sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Reunião para discussão do superávit Previ

Quinta-feira, dia 07.08, foi realizada reunião entre representantes dos associados e o Banco do Brasil sobre a utilização do superávit. Participaram da reunião, Valmir Camilo, Presidente da Anabb, o diretor da Anabb, Emílio Ribas, o coordenador da Comissão de Empresa, Marcel, como representantes dos associados e, pelo Banco, Juraci Masiero, Isabela Campos e José Marcelo.
O Presidente da Anabb antecipou as propostas formuladas pelo Grupo de Trabalho, esclarecendo que essas propostas seriam submetidas à consulta aos associados.
Segundo Valmir, o Banco quer resolver isso com urgência e marcaram uma nova reunião para o dia 03.09.
Semana que vem, os associados receberão material impresso com todas as propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho e uma cédula de votação. Os associados deverão votar nas propostas que julgar mais adequadas e escolherá também as entidades que deverão compor a mesa de negociação com o BB e a Previ. A votação será via correio e a Anabb divulgará o resultado.
(fonte www.anabb.org.br)

Como vocês podem verificar, o Banco vai pressionar para que o superávit seja discutido e resolvido ainda este ano. É muito importante que todos participem, pois é a partir dessa participação que poderemos defender os interesses dos associados com mais segurança. Como escrevi anteriormente, a discussão fica para o segundo semestre, porque o Banco tem todo o interesse de melhorar seus números para o balanço deste ano.

11 comentários:

  1. Cara Cecília,
    Uma das coisas que aprendi na Direção Geral do BB é que quando voce não quer que um projeto ande é só coloca-lo em um GT e ir fomentando reuniões. Ora a reunião da ANABB foi tão mau orgnizada que desacredita o Valmir, ele tem escola e vivência para que, se realmente fosse de interesse, já estarmos junto com a PREVI e o BANCO negociando a utilização. Cá para nós a ANABB, divulgando que os associados poderão votar pela internet, propóe submenter uma proposta via correios, sendo que esta proposta não tem nem o caráter de documento pois não está sendo submetida pela PREVI ao Corpo Social. Alias isso vem mostrar que a PREVI sabia que estava propondo algo imoral e ilegal no ano passado e como voces sabem que 2 propostas neste ponto vai promover um pedido de impedimento da diretoria, voces estão jogando a carga na ANABB. A utilização do Superavit é responsabilidade da PREVI, deveria ser a PREVI a patrocinar estas discussões e já deveria estar em nível de acordo - o Balanço foi fechado/aprovado em maio, com o conhecimento prévio que a diretoria tem já deveriam ter disparado a muito tempo o processo do SUPERAVIT - o que foi feito o ano passado, atendendo não sei a quem. Como vários colegas já comentaram não acredito que sejamos beneficiados com algo ainda esse ano.
    Considerando o acima, esta diretoria poderia pelo menos conceder o Emprestimo simples com os limites e prazos aumentados.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!


    Cecília, como você é a única diretora da previ que eu conheço e que tem um canal direto de comunicação, venho lhe pedir que esclareça o motivo pelo qual não se aumenta e dilata o prazo do empréstimo simples.

    Todo pedido para ser atendido deve ser fundamentado, dessa forma os meus argumentos são poucos e diretos:

    risco da operação com os associados é praticamente zero;

    a Previ tem tem reservas suficientes;

    e uma aplicação segura e corrige o capital dentro da regra atuarial;

    até onde eu sei só depende da diretoria da Previ.

    Acho bem razoável um limite de 100.000 com prazo de 120 meses, pois desta forma atenderia a uma grande parcela dos associados. Fico no aguardo do contraditório.


    um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Gostaria de expressar a minha satisfação com a sua volta ao blog. Ficamos, desde 29.07, quase totalmente órfãos de novas informações sobre a nossa Previ. Sobre o assunto em pauta, concordo plenamente com Você e ratifico que compete a todos nós aposentados analisar as propostas do GT Anabb & Entidades e escolher aquelas que melhor atendam aos nossos interesses. Precisamos também torcer para que essa discussão sobre a utilização do superávit termine ainda este ano. Enquanto isso, peço licença para reproduzir aqui no blog uma declaração sua do dia 28.07.2008: “Colegas, podem contar comigo para defender a posição de elevação do limite e prazo do empréstimo simples”. Escrevi aqui mesmo uma vez que contamos com Você para ser a “porta-voz” permanente das nossas expectativas nas reuniões da Diretoria. À vista do exposto, entendo que estão desde já renovadas em todos nós aposentados a confiança e a esperança de que muito em breve dias melhores virão. O Banco tem todo o interesse de melhorar seus números para o balanço deste ano e nós aposentados também temos todo o interesse em melhorarmos o nosso bolso ainda este ano.

    ResponderExcluir
  4. Colegas,
    Vou tentar começar pela discussão do aumento do limite e prazo do ES. Vamos ver se conseguimos avançar nesse assunto.
    Podem contar comigo e hoje estou participando da reunião do Conselho da Anabb e já atualizada com as informações que aconteceram na minha ausência, apesar de ter acompanhado de longe.
    Agradeço a compreensão dos colegas e podem contar com minha energia e determinação para defender as propostas que interessam aos associados.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ler os comentários pois mostram desejos, além de conhecimento do Banco, Previ e dos Aposentados. Concordo quase que inteiramente com o Carlos, acrescento que o Banco já sabe o que pedir e o que ceder, e a Previ já sabe o que pode pedir e no que vai ceder.Cabe a nós esperarmos e torcer por aqueles que fazem parte do jogo.

    ResponderExcluir
  6. Pedimos pressa nas decisões para utilização do superavit eesperamos também o aumento do empréstimo simples.

    ResponderExcluir
  7. Como sou interessado no Superavit da Previ, fico aqui sentado olhando meus ex-colegas com as mesmas aflições que eu tinha antes de ser demitido. Entrei no BB em 1977 e nada mudou, a Previ e o BB continuam os mesmos, principalmente a Previ que enche os bolsos com a contribuição dos funcionarios e depois da uma banana para todos. Seus diretores sentem-se deuses intocaveis e do alto olham pobres mortais se debatendo por um Emprestimo Simples.
    Mesmo o foco de meu comentario eh a votação das propostas do GT, pois neste espaço a Cecilia comenta todas as que são de interesse do funcionalismo.
    Como tenho dito ao longo dos dias pos reunião da ANABB a proposta 09 vai ser rejeitada, pois fala em dar ao menos uma migalha aos ex-funcionarios, que so fizeram engordar os cofres da Previ, pois sairam e não levaram a totalidade de suas contribuições.
    Gostaria que a "moderação ativada" deste blog deixasse passar meu comentario so para ver a reação dos socios da Previ quanto aos pedevistas, nunca esquecendo que amanha um grande numero de ex-colegas pode estar entre nos.

    Ary Taunay Filho

    Guaiba-RS

    ResponderExcluir
  8. Gente,pela quarta vez escrevo no blog da Cecilia e nao divulgam.A mesma coisa vai acontecer com a votaçao via correio,o resultado sera o que o Banco(governo)quer.
    Acorda povo!So vamos ver a cor do dindim atraves da Justiça.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Meu caro colega anônimo,
    Desde a criação do blog até hoje só houve um comentário que não publiquei, pois se tratava de uma ofensa pessoal muito agressiva a minha pessoa e, não ia descer ao nível de baixaria em um espaço que foi criado para discutirmos e socializarmos opiniões. Foi o único comentário que não foi publicado. Acredito que você tenha feito algo errado, ou não achou o seu comentário, mas tenha a certeza que se foi recebido, foi publicado, pois não acredito que os desaforos tenham vindo de você.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília. Aderi ao PDV do BB em 1997, após 18 anos de contribuição para a PREVI. Apesar de haver sacado 1/3 do total das contribuições, a cota patronal (2/3) permanece com a PREVI. Acredito que contribuí para o tão propalado superavit. Você pode me informar se terei a minha fatia do bolo?
    Jose Manoel

    ResponderExcluir
  11. José Manoel,
    Infelizmente, as regras para resgate em 1997 eram outras. Você só resgatava a parte patronal. Esta foi uma das boas mudanças no estatuto de 97, pois atualmente os associados resgatam tanto a parte pessoal como a patronal. Administrativamente, eu acredito ser muito difícil você receber algo da Previ, pois você rompeu seu vínculo com a Fundação e com o BB.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário