quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Entenda as Propostas 09 e 10

A demora de alguns dias em divulgar as Propostas 09 e 10 foi proposital, pois sabia que a Proposta 8 criaria muita discussão.

Ontem, terça-feira, recebi pelo Correio o material para a votação das propostas de utilização do superávit Previ promovida pela Anabb. Quem ainda não recebeu, deverá receber ainda esta semana. Estou a disposição para responder quaisquer questionamentos sobre as propostas apresentadas. É muito importante que saibamos o que estamos votando.

Proposta 09 - Resgate do valor pago pela Patrocinadora pelos Funcionários que saíram do Banco
- Viabilizar aos participantes o resgate da parte patronal vertida para o Plano. Seria criado um benefício de renda certa ou por meio de um Plano de Contribuição Definida.
Os colegas que saíram do Banco por planos de demissão voluntária entre 95 e 97 (PDV) não receberam a parte patronal. Atualmente, após a mudança do estatuto em 97, os colegas que aderem a esses programas, a parte patronal é transformada em renda certa, fato que não existia no estatuto anterior. Os colegas que aderiram ao PDV foram tremendamente prejudicados com o não recebimento desta parte que ficou no Plano.

Proposta 10 - Distribuição do saldo remanescente da Reserva Especial.
- Distribuir o saldo remanescente da reserva especial para revisão do plano de forma diretamente proporcional aos benefícios individuais pagos pela Previ, após atendidas as propostas de 1 a 9.
É uma proposta que será considerada se, após contempladas as propostas anteriores, sobrar recursos na Reserva Especial.

No material que vocês estão recebendo para votar, existe a Proposta 11. Eu não abri espaço para ela porque entendo que ela não se refere a um benefício. É uma proposta de representação política, que no meu entendimento não haveria o que esclarecer. A idéia é que o associado escolha três entidades para representá-lo dentre as selecionadas pelo Grupo de Trabalho: AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF/CUT, FAABB.

47 comentários:

  1. Cecília, como já falei anteriormente, cada um puxa pro lado que lhe convier. A proposta ou a constatação mais justa e correta,foi a que o colega Camilo,explanou no último Jornal Ação de julho. Foi o corte do nosso plano de carreira, com a queda dos percentuais dos interstíticos,de ,9,12,e 16%, para os ridículos 3%.A PREVI,com tem suporte tecnico,dados disponíveis,para recalcular após 97,corrigindo, as tabelas como se tivesse havido tais aumentos. Por isso que, ao calcular, todos caem no patamar de 136%,ou seja , VP baixo, e comissão baixa dá uma gritante diferença entre os que percebem os gerentes, diretores e outros com comissões altas. Consertando isso, creio que 80 a 90 % nos associados seriam beneficiados.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia:
    só para deixar claro,faço uma pergunta(talvez ingenua..):
    -o ítem nove refere-se a TODOS os funcis que sairam do Banco, sacando a parte da Previ, e não sòmente os pedevistas ou aderente a outros planos, correto?
    Eu sai em 2005, por iniciativa própria.
    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Esta me parece ser a medida mais justa de toda a lista de sugestões formuladas. Afinal, cada um receberia exatamente o valor proporcional à sua contribuição para o fundo. Entretando é a última da lista e só seria implementada se sobrassem recursos. A proposta que visa à revisão do limite de 90% do salário contribuição para 100% recebeu do presidente da ANABB a explicação de que estaria limitada a 97, pois antes disto o limite já era 100%. Ora se já era 100% não haveria necessidade de mencionar a data limite. A realidade, todavia, é bem outra; eu, por exemplo, aposentei-me em 95 e meu limite foi 90% do salário contribuição. Logo a explicação do presidente da ANABB é "furada".

    ResponderExcluir
  4. Esta me parece ser a medida mais justa de toda a lista de sugestões formuladas. Afinal, cada um receberia exatamente o valor proporcional à sua contribuição para o fundo. Entretando é a última da lista e só seria implementada se sobrassem recursos. A proposta que visa à revisão do limite de 90% do salário contribuição para 100% recebeu do presidente da ANABB a explicação de que estaria limitada a 97, pois antes disto o limite já era 100%. Ora se já era 100% não haveria necessidade de mencionar a data limite. A realidade, todavia, é bem outra; eu, por exemplo, aposentei-me em 95 e meu limite foi 90% do salário contribuição. Logo a explicação do presidente da ANABB é "furada".

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília.
    Gostaria de formular uma pergunta bem objetiva.
    Vocé como diretora de planejamento da previ,e conhecendo bem o patrocinador e todos os tramites que envolven o superavit.
    Dentre todas as 10 propostas formuladas no gt,qual realmente tem chace de passar por todo o crivo. patrocinador,dest,spc e ministério e a própria previ.
    Vou te dar um exemplo:
    QUE A APOSENTADORIA AS MULHERES AOS 45 ANOS PODERIA SER FEITA ADMINISTRATIVAMENTE,ATRAVES DA PREVI SEM NENHUM CUSTO AO PATROCINADOR.
    Já sabemos por exemplo que na última discusão a incorporação de mais 20% nas pensões também foi barrada.
    A proposta de número 10 também não será implementada,ainda não existe estudos,mas tudo indica que o dinheiro nao vai ser sufiente nem para as demais propostas.
    EntÃO pergunto a vocé:
    PRIMEIRO:QUAL A PROPOSTA OU AS PROPOSTAS QUE REALMENTE SERIA POSSÍVEL SER ACEITA TANTO PELA PREVI COMO PELO PATROCINADOR SEM QUE FOSSE USADO O" VOTO DE MINERVA"

    SEGUNDO:NA ÚLTIMA DISCUSÃO ENVOLVENDO SUPERAVIT,A PREVI SAIU NA FRENTE,TOMANDO A INICIATIVA DE TUDO.E DESTA VEZ A PREVI SE MOSTRA SEM NENHUM INTERESSE,DEIXANDO O DITO PELO NÃO DITO,NEM SE QUER DISSE:OLHA AS PROPOSTAS DO GT ESTA DE CONFORMIDADE COM A NOSSA REALIDADE.
    NÃO SERIA A HORA DA PREVI SOLTAR UMA NOTA ESCLARECENDO PONTOS POLÊMICOS OU MOSTRANDO EM CADA PROPOSTA O QUE REALMENTE CADA UM VAI GANHA OU PERDE.
    PORQUE A GENTE ABRE UM SITE TEM UMA NOTÍCIA,ABRE OUTRO TEM OUTRA NOTÍCIA E NINGUÉM SABE DIREITO O QUE REALMENTE É VERDADE OU NÃO.
    VOCE MESMA DISSE ESTES DIAS A RESPEITO DO "ARTIGO DO SR.PIANI QUE ELE NÃO ENTENDE NADA DE PREVI"

    TERCEIRO:EU MANDEI UM EMAIL PARA A ANABB,QUESTIONANDO A RESPEITO DO MATERIAL QUE SÉRIA REMETIDO PARA NÓS,E COM RELAÇÃO AO PRAZO MARCADO COM O BANCO PARA A PRÓXIMA REUNIÃO.
    A RESPOSTA FOI:
    QUE SE ATÉ A DATA MARCADA EM SETEMBRO NÃO DER TEMPO DE COMPUTAR OS VOTOS SERÁ MARCADA UMA NOVA REUNIÃO.
    CECÍLIA SÓ FALTAN APENAS,133 DIAS PARA O FIM DE 2008 E ATÉ AGORA O QUE VEMOS SÃO PESSOAS EMPURRANDO PESSOAS COM A BARRIGA E DE CONCRETO MESMO,SÓ AS BOLSAS DESPENCANDO.
    NÃO HÁ MEIOS DE SE APRESSAR AS COISAS DENTRO DA PREVI.
    MUITO OBRIGADA 18.161.320-4 ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília,

    Muito importante a sua análise sobre a proposta 9.
    Em outros planos de previdência fechada, a cota patronal é paga como Vesting ou Benefício Diferido por Desligamento: Benefício proporcional assegurado, a ser usufruído por ocasião de sua aposentadoria, ao participante que se desliga da patrocinadora.
    Acho que seria bom para todos, assim a Previ continuaria administrando os recursos.
    Sou ex-funcionária (pdv 95), infelizmente não poderei participar da eleição que decidirá quais as propostas mais justas.
    Agradeço muito àqueles que votarem na proposta 9.

    Atenciosamente
    Kátia Sestrem

    ResponderExcluir
  7. no item 8, abaixo, voces acham o email que mandei, e aki tah a resposta dada pela Previ.

    Prezado Sérgio,

    O senhor tem o direito de reclamar e apresentar as suas demandas à
    Previ. Aliás, atendemos a quase 2000 telefonemas e mensagens eletrônicas
    todo dia.
    A sua agressividade, no entanto, não faz sentido.
    Sobre o empréstimo simples, no final do ano passado propusemos e
    aumentamos teto e prazo de pagamento. Agora, estamos refazendo estudos para
    propor outras alternativas, levando em conta margem consignável, prazo e
    fundos como o de quitação por morte, pois o falecimento de associados que
    tenham empréstimo a pagar impacta, sim, os demais associados.
    De qualquer maneira, ao final destes estudos iremos propor
    alternativas.

    Saudações,

    José Ricardo Sasseron
    Diretor de Seguridade

    ResponderExcluir
  8. Colega anônimo,
    A proposta refere-se a quem se desligou do BB e só levou a reserva individual, não resgatando a parte patronal no período de 95 a 97. No seu caso, em 2005, já com o novo estatuto, você levou a reserva individual e a patronal foi transformada na "renda certa" que é paga em 10 anos, podendo ser menor dependendo do valor da reserva. A questão é que antes do estatuto de 97, os colegas que se desligavam do BB, só conseguiam resgatar a reserva pessoal, o restante ficava no plano.

    ResponderExcluir
  9. Katia,
    Eu acredito que você poderá votar nessas propostas. Seria bom você confirmar no site da Anabb. Acho que vale a pena. Tenho quase certeza que a resposta será positiva, dependerá da atualização do seu cadastro.

    ResponderExcluir
  10. Colega anônimo,
    Em relação à resposta que você recebeu do Diretor Sasseron, quero informar que os fundos de quitação por morte ou liquidez não são impecilhos para o aumento do limite e prazo do ES. É a minha área (Planejamento) que calcula e monitora esses fundos e posso te afirmar que há recursos suficientes para cobrir eventos do tipo. Este motivo não é argumento para não aumentar o limite. Pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecilia:
    eu sou o "anonimo" que saiu em 2005,com posse no Banco em 1982.Recebi no ato em torno de 100 mil brutos,ainda teve o desconto de IR.( 23 anos de serviço).
    E só.
    Desconheço essa renda certa por 10 anos ...

    ResponderExcluir
  12. Prezada Cecília,

    Eu já havia enviado email à Anabb, direcionado ao Sr.Valmir Camilo, perguntando se eu poderia votar e obtive a seguinte resposta: "Infelizmente, as propostas só poderão ser votadas pelos participantes do Plano de benefícios 01 e os pedevistas não estão incluídos neste grupo. Toda proposta tem a mesma chance de prevalecer. Fale com seus amigos do Plano de Benefícios 1 e peça para eles ajudarem na votação das propostas, especialmente a de n.09, que beneficiaria os pedevistas."

    Diante da impossibilidade dos pedevistas participarem dessa eleição, pedimos o apoio dos nossos antigos colegas do BB para nos incluirem em suas decisões.

    Agradeço a atenção de todos.

    Kátia Sestrem

    ResponderExcluir
  13. Cecília, O que estamos observando é que o Sr. SASSERON acha que os recursos da Previ são dele. Não existe outra maneira de entendermos o que está se passando com esse Diretor. Ele já falou que não estava na proposta de campanha a elevação do ES, depois através de e-mail para um associado disse que estava. Já foram colocadas várias desculpas com o objetivo de não atender as solicitações dos associados. Só nos resta pensar é que ele está dando uma de TODO PODEROSO e que os recursos não foram conseguidos com as nossas contribuições, que não temos direito nenhum, apesar de sabermos que empréstimos consignados não trazem prejuizo para nenhuma Instituição.
    Esse Diretor decide sozinho? onde estão os outros, e o PRESIDENTE, e a ANABB E AS ASSOCIAÇÕES QUE VIVEM DE NOSSAS CONTRIBUIÇÕES onde estão?. A impressão é que estamos sozinhos nesta empreitada, então para que gastarmos dinheiro com todo esse pessoal, pois quando precisamos não somos atendidos.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,

    agora quando a gente cobra do pessoal eleito da Previ a mesma postura que tinham quando usavam a tribuna , eles chamam de agressividade, ridicula a postura do colega. quanto ao fundo de quitação por morte, se impactasse realmente os que sobravam no financiamento, a Caixa Federal e a Previ não usariam este recurso nos seus financiamentos imobiliários. to certo???
    obs: soh postei a resposta dele, pq pelo que tenho sentido, eles estão respondendo poucos email's, daqueles que mandamos cobrando uma posição qto ao ES.


    sergioinocencio
    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  15. Para conhecimento de todos os colegas, estou publicando texto de e-mail que mandei para a Previ a respeto do aumento do EMPRESTIMO SIMLES:
    “AOS CUIDADOS DO DIRETOR RICARDO SASSERON

    Através do Blog da Diretora Cecilia Garcêz, fiquei sabendo que a Diretoria da Previ está analisando o limite do teto do EMPRESTIMO SIMPLES, para um provável aumento.
    Essa notícia nos traz um GRANDE ALENTO, pois nos faz entender que os NOSSOS DIRETORES ELEITOS estão preocupados em atender aos maiores anseios dos associados/assistidos.
    Aguardamos o resultado com GRANDE EXPECTATIVA !!!!!!!!!
    21.08.2008
    Cordiais Saudações
    LUIZ EDMUNDO BAPTISTA CAMARA”

    ResponderExcluir
  16. Antonia,
    Eu discordo de você. O Sasseron sempre tem mostrado muito interesse em resolver questões que beneficiem os associados. O ponto de polêmica em relação ao ES não é de todo equivocado. Alguns entendem que é preciso melhorar os benefícios e não individar mais ainda os colegas. Eu concordo com essa afirmativa, porém a questão é que não conseguimos melhorar os benefícios com a rapidez que gostaríamos, pois sempre esbarramos na boa vontade do BB de negociar e com o trâmite burocrático que somos obrigados a cumprir. Pelo menos, o aumento do ES daria um alívio na situação financeira de muitos colegas e acredito que vamos conseguir avançar nesse ponto.
    Não pensem que os diretores eleitos esqueceram as promessas de campanha. Estamos trabalhando para cumpri-las.
    Nesse momento é muito importante darmos um voto de confiança aos nossos representantes eleitos, bem como nas entidades que ajudamos a construir. Brigar agora não vai adiantar nada, só vai piorar a situação.

    ResponderExcluir
  17. Colega anônimo,
    Sinceramente, eu achei que a Anabb acharia um jeito de incluir os colegas que se desligaram do Banco e resgataram suas reservas no período de 95 a 97. O grande problema é o cadastro desatualizado que dificultaria localizar os colegas.
    Acredito que os colegas entenderão que é um direito de quem saiu do BB levar o resíduo que era seu e que, injustamente, ficou no Plano.

    ResponderExcluir
  18. Colega anônimo que saiu em 2005, eu posso até ver sua situação, porém eu preciso dos seus dados. Se você quiser escrever um e-mail no link "fale com Cecilia Garcez", eu te explico melhor o que ocorreu no seu caso em particular.

    ResponderExcluir
  19. Colega anônimo,
    Em relação às suas perguntas:

    "Dentre todas as 10 propostas formuladas no gt,qual realmente tem chace de passar por todo o crivo. patrocinador,dest,spc e ministério e a própria previ.
    Vou te dar um exemplo:
    QUE A APOSENTADORIA AS MULHERES AOS 45 ANOS PODERIA SER FEITA ADMINISTRATIVAMENTE,ATRAVES DA PREVI SEM NENHUM CUSTO AO PATROCINADOR."
    Resposta: Sinceramente eu não faço a menor idéia. É muito difícil saber o que o pessoal do BB está pensando. Ainda não foi apresentada proposta pelo BB. Com certeza, as propostas que beneficiam também a ele, serão mais fáceis de serem negociadas.
    Em relação à aposentadoria para as mulheres com 45 anos, estamos finalizando estudo para que consigamos implantar sem o aval do Ministério (se não houver aumento de custo não é necessário aprovação do Ministério).

    Em relação ao artigo do Piani, alguns pontos eu concordo plenamente com ele,principalmente quando ele fala da preocupação com a solvência do plano. Alguns pontos mostram desconhecimento, até porque fica difícil falar em dados concretos sem estar aqui dentro. Apesar dele já ter me desqualificado como dirigente da Previ, eu respeito muito sua opinião.

    Não dá para cobrar que a Previ, institucionalmente, se manifeste por propostas feitas por um GT da Anabb sem terem ainda sido aprovadas na mesa de negociação. Temos que lembrar que a Previ é uma empresa e não é uma entidade que representa os associados. Ela tem a gestão compartilhada entre eleitos e indicados pelo Banco.

    ResponderExcluir
  20. Eu continuo acreditando que o Banco vai querer fechar negociação ainda este ano. Com certeza, ele vai querer impactar positivamente seu resultado deste ano. Podem contar com isso. O que precisamos é ter serenidade para aprovar as propostas somente depois de todas forem aprovadas pela SPC e implementadas. Nada de aprovar primeiro o que beneficia o Banco e deixar o resto para depois. É muito importante que vocês, associados, cobrem dos dirigentes eleitos e de quem estará na mesa de negociação esta postura. Isso sim fará a diferença nessa negociação.

    ResponderExcluir
  21. Ola, Cecília!


    Como eh bom poder ler no seu blog as respostas do Sr.Diretor Sasseron.

    Achei muito legal quando ele diz que vai propor alternativas para o ES. Tenho certeza que os associados, quando tiverem oportunidade, também irão propor alternativas no comando do fundo.


    Atenção ANABB: Como a Anabb apoiou a chapa 3 (Sasseron), poderia essa
    poderosa e cara associação fazer algum tipo de cobrança aos diretores eleitos, apoiados por ela.


    Viva à democracia!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Prezada Cecília.

    Acho que a proposta 9 não deve ser incluida nessa negociação, por tratar-se de funcionários que já se desligaram do Banco. Embora considerando que eles tem todo o direito em reivindicar a parcela da parte patronal, é um assunto que deve ser discutido em outra ocasião. Mesmo porque muitos já ingressaram com ações na Justiça.

    ResponderExcluir
  23. Prezada Cecília,
    Achei muito de mal gosto o comentário do colega anônimo em que ele fala que não deve ser incluida em negociação a proposta 9 talvez "ele" fale assim porque deve ser um dos que já foram beneficiados com os valores exorbitantes já pago do Superavit, é bom lembrar que nós também temos o mesmo direito, não estaremos tirando nada de ninguém apenas queremos o que é nosso!

    ResponderExcluir
  24. Colegas:
    na proposta 11, acho que deveremos votar naquelas associações que terminam em BB, por acaso as nossas melhores representantes.Porém, com um olho firme na Anabb...

    ResponderExcluir
  25. Não é mole não! o Sasseron esta em todas em! não é que o cabra também é presidente desta tal Anapar. Uma pergunta:
    o presidente desta tal entidade também é remunerado, e se for, a sua remuneração é de domínio público.

    ResponderExcluir
  26. o pessoal continua querendo colocar pra debaixo do tapete os ex-colegas pdvistas, isto não é correto, temos que levantar essa bandeira, se não pagar agora isso tem que virar obrigação de se achar uma maneira do dinheiro ser devolvido. a justiça não acolhe este tipo de pedido, em função do poder que a Previ possui.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  27. Acho lamentavel a posicao do colega anonimo ao dizer que a proposta sobre a parte patronal(PDV) nao deveria ser discutida. Esses recursos ficaram com a Previ e, com certeza, estao contribuindo para a formacao do superavit. Olha que nao sou ex-PDV.

    ResponderExcluir
  28. Colega Cecília.
    Hoje o seu blog,é o maior veículo de comunicação entre o associado da previ e a própria previ.
    Porque o sati da previ só serve para os candidatos que se escreverão "para algum emprego". Saber se foi classificado ou não?
    Reclamei a respeito disto no fale conosco e pra minha surpreza a resposta foi:
    A PREVI realizou no mês de janeiro de 2008 uma pesquisa de opinião pública no qual a maioria dos assistidos estavam muito satisfeitos com o resultado do site.e que eles lamentavam muito por eu não estar contente pelo conteúdo nele exibído,e que o sati foi elaborado para atender muitas demandas e variados temas e assuntos,a resposta veio através da ASCON ( GERENCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKTING}
    EU PERGUNTO A VOCÉS:
    ALGUÉM PARTICIPO DESTA PESQUISA,E SE ALGUÉM PARTICIPO QUE COMENTE AI.
    Porque o sati da previ é vergonhoso,vocé abre o sati da anapar,anabb,contraf-cut,aafbb,etc...e tem variados assuntos sendo a respeito da previ ou temas de interresse nacional,mas sempre tem noticías de boa qualidade,vamos tomar iniciativa pessoal da diretoria,
    Cade os olheiros de plantão da previ,que não enxergan os anseios dos aposentados e pensionistas a respeito DA NOVELA CHAMADA: EMPRÉSTIMO SIMPLES,E DO CARNAVAL DO SUPERAVIT,TODO MUNDO QUER SAMBAR MAIS NINGUÉM QUER COLOCA A MÃO NO BOLSO!!!!!!!
    Abraços Cecília continue maravilhosa,não abaixe a cabeça nunca,e se um dia o SR.PIANE,lembrar que te desqualifico como dirigente da previ, ALGUÉM LEBRE A ELE QUE SE DEPENDER DO MEU VOTO,VOCÉ CECÍLIA SERÁ A NOVA PRESIDENTE DA PREVI,ISSO É SE VOCE QUERER?
    PORQUE TENHO CERTEZA QUE MUITOS DE NOS ARREGASSA AS MANGAS E CORRE ATRAS POR VOCÉ. A VOCÉ O MEU MUITO OBRIGADA 18.181.320-4 ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  29. Colega Cecília,
    Quando os responsáveis por um fundo entendem o “sufoco” por que passam os assistidos e estão em plena sintonia com os seus anseios, adotam medidas idênticas às implementadas pelos dirigentes do Banesprev. É só ler a informação abaixo que acabei de retirar do site da Anapar:
    Banesprev: Novidades em empréstimos
    Abertura da 2a. parcela do 13º salário para participantes do Plano IV
    A linha de Empréstimo Pessoal vinculado ao 13º salário para os participantes do Plano IV já se encontra aberta.
    Ver normas na seção Empréstimo no endereço http://www.banesprev.com.br/emprest.htm

    ResponderExcluir
  30. Colega Cecília,
    Quando os responsáveis por um fundo entendem o “sufoco” por que passam os assistidos e estão em plena sintonia com os seus anseios, adotam medidas idênticas às implementadas pelos dirigentes do Banesprev. É só ler a informação abaixo que acabei de retirar hoje, 22.08.2008, do site da Anapar:
    Banesprev: Novidades em empréstimos
    Abertura da 2a. parcela do 13º salário para participantes do Plano IV
    A linha de Empréstimo Pessoal vinculado ao 13º salário para os participantes do Plano IV já se encontra aberta.
    Ver normas na seção Empréstimo no endereço http://www.banesprev.com.br/emprest.htm

    ResponderExcluir
  31. Colega Cecília,
    Até hoje, 22.08.2008, não recebi aqui em minha residência, em Araruama, cidade da região dos lagos do estado do Rio de Janeiro, a cédula de votação que ficou de ser enviada pela Anabb. A propósito, li matéria constante do site do Sindban-SP, filiado a CUT, sob o título “Superávit da Previ tem de ser debatido”. Estranhei muito os termos do comentário e apartei o texto a seguir, que está entre aspas. “A Anabb não debateu com os associados de São Paulo. As negociações estão ocorrendo e outras propostas já foram colocadas. Ou seja, não há porque responder qualquer pesquisa antes de os debates estarem concluídos”, diz Cláudio Luiz de Souza, diretor do Sindicato”. No meu entender, a negociação sobre a destinação do superávit, marcada para o dia 03.09.2008 com os representantes do Banco, poderá vir a ser adiada já que não deveremos ter os interlocutores definidos até a referida data. As associações de aposentados e os órgãos sindicais não estão falando a mesma linguagem. Diante do que foi exposto, agradeceria se Você emitisse o seu pensamento a respeito

    ResponderExcluir
  32. Quanto ao item 9 - Resgate do valor pago pela patrocinadora aos funcis que saíram do banco -, sem entrar no mérito, se é justo ou não, caso se decida aplicá-lo, será necessário buscar uma saída para o "imbróglio jurídico".

    Digo isto porque, em minha modesta opinião, aqueles que saíram do banco, receberam os direitos previstos nos estatutos da Previ vigentes na ocasião, ainda que os consideremos injustos.

    Tenho percebido diversos comentários, no sentido de que o direito de tal resgate é líquido e certo. Fosse assim, o Poder Judiciário certamente já teria reconhecido.

    Para pensar: Existem inúmeros aposentados que, na época em que entraram no banco, os estatutos da Previ mencionavam que, por ocasião da aposentadoria, os vencimentos seriam de 100% do salário da ativa, porém foi aplicado estatuto que não prevê os 100% mas sim um percentual bastante inferior. E então ?? Haverá correção desde as respectivas aposentadorias?? Embora a proposta 2 venha a ser aplicada, ainda assim, não estará corrigindo totalmente o prejuízo.

    De se atentar que a patrocinadora PODE TUDO, INFELIZMENTE. Ela tem um poder imenso.
    Arrisco-me a dizer que apenas as propostas 2, 3, 6 (parcial) e 8 têm reais chances de aprovação.

    Não quero com isso desanimar os colegas, mas alertá-los de que a luta será árdua e de que devemos usar a força de nossa união para vencê-la.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  33. Cecilia,
    Li hoje(22/08)no site do sindicato de São Paulo, questionando que a Contraf/Cut não foram consultadas sobre as propostas para utilização do Superavit da Previ,muito embora representem 95% da categoria.
    Entretanto,pergunto qual a representatividade que tem com relação aos aposentados, não estão por acaso querendo tumutuar a processo de negociação? Neste momento queremos agilidade e não guerra de vaidades.
    Estou mais com sua postura, que realmente, parece estar defendendo mais os nossos interesses.

    ResponderExcluir
  34. Aos pedevistas, nada contra receber a parcela que lhe foi negada pela PREVI.Sou tambem a favor de quem nao saiu pelo PDV, que receba a bolada(incentivos) tambem.Igualdade de tratamento a todos

    ResponderExcluir
  35. Por questão de justiça e igualdade, acho que deveriam ser beneficiados com este superávit, os associados que não foram, de forma alguma, beneficiados com o anterior. Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Cecília,
    Como votar nas propostas, se até agora em minha cidade: Formiga-MG, não chegaram as cédulas de votação que são em torno de 100(cem), e a postagem de retorno para a Anabb terá que ser amanhã dia 25/08/08?

    ResponderExcluir
  37. Concordo com a solução encontrada pelo cole Luiz Fernando, parece justo, desde que, é óbvio, fossem recolhidas as contribuições sobre os valores acrescidos nos salários, pois senão se configuraria um benefício sem contribuição respectiva!!!

    ResponderExcluir
  38. Sinto cheiro de enrolaçao....No livreto que acompanhou as cedulas de votaçao diz que a proposta 1 tem o aumento de 10% com piso minimo de R$500,00.Afinal,qual e a VERDADE?

    ResponderExcluir
  39. Celso,
    Seria interessante você entrar em contato com a Anabb, pois ela poderia enviar o material por e-mail e você postar ainda hoje. O importante é a data da postagem (25.08.08).
    Carlos,
    Com certeza, seriam calculadas as contribuições. A lógica é que sejam consideradas as contribuições depois que os colegas se aposentaram.
    Colega anônimo,
    Não existe enrolação. O material que utilizei como fonte veio sem o piso mínimo de R$ 500,00, inclusive cheguei a reclamar com o Diretor da Anabb a respeito disso. Eu não estava com a versão final. O piso mínimo já estava incluído nas propostas que foram encaminhadas ao Banco pela Contraf-Cut.

    ResponderExcluir
  40. Jorge,
    Os sindicatos fizeram questão de não participar do evento organizado pela Anabb, apesar de terem sido convidados.
    Para vocês verem o absurdo. As propostas que foram apresentadas pela Contraf-Cut, tinham sido apresentadas em nome dos dirigentes eleitos, depois de eu reclamar, pois nem eu nem o Valmir tínhamos sido consultados sobre a pauta de reinvindicações, eles mudaram para propostas da Contraf-Cut. A Anabb convidou todos os Sindicatos e Associações de Funcionários para participar do debate e gostaria de soltar uma pergunta: o sindicato de São Paulo é a única entidade que representa os funcionários? Outra pergunta: Por que não debateram as propostas apresentadas antes com os funcionários, se nem alguns dos dirigentes eleitos tiveram o privilégio de discutir a respeito do que foi apresentado? Quem passou o trator?
    Deixo para vocês refletirem.

    ResponderExcluir
  41. Ademar,
    A resposta está no comentário que fiz respondendo ao colega Jorge Teixeira.
    Parece até piada!
    Seria muito melhor se o Sindicato em vez de espernear, agregrasse ao debate ao invés de desqualificar a iniciativa da Anabb. Repito: todas as entidades de funcionários foram convidadas, inclusive o Marcel, dirigente da Contraf-Cut esteve lá, porém só "passou" lá, não paritipou do debate nem do grupo.

    ResponderExcluir
  42. Colega Cecília,
    Reforçando ainda mais a sua resposta ao colega Ademar, eu assisti integralmente ao debate promovido pela Anabb e, realmente, foi mencionada a presença do Sr. Marcel Barros, na parte da tarde, logo após o horário de almoço. O presidente da Anabb, Valmir Camilo, convidou-o para que se manifestasse e ele declinou do convite sem expor as suas razões, pelo menos para nós internautas.

    ResponderExcluir
  43. Ao anônimo que disse:Sinto cheiro de enrolaçao....No livreto que acompanhou as cedulas de votaçao diz que a proposta 1 tem o aumento de 10% com piso minimo de R$500,00.Afinal,qual e a VERDADE?

    Resposta: Verdade seja dita. Acho que você leu livreto errado de votação errada. Lá não diz isto.Lá diz que é aumento de 10% sôbre benefício PREVI mais INSS.

    ResponderExcluir
  44. O colega "Anônimo" diz que o livreto que acompanhou as cedulas de votaçao diz que a proposta 1 tem o aumento de 10% com piso minimo de R$500,00. Como diria um mineiro: Uai! O folheto que recebi não fala em piso!
    Por outro lado, no folheto que recebi está dito que os 10% serão sobre os valores pagos pela PREVI e pelo INSS. E os da ativa, que ainda não recebem nada do INSS? E o pessoal que saiu no PAA, que já se aposentou pela PREVI e está esperando o tempo para o INSS?
    .
    João Augusto

    ResponderExcluir
  45. João Augusto,
    O meu folheto também não fala nada de piso mínimo de R$ 500,00. Deve ser algum engano do colega.
    O pessoal da ativa teria direito à proposta que cria um plano de Contribuição definida com 10% de sua reserva matemática. Seria uma forma de também repassar o reajuste de 10% para o pessoal da ativa.

    ResponderExcluir
  46. PROPOSTA Nº 9

    O Sr. Valmir Camilo, Presidente da ANABB, declarou favorável aos PDVISTAS que saíram antes de 1997.
    Eu acredito que se nós não recebermos nossos 2/3 certamente eles voltarão para o patrocinador e isto será um precedente aberto para que, no futuro, os 2/3 de todos também volte para o patrocinador. Este é um entendimento bem singelo de quem não tem mais nada a perder, pois a PREVI tem muita força nos tribunais e contrata brilhantes advogados para derrotar os ex-funcionários e ex-participantes. Não queiram passar o que nós estamos passando.

    PARA MEDITAR E VOTAR:

    Ah! Desgraçados!
    Um irmão é maltratado e vocês olham para o outro lado?
    Grita de dor o ferido e vocês ficam calados?
    A violência faz a ronda e escolhe a vítima,
    e vocês dizem: “a mim ela está poupando, vamos fingir que não estamos olhando”.
    Mas que cidade?
    Que espécie de gente é essa?
    Quando campeia em uma cidade a injustiça,
    é necessário que alguem se levante.
    Não havendo quem se levante,
    é preferível que em um grande incêndio,
    toda cidade desapareça,
    antes que a noite desça.
    Bertolt Brecht

    ResponderExcluir
  47. Anônimo disse:"Tenho percebido diversos comentários, no sentido de que o direito de tal resgate é líquido e certo. Fosse assim, o Poder Judiciário certamente já teria reconhecido". Para seu conhecimento, o Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, reconheceu o direito as cotas patronais. A questão não é tão simples assim.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário