sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dossiê Mantega

Dossiê Mantega: Berzoini nega participação e pede sindicância
Postado por Christina lemos em 03 agosto 2010 às 08:00

O ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini, está furioso com a citação de seu nome em reportagem da Folha de São Paulo deste domingo, como um dos envolvidos direta ou indiretamente no que o jornal chamou de “dossiê contra Mantega” e os petistas batizam de “carta apócrifa”. O documento acusa Marina Mantega, filha do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de tráfico de influência junto à diretoria do Banco do Brasil. Seus autores, de acordo com o jornal, pretendiam impedir Mantega de indicar Paulo Caffarelli para a presidência da Previ – o fundo de pensões do Banco do Brasil.

“Acredito que o anonimato é o último refúgio da covardia, tanto em cartas como nos offs jornalísticos. É grotesca a tentativa de atribuir a mim estímulo ou conivência com uma iniciativa dessas” – escreveu Berzoini em seu blog, ainda no domingo. O deputado sai em defesa de Mantega e dos personagens apontados com “suspeitos” do dossiê, Alencar Ferreira e José Luiz Salinas, segundo ele, “profissionais concursados do BB, que exercem altas funções no banco há bastante tempo, sempre elogiados por suas atuações.”

Pelo twitter, nesta segunda-feira o petista contou que pediu formalmente abertura de investigações sobre o caso: “mandei um e-mail hoje ao presidente do Conselho de Administração do BB, Nelson Barbosa, pedindo que seja instaurado inquérito pra apurar”, informou Berzoini. E completou, minutos depois: “se o BB não apurar, o MP será acionado por mim”, acrescentando que se referia “à eventual participação de funcionários do BB na elaboração ou distribuição da carta apócrifa contra o ministro Mantega.”

O ex-presidente do PT também se irritou com a informação da Folha de que teria sido afastado da campanha de Dilma Rousseff. Alega que ainda em fevereiro, quando deixou o comando do partido, avisou aos companheiros que pretendia se dedicar ao mandato de deputado e à família, ambos prejudicados pela tarefa de presidir o partido. E completa que vem se dedicando à campanha de Dilma como militante do PT em São Paulo.

Mantega rechaça validade de acusação sobre dossiê
06 de agosto de 2010 14h 56
SABRINA VALLE - Agência Estado

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, desclassificou o suposto "dossiê" que o acusa de tráfico de influência dentro do Banco do Brasil, para auxiliar interesses de sua filha, a atriz, modelo e apresentadora Marina Mantega, e o namorado dela, Ricardo Staub, sócio da Gradiente. "Você daria crédito a uma carta apócrifa? Não faz nenhum sentido dar crédito a cartas apócrifas que não trazem nada de substancial", afirmou.

O ministro se refere a duas cartas anônimas que supostamente teriam sido escritas por integrantes do PT, e que acusam a filha do ministro de ter se reunido com o vice-presidente de Cartões do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli. O motivo dos encontros seria o de ajudar o namorado de Marina para captar recursos voltados para a Gradiente. O ministro deu as declarações hoje pela manhã em evento da Casa da Moeda, no Rio de janeiro, que inaugura novo maquinário para produção de cédulas.

2 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Desejo hoje, e sempre, saúde, paz, prosperidade e sucesso para todos os pais & família. Que as chamas da esperança e da tolerância permaneçam sempre acesas nos corações de todos.
    Um abraço e um bom domingo,
    Jorge Antonio Martins Teixeira
    Araruama (RJ)

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Peço licença para fugir totalmente do post em discussão e divulgar uma notícia que foi publicada na edição de ontem, 08.08.2010, do Jornal Extra aqui no Rio de Janeiro. O título da reportagem é “Nota fiscal paulista faz a alegria de consumidores do Rio na web”. Para quem se interessar, e acho que vale a pena fazer a consulta, a matéria completa poderá ser acessada em: http://extra.globo.com/economia/materias/2010/08/07/nota-fiscal-paulista-faz-alegria-de-consumidores-do-rio-na-web-917346446.asp. A propósito, fiz o cadastramento no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo e verifiquei que tenho uma “merrequinha” a receber. Boa sorte.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário