segunda-feira, 12 de julho de 2010

Presidente Laranja na FUNCEF

Presidente laranja na Funcef

Fundação da Caixa Econômica Federal promove auxiliar para esquentar a cadeira de ex-dirigente que disputa uma vaga de deputado federal
Depois de permanecer durante os dois mandatos do governo Lula como presidente da Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal, Guilherme Lacerda mostrou que não está disposto a largar a função tão facilmente. Ele pediu licença para se candidatar a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo e obrigou a entidade a criar o cargo de presidente laranja, cujo mandato só valerá até 10 de outubro. Se não conseguir os votos suficientes dos eleitores de seu estado, o petista voltará para o posto máximo da Funcef, de onde controla um patrimônio de R$ 38,5 bilhões, o terceiro maior do país entre as instituições fechadas de previdência complementar.
O arranjo de Lacerda causou estranheza pelo ineditismo e, de acordo com especialistas do setor, é mais uma demonstração do aparelhamento político dos fundos de pensão. No caso da Funcef, a entidade serviu de plataforma política e até financeira para o seu presidente. Isso porque o candidato poderá levar uma vantagem incomum em relação aos concorrentes, caso obtenha financiamento para sua campanha por parte de grandes empresas que receberam e recebem investimentos da Funcef.
Em maio, uma reportagem do Correio revelou o interesse dos partidos políticos nos fundos de pensão. Tudo por causa da sociedade que as entidades mantêm com grande parte das empresas privadas que estão livres para apoiar e irrigar a campanha de candidatos aos governos, ao Parlamento e à Presidência da República. O cruzamento das informações da participação acionária dos fundos nas companhias de capital aberto com as declarações de doações a políticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou o papel estratégico que os fundos podem desempenhar no financiamento aos candidatos.
Normal
Indicado para o mandato-tampão deixado por Lacerda, Carlos Alberto Caser assumiu a Presidência da Funcef na última segunda-feira. Ele considerou "normal" a substituição e descartou a existência de aparelhamento ou interferência político-partidária na Funcef. "O governo indica para os cargos as pessoas que estão na sua base de sustentação política. É assim em qualquer lugar do mundo. Não vejo como esse tipo de denúncia se sustenta. Se a oposição vencer, não será diferente", afirmou.
Caser lembrou que seu antecessor não é, propriamente, um neófito no mundo da política, pois já exerceu o cargo de secretário de Finanças da prefeitura de Vila Velha, Espírito Santo. "Havia aqui um presidente que já tinha uma história política anterior. Não vejo como isso pode ser considerado uma 'politização', desde que o fundo de pensão seja governado de acordo com os princípios que a lei determina", afirmou.
Ele explicou que a saída de Lacerda obedeceu às regras do regimento interno da entidade, que permite a seu presidente se afastar por mais de 30 dias, sem remuneração. Além disso, acrescentou que o afastamento de Lacerda não está sujeito aos prazos de desincompatibilização da lei eleitoral, porque os fundos são entidades de direito privado. Especialistas discordam, pois, embora seja uma entidade privada, a Funcef é mantida por uma empresa estatal, no caso, a Caixa Econômica Federal.
Caser assinalou que a decisão de Lacerda de sair para disputar o cargo de deputado não atrapalha a fundação. "Não afeta em nada. O conselho decidiu por um substituto, que sou eu. Os demais diretores trabalham normalmente", disse, acrescentando que, para os 65,2 mil participantes ativos da Funcef, a troca de comando manterá normal a gestão dos benefícios. "É uma mudança normal. O fundo continua cumprindo suas tarefas do dia a dia, atendendo, concedendo aposentadorias", emendou.
Procurado, inclusive por meio da assessoria de imprensa da Funcef, Lacerda não foi localizado pelo Correio. Já o diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, preferiu não se manifestar sobre o assunto. Em nota, ele explicou que "o papel da autarquia é a fiscalização (ex-post, ou depois) dos atos das gestões atual e anterior". (Marcones Gonçalves - Correio Braziliense-10.07)

20 comentários:

  1. É por isso que os aposentados da FUNCEF tem o que tem e nós ficamos a ver navios.
    Precisamo de Presidente que seja realmente presidente e não presidentes laranjas como os que tivemos até agora.

    ResponderExcluir
  2. Votem no PT...votem na Dna. Dilma..
    Voces não viram nada , ainda, esperem...

    ResponderExcluir
  3. Cecília,

    Não tem problema, a PREVI também tá cheia de laranjas, bem verdade, que já passadas.

    ResponderExcluir
  4. José Carlos A. Ferrari12 de julho de 2010 às 21:31

    Bonita a notícia da Funcef. Lá até com presidente laranja eles tem muito mais do que nós.
    A propósito, questionei a Anabb sobre seu posicionamento na defesa de nossos interesses e ela como sempre escorregou. Vejam abaixo a pergunta e a resposta:
    Pergunta:
    Tenho entrado no site da Anabb todos os dias e lendo o clipping e não tenho lido nada sobre a Previ de interesse dos integrantes do plano 1 principalmente dos aposentados, ou seja, distribuição do superavit e realinhamento do empréstimo simples. Nossa situação está desesperadora e espero realmente que a Anabb se sensibilize e nos ajude pressionar a Previ para que faça alguma coisa. Os funcionários da ativa já estão tendo a distribuição do superavit indiretamente através da PLR pois o banco já contabilizou sua parte. Há algum tempo já, a Anabb vem se distanciando, pensando em Anabbprev, seguros, cooperativa habitacional e outras coisas, deixando sua atividade fim, que é a defesa de nossos interesses. Espero sinceramente que vocês tomem atitudes imediatas, para que nós aposentados possamos retomar nossa dignidade.

    Resposta:
    Prezado José Carlos, acusamos o recebimento de sua mensagem e estamos encaminhando ao setor responsável. Por oportuno, informamos que com a mudança da presidência da ANABB e da PREVI, ainda não foi tomada nenhuma postura sobre esse assunto. As informações que temos são as que a questão do Superávit continua suspensa. É necessário aguardar, para que os futuros representantes tomem alguma posição. Caso haja alguma informação nesse sentido, será amplamente divulgado nos informativos da ANABB. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. A ANABB agradece seu contato."

    NÃO FOI ESCLARECEDOR? PELO QUE SEI SÓ TROCARAM DE CADEIRA NA ANABB. FICARAM OS MESMOS.
    VAMOS PRESSIONAR. QUEM SABE ALGUÉM SE MEXE.

    Um abraço,

    José Carlos A. Ferrari
    matr. 5.346.550-4

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    Laranja na Funcef, abacaxi & pepino (Belo Monte) na Previ. Além disso, todos os integrantes dos três maiores fundos de pensão do país passaram a sentir um sabor bastante amargo, semelhante ao do jiló, a partir de setembro/2008 quando foi editada a malfadada resolução 26 do CGPC. A coisa, tal qual o gosto de um limão, azedou de vez na Previ a partir do momento em que o patrocinador passou a abocanhar, semestralmente, recursos vultosos e sagrados que até então pertenciam exclusivamente aos trabalhadores do “PB-1”, sob o olhar passivo e estarrecido dos dirigentes eleitos do fundo.

    ResponderExcluir
  6. Votem no PSDB...votem no nervosinho Sr. Serra...
    Vocês não viram tudo, ainda, esperem...

    ResponderExcluir
  7. Vc viaja muito anônimo de 10:32.Sendo Lula Ou FHC, sempre nos roubaram, sempre nos espoliaram.O problema não está na Dilma ou em fulano, está na ganância humana, ou vc acredita que Serra fará melhor?Todos candidatos, que conheço são pessoas que buscam interesses para si, as pessoas mais desprovidas deste sentimento, pelo que sei não querem ser políticos, pois não suportam a podridão do sistema!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo com presidente que se licencia para disputar mandato eletivo, sendo sucedido por um "laranja", a FUNCEF está pagando a seus aposentados, por conta dos superavits, aproximadamente 25% de reajuste. O que conseguimos com os presidentes "técnicos" da PREVI?

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo das 10:32 de 12/07
    Se quisesse poderia ter assinado: REGINA DUARTE (aquela que tinha medo)
    Tá igualzinho!
    Interessante também seu preconceito: Dna.Dilma!
    Voce e o Maluf, tudo a ver!
    Um abraço
    Zécarlos

    ResponderExcluir
  10. Cecília,

    Um ¨passarinho¨ me disse que os estudos sobre a destinação do superávit encontram-se bem adiantados bem como terem iniciados os entendimentos com o BB. Há um grupo bem restrito de pessoas conduzindo essas questões. Pergunto se você tem também essa informação? Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  11. Votem na DNA Dilma....voces verão coisas muito piores....o PT ainda não mostrou do que é capaz...

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo,

    Ainda não tenho nenhuma informação sobre discussão de superávit, mas acredito que "esse passarinho" esteja bem informado e deve ter começado entre quatro paredes. A questão é saber quem é esse grupo.

    ResponderExcluir
  13. Vote na Dilma e ganhe um curso de guerrilha em CUBA. Ou se preferir pode ser na Venezuela ou no Irã.

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecilia, fugindo um pouco do assunto "susperavit", gostaria de saber se vc sabe algo a respeito de a PREVI juntamente com o Banco estarem discutindo aposentadoria de funcionarios sem precisar completar 50 anos. (logicamente ficaria mais facil para o Banco promover um grande PDV).
    Aguardo resposta.
    Ass.
    FUNCI louco para sair do Banco.(não aguento mais pressão para cumprir metas)

    ResponderExcluir
  15. Colega anônimo,
    Pode ser até que haja novo plano de incentivo para os funcionários da ativa, porém acho difícil que haja mudança nas regras da aposentadoria antecipada aos 50 anos na Previ. Nós tentamos mudar para que as mulheres pudessem sair aos 45 anos, em função de ter direito a se aposentar 5 anos antes que os homens. Na época, o Banco concordou, estava tudo amarrado, porém foi brecado pelo Ministério da Previdência, por isso acho pouco provável. Se a questão das mulheres, não foi possível reverter, imagine reduzir a data mínima para todos...

    ResponderExcluir
  16. Cecilia,
    Obrigado pela resposta (apesar de não ser a que eu queria ler rs...). Acredito que tem muito mais colegas da ativa que estão "loucos" para sair do Banco. Qualquer novidade sobre PAI/PDV, favor nos comunicar.
    Em tempo, perguntei, pq consta na pauta do sindicato (comprado), pedir ao banco aposentadoria na previ com qualquer idade.
    Ass.
    FUNCI louco para sair do Banco.

    ResponderExcluir
  17. Querida Cecília,

    Vc teve muito contato com o Pimetel durante seu cargo de diretora da Previ? Saberia descrever sua personalidade? [E uma pessoa criativa, inteligente? De onde ele tirou inspiração para norma 26? Seria nas praias do ceará? Como vc avalia seu desempenho na pasta da Previdência. Gostaria se conhecer seu ponto de vista
    Abraços
    José

    ResponderExcluir
  18. Cecilia,
    quem brecou a aposentadoria das mulheres no BB aos 45 anos de idade, foi UMA MULHER (estou procurando o nome dela no google) COM PODER DE MANDO DENTRO DO MINISTERIO DA FAZENDA ! O BB. SPC e |Minist.Previdencia aprovaram tal medida em outubro de 2007, porém INCRIVELMENTE o Ministério da Fazenda não tinha e não tem nada a ver com isso, BRECOU/ MELOU os acordos que estavam muito bem encaminhados...
    Depois disto, parecem que se esqueceram desta proposta.???
    Temos que publicar o nome desta mulher do Minist. da Fazenda. aguardem.

    ResponderExcluir
  19. Colega anônimo,
    Não foi uma mulher que brecou a aposentadoria antecipada na Previ às mulheres com 45 anos. Como existia um projeto de alterar a data de aposentadoria no INSS, para que igualasse o tempo entre homens e mulheres, eles não concordaram em mudar na Previ.
    Infelizmente, são pouquíssimas as mulheres em cargos de liderança com esse poder de brecar propostas como esta.

    ResponderExcluir
  20. Prejudicando Aposentadas20 de julho de 2010 às 18:21

    A Mulher que brecou a aposentadoria antecipada das mulheres do BB era (ou é ainda?) Sra. MARIA ESTER VERAS -Diretora Técnica da SPC.
    (Fonte:V.Camilo in "Jornal Ação"196)

    Da mesma SPC prejudicou todos os aposentados a Sra. SOLANGE PAIVA VIEIRA (atual Diretora ANAC)
    (fonte:Boletim ANAPAR Nº 273)

    Do Ministerio da Fazenda assinou o ato o Sr.Secretário Executivo NELSON MACHADO.
    (fonte:Jornal AÇÃO 196 entrevista V.Camilo)

    ResponderExcluir

Poste seu comentário