27. Pela insensibilidade que gampeia na Previ e no BB, os suicídios que acontecem entre aposentados, pencionistas e funcionários da ativa devem, no máxino, fazer parte de estatísticas para comparações aom o que acontecem em outros bancos e fundos de pensão. INFELIZMENTE!!!!

    ResponderExcluir
  28. Quem projetou (assinou) os projetos para a PREVI investir na Costa do Sauipe,a mando do finado ACM ? (Espero que já tenha sido expurgado da PREVI e das negociações com a PREVI).

    Quem insistiu para a PREVI investir no Hospital Umberto Primo ? Prejuizo de R$ 122 milhões!

    Quem assinou o projeto do entretenimento "Hopi Harri (Ex-Parque Temático Playcenter S/A) em que a PREVI entrou com 10,83% e já contabiliza um prejuízo de R$ 49 milhões ?
    Qual o valor investido em 1997 ?
    A meta do projeto era irreal (faturamento e fluxo de pessoas em Vinhedo-SP- erraram o local escolhido e, o retorno do investimento NUNCA foi o projetado.) Já faliu em 2003 com seu "Passivo a Descoberto".

    E as demais perdas:
    R$ 22 milhões no Centro Empresarial Mourisco ?
    R$ 11 milhões do Banco Nacional ?
    R$ 4,8 milhões nas Casas Anglo Brasileiras S/A ?
    R$ 1,8 milhões do Banco Econômico ?
    R$ 209 mil na Gazeta Mercantil ?

    CHEGA, pelamordideus ! tomem este exemplos e digam QUEM foram estes responsáveis e FORA COM ELES DA PREVI....(quem sabe eles ainda continua com negociatas com alguém da PREVI ?)
    (Fonte:PREVI relatorio anual 2008, pág, 80 a 85.)

    ResponderExcluir
  29. Pois é, o principal que é a discussão do superávit ninguém mais fala, na justiça nem pensar, é negócio para mais de dez anos, só por meio de negociação pode sair alguma coisa, porém nossos representantes não falam, calam, e só esperam que nossa "eficiente justiça" se pronuncie. Sabem quando? No dia de São Nunca! Vamos protestar, aposentado também faz greve! pressão em nossos representantes, nos sindicatos na CUT e no governo, para que abram negociações. Abaixo o Hopi Hari! viva as negociações do superávit!!!

    ResponderExcluir
  30. Vejam a resposta de uma mensagem aos Eleitos Previ,parece que vão fazer alguma coisa.

    Re: Fale Conosco
    De:Eleitos da Previ Para:ademarrg@uol.com.br Assunto:Re: Fale Conosco Data:09/07/2009 16:36

    Caro Ademar,
    Nada impede, tanto que nos últimos anos a diretoria da Previ aprovou,
    por proposta da Diretoria de Seguridade, várias alterações no teto,
    prazo e outras condições de empréstimo simples, como redução de taxas
    de administração e de liquidez e inadimplência. Estudos estão sendo
    encaminhados e as condições do ES estão sendo analisadas, para propor
    novas mudanças neste segundo semestre, ouvindo inclusive as sugestões
    apresentadas pelos associados.



    On Wed, 8 Jul 2009 13:54:28 -0300 (BRT)
    webmaster@eleitosdaprevi.com.br wrote:
    >
    > Mensagem recebida através do link Fale Conosco do Blog
    >Eleitosdaprevi.com.br! Nome: Ademar Pinto Sobrinho
    >
    > Email: ademarrg@uol.com.br
    >
    > Cidade: Pouso Alegre Estado: MG
    >
    > Mensagem: O que impede a Previ melhorar o valor e os prazos do
    >emprestimo simples ? A mudança ocorrida com a criação do emprestimo
    >de curto prazo e aumento do prazo de carencia mais atrapalhou que
    >ajudou. Não sei quem conseguiu entender como uma ajuda aos
    >beneficiarios. Seria melhor não tivesse mexido no prazo de carencia,
    >que criar o emprestimo de curto prazo. JÁ ESTA PASSANDO DA HORA DOS
    >DIRETORES ELEITOS SENTIREM OS VERDADEIROS ANSEIOS DOS ASSOCIADOS.
    >

    ResponderExcluir
  31. Colega Ademar,voce acredita em Papai Noel,Lobisomen,Disco Voador,eleitos da Previ....Eles vao fazer alguma coisa quando?Em Agosto,Setembro,Outubro....Dezembro
    Ate la seremos muito menos associados na Previ.Caia na real.

    ResponderExcluir
  32. Cecilia,

    o Jorge Teixeira até tem razão, o que acontece é que pretendemos de uma vez por todas resolver esta parte de nossos problemas que nos atinge todos os dias, seja qdo precisamos ir ao supemercado, ou a farmacia ( meu caso) , jah que muitos de nós tomam medicação de uso contínuo .
    Nem pretendia , mais sou obrigado a falar, a Cassi agora usa um esquema que é ridiculo, vejam só: de tempos em tempos ela muda o Cid que ela abona para os mesmo remedios que a gente usa, ou seja, neste ano vale o Cid H79, para determinado remédio, por exemplo, ano que vem ela não aceita mais esse Cid, tem que ser outro, mais ela não informa, isto impede o associado de ressarcir 70% do valor de remédios que o preço fica "pela hora da morte ".
    Diante dos diversos problemas nossos do dia a dia e da nossa incapaciade em resolve-los, nos resta apelar , e a unica vela acesa no final de imenso e escuro tunel acaba sendo o ES.
    Fazer o q ?? vou repetir algo q jah disse aqui a algum tempo atras, ouvindo o que eu ouvi da boca do Sr Sasseron em São Paulo , alguns anos atras em um jantar depois de uma plenária dos SINDICATOS FILIADOS A CUT < fica dificil acreditar que é a mesma pessoa q hj dirige a Area de Seguridade da Previ.
    Mais como aprendi faz tempos, e sempre digo para as pessoas que conheço , e é nisso que acredito, o INFERNO É AQUI MESMO , aqui se faz , aqui se paga, seja nessa ou em outra vida.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  33. EMPRÉSTIMO SIMPLES
    Se servir de alento, eis a resposta dos eleitos da Previ:


    Caro Celso,
    Como você sabe, nos últimos anos temos feito revisões anuais dos empréstimos simples, realinhando prazo e teto de concessão, além de rever taxas de juros, de administração, fundo de liquidez e quitação por morte. Podemos afirmar com segurança que não existe linha de crédito a custos menores que os dos empréstimos da Previ hoje. Temos feito isto exatamente porque temos a consciência que os recursos da nossa Caixa de Previdência não são de quem hoje está dirigindo a entidade, mas dos associados a quem os empréstimos são disponibilizados ao menor custo possível.
    Neste ano faremos nova revisão do ES, cujos estudos já estão sendo feitos pela diretoria de Seguridade. Não fazemos isto pensando em eleição, mas porque sempre buscamos as melhores opções possíveis para os associados.



    On Thu, 9 Jul 2009 08:23:33 -0300 (BRT)
    webmaster@eleitosdaprevi.com.br wrote:
    >
    > Mensagem recebida através do link Fale Conosco do Blog
    >Eleitosdaprevi.com.br! Nome: CELSO ANTONIO BERNARDES DA SILVA
    >

    > Cidade: FORMIGA Estado: MG
    >
    > Mensagem: Eleitos, Bom dia. Venho engrossar o couro dos aposentados,
    >no sentido de que revejam o limite e prazo do Empréstimo Simples, assim
    >como outros fundos de menor expressão já o fizeram. A situação de nós
    >aposentados é de penúria. Para quem está com o "burro na sombra",
    >certamente não está nem aí para o próximo. A Previ não é de vocês. A
    >Previ é de todos que a ajudaram a crescer. Vou usar uma
    >redundância: empréstimo simples com desconto em folha é retorno
    >líquido e certo, todos sabemos, não é mesmo? Procurem estudar
    >urgentemente a dilatação do prazo e limite, mas por favor não esperem
    >os aposentados morrerem primeiro. Desculpem a franqueza, mas voces não
    >são donos da Previ, voces não são diretores e conselheiros, vocês estão
    >de diretores e conselheiros. Isto certamente, terá fim. Haverão de ter
    >novas eleições, e os caminhos trilhados por voces agora, certamente,
    >pesarão na balança para eleições futuras, todos sabemos disto e estamos
    >atentos. Encarecidamente, olhem por nós aposentados.
    >R ealinamento de prazo e valor no ES não depende de BB e nem de SPC ou
    >Previc, depende somente da boa vontande daqueles nos quais votamos e
    >poderemos não votar mais.

    ResponderExcluir
  34. Prezada Cecília,

    Diz a sabedoria popular que a mulher participa genuinamente das angústias do próximo. Sou aposentado do BB por livre e expontânia (vontade?). À PREVI, através do seu inchado numero de funcionarios, cabe gerir com sabedoria este capital de terceiros. Não é o que ocorre. Se analisar, mesmo superficialmente, os investimentos feitos, a sabedoria, prudência, responsabilidade passaram longe. O que nos entristece é ver a falácia desses diretores ao apresentarem os resultados minimizando erros e pondo nas alturas a a perspicacia, genialidade quando o estes são favoráveis.

    Raimundo N. Oliveira

    ResponderExcluir
  35. Eu sugiro que acampemos em frente a Previ, com faixas, cartazes e tudo o qeu for viável. Façamos um grande protesto, que acredito já foi feito pelos aposentados da Petrobrás. Nossas associações viabilizariam transportes e de todas as cidades partiriamos para o Rio de Janeiro. É preciso que a sociedade saiba que o dinheiro da Previ é nosso.

    ResponderExcluir
  36. Seguinte/

    Abir a caixa preta da Cassi

    Da Previ

    Da ANabb

    Ai voces vao ver, quanto ganha, o Presidente da ANABB, da Previ, e varios diretores que sao ao mesmo tempo da ANABB,da Previ, da Cassi.

    E por falar em Cassi, é a pior administraçao pois tem uma montanha de hospitais se descredenciando...isto é uma vergonha... quanto ganham esses diretos....é senhores como eu aposentado ,estamos fritos.Pois ninguem nos ouve anao ser mesmo para reponder as nossas queixasa Snta CECILIA. que eu acho tem muita disposiçao. Tem uma estoria de agunlha no palheiro, pois de todos esses diretores a Cecilia é a unica agulha que incomoda a atual diretoria. Voce éuma guerreita e quando digo agulha é porque voce cutuca,mais que pena voce é uma só.

    SENHORES APOSENTAdos a CASSI pode até estar bem de bolso mais os hospitais e clinicas estao se descredenciando. Enos vamos para o SUS.

    ResponderExcluir
  37. Rosália Maria dos Santos11 de julho de 2009 às 08:52

    Cara Cecília,
    De há pouco tempo conheço seu blog, e sempre o acesso em busca de uma notícia lenitiva.
    Nos últimos dias tenho lido depoimentos desesperados de pessoas endividadas, e eu que achava que era a única.
    Sim, já pensei em suicídio, olho todos os dias para a janela do 10º andar de ondo moro e penso em pular. Não tenho a coragem dos suicídas, sou covarde. Então suicídio está fora das minhas cogitações, até porque minha filha não receberia meus seguros de vida.
    A maneira que encontrei de aliviar tudo isso, foi procurando a morte aos poucos, sou fumante inveterada, levo vida sedentária, há 2 anos não vou a nenhum médico, tive depressão profunda ocasionada por aposentadoria incentivada. Sim, aderi ao PAA em 2007 sob forte pressão de uma colega da agência que trabalhava. Não gosto de ficar aonde não sou bem vinda, e foi assim que senti-me, saí perdendo salário, já estava aposentada pelo INSS e recebia 2 salários. O que recebi não deu pra liquidar os empréstimos e fui me endividando mais e mais. Desde que tomei posse no BB, sou arrimo de família, sustentei meus avós e hoje sustento uma filha de 17 anos, uma mãe de 83 e uma tia de 62. Tudo o que consegui no mercado de trabalho foi um emprego com salário de R$ 650,00, para trabalhar 9 horas por dia, mesmo assim estou adorando, sinto-me útil e vejo o meu potencial ser aproveitado, o que nao ocorria no BB. Portanto aqui o meu conselho, nada de suicídio, lembrem-se dos seguros. Minha sugestão, fumem, tenham vida sedentária, comam de tudo, não vão a médicos. Já, já a Previ cmpre a meta de acabar com todos do Plano 1.

    ResponderExcluir
  38. Cecilia,

    no meio de tanta coisa ruim sempre aparece algo de bom, bom em termos é verdade, mais da um alento aos que tem esta doença (como é o meu caso), ja encontra-se em fase final de aprovação a inclusão do Diabetes Melitus como uma das doenças que dão direito aos seus portadores de obter isenção de IR.
    Bom, pelo menos com o valor que deixarei de pagar ao Governo poderei pagar meus remédios sem susto e preocupações, poderei inclusive de parar de me extressar com a atitude da Cassi que vive mudando os CID para abonar remédios de uso contínuo.
    As vezes ainda encontra-se um politico que pensa um pouco com a cabeça, e resolve ajudar aos milhões de brasileiros portadores deste mal.
    A Previ podia se expelhar no exemplo e olhar pros milhares de aposentados e assistidos sob sua responsabilidade.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  39. Colega anonimo de 10/07 de 16:38concordo plenamente com voce alias,
    ja sugeri o mesmo.Vamos pensar juntos a melhor maneira de conseguir-mos nos encontrar na porta da Previ,sou do Rio de Janeiro, para mim e mais facil.Em se tratando de gente nao confiavel e temendo represalias nao podemos divulgar e-mail e telefones.Como poderemos combinar o encontro?E os colegas de outros estados(os que tiverem condiçoes de vim ao Rio),os que nao puderem façam uma corrente de pensamento positivo no dia e hora marcados.Avisaremos aos jornais,revistas,para que seja divulgado para a populaçao o que os aposentados da Previ estao passando apesar de tanto dinheiro nosso indo para bolsos errados.Vamos divulgar a roubalheira e desmentir o que o presidente da Previ fala aos quatro cantos do pais.
    Nao contem com o que estao dizendo os eleitos,pois ja sabemos que os estudos feitos para o Es conforme eles dizem sao demorados e estudam,estudam,estudam e assim vao chegar a Dezembro como todo ano eles fazem.Cecilia espero que voce deixe passar meu comentario.

    ResponderExcluir
  40. Cecilia,

    o assunto tem pipocado e muito aqui no Blog , e acho que nào sou a pessoa mais indicada para isso, mais vivi a experiencia que muitos estão querendo deixar para os seus entes queridos, embarcando nesta aventura maluca chamada suicidio.
    Vou esclarecer: 10 de outubro de 2008, tocou o telefone aqui em casa, a tia de minha mulher avisando que minha cunhada então com 62 anos de idade acabara de tirar a própria vida, deixando um filho de 19 anos, que alias recem o fizera, o aniversario do garoto foi dia 04.10 ( alias, meu afilhado), nem precisa dizer que só ahi jah aumentou em muito a minha responsabilidade. Agora a parte que mais vai pesar , minha sogra hoje com 83 anos, teve a 6 anos atrás cancer de mama, até setembro do ano passado tudo esgtava bem, pois este ano ela tirou a outra mama, vitima de um novo cancer, só não foi pior pq estava em grau 1.
    Então meus colegas, desistam dessa idéia, o preço a ser pago é muito alto, para os que ficam com certeza, mais para os que acreditam que a vida não acaba aqui, que teremos outras vidas, em outro plano ou mesmo neste plano para resgatar as nossas faltas, esta é a pior das contas a ser paga.
    Rezem , por si, pelos outros, ou seja lah o que voces fazem com a sua espiritualidade, mais façam, não se apeguem apenas ao material, nós temos duas rodas a moverem nossa vida, se pararmos uma , só andaremos em círculo.
    Por mais problemas que tenhamos hj, e por mais que não vejamos uma luz no fim deste imenso tunel escuro, sejamos nós a nossa própria luz, vamos acreditar em nós mesmos e procurar viver com harmonia, mesmo sendo materialmente pobres, afinal, a pior pobreza é a de espírito.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  41. Cavalcante disse:
    Pegando carona no comentário postado pelo Ademar, logo acima, sobre resposta do "eleitos da Previ" aobre o assunto ES, na qual afirmam que estão levando em consideração sugestões dos associados nos estudos que estão sendo feitos, registro aqui minha sugestão, respeitando a de qualquer outro colega, para que sejam aumentados limites e prazo para : R$ 120mil e 120 meses, respectivamente. Para os que não precisam tomaro ES lembro que não é obrigatório, digo isso porque alguns colegas, incompreensivelemnete, são contrários às alterações do ES, como já vimos relatos aqui no blog, caso do Roberto da AAFBB, dentre eles. Possivelmente, com a implantação das alterações , poderemos ficar por algum tempo à espera da solução sobre a distribuição do Superavit, sem estar frequentemente rogando à Diretoria aumento do ES, que é, como sabemos, apenas um paliativo. Logo que venha a sair o novo ES iremos cobrar a retomada das negociações sobre Superavit, ainda que tenhamos que conceder/abrir mão de algo para o patrocinador. Não adianta radicalismo,nem palavras de ordem, precisamos ser realistas- se quisermos receber algo em tempo - principalmente os mais idosos e os que estão desesperados, à beira do suicídio, teremos que ser flexíveis e coerentes, caso contrário levarão anos na justiça até que seja resolvido, se é que será, e nunca veremos a cor do dinheiro pois onde estaremos já não será mais necessário o vil metal. Procurem analisar friamente sobre os interesses dos que estão por trás disso tudo( Governo, Banco, Previ ,SPC, PREVIC, CGPC , Sindicatos, etc.) é uma turma da pesada que usará de todos os recursos e argumentos junto à Justiça para que se protele ao máximo uma decisão definitiva em benefício dos coitados dos aposentados e pensionistas.À essa altura, após vários anos de tramitação, muitos de nós já terão morridos.
    Cara CECILIA leve à Diretoria, na próxima reunião ,da terça-feira, minha sugestão para o ES: R$120mil X 120 meses ,
    Grato . Um abraço Heráclito

    ResponderExcluir
  42. "MOSTRA Saint-Étienne CIDADE NO Design,NO CCBB DE BRASÍLIA"


    Sei querer ser radical igual certas correntes.

    Mas parece brincadeira está primeira página do BLOG do Romildo. Com todo respeito, acho que ele vive em outro plano. Não é possível que sendo nosso representante não tenha conhecimento da aflição dos associados da Previ.

    Bom, o Sr. Romildo já escreveu em seu blog que eh muito fácil criar um blog.

    ResponderExcluir
  43. Cecília.
    Peço licença para mandar um recado afiançando que você, como poucos, não se enquadra no perfil delineado a seguir:
    Senhor Diretor da Previ.
    Dê um chute na soberba e acorde para a realidade que o espreita. O assistido que hoje implora migalhas ou a viúva que ameaça suicídio, amanhã estarão dentro de sua casa. Isto não é um vaticínio - é uma constatação futura se perdurar o descaso. Mas você, unindo-se aos seus pares e com a ajuda de Deus, pode modificar isto. Tudo que cerca o Plano 1 já foi dito aqui: é maduro, finito, auto-suficiente, rico, etc. e tal. Só não se fala em alguns de seus Gestores; políticos egoístas, insensíveis e estreitos de visão. Nunca é demais lembrar que todo o patrimônio da PREVI foi amealhado com o suar dos associados, incluindo o seu, mas, se você não se der conta e não tomar providências, nem nós, pedintes, nem você, pretenso nababo, usufruiremos de um tostão furado dessa fortuna. E tudo irá para o patrocinador/governo, deixando ao desamparo todos que contribuíram para o Fundo. E os atuais diretores engrossarão essa estatística, fique certo disto.
    Portanto, lembre-se:
    Seu cargo é transitório;
    Sua riqueza é efêmera;
    Sua vida é curta.
    E sua morte é certa.
    Faça uma reflexão. Exercite uma visão do futuro e pense em como será sua casa sem o concurso de sua “fortuna” atual. Veja bem: o aposentado do Banco do Brasil que, por dedicação à Casa, não teve tempo para ficar rico, tem por destino depender da Previ. E essa dependência será honrosa ou malfadada; tudo dependendo dos Diretores que hoje distribuem as riquezas que lá estão. Honesta e indiscutivelmente nossas.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecília.

    Gostaria que você levasse o comentário do colega EBENÉZER de 08.07.09 ao conhecimento dos dirigentes da Previ para reflexão dos mesmos.

    ResponderExcluir
  45. Colega Cecília,
    A Previ ainda pensa em vender Sauípe, mas antes estudará alternativas de reestruturação. É isso mesmo. Provavelmente mais dinheiro nosso poderá escoar pelo ralo. Retirei hoje, 13.07.2009, a notícia abaixo do blog de Romildo Gouveia, que peço licença para reproduzir aqui neste espaço: Abre aspas:
    “Costa do Sauípe
    julho 13th, 2009
    Da coluna Mercado Aberto, do jornalista Guilherme Barros, no jornal Folha de S. Paulo:
    CADEIRA
    Eduardo Giestas é o novo presidente da Sauipe S.A.. O executivo ocupou posições como diretor de operações regionais da Claro, presidente da Equifax do Brasil e vice de marketing e vendas da Time For Fun.
    TAREFA
    Giestas substitui Alexandre Zubaran. Sua tarefa será apresentar à Previ, dona do empreendimento, um novo plano estratégico para o complexo hoteleiro. A Previ ainda pensa em vender Sauipe, mas antes estudará alternativas de reestruturação”.
    E.T. – dois micos, Le Meridien e Hop Hari, felizmente já nos deixaram, mas o King Kong Sauípe insiste em permanecer no nosso “circo”.

    ResponderExcluir
  46. Senhores frequentadores deste blog,

    Hoje já eh dia 14 de julho e estou quebradinho, quebradinho. Enquanto se fala em discutir na justiça o destino de Superávit com aquelas bobas palavras de ordem( até parece que não conhecemos como são demorados os processos na justiça, recursos em cima de recursos.

    Melhor um mau acordo que uma boa sentença.)

    Enquanto isso uma boa maioria fica na expectativa do realinhamento do famigerado E.S.


    Será que custa para essa diretoria entender que o pesa eh o valor da prestação. Não queremos saber se vamos ficar devendo oito, dez anos, até porque sempre estamos renovando e de certa forma este E.S eh eterno - enquanto vivermos - pelo menos para uma grande maioria que precisa dele.

    Imagine só: não faz muito tempo o prazo de carência era de 04 meses, agora eh de 12. Que legal, em vez de deixar as coisas boas como estavam, ainda são capazes de piorar.Se não tivessem mexido na carencia eu poderia neste exato momento renovar o meu empréstimo e seria ateh bom para a Previ, pois ficaria com uma rebarba - taxa de administração - mas, o todo poderoso acha que deve me ajudar a não me individar, a não torrar o meu dinheiro com este tipo de taxa.

    já que eh assim, paciência...

    ResponderExcluir
  47. Até hoje não sei pra que serve o blog do Romildo, desisti de vê-lo há muito tempo, quando percebi que é apenas um informativo. Ele nem mesmo opina em nada, nada mesmo....

    Quanto ao empréstimo simples é duro dizer que essas respostas dos eleitos de "que estão estudando" é apenas um cala-boca para que deixemos de importuná-los, pois somente em novembro/dezembro é que sairá alguma coisa.

    Que Deus nos ajude...

    ResponderExcluir
  48. Prezada Cecília,

    Não que seja ilegal, mas por contrastar com a situação da maioria dos frequentadores do Blog, que clamam pelo realinhamento de valores/prazos do ES, li num determinado blog, ser possível a um diretor da Previ, através da participação nos conselhos das empresas das quais a Previ participa, acumular valores da ordem de R$ 308 mil, mensais.

    Isso é possível?

    Obrigado.
    Langoni

    ResponderExcluir
  49. O grande mal do aposentado/pensionista é a teimosia em apegar-se à tábua de salvação ilusória representada pelo ES. Ano após ano a lamúria se renova e recrudesce no decorrer do segundo semestre, à espera do realinhamento. E tão logo este acontece evidenciam-se sinais de que não resolveu o problema de muitos. A explicação é simples: o dinheiro resultante é mal aplicado na solvência de dívidas. Eu agia assim, mas graças a Deus encontrei a fórmula “mágica” para fugir ao lugar comum e, hoje, egresso de um líquido zero no espelho - apesar de proventos brutos da ordem de seis mil reais, à época - flutuo placidamente em cômodos três mil reais mensais, suficientes para tocar o barco com tranqüilidade. Vejamos como se deu o milagre: Em dezembro passado, com o fruto da renovação do ES dentro dos novos limites (montante de 16.000 reais) procurei eliminar descontos do espelho agindo da seguinte maneira: liquidação do Alfacash; acordo com o BB englobando todo o saldo devedor da linha de crédito (CDCs, Cartão de crédito, Cheque especial); e, cancelamento de filiação a Entidades diversas. De se notar que os descontos remanescentes foram reduzidos significativamente, visto que o acordo com o Banco redundou em mensalidade da ordem de 600 reais e a nova prestação do ES foi acrescida em cerca de 300 reais, apenas. Lucrei ainda com o benefício da proibição de recorrer a qualquer linha de crédito junto ao Banco, durante a vigência do acordo. Portanto, novas dívidas nem pensar. Ademais, na situação anterior contraia empréstimos progressivos junto a financeiras para suprir a insuficiência mensal do líquido, o que também foi superado. Com estes credores celebrei uma “moratória branca”. Isto é, parei de pagar as mensalidades até readquirir capacidade de solvência, mediante consulta e anuência – também, para eles era isto ou nada.
    Acresce que, para a tranqüilidade atual, dei ciência aos de casa de todos os pormenores da situação e, a partir daí, adotamos a postura de enquadramento salarial; nossa mesa foi adaptada para a realidade presente e abolimos despesas descartáveis: (TV a cabo, celulares, interurbanos, ágapes, passeios, etc.). Hoje, além de tranqüilidade, há sobras a festejar. E a contagem regressiva para consumação do novo realinhamento é acompanhada com serenidade.
    Finalizando, e para não abusar da tolerância da Cecília nem cansar os freqüentadores, deixo para uma próxima participação o registro de sugestão à Previ para solução definitiva do problema - independente de aportes financeiros aos endividados ou ônus de quaisquer espécies para as partes.

    ResponderExcluir
  50. Prestimosa Ceci,
    Um fundo de previdência privada guarda muito similaridade com a Previdência Oficial. Quando iniciei minha vida laboral, em 1967 aos 14 anos, na Drogaria e Farmácia Catarinense, era recolhido à Previdência 8% de minha parte e 19,5% do empregador, a Drogaria Catarinense. Apesar da empresa ter sido obrigada a recolher ao INSS mais que o dobro do que o empregado, JAMAIS a Lei permitiu que pudesse usufruir de qualquer vantagem pecuniária futura, por conta de sua contribuição. Assim também deveria acontecer com o Banco do Brasil em relação à Previ. Por analogia, a Previ foi criada como uma "extensão" do INSS. Então, assim como o INSS não remunera o empregador, assim também, a Previ jamais poderia remunerar o BB. É questão de lógica. Afora a Lei 109 que nos protege, esta questão logística deverá ser esfregada na cara de JOSÉ PIMENTEL, ministro da Previdência, e de RICARDO PENA da moribunda SPC que já devia estar sepultada pois cheira muito mal.

    ResponderExcluir
  51. Concordo com Heráclito e Cavalcate, sobre o Emprestimo Simples:
    R$ 120 mil para pagar em 120 meses.

    Quem quiser, tiver margem consignável e precisar da grana, que levante este empréstimo, pois a PREVI, com certeza vai recebê-lo de volta, COM JUROS.

    Hoje(14/07/09) imprimi minha folha de pagamentos no site da PREVI, e,com tristeza vi o cancelamento, por mim solicitado do seguro de vida "ANABB-SEGUROS" Verba C635 de valor mensal R$146,99, que pagava há meses ! Estou "apertado" e com mais tristeza notei que o valor líquido do meu benefício, R$ 3.539,29 NÃO COBRIRÁ O SALDO NEGATIVO DO CHEQUE-OURO !
    Cancelei o seguro de vida, que pena! "Vão-se os anéis, e (ainda)ficam os dedos".
    -tomara que não cancelem o cheque-ouro !!!!!

    ResponderExcluir
  52. NOTICIA: CASSI NAO REAJUSTE PLANOS CASSI FAMILIA ATE 2010. E OS APOSENTADOS ,ATIVA, QUE A CADA ANO VE AUMENTANDO O PERCENTUAL, DE 1% AGORA, JA ESTA EM 3%(QUE SERIA PROVISORIAMENTE). E OUTRA A CO-PARTICIPACAO QUE ACHO UM ABSURDO.E AINDA DE LAMBUJA, R$ 150.000.000,00 DO BANCO DO BRASIL. DAI SO PODE DAR SUPERAVIT, RESERVA, AS NOSSAS CUSTAS. NAO ADIANTA MESMO, E' CASSI, E' PREVI, NOS SUGANDO.

    ResponderExcluir
  53. Cavalcante disse: Concordo ,em parte, com o colega André e elogio sua determinação no corte de despesas mensais do orçamento bem como à sua família que se conscientizou, se solidarizou com ele e foi decisiva para que ele implantasse o aperto financeiro, uma verdadeira economia de guerra. Porém não concordo com a moratória com os credores - isso é uma opinião pessoal - pois não nos dá a verdadeira paz e tranquilidade que almejamos. É preciso que se encontre uma saída também para aqueles da "moratória branca", pois eles emprestaram quando foram solicitados e têm o direito de receber. Confesso que mesmo com toda a engenharia financeira feita pelo André, que nos sirva de exemplo, eu ainda ficaria sem um bom sono tranquilo por sentir que estava em débito com alguém. Penso porém que o André lá no fundo pensa assim também, mas fazer o que ! Pelo menos caro André com a atitude proativa que você tomou lhe deu mais tranquilidade de esperar por um realinhamento substancial do ES que lhe permita, como a todos nós, uma desoneração radical de consignações na Fopag, bem como extra-fopag de modo que fiquemos devendo exclusivamente à Previ, que é algo nosso ou que pelo menos somos associados, embora com direitos ursupados. Conheço colegas que não conseguem mais honrar o pagamento das mensalidades da Faculdade de seus filhos. São cobrados constantemente e em desespero não sabem como resolver.Os garotos precisam continuar estudando. Bate então o desespero e surge como
    a única esperança ES da Previ. Caro colega Anré, também tenho a intenção, desde que o aumento do limite máximo do ES seja considerável, liquidar todas as consignações referentes a empréstimos bem como os terríveis CDCs FUNCI que atualmente são absolutamente inacessíveis à maioria dos aposentados, pelo menos comigo e outros colegas da minha cidade que ficaram a "ver navios" quando aplicada a abominável "ANC"os limites simplesmente sumiram.Vejam que vexame nos fazer passar o ex-patrão: Um CDC Salário Funci de 1.000, com as novas medidas, a prestação ficaria em torno de R$ 21,00. Porém nem isso nos é permitido, sequer vinte e hum reais de margem. É isso, colegas, vamos procurar apertar o cinto até o último "buraco", privar nossas famílias de atividades consideradas normais, como ir, de vez em quando a um restaurante ou comer uma pizza.Cancelar passeios a shopings ou a outro qualquer de lazer , para que possamos obter algum resultado.Infelizmente é a triste realidade, aposentados, missão cumprida, idade mais ou menos avançada e nem essas pequenas coisas que fazem parte da vida de qualquer ser humano podemos mais usufruir. É triste, lamentável e revoltante.
    Acho que já me alonguei demais, espero ter dado o recado com um pouco de desabafo e desilusão.Quanto à distribuição de Superavit, Renda Certa, e outros direitos que eventualmente tivermos,e que por certo, se recebessemos, equilibrariam nossos orçamentos, se tiverem que ser discutidos/resolvidos através da JUSTIÇA, não se iludam, pois ira´ demorar bastante tempo e muitos de nós, provavelmente, não mais teremos oportunidade de recebe-los.A saída, penso eu, será pela alternativa de negociações, talvez cedendo um pouco para que possamos receber o que nos é devido. Senão prevalecerá aquele ditado popular " ganha mais não leva". Não adianta ficarmos repetindo palavras de ordem " a Previ é Nossa, o dinheiro é nosso",O Banco (patrocinador) "não vamos deixar que leve um tostão "etc. etc.e daí, também não levaremos nada,Na prática nada temos.Nem representantes eleitos siquer, à exceção da Cecília, na minha ótica, ouvem nossas súplicas.Vejam a humilhação a que estamos nos submetendo, colegas falando até em suicídio e nada resolvem como medida de emergência.
    Um abraço a todos, boa sorte com sua estratégia André, que sirva de exemplo, de qualquer forma, para muitos.
    Grande Abraço a todos.
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  54. Querida Cecília,

    Caro colega Cavalcante, realmente se nos fosse creditado os valores a que temos direito -- Superávit, Renda Certa, bitribuação de IR e por aí vai...-- não estaríamos nessa mendicância lamentável.
    Como diz a Rosalina, lutemos pelos nossos direitos.A luta é árdua !!!
    ""Eles são muitos mas não podem voar!!!""
    Estamos juntos!!!
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  55. Langoni,

    A informação divulgada no blog que você cita está equivocada, uma vez que os salários dos dirigentes da Previ são os mesmos praticados pelo BB e estão bem abaixo do mercado.

    ResponderExcluir
  56. Prezada Cecília,

    Hoje aposentado, mas exerço a função de consultor de empresas e avaliação de projetos. Não é o meu caso, que sempre me pautei pela boa ética e pelo conservadorismo. Os projetos por mim elaborados quando viáveis foram todos aprovados por unanimidade pelos Bancos, sem quaisquer ressalvas. Sempre procuro trabalhar dentro da realidade e de forma conservadora, tanto para dar segurança ao empreendor como para o agente financeiro. Quando vejo que o projeto Hopi Hari previa uma média de público de 25 mil pessoas/diária, isto me parece uma utopia. Não sei com que base foi feita essa projeção. O papel infezlimente aceita tudo. Na época de analisar o empreendimento, deveriam ter feitos testes de sensibilidades para verificar a real condição de viabilidade do empreendimento. Poderia adotar o fluxo de pessoas com 10.000?diaria, 5.000/diaria, para ver até que ponto o projeto suportaria uma queda de demanda. A consultoria sempre tem que se pautar pela boa ética e conservadoria, pois as condições econômicas são dinamicas e varia constantantemente. Por isso a avaliação de projetos tem que ser de forma segura, avaliando todas as variáveis, principalmente as de mercado que é o aspecto fundamenal para a viabilização e inviabilização do projeto. Não consigo enxergar uma projeção com fluxo diário de 25.000 neste fracassado projeto. O estudo de mercado deveria mercerer um alto grau de análise e pesquisas para se evitar fracassos como da natureza. Quem são os culpados pela análise e decisão do projeto. Para mim todos estes micos que a Previ detem são problemas de ordem técnica ou política. Não tem cabimento participar de um empreendimento sem uma acurada análise das inúmeras variaveis que compõe o projeto. Agora vem simplesmente a Previ falar em bom negócio sair do Hopi Hari, após amargar inúmeros prejuízos, com o nosso dinheiro e sacrifício dos aposentados. Vamos apurar responsabilizar os elementos que participaram dessas decisões erradas e puní-los, só assim acredito que nossos recursos passarão a ser geridos de forma responsável. Quanto ao empréstimo simples, cujos recursos tem retorno certo aos cofres da Previ, levam-se meses estudando não sei o que, uma vez que o retorno é líquido e certo.

    ResponderExcluir
  57. Caro Colega Cavalcante.
    Peço desculpas por me expressar mal. Não pretendi dar calote com minha “moratória branca”, apenas lembro que ela contou com a anuência dos credores, como citado, e, sem querer dar aula a um professor, foi aplicada dentro do que define o Aurélio: “Moratória – dilação de prazo ao devedor pelo credor para pagamento de uma dívida”. Também, das dívidas em questão só restavam acessórios (e muitos), pois o capital de quase todas já havia sido pago. Portanto, tranqüilize-se, tenho dormido em paz.
    Pelo teor de seus comentários, folgo em saber que minha explanação alcançou o intuito desejado e, pelo que se contém, foi ofuscada pelo brilhantismo de suas colocações. Pena que logo tudo sairá do blog e apenas alguns poucos freqüentadores serão premiados com sua leitura. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  58. Colega Cavalcante ,concordo inteiramente com vc.é revoltante apertarmos o cinto até o último buraco, privarmos nossas famílias de tudo e poderia ser diferente se não tivessemos nossos direitos usurpados como vc. diz.
    Tenho dois filhos ainda na faculdade e mesmo tendo feito FIES, os outros 50% são muito difíceis de pagar e a expectativa de uma realinhamento substancial do ES, seria exatamente para ficarmos apenas devendo para a PREVI.
    Lamentávelmente a diretoria da PREVI não nos dá nenhuma esperança de que está estudando viabilizar esse empréstimo com a urgencia de que estamos precisando.

    ResponderExcluir
  59. Cavalcante disse: Caro colega André peço desculpas ,também, se em algum momento provoquei "mal entendido.Fiquei muito feliz com suas explicações complementares e torço para que tudo dê certo.
    Fique em PAZ e que DEUS o proteja e à sua família.
    Grande Abraço Cavalcante

    ResponderExcluir

Poste seu comentário