quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Muda a fórmula da aposentadoria

A nova tábua de expectativa de vida, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai elevar em pelo menos três meses o tempo de permanência no serviço para os trabalhadores que quiserem se aposentar por tempo de contribuição. Nesse tipo de aposentadoria incide o fator previdenciário, uma fórmula de cálculo do valor do benefício que leva em consideração a expectativa de vida dos brasileiros. Toda vez que a expectativa de vida aumenta, a tabela do fator é ajustada automaticamente, o que significa que, para obter o mesmo valor de aposentadoria esperado antes, será preciso aumentar o tempo de trabalho. De acordo com o IBGE, os brasileiros estão vivendo mais. A expectativa de vida passou de 72,6 anos em 2007 para 72,9 anos no ano passado. Para se ajustar a esse aumento de sobrevida, a Previdência Social divulgou ontem a nova tabela com os índices que compõem o fator previdenciário. O fator só incide no cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição. Ele não é utilizado na aposentadoria por invalidez e nem na aposentadoria por idade, a não ser para beneficiar o trabalhador.

Pelas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, se o fator for maior que 1, há acréscimo no valor do benefício em relação à média do salário de contribuição utilizada no cálculo. Se o fator for igual a 1, não há alteração. Só no caso de o fator ser menor do que 1 é que há redução do valor do benefício. Isso acontece nas aposentadorias solicitadas precocemente porque, em tese, os trabalhadores vão viver mais anos recebendo da Previdência Social. A Previdência explica que o novo fator será aplicado apenas às aposentadorias solicitadas a partir de 1º de dezembro. Os benefícios já concedidos não sofrerão qualquer alteração em função da divulgação da nova tábua de expectativa de vida do IBGE. A utilização dos dados do IBGE, como uma das variáveis da fórmula de cálculo do fator, foi determinada pela Lei nº 9.876, de 1999.

Fonte: Correio Braziliense

26 comentários:

  1. Mas este IBGE não é um Instituto Governamental ?
    Dizer que a espectativa de vida do trabalhador vai aumentar em 3 meses e por isso vai ter que trabalhar MAIS 3 meses e assim sucessivamente a cada tábua ou tabela publicada por este IBGE do Governo é de uma insensatez tamanha !!!
    É um IBGE prejudicando os novos aposentados... Ohhh Brasil...

    ResponderExcluir
  2. O pior é descobrirem uma fórmula para depois do teto se viver mais 15 anos. Aí é que ninguém se aposenta mais.Êta coisa complicada são nossos legisladores.

    ResponderExcluir
  3. Colegas,
    É mais uma "rasteira" em quem vai se aposentar. É o IBGE e INSS, juntos, prestando um desserviço aos aposentados. Contribui-se com o teto, e recebe-se um pouco mais que o piso...Quanto mais se vive, menos se ganha..

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecilia,

    Não tenho certeza, mas parece que tem um Ricardo Pena(Secretario de Planejamento) envolvido no escandalo do mensalinho de Brasilia. Quem é ele? Um homonimo?

    ResponderExcluir
  5. ESSE PT É MAIS COMPLICADO QUE SE IMAGINA, OS FRAUDADORES DO INSS ENCONTRAM UMA FACILIDADE TAMANHA PARA FAZER OS ROMBOS, ENQUANTO ISSO O GOVERNO FEDERAL CADA VEZ MAIS COMPLICA A VIDA DO POBRE TRABALHADOR QUANDO VAI SE APOSENTAR, VAI ENTENDER ESSE PAÍS QUE SE DIZ DESENVOLVIDO.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília.
    Além desse fator previdenciário ser uma armadilha para a aposentadoria, temos ainda que "aceitar" a lei em vigor que concede reajustes diferenciados. Não adianta contribuir por 50 anos ao INSS se no futuro todos nós aposentados, receberemos apenas 1 salário mínimo de benefício. Meu pai quando se aposentou recebia 7,8
    salários mínimos. Hoje recebe 3,5.
    É mole?

    ResponderExcluir
  7. Nada mais nada menos que a raposa cuidando do galinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,

    alguma coisa de errado na politica de concessão de aposentadorias gtem e não é de hoje.
    em 7 anos de aposentadoria já perdi exatos 950 reais por mes de defasagem em virtude dos reajustes diferenciados , a continuar assim, qdo completar 15 anos estarei recebendo metade.
    algo tem que mudar, e não é com essa politica timida que o Governo tenta empurrar via centrais sindicais.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  9. Colegas,
    Não acreditem que a aposentadoria pelo INSS vai melhorar...quando tem alguma esmola...tem alguém querendo teu rim !!! Todos os governos, independente de partido político, querem diminuir a média dos pagamentos dos benefícios previdenciários da União. Diminui a média dos benefícios para ampliar a quantidade de pessoas alcançadas. E mantém o crescimento dessas despesas em patamares suportáveis para o Estado. E ainda, há aqueles que acreditam em Papai Noel!!!rsrsrs....

    ResponderExcluir
  10. É bom não esquecer quem criou o tal Fator Previdenciário. Viva o Grande sociólogo brasileiro, culto prá caramba e sacana prá mais de metro. Viva o FHC.

    ResponderExcluir
  11. Durante muitos anos contribui sobre 20 salários, depois mais um tempão sobre 10, por último sobre o teto e hoje recebo pouco mais que R$ 1.000,00 do INSS. Penso que tenho direito de buscar na justiça aquilo tudo que paguei e não entrou no cálculo do meu benefício. O que acham disso?

    ResponderExcluir
  12. Também estou na mesma situação do anônimo de 04.12.09, às 01:17, quem puder nos ajudar, que dê uma sugestão/opinião.

    ResponderExcluir
  13. Ao colega anonimo das 16:02
    O sacana do FHC criou o Fator Previdenciário. E o que o atual Governo fez para derruba-lo? Decorridos 7(sete) anos, a unica coisa que fez foi aumentar o salário minimo(politica populista)e achatar nossa aposentadoria. São dois sacanas. È a tentativa de se perpetuar no poder.

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando o espaço quero desejar a todos um feliz 2010, principalmente com distribuição do nosso superavit, sem preconceitos de divisões de castas, aumento no reajuste de benefícios de nossas guereiras e esquecidas pensionistas, uma forte queda de comodites(isto eles não gostam) e eleições onde mostremos nossas forças .Feliz Natal e que realmente 2010 seja bem melhor que este que está passando

    ResponderExcluir
  15. Quem é pior: Fernando Henrique ou Lula?
    Um tachou os aposentados de "vagabundos". O outro, o 'salvador da pátria' tá matando os aposentados de fome.
    Como diziam os antigos:

    "Arrumo a trouxa,
    O que me resta?
    um não vale nada,
    Outro não presta."

    ResponderExcluir
  16. Colegas,
    não briguem para defender Lula ou Fernando Henrique,
    pois nenhum deles presta.

    ResponderExcluir
  17. Também acho... político é tudo farinha do mesmo saco. Num dia estão xingando a mãe um do outro e no outro dia estão se beijando na boca. O raça ordinária.

    ResponderExcluir
  18. Moçada: vocês ficam falando de Lula e FHC e esquecem que está para entrar no comando uma guerrilheira que tem assaltos a banco e mortes sob sua responsabilidade... Deus nos salve!!!

    ResponderExcluir
  19. CADEIA ERA POUCO PARA O FHC E O LULA, O QUE FIZERAM PARA ACABAR COM OS APOSENTADOS E MAIS AGORA COM OUTRAS ARMADILHAS, AGORA O MENSALÃO ESTÁ ESQUECIDO, DESDE O GENIOSO FHC ATÉ O CARA LULA, É POR ISSO QUE SE CHAMA AMÉRICA LATRINA.

    ResponderExcluir
  20. Este Blog deveria ser utilizado, com a união dos aposentados, em prol de nosssos benefícios com idéias, sugestões para lutarmos e vencermos as batalhas diárias. Mas, o que vejo: lamentações, culpas em A, em B....Pessoal vamos partir para o ataque só assim venceremos.

    ResponderExcluir
  21. Enviei uma mensagem hoje na parte da manhã. Até agora as 20:37 não foi publicada. Gostaria de saber por que? Espero que ainda seja divulgada, senão me esforçarei ao máximo para acreditar que uma verdade não faz parte dos comentários que o autor do blog gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  22. o maior empresário quem é? Lulinha,

    votem nesse PT.

    O trabalhador está esquecido.....Aécio vem ai com gosto de gás. Olha o mineirinho acertando tudo gente ... é o jeito...se a Dilma pega é o continuismo....


    Ei turma a COOPERFORTE TEM DINHEIRO PRO PERU

    A PREVI NAO. POIS NA EPOCA DO FHS HAVIA UMA SUSPESAO POR 3 MESES DA PREVI.
    HOJE OS APOSENTADOS ESTAO PAGANDO PARA OS DA ATIVA, POIS ELES NAO ESTAO CONTRIBUINDO

    ResponderExcluir
  23. Pessoal...
    Não adianta ¨chorar¨...a PREVI não tem mais dinheiro prá nós...nem suspender o ES e a Carim não querem...mas a Cooperforte tem nova oferta de ¨grana¨ e ainda aumentou o prazo...Vamos capitalizar a COOPERFORTE...Lá sempre nos tratam bem sem nunca termos sido empregados dêles.Todos prá lá !!!

    ResponderExcluir
  24. Colegas,

    Não podemos esquecer de outro personagem que, também, tem sido "mui amigo" de todos os aposentados do BB. O Valmir camilo.

    ResponderExcluir
  25. Alô Anonimo de onde está o aumento da grana da CCopeforte. Alguns têm direito outros não? Porque? No meu caso fui informado que só tenho direito a alterar o prazo. Isso é justo? Quem souber explique.

    ResponderExcluir
  26. Oi anonimo de 08.12 as 12,57hs, onde está o aumento da grana da Ccperforte. Pra alguns, estou entre eles, só podemos ter aumento de prazo. Porque esta discriminação? Está igual a Previ/?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário