terça-feira, 26 de agosto de 2008

Superávit Previ - Prorrogado prazo para votação das propostas

Repasso mensagem recebida pela Anabb sobre a votação nas propostas consolidadas pelo Grupo de Trabalho na utilização do superávit Previ 2007.

"Associados terão 48 horas após recebimento para devolver o voto

Tendo em vista o atraso dos Correios no envio da cédula de votação sobre o superávit da Previ, o prazo para devolução foi estendido. Os associados terão até 48 horas após o recebimento para devolver o voto.

A correspondência foi enviada a todas as residências dos associados do Plano de Benefícios 1 e conta com cédula de votação e um manual explicativo sobre cada proposta. As propostas foram criadas por um grupo de trabalho formado pela ANABB e entidades de aposentados do BB e servirão como base de discussão com o Banco do Brasil."

28 comentários:

  1. Cecília,
    Acabo de ler no site da CONTRAFCUT matéria confirmando, para o dia 03.09.2008, a próxima reunião com o BB para discussão do SUPERÁVIT. Na mesma matéria, eles listam as propostas já apresentadas em fevereiro passado, sinalizando desqualificar o trabalho que está sendo feito para rediscussão daquelas propostas!!!!
    Cabe perguntar: estaria havendo politização do assunto ou se trata de politicagem barata?

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,a Previ ressuscitou!!!!Hoje ela deu o ar da graça fazendo questao de dizer que nada tem a ver com a pesquisa/votaçao sobre o superavit......

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília
    FINALMENTE A PREVI ENTROU EM CAMPO PRA VALER,PEÇO LICENÇA PARA REPRODUZIR TEXTO QUE SEGUE:
    PREVI esclarece que não está realizando consulta aos associados

    A PREVI informa que não está conduzindo, no momento, consulta aos associados sobre qualquer matéria, mais especificamente sobre a utilização do superávit. A distribuição de publicações e informativos sobre esse e outros temas, que visam estimular os associados a se manifestarem, são de exclusiva responsabilidade de entidades representativas dos aposentados.

    O lembrete se torna necessário em vista da grande quantidade de demandas que estão chegando à PREVI, por meio dos canais da Central de Atendimento ao associado.

    ISSO QUE A PREVI CHAMA DE DEMOCRACIA CECÍLIA,QUEM É RESPONSÁVEL POR ESTA NOTA ABSURDA.
    COLEGAS CHEGAMOS NO FIM MESMO.
    NÃO SEI MAISO QUE PENSAR DE UMA EMPRESA QUE TRATA SEUS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DESTA FORMA.
    TEMOS QUE TOMAR ALGUMA ATITUDE,PRA MIM AGORA A PREVI ACABO DE DECLARA UMA GUERRA ENTRE ENTIDADES,E CADA UM QUE FAÇA A SEU PRÓPRIO JUÍZO.
    GENTE TEMOS QUE NOS ORGANIZAR E ENTRAR COM AÇÕES JUDICIAS,SÓ O "GILMAR MENDES" PODE MORALIZAR A PREVI.

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO:

    "A PREVI ESCLARECE QUE NÃO ESTA REALIZANDO CONSULTA ..."

    Claro que não. Para quê?
    É só manter um site inócuo,uma Diretoria acima dos problemas e anseios dos associados . . .( cade a tal Chapa 3 ?)
    Com a honrosa exceção da cara Cecilia e seu blog.Que serve de vidraça para muitas pedras,inclusive.Mas é o único forum que temos, por enquanto.
    E esclarece mais que qualquer informativo de Previ,Anabb, pelegos sindicalistas,etc.

    ResponderExcluir
  5. Cecilia,
    a questão 1 vai dar rolo, no livreto diz uma coisa e na pergunta outra. afinal qual que vale>>> os 10% são sobre o bruto Previ+Inss, ou só sobre o vr. da Previ???

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  6. achei antietico e indelicado o recado da nossa Previ, mencionando que nao esta patrocinando nenhuma pesquisa sobre o superavit, o que que e isso gente, somos todos da mesma empresa, grupo, nao e mesmo? aposentado do Parana. abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caríssima Cecília.
    É oportuno questionar a ANABB sobre o assunto, pois:
    1) A ECT não costuma atrasar suas entregas, notadamente em se tratando de um montante da envergadura e importância dos questionários de votação;
    2) Já foi dito pelo Sr. Camilo que a reunião do dia 3/9 poderá ser adiada se as cédulas de votação não forem devolvidas em tempo hábil;
    3) A prorrogação do prazo de devolução das cédulas para "48 horas após" seu recebimento configura falácia sem conteúdo.
    Por tudo isto, não será de estranhar se a ANABB pedir adiamento da reunião para data que consulte os interesses do Banco. O esquema está formado.
    No entanto, seria de bom alvitre cumprir a data aprazada de 3/9, apresentando o resultado da votação que estiver disponível; pelo resultado apurado poder-se-á, com absoluta segurança, avaliar a tendência da maioria dos interessados, incluindo os que tiverem perdido o prazo de recebimento/remessa dos questionários.

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília
    Ha muito tempo eu esperava por esta atitude da Previ.
    Esta nota,foi formulada não pelo fato do superavit 2007,mas sim pela quantidade de aposentados e pensionistas que estão precionado a diretoria de seguridade ( SASSERON ) por causa do empréstimo simples.
    A PREVI através desta diretoria que sempre fustra os anseios dos aposentados e pensionistas.
    Eu fico imaginando o que passa na cabeça dos cento e cinquenta mil assistidos da previ,e o rumo que eles querem para o nosso futuro.porquê uma empresa que trata um assunto desta magnitude com esta falta ética para com todos nós.
    enviei email a anabb,aafbb,faabb,a respeito da nota que a previ vinculou,e as mesmas responderan que nada pode fazer?
    Ai colegas eu pergunto a vocés,para que serve associações de aposentados,se na hora que elas tem que tomar medidas a favor dos seus, elas nada podem fazer.
    A verdade é:
    MAIS UMA VEZ,VAMOS SER ENGANADOS.
    MAIS UMA VEZ,VAMOS VOTAR NO ESCURO.
    MAIS UMA VEZ,OS NOSSOS ELEITOS PASSAN POR CIMA DA ÉTICA,AS REPRESENTAÇÕES AO INVES DE SE UNIR CADA PROTEGE OS SEUS GRUPOS,E QUEM ACABA SAINDO NA FRENTE SEMPRE E O PATROCINADOR, QUE VE SUAS PROPOSTAS SENDO IMPLEMENTADAS E O SEU GORDO LUCRO CADA DIA MAIS AUMENTADO.
    E nós loucos,ipocritas e cheios de soberba,vendo o sacrificio de uma vida inteira,na mão de 5 incapazes que não enchergan os anseios dos seus assistidos.
    CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MENOS A VONTADE DE VER TANTA INJUSTIÇA SENDO PRATICADA POR 5 PESSOAS INSANAS E QUE SE "INTITULAN" DONOS DA VERDADE.
    A vocé Colega Cecília o meu muito obrigado,por sempre manter este espaço democrático aberto a todos nós aposentados e pensionistas.
    ROSALINA DE SOUZA,18.161.320-4
    Aparecida de Goiânia-GO.

    ResponderExcluir
  9. Colega Andre!Voce ja esta entendendo tudo,so falta o resto do Pessoal.Estamos sendo iludidos com a votaçao via correio e seus atrasos,a Anabb segue a risca o que quer o BB e a Previ.....Quem vai negociar??? com o BB e a Contraf(ja esta tudo pronto do jeito que o BB quer).E so aguardar 2009.

    ResponderExcluir
  10. Cecilia,

    Realmente a PREVI não está fazendo nada sobre essas questões que tanto interessam aos associados, que é o uso do superavit e a alteração do emprétimo simples. A inoperancia é total e absoluta. Por esse motivo outras entidades tomaram a frente e estão fazendo o que a PREVI deveria fazer, pelo menos sobre o uso do superavit, mas sobre o ES, nós estamos amargando a espera dos prolongados estudos que a PREVI DIZ ESTA REALIZANDO, COISA QUE DUVIDO, pois seria muito mais honesto dizer logo que pouco estão se importando com a situação dos associados e que não estão fazendo nada no sentido de solucionar a questão. E NÃO VÃO FAZER ABSOLUTAMENTE NADA POR NÓS.

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    A simples leitura da matéria constante no site da Contraf-Cut, do dia 25.08.2008, sob o título "Negociações sobre superávit da Previ continuam no dia 3 de setembro", me remete, invariavelmente, a triste conclusão de que o movimento sindical, plagiando uma frase sua, está passando o trator.
    Em hipótese alguma eu estou querendo ser pessimista. Muito pelo contrário, quero ser bastante realista para admitir que será extremamente difícil termos negociação no dia 03.09.2008. A primeira pergunta dos representantes do Banco será: Em existindo duas propostas na mesa de negociação, qual é realmente aquela que representa os interesses e anseios dos aposentados da Previ? A formulada pelo GT Anabb & Entidades ou a oriunda do movimento sindical? No meu entender, sem a menor sombra de dúvida, as propostas do GT Anabb&Entidades têm muito mais representatividade porque foram muito bem explicadas por Você, discutidas e votadas por todo corpo social. O meu pensamento bate com o seu, Colega Cecília?

    ResponderExcluir
  12. Está claro que é propósito da ANABB pedir adiamento da reunião do dia 03/9. Basta acessar o seu Site, na página "Notícias" - link Ciclo de Debates ANABB, para se obter a confirmação dessa suspeita. Lá estão agendados "ciclos" já ocorridos e outros para datas futuras em:
    - 28/8, S.Luís-MA;
    - 05/9, S.Paulo-SP;
    - 10/9, Belém-PA; e,
    - 11/9, Manaus-AM.
    No corpo da notícia consta que "a utilização do superavit para os pré e pós 97...são alguns dos temas abordados no encontro".
    De se estranhar, também, que, em plena era das vídeo-conferências a ANABB se dê ao trabalho de deslocar membros de sua Diretoria para lugares onde mantém representantes. Estes bem poderiam capitanear as reuniões utilizando material da Sede para bubsidiar os esclarecimentos necessários.
    Note-se que esses deslocamentos oneram sobremaneira o patrimônio da Entidade. Envolvem gastos com passagens aéreas, traslados e diárias com hospedagem (para Diretores e acompanhantes, quando é o caso). Acredito que, se somadas as milhagens acumuladas por esses Dirigentes - nos eventos de que participam - constataríamos créditos suficientes para, no mínimo, uma volta ao mundo de avião, per capita.

    ResponderExcluir
  13. Alguem sabe da Cecilia?Ate agora nao respondeu as perguntas......

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,

    Gostaria de deixar bem claro que todos nós associados devemos agir ao invés de falar, falar e falar....
    Vamos entrar com uma ação defendendo nossos direitos.
    Nós aposentados e pensionistas devemos sempre estar unidos porque a força maior ainda é nossa.
    Única sugestão: Ação judicial contra a previ.

    ResponderExcluir
  15. Colegas,
    A área de comunicação da Previ é ligada diretamente à Presidência. Segundo a área, a decisão de colocar a nota foi em função de inúmeros questionamentos que estavam chegando ao atendimento e que deveriam ser direcionados à Anabb, entidade líder do processo.
    Sergio Inocêncio,
    O que vale é o que está no livrinho que você recebeu pelo Correio com a cédula para votação.

    Segundo informações, a reunião do dia 03.09 não será adiada e eu estarei lá para acompanhar a negociação.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de lembrar ao colega anônimo que não estou aposentada e muitas vezes estou em reuhiões e atividades que não sobra tempo para responder os questionamentos dos colegas. Como já falei para vocês, eu mesma respondo todos os comentários e e-mails. Peço aos colegas paciência quando não der para responder tempestivamente.

    ResponderExcluir
  17. O colega anonimo que sugeriu açao contra a Previ,concordo plenamente e tambem sugiro que (se a Cecilia concordar)informemos os nossos emails para podermos nos comunicar.

    ResponderExcluir
  18. A razão está com os descontentes, senão vejamos:não entendi a razão do aviso da Previ;se houvesse boa vontade da mesma, a chamada apenas deveria conter que não estava fazendo a pesquisa e sim tratava de uma pesquisa sobre o superavit capitaneada pela Anabb e outras associações.

    Correios; grande desculpara como aqui se fala esfarrapada: resido em nazaré(das farinhas) -recôncavo baiano e somente recebi o tal do envelope pela manhã dis 26.8.2008, um dia após do término da votação que segundo interpretação do anunciado não tem dia para acabar.Dia 21.8 quinta-feira, recebi dia 26.8 com sábado e domingo no meio.Correios merece um prêmio pela eficiência de entrega.De Brasília para aqui é muito chão e sinceramente para chegar aqui , mesmo no dia 25.8 só se fosse de avião e jogado o envelope lá de cima

    ResponderExcluir
  19. A Previ não precisava esclarecer que não está realizando nenhuma consulta aos associados. Todos nós estamos carecas de saber que ela não está fazendo NADA, desde há muito tempo, para beneficiar os milhares de aposentados alijados da tal RENDA CERTA.Parece que muitos já estão recorrendo à Justiça.

    ResponderExcluir
  20. PARA QUE TEMOS PATROCINADORA???? - Estas coisas só acontecem no Brasil, o Fundo de Pensão devolver ou deixar de receber valor contratado por que está SUPERAVITARIO. Os grandes fundos de pensão americanos são administrados pelos
    Sindicatos (sindicato de lá é bem diferente do daqui) e ai do Patrocinador que querer colocar a mão.
    Aqui além deles fazerem o que querem conosco ainda abocanha o maior pedaço do bolo.
    Se a lei permite que o patrocinador posso se retirar do Plano em consequencia também permite que os patrocinados tirem a Patrocinadora do Plano.
    Acredito que só teremos a lucrar com isso, pois hoje além dela não pagar nada ainda está se achando co-proprietaria do nosso fundo (aliás com direito a parte do leão).
    COMO SEMPRE DISSE PRECISAMOS DE UMA REPRESENTAÇÃO FORTE e, embora eu até goste da ANABB, ela não serve para tal, teriamos de fortalecer as associação de aposentados e a federação ou mesmo criar uma associação com os membros do Plano 1.
    Quanto as propostas que estão correndo é pura enrolação para eles (o BB) fazer o que quizer quando quizer e como quizer.

    ResponderExcluir
  21. Carlos,
    Na maioria dos países desenvolvidos, os fundos de pensão trabalham em regime de anuidade. Todo ano é revista o percentual de contribuição que servirá para o ano. Os investimentos, em sua maioria, são através de fundos. A gestão geralmente é terceirizada e existe um forte monitoramento dos riscos dos investimentos. O órgão regulador realmente regula e existe outro órgão que realmente fiscaliza. Na verdade, os sindicatos não mandam nos fundos de pensão, têm participação, tem poder, mas o patrocinador é quem administra os fundos. A grande discussão lá fora é a respeito da anuidade que os sindicatos têm batido muito, existe um grande movimento para mudar essa lógica, porém ainda continua do mesmo jeito. Anualmente é revista a contribuição e o valor da anuidade a ser paga, dependendo da situação econômica e financeira do país e do plano. Da mesma forma, a maioria dos planos é de Contribuição Definida, bem diferente do Plano 1, que é de Benefício Definido.

    ResponderExcluir
  22. -Pelo que a gente lê, nem parece que nosso patrocinador entrou, na maior parte do tempo, com 2 vezes o que a gente pagava. Não é necessário defender o Banco, mas se a Previ existe é por causa dele, e não o contrário. A partir disso acho estranho que se questione o direito de ele participar de eventual superávit.E quando tem déficit?
    Até agora, de tudo que tenho lido sobre Previ/Superávit e coisa e tal, o déficit existente é de lógica.
    O que aparece cada vez mais claro é que a Previ adquiriu vida própria e se afasta cada vez mais de nós participantes ao mesmo tempo em que se aproxima cada vez mais dos quadros próprios. Claramente visível no site.

    O que nos enriquece é informação, tipo que a Cecília postou sobre como funciona o sistema em outros países. Vendo apenas nosso contracheque, esquecemos do restante.

    Não sei o que vai dar sobre a utilização do superávit, mas uma coisa é certa: estamos tratando de um ótimo problema. E é claro que é difícil e nunca vamos conseguir satisfação total. Mas alguma coisa vamos conseguir a mais do que estava combinado.

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecilia,

    O silencio da Previ desperta nos associados um grito de alerta!!!
    Gostaria de saber, o motivo de tanto descaso para conosco?
    A nossa relação não deveria ser assim tão estanque, tão fria.
    Respeito deve existir em qualquer relação.
    A novela Emprestimo Simples, estão estudando, estudando, estudando, ate quando?
    O que impede a atualização dessa tabela?
    O Superavit vai começar a ser negociado em 03.09.08 e com todo aquele trâmite, vai demorar.
    Sera que o Emprestimo sai antes?
    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  24. Ademir,
    Você tem razão em seu comentário, pois em caso de déficit, o Banco é chamdo junto com os participantes do plano a aportar recursos para cobrir o déficit. Concordo contigo a respeito que o Banco por muito tempo contribuiu com o dobro da contribuição dos associados, porém também temos que lembrar que os salários achatados, pós-97, também são consequencia da política de pessoal adotada pelo BB e que acabou reduzindo muito os benefícios.
    De qualquer forma, o ponto que você aborda é a grande questão colocada pela SPC, que precisamos ter serenidade para refletir. Se a contribuição for aumentada para cobrir eventual déficit, o Banco, como patrocinador, será obrigado a atender a legislação, da mesma forma dos participantes do plano e a SPC entende que o mesmo deve ocorrer em caso de superávit.

    ResponderExcluir
  25. Jane,
    Gostaria muito, sinceramente, de ter uma resposta à sua pergunta, mas infelizmente não tenho.
    O que posso fazer é continuar insistindo na proposta que a maioria dos associados deseja. Algumas sinalizações já foram feitas em relação ao estudo que estaria sendo feito para aumentar o ES, porém não tenho condições de afirmar nada concreto.

    ResponderExcluir
  26. Hoje, 29.08.08, 21:33, recebi Inf.Previ 158 - Previ esclarece que não esta realizando consulta aos associados..- LAMENTAVEL que não seja a PREVI, a nossa representação, que esteja conduzindo as propostas que são do interesse de seua associados.
    E muito comodo deixar o dever de casa ser feito pelos outros, para se eximir das reponsabilidades.
    Mais uma vez, LAMENTAVEL !!!!!!!
    Jane Torres de Melo - 4.622.120-4

    ResponderExcluir
  27. Pura perda de tempo. Mas é bom... aposentado não pode ficar sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecília.

    No texto do meu comentário de 27/8, aqui publicado por simpática deferência sua, sugeri à ANABB que
    "... seria de bom alvitre cumprir a data aprazada de 3/9, apresentando o resultado da votação que estiver disponível; pelo resultado apurado poder-se-á, com absoluta segurança, avaliar a tendência da maioria dos interessados, incluindo os que tiverem perdido o prazo de recebimento/remessa dos questionários".
    Hoje, como que fazendo eco a essa sugestão, a ANABB emitiu nota convocando para amanhã (2/9) reunião conjunta com Associações de Aposentados
    "para avaliar a votação dos associados quanto às propostas de utilização do superavit da PREVI. Aproximadamente 20 mil associados já votaram".
    Como vê, prevaleceu o bom senso.
    Portanto, é imperioso que permaneçamos unidos e atentos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário