quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vamos entender a proposta 8

Hoje vamos esclarecer a proposta 8. Como ela é a mais complexa, vou dedicar o espaço de hoje para ela apenas. Utilizei como fonte a revista que vocês devem começar a receber esta semana, produzida pela Anabb, com algumas inclusões com o intuito de clarear bem as propostas para que saibamos o que estaremos votando.

Proposta 8 - Benefícios para quem têm mais de 360 meses de contribuição
- A lógica do Plano 1 é que os associados que contribuem por 30 anos, têm direito ao benefício integral (360/360) e os que contribuem por menos tempo, têm direito a um benefício proporcional (tempo de contribuição/360 do teto do benefício).
Segundo análise feita pela Anabb e constante no material que vocês receberão a partir desta semana, o plano 1 tem vários grupamentos, conforme abaixo:
1) funcionários com 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo de contribuição como aposentado;
2) funcionários com menos de 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo de contribuição como aposentado;
3) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo como aposentado;
4) funcionários com menos de 360 meses de contribuição na ativa e nenhum tempo de contribuição como aposentado, visto que as contribuições estão suspensas desde 2007;
5) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na ativa e nenhum tempo de contribuição como aposentado.

Considerando que a situação atual, independente do tempo de contribuição, todos os associados e a patrocinadora deixaram de contribuir para o plano, a Anabb observou um grande desequilíbrio na concessão do benefício de isenção de contribuições:
- início das contribuições para a Previ: abril de 1967;
- fim das contribuições para a Previ: janeiro de 2007;
- Associados admitidos em abril de 1967, ou antes, com mais de 480 meses de contribuições;
- Associados admitidos antes de dezembro de 1997, com pouco mais de 144 meses de contribuições; e,
- Associados com mais ou menos 360 meses de contribuições, dependendo da data de admissão;

Buscando equilibrar esses diversos grupos de associados, foram apresentadas as seguintes propostas:

1) Equiparar o tempo de contribuição na ativa, com o tempo de contribuição como aposentado (período entre abril de 1967 e dezembro de 2008), não se confundindo com tempo de trabalho. Seria considerado até 2008, pelo fato que as contribuições foram suspensas, porém continuam sendo vertidas para o plano com os recursos do superávit.

2) Benefício integral para todos que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano 1.
- Todos os associados que contribuíram por mais de 360 meses, considerando a proposta anterior, que somaria o tempo de contribuição da ativa e tempo de contribuição como aposentado, teriam direito ao recálculo do benefício e receberiam o valor integral. Os aposentados que têm menos de 360 meses de contribuição (somados tempo na ativa e como aposentado), seria recalculado o benefício até o limite. Por exemplo: o associado contribuiu por 300 meses na ativa e com 30 meses como aposentado (visto que as contribuições estão suspensas a partir de 2007), ele teria direito a recalcular o benefício em 330/360 ao invés de 300/360, como foi seu cálculo.

3) Benefício Adicional de Renda Certa, para todos os associados que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano.
- Considerando o tempo de contribuição o período de abril de 1967 a dezembro de 2008.
- Seria pago mediante a formação de um fundo, calculado com base na reserva matemática de cada um dos associados, considerando 1/360 da reserva para cada mês de contribuição após os 360 meses de contribuição. Exemplo: um associado com 400 meses de contribuição terá um fundo pessoal correspondente a 40/360 da reserva matemática;
- Todos os associados que já foram contemplados com o benefício de renda certa, na discussão do superávit de 2006, onde foi calculado tempo de trabalho como tempo de contribuição, terão descontada, dos valores apurados por esta proposta, a parcela já recebida. No caso de haver recebido parcela superior, nada receberão pela utilização do superávit de 2007 e terão seus cálculos revistos como forma de identificar possíveis irregularidades.
- O benefício de renda certa será pago em até 120 meses, podendo ser reduzido considerando o valor mínimo da parcela de um salário mínimo ou a idade do beneficiário.

4) Constituição de fundo para garantir as contribuições, pessoais e patronais, dos associados da ativa que ainda não completaram 360 meses de contribuição
- Este fundo seria formado com os recursos do superávit para garantir as contribuições pessoais e patronais futuras, dos associados da ativa, com menos de 360 meses de contribuição.

5) Suspensão definitiva das Contribuições a partir do 360o mês.
- Os associados e o patrocinador só serão chamados a contribuir caso o Plano 1 entre em desequilíbrio. Neste caso, serão chamados à contribuição, primeiramente, os associados que não haviam completado o período mínimo de 360 meses de contribuição e foram beneficiados pela criação do fundo com o superávit de 2007. A contribuição de cada um será proporcional ao tempo que restava para completar o período de 360 meses de contribuição. Caso essas contribuições não sejam suficientes, e somente neste caso, serão retomadas as contribuições dos associados com mais de 360 meses de contribuição.

74 comentários:

  1. Cara Cecília, gostaria de saber como os aposentados por invalidez se enquadram nessa proposta 8. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. JÁ OPINEI CONTRA ESSA PROPOSTA - Essa proposta vai criar novos ganhadores da Mega Sena e embora pareça ela pareça justa, para um plano que se caracteriza pela solidariedade ela é tremendamente injusta.

    ResponderExcluir
  3. ESQUECI - E quem recebe pensão como seria beneficiado??????bvxwbu

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, não adianta mais reclamar por aki.. está parecendo "muro de lamentações"

    O que os dirigentes fizeram com o último superavit, inclusive pelo tal de renda certa, foi uma aberração e fomos enganados...Resta-nos ações judiciais contra a Previ.

    Se fosse recursos públicos eles deveriam estar na cadeia

    ResponderExcluir
  5. Considero que essa proposta é bastante justa, já que no meu caso (contribui por mais de 360 meses, no entanto menos de 360 como ativo) não recebo aprosentadoria integral. Ela beneficiará com justiça a todos que já ultrapassaram os 360 meses e continuam a receber apenas parte do benefício. Aos que não se enquadram nesses termos apresentados, nada afeta. Também considero justo receber de volta, seja como for, as contribuições acima dos 360 meses. É uma questão de lógica. Não há porque continuar pagando contribuições além de 360 meses. A essência plano de previdência complementar perde o sentido.

    ResponderExcluir
  6. Cecilia, desculpe eu retornar o assunto do EMPRÉSTIMO SIMPLES, acho que você já deve estar de saco cheio, mas, nós estamos mais ainda com as desculpas esfarrapadas da Diretoria. Cadê a transparência que tanto falaram na época das eleições, por que agora estão se escondendo sem querer responder abertamente aos patrões deles que somos nós.Sem contar as tentativas de enganação típica da maioria dos políticos brasileiros:
    1- Não foi assunto de campanha - provamos que foi.
    2- que a elevação que estamos pleiteando é de 100% - então porque não fazem a proposta possível?
    3- falaram o tempo todo em tranparência e agora não tem coragem de esclarecer nada aos assistidos.
    Fico pensando o que será de nós daqui prá frente, por que até então não havia ficado tão explícito prá quem essa Diretoria está trabalhando, por que com certeza não é para nós. Um exemplo foi na distribuição do ano passado, Atendenram imediatamente o BB e nós pobres endividados ficamos esperando o ano inteiro para receber o pouco que nos coube, ou em alguns casos até nada.
    Espero que a próxima vez que eu abra este site seja para ouvir alguma coisa pelo menos inteligente, por que o que a Diretoria está nos passado e ATESTADO DE BURRO.

    ResponderExcluir
  7. Colega Cecília,
    Apesar de não ser o assunto da pauta, peço licença para reproduzir uma declaração sua de 14.08.2008, para que todos que lerem esta mensagem possam acompanhar o nosso raciocínio. Cecília Garcez diz: “A proposta da Chapa 3 que você cita, está sendo cumprida, na medida que todo ano há uma atualização dos limites, como foi feito no final do ano passado, onde passou para R$ 35.000,00. Apesar de tímido o aumento, não podemos dizer que não há aumento permanente do limite. O que está sendo reivindicado é um aumento substancial, de mais de 100% e este aumento não foi colocado na campanha”. Jorge Teixeira acrescenta: Os atuais membros da chapa “3”, que propuseram como proposta de campanha o aumento permanente dos limites do empréstimo simples, foram eleitos este ano e tomaram posse em 02.06.2008. Portanto, os “louros” do aumento para R$35.000,00 do final do ano passado não são deles. O pleito inicial de todos nós aposentados era somente o do aumento do limite do empréstimo simples. Não se falava em valores. A fixação em cem mil reais foi a partir da notícia surgida no site da Anapar, em 28.07.2008, de que o Conselho Deliberativo do fundo de pensão Centrus havia elevado para cem mil reais, com vigência para até 31.12.2008, o limite de empréstimos pessoais para seus associados. Colega Cecília, a nossa Previ não é o maior fundo de pensão da América Latina? Se outro fundo, menor do que o nosso, pode emprestar cem mil reais para os seus assistidos, por que a Previ não pode adotar medida semelhante para beneficiar os seus associados? São duas perguntas que eu agradeceria se Você pudesse responder a todos nós aposentados. Retornando ao assunto em pauta, quero lhe dar os parabéns por essa iniciativa de esclarecer cada uma das propostas postas em votação. Contribuição excelente para que todos votem conscientemente. Encerrando, gostaria de registrar que seria muito bom para todos nós aposentados se a Diretoria da nossa Previ fosse composta não por uma, mas por duas, três, quatro, cinco,....Cecília Garcez.

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecilia:
    há uma disorção nessa estória toda, veja meu caso:
    - eu contribui efetivamente 33,5 anos;
    - deveria ESTAR RECEBENDO o beneficio da PREVI APÓS os 360 meses;
    - o item anterior não é considerado, apenas as contribuições que paguei além do tempo normal.
    Não é estranho????

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília.

    Com referência ao ítem 3 dessa proposta eu lhe perguntaria se 120(cento e vinte) meses não é tempo demais, em se tratando de colegas aposentados. Alguns já com idade avançada e portadores de alguma doença, ou mesmo com situação financeira difícil. A coisa se torna ainda mais grave, se compararmos com os valores milionários já recebidos por alguns privilegiados. Gostaria de seu pronunciamento a respeito.
    Um forte abraço.
    Ildeu S.de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Carlos Antonio,
    A Proposta 8 só contempla os aposentados por invalidez que contribuíram por mais de 360 meses. Como geralmente os colegas que se aposentam dessa forma saem antes de completar o tempo, devem ser bem poucos que teriam direito a esse benefício, caso fosse aprovado.

    ResponderExcluir
  11. CARA CECILIA:
    ESSE ITEM 8 É TODO INVáLIDO E INCORRETO,POIS NÃO FOI CONSIDERADA A VARIÁVEL " DATA DO INICIO DO RECEBIMENTO DO BENEFICIO ".
    TENHO RAZÃO OU NÃO?

    ResponderExcluir
  12. Carlos Mariano,
    As pensionistas seriam beneficiadas por várias propostas, já que o recálculo do benefício pode alterar o valor das pensões. Algumas propostas impactam diretamente as pensões, como a proposta 1 e a 3, entre outras.

    ResponderExcluir
  13. Antonia,
    Conforme comentei anteriormente, na proposta de campanha da Chapa 3,a proposta era de aumentar permanentemente o limite. Isso tem sido feito, porém de forma tímida. Foi aumentado o limite para R$ 35.000,00 no final do ano passado.
    O que está sendo pleiteado é um aumento substancial, o qual sou totalmente favorável. Eu acredito que não podemos dizer que nesse caso não está sendo cumprida a promessa de campanha.

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecilia:
    me parece que ninguem levou em consideração, na montagem desse item 8, QUANDO o beneficiário começou a receber da PREVI?
    Vamos raciocinar um pouco, não é um dado importante?
    Me corrijam se estiver errada.

    ResponderExcluir
  15. ARi,
    Caso a proposta 8 seja aprovada, você receberia as contribuições que você verteu além das 360 exigidas pelo regulamento, contando o tempo da ativa e como aposentado.

    ResponderExcluir
  16. Ildeu,
    O prazo de 120 meses pode ser negociado, pois está escrito na proposta até 120 meses. Apenas reproduzi as propostas que foram consolidadas. Eu concordo plenamente contigo.

    ResponderExcluir
  17. E como fica a parte que a PREVI NÂO PAGOU de beneficios a partir dos 360 meses normais,alem de receber as contribuições ora em discussão?

    ResponderExcluir
  18. Jorge Teixeira,
    Em primeiro lugar, quero agradecer suas palavras, mas eu considero minha obrigação tentar esclarecer pontos polêmicos, colocar minha opinião, receber críticas, sugestões, etc. Isso tudo com o intuito de ouvir os colegas e me posicionar com mais argumentos.
    Em relação à novela do ES, eu concordo plenamente contigo e vamos continuar lutando para que a Previ siga o exemplo das outras fundações.

    ResponderExcluir
  19. Claudio e Juca,
    Essa proposta utiliza sim a data do início do benefício, que é a mesma data da aposentadoria, onde você continuava contribuindo. Ela levou em consideração as contribuições feitas antes e depois da aposentadoria. Logo, você tem que considerar a data do início do benefício.

    Antonia,
    As contribuições além dos 360 meses seriam transformadas em benefício de renda certa e você receberia um valor mensal

    ResponderExcluir
  20. Colegas!!! Vamos votar esta proposta!!!
    Ela é excelente. É a proposta que mais fará justiça aos aposentados pós 97, que aposentaram com menos de 360 contribuições, pois teremos um benefício melhorado e ainda um benefício renda certa após as 360 contribuições.
    Votemos nela.

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com o colega Celso Bernardes. Esta proposta beneficiará a todos com justiça. Quem diz que ela fará novos "ganhadores da mega sena" não sabe da realidade da maioria dos aposentados. A proposta é justa e nada mais. Como já foi dito acima, que sentido faz continuar pagando contribuição após completados os 360 meses? Nada mais justo do que ter a aposentadoria integral e receber de volta o que pagou INDEVIDAMENTE.
    Votemos nela!

    ResponderExcluir
  22. Entrei no BB em 14/01/77 e me aposentei em 31/01/2004,pergunto:tenho algum valor a receber na proposta 8?

    ResponderExcluir
  23. colegas a proposta 1 e 8 não contempla os amigos(minoria) que recebem muito pouco da PREVI, portanto acho muito justo que se eleve o mínimo para 2.200,00 há uma disparidade entre BENEFICIO PREVI E INSS que poderia ser corrigida com a aprovação da proposta 4.Não tem sentido ficar recebendo 300,00, 400,00, 500,00 800,00 de um fundo que possui mais de 30 bilhões de superávit.Use o bom senso.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia,

    O Sr. Piani relatou no site da AAFBB que mais de 5000 assistidos recebem mais de 22.000,00. É possível divulgar o n. de assistidos que recebem mais de 10 mil reais, para que os primos pobres possam saber do motivo da proposta do piso nao ter sido apresentado pelo GT ANABB.

    ResponderExcluir
  25. aos colegas que concordam,com certeza ele já se enqudrou em vantagem. e os outros.Justiça se faz analisando caso a caso.se não,olha o RENDA CerTA,olha quem contribuiu15 ou 16 anos somente.Vamos com calma. Benefício Minimo, 2.200,00?

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecilia,
    A novela Emprestimo Simples, parece estar caminhado para um final feliz.
    Em resposta, a uma consulta minha com relação aos compromissos de campanha, o Sasseron disse: "" estamos fazendo reavaliações quanto ao ES, para verificar medidas a serem tomadas para rever os emprestimos simples""
    Ele lembra tambem, que foi propósto por ele e apoiado pela Diretoria Executiva, ao final de 2007, o aumento do teto e do prazo do ES, assim como a redução de taxas relativas a fundo de liquidez e taxa de administração.
    Que essas reavalizações não demorem e contemplem os nossos anseios.
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  27. seguinte: entrei no bco em 1975, me aposentei em 2002 por invalidez, ahi tem 27 anos, contribui até as mensalidades serem suspensas o que dah pelas minhas contas 31 anos, por essa proposta eu paguei um ano de graça e não o receberia de volta?? quer dizer, seria novamente penalizado, jah que no primeiro superavit recebi lhufas... o fundo bão, só pensa no associado ( rico e comissionado) rsrsrsrrs


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecilia:
    enviei email para a Seguridade,sobre ES, a resposta é um primor como "sair pela tangente".Conforme a mensagem, o limite teve AUMENTO RECENTE,etc. O negocio anda tão devagar que 5 mil é "aumento" e 9 meses passados é "recentemente".
    E sobre o SUPERAVIT, acredito que é importante considerar:
    -a PREVI pode arcar com todas as propostas?( acredito que sim);
    - todos os itens são justos?(tambem acredito que sim);
    - então vamos implementa-los, realizando cálculo tecnico JUSTO e BEM EMBASADO ( quero acreditar que sim).

    Submeter à votação é simplesmente fazer uma porcentagem sobre os favorecidos de cada item.Cada um votará naquilo que lhe interessa.E como votarão no item 9, p. ex., aqueles que sacaram a PREVI, se não há mais vinculo de contato com a Associação?

    Que Deus ilumine os que decidem pelos nossos recursos!
    Que o Banco seja flexivel e dê mais valor aos ótimos clientes que são os aposentados!

    ResponderExcluir
  29. Cecília,

    Estão alimentando ilusões e gerando expectativas sobre coisas que sabidamente não vão acontecer. É elementar que não existe dinheiro para atender todas essas propostas.
    Que sejam realistas e examinem simplesmente:
    1. aumento geral de R$ 2.000,00 para todos, incorporado as aposentadorias e pensões:
    2. Elevação para 80% das pensões: e
    3. Correção dos pós 97, no tocante a PPs, com pagamento dos atrasados.

    O resto é sonho e fantasia.

    Joaquim

    ResponderExcluir
  30. Concordo com Cláudio,Juca e Ari acima:
    tem que se levar em conta QUANDO o beneficiario passou a ser ÔNUS para a PREVI !!!Todos nos deveriamos estar recebendo a pensão após os 360 meses.

    ResponderExcluir
  31. Concordo plenamente com o colega Celso Bernardes - a proposta 8 é justa,pois é a que mais fará justiça aos aposentados pós 97, corrigindo muitas injustiças.

    ResponderExcluir
  32. Estudadndo mais um pouco as medidas, cheguei a conclusão que os aposentados por invalidez, como eu, que tem menos de 360 contribuições, mais uma vez, serão prejudicados. Quem tem benefício abaixo de R$ 2.200,00, só será beneficiado com o aumento de 10% e o aumento do benefício mínimo. Ora, essa coisa de Renda Certa só ficará para quem já tem benefícios maiores. Resultado: os abismos estão, cada vez mais, sendo alargados, em detrimento de grande parte dos associados. Ou estou errado???????? Nós não temos culpa de termos nos aposentado antes do previsto!!!

    ResponderExcluir
  33. Prezada Cecília,

    Eu estou achando que essa discussão colocada pela Anabb, está servindo para as próximas eleições que vão ocorrer na ANABB, pois eu não acredito em mais nada do que está acontecendo. Depois da implantação do renda certa, em que a Direitoria eleita da Previ não gritou, em quem confiar. A propósito, se fosse para negociar qualquer coisa, ja teriam sido propostas há muito tempo. Eu sou igual a São Tomé vendo. Se o simples aumento do empréstimo simples não estão conseguindo aumentar o seu valor, como acreditar que estas propostas serão incrementadas.

    ResponderExcluir
  34. O seu exemplo é bem interessante. Você entrou no BB em 77, logo quando se aposentou, em 2004, você tinha 27 anos de contribuição enquanto na ativa. Continuou contribuindo como aposentado até a suspensão das contribuições. Logo, se a proposta fosse aprovada, você teria direito ao recálculo do seu benefício e receberia como se tivesse trabalhado os 30 anos no BB e receberia um benefício de "renda certa" referente à diferença das contribuições como aposentado.

    ResponderExcluir
  35. Cejota,
    Suas perguntas são muito importantes, pois de nada adianta ficarmos falando em propostas e não analisarmos se a Previ tem condições de bancá-las. Transcrevendo suas perguntas:
    "E sobre o SUPERAVIT, acredito que é importante considerar:
    -a PREVI pode arcar com todas as propostas?( acredito que sim);
    - todos os itens são justos?(tambem acredito que sim);
    - então vamos implementa-los, realizando cálculo tecnico JUSTO e BEM EMBASADO ( quero acreditar que sim)."

    Se considerarmos todas as propostas, é bem provável que os recursos da Reserva Especial não sejam suficientes para cobrir todas as propostas. Como ainda não há cálculos sobre o custo de cada proposta, fica difícil responder essa pergunta.
    Concordo contigo que todos os itens são justos, dependendo do grupamento que vai se encaixar. É lógico que são poucas as propostas que beneficiam todos, porém temos que pensar que existem algumas injustiças no plano que, como você está - revisando o plano - tem que tentar minimizá-las.

    ResponderExcluir
  36. Colegas,
    Em relação ao comentário do colega anônimo: "O Sr. Piani relatou no site da AAFBB que mais de 5000 assistidos recebem mais de 22.000,00.", o que posso dizer é que cada vez mais, o Sr. Piani demonstra não entender absolutamente nada de Previ, pois as informações prestadas estão totalmente em desacordo com a realidade. Podem existir alguns previlegiados, mas garanto que são minoria absoluta, tendo em vista que o benefício médio pago pela Previ é na casa de¨R% 5.000,00.

    ResponderExcluir
  37. Proporcionem os 10% para todos, agora, depois discutam com maior profundidade as outras propostas, já que não existem cálculos de todas.
    Saúde a todos

    ResponderExcluir
  38. Acho que o Carlos Antônio não entendeu a proposta 8. Serão beneficiados com renda certa todos aqueles que JÁ ultrapassaram os 360meses de contribuição. Por tanto, COM JUSTIÇA, já que não faz sentido pagar previdência complementar após os 360 meses. Alguém discorda disso? Se você ainda não completou os 360 meses, será beneficiado por outra proposta. Não julgue esta apenas sob o seu ponto de vista. Cecília, poderia esclarecer melhor para o nosso colega?

    ResponderExcluir
  39. SOU CONTRA ESSA IDEIA - Porém se a PREVI informar quantos ganham até 5 mil reais e desses quantos receberiam e qual o montante que eles receberiam, o mesmo para 10 mil, 15 mil, 20 mil e acima de 20 mil. Se eu tiver errado sobre que os que ganham mais, que são em menor numero, vai levar a maior parte do bolo, eu voto a favor.

    ResponderExcluir
  40. acho que eh médio,mais tenho colegas que se aposentaram e recebem do inss 1200, e o total de seu aposento chega a 12000 reais brutos, entãO???????? VOLTANDO ao meu caso aposentado por invalidez, em 2002, posse em 1975, recebo da Previ, 3.100,00 , sai como caixa, a tal proposta do piso não me afetaria, os 10% soam interessante, no caso de extinção da parcela Previ meu salario reduziria??? qdo me aposentei no calculo consta um redutor de 1.500 e alguma coisa, tah na carta que a Previ me mandou, isso quer dizer q uma extinção me seria benéfico???


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  41. Colegasd!!!
    Eis a proposta que vai corrigir injustiças.Esta com certeza temos que votar.

    ResponderExcluir
  42. Me divirto lendo as opinioes de voces sobre o superavit da Previ.Quanta ilusao!Voces ainda nao entenderam que nos pobres mortais nao veremos um centavo da famigerada reserva....Quem ganhou,ganhou,o dinheiro que resta e do Governo(ou seja do Banco do Brasil).A ANABB/Valmir so respira eleiçao e a Previ ja morreu,so esqueceram de nos avisar.

    ResponderExcluir
  43. Colegas,
    Eu SÓ queria estar incluído no grupamento "Benefício Médio".
    Um bom futuro para todos.

    ResponderExcluir
  44. Impressionante!
    Não posso, depois de ler alguns comentários, faze-los também.
    Supõe-se, desculpem-me, sem declinar nomes, que alguns ex-colegas, não entendem nada ou não querem entender ou se fazem de bobos.
    Como disse aquela colega, parece-me que da AFABB de Barbacena na última reunião do GT da ANABB: " Os aposentados não lêm nada e quando lêm não entendem"
    Deveríamos todos apesar dos sofás, redes,faltas de caminhadas e exercícios, pelo menos o que nos diz respeito com aumento de nossas minguadas aposentadorias, termos mais um pouco de seriedade. Pelo menos não vamos nos deixar que nos engabelem como o fizerem no ano passado.Se o único meio de alcançarmos melhorias em nossas aposentadorias é pelo voto, então que o façamos.Ora bolas!!!!!!!!!
    Não quiz ofender ninguém.

    ResponderExcluir
  45. Impressionante!
    Não posso, depois de ler alguns comentários, faze-los também.
    Supõe-se, desculpem-me, sem declinar nomes, que alguns ex-colegas, não entendem nada ou não querem entender ou se fazem de bobos.
    Como disse aquela colega, parece-me que da AFABB de Barbacena na última reunião do GT da ANABB: " Os aposentados não lêm nada e quando lêm não entendem"
    Deveríamos todos apesar dos sofás, redes,faltas de caminhadas e exercícios, pelo menos o que nos diz respeito com aumento de nossas minguadas aposentadorias, termos mais um pouco de seriedade.Não é o caso de sermos inocentes. Pelo menos não vamos nos deixar que nos engabelem como o fizeram, no ano passado.Se o único meio de alcançarmos melhorias em nossas aposentadorias é pelo voto, então que o façamos.Ora bolas!!!!!!!!!
    Não quis ofender ninguém.

    ResponderExcluir
  46. Acho que o nosso colega André foi quem não entendeu o meu comentário. Ou você acha que os colegas que estão votando na enquete deste blog, estão pensando nos outros associados, como os aposentados por invalidez, por exemplo. Eu sei que é justo a a sua colocação em relação à proposta 8, só que não posso deixar de achar que o conjunto de medidas, se aprovadas, alaragarão, ainda mais, as diferenças já existentes. Essa é a minha opinião e quero que seja repeitada, como respeito todas as opiniões postadas aqui. Sou aposentado por invalidez, recebo R$ 1.300,00 de benefício da Previ e também tenho minhas necessidades, como todos os outros. Só acho que os aposentados por invalidez, assim como todos que recebem pouco e que também contribuíram para a saúde financeira do plano, deveriam ser olhados com maior carinho, pois injustiças, como as feitas no ano passado, devem ser banidas. Só que nós temos pouca ou nenhuma representação. É uma pena... Gostaria que o colega André perguntasse a algum colega aposentado por invalidez quais as reais condições de cada um, como estão sobrevivendo. Podes começar por mim. Tenho lesão medular, ando com ajuda de andadores, devido a complicações retirei 50% do fígado, tenho que fazer cirurgia de vesícula e mais uma para retirada de novo tumor medular. Desculpe o desabafo, mais não admito que ninguém questione os meus motivos para correr atrás dos meus direitos. Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  47. Entendo a revolta do anonimo acima.Tudo indica que a PREVI está mortinha, ou quase.Mas vamos crer( precisamos) num "quase" milagre,que vai dar tudo certo e seremos recompensados por participar de uma associação previdenciaria campeã.Antes de virar tudo como o Diabo quer: ações judiciais,motivos politiqueiros,"eu quero o meu o resto que se dane",frustrações que se perderão no tempo, juntamente com os desaparecimento fisicos dos componentes, idem os pensionistas...
    "Concordo ou não" com tal proposta, "votem ou não em tal proposta" - não resolve nada. O que resolve é deixar bem claro que alguem eleito pelo maioria NUNCA MAIS se elegerá se for incompetente,vadio ou qualquer outra coisa que não atenda os interesses de todos.
    Que se lixem as eleições da ANABB, se for este o interesse maior do tal GT !!Aliás, particularmente eu acho que a tal Anabb já abandonou seus principios, assim como o partido dominante ora em nosso Pais . . .
    E , mais uma vez, voltando ao assunto BB e seus aposentados:
    antes de mais nada, para iniciar um novo relacionamento, precisamos ter o direito de escolher em qual Instituição Financeira iremos receber nossos benefícios.Pensem nisto, ao ir ate ao Banco solicitar qualquer serviço.

    ResponderExcluir
  48. Cara Cecilia,
    Não sei se vou conseguir copiar a correspondencia da AFABBPR, onde ela nos orienta com relação a votação das propostas de utilização do superavit 2007.
    E interessante, e mais um comentario. E nesse momento de decisão, considero valido e quero compartilhar com os meus colegas.
    Caso eu não consiga exito, por favor, acesse o site da AFABBPR e leia a carta. Aguardo seu comentario.
    carta2008-08-13.doc
    51K Exibir como HTML Baixar

    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  49. Prezada Cecília,

    Gostaria de saber qual o impacto que a queda da bolsa de valores poderia ocasionar na distribuição dos lucros, ponderado as propostas formuladas pelo grupo de trabalho? Até que ponto poderia prejudicar essa distribuiçao? E quais medidas a Previ estaria adotando para superar essa crise?

    ResponderExcluir
  50. Ha tres semanas que leio :na semana que vem os associados receberao as cedulas de votaçao.Pergunto: Alguem ja recebeu?Hoje sao 19 de Agosto,so faltam 15 dias para o dia da reuniao com o Banco.Acho que estao nos enrolando novamente......sera???

    ResponderExcluir
  51. Sergio Inocêncio,
    A extinção da PP só reduziria o salário daqueles que recebem mais que a PP, aproximadamente R$ 1.600,00, porém a proposta de extinçaõ da PP não está em pauta.
    Se fosse extinta, você teria um benefício maior, pois a Previ complementaria seu benefício.

    Carlos Mariano,
    Só gostaria de lembrá-lo que quem tem um salário maior, também contribuiu mais para o plano. Não podemos desprezar os colegas que ganham mais nem os que ganham menos. Acho que precisamos é elencar as propostas que consigam distribuir o superávit de forma justa. Este será o grande desafio na negociação, pois agradar a todos, como estamos verificando no blog, será impossível.

    ResponderExcluir
  52. Vicente Teixeira,
    Muito oportuna sua preocupação, pois estamos vivenciando uma bolsa de valores indo ao chão e o impacto negativo no resultado da Previ é imediato. Com certeza, os valores divulgados da reserva especial já foram bem reduzidos. Por isso é muito importante que tenhamos a responsabilidade de aprovar uma proposta que não nos prejudique no futuro.
    Como temos a maior parte dos nossos investimentos em renda variável, o impacto é imediato e pode ter reduzido mais de 5 bilhões até agora na reserva para revisão do plano.
    A Previ faz todo o monitoramento do risco dos investimentos e tem um "colchão de liquidez" para suportar os momentos de crise, que sabemos são momentâneos, o que não sabemos é até quando esta crise continuará.

    ResponderExcluir
  53. Colega anônimo,
    Segundo informações da Anabb, já foram postadas as cédulas para votação que devem chegar até o final da semana na casa dos associados, dependendo da localização.

    ResponderExcluir
  54. Prezada Cecilia,

    Voce saberia dizer se fosse aprovadas as propostas 01,03 e 08 qual seria o montante de recursos envolvidos?

    ResponderExcluir
  55. Cara Cecilia
    Como eu já falei, o Plano 1 é um plano solidário, a questão de quem contribuiu mais ter direito a mais não traduz solidariedade mas sim individualidade - que é o que infelismente predomina na nossa atual sociedade. Ao longo dos anos vem sendo adotada uma politicamente de aumento da classe média brasileira, através de elevação dos ganhos dos menos favorecidos e contenção do aumento dos demais. Se vermos os países que hoje detem qualidade de vida melhor, este é um fator importnte para tal, qual seja a renda do menos qualificado comparada a do mais bem qualificado não são tão distantes. A verdade é que não há, por mais se queira, modo justo de distribuir o superavit, sempre haverá os prejudicados, portanto adotando um parametro condizente com a atual politica e, com o pensamento que nós, que somos uma classe mais esclarecida, devemos ter, deveríamos fortalecer as ações de redução de diferenças básicas (renda/remuneração, educação, saúde). Um colega sugeriu um aumento linear de 2200,00 (não sei se o valor foi esse) para todos. No meu ponto de visto seria o mais correto, fazendo-se uma reserva para garantir este aumento para os que estão na ativa.
    Agora como diz outro - tudo isso aqui é pura ilusão, mas não podemos perder a fé, portanto sou dos que mesmo vendo que estou sendo iludido quero acreditar que um ou outro, que ainda farão a diferença, estão lutando por nós.
    E quanto a este último tópico, tenho fé em voce.

    ResponderExcluir
  56. ESQUECI - e que se devolva os recursos dos pedeveistas.qyaai

    ResponderExcluir
  57. Colegas!!!
    As propostas 1 e 3 são as mais interessantes. A proposta 2 só vai beneficiar aqueles funcionários que aposentaram com altas comissões: auditores, gerentes de agências, superintendentes, diretores,etc. que aliás já foram beneficiados o ano passado com o teto de 75% para 90%. E agora inventaram esta de 90% para 100%. De jeito nenhum. Esta só vai beneficiar as aposentadorias melhores dos piores pós 97, se assim se pode dizer.

    ResponderExcluir
  58. Empate suspeito.
    No momento em que escrevo - 19:36 do dia 19 de agosto - verifica-se um empate no mínimo questionável na enquete deste Blog. Num total de 560 votos as propostas 3, 6 e 8 apresentam o mesmo resultado: 286 votos (51%). Será que alguém encontrou meios de burlar a seriedade que Você, Cecília, imprime aos seus propósitos?

    ResponderExcluir
  59. Sempre achei que o mais correto seria aumento linear e não aumento percentual. Concordo plenamente com o colega Carlos Mariano. Creio que, dessa forma, a palavra "JUSTIÇA" seria evidenciada. De outra forma, as outras propostas só servirão para aumentar as diferenças já existentes.

    ResponderExcluir
  60. Querida Cecília.
    O INSS estuda uma medida para aumentar teto e a margen do empréstimo consignado.esta no site da anabb,matéria do jornal Valor Econômico.
    Eu fico imaginando como os dirigentes da previ,ao ver matérias como essa,o que eles deven pensar.
    O maior fundo de pensão da america latina,com um teto de empréstimo simples de 35.000,00 e 60 parcelas para pagar.
    Hoje vocés levantaran a questão da bolsa de valores,onde vocé acha que a previ ja perdeu da sua reserva para a revisão do plano mais ou menos 5 bilhões.
    Dai mais uma vez vem a indgnação por parte de nós participantes e assistidos,ver uma montanha de dinheiro desta ser disolvida,enquanto ficamos aqui todos nós vendo 5 diterores da previ brincando com o dinheiro que custou uma vida inteira.
    Eu enviei correspondência para o diretor sasseron, ao diretor alexandre e ao presidente sr sérgio rosa e pergunto a vocé:
    ALGUÉM RESPONDEU,até agora nada,nenhuma manifestação por parte de ninguém.
    A única diretora que da atenção aos aposentados e pensionistas da previ é vocé Cecília.
    Eu fico imaginando a cara de pau dos outros diretores que estão a par dos acontecimentos a nivel de outras fundações e também do próprio banco do brasil que opera o credito funci com 60.000,00 de limite e 84 meses para fazer o pagamento,e quando terminarmos de pagar o empréstimo teremos pagado o dobro do valor.
    Como vocé disse que três dos diretores são nomeados pelo banco eles estão carecas de saber disso.
    Então Cecília,fica aqui mais uma vez registrada a minha insatisfação com a diretoria da previ,não por não fazer nada a respeito do empréstimo simples,mas pela falta de ética com que tratan a todos nós aposentados e pensionistas.
    Quero acreditar que dias melhores virão,porque quando algo é pra beneficiar o patrocinador a resposta vem rápido,como foi quando tomaran a decisão de continuar a suspensão das contribuições no ano de 2008.
    Será que agora em que a previ já contabiliza 5 bilhões em prejuízo esse dinheiro do patrocinador não esta fazendo falta.
    Muito obrigado,fugi um pouco do foco mais é um desabafo,porque há momentos em que temos que jogar tudo que sentimos para fora,para podermos sentir mais alegria.18.161320-4 ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  61. Colega Cecília,
    Desde que passei a freqüentar o seu blog nunca vi um assunto que mobilizasse tantas opiniões quanto esta análise individual que Você promoveu de cada uma das propostas para utilização do superávit 2007. Acertou em cheio Colega. O segundo assunto mais polêmico é um possível aumento no limite e no prazo de pagamento do ES. Confesso que, após recebimento, em 15.08.2008, de e-mail do diretor Sasseron, em resposta a questionamento que lhe fiz acerca de um possível aumento do limite e do prazo de pagamento do ES, estão parcialmente renovadas as minhas esperanças de que em breve dias melhores virão para todos nós aposentados. Transcrevo abaixo os termos do referido e-mail e deixo para que cada um analise se são corretas ou não as minhas expectativas. Na hipótese de as alterações não se concretizarem nos próximos trinta dias, entendo, salvo melhor juízo, que todos nós deveremos cobrar dos responsáveis a adoção da medida.

    Prezado Jorge,
    Ao final de 2007, propusemos o aumento do teto do empréstimo
    simples e o aumento do prazo de pagamento, e a diretoria aprovou esta
    proposta. Neste momento, estamos reavaliando o empréstimo simples, para
    novas proposições, sempre procurando atender aos anseios dos associados.
    Esta, aliás, foi uma das propostas da Chapa 3.

    Saudações,

    José Ricardo Sasseron
    Diretor de Seguridade

    ResponderExcluir
  62. Colega anônimo,
    A enquete que coloquei no blog é apenas um exercício, um indicativo e participa um número pequeno de associados que não dá para considerarmos como uma amostra significativa do resultado.

    ResponderExcluir
  63. Jorge,
    A resposta do Diretor Sasseron, da área de SEguridade, responsável pela apresentação da proposta de aumento do limite e prazo do empréstimo simples, demonstra que o canal aberto para reavaliar o ES já um bom sinalizador e a demonstração clara de que a pressão dos colegas, lutando pelo que acreditam ser viável e justo é fundamental para cobrarmos dos representantes eleitos promessas de campanha ou mesmo propostas que façam justiça ao plano. Acredito que é fudnamental a manifestação dos colegas, é a partir dela que os representantes eleitos tomam conhecimento dos anseios dos associados. Parabéns aos colegas que têm se manifestado e defendido o aumento do limite e prazo do ES.

    ResponderExcluir
  64. Colega anônimo,
    Acrescentando ao comentário anterior, a enquete é um produto do Google e não pode ser modificada. Eu apenas imposto os dados. É bom lembrar que cada associado pode votar em quantas propostas você quiser, da mesma forma como será a votação promovida pela Anabb.
    O resultado reflete exatamente esta situação - associados que votaram em mais de uma proposta.

    ResponderExcluir
  65. Não adianta, cada um puxa a brasa pro seu assado. A PREVI tem condições e suporte técnico para rever os salários de participação mais justos principalmente qdo. o banco simplesmente cortou o plano de carreira(97)nas promoções automáticas passando, de 9,12,até 16%, para 3%. Com isso o associado com menor salário e comissão baixa, caixa por exemplo, foi prejudicado violentamente,assim como outros casos. E o outra aumentar o benefício mínimo para 2.200, concordo,desde quem, ganhe hoje por exemplo de 2.300,00 ganhe na mesma proporção,por questão de justiça.Contribuiu mais, ganha mais.Caso contrário, cairemos numa arapuca do RENDA CERTA.Deu no que deu.

    ResponderExcluir
  66. O anonimo acima esta preocupado com o recebimento das cedulas de votaçao em relaçao a data da reuniao com o Banco.Relaxe,com certeza o Banco vai adiar a reuniao como sempre faz.Isso vai ser empurrado para o ano que vem com toda certeza.Tomara que eu esteja enganada.....

    ResponderExcluir
  67. Cecilia,sem brincadeira,voces vao para a Europa,Disney...nas ferias,espero que possam ir sempre.Meu sonho e poder um ano fazer um passeio a Gramado no mes de Dezembro(Natal Luz) que sai por R$2.600,00 mais ou menos e nao posso fazer infelizmente.Todo ano faço planos e no final nao da.Passa o meu recado para a Previ e seus diretores,quem sabe eu nao toco no coraçao deles?????Com o meu salario, so da para eu ver a festa atraves da internet,ele e todo comprometido com a Cooperforte,ES,remedios,CDC.....
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  68. Prezada Cecília,

    Para que possa melhor entender o item 8 da proposta, solicito informar como ficaria a melhoria do benefício para aqueles que se enquadram no grupamento 4 - contribuiram com menos de 360 meses na ativa e nenhum como aposentado -aposentadoria pós/2007 pela Previ, por tempo de contribuição.

    ResponderExcluir
  69. Cecília,
    Sou demitido do Banco em 96, pelo PAQ, estou acompanhando a votação do superavit da PREVI pelo seu blog e acredito que esta não é confiável em decorrência de que os verdadeiros eleitores, em sua maioria não acessam a internet e após pesquisa vejo que a grande mairia dos que eu já entrevistei votam favorável à devolução dos 2/3 que fazem parte deste superavit .
    Gostaria de saber quais os critérios desta votação feita pela ANABB, e cada eleitor votaria em até quantos ítens?
    Grato Othon.

    ResponderExcluir
  70. Colega Anônimo,
    Eu sei muito bem o que é não ter dinheiro nem para pagar a conta de luz. Estou hoje aqui na Diretoria da Previ, mas já comi o pão que o diabo amassou e sei muito bem o que é isso. Por isso que defendo o aumento do limite do ES e do prazo. É melhor para o assoaciado? Com certeza não é. O ideal é que não precisássemos pegar dinheiro emprestado, que o nosso benefício fosse suficiente para pagar nossas despesas, incluindo férias, viagens, passeios, lazer, mas a realidade da maioria dos colegas é outra e o ES passa a ser um grande alívio.

    ResponderExcluir
  71. Martins,
    São várias propostas dentro da proposta 8 e elas são complementares. Você está correto em relação à lógica da proposta. Serão consideradas 360 meses de contribuição, somados o tempo na ativa e o tempo que contribuiu com aposentado. O que passar dos 360 meses de contribuição, seria transformado em "renda certa" e os colegas receberiam a diferença.
    Se você contribuiu por menos de 360 meses na ativa, será recalculado seu benefício considerando o tempo que você contribuiu como aposentado até completar os 360 meses.

    ResponderExcluir
  72. Martins,
    Na verdade o item 4 da proposta 8 refere-se a criação de um fundo para comportar os valores de contribuição (pessoal e patronal) do pessoal que ainda está na ativa e não contribuiu por 360 meses. Seria uma forma de garantir os recursos para o futuro, já que as contribuições deixariam de existir.

    ResponderExcluir
  73. Cecília quem foi admitido no Banco em 1997 e aposentou por invalidez em 1998, como seria seu calculo caso tivesse direito?

    ResponderExcluir
  74. Colega anônimo,
    Quem foi admitido em 1997 e se aposentou por invalidez em 1998, só faz jus ao reajuste linear (10%) que abrangeria todos os associados aposentados. No caso citado, o colega já saiu na integralidade do salário que recebia na época da aposentadoria, mesmo sem ter contribuído para isso. Isto ocorre porque há um Fundo que vale como se fosse um seguro que cobre morte e invalidez. Por isso, o colega que se aposenta nessas condições não tem direito aos demais benefícios, pois seu benefício já foi calculado como se fosse integral.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário