quinta-feira, 29 de maio de 2014

VITÓRIA DOS ASSOCIADOS!!!!

 

Caros colegas,

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas de não ter publicado logo ontem o resultado das eleições, mas foi tanta emoção, tanta adrenalina que eu precisava sair de casa e ir comemorar com a família e amigos.

Quero agradecer a todos os colegas que nos apoiaram, que confiaram no nosso grupo, mesmo com tanta maledicência e com tanto jogo sujo. Graças a Deus prevaleceu a campanha ética pautada nas propostas e em pessoas independentes e que trabalharão muito para colocar em prática as propostas.

Essa vitória não é minha, nem da chapa, mas é o grito de liberdade de todos os associados que estava engasgado desde que o grupo dos sindicatos ligados ao governo tomaram a Previ como se fosse o quintal da casa deles. A Previ é nossa e vamos lutar, com o apoio de todos os 198 mil associados, por propostas que minimizem a injustiça e vamos colocar os associados - verdadeiros donos da Previ - em primeiro lugar.

Podem ter certeza que vamos honrar seu voto de confiança.

Agora é hora de comemorar, mas também é hora de começarmos a trabalhar para atender às expectativas dos nossos apoiadores.
Segue o resultado geral. Vamos aguardar o resultado por estado.

VOTOS POR CHAPA
ChapaVotos%
     
Chapa 1 – ÉTICA E TRANSPARÊNCIA       10.593      9,58
Chapa 2 – UNIÃO E PARTICIPAÇÃO       20.336     18,39
Chapa 3 – PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS      34.248     30,97
Chapa 4 – UNIDADE E SEGURANÇA NA PREVI      25.107     22,71
Brancos        7.582       6,86
Nulos     12.712     11,50
Votantes     110.578       100
     

Abstenções - 87.180 
Total de eleitores: 197.758

85 comentários:

  1. Prezada Cecilia Parabens pela luta e pela merecida vitória, Por favor não esqueça de nós funcis pós 98 do BB principalmente os escriturários e Caiex que o BB não permite a contribuição para a subparte 2b devido ao critério excludente de pontuação ! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. O embrião de tudo que hoje existe em termos de comunicação virtual entre os colegas do Banco, ativos, aposentados e pensionistas, começou a ser gerado aqui no seu blog. Como antigo e contumaz frequentador deste espaço sei perfeitamente do que estou falando. Neste momento superimportante para todos, aí incluídos também os simpatizantes das outras chapas de oposição, podemos e devemos comemorar e renovar, como já foi dito, a esperança de dias melhores para os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. A luta doravante, como sabemos, não será fácil mas, acredito, todos têm a certeza de que a vida do patrocinador não deverá ser tão tranquila em termos de aprovações e imposições das coisas dos seus interesses, quase sempre em conflito com os nossos anseios, sonhos e, principalmente, necessidades. Sucesso pra todos os integrantes da chapa “3” e que, em breve, possamos sentir e usufruir dos benefícios que irão advir da sua atuação.

    ResponderExcluir
  3. A frase mais forte: "Podem ter certeza que vamos honrar seu voto de confiança".
    Parabéns, e que se cumpra o prometido, ante esse cenário de incertezas em que vivemos !

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecilia e Colegas,

    Hoje é um dia de VITÓRIA para TODOS NÓS. Um dia de COMEMORAÇÃO ! ! !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cecilia!!
    Sabemos que seu trabalho na PREVI não vai ser fácil e que não será possivel fazer milagres, já que dependemos,tambem, dos demais membros da Diretoria. Mas nós seus apoiadores contamos , desde já,ao menos,com suas informações sobre o que realmente ocorre naquela caixa preta que se transformou a PREVI. De minha parte, coloco-me à disposição e aos demais eleitos da chapa 3, naquilo que entenderem que podemos colaborar.
    Mais uma vez, Parabéns pela NOSSA vitória e sucesso no exercicio do cargo para que foi eleita .
    Um abraço
    Oscar A.Bach Jr.
    Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecilia e Colegas,

    Que esta data marque o início de um NOVO TEMPO.
    TEMPO de correção de injustiças e atenção com os associados. Que as ESPERANÇAS que nos unem nessa VITÓRIA se tornem REALIDADE.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a chapa 3 e a toda oposição porque juntas tiveram 58,94% dos votos contra 22,71% da chapa 4.Parabéns especialmente a você pela atenção aos meus questionamentos sempre com respostas firmes e convincentes.Desjamos agora que você consiga implantar seus projetos com muito sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecília,

    Quero mais uma vez parabenizar a Chapa 3 pela vitória. Foram dias de luta e ansiedade, pois sabíamos que essa era a grande chance de derrubarmos a muralha que existia entre aqueles que estavam no comando da Previ e os aposentados e pensionistas. Foi muito trabalho corpo-a-corpo, emails e distribuição de material de propaganda, para pedir aquele voto que poderia mudar para melhor o nosso futuro.

    Agora contamos com seu empenho para que realmente se realizem as promessas da campanha, embora a luta seja árdua. Pedimos-lhe que os aposentados, principalmente os menos favorecidos, e as pensionistas, sejam sempre lembrados com carinho no dia a dia dos novos eleitos.

    Pedro/Goiania

    ResponderExcluir
  9. parabéns a chapa 3, merecido

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a todos que participaram dessa luta, mesmo aqueles que votaram nas outras chapas de oposição como suplica por mudanças em nossa Previ. Vai ser fácil, com certeza não, mas façam como aquele senhor que na praia devolvia ao mar algumas estrelas que as ondas tinham trazidas para areia e em um questionamento de um jovem que não entendia ele devolver algumas em meio a uma infinidade morrendo na praia e sabiamente disse: A minha parte estou fazendo e com certeza essas que estou devolvendo vão sobreviver.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Cecília e demais componentes da Chapa 3

    Parabéns pela expressiva vitória obtida nesta eleição.

    Ela expressa, sem sombra de dúvidas, todo o descontentamento da maioria de nossos pares, em relação aos gestores atuais de nossa PREVI, principalmente aqueles que deveriam nos representar uma vez que foram com nossos votos que lá estão.

    A partir do próximo dia 2 uma chama de esperança será acendida no topo do "Palácio de Cristal" no Mourisco. Também fortes ventos serão ouvidos por todos que lá se encontrarem na cerimonia de posse de mais uma leva de nossos representantes, porém desta vez em sintonia fina na busca e obtenção de nossos razoáveis anseios.

    Temos conhecimento que as mudanças que queremos não serão fáceis de serem implementadas rapidamente, uma vez que nossa representação dentro da entidade ainda estará em minoria. A velocidade destas mudanças é diretamente proporcional a quantidade de gente de nossa confiança dentro da gestão da PREVI.

    Por isso, conclamo a todos que participaram desta vitória, eleitos e eleitores, a manterem esta magnífica mobilização sempre ativa, com vistas às próximas eleições, que ocorrerão daqui a 2 anos, oportunidade ímpar para equilibrarmos nossas forças com as do Patrocinador/Governo.

    É preciso enfatizar que não queremos como nossos representantes fantoches, covardes e oportunistas de ocasião. Queremos colegas de personalidade forte, altruístas, dispostos a conquistarem vitórias efetivas em prol dos justos anseios de nossos pares.

    Que esta chama e que estes ventos se mantenham constantes, com a graça e proteção de nosso bom Deus.

    Um fraterno e orgulhoso abraço a todos que lutaram, lutam e lutarão sempre por uma nobre causa.

    ResponderExcluir
  12. Cecilia, meus parabéns.

    Vc merece, assim como os outros eleitos, que não preciso nomeá-los.

    Que Deus a ajude.

    Gilberto/PE

    ResponderExcluir
  13. Está desculpada. Parabéns.

    claudia do rio

    ResponderExcluir
  14. Estimada Cecília,

    Parabéns! Você e os demais componentes da Chapa 3 fizeram por merecer a vitória, que se reverte em uma grande esperança das coisas melhorarem para todos os associados, não foi um triunfo da Chapa 3, foi uma batalha cruciante contra um inimigo ensandecido - eles jogaram baixo, desesperados, apelativos, basta ler as mensagens de desespero de causa que encheram nossas caixas postais eletrônicas, queriam a todo custo permanecer no poder, o poder pelo poder, as benesses, os ganhos ao chefe, danem-se a ética, a cidadania, isso é coisa de gente ordinária, que pisa até no pescoço da própria mãe, contanto que os fins justificam os meios; amarguem a derrota, recolham-se aos coutos, sues habitat natural, império da tramoia, da politicagem patrocinada pelo imposto sindical, dinheiro fácil que engorda preguiçosos e pelegos; que tal iniciarmos agora uma campanha nacional contra tal imposto? Passei 30 anos sendo lesado a cada mês de maio, o dinheiro que faltava lá em casa seguia rumo nefasto.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a todos da Chapa 3, Cecilia! Agora cabe a nós, eleitores com vergonha na cara, enxotar esse governo corrupto do Planalto, antes que o Banco do Brasil, a Previ e a Cassi quebrem de vez.

    ResponderExcluir
  16. Como é bom ter a certeza que uma luz surgiu para todos aposentados e da ativa. Parabéns Cecília, parabéns chapa 3 e parabéns principalmente para aqueles que votaram na chapa 3, que acreditaram que unidos sempre chegamos aonde queremos. Agora vamos a luta. Que Deus abençoe e proteja todos vocês. E vamos repetir isto em outubro?

    ResponderExcluir
  17. Mary- Marivalda Lopes29 de maio de 2014 às 14:21

    cara Cecilia, Parabéns mais uma vez, se VOCE Ficou com essa Emoção Imagine como ficamos, porque eu em Particulaur aqui em caldas novas com meu Filho que tbm Fooi Vitorioso Ontem depois de 12 anos sem Estudar e agora no primeiro semestre de direito Ontem já ficou de férias as Notas foram Ótima a media menor foi 8, ele Estava Feliz e Eu mais ainda, ele ria da minha Emoção, liguei pra minhas filhas, e Netos. Agradeci a Deus e a Todos que me Ajudaram em oração.Já Agradeci e dei Parabéns a Ary, Medreiros, Carvalho e Todos que Compoem Essa Chap Vitoriosa, Deus Abençõe a Todos Voces e Guiem Seus Passos Nessa longa Caminhada em Busca de Resultados Positivos para a Previ e para todos Associados, Por uma Previ Livre Forte e de Todos. Descansen Bem, Comemorem com Suas familias e Amigos. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecilia, parece que serei o primeiro a postar um comentario, apos voce ter feito esta postagem. Estou, com sinceridade, ,muito contente com a vitoria da chapa 3, que, como voce disse, é dos APOSENTADOS E PENSIONISTAS, pois todos ganharam. Imagino a felicidade que voce esta, principalmente por ter sido incumbida, juntamente com sua competente e dedicada equipe, pois sem uma grande equipe, ninguem consegue administrar. Não mais me alongarei, parabens, aqui em cambé-PR, solicitei vários votos, e fico contente com isso. Aqui Goulart de Cambé-PR, bem pertinho de Londrina-PR, e tudo de bom. et.- pedimos que intercedam junto a Previ a possibilidade de prorrogação do ES, pelo menos por mais 3(treis) meses, e obrigado e tudo de bom a TODOS.

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecília, adaptando aqui minha manifestação no blog do Medeiros, pois tudo que lá escrevi, de coração, também se estende a você, entendo, permissa venia, que você merece afastamento temporário deste espaço, para se recuperar das agruras da batalha, num pleito pautado por atitudes de alguns oponentes que desbordaram deploravelmente para a militância malsã. Tenho absoluta convicção de que todos os assíduos frequentadores deste blog que, a exemplo do espaço do Medeiros, vem se definindo como verdadeiro oásis e sudário dos desvalidos associados, entenderão e apoiarão seu merecido repouso, porque você lutou o bom combate e precisa retornar revigorada para enfrentar com seu habitual arrojo a árdua missão que a aguarda, a começar pela necessária abertura da caixa preta da PREVI e da consequente divulgação a todo o quadro associativo do que lá for encontrado, em homenagem à transparência que, na certa, será o diferencial de sua gestão. Brava e incansável Cecília, tenho certeza que os blogueiros farão coro a este apelo, assegurando-lhe desfrutar momentos aprazíveis junto à sua família e a seus entes queridos em sua breve e merecidíssima ausência. Por fim, merece cautela redobrada os puxa-sacos de undécima hora que já começam a despontar, pautados no velho brocardo "le roi est mort, vive le roi! " De resto, quanto aos opositores que agiram com lealdade durante a eleição, cabe mais uma vetusta citação: "Gloria victis!" Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Cecília,

    A Diretoria Executiva da PREVI já está completa :

    BB mantém o Presidente Dan Conrado;
    BB indica o Diretor de Investimentos Márcio Hamilton Ferreira (no lugar de Renê Sanda);
    BB indicou Marco Geovane até 2016 para Diretor de Participações (este cargo era eletivo até 1997, podemos pleitear a "devolução aos participantes");

    ELEITO Diretor de Planejamento Décio Bottechia Jr. (no lugar de Vitor Paulo);
    ELEITO Diretor de Seguridade até 2016: Marcel J. Barros,(ganhou por 600 e poucos votos da Cecília, em 2012), e
    ELEITA Diretora de Administração Cecilia Garcez (no lugar de Paulo Assunção). Já foi Diretora de Planejamento da PREVI em 2004 até 2010).

    Confiamos e acreditamos muito nesta Diretoria. Há boas propostas para defender e apoiar.

    Falta o BB indicar 2 conselheiros Deliberativos, para completar com os eleitos Carvalho e suplente Medeiros. Aguardaremos.

    Paulo Beno - Carazinho (RS).

    ResponderExcluir
  21. Brilhante vitoria - vamos brigar para melhorar o emprestimo simples - quiça seja reiniciado a cobrança somente em 2015.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns a todos os componentes da chapa 3. A oposição ficou de 4.

    Quando será a posse ?

    Francisco

    ResponderExcluir
  23. Vitória dos associados se vocês fizerem alguma coisa pela gente. Pra vocês, da Chapa 3, o momento é de vitória, parabéns! Mas para os participantes e assistidos, fica a dúvida se teremos melhorias nos planos.

    ResponderExcluir
  24. Primeiro passo rever as normas do ES que os canalhas mudaram para nos prejudicar.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Cecília,
    A mobilização que houve em torno da Chapa 3, refletiu a expectativa por uma PREVI com uma gestão transparente, livre forte e de todos. Que o comprometimento dos eleitos seja único, concentrado apenas em tornar realidade toda essa expectativa.
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir


  26. Parabéns a vice e ais demais integrantes da chapa 3. Comemorem muito e preparem-se para a grande jornada. Quem tem muitos votos, tem também muita responsabilidade e com certeza, terá muitas cobranças. Mas estamos juntos, todos por um futuro melhor e pelo engrandecimento de nossa Previ !
    Emilia Ribas-Curitiba

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela vitória. Mas já deixaram o DAN e o MARCEL para bater na gente de novo até 2018/16!!!! Então, quando alguma comissão do Senado ou Câmara convocar a Previ, irá o Marcel??????
    A luta não será fácil. Acredito que vai haver retaliação por parte dos perdedores, no mínimo para tentar justificar o que fizeram de mal conosco. Nem se esforçaram um pouquinho para nos ajudar. Primeiro deram o tiro, depois perguntaram quem era ...

    ResponderExcluir
  28. http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/pt-perde-eleicao-na-previ-pela-primeira-verz-em-quatorze-anos/

    Esta notícia já teve mais de 230 comentários com conotação política, considerando-a como prenúncio de uma derrocada do ParTido.

    ResponderExcluir
  29. caros colegas,
    Agradeço demais os apoios e as mensagens. Nós sabemos da responsabilidade e vamos lutar para cumprir o que prometemos. Vamos começar adaptando o site da chapa para ser o canal de comunicação com os associados. Podem ter certeza que será um canal transparente onde o associado sempre terá uma resposta decente.
    Não vou parar com este blog não. Vamos continuar com todos os canais, pois cada um tem sua importância.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Cecília,
    Transmita os votos do Blog Aposentelecom e meus a todos participantes de sua chapa. Finalmente estamos vendo as mudanças ocorrerem nos nossos fundos de pensão.
    Quem dera que na Sistel houvesse uma participação nas eleições tão grande quanto a de vcs. na PREVI.
    É hora dos reais participantes ocuparem seus postos nos fundos de pensão!
    Parabéns e boa luta.
    Joseph Haim

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Cecilia, parabéns chapa 3-.Sinto-me feliz por esta vitória.
    - Sinto-me feliz , por ter colaborado com esta chapa.
    ... Eu já sabia... e tinha certeza da Vitória. Um abraço à todos,parabéns e obrigado.
    Clécio JOI/SC.

    ResponderExcluir
  32. Colegas,

    Parabéns a todos os eleitos, foi uma luta brava, mas ganhamos, de parabéns estão todos os aposentados também.

    Cecília, a resistência às mudanças será grande, os Marcéis da vida farão de tudo prá boicotar o trabalho de vocês, os novos eleitos.

    E aí, é só publicar e dar transparência ao que acontece lá dentro da PREVI.

    Se preciso for, nós, aposentados, participamos com vocês e entramos na luta também, engrossando a pressão em cima dos homens do banco e do governo.

    Muita força e que Deus a ilumine em seu trabalho.
    Lydio



    ResponderExcluir
  33. Sra. Dona Cecília,

    Parabéns! Esperamos que nos defenda dos que se apossaram como donos da nossa Previ. Deus lhe ilumine e proteja de todo mal.

    Ufa! Se a cut ganhasse o caldo tava entornado definitivamente...

    ResponderExcluir
  34. Parabéns, Cecília

    Que a nossa bandeira seja a INTEGRIDADE e que o nosso Partido Político seja Daqueles que Cumpriram a sua Missão. Tenho muito esperança em vcs!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns cecília, foi uma vitória da ética e da moralidade. Agora tenho certeza que estamos bem representados e que nossa PREVI sairá da incerteza que se encontra e que, nós associados, seremos os os verdadeiros beneficiados dos recursos e investimentos da nossa associação. Vamos mandar pro "LIXO" essa cambada de incompetentes, juntamente com essa "LAIA" de petistas, POLÍTICOS e sindicalistas pelegos que se apossaram da PREVI.

    ResponderExcluir
  36. Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Parabéns Cecília e demais da chapa 3. Assim que possível, mãos à obra: há muito o que fazer. Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Estou feliz com a vitória dos associados, mas também um pouco ansioso, afinal ainda faltam 719 DIAS PARA TIRAR O MARCEL da Previ. Não aguento ouvir este nome, principalmente depois que ví que foi ele que propôs o fim do nosso BET.

    ResponderExcluir
  38. Oi Cecília, PARABÉNS, estou participando de sua alegria e comemoração, e de todos que estiveram mergulhados nessa campanha. Sou José Citeli do blog CAOS E ORDEM.

    ResponderExcluir
  39. Prezada Cecília,
    Mais uma vez, parabéns pela retumbante vitória.
    Na novembrada na PREVI, fiquei emocionado com seu discurso em defesa dos participantes e por conhecer uma pessoa com tanta fibra e espontânea como voce.
    Se eu já estava engajado em qualquer campanha/movimento com o Medeiros e o Ari Zanella, a partir daquele momento minha fé e minha dedicação se multiplicaram na certeza de uma vitória.
    Depois, com a sua presença em Belo Horizonte(MG), por duas vezes, voce confirmou tudo aquilo que eu passei a admirar em relação a sua pessoa:competencia, ética, brio, perseverança, confiança,liderança, carisma, respeito, charme, e principalmente lealdade aos seus princípios e as pessoas que lhe cercam.
    Somente quem conhece a Cecília, pode falar sobre ela.
    Você terá enormes desafios, a cobrança será grande e o imediatismo será latente. Conte comigo, agora sem estresse, sem gastrite,com a fratura 99/% recuperada e com as noites bem dormidas desde ontem.
    Eu tinha feito a promessa se a chapa 3 fosse eleita, de não mais ficar anônimo em seu Blog e vou cumprir.
    Um grande abraço.
    Marco Antonio Orlando
    (fica extinto o Black Bloc da novembrda)

    ResponderExcluir
  40. Prezada Cecilia,
    O Estadao comenta a nossa vitoria:
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,chapas-ligadas-ao-governo-federal-perdem-eleicao-na-previ-e-na-funcef,1173799,0.htm

    ResponderExcluir
  41. No jornal estadão de hoje estão dando informação de que a chapa 3 foi liderada por Cecília Garcez e Walmir Camilo, pode? O povo tá bravo!

    ResponderExcluir
  42. Meus parabéns pela merecida vitória. Seu trabalho foi intenso e auxiliado por muitos colegas anônimos, que ajudaram outros indecisos a agregar votos à chapa
    vencedora. Valeu o envolvimento. Também foi uma indisfarçável oportunidade de certas Associações de Aposentados demonstrar quais os interesses que defendem realmente.

    ResponderExcluir
  43. Grande Cecília!
    Votei na Chapa 3 em virtude do plano de trabalho de vocês, mas principalmente pela confiança que o teu trabalho e o do Dr. Medeiros despertam em todos.
    Sucesso na gestão, sorte porque ela é necessária e contem com meu apoio sempre!
    Abs
    Alvorino Osvaldt Camaquã RS

    ResponderExcluir
  44. jose carlos-salvador-ba30 de maio de 2014 às 20:20


    Sra. Cecilia,

    Esclareça-me dúvida por obséquio: com a eleição de de 02 diretores PLANEJAMENTO e ADMINISTRÇÃO, o poder de DECISÃO na PREVI melhora em favor dos associados ou vai CONTINUAR COMO ANTES, ou seja permanecer as decisões emanadas do BB que só nos prejudicam?

    ResponderExcluir
  45. parabéns Cecília e demais componentes da chapa 3.

    gostaria que fosse esclarecida uma dúvida com relação ao abaixo citado:

    A CHAPA DO VALMIR CAMILO VENCEU!!!

    SERIA DE BOM GRADO QUE FOSSE EMITIDA UMA DECLARAÇÃO PUBLICA ASSINADA POR VOCÊS, porque ja não aguento mais receber emails citando essa posição.

    votei com vocês, e tenho algum conhecimento com o Medeiros.

    Em Quinta-feira, 29 de Maio de 2014 9:48, João O.S.Pereira escreveu:


    É isso, amigo Cléber, infelizmente a nossa Chapa 2 não conseguiu decolar.

    Pesou muito a escassez de recursos! Tanto que a 4, da situação, veio logo em 2º lugar com menos 9.141 votos, seguida de perto por nós, com diferença de apenas 4.771 votos.

    Além disso, convém notar que [pela etiquetagem de DOIS folders da Chapa 3 e de uma correspondência da Previ a mim endereçados] a "pobre" vencedora teve uma mãozinha do NOSSO Fundo. E ainda descobriu (nem imagino como) até o número do meu telefone particular para ligar fazendo uma longa apologia dela, pedindo voto!!!!!!!!! Que pena: não lhe alertaram que logo na 1ª hora de votação eu já havia cravado a 2!!!

    Agora, resta-nos acompanhar TODAS as votações dos eleitos, e, como bem está dizendo o Edgar Moreira, COBRAR DA CHAPA 3 tudo o que o Carvalho prometeu.

    Receba o meu abraço! João Octaviano



    Em 29 de maio de 2014 06:49, Cleber J. Coimbra escreveu:
    INFELIZMENTE A CHPA DO VALMIR CAMILO VENCEU
    AZAR DE NOIS
    ABRAÇOS
    CLEBER

    antonio barreto

    ResponderExcluir
  46. Prezada Diretora,

    Antes de tudo, parabenizo a todos nós pela vitória. Tenho confiança que as coisas vão melhorar sob muitos aspectos e, com todo respeito, agora tá entrando gente bonita na Previ.

    ResponderExcluir
  47. Mônica Ciarelli - O Estado de S.Paulo
    RIO - O governo sofreu esta semana a segunda derrota significativa em um fundo de pensão desde que o PT chegou à Presidência da República, em 2002. Por cerca de 9 mil votos, a chapa apoiada pelo Palácio do Planalto perdeu a eleição na Fundação dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), maior fundo de pensão do País, com um patrimônio de R$ 170 bilhões.

    NOTÍCIAS RELACIONADASGoverno sofre derrotas em eleições da Previ e do FuncefO aparelhamento dos fundos Fundos no vermelho Assembleia do Tocantins elege novo governadorEleição a presidente no Panamá deve ser apertada
    Na semana passada, uma chapa formada por auditores da Caixa Econômica Federal já havia vencido a disputa para representantes eleitos do fundo de pensão dos funcionários do banco, a Funcef, o terceiro maior do Brasil. O grupo levou a melhor frente a representantes mais tradicionais no cenário político dos fundos de pensão.

    Para um ex-executivo da Previ, o resultado dessas eleições mostra uma insatisfação com o posicionamento dos sindicatos nos últimos anos, que teriam dado prioridade a temas de interesse do governo. "Houve uma grande rejeição aos sindicatos, especialmente nos votos dos aposentados", disse.

    CUT. A chapa apoiada pelo governo na Previ tinha como base nomes ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Assim como na Funcef, a diretoria da Previ também tem metade dos diretores eleitos e a outra metade indicada pela instituição patrocinadora. A presidência e diretorias ligadas a investimentos e participações societárias são sempre escolhidas pela patrocinadora. Apesar disso, o resultado das últimas eleições tende a mexer um pouco no pêndulo do poder, deixando espaço para uma oposição mais presente dentro da direção do órgão.

    A chapa vencedora da eleição realizada na Previ é liderada pelo grupo formado pela ex-diretora Cecília Garcez e pelo ex-presidente da Associação Nacional de Aposentados do Banco do Brasil (Anabb) Walmir Camilo.

    Quem acompanhou os desdobramentos das eleições na Funcef e na Previ ressalta que as razões de insatisfação nas duas fundações são diferentes. Na primeira, as principais críticas são direcionadas à atual estratégia de investimento do patrimônio do fundo (R$ 53 bilhões ), com o uso das reservas em investimentos apontados pelos participantes como menos rentáveis e mais voltados aos interesses do governo.

    Já na Previ, o grande foco de insatisfação dos participantes gira em torno da suspensão do pagamento do Benefício Especial Temporário (BET) e da retomada da cobrança das contribuições mensais. Criado em 2010, o Benefício Especial Temporário (BET) era previsto para terminar no final de 2014, mas seu fim foi antecipado no final do ano passado. O valor extra correspondia a 20% do benefício recebido por aposentados e pensionistas admitidos até 1997.

    A insatisfação levou a chapa liderada por Cecília e Camilo a adotar a volta do BET como principal plataforma eleitoral.


    ResponderExcluir
  48. Cecilia e amigos, confesso que foi o meu primeiro voto válido. Votei com a esperança e a confiança que aprendi a acreditar lendo o seu Blog. Rogo ao Criador que mostre a todos vocês, que doravante nos representará sabedoria, humildade e coragem para fazer tudo aquilo que for correto faze-lo. A situação financeira, minha de outros companheiros carece de uma ajuda. Quiçá de um beneficio para que possamos atravessar a fase mais difícil da vida. Gostaria que se possível, veja se consegue empreender ações visando a suspensão do ES até novembro/2014.

    ResponderExcluir
  49. Luiz Gonzaga Catelli Junior31 de maio de 2014 às 12:45

    Parabéns Cecilia, Teixeira e todos da chapa 3. Mudanças na Previ são benvindas. Força para superar todos os desafios. Vocês tem nosso respaldo.

    Luiz Gonzaga Catelli Junior

    ResponderExcluir
  50. Cecília, Ari, Medeiros e Carvalho.

    Minas Gerais deu um show nas eleições.
    Vencemos com o pessoal da ativa e também com os aposentados e pensionistas.
    "Tá bom, beleza e tranquilo" e se melhorar estraga"
    Um grande abraço.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  51. Cecília,
    Parabéns. Todos nós ganhamos com sua vitória na Chapa 3.
    Estive analisando o painel da Previ e constatei que, ao longo dos anos, a ÚNICA aplicação que manteve-se alinhada com a meta atuarial é OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES. Renda Variável oscilou demais, colocando em risco nosso patrimônio.
    Que essa informação, constante no site da Previ, sirva de subsídio para as acaloradas discussões que devem acontecer daqui pra frente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  52. Finalmente a nossa PREVI divulgou no site os números de 2014 !!

    Vejam no "Painel Informativo" os dados relativos ao 1º trimestre de 2014, quanto ao ATIVO TOTAL DO PLANO 1, reduziu uns R$ 934 milhões nos investimentos em 3 meses, ficando com R$ 165,318 bilhões.

    Com um aumento na "obrigações operacionais" em +R$ 661 milhões, resultou no TOTAL DO ATIVO LÍQUIDO DO PLANO reduzido em -R$ 1,66 Bilhões, baixando para R$ 137,33 BILHÕES pertencentes a exatos 117.460 associados do Plano 1 (morreram 308 no 1º trimestre de 2014).

    Como as "Provisões Matemáticas" para manutenção dos nossos benefícios subiram no trimestre em mais R$ 2,502 bilhões, atingindo R$ 116,723 Bilhões, o tal de "SUPERAVIT" caiu para 17,64% contabilizados em R$ 20,597 bilhões ! (caiu R$ 4,162 bilhões em 3 meses de 2014!!!)

    Bom trabalho. Boa posse.

    Paulo Beno
    Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  53. Dna. Cecilia,

    Fiquei muito constrangido e não gostei ao ler essa mensagem quando a senhora utilizou em uma frase "nosso grupo".

    A cultura no meio das associações dos funcis do BB esse termo de grupo é muito utilizado para designar pessoas que dominam essas associações chefiadas por pessoas sem compromisso com os objetivos delas, o bem estar dos seus associados.

    E esses grupos só usam as instituições em proveito próprio e sempre subservientes ao poder central, prejudicando em muito seus associados.

    Então, para mim, grupo significa reunião de pessoas com objetivos escusos.

    Nós não somos grupo somos associados da Previ.

    Parabéns pela vitória, capitaneada pelo ilustre Medeiros, e que sejam os gestores de um novo tempo e que promovam mudanças que todos esperam.

    Boa sorte

    Antônio Eustaquio

    ResponderExcluir
  54. Colegas,

    ELEIÇÕES NA PREVI
    Hoje é o dia da posse!!!

    Batalha vencida, com fé e a ajuda de todos. Falta vencermos a guerra, mas para atingir o topo, devemos subir degrau por degrau com firmeza, sem tropeços, mas com a urgência que o tempo nos dita.
    Cabe agora, aos escolhidos, fincar a bandeira, no topo da PREVI, marcando nosso terreno e ditando: aqui os verdadeiros donos estão espalhados pelo nosso Brasil, muitos sem voz e sem vez, mal atendidos pela Previ.
    Urge que os novos diretores e correlatos, comecem a melhorar a nossa vida, que ultimamente, tem sido muito sofrida: tais como: empréstimo simples, correção de benefícios, volta do BET, pagamento aos autopatrocinados dos outros 20% que o banco nos tomou e dignidade.
    Nunca se esqueçam desta frase: “Façamos tudo, como se tudo dependesse somente de DEUS, mas ao mesmo tempo, façamos tudo, como se tudo dependesse unicamente de nós!!!”
    Eis a chave do sucesso: nosso DEUS imortal!

    MUITO OBRIGADO A TODOS. PROVAMOS QUE: QUEBRA-SE UM GRAVETO, MAS UM FEIXE DE GRAVETOS É MAIS DURINHO.
    Celso Bernardes
    Um grande abraço no coração de cada um de vocês.
    Formiga-MG

    ResponderExcluir
  55. Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

    Uma remessa de US$ 3 milhões do Brasil para o presidente de Cuba, Raul Castro, chamou a atenção de agentes do Drug Enforcement Administration (a agência anti-drogas dos EUA) que acompanham o desenrolar da Operação Lava Jato no Brasil. A DEA suspeita que o dinheiro possa ter a ver com alguma operação de tráfico de drogas, supostamente tolerada pelo governo cubano. Agentes admitem que as verdinhas também podem ser um mero investimento de integrantes do governo brasileiro em parceria com a família Castro.

    O dinheiro foi repassado ao mandatário cubano através do esquema do doleiro Alberto Youssef, investigado pela Polícia Federal e processado pela Justiça Federal, no Paraná. O caso de remessa de dólares aos cubanos pode ganhar contornos politicamente explosivos. Segundo as investigações, a ordem para o envio dos recursos teria partido de Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência da República – e um dos ilustres membros da chamada “República de Londrina” – cidade paranaense onde Youssef tinha uma de suas bases. A grana para Raul teria vindo das Ilhas Seychelles.

    Durante um jantar sábado à noite, na residência de um executivo de transnacional no Rio de Janeiro, o affair cubano foi revelado por um deputado federal filiado a um dos principais partidos da base aliada do governo. Descontente com o governo Dilma, e praticamente pronto para saltar fora da coalizão com o PT, o parlamentar cometeu outra “inconfidência empresarial” que pode abalar a cúpula petista. Os EUA monitoram uma atípica troca milionária do volume de ações de uma megaempresa do ramo alimentar. A operação foi feita por um bilionário brasileiro em favor da família de um ilustre político petista.

    O assunto é acompanhado por uma força-tarefa de 150 funcionários norte-americanos do FBI, SEC (Securities and Exchange Comission) e do Departamento de Justiça. Desde final de abril, eles investigam como membros da cúpula do governo brasileiro interferem na gestão de grandes empresas brasileiras cotadas na Bolsa de Nova York. O alvo dos americanos é entender a atuação de apadrinhados políticos (principalmente petistas e peemedebistas) nos maiores fundos de pensão de estatais, que gerenciam mais de US$ 600 bilhões em ativos de várias companhias listadas na Nyse. A atuação do BNDES, seu braço de investimentos BNDESpar, Banco do Brasil e Caixa é monitorada pelos “pesquisadores” do Tio Sam.

    Depois da Copa do Mundo, com a Seleção Brasileira ganhando ou perdendo, bem no meio da campanha reeleitoral, o governo Dilma pode ter uma surpresa muito desagradável com o resultado dessa “pesquisa” feita pelos norte-americanos. A confusão promete ser impactante política e economicamente, porque um dos alvos analisados é a BM&F Bovespa, onde os negócios se consolidam. Oficialmente, os auditores norte-americanos tentam obter mais informações para embasar pelo menos três processos sancionadores abertos na SEC, um outro aberto na Nyse, além de inquéritos tocados pelo FBI – a Polícia Federal dos EUA.

    ResponderExcluir
  56. Cara Cecilia, Carvalho, venceu a chapa quente dos aposentados, dessa vez saímos do anonimato, e também tivemos ajuda de alguns da ativa, lutem por Nós.


    Joel

    ResponderExcluir
  57. Parabéns, Cecilia! Acompanhei sua luta, minha querida!!!! Lutei por voces até os ultimos minutos antes do encerraramento da votação!!!
    Que Jesus ilumine o caminho de todos voces da Chapa 3!!
    Receba o meu abraço, pela linda vitória!!! Pensionista, Julita

    ResponderExcluir
  58. São 08:25hs de 03.06.2014. Até o momento nem uma linha sequer no site da Previ acerca da posse dos membros da chapa “3”.

    ResponderExcluir
  59. Um absurdo as pensionistas receberem 60% dos proventos que teriam direito a 100% , as pré 67 O Santander, CEF 80% e olha que a nossa caixa de Previdencia PREVI é uma das mais ricas do Brasil . Lutem por nós, Cecila.Voce é nossa Esperança

    ResponderExcluir
  60. IMPRESSIONANTE !!!! Dia 03.06.2014, 15:20 hrs, e nenhuma nota sobre a posse dos eleitos no site de NOSSA Previ....
    Oscar Bach Jr.

    ResponderExcluir
  61. D. Cecília, parabéns pela posse.
    O artigo do também empossado colega Ari Zanella sobre a cerimonia, abordou, em especial, o clima em que, na cerimonia, transcorreu o discurso que a senhora proferiu. Teria sido e diferente não se poderia esperar, coerente com suas atitudes e ações desde o início da campanha. Acredito que todos nos gostaríamos de ler o texto respectivo, principalmente porque os diretores indicados pelo BB e mais o Sr. Marcel, que desde muito, apesar de eleito vota com o patrocinador, teriam matérias sobre as quais devam refletir.

    Luiz Faraco - Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
  62. Blog alertatotal.net
    Fundos perdidos

    Sindicalistas ligados ao PT tomaram uma surra na estratégica eleição da Previ – o bilionário fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil.

    A Chapa 4, que reunia os petistas-sindicalistas, obteve apenas 22,7% dos votos.

    A vencedora, chapa 3, obteve 31% - sendo que a soma das chapas de oposição (1, com 9,6%, e 2, com 18,4%) representou 59% de esmagadora derrota para os aparelhadores petistas.

    ResponderExcluir
  63. Cecília, os seus pares de chapa, destaque para o Dr. Medeiros e o Profº Ari, deram ênfase ao seu discurso de posse, representando todos os membros eleitos da chapa “3”. Imagino que sejam muitos os colegas que gostariam de ver reproduzida aqui no blog as palavras que Você proferiu no dia 02.06.14 lá no auditório do Colégio de Cirurgiões.

    ResponderExcluir
  64. Parabéns a todos da chapa 3 e aos que do lado de cá batalharam pelos votos também.
    Agora a briga continua, todos temos que ajudar a chapa vencedora a trabalhar, não podemos deixar que tudo seja por conta dos nossos eleitos nós também temos que arregaçar as mangas e ajudá-los nessa batalha. Não vai ser fácil, mas já vimos que nós podemos, unidos por uma causa comum.
    Melhorias na gestão do nosso fundo de pensão, que comecem pela transparência.

    ResponderExcluir

  65. Cecília,

    A Diretoria Executiva da Previ pode determinar a suspensão do ES de julho a outubro de 2014.

    Em novembro/14, quando da revisão regulamentar do ES, os novos parâmetros incorporarão os saldos devedores decorrentes da suspensão, e um possível alongamento do prazo com redução das prestações encerrarão o ciclo do ES como ajuda pelo fim do BET e volta das contribuições.

    Abraços

    ResponderExcluir
  66. Cara e combativa Cecilia, agora já na condução da chapa 3, vencedora, Graças a Deus, venho lhe solicitar que coloque na sua agenda de serviços, por favor, o pedido de prorrogação do ES, pelo menos pos mais 03(treis) meses, ou outra decisão que possa amenisar nossas contas. Obrigado pelo que for possivel fazer, e tudo de bom para nós todos aposentados e pensionistas. Aqui, aposentado de Cambé-PR, muito confiante que vossa pessoa, juntamente com sua brilhante equipe, nos ajude. Obrigado desde já pelo que for possivel fazer. Aposentado de Cambé-PR, bem pertinho de Londrina-PR. Goulart

    ResponderExcluir
  67. Caros colegas,
    Agradeço muito as mensagens de apoio e também as cobranças porque o momento é de construir alternativas para a luta em prol das propostas apresentadas. Essas primeiras semanas serão bem complicadas, pois estou tomando pé de como está a área que estou assumindo. Estou falando de uma diretoria que tem mais de 200 funcionários, logo, vocês imaginam o tamanho do desafio. Estou muito confiante, pois acredito que farei um trabalho muito bem em conjunto com ao técnicos da Previ.
    Podem ter certeza que estarei lutando, junto com os demais colegas da chapa, para transformar em ações as nossas idéias.
    Contem comigo, vocês agora terão voz e serão ouvidos na Previ.
    Amanhã eu publicarei o meu discurso de posse no blog para conhecimento dos colegas.

    ResponderExcluir
  68. projeto berzoini - urgente

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=540991

    ResponderExcluir
  69. Prezada Cecília,

    Junho é o último mês de suspensão do ES. Tem alguma proposta para abrandar a situação dos assistidos após o mês de julho.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Cara Cecilia ,
    como primeira ação do grupo agora empossado , sugiro a busca da alteração da horrorosa denominação "assistidos" para os aposentados. Somos ASSOCIADOS. Se não se conseguir oficialmente por parte da PREVI , que seja ao menos forma de tratamento por parte dos novos componentes da diretoria. Grato.
    Oscar A. Bach Jr.

    ResponderExcluir

  71. Parabéns aos nossos eleitos, e também para nós, que encerramos 12anos de domínio dos sindicalistas/petistas sobre nosso fundo de pensão, no que toca aos diretores eleitos. Foi uma campanha de arrepiar; desde que tomei posse no Banco, 48 anos atrás, jamais vi coisa igual. A participação dos associados poderia ter sido maior, mas levando-se em conta o histórico do funcionalismo do BB, foi sensacional. Todos que se interessavam estavam engajados, cheguei a telefonar para aposentados que me disseram que já haviam sido contactados por outros dois ou três colegas. Esta não foi uma eleição qualquer, foi uma verdadeira cruzada, na qual derrotamos a chapa das trevas, através da qual o fantasma Sasseron tentava voltar para nos assombrar novamente; espero que este senhor se recolha a seu lugar de direito, a lata de lixo da história da PREVI, e que jamais ouçamos seu nome outra vez.
    Por tudo isto, senhores eleitos, acredito que vocês têm noção da enorme responsabilidade que está sobre seus ombros, carregando as esperanças de melhores dias, principalmente para os mais necessitados, como pensionistas, aposentados por invalidez ou com o benefício mínimo. Não vamos pedir o impossível, tendo em vista a atual estrutura de poder na diretoria, mas EXIGIMOS de vocês o máximo esforço e transparência.

    ResponderExcluir
  72. Cara Cecília
    Fiz esta mesma pergunta no blog do Medeiros.
    Gostaria de saber para este ano como vai ser e que proposta plausível terá as novas condições de renovação e ou contratação do ES ?
    É neste mês que teremos o aumento ?
    Oque deverá ser feito quanto a antecipação do término do BET ?
    Acho que são perguntas pertinentes se não a maiorias de nós.
    Att.

    A.E.B.
    Serra Talhada

    ResponderExcluir
  73. Caro colega A.E.B,
    Com certeza vamos provocar essa discussão e pressionar para que algo seja feito, até porque a alçada para propor revisão do ES é da Diretoria de Seguridade, mas é lógico que qualquer diretor ou conselheiro poderá provocar essa discussão e apresentar saídas para minimizar o efeito do fim do BET na vida das pessoas. Podem contar conosco!

    ResponderExcluir
  74. Caro colega Wilson,
    Realmente foi uma campanha fenomenal, pois as pessoas se envolveram voluntariamente e foi muito bonito ver esse movimento contagiando os colegas. Com certeza a nossa responsabilidade cresce muito em função da confiança depositada no nosso grupo e vamos lutar muito para honrar esse apoio. Pode contar com isso.

    ResponderExcluir
  75. Caros Diretores e Conselheiros recém-eleitos,

    Com a posse de vocês, o diretor Marcel ficará em uma situação, no mínimo, constrangedora, se continuar votando de acordo com os interesses do Banco do Brasil. Acho que vocês deveriam se reunir com ele e tentar convencê-lo a votar de acordo com o interesse dos associados, deixando de ser o único diretor eleito “traidor”, não custa tentar.
    Estou preocupado com o balancete de março da PREVI, pelo que tenho lido nos comentários, ocorreu aumento da reserva matemática e diminuição da reserva de contingência. O aumento não seria provisão para pagar as milionárias aposentadorias dos “sem-teto”? O governo petista está desmoronando, caindo de podre, não estariam eles preparando um “trem da alegria” para aposentar o maior número possível de “cumpañeros”? Acho que é um caso que merece ser examinado.

    ResponderExcluir
  76. Cara colega Cecilia,
    Parabéns a todos da chapa 3 pela excelente votação alcançada,
    Talvez ainda não seja hora para pedidos. Mas gostaria de sugerir os estudos necessários visando o Realinhamento do Plano, objeto de várias campanhas e até hoje não implementado.
    Quem contribui por mais de 360 meses recebeu o excedente de volta, alguns, com devolução milionárias.
    Entretanto, quem se aposentou proporcionalmente continuou ( e continua) contribuindo.
    Talvez o realinhamento, para aqueles que já completaram os 360 meses, incluídos o tempo de aposentadoria, traria justiça. Lembremo-nos das super aposentadorias que a Previ vem concedendo a uma pequena casta, sem formação de reservas.
    Seria possível?

    Batista

    ResponderExcluir
  77. Cecilia,
    Esse tal Marcel, não era nem prá ter sido eleito.
    Nossa campanha daquela época foi muito boa, porém tivemos a divisão das oposições favorecendo a situação. Já imaginou como estaríamos hoje se voce tivesse sido eleita no lugar desse INSENSÍVEL????
    A situação seria outra com certeza.
    Ainda bem que os aposentados/pensionistas e ativos acordaram e elegeram a melhor chapa. Agora é buscar equilibrar essa SITUAÇÃO que só cai pro nosso lado.
    Estou muito feliz por termos conseguido dar esse primeiro passo, que será o início de uma grande caminhada.
    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!!!
    VOCES MERECEM ESSA VITÓRIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  78. Prezada Cecília,

    180 X 180 já.

    Pelo fim da confidencialidade. Abaixo a caixa preta que garante a mutreta

    Felicidades para você

    ResponderExcluir
  79. Grande vitória de todos os associados... parabéns!!Que a nobreza desta atual Direção se sensibilize diante das injustiças praticadas por gestões anteriores, submetendo à situação de extremas dificuldades financeiras funcionários,aposentados e SOBRETUDO, ex-funcionários do BB, os "pedevistas" que, sem a menor possibilidade de uma proposta de negociação de suas dívidas junto à CARIM, estão sofendo o dissabor DA EXECUÇÃO E LEILÃO DE SUAS CASAS, passando a dependerem de ajuda da família... em meio a um descaso político-social!
    PARABÉNS... NOBRES VALMIR CAMILO...CECÍLIA GARCEZ E TODOS OS DEMAIS INTEGRANTES!! QUE DEUS OS CONDUZA NESTA TÃO NOBRE EMPREITADA!

    ResponderExcluir
  80. Olá Antonia e demais colegas,
    Muito grata pelas mensagens. Realmente a vitória foi uma ruptura, apesar da grande abstenção. Os aposentados e pensionistas mostraram sua força e foram eles que decidiram as eleições. Sabemos muito bem o peso dessa vitória, pois seremos muito cobrados. Posso assegurar que vamos trabalhar muito para honrar o apoio e o voto de confiança dos colegas.

    ResponderExcluir
  81. Caro colega Batista,
    Qualquer realinhamento do plano depende de superávit que ultrapasse os 25% da reserva de contingência. O que estamos trabalhando de forma prioritária é a implantação do teto e buscar soluções sobre a revisão do ES, mas lembro que a alçada para apresentação dessas propostas é da Diretoria de Seguridade.

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Caro Wilson Luiz,
    O aumento da inflação (variação do INPC) impacta diretamente o valor da reserva matemática e isso acaba aumentando a diferença da reserva de contingência. A rentabilidade também não está boa, a Bolsa de Valores no patamar de 52 mil não ajuda muito e não deve melhorar muito até o final do ano.
    Vocês podem ter certeza que assim que a poeira baixar faremos umas análises sobre como está a situação do nosso plano.
    Você tem total razão, o momento é de agregar, até porque é a área de seguridade que tem alçada para apresentar propostas que dizem respeito diretamente aos associados. As eleições acabaram, agora o momento é de avançar em uma agenda positiva de melhorias nos planos. Acredito que não haverá resistência por parte do Diretor de Seguridade, que é eleito também. Acho que podemos construir uma relação em busca de alcançar os objetivos comuns, que interessam aos associados.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário