sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Reunião da Anabb com o Ministro do Planejamento

Ministro do Planejamento participa de reunião sobre superávit Previ

Nesta quinta-feira (5/8), o presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, Valmir Camilo, participou de reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para discussão sobre a utilização do superávit da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

Paulo Bernardo, que também é funcionário de carreira do Banco do Brasil, disse que acredita que as direções do Banco e da Previ têm grande interesse em debater o assunto com o funcionalismo. O ministro colocou-se à disposição para ajudar na busca pelo bom entendimento entre as partes.

Segundo Valmir Camilo, os participantes do Plano de Benefícios 1 da Previ aguardam a definição sobre a utilização dos recursos destinados à "Reserva Especial para Revisão do Plano", desde o resultado superavitário da instituição em 2007.

“Tal fato, aliado à edição da Resolução, do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), nº 26/2008, influenciou as negociações sobre a distribuição dos recursos, que até o momento estão estagnadas”, disse Valmir.

A edição da resolução CGPC nº 26, que regulamenta a utilização e destinação do superávit das entidades fechadas de previdência complementar, causou uma reviravolta na distribuição das sobras da Previ, ao deixar claro que os recursos referentes à conta “Reserva Especial para Revisão do Plano” devem ser repassados ao patrocinador de forma proporcional às contribuições. Além disso, o fato de o BB vir contabilizando em seu balanço cifras relativas ao superávit gerado pelo plano de Benefícios 1 da Previ também causa dúvidas aos participantes e assistidos.

Manter a comunicação com os associados é uma das soluções para sanar essas dúvidas. Por meio de matérias publicadas nos jornais Ação e em edições especiais, a ANABB mantém o tema ‘superávit Previ’ constantemente em pauta.

A Associação defende a isonomia entre os participantes e assistidos do plano de Benefícios 1, de forma a corrigir as injustiças e beneficiar todos os que contribuem para a formação do patrimônio da Previ.

Veja a matéria Realinhamento no Plano de Benefícios 1, publicada no jornal Ação nº 206 e que contém as propostas aprovadas pelos participantes e apresentadas à Previ.

Fonte: www.anabb.org.br

20 comentários:

  1. Prezada Cecília.

    Por diversas vezes, tenho pensado em minha exclusão como associado da ANABB. Mas, por outro lado, fico numa sinuca, por ser aquela a única entidade que conseguiu, através da Justiça, colocar algum dinheirinho no meu bolso. Quero continuar acreditando que a utilização do Superavit deve passar pelo empenho dos seus dirigentes na esfera política. Portanto, ainda continuo tendo esperança que a ANABB, apesar das inúmeras críticas em seu desfavor, ainda consiga alguma ótima notícia para os velhinhos.

    ResponderExcluir
  2. PAULO BERNARDO, é o MAÍLSON FERREIRA DA NÓBREGA, no poder atualmente.
    O desejo dele é PRIVATIZAR o BB, e entregar a PREVI.

    ResponderExcluir
  3. O Paulo Bernardo, que já se disse representante dos funcionários do Banco do Brasil na camara dos deputados,virou o cocho e agora está defendendo só o seu e o da familia ( a esposa Gleisi Hoffmann é candidata ao senado pelo Paraná ). Não dá para confiar nessa petezada...

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Todos sabem da simpatia que tenho pelo trabalho que é desenvolvido aqui no seu blog e no Previ Plano 1. Salvo engano acho que até meado do ano passado este aqui era o único espaço que contávamos efetivamente para expor as nossas opiniões e lamentações. Já disse isso antes e repito agora que foi aqui, no ano passado, que se iniciaram as tratativas que resultaram no realinhamento do ES-Previ em setembro/2009. Este ano o blog Previ Plano 1 tomou a iniciativa de liderar o pleito. Todos sabem também das suas raízes naquela associação que diz congregar mais de cem mil associados. Esta mesma associação liderou o maior fiasco da história recente envolvendo os aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa do “PB-1”. Estou me referindo a demorada negociação acerca da possível utilização da reserva especial para revisão do plano de benefícios em 2008. O infeliz final do “filme” todos já sabem qual foi. Agora, o mesmo ator que comandou aquele “show pirotécnico” tenta, após se desligar do cargo de presidente que ocupava na referida associação, voltar ao palco novamente posando ao lado do Sr. Ministro do Planejamento como o salvador da pátria. O homem que conseguirá tirar o gesso que envolve já há três anos consecutivos a reserva especial para revisão do plano de benefícios dos associados da Previ. Como diria o Baixinho, Ele é o cara. Coincidência, ou não, no exato momento em que a federação que congrega diversas associações de funcionários entregou aos representantes da diretoria da Previ documento através do qual são listadas as prioridades para o planejamento estratégico do fundo no triênio 2010/2013. Parece uma tentativa desesperada de tentar se inserir num contexto de negociação do qual não foi convidado a participar. Por tudo isso, colega Cecília, é que entendo como atitude extremamente oportunista do presidente do conselho deliberativo da Anabb essa notícia de reunião com o Sr. Ministro do Planejamento Paulo Bernardo.

    ResponderExcluir
  5. Aos esperançosos,

    Valmir me engana que nóis gosta.

    ResponderExcluir
  6. Incrível é existir um País que uma Resolução é maior que a Lei, aliás nos idos de 1973 quando construia uma casa financiada pela Previ(bons tempo, PHI) um fiscal do INSS me disse que existia uma resolução do órgão que derrubava uma Lei sobre fiscalização e recolhimento ao INSS(nunca me esqueci), hoje vejo sewr verdade

    ResponderExcluir
  7. Ainda sobre a matéria do encontro de Valmir Camilo com o Ministro Paulo Bernardo no site da ANABB, ela dá acesso a link onde são listadas as propostas daquela associação à PREVI, para utilização do superavit. São as mesmas, demagógicas e inviáveis financeiramente, que ajudaram a emperrar as negociações de 2008.
    Não podemos deixar que, como naquele ano, a condução de eventuais negociações sejam lideradas pela ANABB, entidade maligna II(a entidade maligna número 1 é a que resultou da fusão BB/PREVI). Se forem colocadas na mesa estas propostas, cujos custos podem alcançar R$ 50 BILHÕES, fatalmente as negociações se arrastarão meses e meses, o que pode ser de interesse do BB e da PREVI.
    As associações sérias devem trabalhar pela apresentação de propostas as mais simples possível, dentro do que é viável, financeiramente.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Ex Diretora da Previ Cecília Garcez.

    Não entendo qual a intenção da maior associação do funcionalismo BB Anabb.

    O Senhor Camilo continua a dar as cartas dentro desta associação, e o atual presidente até parece que não tem voz ativa dentro do atual cenário.

    Como pode este Senhor Camilo, vir a querer tratar de superávit, pois fracassou frente ao GT ANABB.

    Melhor dizendo nos enrolou até ser editada a resolução CGPC26.

    E a Proposta do Senhor Bento, fracassou??? Ninguém responde nada sobre o tema, até parece briga de gato e rato.

    É uma vergonha como somos tratados, até parece que ninguém nos deve respeito, onde fica os nossos direitos, que situação é essa de silêncio ,onde os maiores interessados nós participantes do plano 1 ficamos em segundo plano.

    Não se justifica esse comportamento, tivemos nos últimos 30 dias encontros dos eleitos com três associações e a federação e nada foi resolvido, aliás, informações estão sendo sonegadas a todos nós, e o Senhor da Anabb em reunião provida em 30 de julho no conselho deliberativo nada adiantou em relação a prazos e se foi cobrado alguma tomada de decisão frente a diretoria de Seguridade.Pasta do Senhor "Sasseron" eleito com o meu voto.
    Peço por gentileza nos prestar algum esclarecimento a cerca destas propostas da revisão do empréstimo simples.
    Sei de alguma forma tem ainda certa influência sobre a previ através das duas novas diretorias recém empossadas e talvez sirva de canal direto para provocar a demanda por informações que tanto estamos esperando.

    Saudações Cordiais

    Emilia de Souza Lima

    ResponderExcluir
  9. CECÍLIA COMO FICO A REVINDICAÇÃO DO BENTO NA REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DE 30 DE JULHO DE 2010?

    SABES DIZER SE FOI DADO PRAZO PARA SER APRESENTADO PELA DIRETORIA DE SEGURIDADE.

    POR FAVOR NOS AJUDE A OBTER MAIS INFORMAÇÕES ACERCA DA PROGRAMAÇÃO.

    OS CREDORES ESTÃO APERTANDO O CERCO CECÍLIA.

    FAÇA ALGUMA COISA URGENTE.

    QUEM SABE TAMBÉM LEVE AS SUAS CONSIDERAÇÕES AO DIRETOR DE SEGURIDADE, VIA ANABB PARA QUE ELE POSSA REVER O MAIS BREVE POSSÍVEL ESTA LIBERAÇÃO DE NOVOS PRAZOS E DILATAÇÃO DOS PAGAMENTOS.

    É UMA PEÇA CHAVE NESTAS COBRANÇAS PELA FORÇA E DEDICAÇÃO AOS APOSENTADOS E AS PENSIONISTAS DO PB-1.

    ResponderExcluir
  10. CECILIA

    ESTÃO FALANDO QUE A PREVI PEPARA UM PACOTÃO DE BONDADES EM ANO ELEITORAL.

    AUMENTO DE 23,45% EM TODOS OS PROVENTOS PAGOS.

    SABERIA DIZER SE EXISTE MESMO ESSA PROGRAMAÇÃO.

    E ESTÃO ESPECULANDO UM EMPRÉSTIMO SIMPLES NA CASA DOS 150 MIL REAIS E 180 MESES DE PRAZO, COM CARENCIA DE 18 PRESTAÇÕES PAGAS.

    SABERIA RELATAR ALGUMA COISA A RESPEITO.

    GRATO PELAS INFORMAÇÕES

    ResponderExcluir
  11. CECÍLIA

    COMO FICA A SITUAÇÃO DOS EX DIRETORES.

    TODOS SERÃO MANCHADOS PELOS ESCANDALOS DOS DOSSIES DO SERGIO ROSA.

    PODERIA NOS ADIANTAR SE TEM ALGUMA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTAS MARACUTAIAS.

    AFINAL VOCE ERA A DIRETORA DE PLANEJAMENTO E MUITAS DAS DECISÕES SAIRAM DA SUA GESTÃO.

    TEM ALGO A EXCLARECER SOBRE O TEMA OU SE DA O DIREITO DE CALAR-SE PARA SEMPRE.

    A PREVI É MESMO FÁBRICA DE DOSSIES PRO PT

    ResponderExcluir
  12. Cecília

    voce apoia a proposta elaborada por algumas associações propondo o valor de 150 mil reais e 150 meses de pagamento para a próxima revisão do emprestimo simples previ.

    voce concorda que se estamos necessitando mais de emprestimos é porque a previ esta defasando os proventos pagos por ela a todo nós.

    Si puder gostaria de saber a sua opinião sobre estas duas perguntas.

    grato

    Mozaniel

    ResponderExcluir
  13. Cecília

    quando voce disse que a revisão do ES não realizaria antes de outubro de 2010, já possuia alguma informação sobre o tema.

    uma pessoa que fez parte da previ pode obter alguma resposta de primeira mão ou é como nós tem que perguntar e esperar a resposta.

    Se para eleger os dois candidatos a ANABB se juntou a FAABB,porque até agora a anabb ainda nao se reunião com os eleitos para cobrar as propostas de campanha..


    REVISÃO PERMANENTE NOS LIMITES DO ES.

    CADE O PESSOAL DA ANABB, CECÍLIA O QUE ESTA ACONETECENCDO COM A ANABB, OU ELA SO DEFENDE OS INTERRESSES DO BANCO DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  14. Colega anônimo,

    Eu sempre me pautei, enquanto Diretora de Planejamento da Previ, pelas análises técnicas dos funcionários da área em que eu atuava e que considero excelentes. Nunca aprovei nada que fosse contra uma análise técnica apurada. Se houve dossiês, eu não tive conhecimento até porque, muitas vezes, eu era isolada das discussões relativas ao partido PT, por ser da Anabb.

    ResponderExcluir
  15. Caro Mozaniel,

    Eu sou altamente favorável à melhoria de benefícios dos associados da Previ, mas também não sou contra ao aumento do ES, pois cada um tem o direito de escolher pegar empréstimo ou não, porém o que eu acho que devemos brigar realmente é por melhoria de benefícios, tendo em vista que como superávit nesse patamar, não faz sentido que os associados não sejam beneficiados por parte desses recursos.

    ResponderExcluir
  16. Cecília,
    Você é uma guerreira. Ter que responder cada pergunta. Mas, existe mesmo um pacote de BONDADES a ser implantado pela PREVI? Ou apenas boatos?
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Colegas,

    O Valmir Camilo extrapolou suas funções de Presidente do Conselho Deliberativo da ANABB. Só pensa na sua promoção pessoal, e não desconfia que já foi tarde...!!As propostas mirabolantes de distribuição do superávit apresentadas no passado emperraram as negociações. Quem deveria ter representado a Entidade seria seu próprio Presidente Emílio Santiago.

    ResponderExcluir
  18. Colega anônimo,
    Desconheço pacotes de bondades para os associados, mas eu acredito que este ano deva ser negociado os valores do superávit. Não tem porque não fazê=lo.
    Como sexta-feira desta semana haverá reunião do Conselho da Anabb, saberei das novidades e divulgo assim que possível a vocês.

    ResponderExcluir
  19. O Valmir está Presidente de fato, mais age com se fosse de Direito. Ao ver que a AAFBB está ganhando açoes ele agora quer falar com x, y, e z. ora Valmir .......

    ResponderExcluir
  20. Parece que todos os participantes da PREVI nâo leram aida sobre o PODER da Lei 12.154 Previc assinada em 23.12.2009, por Jose Pimentel, Presidente Lula e Paulo Bernardo(todos politicos). Em 26.01.2010 nomearam todos os PTs (um PMDB). Acordem pq poderemos ficar sem recursos... Corram, é só ler e ficar pobre....

    ResponderExcluir

Poste seu comentário