terça-feira, 15 de dezembro de 2009

2009 X 2010

O ano praticamente está terminando e teremos pela frente apenas duas semanas curtas antes de iniciarmos o ano de 2010. É comum que todo final de ano façamos uma retrospectiva de tudo que aconteceu e o que queremos para o próximo ano que iniciará. Não tem como ser diferente. É como se fosse um ritual.

Eu tenho pensado bastante em 2009 e, principalmente em 2010 já que será o ano do meu último mandato. Por que? Primeiro porque teremos mais uma vez um ano com superávit acumulado no Plano 1 sem solução para essa distribuição e, segundo porque a atmosfera que viveremos para o próximo ano será marcada por eleições da Cassi, Previ e eleições Presidenciais. Todas as duas questões são difíceis de se ter uma resposta, pois ambas dependem de premissas que, muitas vezes, fogem ao nosso controle. Em relação à distribuição do superávit, existe um silêncio no ar, ninguém toca no assunto. Parece que de repente, depois da aprovação da Resolução CGPC 26, a discussão e negociação ficaram proibidas. É bom lembrar que as várias ações judiciais suspenderam o efeito da Resolução até decisão judicial definitiva, porém parece que a SPC (Secretaria de Previdência Complementar) não leva isso em consideração ou entende que os efeitos suspensivos são apenas pontuais.

Para o Banco está tudo maravilhoso, pois ele teve a autorização para revisar os cálculos de seus ativos e passivos atuariais considerando a Instrução CVM 371/01 e em decorrência da Resolução CGPC 26, contabilizando recursos de mais de R$ 5 bilhões e, é bem provável que fará novamente este lançamento no balanço de 2009, visto que a instrução autoriza a revisão anualmente.

Apesar de não terem saído recursos da Previ para o Banco, a prerrogativa contábil permite que o Banco se beneficie da mesma e, conseqüentemente, pague altos dividendos aos seus acionistas e PLR aos funcionários da ativa. Dessa forma, todos ficam felizes, com exceção dos colegas aposentados que, além de não serem acionistas, pois os rendimentos não sobram nem para pagar as contas, ainda têm que conviver com a sensação de frustração por não terem sido contemplados com algumas das melhorias de benefícios que foram implementadas.

Apesar de não ter participado da mesa de negociações dessa primeira distribuição do superávit, aprovei as medidas em função do resultado do plebiscito onde a maioria dos associados aprovou a matéria. Na época, existia o entendimento de que as negociações continuariam para a próxima distribuição de superávit, uma vez que o resultado continuava superavitário. Infelizmente a Resolução CGPC 26 veio atropelando as negociações e acabou criando um impasse para ambos os lados. Aceitar uma negociação com base na Resolução é concordar que o Banco tenha direito à metade dos recursos da conta “Reserva Especial para revisão do plano”, criando uma prerrogativa que se estenderá no futuro, o que acredito que não será nada bom para os associados. Uma coisa é conseguir uma negociação e um acordo que beneficie ambas as partes, com o aval dos associados, porém não da forma como está disposta na Resolução, onde metade dos recursos do superávit está destinada ao patrocinador.

27 comentários:

  1. Colega Cecília Garcez.

    O que devemos discutir hoje é como vamos receber a nossa parte,pois o que o Patrocinador se apropriou, e o que vai fazer em 2009,não tem volta,em uma instancia superior do judiciário com certeza se daria ganho de causa a ele o Patrocinador sobre o argumento que poderia quebrar a instituição financeira,isso é fato relevante,aconteceu em vários casos do passado,e muito provavelmente vai ocorrer novamente.
    O FATO RELEVANTE hoje colega Cecília é que a grande maioria dos aposentados e das pensionistas que recebem a complementação da previ,esta sem condições financeiras,com muitos empréstimos descontados em folha e estão vivendo a mais absoluta falta de humanidade desta diretoria da qual você faz parte.
    Eu pergunto a você? Seria hoje uma catástrofe financeira suspender 03 meses de empréstimo simples,financiamento imobiliário,não não seria uma catástrofe.
    Eu pergunto porque o patrocinador não deixou muito de nos,como é meu caso, não poder renovar o cdc funci em 96 meses. Sobre a alegação de que nossas ANC esta sobre risco de calote,veja você e nossos proventos são depositados todos os dias 20 de cada mês,com aprovisionamento feito sem mesmo o salário cair la.
    Será existe hoje melhores pagadores que os 120 mil assistidos do plano 1 da previ, para receber esta despropositada alegação por nossos gerentes de contas.
    Colega Cecília falta principalmente bom senso,caráter e dignidade no tratamento com pessoas que já passaram dos 60 anos ou mais,ano que vem vai ser a mesma coisa nada vai mudar e quando todos acharem que tem solução a vista,o governo edita uma nova resolução se apropriando definitivamente da sua metade.
    Os nossos representantes são omissos,vez que nem um deles se mexe para solução,cadê a explicação da previ sobre o renda certa, eu me sinto enganada,vez que a condução da maracutaia partiu com empenho Maximo da previ,e me sinto enganada sim pois fez se entender que todos teriam o direito a receber.
    Mas foi somente uma manobra muito bem arquitetada para nos enganar.
    Bom era isso Colega Cecília e que em 2010 novos rumos se forme em direção a acabar com privilégios dentro da previ.

    ResponderExcluir
  2. metade do superavit é para o BB patrocinador e a outra metade é prá ficá contabilizado, sem utilidade para os donos do Plano 1 da PREVI !
    Que coisa mais nojenta e asquerosa.
    Adeus Sergio Rosa et caterva...
    (Por mim que se explodam!!!)

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília

    Ainda há tempo de se fazer com que muitos colegas possam viver um pouco melhor, você como integrante da Anabb, deveria falar com o Valmir Camilo e também com o William Bento,juntos vocês tem força,e propor ao DELIBERATIVO a suspensão da prestações do empréstimo simples, e do financiamento imobiliário ate decisão acerca da utilização do superávit.
    Ano passado vocês da diretoria juntamente com o conselho deliberativo resolveram suspender a volta das contribuições para os da ativa, pois bem poderia pelo menos aliviar as folhas de pagamento ate que se revolva esta questão,estamos com um superávit de bilhões Colega Cecília,porque não melhora a vidas de pessoa cansadas de lutar com a vida,faça como se fez em anos anteriores ao empréstimo de 10 parcelas,quando a pessoa solicitava se queria ou não suspender as suas parcelas.creio não ser difícil estender este beneficio aos mais de 66 mil contratantes do empréstimo simples e dos financiamentos imobiliários.
    Com certeza esta suspensão apressaria a discussão sobre a reserva para a revisão dos benefícios.
    Tenho certeza que esta medida não é obra eleitoreira,mas traria significativa melhoria de vida a todos nos que estamos atravessando diversos problemas financeiros.
    Grato pela paciência ,mas tenho que tentar de alguma maneira achar um caminho a seguir,eu e muitos colegas que estão acabados moralmente por não ver seus argumentos se quer discutidos pela maioria dos integrantes da diretoria,Cecília quando se há boa vontade!! Tudo fica mais fácil.
    Grato Colega Cecília que sempre tenta fazer dias melhores a todos nos do plano 1 da previ.

    ResponderExcluir
  4. E a lei que manda distribuir o superávit, depois de três consecutivos? Porque não distribuir a metade e deixar a outra parte que o banco já contabiliza virtualmente para a resolução judicial. É de propósito. A esperança é negociação em 2010 em função das eleições presidenciais. É politicagem safada e só, como foi, como é, e como sempre será no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Cara Senhora Cecilia Garcez,

    Estou decepcionado com Presidência, Diretoria, Conselhos da Previ, no que se refere ao SUPERAVIT. Decepção maior está com o Governo Federal. A impressão que tenho é de que mais de cem(100)mil aposentados do banco do brasil e suas famílias, farão campanha contra qualquer indicado pelo Senhor Presidente da República. o motivo é o tratamento dado aos aposentados, mais diretamente aos aposentados do banco do brasil. É triste pensar que um banco como esse possa se locupletar do dinheiro dos aposentados. É escandaloso que colegas que dirigem o banco nos dias de hoje façam tamanha injustiça. É possível suspeitar de que assim o fazem para garantir seus cargos, s.m.j.

    ResponderExcluir
  6. Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG15 de dezembro de 2009 às 20:08

    Colega Cecília,
    Quando vejo essa absurda pretensão do governo de criar uma autarquia com 200 cargos técnicos e mais 385 auditores-fiscais para fiscalizar o nosso patrimônio, sem nenhum espaço para ser ocupado pelos legítimos interessados e que vai ser custeado com os nossos recursos, dá uma tremenda revolta. Isso é como você afastar o industrial de sua empresa ou o fazendeiro de sua propriedade rural e dar toda autoridade aos gerentes e fiscais da produção. Para mim, isso aí vai ser mais um motivo de chacota nos países desenvolvidos, onde já foi cunhada a célebre frase: “Esse não é um país sério”. E tem mais. Essas pessoas vão fiscalizar um patrimônio de bilhões que não é deles, então, nada mais natural que cuecas e meias sejam transformadas em cofrinhos, com graves prejuízos para nós participantes.
    Diante disso, sabendo da sua experiência e da sua formação como pós-graduada em Formação Geral para Altos Executivos e em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão pela FGV/DF, deixo a seguinte pergunta: existe alguma semelhança entre a administração e fiscalização dos fundos de pensão brasileiros e os dos países desevolvidos, onde se encontram os maiores fundos de pensão do mundo? Acho essa pergunta muito oportuna e esclarecedora diante do difícil momento pelo qual estamos passando.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília!
    O que acontece com o balanço do Banco se a Justiça considerar ilegal os termos da Resolução 26?

    ResponderExcluir
  8. Existem momentos na vida que a gente torce para estar errado principalmente quando visualisamos claramente o que está acontecendo e acontecerá num futuro breve. É o caso da utilização do superávit pelo BB. Somente ele está usufruindo. E o pior é que a outra parte (a dos participantes) não utilizada para seus legítimos donos acaba compondo uma base que gerará outro superávit e assim vai. Conseguiram entender como funciona? É como houvesse R$ 10,00 de superávit. A empresa "A" pega a sua parte: R$ 5,00. A outra parte (R$ 5,00) não pode ser utilizada pelos participantes mas ela vai compor a base do novo superávit. Enfim: a empresa "A" ganha com a utilização da parte que não foi distribuída (parte dos participantes. Que empresa não gostaria de ter esta situação? Ainda não consegui descobrir o que fizemos (participantes - principalmente aposentados) para merecer isto.

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecilia,
    2010 ainda será um ano dificil para nós. Sem perspectiva nenhuma de negociação, de melhorar nossos benefícios, de defender nossa Reserva Especial, de ver nosso BB fora de manchetes, envolvendo politica.
    É só acessar o link abaixo e tormar ciencia do que os "aloprados" estão fazendo com o BB, na ganancia por poder e cargos.
    http://www.romildo.com/blog/?p=8517
    Alem disso, agora pretende comprar o Banco da Patagonia? Será que não vai ser, literalmente, uma fria? Ou depois vão comprar, também, Ushuaya, Bariloche, etc.?
    Com que dinheiro???????

    ResponderExcluir
  10. Bem escrito, este ano que vem é de eleições. Ora o públio do PB1 é formado por mais de 100.000 eleitores, os quais em sua grande maioria são formadores de opinião, acredito que atinjam a um eleitorado de 1 milhão de pessoas no mínimo. Portanto o PT deverá saber o que o espera se não resolver o problema que eles mesmo criaram. Tenho simpatia pelo PT, minha avaliação do governo do Lula é positiva, porém ao permanecer tal situação irei para a oposição (que a meu ver nada fará para mudar) porém será a esperança que nos resta.

    ResponderExcluir
  11. Cecília:
    Você está preocupada com as eleições de 2010. Para nós tanto faz como tanto fez. Quanto às eleições da Previ e Cassi é tudo bicho da mesma goiaba e o governo continuará com o voto de Minerva e não mudaria nada.
    Quanto às eleições presidenciais não
    temos mais para onde correr, pois seja o Serra ou a Dilma, ou não teremos aumento nenhum como com o FHC, ou estaremos nesta demagogia
    barata do PT, que só soltará dinheiro quando e se lhe for conveniente.
    O Sérgio Rosa vinha sendo o Presidente mais transparente que houve na Previ, até ser completamente envolvido na conspi-
    ração do Renda Certa e se perdeu
    completamente, passando a legislar
    só para os pós-97.
    Agora, só nos resta apelar para a Justiça!
    Raul Avellar

    ResponderExcluir
  12. Colegas,
    Temos de concordar com a Cecília de que não podemos fazer nenhum acordo que transfira metade dos recursos do superávit para o Patrocinador. E mais: vamos aguardar o Banco, pois uma coisa é contabilizar e outra é ter o dinheiro à sua disposição. Enquanto a PREVI não reconhecer, seus dirigentes tem o dever de manter tal posição ainda que por via judicial. Caso contrário, é uma omissão administrativa e poderão ser responsabilizados civilmente. O Banco com todas essas aquisições deve estar com muita ¨fome¨ dessa grana toda do superávit. Vamos aguardar 2010. Esse é o ano da Verdade ! Feliz Natal e Próspero Ano Novo, com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  13. Cecilia, acho um absurdo o Banco receber 50% superavit e nós funcis não ter direito a nada. Portanto, devemos acabar com asuspensão das contribuição e o banco voltar a pagar por todos 1 x 1, que só beneficia o BB. E nas eleições próximo ano, renovar totalmente o quadro da PREVI. Xou LULA e PT saudações. Ui...

    ResponderExcluir
  14. Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG16 de dezembro de 2009 às 19:39

    Colega Cecília,
    Ainda não havia me recuperado do espanto diante da notícia da composição da futura PREVIC, quando dei de cara com essa notícia no site da Paranaprevidencia a respeito desse assunto:
    "Além de recursos orçamentários, para se manter, a Previc cobrará uma taxa trimestral dos fundos fiscalizados. Se o projeto vingar, a superintendência renascerá com pelo menos duzentos cargos para novos servidores concursados, metade para a carreira de especialista em previdência complementar e a outra metade para analistas e técnicos administrativos. O projeto prevê criação de 96 cargos de Direção de Assessoramento Superior, de confiança - não necessariamente ocupados por concursados. A Previc terá um presidente e quatro diretores nomeados pelo presidente da República por indicação do ministro da Previdência. A formulação de políticas e diretrizes para fundos de pensão continuará com o ministério, que, manterá a SPC e um colegiado com atribuições regulatórias. O atual Conselho de Gestão de Previdência Complementar virará Conselho Nacional de Previdência Complementar."
    Quer dizer, haverá ainda vagas para 96 cargos de DAS, ou seja, cargos de confiança, de chefia, e que poderão ser ocupados com qualquer analfabeto, desde que seja apadrinhado político. E aí teremos uma proporção de um chefe analfabeto para cada 2 concursados. E tem mais, nesses cargos o salário, geralmente, é maior do que o dos concursados. É como dizem aqui em Minas, "é dose pra elefante".

    ResponderExcluir
  15. Cecília,
    Responda-me por favor:
    O que impede a PREVI de:
    Conceder a todos os aposentados e pensionistas um abono mensal de 20% dos proventos brutos PREVI (sem o INSS),de janeiro a dezembro/2010 para compensação futura no Superávit.
    Suspensão de 06 prestações do empréstimo simples e ou imobiliário.
    Antecipação para janeiro/2010 de 90% do décimo terceiro salário.
    Aumento dos proventos já em janeiro/2010.
    Celso Bernardes

    ResponderExcluir
  16. Celso,
    Em relação ao abono ou reajuste além do que é estipulado no estatuto e/ou regulamento, eles se configuram como utilização do superávit pelo motivo que você precisa de recursos para implementá-lo e porque não estão previstos no estatuto ou regulamento do plano, mesmo que seja em caráter de adiantamento. Já a suspensão dos empréstimos é da alçada da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, porém é bom lembrar que qualquer suspensão dessa natureza impacta muito o saldo devedor, aumentando os juros pagos.

    ResponderExcluir
  17. Ao anonimo de 17/12/2009 das 00:06 h.

    Só não acontece nada em favor dos aposentados porque não há interesse político das pessoas que estão no comando de todas as associações dos funcionários do BB. Pois todos eles não não demonstram compromissos conosco. São elementos que nunca trabalharam no Banco, somente fizeram o concurso foram empossados e partiram para outras atividades, principalmente as sindicais, associações de classes e não souberam o que foi ralar 30 anos de labuta dentro do Banco, onde passamos nossa maior parte do tempo para chegar onde esse banco chegou, independentemente de governos que muitas vezes somente usaram o banco politicamente. Hoje esses pseudos funcionários estão numa boa, altos salários, conselheiros de empresas, e não tem nehum compromisso conosco. Basta fazer como fizeram conosco nas alterações do estatuto, a votação da utilização do superavit, uma farsa que não tem tamanho. A renda certa certa para quem ultrapassou os 3o anos de contribuição na "ativa", esquecendo que os aposentados tambem contribuiram para a Previ, alias até hoje, se não fosse a suspensão temporária. Por que eles não fazem outra alteração agora para beneficiar todos os aposentados e não apenas aqueles a quem essa fajutice primou. Vai ser dificil porque todos eles estão no mesmo barco. Teriamos que criar uma associação de aposentados que não tenha em seus membros pessoas ligadas as que estão ai, caso contrário não teremos representação. Espero que esse comentário não seja punido com a sua não publicação.

    ResponderExcluir
  18. Prezados colegas,

    Lamento muito pelo que vou dizer. Mas está me parecendo que a Sra. Cecília reza pela mesma cartilha dos demais ditos representantes dos assistidos e, pior está usando este blog apenas e tão-somente para captar o sentimento das pessoas, haja vista que, apesar de todas as argumentações apresentadas, não fez nada de concreto em favor dos verdadeiros donos da Previ e, por consequência, do superávit. Reflitam, reflitam ... e tenham em feliz natal e um ano novo melhor.

    ResponderExcluir
  19. Colega anônimo,
    O que você faz ou fez para que essa situação mude? Se esconder atrás do anonimato e escrever besteiras aqui no blog? Isso é fazer alguma coisa? Eu tenho esse blog para ter um canal de comunicação com as pessoas que confiam em mim e no meu trabalho. Esse espaço foi criado para que as pessoas tenham um espaço para se colocarem e, também, para eu prestar contas de minhas ações. Se você não sabe, para se aprovar qualquer coisa na Previ não basta um voto, mas mais que a metade de gestores.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Senhora Cecília,

    O que eu fiz?
    R1 = Ajudei a elegê-la para defender o direito dos assistidos e não ficar buscando justificativas para o "status quo";
    R2 = Estou cobrando mais ação;
    R3 = Ajudo a pagar seu salário.
    Portanto, estou no meu sagrado direito de criticar. E mais... besteira é pretender só ouvir elogios e achar que só precisa ouvir as pessoas que confiam em vossa senhoria.
    Feliz Natal (continuo anônimo).

    ResponderExcluir
  21. Com a resposta raivosa dada ao colega acima , finalmente começamos a conhecer a verdadeira personalidade da Sra. Cecília... Falou, falou e não explicou nada acerca da sua passividade! Calma, sra. Cecília! Quando se abre um espaço para as pessoas se manifestarem é irreal esperar apenas elogios! E se tem problemas com anonimato, por que não bloqueia de vez os comentários anônimos? É hipocrisia mantê-los permitidos e depois atacar quem se utiliza desta prerrogativa concedida pela Sra!

    ResponderExcluir
  22. Colega Anônimo,
    Eu não quero ouvir somente elogios, pois acredito que críticas, quando são construtivas, serão sempre bem-vindas. O problema é quando são levianas e com o único objetivo de agredir, principalmente quando partem de colegas que se escondem atrás do anonimato. Não tenho a menor dificuldade em responder, quando acho legítima a pergunta, porém não respondo provocações. Se você acha que minha atuação é passiva, eu respeito e continuarei tocando meu trabalho da forma que sempre toquei, com a consciência tranquila do dever cumprido.
    Não acabarei com a opção do anonimato, pois reconheço que para alguns colegas é complicado se identificarem, até por conta da posição que ocupam no Banco ou nas entidades. Dessa forma, lamento muito, mas você continuará se escondendo atrás do anonimato e eu continuarei avaliando se publico ou não seus comentários.

    ResponderExcluir
  23. A diretora esta irada!Tambem nao e para menos......

    ResponderExcluir
  24. Sra. Cecília.
    Fico triste quando vejo pessoas agredirem de forma maldosa quem só quer ajudar. Também fico triste quando entro nos coméntaríos de seu blog e vejo chefes de famílias aposentados e pensionistas, que deveriam dar graças a Deus em ter seus salários, tão endividados, com seus pagamentos todos penhorados pelas prestações de empréstimos simples e cdcs.Eu infelizmente perdi o salário que tinha do Banco do Brasil exatamente por me endividar dentro da instituição. Mas hoje, inverti a minha situação, poupo em vez de emprestar, só uso cartão de débito em vez de cartão de crédito e notei que a minha saúde melhorou quando faço meus exames de sangue. Meus colegas aposentados,hoje apesar de ganhar pouco vivo dentro do que ganho. E como é bom colocar a cabeça no travesseiro sem estar devendo nada a ninguém. Cecília, oriente seu blogueiros a fazer o mesmo, valorizem os seus salários, cobrem menos dos diretores do banco, cobrem menos dos conselheiros da previ e procurem poupar e não gastar mais do que ganha. Quanto aos maus educados, pode ter certeza Sra. Cecília, que as suas contas estão estourando, seus espelhos estão cheios de débitos de empréstimos e eles querem mais, e a mais e querem negociar em 96 meses.Seu fosse você não responderia a estas baixarias.

    ResponderExcluir
  25. Parece que a Cecilia não esta com a consciencia tranquila. Faço um desafio: apresente alguma coisa que a senhora fez de relevante para os associados do plano 1. Falta de sugestões não foi. A resposta é sempre a mesma, não consta no estatuto. Estatuto senhora Cecilia também foi feito para ser alterado. Pois as alterações que até agora foram feitas beneficiou pouca gente. Beneficiou somente aqueles a quem foi exatamente dirigido. Por que a senhora não inicia uma campanha para alterar o estatuto que beneficie todos os associados indistintamente. Exemplo: a) aumento real do beneficio (acima da inflação); b) extinção da contribuição do aposentado, (até o Banco agradece); c) instituição da cesta alimentação; d) utilização do superavit para outras mehorias.

    Voces que estão na direção da Previ parece que não tem iniciativa para promover melhoria dos aposentados. Gastam uma nota para percorrer o Brasil para falar do supervit que nunca é distribuido de alguma forma. Explicar superavit não é preciso, pois a Previ ter superavit é uma obrigação dos seus administradores apresentarem serviços. Entretando se algum dias (espero que não aconteça) a Previ der prejuízo será que alguém viria explicar o prejuízo. Justificar a má perfomance. A senhora tem uma oportunidade de fazer a sua história, entretanto parece que a senhora não demonstra interesse nessa área. Se for assim, só nos resta esperar o fim do mandato da atual diretoria.

    ResponderExcluir
  26. JOão,
    Só gostaria de lembrar a todos vocês que para aprovar qualquer medida na Previ são necessários 4 votos, não apenas o meu e, principalmente que a alteração de regulamento e estatuto é da alçada do Conselho Deliberativo e não da Diretoria.
    O objetivo de um Fundo de Pensão é ser equilibrado e não buscar rentabilidade com risco elevado a fim de produzir superávit, até porque sua principal obrigação é garantir o pagamento dos benefícios dos associados até o final de suas vidas.
    No caso do Plano 1, os resultados apresentados são fruto dos investimentos que foram feitos no passado, principalmente nas participações nas privatizações da Empresa Vale e empresas do setor elétrico, porém a gestão atual desses investimentos proporcionou melhores resultados. Caso houvesse irregularidades ou investimentos ruins, com certeza, vocês saberiam, até porque isto impactaria negativamente o resultado.

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecília, as suas respostas ao nosso questionamento são como sempre evasivas, sem conteúdo e insulta a nossa inteligência. Todos nós sabemos do que é preciso para que o estatuto seja alterado, basta olhar o seu artigo 13 e respectivos ítens e a senhora parece desconhecê-lo. Eu sugeri que a senhora tomasse a iniciativa de iniciar uma campanha para promover essas alterações, discutindo com orgãos representativos dos funcionários, principalmente dos aposentados e traçasse uma estratégia para provocar essas alterações que são os anseios de todos os associados. Ninguém esta pensando em desestabilizar a Previ. O Banco pode utilizar o Superavit em seu balanço e os associados nada. O Banco utilizou essa regalia porque ele sabe que na hora de utilizar o superavit efetivamente ele saberá como fazê-lo. Para outros interesses, até escusos, o conselho faz consulta ao corpo social de forma enganosa, dando exemplo, em seus meios de comunicação, de como seria a distribuição do superavit de 2006, como se fosse para todos aquele tipo de cáculo. A renda certa nem se fala. Como disse acima por que não fazer uma audência pública com as associações de representavidade dos associados aposentados e do resultado dessa audiência seria apresentada ao conselho deliberativo para alteração dos estatutos e regulamentos, ítens V e VI do artigo 13 dos estatuto. Acredito que a senhora poderia fazer muito, depende só de vontade política, de atender nossos anseios, de forma legal, sem subterfúgios, como a sempre sempre tem notado nas decisões da diretoria e do conselho consultivo. Faça a sua história, não deixe passar essa oportunidade, não seja apenas mais um. Feliz natal e um ótimo 2010.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário