terça-feira, 20 de maio de 2014

Falta uma semana...

Caros colegas,

Falta uma semana para colocarmos um fim na ingerência política que se instalou na Previ. Vamos trabalhar para eleger pessoas comprometidas com os interesses dos associados. VAMOS VOTAR NA CHAPA 3 - PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS.


É importante que os colegas aposentados e pensionistas (que votam na PREVI) não deixem de votar, pois a abstenção em 2012 foi de quase 60 mil associados. A chapa que eu participei ficou em segundo lugar por 650 votos, por isso, não podemos deixar que isso se repita. Vamos trabalhar juntos para devolvermos a PREVI para os seus verdadeiros donos - OS ASSOCIADOS. A Previ não é do Governo, nem do Banco e muito menos de partidos políticos e a Chapa 3 é a única que não tem nenhuma ligação político-partidária nem com sindicatos, porque entendemos que a gestão da Previ tem que ser profissional. Afinal de contas, é muita responsabilidade gerir recursos que pagarão benefícios a mais de 200 mil famílias.

Por isso, colega, não se iluda e nem acredite em maledicências e nem desperdice seu voto. Vote certo. Vote CHAPA 3 para termos uma PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS.

21 comentários:

  1. Cecília,
    O pessoal da PREVI FUTURO também está apreensiva com a gestão da atual Diretoria, afinal ela também administra os recursos deles e a preocupação com o futuro é muito grande prá todos nós ( Aposentados, Pensionistas, Ativa e Previ Futuro). Quem garante que com essa Administração voltada para beneficiar o Patrocinador vamos conseguir receber nossos benefícios até o fim????
    o BET já era.....
    Mais um motivo para iniciarmos a GRANDE VIRADA votando na CHAPA 3.
    A VITÓRIA ESTÁ PERTO!!!!


    ResponderExcluir

  2. Estimada Cecília,

    Agradeço a atenção com que respondeu minha msg, haja vista que, com certeza, se encontra atribulada pelas exigências inerentes ao período eleitoral. Os esclarecimentos foram muito úteis. Contudo, gostaria de exprimir minha inconformidade com o procedimento adotado pela PREVI. Desde quando o CMN legisla sobre salários? Desde quando uma Resolução tem força de Lei?
    Gostaria ainda de formular nova questão: Como funciona o crédito em Conta Salário? Como devo proceder? É verdade que essa é uma alternativa viável à ORPAG/SCR?
    Desejo-lhe sucesso neste pleito e quero assegurar que meu voto é na Chapa 3.


    Obrigada

    Ida Chinacchi

    ResponderExcluir
  3. Cara colega Antonia,
    Muito grata pelo apoio. Estamos muito animados e trabalhando MUITO. Precisamos de todos as ajudas possíveis, pois cada voto é uma vitória.

    ResponderExcluir
  4. Cara Ida,
    Estou verificando seu questionamento e amanhã te passo uma resposta mais concreta.
    Em relação às resoluções que estão regendo nosso país, é um absurdo. Você não viu a Resolução CGPC 26 que autoriza o repasse de metade do superávit para o patrocinador? Também foi uma resolução que extrapolou a Lei Complementar. Para o governo atual tudo é possível desde que não precisem brigar por ninguém, só por eles próprios.

    ResponderExcluir
  5. 21/05/2014 às 13:43 \ Governança corporativa
    Fundos de pensão: a revolta dos aposentados

    Nos últimos anos, os principais cargos nos maiores fundos de pensão do País passaram a ser ocupados por pessoas filiadas ou próximas ao PT e aos partidos da base governista, sem que necessariamente fossem as mais qualificadas para a tarefa.

    Devidamente “aparelhados”, os fundos de pensão se mostraram, digamos, maleáveis à ideia de investir em empresas e projetos com laços de amizade com o Governo.

    A crônica dos maus investimentos é tão vasta que manteve o emprego de muitos repórteres econômicos brasileiros nos últimos 10 anos: bilhões enterrados em frigoríficos, empresas de papel e celulose, energia elétrica, fundos de crédito de bancos esquisitos… Escolha o setor e lá estará um gordo fundo de pensão, financiando um gato ainda mais gordo.

    Até aí, notícia velha.

    A novidade está na capa do Valor Econômico de hoje, que chama a atenção para uma revolta incipiente entre os participantes de fundos de pensão de grandes estatais contra o status quo, o aparelhamento e os investimentos com viés político.

    A primeira queda da Bastilha aconteceu na Funcef, o fundo de pensão da Caixa. No início do mês, uma chapa formada por auditores da Caixa, sem vinculação partidária ou com o movimento sindical, conquistou “três vagas para diretores executivos, duas para o conselho deliberativo e uma para o conselho fiscal.”

    Segundo o Valor, o próximo teste da insatisfação dos aposentados com a forma como sua suada contribuição é aplicada virá na eleição de representantes na Previ.

    Os fundos de pensão gostam muito de falar em governança nas empresas em que investem. É uma palavra bonita, com um halo de nobreza. Essa ‘revolta dos aposentados’ mostra que o debate finalmente chegou à governança dos próprios fundos — infelizmente, com um atraso que vai sair caro.

    A ideia (infeliz) de que o dinheiro dos participantes dos fundos de alguma forma pertence também ao Governo não começou com o PT. No Governo Fernando Henrique, os fundos de pensão foram colocados a serviço da agenda das privatizações. A diferença é que os fundos acabaram ganhando dinheiro com as operações, o que não deve se repetir com a safra de investimentos da era Lula-Dilma.

    A propósito, numa entrevista em 2012, o sociólogo Francico Oliveira, um dos fundadores do PT, disse o seguinte sobre a elite sindical, que hoje ocupa boa parte dos cargos de liderança nos fundos de pensão estatais: “O sindicalismo foi mais forte e transformou o PT nisso que ele é hoje. Tem dois grandes grupos de gangues no Brasil, não tem classes aqui. Tem gangues. Os de baixo estão organizados como gangues e os de cima também. Os de cima assaltam o tesouro público. … Os de baixo assaltam-se uns aos outros”.

    ResponderExcluir
  6. A Advocacia Geral da União pediu, no dia 21 de maio, ontem, vista na Ação Civil Pública, ajuizada pelo Procurador da República no Estado do Rio de Janeiro. O Juiz deferiu o pedido.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília, apesar de não concordar com esta discórdia da oposição, votei e fiz campanha para chapa 3. Espero que vença !
    Cláudio - Piracicaba - SP

    ResponderExcluir
  8. Cecília,
    A ANABB está apoiando a chapa 4???, a AAFBB está, por causa do Gilberto Santiago, mas a Anabb eu pensei que fosse ficar neutra, porém, na reunião dos Aposentados aqui de Recife, a Representante da Anabb estava fazendo campanha para a chapa 4.
    Mas, o nosso pessoal (através do Rinaldo) estava lá também pedindo votos prá Chapa 3 e segundo um amigo meu que estava lá e ficou indeciso eu esclareci que a Celia Larichia foi uma das responsáveis pela suspensão antecipada do BET e ele me falou que conhece a sua luta em prol dos Funcionários do BB, principalmente os aposentados e por esse motivo iria votar na Chapa 3.
    Sinceramente, não sei o que esse pessoal ainda espera desses caloteiros, que prometem e não cumprem, da chapa 4.

    ResponderExcluir
  9. Cecília,

    Votei na Chapa 3, depositando minha confiança em vc e em sua equipe.
    Como aposentado pré-1967 gostaria de ver uma atualização mais justa dos nossos vencimentos.

    Boa sorte e até a vitória final!

    ResponderExcluir
  10. Polêmica conta salário/orpag scr
    e-mail: guisemog@zipmail.com.br

    Senhor Alcides,

    Recebemos a sua solicitação anterior. Pedimos aguardar, que tão logo tenhamos a resposta, retornaremos o contato.

    Atenciosamente,

    ROBERTO GONCALVES
    Gerência de Atendimento
    PREVI
    ---------------------------------------------------------------------------------------------
    Data: 13/05/2014 10:44:04
    Assunto: Folha de Pagamentos
    Tipo: Solicitação

    Mensagem:
    À ATENÇÃO DA GERÊNCIA DE ADM. DE PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOS E RENDAS
    CONTA SALÁRIO - Considerando que a Previ não mais efetua o pagamento de benefícios através de Orpag SCR, atendendo exigência do Banco Central, solicito providências para abertura de minha conta salário junto à agência 0204-6 - Ituiutaba MG - também de acordo com orientação do Banco Central, atendendo consulta por mim formulada.
    “A regulamentação do Conselho Monetário Nacional é direcionada à instituições financeiras e não às empresas. Assim, caso a empresa deseje contratar o serviço de uma instituição financeira para o pagamento de seus funcionários, a instituição financeira só poderá fazer o crédito em conta-salário.

    A conta-salário está regulamentada pela Resolução CMN 3.402, de 2006, alterada pela Resolução CMN 3.424, de 2006.

    Cabe ao empregador a escolha do banco onde os salários dos seus funcionários serão depositados. Portanto, a abertura da conta-salário é realizada pelo empregador. O empregado não pode abrir uma conta-salário para si, nem transformar a sua conta-corrente em conta-salário.
    Banco Central Responde - Demanda 2014200663‏, de 07.05.2014”.
    Matrícula: 368320
    Nome: ALCIDES MAURICIO GOMES
    E-mail: guisemog@zipmail.com.br
    mauricio.gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. JOSÉ BENEDITO MONTEIRO23 de maio de 2014 às 13:55

    Monteirinho disse:
    Cecília porque voce não entra em contato com todas as AABBs, para pedir que os membros dessas entidades façam uma reunião e que cada elemento se incumba de ir a casa dos aposentados para convisá-los a votar na chapa. E aqueles aposentados que não souberem votar que sejam auxiliados pelo visitante. Chapa 03 Vamos que vamos...

    ResponderExcluir

  12. AGORA É NÓIS CONTRA ELES, ESFORÇO FINAL

    A campanha para a eleição da PREVI entra na reta final, é hora de fazermos um último esforço, até o dia 28. Creio que será mais proveitoso concentrarmos nosso trabalho no convencimento do imenso contingente de aposentados e pensionistas que ainda não votaram. Minha cidade tem quatro agências do Banco, na de meu relacionamento e mais uma, consegui relação, com telefones, de aposentados e pensionistas; nas outras duas, quando perguntei se tinham a lista, me olharam como se fosse um extra-terrestre, dizendo que não tinham tempo de fazer este controle de seus aposentados. Das duas listas, liguei para mais de cem aposentados e pensionistas, com excelente receptividade, pelo menos em termos de promessa. Alguns vieram à minha casa para que eu os auxiliasse a votar, depois vou mandar para a chapa 3 a conta das cervejas.
    Quem não conseguir a relação, pode consultar a lista telefônica ou, caso não a tenha, acessando www.telelistas.net conseguirá o número com facilidade, já tenho mais de vinte para ligar.

    ResponderExcluir
  13. Cecilia, porque na campanha da chapa 3 não se fala na melhoria do empréstimo simples? Principalmente no aumento da margem consignável, deixando de se considerar as mensadidades da CASSI como já ocorreu com a CAPEC, como também nos prazos para 150 ou 180 meses. Acredito que muitos colegas que estão em dificuldade poderiam ter acesso de um empréstimo que é nosso.
    Acho que seria uma maneira de se ganhar as eleições contra essa "petralha" que se instalou no nosso patrimônio que é a PREVI como também fazer alguma coisa a favor de nós aposentados e pensionistas que não temos o salário de marajá, como os diretores da PREVI tem.
    Estamos com a chapa 3 e vamos vencer se Deus quiser e ELE quer!
    Abraços a todos os colegas!

    ResponderExcluir
  14. Disputa voto a voto, cara Cecília. Vamos torcer para que a vitória, que virá por pequena margem, troque de lado...este povo do sindicato não é mole...seria bom um esforço junto aos aposentados. Abraços e sucesso para todos nós, como vejo a questão. Chapa 3 na cabeça!

    ResponderExcluir
  15. Caro colega Alcides,
    Realmente esse artigo foi bem interessante e demonstra que temos muitas chances de vencermos essa eleição, porém os aposentados e pensionistas precisam votar. Apenas 18,7% votaram até esta sexta-feira.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega Claudio,
    Eu também concordo contigo. Essa divisão só favorece à chapa da situação, mas infelizmente, nós não fomos procurados. Como você une a oposição ignorando a chapa que não ganhou por 600 votos?

    ResponderExcluir
  17. Caro colega Monteirinho,
    Estamos, dentro do possível, atacar em todos os pontos que podemos. O colega Paulo Pavão, candidato na nossa chapa, tem feito esse trabalho junto as AABBs. É muito importante que consigamos que os aposentados e pensionistas votem nessas eleições. Temos reais chances de virar o jogo, mas precisamos desse voto de confiança.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Wilson,
    Esse contato por telefone é muito importante e eu também estou fazendo isso. Ligando, ligando, ligando, conversando, tirando dúvidas. Aliás, todos estão fazendo isso. Faltam apenas 5 dias e podemos realmente virar o jogo.

    ResponderExcluir
  19. Caro colega Wilson,
    Esse contato por telefone é muito importante e eu também estou fazendo isso. Ligando, ligando, ligando, conversando, tirando dúvidas. Aliás, todos estão fazendo isso. Faltam apenas 5 dias e podemos realmente virar o jogo.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega anônimo das 18:54h,
    Se você entrar no nosso site, você verá que há sim uma proposta para o empréstimo simples baseada na reserva matemática como limite, bem diferente do que é hoje. Acesse www.previlivre.com.br e verifique nossas propostas.

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecília e colegas,

    ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS 1 DA PREVI
    PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UM REDUTOR A SER APLICADO NAS APOSENTADORIAS DOS ESTATUTÁRIOS DO BB E PREVI A FIM DE CORRIGIR A DESPROPORCIONALIDADE EXISTENTE ENTRE O RENDIMENTO MENSAL ATUAL DA RESERVA MATEMÁTICA FORMADA POR TAIS BENEFICIÁRIOS E SEUS BENEFÍCIOS REAIS DE APOSENTADORIA PAGOS NA ATUALIDADE
    Colegas,
    Antevendo vitória de uma das chapas de oposição, será hora de nossos reais representantes trabalharem propostas de alteração no Regulamento de nossos Planos de Benefícios (1 e Futuro), apresentadas formalmente para serem apreciadas pelo Conselho Deliberativo da PREVI (com assinaturas de pelo menos 1% dos participantes).
    Com relação ao Plano 1, além da prioritária proposta de elevação do percentual das pensionistas (no mínimo de 60% para 80%), a criação de um redutor para as aposentadorias dos marajás estatutários, a meu ver e salvo melhor juízo, seria uma medida bastante razoável de combate a citada desproporcionalidade explicitada no título em epígrafe desta postagem.
    Imagino uma regra na qual fosse calculado uma média aritmética das maiores 2000 (duas mil) mais altas aposentadorias pagas pela PREVI e estabelecida esta como valor máximo. Quem estivesse recebendo acima desta média seria aplicado o redutor para igualar o valor da aposentadoria a este valor máximo. A argumentação para a adoção deste redutor seria o de aproximar o valor da aposentadoria do valor do rendimento das reservas matemáticas constituídas por cada um ao longo de seu período contributivo. Acho bastante lógico.
    Outrossim, barrar qualquer iniciativa da noticiada pretensão de abono de 10 salários anuais para a Diretoria. Acho esta medida absurda, enquanto a maioria de nossos pares têm tido suas aposentadorias achatadas em virtude dos índices anuais de correção não espelharem a inflação real.
    Para os participantes do PreviFuturo, talvez uma proposta interessante seria a do resgate das quotas patronais em eventual saída deste Plano.
    O que vocês acham desta linha inicial de atuação? Temas para nosso debate.
    Um fraterno abraço a todos.
    “Nossa união é a nossa força necessária para conquistarmos novos tempos de tranquilidade”.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário