sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Texto para Reflexão

Eu recebi este texto e achei muito interessante e gostaria de compartilhá-lo com vocês. Bom Final de Semana para todos!


O SONHO DOS RATOS
(nova velha fábula)
Rubem Alves


Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade. Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam irmanados em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade...


Bem pertinho é modo de dizer. Na verdade, o queijo estava imensamente longe, porque entre ele e os ratos estava um gato... O gato era malvado, tinha dentes afiados e não dormia nunca. Por vezes fingia dormir. Mas bastava que um ratinho mais corajoso se aventurasse para fora do buraco para que o gato desse um pulo e... Era uma vez um ratinho!
Os ratos odiavam o gato. Quanto mais o odiavam, mais irmãos se sentiam. O ódio a um inimigo comum os tornava cúmplices de um mesmo desejo: queriam que o gato morresse ou sonhavam com um cachorro...


Como nada pudessem fazer, reuniram-se para conversar. Faziam discursos, denunciavam o comportamento do gato (não se sabe bem para quem), e chegaram mesmo a escrever livros com a crítica filosófica dos gatos. Diziam que um dia chegaria em que os gatos seriam abolidos e todos seriam iguais.


"Quando se estabelecer a ditadura dos ratos", diziam os camundongos, “então todos serão felizes"...
- O queijo é grande o bastante para todos, dizia um.
- Socializaremos o queijo, dizia outro.


Todos batiam palmas e cantavam as mesmas canções. Era comovente ver tanta fraternidade. Como seria bonito quando o gato morresse! Sonhavam... Nos seus sonhos comiam o queijo.
E, quanto mais o comiam, mais ele crescia. Porque esta é uma das propriedades dos queijos sonhados: não diminuem; crescem sempre. E marchavam juntos, rabos entrelaçados, gritando:
"Ao queijo, já!...”


Sem que ninguém pudesse explicar como, o fato é que, ao acordarem, numa bela manhã, o gato tinha sumido. O queijo continuava lá, mais belo do que nunca. Bastaria dar uns poucos passos para fora do buraco. Olharam cuidadosamente ao redor. Aquilo poderia ser um truque do gato. Mas não era. O gato havia desaparecido mesmo. Chegara o dia glorioso, e dos ratos surgiu um brado retumbante de alegria.


Todos se lançaram ao queijo, irmanados numa fome comum. E foi então que a transformação aconteceu. Bastou a primeira mordida. Compreenderam, repentinamente, que os queijos de verdade são diferentes dos queijos sonhados. Quando comidos, em vez de crescer, diminuem.
Assim, quanto maior o número dos ratos a comer o queijo, menor o naco para cada um.
Os ratos começaram a olhar uns para os outros como se fossem inimigos. Olharam, cada um para a boca dos outros, para ver quanto do queijo haviam comido. E os olhares se enfureceram. Arreganharam os dentes. Esqueceram-se do gato. Eram seus próprios inimigos. A briga começou. Os mais fortes expulsaram os mais fracos a dentadas. E, ato contínuo, começaram a brigar entre si. Alguns ameaçaram chamar o gato, alegando que só assim se restabeleceria a ordem.


O projeto de socialização do queijo foi aprovado nos seguintes termos:
"Qualquer pedaço de queijo poderá ser tomado dos seus proprietários para ser dado aos ratos magros, desde que este pedaço tenha sido abandonado pelo dono".


Mas como rato algum jamais abandonou um queijo, os ratos magros foram condenados a ficar esperando...


Os ratinhos magros, de dentro do buraco escuro, não podiam compreender o que havia acontecido. O mais inexplicável era a transformação que se operara no focinho dos ratos fortes, agora donos do queijo. Tinham todo o jeito do gato, o olhar malvado, os dentes à mostra. Os ratos magros nem mais conseguiam perceber a diferença entre o gato de antes e os ratos de agora.


E compreenderam, então, que não havia diferença alguma. Pois todo rato que fica dono do queijo vira gato. Não é por acidente que os nomes são tão parecidos.

34 comentários:

  1. Amiga Cecília
    Este texto relata a mais absoluta realidade vivida por nós aposentados e pensionistas da PREVI.
    Ouvimos falar de bilhões de superavit,ouvimos falar de renda certa,ouvimos nossos amigos gritar por socorro.
    Quando um simples gesto de misericordia da diretoria da PREVI,resolveria muitos dos nossos problemas finaceiros.
    Só com o aumento do Empréstimo Simples,tanto em valor quanto em prazo de pagamento já resolveria muitas noites sem dormir que a gente passa.
    Há como seria bom,chegar dezembro equilibrada,serena,tranquila.
    Hoje me sinto incapaz,talvez se eu tivesse planejado melhor a minha vida fianceira,não estaria com palavras "exercendo presão" contra uma diretoria ou seus membros.
    Na minha luta,a única certeza que tenho,é da sua perseverança,e o respeito que trata a todos nós aposentados e pensionistas da PREVI.
    A vocé Cecília, o meu profundo respeito e admiração.
    amiga de Vitória ES.

    ResponderExcluir
  2. Cecília
    A sua história relatada hoje,mostra nosso retrato.
    Pessoas amarguradas,pessoas tristes,pessoas com pouco estimulo,pessoas se sentindo enganadas.
    Mas a culpa dos fatos ou do atual retrato vivido por nós,é de nossa responsabilidade.
    Na vida fazemos escolhas,mas muitas delas não tão acertadas.
    Nos dias atuais,vividos por nós,não vivemos outra coisa a não ser superavit.
    Daí uma pergunta que se faz necessária:
    Se hoje todos nós estamos,correndo atráz do superavit,se estamos perguntando e queremos respostas para as nossas perguntas é porque no último pleito fomos enganados.
    Usaran da nossa ingênuidade,para enganar,para usurpar,para tramar em desfavor de milhares de aposentados e pensionistas que não viram se quer um centavo de aumento em seus benefícios.
    Temos que mostrar aos nossos dirigentes,que estamos velhos,mas não bobos.
    Temos que cobrar respeito,para com todos nós,temos que cobrar dignidade.
    Não podemos mais ver nossos anseios sendo tratado como se nada fosse.
    Vamos continuar cobrando,fiscalizando,orientando,buscando conhecimento daquilo que desconhecemos e principalmente manifestando os nossos desejos a nossa diretoria.
    Porquê creio eu que um dia,nós que somos pequenos poderemos comer uma fatia desse bolo.
    Seja em benefícios para nós ou para nossos filhos.
    muito obrigada Cida,MT.

    ResponderExcluir
  3. Cecília Garcez.
    Oportuno a sua reflexão,é assim mesmo que sinto diante da diretoria da Previ.
    Todo dia vem a minha cabeça,assim:
    Será que os 5 diretores da previ,já precizaran usar o empréstimo simples.será que os cinco diretores da previ usan carros que custan 35.000,00.
    Será que no fopag deles vem uma montanha de descontos ou será que
    que o salário deles é aquele de 22.050,00 os maiores pagos pela previ.
    Será que estes cincos Play boy fazen o que nas suas horas de folga.
    Porque pra te fala a verdade o meu fopag ta parecendo disfele de escola de samba,no começo enche os olhos mais no final da até tristeza.
    Cecília,construa bases sólidas,construa um acordo com os demais,sirva de ponte entre nós e a diretoria,mostre a eles Cecília que estamos muito mal financeiramente,muitos de nós estamos adoecendo por causa das mazelas desta diretoria que não olha para nós.
    Faça alguma coisa amiga,tenho certza que DEUS PAI,estará sempre te protegendo.
    A vocé o meu sincero muito obrigado.
    JORGE MATEUS - PALMAS TO

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de fábula. Será que os ratos gordos não são os da chapa 3?

    ResponderExcluir
  5. essa é parecida com aquela que eles queria colocar um guizo no pescoço do gato, falavam e falavam, mais ninguem tinha coragem pa]ra fazer o serviço. Mais também lembra bem uma certa reunião de trabalhadores, em que a tribuna é usada e muito bem por aqueles que tem o dom da fala bonita, só que na hr em que cobramos deles a prática dos discursos, o bicho pega, dizem que somos agressivos. FALA É FACIL, FAZER O QUE SE PROMETE É QUE SÃO ELAS.
    ou
    FAÇAM O QUE EU DIGO, MAS NÃO ME OBRIGUEM A FAZER O QUE EU DISSE, isto é só pra arraia ( no popular raia) miúda.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  6. Cec�lia.
    Bom mesmo � ir � luta com determina�o, abra�ar a vida e viver com paix�o, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida � muito bela para ser insignificante.
    Acredito muito em voc� em sua capacidade,penso eu que voc� tem alguma carta na manga e na hora certa vai vir� este jogo.
    Vai mostrar com fatos e argumentos,de que n�o se pode lutar contra o anseios justos dos milhares de assistidos.
    Vai mostrar com serenidade aos colegas da diretoria,e pedir a refrex�o dos mesmo sobre o EMPR�STIMO SIMPLES.
    E vou ser ousado em dizer a voc� colega que imprima 5 c�pias desta hist�ria e leve na reuni�o da diretoria e de uma c�pia para cada um deles,mesmo que informalmente n�s bastidores.
    Tenho certeza que quando os mesmo olharen atentamente ver� que muitas das palavras serven para os mesmo.
    muito obrigado.SIDNEI SAMPAIO GO

    ResponderExcluir
  7. Queijo: superávit;
    Gato: PREVI, BB, SPC;
    Ratos: os que querem parte do queijo.
    É a leitura que se deve fazer?

    ResponderExcluir
  8. Moral da estória: há tambem ratos espertos e gordos que querm ficar mais gordos, que não olham parao seu colega ratinho menor,enquanto isso, O GATO,consegue se ALIMENTAR, QUANDO E COMO QUISER.É SÓ ABRIR A GELADEIRA.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de salientar Cecília.
    Que a maioria dos seres humanos,quando chegan no poder,se esquesse das suas raizes,e de quem os colocou la.
    Vale lembrar também:
    " QUEM ESPERA SAPATO DE DEFUNTO,SEMPRE ANDARÁ DESCALSO!!!!"
    É a nossa realidade,nunca tivemos superavit,esse monte de zero que aparece na contabilidade,muitos de nós nem sabe o que é isso,e no espódio do renda certa,nem podemos reclamar porque fomos nós mesmos que aprovamos.
    e quanto ao empréstimo simples,o sasseron ta certo aumenta para que?
    Para no dia de amanha nós irmos reclamar porque a diretoria aprovou e ficamos ainda mais endividados.
    SOBRAL F LEMES. PORTO ALEGRE RS

    ResponderExcluir
  10. CECÍLIA,gostaria de lhe parabenizar pela brilhante iniciativa de deixar esta reflexão para todos nós,que queremos um pedaço do bom desempenho da previ nós últimos 5 exercícios.
    Na verdade se hoje temos superavit é pela ótima atuação da diretoria,e também porque a diretoria acredito que em randa variavel seria o momento de ganhar muito dinheiro,e ter gordura para na hora dificil ter folego para reagir e voltar a ganhar na hora em que a tempestade passar.
    So faço um pedido a senhora,para que tente com argumento reais,mostrar aos colegas da direção,que muitos colegas nossos estão realmente atravessando um momento difícil,e que para este grupo de pessoas o EMPRÉSTIMO SIMPLES. é um beneficio conquistado.
    Quando alguém esta com restrições cadastrais,fica dificil preitear qualquer tipo de empréstimo.
    Seria bastante viavel hoje,ter o aumento do empréstimo simples pela previ,pois esta se falando muito em liquidez,e o E.S mostrou-se bem restavel no último exercício.inclusive acima da meta atuarial.
    Então senhora creio eu que com um pouco mais de dialago daria para atender a demanda de muitos associados da nossa caixa de previdencia ( PREVI ).
    Com muito respeito que lhe tenho.
    ANTONIO PERSON - CAMPINAS SP

    ResponderExcluir
  11. COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.
    Não andem ansiosos por coisa alguma,mas em tudo,pela oração e súplicas,apresentem seus pedidos a Deus.
    A paz de Deus,que excede todo o entendimento,guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Já passou o periodo estabelecido para a votação das propostas apresentadas para a utilização do superavit da Previ, mas seria muito interessante que os colegas tomasem conhecimento da posição da Faabb quanto a este assunto, acessando o site www.faabb.com.br, na seção "Analise das Propostas ", é no mínimo interessante conhecer mais uma opinião, que me pareceu sensata.

    ResponderExcluir
  13. CECÍLIA,

    EMPRÉSTIMO SIMPLES JÁ.
    R$ 200.000,00 DE LIMITE E PRAZO PARA PAGAMENTO: IDADE LIMITE 80 ANOS.
    EXEMPLO: UMA PESSOA COM 60 ANOS DE IDADE CONTRATARIA EM 240 MESES.

    EU GOSTARIA DE SABER AONDE EU CONSIGO O CALENDARIO DAS REUNIÕES DE DIRETORIA.

    CECÍLIA,VOCÉ COMO DIRETORA DE PLANEJAMENTO ESTUDA AI A PROPOSTA.

    GARANTO A VOCÉ QUE NÃO TEM RISCO,DA PREVI TOMAR O CALOTE E PODERIA ATÉ CONSTITUIR UM FUNDO GARANTIDOR PARA EVENTUAL MORTES DOS VELINHOS QUE CONTRATARIA O EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    MUITO OBRIGADO JURACI ANTUNES DESCALVADO - SP

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecilia. A união faz a força. Mesmo alguns ratos muito fortes não tem coragem de enfrentar milhares de ratinhos fracos. Agora quando os ratos além de fortes são inteligentes eles além de ameaçar, usam sua inteligência para dividir os ratinhos em facções e com isso dominam a todos.
    Qualquer semelhança com a nossa situação é pura coincidência.

    ResponderExcluir
  15. Em CECILIA.
    Na próxima reunião dia 03 de setembro,com o patrocinador,não pode se viabilizar um adiantamento para todos aposentados e pensionistas.
    Uma das propostas da contraf cut é de dar um abono a mais no ano de 2008.
    Comente ai se possível?

    ResponderExcluir
  16. Amiga Cecília.
    Agradeço a Deus todo dia por vocé,nós representar.
    O como é maravilhoso,ver uma pessoa de caráter,sem soberba,tratar a todos nós com dignidade.
    Vale lembrar também,que uma andorinha só não faz,verão.
    Mas contribui muito para a mudança de pensamento ao longo do tempo.
    Continue defendendo o EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    Porque ele é um remédio "talves caro para muitos de nós" MAS UM REMÉDIO NECESSÁRIO.
    Um abraço amiga.

    ResponderExcluir
  17. Colega Cecília,
    Peço a você amiga,a devida licença,para reproduzir texto que retirei da AAFBB,a respeito do SUPERAVIT:
    Referimo-nos à consulta ao Corpo Social acerca da destinação da Reserva Especial da PREVI, acumulada até 2007.

    As propostas apresentadas hão de merecer estudo mais aprofundado quando forem submetidas à Mesa de Negociação, pois exigirão um levantamento técnico, jurídico e atuarial, acompanhado do cálculo dos recursos necessários à implementação de cada uma delas, o que não ocorreu até o momento.

    Assim, devem ser votadas como indicações a serem levadas à análise dos interlocutores componentes da Mesa de Negociação.

    Vale ressaltar que algumas delas, como a revisão do Plano que contemple melhoria geral dos benefícios, reajuste das pensões e correção de injustiças, já vinham sendo objeto da especial atenção da AAFBB.

    Daí a importância fundamental da efetiva representatividade dos associados da Previ, da ativa ou aposentados, nas negociações com o patrocinador. Portanto, ao responder a proposta nº11, lembre-se da trajetória da AAFBB na defesa dos legítimos interesses dos seus associados

    Eu pergunto a amiga:
    O superavit,depois de ser aprovado pelo corpo social,creio sermos nós,dai que se vai realizar os devidos estudos para realmente sofrer todos os tramites burocratico, ministerio,dest,spc e finalmente ser implementado.
    Então podemos concluir colega que veremos alguma coisa feita,somente em 2010.
    Porque no último superavit de 2006,começo os trabalhos no começo do ano e foi implementado já no final do ano.
    Esta faltando apenas 4 meses para o termino do ano de 2008.
    e outra coisa que tem chamado a minha atençaõ,especialmente é:
    Este ano não recebi nada da previ ainda a respeito dos numeros de 2008.todo ano recebiamos uma espécie de malinha para gardar os nossos contracheques.e junto com esta malinha vinha o relatório anual do ano anterior.
    Espero notícias suas,amiga.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4
    Aparecida de goiânia.GO

    ResponderExcluir
  18. Prezada Cecília,

    Este texte vem a calhar com a nossa famosa distribuição do superavit, cada segmento que puxar um importante naco para o seu lado, como por exemplo, a Previ, o Banco e os assistidos mais beneficiados. Isto demonstra a grande dificuldade em se aprovar proposta, principalmente no âmbito do Banco, que pelo novo estatudo ganhou forças enormes, para isto basta citar o voto de minerva. Eu acredito que só passarão as propotas que interessam ao Banco, que nem está aí para os assistidos da previl. Por outro lado, a Previ até mesmo quando a decisão está em suas mãos, nada faz, como por exemplo o empréstimo simples, que está em estudo desde antigamente. Quando chegarem a uma conclusão sábia, talvez muitos dos assistidos não terão condições de utilizá-lo. Estamos ansiosos pela aprovação das propostas apresentadas o mais breve possível e a implantação do ES com novos valores e prazos maiores, com urgêcia, cuja providencia depende só da nossa, não sei dizer se posso falar da nossa ou do Banco, Previ. Mas vamos continuar lutando em defesa de nossa Previ, sem repasse de recursos para o Banco, que já muito beneficiado com a mudança do novo estatuto.

    ResponderExcluir
  19. Jorge Mateus,
    Eu gostaria de ressaltar que não vamos a lugar nenhum questionando o salário dos outros. Eu também faço parte dessa diretoria. Fui eleita com todos que estão nesta gestão e, apesar de não concordar com alguns pontos, acredito que é uma boa gestão e que estamos tentando fazer o melhor. Infelizmente a maioria das ações que poderia beneficiar os colegas não depende só da diretoria e Conselhos.
    Sei que precisamos ter muita força e energia para negociar um bom acordo que beneficie todos os associados e ajudem a minimizar a situação crítica que alguns vivem. E é isso que estamos trabalhando.

    ResponderExcluir
  20. Juraci,
    As reuniões de diretoria ocorrem todas as terças-feira e as do Conselho Deliberativo uma vez por mês.

    ResponderExcluir
  21. Colega anônimo,
    Realmente na pauta inicial entregue pela Contraf-Cut existia a proposta de um abono no valor do salário. É muito difícil aprovar um adiantamento, pois o trâmite burocrático seria o mesmo. Não tem como a Previ antecipar para depois aprovar.

    ResponderExcluir
  22. Rosalina,
    Vou tentar responder às suas perguntas:

    1)O superavit,depois de ser aprovado pelo corpo social,creio sermos nós,dai que se vai realizar os devidos estudos para realmente sofrer todos os tramites burocratico, ministerio,dest,spc e finalmente ser implementado.
    Então podemos concluir colega que veremos alguma coisa feita,somente em 2010.
    Resposta: Primeiro ponto: infelizmente os associados não aprovam mais as contas da Previ. Não acredito que demore tanto tempo, até porque o Banco vai querer aprovar alguma medida que o beneficie e que impacte ainda este ano. O que temos que defender é que só libere qualquer proposta depois da aprovação de todas que foram negociadas. Com certeza, todo mundo vai correr para aprovar rapidamente em todas as instâncias.

    ResponderExcluir
  23. Colega Cecília,
    Sei que a pauta é relativa a ratos & gatos. Concordo integralmente com os termos de todas as vinte mensagens que li até agora. De minha parte, não tenho mais nada a acrescentar sobre o assunto. Então, peço sua licença para informar que, até o momento, 10:30hs de 01.09.2008, ainda não chegou aqui na minha residência em Araruama a cédula de votação da Anabb. Mandei e-mail para a referida Associação, em 29.08.2008, confirmando o meu endereço completo, mas, até o momento, infelizmente, não obtive nenhuma resposta. Será que teremos reunião com o patrocinador em 03.09.2008?

    ResponderExcluir
  24. Cecília,
    É uma tristeza ver um espaço destinado a discutir o superavit e forma amparar a nos e familiares na velhice ser objeto de campanha para empréstimos simples. Ora, todo bancário sabe, ou deveria saber, que deve gastar menos do que ganha, a continuar assim teremos perdularios querendo emprestimos simples de R$ 1.000.000,00 para pagar na outra reencarnação. Caiam na real e aprendam a controlar seu orçamento.

    Jorge - São Paulo

    ResponderExcluir
  25. Pessoal,leiam no site da Anabb que a reuniao foi antecipada para amanha(?????).La diz tambem que os votos contados nao sao todos,que o restante ficara para a proxima reuniao.....entenderam o recado?NAO SE ILUDAM!Essa votaçao e o maior engodo,e mais uma vez estao nos enrolando.

    ResponderExcluir
  26. Prezado anônimo,
    A quantidade de votos apurados pela Anabb já dá uma amostra do resultado. Não é justo adiar a reunião do dia 03.09, que já estava agendada, para aguardar a finalização da apuração. Até porque seria muita ilusão de nossa parte acreditar que na reunião do dia 03.09 será tudo resolvido. Com certeza virão novas reuniões de negociação.

    ResponderExcluir
  27. Cecilia, esse anonimo, que nem tem coragem de se identificar, que esta contra a elevação do ES, com certeza deve ser um dos milionários da RENDA CERTA. pOR QUE NÓS ESTAMOS NECESSITANDO SIM DA ELEVAÇÃO DO ES POR QUE NÃO FOMOS BENEFICIADOS COM OS MILHÕES DA RENDA CERTA.

    ResponderExcluir
  28. Ao colega que disse:Pessoal,leiam no site da Anabb que a reuniao foi antecipada para amanha(?????).La diz tambem que os votos contados nao sao todos,que o restante ficara para a proxima reuniao.....entenderam o recado?NAO SE ILUDAM!Essa votaçao e o maior engodo,e mais uma vez estao nos enrolando.
    _____________________________
    Respondo: Colega, acho que você leu a notícia errada ou não entendeu que a reunião para hoje, não é a reunião com o Banco. Nós aposentados ou não, principalmente, porque trabalhamos no maior banco do país, temos a obrigação de sabermos interpretar o sentido das frases.
    Ao colega que disse:
    Cecília,
    É uma tristeza ver um espaço destinado a discutir o superavit e forma amparar a nos e familiares na velhice ser objeto de campanha para empréstimos simples. Ora, todo bancário sabe, ou deveria saber, que deve gastar menos do que ganha, a continuar assim teremos perdularios querendo emprestimos simples de R$ 1.000.000,00 para pagar na outra reencarnação. Caiam na real e aprendam a controlar seu orçamento.

    Jorge - São Paulo

    ____________________
    Resposta ao Jorge: Jorge, nem todo mundo tem a sua boa situação financeira. É preciso que você tenha mais caridade e entendimento com as pessoas que estão em desvantagem financeiramente. Lembre-se: bom hoje, ruim amanhã e vice e versa. Atravessamos tempestades em nossas vidas, que somente cada um sabe, portanto faça-me um favor, pare de julgar.

    ResponderExcluir
  29. Acho muito lamentavel, que alguem que emita uma opinião no blog da Cecilia, não se identifique.
    Antonia,continuemos na nossa luta, não se importe se o anonimo e ou não Beneficiario da renda certa. Continuemos na busca das nossas conquistas!!! Confiança sempre!!!!
    Abraços, Jane

    ResponderExcluir
  30. Cara Cecília,

    Acho que ninguem entendeu o espírito de sua fábula.
    Temos o queijo: superavit
    Temos o Gato: BB, Previ, PT
    Temos os ratos: funcionários, aposentados e pedevistas.
    Os pedevistas não votaram, mas seu dinheiro está lá e são os ratos magros, pois nada podem fazer.
    Os demais são os ratos gordos, que votaram pensando apenas em sí mesmo.

    Entenderam ?

    ary taunay filho
    arytaunay@uol.com.br

    ResponderExcluir
  31. Colega Cecília,
    São 06:50hs de 03.09.2008. Estou escrevendo para lhe dizer que todos nós aposentados estaremos, de coração, torcendo por Você na negociação que acontecerá hoje com os representantes do patrocinador. A expectativa é enorme para que as coisas se resolvam satisfatoriamente e, na medida do possível, com rapidez. Você estará junto com o diretor Sasseron, responsável pelo alinhamento do ES. Coloque para ele a enorme demanda existente pelo empréstimo simples. Talvez ele seja sensível aos seus argumentos já que, no que concerne a nós assistidos, ele não demonstra a menor sensibilidade para com os nossos anseios. Boa sorte e que Deus a ilumine

    ResponderExcluir
  32. Jorge,
    Com certeza, estarei hoje na reunião de negociação do superávit e pode contar comigo na discussão do aumento do ES.

    ResponderExcluir
  33. A fábula apregoa, de maneira subliminar, que povo não tem capacidade de se organizar para reger seu destino. Já a NOSSA FÁBULA, apresenta fortes indícios que todos jamais serão contemplados, além da ração para subsistência, com uma fatia mais generosa do queijo que durante décadas contribuíram para que se tornasse algo tão cobiçado. Exceção aos amigos do rei, digo, do gato, que já foram agraciados com opulentas fatias avaliadas em até mais de R$1milhão. Como gradativamente os beneficiários do queijo estão se extinguindo, chegará o momento em que os conhecidos e ferozes predadores usurparão para si todo o queijo. Quem viver, verá!
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  34. Cara Cecília Garcez,

    Peço licença para, em seu Blog, divulgar aos colegas que no sítio da AAFBB.ORG.BR, de 05.09.2008, há um relato detalhado do que aconteceu na reunião de 03.09.2008 do GT Superávit PREVI X BB.

    Dentre tantas propostas colhidas para a pauta, relata-se ali “a necessidade de que haja melhoria de benefícios de forma justa e legal,”.

    Como adotar “a melhoria de benefícios de forma justa e legal” se nas discussões acolheram-se propostas que aumentarão as injustiças históricas sobre os benefícios de responsabilidade da PREVI?

    Temos que refletir companheiros. O Plano é de Todos. E para Todos. As três propostas são simplórias, senhores Negociadores . O momento é de correção.

    Não nos iludamos colegas pós-97. Na mesa de negociação não existe Negociador (beneficiário) em PISO de benefício da PREVI.

    Tiremos o cavalinho da chuva. A água corre para o mar. 10% em cima de PISO continua PISO.

    TODOS contribuíram ao longo do tempo. De início a regra era clara: PARA TODOS. Hoje é o Antes X Depois.

    Estatuto de 1997 JÁ. Melhoria de benefício igualitário JÁ.

    Um texto sem pretensão. Só pretexto. Só protesto. Só reflexão. Sem covardia. Sem locupletação.
    James Paiva Costa - João Pessoa-PB

    ResponderExcluir

Poste seu comentário