quarta-feira, 14 de julho de 2010

Governo tenta criar Seguradora Estatal

Governo quer criar Seguradora Estatal

O Ministério da Fazenda já enviou para a Casa Civil o texto da medida provisória que cria a Empresa Brasileira de Seguros. O objetivo é dar garantia a grandes obras de infraestrutura, como as do Programa de Aceleração do Crescimento. Para seguradoras privadas, a iniciativa é uma intervenção estatal.
Um segundo jornal informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar, em agosto, em caráter emergencial, uma medida provisória criando a 12ª empresa estatal do seu governo: a Empresa Brasileira de Seguros S.A. (EBS), que já está provocando forte reação do setor privado. A nova companhia, que nascerá vinculada ao Ministério da Fazenda, poderá explorar operações de seguros em várias modalidades, do comércio exterior a projetos de infraestrutura de grande vulto. A EBS será autorizada ainda a criar subsidiárias e até abrir filiais no exterior. Como não há orçamento específico para ela, a "Segurobrás" pode começar a operar com funcionários cedidos ou sob contrato temporário. Os empresários criticam a medida e a qualificam como um "retrocesso", já que o monopólio do setor do resseguros foi quebrado há cerca de dois anos e meio. "Há um claro conflito de interesses, pois o governo vai segurar seus próprios contratos", disse Jorge Hilário Gouvêa Vieira, que preside a confederação do setor.

Fonte: Jornais O Estado de São Paulo e O Globo

4 comentários:

  1. 12a. empresa estatal ..mais cabide de emprego "pra" "companherada"... votem na Dna. Dilma e voces verão o tamanho da conta que teremos que pagar....

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Caso realmente essa seguradora saia do papel, a diretoria do nosso fundo deveria correr para colocar logo logo a Previ no seguro já que, do jeito que o patrocinador está abocanhando os nossos recursos, muito em breve estaremos próximos da falência. Risos.......
    E.T. – terminei com risos mas, pelo andar da carruagem, a coisa está bem mais para chorar do que para rir.

    ResponderExcluir
  3. Colegas,

    ¨Cabidaço de empregos milionários¨a serviço das próximas eleições. Não havia nenhuma necessidade em sua criação. Para aumentar a oferta e a concorrência era só tornar a legislação mais flexível, principalmente quanto a entrada de novas empresas no setor ainda que estrangeiras.

    ResponderExcluir
  4. e o TCU, Min.Publico Federal, Congressistas, vão deixar passar esta PeTezada?.
    Prá que uma "seguroBrás?"Além de cabidão de empregos prá cumpanheirada aloprada, ainda vai concorrer no mercado securitário com mais de 100 cia. de seguros?
    Ferrou-se o Lulismo e a Petezada!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário