segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os colegas que aderiram ao PDV e outros Programas de demissão ou aposentadoria voluntária estão organizando uma Associação Nacional de Demitidos com o objetivo de discutir assuntos de interesse do grupo, inclusive discutir o superávit e a reintegração aos quadros do Banco. Os assuntos estão sendo discutidos no blog do colega Leandro Schmaedk. Para maiores informações, acessem:

blog: http://demitidosdobb.blog.terra.com.br/

Outros blogs interessantes: http://superavitprevi.blogspot.com/ (do colega Ary).

O importante é estarmos bem informados e não termos dúvida em relação ao que estamos votando e, antes de decidirmos a respeito das propostas, olharmos o blog dos colegas que, por motivos diversos, não estão na ativa ou aposentados pela Previ. Antes de qualquer decisão, vamos conhecer suas agonias e suas reinvindicações para depois decidirmos.


14 comentários:

  1. Cara Cecilia,

    Não se poderia outra postura de sua parte no tocante a divulgação do blog do Leandro, onde pedevistas discutem assuntos relacionados com os efeitos de suas demissões do BB.
    Informo, que igualmente ao blog do Leandro, também temos o blog do Ary Taunay, "superavitprevi.blogspot.com".
    Ary Taunay Filho

    ResponderExcluir
  2. Cecília,mais uma vez vocé sai na frente,abrindo espaço aos colegas demitidos,isso sim é democracia.
    Parabéns vocé hoje faz o papel da previ,levando informação ao aposentados e pensionistas e também aos demitidos.
    Os aposentados e pensionistas ainda não se deram conta da força que tem juntos,quando na maioria dos casos cada um puxa o tapete do outros,muitos não se lembram que um dia vão morrer e assim deixarão as esposas ou esposos,muitos não lembram que um dia também pode ser demitidos,e assim ficar na fila da briga como muitos demitidos.
    Mas a resposta vira nas urnas,nas próximas eleições.ai sim os nobres aposentados e pensionistas poderian sair de seus pedestais e lutar um pouco mais pelos seus direitos,porque se estamos vendo tudo isso é por puro comodismo dos colegas aposentados e pensionistas que no pleito sempre toma de lavada do pessoal do SISBB.
    E sabe porque isso porque não estão mais motivados o suficiente para mudar o rumo das nossas própria vida.
    Muito obrigada rosalina de souza
    18.161-320-4

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília.
    Novela: Empréstimo Simples.
    Recebi na data do dia 22/08/2008 as 17:05 do Sr.André henriques de lira/gerat/diseg/previ.
    Desde já peço a sua autorização para o uso do seu espaço e segue
    a resposta:
    "ESTAMOS FAZENDO ESTUDOS PARA A REVISÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    LEMBRAMOS QUE,EM DEZEMBRO DE 2007 TANTO O PRAZO COMO O TETO JÁ FORAM OBJETO DE AUMENTO PELA DIRETORIA DA PREVI,POR PROPOSTA DA DIRETORIA DE SEGURIDADE."
    bom colega Cecília,mais uma vez a previ colaca as suas respostas evasivas,desde do mês de maio/2008 quando mandei o primeiro questionamento a respeito do empréstimo simples que a eles estão realizando estudos para a mudança do ES.
    Cada dia que passa,nota-se que realmente a diretoria,não merece respeito por parte de nós aposentados e pensionistas.
    As respostas são sempre no sentido de blindar a diretoria,e de concreto mesmo só as nossas dificuldades finaceiras,e nossos problemas de saúde.
    Cecília eu acho que o melhor caminho para resolver a NOVELA ES,é vocé fazer uma vizita ao gabinete dos intocaveis ( SASSERON E ALEXANDRE ).e abrir o seu blog para eles e mostrar os enseios dos assistidos da previ.quem sabe assim eles toman alguma iniciativa,ou então vamos ter que conclamar o pessoal para uma caravana até vocés e marcar uma reunião solene com os intocaveis da previ,os chamados dono da verdade que se preocupan com o endividamento dos colegas,quem sabe eles não foron uns dos poucos milionários da previ e resolvem abrir uma linha de crédito para os que estão em crise,talvés eles estejan realizando estudos no sentido de transitar as fortunas pessoais deles através do FOPAG.
    Cada ves mais Cecília te admiro pela competência e honestida com que vocé trata a todos nós.
    rosalina de souza 18.161-320-4

    ResponderExcluir
  4. Está no site da ANABB um aviso de que o prazo para devolução do questionario sobre a distribuição do superavit foi prorrgado até 27.08, tendo em vista atraso dos correios na entrega dos formulários

    LUIZ EDMUNDO BAPTISTA CAMARA

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Aposentado tem tempo para muita coisa. Inclusive para ficar fazendo "castelos de areia". Porisso é que procurei fazer uma estimativa de quanto seria necessário para a Previ atender a nossa pretensão do RENDA CERTA. Encaminho, abaixo, as estimativas que fiz. Caso eu esteja errado, peço perdão a todos:
    "ESTIMATIVA DE QUANTO A DEVOLUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES ALÉM DE 360 DEVERÁ CUSTAR NA DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT:

    RESERVAS MATEMÁTICAS .................................. 61.081.602.408,31
    61.081.602.408,31 : 103.661 PARTICIPANTES(67.022 assistidos) = 589.243,80,00(RESERVA MATEMÁTICA MÉDIA POR PARTICIPANTE) 589.243,80 : 360 = 1.636,78 (valor médio de 1/360 da RESERVA MATEMÁTICA por participante, a ser multiplicado pelo numero de contribuições além de 360)
    1.636,78 x 70 contribuições além de 360(média) = 114.574,60(média por participante no RENDA CERTA)
    114.574,60 x 33.000,00 participantes que – PROVÁVELMENTE - têm direito (ESTIMATIVA) ) = 3.780.961.800,00(desembolso PROVÁVEL do superávit)
    3.780.961.800,00 : 120 meses = 31.508.015,00 (desembolso mensal)
    OBSERVAÇÃO – 3.200.000.000,00 aplicados a 1% a. m.(TAXA ATUARIAL) gera 32.000.000,00 de rendimento. O que demonstra que o rendimento do próprio fundo, que será constituído, pagará a obrigação a ser assumida pela Previ. Talvez a elevação do teto e do prazo do ES possa resolver o problema."

    LUIZ EDMUNDO BAPTISTA CAMARA

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Peço licença para desviar um pouco o foco e abordar notícia veiculada hoje, 25.08.2008, no site da Previ. Lá está escrito que a nossa Caixa recebeu R$ 1,63 bilhão em dividendos somente no primeiro semestre, o que representa um acréscimo de 12,5% em relação ao mesmo período de 2007. Sou fraco em matemática mas, de posse de uma simples calculadora e com um exercício rápido, concluiríamos que, se pegássemos somente esses 1,63 bilhão e dividíssemos por mais ou menos cento e cinqüenta mil assistidos, poder-se-ia emprestar para cada um o montante de quase onze mil reais. Não houve necessidade de recursos tecnológicos de última geração nem tampouco mão-de-obra altamente qualificada para que chegássemos a esse número. Quando se tem vontade as coisas fluem com rapidez. A nossa Previ possui recursos tecnológicos de última geração, além de mão-de-obra altamente qualificada. Não obstante,até o momento,desde a posse da chapa “3” em 02.06.2008, não promoveu nenhuma alteração no limite e no prazo de pagamento do empréstimo simples. A alegação é que “estamos reavaliando o empréstimo simples, para novas proposições, sempre procurando atender aos anseios dos associados”. Para realmente atender aos anseios dos assistidos terá que haver brevidade na conclusão desses estudos. Continuo insistindo que essas alterações de limite e prazo fizeram parte de promessa de campanha da chapa “3”, conforme reconheceu recentemente o diretor Sasseron.

    ResponderExcluir
  7. Cecília,
    Conforme o colega Jorge falou, esse estuDo do ES já deveria esta concluido há muito tempo, pois já se passaram 5 meses e nada de resposta. Espero que o remédio não chegue tarde demais e o doente já tenha morrido. ESPERAMOS UMA RESPOSTA URGENTE E OBJETIVA DA DIRETORIA DE SEGURIDADE. Não aguentamos mais essas respostas evasivas, que só têm o proposito de ganhar tempo. Exigimos mais respeito conosco, e estamos aguardando uma resposta imediata a respeito de EMPRÉSTIMO SIMPLES. SE VAI SAIR AGORA OU NÃO.
    INTERCEDA POR NÓS, Pois voce é nossa unica esperança.

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília Garcez,

    Digna, democrática, altruísta e solidária, nos sentimos gratos pelo apoio e gestos favoráveis à nossa causa.

    Consideramos que continua nossa colega por causa do sobrenome BB, somos os Demitidos do BB, insistimos em manter este conceito de família, embora rejeitados e excluídos.

    A Psicóloga Cecília Garcez pode avaliar a exploração ignóbil deste conceito nas demissões, causas e conseqüências

    Agradecemos a indicação dos nossos blogs de demitidos aos associados da PREVI:" Antes de qualquer decisão, vamos conhecer suas agonias e suas reivindicações para depois decidirmos".

    Informamos, as piores agonias e penúrias, as mais tristes histórias de colegas demitidos não foram relatadas, dos colegas que sucumbiram, permanecem no fundo do poço, muitos faleceram vítimas das conseqüências das demissões abusivas.

    Nos blogs, temos comentários e depoimentos de sobreviventes. Contudo, nossas reivindicações abrigam todos os direitos de todos demitidos do BB, sobreviventes, sucumbidos e famílias de falecidos. Resumimos nossos objetivos na reintegração plena ao BB, a continuação do contrato de trabalho.

    Reconhecemos que se trata da opinião pessoal da Colega Cecília Garcez, evidente, não pode ser a posição da Diretora de Planejamento da PREVI ou da Conselheira da ANABB, nesses cargos deve defender BB e PREVI, funcionários, aposentados e assistidos, precisa falar das sentenças judiciais desfavoráveis aos demitidos.

    Tivemos algumas sentenças favoráveis, mas daquelas que nos negaram direitos claros, dignos e justos, comentamos nossa convicção de que foram manipuladas pelo poder econômico e político, porque parciais, tergiversadoras, humilhantes e injustas.

    Enfim, falemos de nobreza, repetimos nosso agradecimento ao seu apoio pessoal, digno, democrático e solidário, muito importante para nós.

    Leandro Schmaedeke
    DEMITIDOS DO BB

    ResponderExcluir
  9. Olha, estou decepcionado com a diretoria da Previ.

    Superávit- Quem deveria estar à frente das discussões era a Previ. Sim, a Previ, ninguém melhor do que o próprio fundo para fazer sugestões a respeito do superavit. Quem tem o conhecimento jurídico, ou pelo menos deveria ter eh o departamento jurídico da Previ. Em caso de déficit, acho que a Previ não iria ficar na arquibancada vendo a Anabb e Cia discutirem qual a melhor maneira de cubri-lo.

    Acho que a atual diretoria esta sendo incompetente para tratar de "problemas" que todo administrador gostaria de ter nas mãos. Agora, imagine esta atual diretoria tendo que lidar com uma Previ deficitária. Acho que seria uma adiministração temerária.

    - A área responsável, se eh que tem, por que não divulga no site os motivos de não aumentar o E.S. Ficam todos no maior silêncio, eh só dizer: não haverá aumento e pronto

    Acho que todos mais cedo ou mais tarde seremos vencidos pelo cansaço.

    Um abraço, querida Cecília!

    ResponderExcluir
  10. Empréstimo Simples-fato relevante.
    Cumpridos os 4 meses da carência regulamentar, renovei o ES no último dia 22. Depois de descontados os encargos devidos me foram creditados R$ 1.018,00; dinheiro suficiente para cobrir a prestação do mês mais a contribuição para a CAPEC. Com a "sobra" comprei una utilíssima agenda onde anotei a data da próxima renovação - 22/12 - quando, espero, receberei bolada idêntica.
    E aí, Srs. Diretores RESPONSÁVEIS, há necessidade de aumentar o limite do ES? Continuem estudando a viabilidade. Pena que o MOBRAL tenha sido extinto. Mas, novas eleições virão!

    ResponderExcluir
  11. Estão fazendo estudos para o emprsimples? ou como no ensino,estudam,estudam, e nunca passam de ano? Como é fácil os diigentes eleitos(fora a Cecília)chegar ao topo e olhar para tras, e dizer;aue se lixem,já cheqguei onde queria. É uma lástima,até parece a camara e o senado. E o recurso disponível, fazer shoppings,resorts,beleza com a maios facilidade mas olhar para o associado,nao.

    ResponderExcluir
  12. Luiz Edmundo,
    O cálculo não é tão simples assim. Esse valor da reserva matemática´significa a obrigação que a Previ tem com TODOS os associados até o final da vida (deles e dos dependentes e pensionistas). Nâo é somente pegar o valor e dividir pelo número de pessoas. Qualquer alteração no valor do benefício modifica o valor dessa reserva.
    Os cálculos são feitos levando em consideração premissas demográficas (cálculo atuarial) que projeta o tempo de vida que cada associado terá e sabemos que este tempo tem aumentado cada vez mais. As pessoas estão vivendo mais e com melhores condições de saúde e a tendência é cada vez melhorarem essas condições em função do desenvolvimento de tecnologias médicas e ambulatoriais.

    ResponderExcluir
  13. JOrge Teixeira,
    O comentário anterior também vale para você. A Previ tem obrigações mensais que são os benefícios pagos aos aposentados e que a tendência é cada vez aumentar mais este número em função de nosso plano estar fechado e daqui a alguns anos só haverá aposentados no plano. Devemos lembrar que as contribuições estão suspensas e que a Previ paga aos aposentados com recursos que entram, como por exemplo o pagamento de dividendos, algumas vendas de renda variável, alguns cupons de renda fixa. A minha área está sempre mapeando quando de recursos será necessário para cada ano no futuro para que não tenhamos problemas de caixa.
    Ter um patrimônio como o da Previ não significa que o dinheiro está disponível. Mais de 60% está investido na Bolsa de Valores, sendo que existe uma concentração grande em Vale, CPFL e Neoenergia, empresas que não são fáceis de vender, em função dos impeditivos existentes nos acordos que foram firamdos na época da privatização.
    Buscar liquidez dos ativos é um trabalho árduo que temos feito seguidamente. Por isso é bom termos em mente que esta riqueza toda existente na Previ não significa dinheiro em caixa que pode ser utilizado quando e como quiser.

    ResponderExcluir
  14. Meus Caros e Cara Cecília,
    Volto, insistindo: 10% para todos + empréstimo simples, de longo prazo, neste momento. Se não é conveniente 100.000,00 talvez 70.000,00 em 100, 70 ou 80 vezes. Como foi dito o SUPERAVIT NÃO SIGNIFICA DINHEIRO EM CAIXA.Então, as coisas simples primeiro, depois estuda-se com calma as propostas restantes e se providencia CAIXA(Dinheiro) para atender outros itens, se aprovados.
    Saúde para todos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário