terça-feira, 29 de julho de 2008

Superávit Previ: ANABB promove novo encontro para apresentar propostas do GT

Na próxima quinta-feira (31/7) a ANABB promove novo encontro com entidades de aposentados. Nesse evento, serão apresentadas as propostas para a utilização do superávit da Previ, formuladas pelo Grupo de Trabalho formado no primeiro encontro. Os internautas poderão conferir o debate pela internet, pois haverá transmissão ao vivo.

O Grupo de Trabalho contou com a participação de lideranças representativas do funcionalismo, associações de aposentados e pensionistas, Contec, Grupo Assessor de Aposentadoria e Previdência e Diretoria Executiva da ANABB.

23 comentários:

  1. ENCONTRO NA ANABB - Para mim foi uma desilusão, percebe-se que não se quer discutir o superavit este ano - talvez por ser ano politico. A própria PREVI que no ano passado já tinha submetido a plebiscito a proposta de triste lembrança, este ano não se manifesta. Realmente precisamos de representação, nossas associações são mais clubes recreativos de velhinhos do que uma associação de defesa de interesse comuns, resalvo que em algumas vi pareceres de pessoas que realmente conhecem o assunto porém elas não tem respaldo para a luta, já a anabb tem respaldo porém, como já disse antes, não é função dela. PRECISAMOS URGENTE DE UMA REPRESENTAÇÃO FORTE. Neste primeiro momento apóio o fortalecimento da FAABB, que se a ANABB apoiasse poderia se estruturar no moldes da própria ANABB e com isso virar realmente uma entidade representativa de nossos interesses. FICA A SUGESTÃO.

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Creio que o assunto de maior interesse de todos nós aposentados no momento, além de um possível aumento nos valores e no prazo de pagamento do empréstimo simples, é a forma como será utilizado o superávit acumulado pela nossa Previ em 2007. Pois bem, encontrei chamadas para o evento que se realizou na Anabb ontem, 31.07.2008, na maioria dos sites freqüentados por nós aposentados, até mesmo no da Anapar. Manifesto minha estranheza pelo fato de que a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil não escreveu uma linha sequer sobre o evento. Nem mesmo a participação do Sr. Luiz Gonzaga, representando a Diretoria de Planejamento da Previ, que trouxe bons subsídios para os membros do GT, foi objeto de menção no site. Outras notícias, de pouco ou quase nenhum interesse, são veiculadas. Ainda sobre essa ausência de informações, no dia 29.07.2008, pela manhã, entrei no “Fale Conosco” do site da Previ. Coloquei meu e-mail e celular de contato, e enviei a mensagem, reproduzida a seguir, motivado pela nova informação surgida no dia 28.07.2008 no site da Anapar, sobre o aumento para cem mil reais do limite de empréstimo simples na fundação Centrus. “O Conselho Deliberativo do fundo de pensão Centrus elevou para cem mil reais, com vigência para até 31.12.2008, o limite de empréstimos pessoais para seus associados, consoante notícia constante do site da Anapar em 28.07.2008. Tendo em vista a disponibilidade de recursos, pergunto se essa Previ poderia adotar medida igual ou semelhante, já que a matéria é de exclusiva responsabilidade do seu Conselho Deliberativo. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação, agradecendo se, na hipótese de a resposta vir a ser negativa, me fossem informados quais seriam os impedimentos para que esse aumento venha a ocorrer”. Até o momento, 07:45 de 01.08.2008, não obtive qualquer tipo de manifestação por parte da Previ. A única justificativa aceitável para essa falta de resposta seria um possível acúmulo de serviços no setor responsável pela matéria (acho improvável). Diante de tudo que foi aqui exposto, agradeceria se Você pudesse interceder junto às pessoas responsáveis, objetivando uma maior atenção para com os interesses, anseios e questionamentos de todos nós aposentados, razão maior da existência da nossa Previ.

    ResponderExcluir
  3. Venho acompanhando os comentarios dos colegas do blog e os trabalhos do GTAnnab.
    De tudo que li e ouvi, acredito que o mais prudente a se fazer é criar uma REPRESENTAÇÃO FORTE (como a ANNAB), proposta já reiterada varias vezes pelo Carlos, na qual eu assino em baixo.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecília,

    Eu tinha decidido não mais escrever em seu blog, não por sua causa, mas por outros motivos já mencionados por mim. Todavia, pensando bem, acho que se pararmos de lutar a situação vai se complicar cada vez mais, precisamos unir forças para que essa negociação saia o mais rápido possível. E o que eu tenho visto que até as negociações dos funcionários do Banco do Brasil, incluíram na pauta de negociações o superávit da previ e o fim do voto de minerva. Nós aposentados temos muita força basta nos unirmos para um objetivo comum. Principalmente aqueles que detem contra-cheque com beneficio memores. É hora de unirmos para um objetivo comum. Penso que se nos dispersarmos aí a negociação se complicará e, vejo no futuro uma grande sobra de recursos na Previ, que ficará com quem? Nós aposentados subestimamos nossas forças, vamos começar também pressionar a previ através de email com nossas reivindições e propostas concretas. Assim, acho que tornará mais fácil a tarefa de nossos diretores eleitos. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que as coisas aconteçam. Vamos lutar para que os nossos objetivos sejam atingidos. Eu, particularmente, já enviei mais de dez email para Previ, temos que pressioná-la para que a negociação se concretize. Vamos reinvidicar os nossos direitos. Não podemos esmorecer, vamos procurar sensibilizar os nossos colegas desanimados a escrever também para Previ. A união faz a força, sem ela não vamos conseguir uma negociação que nos satsfaça. Vamos a luta. Estamos só no começo. Temos pressionar a Previ, Banco, nossas entidades, etc. As nossas entidades existem também com o objetivo de nos defender, então vamos cobrar, nós temos força e motivos para isso, afinal de contas, o superavit está aí. Se não utilizarmos que fará uso dessa vultosa importância.

    ResponderExcluir
  5. assisti pouca coisa, e fiquei com a mesma impressão do Carlos, somos um bando gritando, mais do outro lado tem uma parede, e ela não responde, nem emite eco, nossas vozes se perdem no espaço. desta vez ficaremos como aquelas cantigas antigas de criança, não teremos nem pirulito, talvez nos sobre o palito

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  6. A Caixa Econômica Federal anunciou a ampliação do prazo de pagamento de empréstimo consignado (com desconto em folha) para servidores ativos e aposentados de 72 para 96 meses.

    De acordo com o banco, para fechar o contrato, os bancários interessados deverão apresentar no ato da solicitação os três últimos contracheques.


    Noticia do site do sindicato dos bancarios de brasilia
    Creio que a PREVI podia aumentar o limite do ES para 100 mil reais e o prazo para 120 meses sem maiores problemas

    ResponderExcluir
  7. Colega Cecília,
    Os novos membros da Diretoria e Conselho tomaram posse no dia 02.06.2008. Dentre as promessas da chapa 03, vencedora das eleições, podemos destacar a de "atualização permanente dos limites de empréstimo simples" e “competência, segurança e mais benefícios”. Escrevi aqui no seu blog, quando da posse, que nós associados estaríamos ainda mais atentos e cobraríamos o cumprimento imediato dessas promessas. Pois bem Cecília, hoje, 02.08.2008, apesar de já decorridos dois meses de empossados, nenhuma medida significativa foi adotada para beneficiar a nós aposentados. Não houve aumento dos limites de empréstimo simples. Ainda não houve competência para determinar os responsáveis pelo episódio renda certa. Mais benefícios para quem? O meu benefício continua sendo o mesmo de 02.06.2008. À vista do exposto Cecília, entendo que diminuir a taxa de administração do empréstimo simples é pouco, ou quase nada, para quem, insisto em repetir, assumiu como promessa de campanha “atualização permanente dos limites de empréstimo simples” e “competência, segurança e mais benefícios”.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Cecília, pelo que me parece, o site daPREVI tá focado mais em assuntos de natureza interna(seleção para preenchimentos de vagas) e nao informa, ao menos,atitudes tomadas pela diretoria, em prol dos associados,cfe. compromisso amplamente divulgado em campanha pela chapa vencedora.

    ResponderExcluir
  9. Cecília, a abertura do financiamento imobiliario da PREVI futuro,os recursos serao da PREVI 1 ou PREVI FUTURO?

    ResponderExcluir
  10. Cecília,

    Após assistir a apresentação feita pelo colega da PREVI, no encontro na ANABB, fiquei convencido de que as propostas que fixam um reajuste de 5% ou 10% com um piso mínimo de R$ 500,00 ou mais, se possível, para os reajustes que forem inferiores a este valor, com certeza irá beneficiar a grande maioria dos aposentados, bem como os colegas da ativa.

    Trata-se de uma medida mais simples de ser implementada, e não deixam as dúvidas que as propostas elaboradas pela ANABB deixam sobre quem realmente será beneficiado.

    ResponderExcluir
  11. entrei no Banco em fev/1975, e aposentei-me 07/2002, qdo assumi os colegas mais antigos falavam do Bco com muito carinho e orgulho ( o antigo, do gtempos em que eles eram novos), eu comparava com o que via e o que me aguardava, sentia-me funcionário de segunda. parece que a historia tah de volta, agora somos aposentados de segunda e clientes de segunda, é só comparar com o tratamento de outros fundos de pensão e outros bcos com seus funcis ativos e aposentados.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  12. O Jorge tem razão.
    A Diretoria da PREVI é um túmulo.
    Para quem a PREVI está fazendo o superávit?
    Para o Governo, para o BB, para o Fundo, ou para a Gloria de sua diretoria?
    Resta-nos, aos beneficiários, o Protesto e o empenho de conseguir-mos o fator Político para que se reverta esse quadro.
    Não podemos mais esperar.

    ResponderExcluir
  13. Cecilia,
    a verdade é que o nosso plano entrou em extinção, afinal a grande maioria anda por volta dos 50, sera que os nossos colegas sindicalistas que assumiram o Banco e a Previ, estão esperando nós todos partimos desta para a melhor(assim eu espero, que seja melhor) poque eles pensam que ficariam para semente e sobraria mais dinheiro para dividir entre eles??? isso me ocorreu ontem, pq se não for isso, não vejo razão para tamanho desinteresse, por nós outros e a situação atual.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  14. Prezada Cecília,

    Em seu retorno de férias estamos aguardamos notícias suas sobre a utilização do Superavit e emprestimo simples. Estamos anciosos por notícias. Se esperarmos da Previ, vamos ficar desinformados como sempre.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Cecília,

    Eu nunca vi uma diretoria tão inoperante igual a nossa da Previ, já se passaram 07 meses e nada aconteceu com relação ao empréstimo simples e propostas para utilização de superavit de 2007. A única atitude foi divulgar após concretizar o renda certa, a entrevista com o atuário americando, com o intuito de se justificar a cautela que se deve ter para utilização do superavit. Interesse dessa matéria é que a Previ não observou isso quando implantou o renda certa, que tornou muitos assistidos mililonários da noite para o dia e indevidamente. Será que após uma medida desastrosa como aquela eles estão procurando cautela. Então é hora de fazer com que os agraciados com as vultosas importâncias devolvam os recursos recebidos. Mudando de assunto, porque não se implantou até hoje o aumento do empréstimo simples e seu alongamento de prazo, eis que se trata de medida praticamente sem risco para Previ e que atende não só os asissistidos como também a Previ para cumprir a sua meta atuarial de 5,75%aa. + INPC. Falta vontade política para isto. Só não faltou quando implantou o renda certa. AH já atenderem com presteza a quem deveriam ser atingido com o renda certa.

    ResponderExcluir
  16. Chega a ser revoltante a falta de respeito da PREVI para com os associados. Que espécie de fundo de pensão é esse? Fundos menores, como Centrus e Funcef tem empréstimos simples de valores bem mais elevados, como no caso do Centrus, que aumentou para 100 mil rais. Como a PREVI, sendo o maior dos fundos, tem a irrisória quantia de 35 mil reais? É para rir ou para chorar? Se falarmos então do superávit, não sobrarão linhas aqui.
    Espero que a nova diretoria faça algo que realmente interesse aos associados, em especial do plano 1.

    ResponderExcluir
  17. Votei na chapa 03, da ANABB, acreditando (ingenuamente) na promessa de “competência, segurança e mais benefícios”.
    O que pude perceber do tal encontro do dia 31.07, para utilização do decantado superávit foi um festival de "pisar em ovos", por motivos políticos, acredito.
    Nenhuma palavra da PREVI até agora.
    Carecemos URGENTEMENTE de representação. Estamos órfãos.
    Segue um oportuno lebrete: O Brasil já deixou de ser um país de jovens. Está envelhecendo.
    Aguardem-nos nas urnas.

    ResponderExcluir
  18. "NA CASA ONDE FALTA PÃO, TODO MUNDO BRIGA E NINGUEM TEM RAZÃO"-Não é o caso da PREVI, mas quem tem a chave do armário não esta nem ai para quem aguarda.Para que pressa?Já faleceram alguns na espera. . .
    Vamos entrar com ação exigindo a Previ creditar nossas pensões em outros estabelecimentos, para iniciar a conversa com o BB, onde "eramos o maior Patrimonio" não faz muito tempo.Pouco antes do partido dos trabalhadores (assim mesmo,em minusculas letras).
    Isto mesmo, colega anonimo, eles que aguardem as urnas.

    ResponderExcluir
  19. Aconselho aos colegas guardarem bem a lista dos membros eleitos para nunca mais cairem na tentação de votarem em incompetentes...

    ResponderExcluir
  20. Cecília,
    Bom dia,
    Como eu previa, os benefícios do Superávit, demorarão e sob minha ótica não sairão este ano. Peço-lhe encarecidamente, que diligencie junto à PREVI, em caráter de urgência, para que o empréstimo simples, tenha seu limite aumentado e o prazo dilatado, assim como fez o CENTRUS. A situação financeira dos aposentados da PREVI, na grande maioria, está “feia”. Sugiro aumento para R$100.000,00 e o prazo para 120 meses.
    Desculpe, com exceções é claro, mas a diretoria da PREVI parece-me que não está nem aí para os aposentados. Será que estou errado?
    Aguardo retorno
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Caro colega.

    Votar errado uma vez é até tolerável. Agora, 2 vezes é
    inadmissível. Queira me desculpar pela franqueza.

    ResponderExcluir
  22. Se nova reunião será realizada em 03/09 para discutir o superavit da Previ,segundo site da Contraf/Cut, significa que a sua utilização não ocorrerá neste ano, pois o Banco sempre utiliza o mecanismo de adiar ou marcar novas datas, com intuito de tornar morosa as soluçoes, que sabemos são muito simples. Esta nítido que o Banco não quer e/ou não tem pressa em beneficiar os associados da Previ com a distribuição do superavit. Conhecendo os metodos de negociação do Banco, deixa-nos duvida se associados se beneficiarão do superavit. Face a essas incertezas,estou convicto que a medida mais sensata neste momento seria a Previ aumentar o valor do emprestimo Simples, dando um folego para aguardarmos o resultado do circo desta negociação.

    ResponderExcluir
  23. Colega,

    Os recursos para a concessão do financiamento imobiliário do Previ Futuro pertencem ao Previ Futuro e não ao Plano 1, uma vez que cada plano possui contabilização própria.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário