terça-feira, 20 de julho de 2010

Belo Monte causa divergência na Neoenergia

O polêmico projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte está expondo também controversas questões de governança das companhias abertas, como a da função do conselheiro independente. Um dos conselheiros da Neoenergia, Paulo Assunção - diretor de administração da Previ, que representa os beneficiários do fundo de pensão - se manifestou contra a participação da empresa na sociedade de propósito específico que vai construir Belo Monte, por entender que não havia total transparência dos números do projeto. Mas pouca diferença fez sua divergência, já que o acordo de acionistas da empresa prevê que os representantes dos controladores devem votar em unanimidade e de acordo com o que decidiram os sócios em reunião prévia ao encontro do conselho de administração.
"A Neoenergia tem um acordo de acionistas que estabelece que os conselheiros votam de acordo com a posição de seus acionistas, ou seja, as matérias devem ser aprovadas por unanimidade, assim sendo, não há possibilidade de voto discordante", informou a empresa em comunicado. "A Previ não orienta voto de seus conselheiros", disse o fundo de pensão em nota. O conselheiro Paulo Assunção não quis fazer comentários.
A independência do conselheiro de administração, mesmo quando indicado pelo acionista controlador ou do bloco de controle, é um tema controverso. A própria Lei das Sociedades por Ações, no lugar de esclarecer, ajuda a causar confusões.
De um lado, a legislação determina que o conselheiro deve votar e agir no melhor interesse da companhia - e, portanto, não em defesa de um grupo específico que possa tê-lo indicado para o cargo. Porém, em outro artigo, a mesma lei determina que o conselheiro de deve seguir e fazer valer o acordo de acionistas. Caso ele vote contra, seu voto será desconsiderado.
Por entender que tal artigo pode prejudicar a independência do conselheiro de administração, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou em março de 2008 uma "carta diretriz" com orientação sobre o tema.
Na carta, o instituto recomenda que as empresas evitem esse tipo de acordo de acionistas, que vincula o voto do conselheiro, deixando as decisões polêmicas para a assembleia, para que assim os controladores possam exercer o acordo por meio do voto. Sugere também que o conselheiro que se sentir em situação de conflito, na qual discorda da orientação recebida, deixe registrado em ata o argumento contrário, mesmo sabendo que o voto será desconsiderado.
O assunto vem à baila justamente com um projeto que foi considerado pouco atrativo para os investidores durante o leilão, em função do preço da energia, e em que o governo teve que dar benefícios para viabilizá-lo. A Neoenergia fez parte do consórcio perdedor, que deu um deságio ínfimo no preço. E agora faz parte da sociedade vencedora, que baixou o preço em 6%.
Um dos principais problemas apontados para Belo Monte é o risco de construção, pelo tamanho do projeto e o tamanho da escavação que será feita em meio à Floresta Amazônica. Todos os novos sócios entraram no projeto sem ainda o consórcio vencedor ter fechado contratos de construção e de fornecimento de equipamentos.
O risco da construção foi o grande entrave visto pelos grandes autoprodutores, como CSN e Gerdau. Uma fonte próxima a uma das empresas conta que se retirou da mesa de negociações pela completa falta de informações que pudesse levar ao seu conselho de administração para ter aprovação. "Não tínhamos um investimento teto, em função do risco de construção, tínhamos que nos responsabilizar solidariamente por todos os outros sócios em caso de inadimplência e não havia sócios definidos."
A Eletrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que todos autoprodutores, assim como todos os sócios, receberam, sob acordo de confidencialidade, as informações necessárias para decidirem sobre a participação na SPE que vai construir Belo Monte. "A formação da SPE exigiu o estabelecimento de condições societárias isonômicas, que atenderam a todas as empresas, não cabendo, portanto, criar condições especiais para autoprodutores ou qualquer outro empreendedor." O que os autoprodutores dizem é que na mesa de negociações todas as conversas eram muito truculentas e as garantias que minimizam o risco do empreendimento eram dadas apenas na base da palavra.
Até agora a Eletrobras não prestou nenhuma informação a seus acionistas do impacto do projeto em seu fluxo de caixa. Afinal, a empresa junto com suas controladas terá quase 50% do projeto. O fundo de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) foi o único que prestou informações a seus beneficiários. Disse em comunicado que o investimento está estimado em R$ 25 bilhões e que o fundo será responsável por R$ 650 milhões.
A Previ não se sente nessa obrigação porque o investimento está sendo feito por sua controlada, a Neoenergia, dona da Bolzano Participações. Tampouco a Iberdrola fez comunicado a seus acionistas na Espanha. Para a Neoenergia, a importância do investimento está no salto que ela dará como geradora de energia. A empresa tem capacidade de investimento pelo caixa que possui em forma de reserva de lucro de mais de R$ 4 bilhões. (Josette Goulart e Graziela Valenti - Valor Online)

34 comentários:

  1. Sempre iremos ser colocados para regra tes, quatro ou sei lá.

    essa briga de belo monte nao está no estatuto da Previ, portanto vai ai uma sugestão para resolerem os nossos problemas.

    Depositem na conta de cada Pensionista ou Aposentado 1.000.000,00, isso, se a Previ tem 140 bi e tem 29 bi para revisao do plano, e esta pensando mais do que a estátua do Pensador sem resolver nada, os aposentados e pensionistas com essa grana vai pagar o que deve e o que sobrar vai conhecer as belezas do Maranhao antes que os politicos maus acabem.
    a minha sugestao é para evitar suicidios....daqui a um mes vai morrer muitos aposentados de depressao,ataque cardiaco e outros males e a Previ e diretoria nao estao nem ai. Sai Rosa, Entra Flores, será necessario entrar um Cravo para rever a questao dos aposentados.

    ResponderExcluir
  2. “ATENÇÃO”
    COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. SITUAÇÃO CAÓTICA ESTA NOSSA NÃO? ENTÃO VAMOS BUSCAR NOSSOS DIREITOS. PESQUISEM NA INTERNET. LIGUEM PARA OS ADVOGADOS, PERGUNTEM. FAÇAM INTERURBANOS. ESPECULEM. INFORMEM-SE. EXISTEM VÁRIOS ESCRITÓRIOS PELO BRASIL AFORA, PROPONDO AS AÇÕES ABAIXO, QUE SE VITORIOSAS, PODEM AMENIZAR NOSSAS DIFICULDADES FINANCEIRAS E RECOMPOR NOSSAS PERDAS.

    REVISÃO DO COMPLEMENTO DE BENEFÍFICO PREVI- JUSTIÇA DO TRABALHO

    CESTA ALIMENTAÇÃO – JUSTIÇA CÍVEL



    REVISÃO DO COMPLEMENTO DE BENEFÍCIO PAGO PELA PREVI

    A Previ, quando calculou o valor do primeiro benefício, o fez, levando-se em conta as regras constantes em seus estatutos e regulamentos vigentes na data da concessão da aposentadoria, quando o correto seria levar em conta as regras constantes nos normativos vigentes na data de admissão do funcionário no plano da PREVI. Há casos de aumento de mais de 40% no benefício e pleiteando-se ainda o pagamento retroativo dos últimos 05 anos. Cada caso é um caso. Simultaneamente pode-se pedir nesta ação a extirpação da Parcela Previ para quem se aposentou a partir de 01/01/98.
    _____________________________________________________________________

    CESTA ALIMENTAÇÃO
    Nesta ação pleiteia-se o pagamento retroativo dos últimos 05 anos.
    Veja como o STJ assentou a questão da cesta-alimentação:
    “ . . . o vale-alimentação integra o salário, considerando que a legislação afasta, apenas, a parcela in-natura, isto é, quando a própria alimentação é fornecida. Desse modo, por força de previsão estatutária, os empregados aposentados fazem jus às diferenças de complementação de aposentadoria decorrentes dos abonos concedidos aos funcionários em atividade, de forma que o associado receba, na inatividade, o que receberia se estivesse no serviço ativo do banco”.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    Está na matéria que a PREVI não orienta o voto de seus conselheiros. Como isso funciona, já que poderia abrir uma possibilidade ainda que remota de determinado conselheiro por algum motivo pudesse votar contra o interesse da PREVI?

    ResponderExcluir
  4. Voce viu, Cecília? A AAPPREVI, que foi fundada com uma proposta de se diferenciar de todas as associações que estão por ai, acaba de se associar à FAABB. Não é interessante? Tenho pena dos que acreditaram no "diferente" e se filiaram logo à primeira hora. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Paulo Assunção, que prevê problemas para a NeoEnergia ingressar numa SPE para a construção da "Usina Belo Monte".
    Sugiro ouvir a posição do Joilson Rodrigues Ferreira e Luciana Freitas Rodrigues, que integram os comitês e que estes comitês sejam oficiados pelo Paulo Assunção, acerca dos riscos em tal investimento.

    ResponderExcluir
  6. Colega anônimo,
    Os Conselheiros respondem com seu CPF se aprovarem algo que dê prejuízos para a empresa e isso, independe da Previ. O voto do conselheiro tem que ser independente. Senão onde fica a Governança?

    ResponderExcluir
  7. Colega de 11:24, voce deve ser um dos dirigentes da Previ com certeza, ou a propria Cecilia.
    Ve se encontra alguma coisa para fazer pelos colegas e nao criticar o que e EXCELENTE!
    A AAPPREVI se uniu a FAABB sim e deve estar encomodando muita gentinha.......

    ResponderExcluir
  8. Cecília,
    Acredito que o voto não precisa dar prejuízo a empresa participada para ser contra o interesse da PREVI. Estou equivocado? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Trem-bala é bala...no pé de quem investir nesta megalomania lulo-dilmista.
    A tarifa de equilíbrio é por volta de R$ 200,00. Se começarem a incomodar, as companhias aéreas podem estabelecer tarifas tão baixas que deixariam o trem-bala às moscas. Recentemente, voei de Curitiba a Porto Alegre por R$ 94,00.

    ResponderExcluir
  10. Colega anônimo,
    Eu não me escondo atrás de pseudônimos para falar o que penso. Se eu tiver que dizer algo, digo em meu nome.

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo,
    Foi forma de dizer, lógico que não precisa dar prejuízo para votar contra. O objetivo de todo conselheiro é agregar valor à empresa que ele atua. O objetivo da Previ é participar em empresas, cada vez mais saudáveis e sustentáveis. Logo, os objetivos deveriam ser os mesmos, ou seja, buscar o melhor para a empresa e, se você agrega valor à empresa, está agregando valor à PREVI, em forma de dividendos e valorização do ativo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Wilson,
    Você abordou uma questão bem interessante, pois eu considero o investimento no trem bala outro mico, pois quem pagará R$ 200,00 em uma passagem tendo voos no mesmo custo e bem mais rápido.

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília,
    Peço licença para abordar um outro assunto que não seja o relativo ao post ora disponibilizado mas que entendo como sendo também do interesse da grande maioria dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”. A Aapprevi enviou ontem, 20.07.2010, para diversos membros da atual diretoria da Previ, carta através da qual solicita o realinhamento imediato do produto Es-Previ. Penso que neste exato momento, 15:49 hs de 21.07.2010, todas as cartas expedidas devem estar “viajando” ou, quem sabe, já chegaram ao seu destino. Gostaria de fazer menção especial àquela que foi endereçada ao Sr. Diretor de Seguridade que, felizmente, será substituído a partir de 2012 por pessoa plenamente identificada com os anseios e necessidades de todos os associados. A propósito, Você sabe bem a quem eu me refiro não é? Ao contrário do que alguns colegas possam imaginar, penso que os dirigentes da Previ lêem sim os comentários que são postados aqui e nos demais espaços similares existentes. Insistem apenas em posar como criaturas indiferentes e acima de toda e qualquer interferência “externa” que possa vir a influenciar as suas futuras decisões. Quando me refiro a toda e qualquer interferência é bom esclarecer que essa pose toda só é utilizada quando se trata de pleito oriundo dos associados do “PB-1”. Na hipótese de ser algo que venha ou seja do interesse do patrocinador aí a subserviência aflora em todos e a coisa passa a funcionar de maneira totalmente inversa. Mas, mesmo assim, insisto em me dirigir aqui e agora ao todo poderoso Diretor de Seguridade para solicitar, respeitosa e encarecidamente, que ele abra de forma agressiva a torneira – abstenha-se de utilizar o conta-gotas – responsável por fazer jorrar os recursos do nosso fundo, destinados a matar a “sede” de um contingente bastante expressivo de aposentados e pensionistas do “PB-1”. Não aceitamos mais atitude parcimoniosa quando se trata de realinhar teto e prazo de pagamento do ES-Previ. Nunca é demais lembrar ao Sr. Diretor que são recursos nossos que serão emprestados, a risco zero, para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  14. Estes investimentos lulo/petistas(trem-bala:Passagem a R$ 199,00) usina belo monte:Megawatt/hora a R$ 83,00) são tão megalômanos e nunca sairão do papel !VISTO QUE SÃO INVIÁVEIS ECONOMICAMENTE PARA INVESTIDORES NACIONAIS.!Pois ultrapassam os 30 anos de retorno.

    Saem fora NeoEnergia e PREVI !é furada! -Vejam opinião das construtoras-

    ResponderExcluir
  15. Ao coléga anônimo de 20.07 às 11:54, que bobagem tu estás comentando, deixa de ser palhaço e pensa um pouco para ver o que estas querendo comentar, acho que estas querendo criar divisões entre os colégas, ou então tu és um dos que receberam aquele4s valores bem razoáveis do renda certa, e queres ver o circo pegar fogo, quem pensa que tu és para falar da AAPPREVI, sai do anonimato e bota a cara para bater, ai sim, vais poder comentar alguma coisa da AAPPREVI e da FAABB. Rogério.

    ResponderExcluir
  16. Cecília, você postou aqui que os conselheiros pagam com o seu cpf caso aprovem matérias que tragam prejuízo a PREVI. Diante de sua afirmação, peço que nomine aqui, para conhecimentos de todos, alguma penalidade imposta aos que aprovaram aquele mico daquele hotel lá da bahia?

    ResponderExcluir
  17. Colegas, a melhor solução para os da ativa é retirar as reservas. Se os 33.000 que restam sacarem ao sair, acaba superávit, acaba essa festa.
    A Previ agora é subsidiária do BB...

    ResponderExcluir
  18. Ola Luis Antonio,
    Concordo contigo.
    A Revista PREVI nº 151 divulgou que de jan/março de 2010 só o Plano 1 devolveu de reservas R$ 13.969 MIL !
    (Pág.18), Negando-se a informar QUANTOS sacaram no 1º trimestre.

    Já no site da PREVI, ao informar quantos somos por faixa etária no "Plano 1", nos "ativos" nas 5 últimas faixas, a partir de 65 anos até 94 anos colocaram um asteriscos(*).
    Indaguei e informaram que "NÃO ESTÃO NA ATIVA TRABALHANDO NO BB" E QUE PARA A PREVI SÃO 80 PARTICIPANTES QUE, por alguma razão (???), NÃO exerceram o seu direito de requerer a aposentadoria !!!

    Com certeza vão sacar suas reservas!
    A Gerência de Comunicação e Marketing disse-me que há necessidade de fazer um amplo esclarecimento destes casos (devolução das reservas) aos participantes do Plano 1.
    Aguardaremos...

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o comentario de Rogerio Carvalho(21.07-20:32h)os colegas não deveriam ser esconder no ANONIMATO para criticarem ou ter opinioes divergentes, afinal niguem é dona da verdade.Não devemos ter medo de falar o que pensamos.

    ResponderExcluir
  20. Caro Luiz Antonio, 22 julho 16:57 hs., se os 33.000 que restam sacarem suas reservas, não altera em nada o superavit, pois isso desobriga o pagamento de suas aposentadorias, o que reduz o passivo da PREVI. Aliás, acho que o superávit dividido pelo número de beneficiários até aumentaria, pois os que retiram suas reservas levam sua parte
    SEM a parcela que teriam direito do superávit.

    ResponderExcluir
  21. Colega de 11:06,podes apostar que nao teras a resposta.

    ResponderExcluir
  22. Ola Cecilia,
    Gostamos quando voce informa-nos sobre as empresas participadas da PREVI (do Plano 1, melhor dizendo...), principalmente dos dividendos que elas fornecem ao Plano 1 para pagar nossos R$ 6 bilhões anuais de benefícios.

    Cecilia, é verdade que a CVRD ("VALE") é a empresa que mais dividendos distribui no mundo todo atualmente?
    Li que de janeiro a março de 2010 a "VALE" distribuiu R$ 2,2 bilhões em dividendos, então: Metade disso é destinado ao Plano 1 ? Minhas Dúvidas:
    a)
    Metade da "VALE" pertence ao Plano 1 ?
    Confirme, se a LITEL é 100% do Plano 1 e é uma SPE só para ser associada da VALEPAR ? E, é avaliada em R$ 31 bilhões?
    b)
    Se a LITEL(do Plano 1) tem 58,1% da "VALEPAR",
    que por sua vez É "DONA MAJORITÁRIA",pois tem 52,3% da CVRD("VALE"), qual o valor econômico desta mineradora CVRD("VALE")?

    Esta Cia.Mineradora realmente é a "jóia da coroa previ", pois sozinha quase paga TODOS nossos benefícios anuais do Plano 1 !
    Por último: Qual o valor dos dividendos pagos pela "VALE", relativos ao 2º trimestre de 2010 ?
    Obrigado pelas informações.
    Paulo Beno

    ResponderExcluir
  23. anônimo disse:
    Cara Cecília , cuidado com gente do tipo "anônimo das 11:24hs". Só está querendo bagunçar o coreto e colocar colegas uns contra outros.
    Ele esteve, recentemente, no site previplano1 falando asneiras porém, foi devidamente rechaçado. Esteja atenta e não se deixe levar por comentários estúpidos e mal intencionados que pregam a discórdia. Você é uma grande guereira que sempre esteve buscando defender nossos direitos, assim como o Marcos (presidente da aapprevi). Precisamos sim, juntar forças para atingir nosso objetivo maior .
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Pelo nível de educação e civismo da resposta do Sr. Rogério Carvalho, temos uma boa noção do tipo de pessoas que compõem a AAPPREVI. Creio que nós que temos um pouco de dignidade, não devemos nos associar a pessoas desta estirpe.

    ResponderExcluir
  25. SE A PREVI 1 TEM 140 BI E O GOVERNO FAZ O QUE QUER , MANDA ELES DAREM DOIS MILHOES PARA CADA APOSENTADOS E PODE FECHAR A CONTA E PASAR A REGUA.
    É APLICAR UM MILHAO QUE RENDE EM TORNO DE 12 A 15 MIL E TORRAR OS OUTROS PASSEANDO ENQUANTO NAO MORRE PORQUE O SASSERON É FOGO

    ResponderExcluir
  26. Caro Paulo Beno, 24 julho 10:45 hs.,segundo informações da PREVI, aproximadamente 50% dos benefícios pagos, ou seja, R$ 3 bilhões anuais, são quitados apenas com o recebimento de dividendos, sem a necessidade de vender uma ação sequer. Gostaria que a ex-Diretora Cecília nos informasse se este valor está correto, e se o mesmo é computado para apuração do superávit.

    ResponderExcluir
  27. Caro Wilson,
    Você está certíssimo. As rendas recebidas de dividendos e aluguéis correspondem a um montante significativo dos benefícios pagos, que beiram a 50%, dependendo do montante de dividendos pagos, porém é bom lembrar que como estamos com as contribuições suspensas, metade dos recursos necessários têm que sair de algum lugar, certo? Ou renda variável ou renda fixa - não tem outra equação.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo das 15:55 de 24/07/: Achas que podes dizer tudo no anonimato, pois educação é que nunca me faltou
    poderia ter respondido como anônimo
    mas fui educado pelo falecido meu pai que anonimato é covardia e falta de educação. Portanto lamento que quando levas nos dedos tu esperneia, mas, outra coisa que vou te comentar, não mistura opiniões e atitudes minhas com as da Associação, que é um colegiado,
    ok... Passar bem e Paz, Rogério Carvalho.

    ResponderExcluir
  29. Wilson Luiz,
    Pode ser que aumente o superávit, mas quem sai levando as reservas capitaliza, fica livre de eventuais déficits futuros (com retorno da cobrança de contribuições).
    E tem mais: funcionários como eu, com filhos maiores de 24 anos, não deixam reservas nem para herdeiros quando morrem. Fica tudo para a Previ e sua politicagem com o BB e o governo.
    É realmente uma questão muito delicada...

    ResponderExcluir
  30. Sob o olhar indiferente dos dirigentes da Previ e do BB aos direitos dos aposentados e pensionistas, iremos protestar inicialmente com um abraço ao prédio da Previ, que demonstrará toda indignação , angustia e revolta que sentimos diante de tanto descaso,de tanta falta de interesse em solucionar questões já tão esmiúçadas e que ficam engavetadas por má vontade e falta de coragem dos dirigentes da Previ cumprirem o que manda a Lei e o que está nos estatutos da Previ.

    ResponderExcluir
  31. CECILIA, dei uma idéia no blog do Marcos e faço o mesmo aqui. Seo BB FOSSE PRIVATIZADO NÃO SERIA UMA BOA PARA NÓS DO PB1? Mão teríamos a interferência do PT, de LULA e sua corja e com esse patrimônio de mais de 140 bi nós seríamos independante, NÓS JÁ SOMOS UMA POTÊNCIA FINANCEIRAMENTE.
    O QUE VOCE ACHA ?
    GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  32. Olá colega anônimo,

    Discordo de você, apesar de achar que o BB está praticamente privatizado, pois a participação do governo cada vez diminui mais, porém acredito ser importante ter um banco estatal forte para o País. Não existe nada que garanta que a privatização provocaria uma gestão mais independente na Previ.

    ResponderExcluir
  33. Colegas,

    Estamos preocupados com algo que não tem conserto. A armadilha já foi construida a muito tempo, e nós pertencentes ao plano 1 , sempre fomos massa de manobra nas mãos dos dirigentes do BB e PREVI. É só ver quantos Estatutos/Regulamentos aprovamos desde a criação da PREVI, convencidos que era para o nosso bem e hoje vemos nossos benefícios praticamente se equipararem ao do INSS. Vimos pessoas legislando em causa própria sem o mínimo comprometimento com os aposentados e pensionistas da PREVI. Enfim vimos tudo que a ganância pode fazer para destruir os sonhos de milhões de associados, vimos dirigentges eleitos, presidentes, conselheiros, todos sem exceção peocupados com os vencimentos no final do mês, para pagar a viagem a Europa, o carro Zero, a casa de praia, tudo o que é importante no mundo capitalista ( onde o mais importante é mostrar para o vizinho aquilo que temos), porém não vimos ninguém preocupado com os rumos que a PREVI vem tomando nos últimos anos. Isto se chama alienação, e não tem conserto.

    ResponderExcluir
  34. Seguinte: o aumento do ES deve ser de 120.000,00 e o prazo de 120 meses.
    A caixa o bb e outras instituiçoes já tem prazo de 96 meses e nao é preciso ser socio ou ter eito contribuiçao. A Previ tem que ter coragem até porque o ISCO E "ZERO"

    ResponderExcluir

Poste seu comentário