sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Resposta do ex-Presidente da Previ às denúncias sobre o dossiê

É importante que a análise dessa denúncia que está lotando a mídia em relação à fabricação de dossiês seja feita com todas as visões, até para que os associados tenham condições de avaliar melhor a situação.

Rosa diz que Previ fez levantamento normal de informações

Após acusações de que o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) é uma "fábrica de dossiês", o ex-presidente Sérgio Rosa disse que houve um "processo normal de levantamento de informações". Ele rebateu declarações de Gerardo Xavier Santiago, ex-assessor da Previ, à revista "Veja". Disse ele que o fundo produzia dossiês contra a oposição e funcionava como máquina de arrecadação para o PT.
Segundo o ex-presidente do fundo, as afirmações do ex-assessor são "mentirosas e difamatórias". Em nota, disse que a CPI montada em 2005 pediu "uma enorme quantidade de informações". "Analisando portanto a totalidade das informações apresentadas sob a forma de acusações, não resiste nem por um minuto a ideia de uma fábrica de dossiês."
"Os escassos fatos citados estão relacionados a um processo normal de levantamento de informações e totalmente justificados e vinculados à natureza do trabalho e dos interesses da Previ naqueles momentos", completou
* Fontes primárias da informação O Globo + Folha de S. Paulo

46 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Refiro-me ao seu comentário de 13.08.2010, às 07:18hs. É evidente que esse tipo de coisa podre não foi discutida abertamente pelos envolvidos na fabricação dos dossiês. “Com certeza não foi convocada nenhuma reunião de diretoria para discutir o assunto”. Tudo aconteceu no interior dos gabinetes existentes “Dentro do edifício de janelas espelhadas azuis que abriga a sede da Previ”. Entendo até que possamos olhar isso com cautela e aguardar as averiguações que serão conduzidas pelos membros do Senado Federal. Mas há um ditado antigo que diz: Quando o povo fala ou foi, ou é, ou será. Os envolvidos são todos “cobras criadas”, capazes de “consertar um relógio utilizando luvas de boxe”. Há “cheiro” e indícios fortes de maracutaia no ar.

    ResponderExcluir
  2. Colegas,
    Como diz o ditado ¨onde há fumaça, há fogo¨e já havia me manifestado nesse sentido em outro comentário neste blog. Fica claro que realmente houve levantamento e vazamento de informações na PREVI. Agora cabe apurar as responsabilidades e punir os desvios que houveram na forma legal/estatutária. Quem deve fazer isso são os Conselhos Deliberativo e Fiscal atuais. Ou vamos deixar assim mesmo, trazendo enormes prejuízos a imagem da Entidade, e por conseguinte aos associados?

    ResponderExcluir
  3. Aproveito o espaço para fugis deste assunto que a lugar algum vai levar.Diante do estardalhaço de todos sobre o famoso aumento do aposentado.Observem que meteram neste mês adiantamento do 13º do INSS e a diferença do e passa despercebido por alguns que como foi o meu caso o salário líquido diminuiu.Enfim quem lucrou com isto a PREVI que para quem recebe complemento aumentou o parte do INSS , dimunuiu a sua.Grande aumento e o Superavit?

    ResponderExcluir
  4. Que fato lamentável! Com certeza nossa Previ não deveria se meter nestas arapongagens.
    Se um advogado dos quadros da Diretoria executiva diz o que fizeram, é porque FIZERAM !
    Vejam que não há mais impunidades, todos pagarão pelos seus atos !

    ResponderExcluir
  5. Então, o petralha confirma que fez levantamentos e que isso é normal.

    ResponderExcluir
  6. Cecilia quais as novidades da reunião do Conselho da Anabb do dia 13.08.10?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    Para quem é partidário de Lula, nada existe de anormal. Para eles tudo é normal. Para livrá-los de culpa basta dizer que são "aloprados". O que mais doi é que temos colegas (Chico Silva, Rubem Tiné, entre outros) que ainda defendem o PT com unhas e dentes. Quem nos prejudicou mais na Previ? Tucanos ou petistas?
    Mas, não sou filiado a qualquer partido político. Temos outras opções vara votar como Marina Silva, Plínio de Arruda Sampaio, etc. Se sabemos que PT e PSDB nos prejudicaram, e pior, ainda nos prejudicarão, por que elegermos um de seus dois candidatos?

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,
    Esse filme eu já vi nas eleições passadas, toda vez que o Lula está na frente nas pesquisas começa a aparecer um monte de escandalos, dossiês, denuncias etc, mas isso é intriga da oposição, pois politico é tudo igual - FARINHA DO MESMO SACO.
    Voltando ao que me interessa, gostaria de saber se o realinhamento do ES vai sair PELO MENOS nas mesmas proporções do ano passado:
    em 15.09.2010; aumento de 50% no valor e prazo e diminuição de 50% na franquia, ou seja:

    Liberação: 15.09.2010
    Valor: 120.000,00
    Prazo: 120 meses
    (arredondando)
    Franquia: 3 parcelas

    ResponderExcluir
  9. Oi Antonia,

    Eu estive sexta-feira passada em reunião do CD da Anabb tanto com o pessoal da Anabb como com o Diretor recém eleito, Vitor Paulo, que informou que não há nada discutido sobre superávit nem sobre ES, apenas a proposta apresentada pelo Conselheiro Willian, que foi encaminhada para a área de Seguridade, mas nada foi apresentado à Diretoria da Previ. Resumindo, não há nada previsto pelo menos nos proximos meses.

    ResponderExcluir
  10. Cecília,

    Não será próximos dias em vez de próximos meses na sua resposta. Normalmente em setembro de cada ano existe um novo realinhamento no ES. Ou será que até isto a PREVI não vai fazer este ano.


    Pedro.

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    A ANABB e nada é a mesma coisa, quais os interesses que mantem vocês ligados a esta entidade? Eu só queria entender.

    ResponderExcluir
  12. Cara Cecília,
    Como aqui nada me é respondido vou mudar um pouco o foco de minhas perguntas que podem parecer tolas porém tem uma razão de ser e talvez por conhecer onde eu quero chegar passa respercebida. Lá vai mais uma:sempre me pareceu muito estranho o centro de decisões do País ser em Brasília e nosso maior centro financeiro ser São Paulo.Qual a razão de a Previ ser estabelecida no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  13. É DE LASCAR, muitos pensam, AH OS APOSENTADOS DA PREVI VIVEM EM UM JARDIM NADA TEMEM, EH PORQUE ELES NAO CONHECEM O SERGIO ROSA E O RICARDO FLORES, SO OS NOMES PERTENCEM A PETALAS DE JARDINS PORQUE TRATAM OS APOSENTADOS A ESPINHADAS, PORRADAS, E COISA E TAL NAO ADIANTA PEDIR TEMOS E QUE ENTRAR JUDICIAMENTE CONTRA A PREVI E SEUS DIETORES.

    ResponderExcluir
  14. Lourival de Souza Cunha16 de agosto de 2010 às 18:22

    Com a notícia de que nada foi apresentado à Diretoria da Previ sobre o superávit e Empréstimo Simples, pergunto: o que fazem os eleitos que não encaminham os assuntos do interesse de seus representados? Certamente que as promessas de campanha são apenas para conseguir o voto dos incautos, não existindo a disposição de cumprir os compromissos assumidos.

    A Previ está com a imagem desgastada pelas notícias recentes da grande imprensa. É possível que os diretores estejam empregando o tempo para encontrar as respostas para o grande público, deixando os "donos" da Previ sem qualquer atenção. É uma decepção.

    ResponderExcluir
  15. Cecilia,
    Isso é um absurdo, sempre que entra um funcionario de carreira para presidir alguma coisa é para nos prejudicar. Vê o que deu com o Pimentel e a Resolução 26, toda favoravel ao BB e contra nós, agora esse Ricardo Flores que foi menor aprendiz da Agência Dantas Barreto-recife(PE) (que eu trabalhei) ficamos até com uma esperança que a coisa iria melhorar e só piora. O que será preciso fazer prá que esse pessoal que está na Diretoria faça alguma coisa pelos associados? o BB está aí bombando e não precisa deles prá nada , nós é que precisamos.
    SESSARON SE DEPENDER DO VOTO DOS ASSOCIADOS TU NUNCA MAIS SERÁ ELEITO PRÁ NADA NA PREVI.

    ResponderExcluir
  16. É isto aí, Antonia!, políticos são todos farinha do mesmo saco, porém há, farinha de caroço e a farinha quebradinha, temos que engoli uma ou outra. E comparando LULA e FHC, em tudo Lula foi melhor, será que 78% de brasileiros são tão idiotas? Não adianta, a mulé de Lula, como diz nosso povão nordestino vai levar no primeiro turno, para desespero da elite tucana. Quanto aos candidatos alternativos, Marina etc, se eleitos, viram farinha no dia primeiro de janeiro.

    ResponderExcluir
  17. Bem, amiga Cecilia, entao podemos antecipar, mediante as sua palavras, sobre a possibilidade de novos limites do ES, que ate o fim de 2010, näo havera nenhuma novidade para o ES.
    Nenhuma proposta estara em pauta neste sentido, é isto que entendi?
    A diretoria näo tem nenhuma previsao sobre ES ainda para este ano ok??

    Abraço Dilson

    ResponderExcluir
  18. Colega anônimo,

    Como eu falei anteriormente, eu acredito que a proposta deva ser apresentada lá para o mês de setembro para ser implementada no final do ano, como foi feito ano passado.

    ResponderExcluir
  19. Colega Carlos Domini,
    Desculpe-me se não respondi alguma questão sua. O problema é que muitas vezes eu entendo que a pergunta colocada não é para mim e sim para reflexão de todos que participam do blog, como esta sua agora. Eu não tenho a menor ideia porque a sede da Previ é no Rio e porque não em São Paulo ou Brasília. Eu acredito que seja porque no passado o Rio era a Capital do País, tanto política como financeira, depois as forças mudaram (política para Brasília e financeira para São Paulo) e a Previ continuou no Rio.
    Veja bem, estou chutando, pois sinceramente não tenho certeza.
    Quando eu não responder uma pergunta sua, refaça-a, eu terei o maior prazer em respondê-lo.

    ResponderExcluir
  20. O QUE OS DIRETORES FAZEM...BEM VOCES VIRAM O QUE AQUELES VEREADORES ESTAVAM FAZENDO COM O DINHEIRO PUBLICO, POIS MUITO BEMOS DIRETORES DA PREVI ESTAO PENSANDO QUE O RECURSO DA PREVI E PUBLICO.....PORQUE SE REUNEM ...SE REUNEM E NADA..... NOS APOSENTADOS QUE ESTAMOS A SOFRER E A CHORAR...NAS PROXIMAS ELEIÇOES VAMOS COLOCAR NOSSA CHAPA CONTRA A ANABB CONTRA A AAFFF E A FAVOR DOS APOSENTADOS. CHHHHHEEEEEEGGGGAAA.... ETA BANDO DE PREGUIÇOSOS.

    ResponderExcluir
  21. Cecília, o Vitor deve estar boicotando informações. No ano passado, o seu post de 14.09.09, intitulou: Empréstimos Simples Plano 1- novo teto dia 15/09.

    ResponderExcluir
  22. Rubem Tiné você é muito ingênuo, coitado....

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,
    No ano passado o realinhamento do ES saiu no final de agosto e foi implantado em setembro (15.09.2009). Acho que esta diretoria é muito cruel com os associados, gosta de matar todos na unha, na hora de pedir voto é uma conversa, depois de eleitos é outra totalmente diferente.
    SERIA BOM QUE TODOS OS ASSOCIADOS APRENDESSEM PARA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES NEM OLHAR PARA A CHAPA DA SITUAÇÃO, VOTAR NA CHAPA DA OPOSIÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE QUEM SEJA É MELHOR QUE ESSA QUE ESTÁ AÍ.

    ResponderExcluir
  24. Pq o diretor Vitor paulo não entrega o cargo?Já que não sabe encaminhar uma proposta, a de realinhamento, ou do superavit, oi melhor é pedir para sair e assumir sua incopetência, e assim deviam proceder os demais eleitos da chapa 3 que mostraram não serem fiéis as promessas de campanha e ilegítimos para assumirem a PREVI, pois são subserviente e leniêntes com o Banco.Todos eles, do menor ao maior deviam pedir perdão aos aposentados e velhinhos do plano 1!!!Publique-se!Ou vai me cercear novamente?

    ResponderExcluir
  25. ESSES CARAS DO PT NÃO TÊM VERGONHA MESMO, CONTINUAM USANDO A PREVI, EM ESPECIAL, OS BILHÕES DEIXADOS PELOS PDVISTAS PARA FINANCIAR SUAS CAMPANHAS.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia voce deve estar se equivocando o aumento do ES o ano passado foi no mes de setembro e não no final do ano.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecilia,

    Entro todo dia em seu blog. Aprecio a sua franqueza.Todavia existe uma pergunta, cuja resposta espero de você: Para gerir um fundo de pensão seria necessário um quadro tão inchado, visto que em épocas de crise, como a de 2008,a PREVI levou um tombo com recursos alheios, sem nehuma punição para seus dirigentes.Para que serve tantos especialistas nisto e naquilo se o desastre ocorreu tal como ocorreria com qualquer outra pessoa física sem tantas sumidades a assessorá-lo? Navegar a favor da maré qualquer marujo sabe, contra, só os gênios e isso a PREVI paga caro aos dirigentes, mas deixa a desejar. Aliás , dirigentes ou aproveitadores?

    ResponderExcluir
  28. Cecilia, estas enganada, ou não te lembras, o ES em 2009, saiu novos valores e prazo em setembro de 2009. Não estou engolindo esta informação tua . Tá tudo manobrado ou melhor teu7s colégas de Anabb estão por fora, ou nadando na maionese.

    ResponderExcluir
  29. Cara Cecília,

    O colega diz que político é tudo farinha do mesmo saco, adiante diz que o "bem-amado" é unanimidade nacional, ora, suas ideias ficaram confusas, nivela por baixo para a seguir blasonar a figura nauseabunda, exemplo histórico de todas as qualidades negativas que um Chefe de Estado possa ter. Lembrar que outro pernambucano - Nelson Rodrigues, dizia que toda unanimidade é burra.

    H. Honorato

    ResponderExcluir
  30. Cecília, você poderia informar-nos qual é o valor que o Banco do Brasil tem,hoje, contabilizado por conta do superávit da PREVI? Comenta-se que já teria passado de 14 bilhões de reais!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Caros colegas,

    Eu acho que vocês lembram bem que a implantação do novo limite demorou alguns meses que gerou uma grande insatisfação nos associados.

    ResponderExcluir
  32. Colega Mauro,

    Não existe nenhum valor contabilizado que pertence ao Banco do Brasil no superávit da Previ. Existem valores que estão contabilizados na conta "Rserva especial para revisão do plano".

    ResponderExcluir
  33. Ninguem, ninguem mesmo fará essa descontabilizaçao do BB.

    1. Credibilidade pode afetar e baixar as açoes tanto da Previ como do BB). acorda Cecilia, agora o que falta são os Diretores da Previ TRABALHAREM, porque ganha muito bem.
    Falta Pressao das ASSOCIAÇOES QUE ESTAO MUITO MAIS MUITO MESMO A DESEJAR E BOTA DESEJAR NISSO. EH UMA VERRRRGONNHHHAAAAA

    ResponderExcluir
  34. Sobre o escândalo dos dossiês, o que tem a dizer o Conselho Fiscal?

    ResponderExcluir
  35. Cecília, o que eu gostaria de saber é o valor que o BB tem contabilizado em seu balanço, e não no balanço da PREVI. Você mesma informou, anteriormente, que este valor existe, e na época, já seria superior a 8 bilhões de reais
    (balanço 31.12.2009). Sabermos o valor atual daria uma idéia das intenções do Banco, relativamente ao superávit.

    ResponderExcluir
  36. Colegas,

    Será que o Flores vai seguir o caminho do Rosa?

    Custo a acreditar em mudanças na direção da PREVI. Senão vejamos:

    1. Flores entra e nada diz, tal como o Rosa;

    2. o BB nomeou os dois;

    3. Os Conselheiros diretivos nada dizem;

    4. ambos pautam pela "cartilha do PT", o poder pelo poder;

    5. Os beneficiários da PREVI não são prioridade para a Diretoria da PREVI, visto que desde o início da era Rosa, e agora Flores, nada dizem, nada fazem, nada prometem.

    Quem sabe faz a hora. A imobilidade desgasta a todos, inclusive os ativos da PREVI.

    A PREVI nao dever servir como apêndice de partido político, o seu fim está em Estatuto devidamente constituido.

    Saudações de james.

    ResponderExcluir
  37. Cecília, ano passado saiu em setembro. No ano atrasado é que saiu no fim do ano.Não se lembra? Jeanne.

    ResponderExcluir
  38. Minha Cara Cecília,
    Agradeço a resposta sobre a Sede da Previ pois disse-me o que já sabia, isto é nada da razão de permanecer aí no Rio perto da famosa Copacabana, decidindo bilhões jogados em renda variáveis distante portanto dos clamores horrorosos dos políticos e das mentes brilhantes do burburinho de São Paulo.para não dizer que só falei de flores e para variar e o ES já não é hora de notícias a fim de acalmar o front?

    ResponderExcluir
  39. ":: Cecília Garcez :: disse...

    Colega anônimo,

    Como eu falei anteriormente, eu acredito que a proposta deva ser apresentada lá para o mês de setembro para ser implementada no final do ano, como foi feito ano passado."

    TODOS lembram que ano passado o realinhamento do ES foi em SETEMBRO. Você, como diretora, tem o DEVER de nos informar sobre as novidades do ES. Lembre-se que você está aí por voto NOSSO. A AAPPREVI apresentou um ótimo trabalho sobre o realinhamento do ES. Impressionante que uma associação com menos de um ano de vida faça o trabalho que a PREVI deveria ter capacidade de fazer, mas não tem! Aprendam com eles. Ah se os dirigentes da AAPPREVI fossem da PREVI. A história seria outra. Mas, como NOS temos o poder do voto, essa história irá mudar em breve!

    ResponderExcluir
  40. Colega Cecilia,
    A sua resposta é inversa à pergunta do cloega Mauro. Ele está perguntando quanto o Banco tem contabilizado, não a Previ.
    Nas notas explicativas nº 28, do Balanço Semestral do BB, consta um ativo atuarial liquido de R$ 14,5 bilhões.
    Enquanto os ativos aplicados em Renda Variável da Previ, tiverm, no 1º semestre, rentabilidade negativa de 10,08 o Patrocinador, sem se importar com o mercado financeiro, vem aplicando indices atuariais positivos. Esse filme, certamente, não terá um final feliz.
    A Reserva Especial do 1º semestre (da Previ) foi de 17 bilhões, o BB utilizou em sua contabilização um Superavit de R$ 47,5 bilhões ( brutos) e considerou metade desse Superavit em seu Balanço, referindo-se a proporção contributiva ( metade), baseado na Resolução Pimentel.

    ResponderExcluir
  41. Caro Mauro,

    Geralmente o Banco contabiliza no final do ano para que impacte o Balanço anual. Continua valendo os valores que repassei no início deste ano.

    ResponderExcluir
  42. Caro Jonas,

    Faltou um detalhe no seu comentário - Eu não sou mais diretora da Previ. Outra coisa, trabalhos sobre ES ou sobre superávit qualquer um aqui pode apresentar, mas o problema continua o mesmo: o que foi aprovado? O que foi aproveitado? o que foi realmente implantado? A teoria na prática é outra coisa. E fazer uma carta de reinvindicação e entregar na Previ é fácil, eu quero ver é conseguir que a Diretoria do BB implemente as medidas.

    ResponderExcluir
  43. Jonas,no ano passado ela estava diretora e poucos meses depois nem lembra quando foi alterado o ES.Teima que so saiu no final do ano.
    Agora que nao e mais da Previ(?), estamos querendo muito........

    ResponderExcluir
  44. Vejam o que esta noticiado no site da FAABB:

    Com a presença da Diretoria e representante do Conselho da FAABB, ouvimos dos eleitos PREVI, Vítor Paulo, Sasseron, Paulo Assunção, Célia e Aldo, o compromisso de que defendem a participação dos aposentados nos pleitos junto ao nosso Fundo de Pensão e se comprometem a ultimar as tratativas com vistas a distribuição do superávit e o aumento do teto do empréstimo simples. No encontro estavam presentes, Isa Musa, Gilberto Santiago, Maria de Guadalupe, pela FAABB e os eleitos PREVI já citados. Gilberto, Celia e Aldo são também dirigentes da AAFBB e participaram recentemente de reunião com os Diretores eleitos da Previ na Sede daquela Associada.


    A Diretoria Eleita da PREVI afirmou que essa gestão está comprometida com a defesa de nossos interesses e percebem que o novo Presidente será acessível às conversações com os associados da PREVI. Fomos informados de que a CONTRAF CUT já encaminhou correspondência à PREVI pedindo a reabertura da pauta com vistas à revisão do plano de benefícios n° 1 e consideram oportuno a união de todas as forças para que possamos chegar a um consenso quanto as propostas que poderão vir a ser postas à mesa de negociações.


    A Presidente da FAABB enfatizou a importância de que a direção da PREVI responda com brevidade às propostas e considerações que foram apresentadas na carta entregue ao Presidente Flores no dia 13 de julho, bem como ao que foi apresentado na consulta às Associações quanto ao Planejamento estratégico.


    Atenciosamente,


    Isa Musa de Noronha


    no site da FAABB:

    ResponderExcluir
  45. O REALINHAMENTO DO ES FOI EM SETEMBRO DE 2009 E SUA APROVAÇAO EM AGOSTO , O QUE EU NAO ACREDITO EH PORQUE A DEMORA EM FAZE-LO NOVAMENTE.

    TEM OS APOSENTADOS A RECEBER

    RENDA CERTA
    CESTA ALIMENTAÇAO
    SUPERAVIT PREVI

    EMPR.SIMPLES REALINHAMENTO, AUMENTO MESMO.VOCES AAFFF, ANABBB, CALARAM-SE

    E O QUE A DIRETORIA ESTA A FAZER, FAZENDO CAMPANHA POLITICA PARTIDADARIA, E BRINCADEIRA, KADE V

    ResponderExcluir
  46. Colegas , sobre o realinhamento do ES, a data correta foi em 15.09.09. Basta olhar no site da PREVI, vai abaixo, como esta na área de acesso restrito do auto-atendimento .
    "Empréstimo Simples

    Plano 1 - aumento do teto de concessão do Empréstimo Simples

    As operações de Empréstimo Simples com teto de R$ 75.000,00 podem ser contratadas desde 15/09/2009. O prazo de carência para renovação desses novos empréstimos é de 6 (seis) prestações pagas.

    Antes de prosseguir, consulte as tabelas de valores.

    O valor específico de cada participante está limitado à sua margem individual."

    Será que vai sair alguma coisa em Setembro/10 ?????????????????????????????

    ResponderExcluir

Poste seu comentário