terça-feira, 25 de novembro de 2008

Empréstimo Simples - Recomendação do Conselho Deliberativo

Na reunião do Conselho Deliberativo do dia 21.11.08, sexta-feira, foi discutida a proposta que o Conselheiro William (Diretor da Anabb) encaminhou no dia 23.10, que abordavam os seguintes pontos:

- Proposta 1:
BÔNUS 200 ANOS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS - permitir que a patrocinadora utilize os recursos existentes na Previ, à sua disposição, oriundos do chamado Fundo Paridade, para conceder aos aposentados e pensionistas o Bônus 200 anos, nas mesmas condições que estará sendo concedido aos funcionários da ativa.

- Proposta 2:
ANTECIPAÇÃO DE REAJUSTE DE BENEFÍCIOS, EM 3% - Conceder um adiantamento do reajuste dos benefícios previstos para junho de 2009, na proporção de 3%, a partr de 01.09.08, como reconhecimento de que o reajuste concedido em junho de 2008 (na proporção de 6,64%) está sendo superado pelo índice de inflação medido para os últimos 12 meses, com sinais de crescimento para os próximos meses.

- Proposta 3:
AUMENTO DO VALOR E PRAZO PARA O EMPRÉSTIMO SIMPLES - Permitir que a Previ conceda empréstimos até o limite de R$ 60.000,00 com prazo de pagamento até 80 meses.

O Conselho, após apreciar as propostas 2 e 3 (não apreciaram a proposta 1) deliberou que a proposta 2 fosse retirada de pauta e que a proposta 3 fosse encaminhada à Diretoria Executiva para análise.

Dessa forma, gostaria de retificar alguns comentários e e-mails respondidos, pois acabei confundindo a proposta 3 (ES) com a proposta do adiantamento de 3%. Peço desculpas aos colegas.

120 comentários:

  1. Enfim para que serve este Conselho que não tem coragem de apreciar nem mesmo deliberar o que é de sua alçada.Somente faz o que o patrão atrvés da Administração da Previ quer.É simplesmente uma aberração. E por aí vai nosso superavit com sangria em diárias(Previ localiza-se no Rio-RJ)para reuniões e mais reuniões que nada decidem, empurram com a barriga.ou nossa reação começa agora ou será tarde demais, pois como já fomos aconselhados somente nos resta a paciência

    ResponderExcluir
  2. COLEGA CECÍLIA.
    COMO SEMPRE O ABACAXI ACABA NAS MÃOS DO DIGNISSIMO " SASSERON "
    SEGURIDADE COMO FICA AGORA O NOBRE COLEGA TITULAR DA PASTA VAI EFETUAR CALCULOS E MAIS CALCULOS E O EMPRESTIMO SIMPLES VAI SAI EM 2009. SABE SE LA EM QUAL MES NÃO É MESMO CECÍLIA.
    VALEU BENTO VOCE PODERIA MONTAR UMA CHAPA PARA A DIRETORIA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.
    AMANDEU TAMANDARÉ.

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA AMIGA CECÍLIA.
    Então com este que pode ser um folego do nosso trono maior da PREVI. pode haver alguma mudança, ou são apenas formalidades, quem vai realmente avalia as recomendaçãoes do conselho são nossos nobras colegas que ja tem a visão deturpada de que o emprestimo simples so serve para endividar ainda mais os aposentados e pensionistas do nosso fundo de pensão.
    Vale lembrar CECÍLIA que se esta providencia fosse acatada pela nossa diretoria muitos colegas poderiam se beneficiar deste que é um grande beneficio a todos nos.
    não honera muito nos porque é cumprida a legislação, e bom para previ, é bom para todos que usa o e.s com frequencia como é o meu caso.
    Vamos a luta que certamente teremos mais dor de cabeça por ai.
    não desista meus amigos a hora é essa vamos a pressão total no fale conosco.
    muito obrigado ADRIANO A DE LIMA GO

    ResponderExcluir
  4. CECÍLIA
    Vamos nos articular, voce como membra da anabb poderia sugeri ao VALMIR para ele procura pessoalmente o SASSERON e alavanca uma dentro num ano tão ruim a todos nós aposentados e pensionistas.
    Tem que haver uma maneira de se beneficiar uma fatia maior de colegas aposentados.
    Devemos priorizar esta sugestão do conselheiro BENTO e defendela de frente com firmeza e convicção de que todos nós merecemos passar um fim de ano mais alegre e com uma grana extra no bolso.
    Se este emprestimo for dilatado para 80 meses muitos de nos poderemos contratalo e assim aquilibrar o orçamento domestico tão prejudicado neste ano de 2008
    abraços a todos CARLOS R. SAFETI RIO PRETO SP.

    ResponderExcluir
  5. CECÍLIA.
    COM ESTA MEDIDA TOMADA PELO NOSSO CONSELHO HA CHANCES REAIS DE SUCESSO DO "PROJETO SALVAMENTO DOS APOSENTADOS DA PREVI QUE ESTÃO EM PESSIMAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS".
    OU ACABA TUDO SEM DEFINIÇÃO ALGUMA.
    EXISTE ALGUMA LEI AI NOS ESTATUDOS DA PREVI PARA AGILIZAR ESTA DECISÃO.
    OU FICA TUDO NO CAMPO DOS ESTUDOS MESMO?

    ALEXANDRA MARIA DO SOCORRO SOBRAL CE.

    ResponderExcluir
  6. COLEGA CECÍLIA.
    QUAL O PROXIMO PASSO AGORA ADOTADO PELA NOSSA DIRETORIA.
    TEM PRAZO PARA ALGUMA CONCLUSÃO?
    ESSE PRAZO PODE SER ESTENDIDO AINDA EM 2008.
    OBRIGADO
    SALVADOR SANTOS BARSOSA DESCALVADO SP

    ResponderExcluir
  7. a proposito, WILLIAN BENTO SE ELEGEU????????????? QUE ESTRATEGIA, TIREI O CHAP'EU. E DIZEM Q BRASILEIRO E' BURRO E NAO SABE VOTAR.

    ResponderExcluir
  8. E QUANDO EH ESSA REUNIAO

    ResponderExcluir
  9. Tranquilo, querida!


    São tantas coisa que não eh mole não!

    O importante eh ter este blog. Para mim o site da Previ já era, nem perco o meu tempo em acessá-lo.


    Um abraço e muita, mas muita paciência mesmo.

    Formosa plano piloto
    plano piloto formosa!

    ResponderExcluir
  10. Caros colegas,
    O Conselho recomendou que a Diretoria estudasse a proposta, não foi decidido nada ainda. A próxima etapa é a Diretoria de Seguridade apresentar uma nota na reunião de Diretoria com os estudos finalizados. Não tem prazo para que isso aconteça, mas é bem provável que a nota seja apresentada ainda este ano, porém isso não significa que haverá aumento do limite (que acabou de ser aprovado para R$ 50.000,00) e aumento do prazo. Temos que lembrar que qualquer mudança exigirá um novo prazo de adequação do sistema. De qualquer forma, estarei divulgando qualquer novidade sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. REUNIU-SE O CONS. DELIBERATIVO DA PREVI:
    Presidido pelo José Maria(?), o Juraci(?)o Odali(?) e as mulheres Izabela e Miriam (??)disseram NÃO ao colega conselheiro Willian(votei em ti)em 3 propostas de 23 de outubro.
    Quanto ao "E.S.? enviem ao Sasseron! Disseram (Oh não Sasseron, dinovo, não...)

    Prá que tu serve Oh "C.D."?
    Paulo Beno

    ResponderExcluir
  12. So para entender,vai sair o ES com limite de 50.000 no inicio de Dezembro ou so vai sair ES depois de estudos para o aumento para 60.000?Sera que o colega que disse que o ES so saira em 2009 para nao deixar a Previ no vermelho estava certo?Aguardo resposta,pois nao esta nada claro!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Espero que isto não sirva de pretexto para mais uma dilatação do prazo de implantação do ES 50.

    ResponderExcluir
  14. Caros colegas aposentados, entendo que o grande problema nosso é falta de liderança e articulação; pois falamos muito e fazemos quase nada.
    Temos esta pessoa fantástica que é a Cecilia e o seu blog que não estou desmerecendo, entretanto precisamos de presença fisica, olho no olho, para que a diretoria da PREVI sinta o nosso sofrimento e nossas angústias.
    Porque senão continuaremos sendo apenas virtuais e matrículas nos arquivos da PREVI.
    Um abraço a todos e fiquem com Deus.
    Jeferson Henriques Lino

    ResponderExcluir
  15. Colega Cecília,
    Quando uma instância superior recomenda que sejam efetuados estudos, no meu entender é porque ela (instância superior) não quer atropelar um processo decisório que deverá percorrer os seus caminhos normais. Trocando em miúdos, o Conselho Deliberativo está dando um recado bem claro para que a diretoria de seguridade concorde com os novos teto e prazo de pagamento do ES. Apenas deixou para que a área de competência adote as providências cabíveis com vistas à implementação da medida. O Conselho Deliberativo, maior instância da Previ, não quis passar por cima de uma decisão que deve pertencer à diretoria de seguridade, apesar de ter poderes para tal. Se agisse de outra forma, estaria desprestigiando e colocando uma saia bem justa no diretor Sasseron. Para um bom entendedor um pingo é letra. Assim, bastará apenas que o Sr. Sasseron faça a sua parte e libere esse novo realinhamento de teto e prazo do ES que o respaldo do CD já está dado. Vamos torcer para que não se acenda a fogueira de vaidades porque se isso acontecer todos nós, participantes e assistidos, é que sairemos queimados.

    ResponderExcluir
  16. Cara Cecilia,

    O ânsia para o aumento de limite do ES é muito grande.

    Nem parece que todos foram bancários.

    O aumento do limite do ES ensejará a diminuição da renda líquida.

    Sem aumento(correção de benefício), haja vista que o índice de correção não acompanha os índices de inflação, a renda liquida cada vez diminui.

    Aumento do limite do ES não é solução. É paliativo.

    A resistência é através das ações judiciais já implementadas.

    Que na próxima eleição para a diretoria da PREVI possamos varrer a inutilidade dessa gestão.

    Um abraço de James.

    ResponderExcluir
  17. Desculpem-me os otimistas, mas uma pergunta tem-me atormentado bastante nos últimos meses. É a seguinte: se ao invés de aplicar o meu dinheiro na PREVI nos 22 anos da ativa, eu o tivesse aplicado, prioritariamente, em ações da VALE e PETROBRÁS, como estaria hoje esse patrimônio? Talvez uma pequena fortuna, a qual poderia gerir ao meu bel prazer, sem interferências de SPC's ou patrocinadores, com os quais não precisaria dividir decisões ou superávits. No meu entender, são aspectos que devem ser bem ponderados pelos novos funcionários que entram, hoje, no BB.

    ResponderExcluir
  18. Cecília, continua confuso.

    O novo limite já aprovado (50 mil) sairá no início de dezembro, conforme vc respondeu no post anterior, certo? Independente dessa outra proposta. ok?

    Essa outra proposta não atrasará a liberação do novo valor de 50 mil. Certo?

    Creio que seja isso que todos aqui temem. Por favor não atrasem a liberação do novo limente de 50 mil. Muitos já contam com isso, inclusive eu.

    Se você puder esclarecer isso, agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Jane Torres de Melo disse...
    Querida Cecilia,

    Hoje em conversa com um amigo, sobre a data da implantação dos novos limites do ES, nos questionamos sobre o que seria inicio de dezembro e o meu amigo sabiamamente respondeu que, o inicio de dezembro vai ate o fim de dezembro.E ele tem toda razão, em se tratando de Previ que não esta nem ai para nos associados, tudo eh possivel.Ja ha uma definação da data dessa disponibilização?
    Vale lembrar que o prazo solicitado pela Diretoria de Seguridade(S A S S E R O N),expira-se no dia 30.11.2008.
    Cecilia, superavit ja era. So nos resta o ES.
    Contamos com voce.
    Obrigada pelo espaço que as vezes eh utilizado de forma inadequada por colegas ""anonimos"".
    Vamos em frente, acreditando na nossa vitoria!!!!
    Beijos,
    Jane.

    ResponderExcluir
  20. Cara Cecília,

    Acredito que o Conselho não enviaria uma matéria para exame da Diretoria se não estivessem de acordo quanto à viabilidade de sua execução. Acho que, como a matéria é de alçada da Diretoria, não lhe cabia decidir sobre a aprovação da mesma.
    Como a matéria ainda vai ser analisada pela Diretoria, após os cálculos da Diretoria de Seguridade e como você acha que isso demanda prazo, cotinuam valendo as condições já aprovadas e o prazo inicialmente dado para sua implantação.
    As novas condições são uma nova etapa e não prejudica a implantação que já está sendo processada.
    Resta-nos apelar para que a Diretoria aprove as novas condições para implantação para 2009, com novo "ajuste" do sistema da PREVI.
    Digo-me no aguardo de seu pronunciamento sobre meu raciocínio e digo-me confiante de que contaremos com seu apoio para aprovação das medidas propostas.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  21. Ações judiciais contra a Resolução CGPCnº 26/2008.

    www.trf1.gov.br
    seção judiciária do distrito federal.

    Sindicato do bancários de brasília
    8ª vara federal.
    200834000340813

    AAFBB - 200834000369856

    FAABB - 200834000316678

    ANAPAR(2) - 200834000350430
    200834000328391

    FNAP CEF 200834000334419

    FNACEF 200834000340772

    Todas ações acima não estão com liminares deferidas. Acredito que em breve o juízes julgaram o mérito.

    Para acompanhá-las via internet basta apenas acessar o website do TRF1.

    Tem sistema TRF-PUSH que a pessoa pode fazer um cadastro mínimo e receber os andamentos por e-mail sem a necessidade de consulta uma a uma.

    Pelo vista a ANABB continua acanhada e em cima do muro. Desce e bota a cara aí Walmir.

    ResponderExcluir
  22. Cara Cecília,
    Em aditamento a meu comentário anterior:
    1) A proposta 1 não podia ser examinada pelo Conselho, pois não poderia decidir sobre recursos do BB;
    2) A proposta 2 ñão encontra respaldo legal, pois a PREVI não adianta benefícios;
    3) A proposta 3 já foi objeto de meu comentário.

    Sugiro aos colegas, caso o empréstimo já aprovado pela Diretoria seja implantado ainda neste ano, que o contratem na modalidade 10 meses, pois não terão descontos em jan e fev e aguardem a decisão sobre as novas condições propostas. Assim terão folga de descontos em jan e fev e, se aprovadas a nova proposta, teremos tempo para aguardar a nova adequação do sistema da PREVI.
    Pelo menos temos uma nova luz no fim do túnel.

    Muita paz a todos.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecilia:
    voce assusta a gente quando diz que " exigirá um novo prazo de adequação do sistema",se for aprovado o limite de 60 mil!Ainda nem conseguiram mudar para os míseros 50.Quem sabe ficam estudando e adaptando o sistema durante o próximo ano, mostrando serviço ...
    Aliás, está na hora de falar sério,muita coisa na Previ parece brincadeira:
    - Funci da ativa não contribuir- mas como um non sense deste tamanho?? Tem que contribuir sim, e depois usufruir seus direitos.
    - O Conselho "não apreciou" a propostas de numero 1 - ora, apreciaram o cafezinho, o encontro, o local,a mordomia, o que? Vão apreciando tudo, enquanto podem, os que dependem de votação jamais retornarão.
    Nunca tivemos uma diretoria tão ruim, de costas para os integrantes.

    ResponderExcluir
  24. Cara Cecília, passados quase 60 dias do prazo solicitado pela PREVI para disponibilização do ES no formato aprovado pela diretoria (R$ 50 mil), nada aconteceu e continuamos esperando com paciência de Jó, em meio ao silêncio sepulcral da PREVI e a ineficiência do seu site, o que é inacreditável. Agora, foi levada a diretoria para análise, mais uma vez, proposta de aumento do limite e do prazo do ES, sem prazo para parecer da mesma. Agora é que, como se diz aqui no nordeste, danou-se. Até parece que a proposta de aumento foi feita no intuito de protelar ainda mais a agonia dos associados que, infelizmente, necessitam rolar sua dívida ou contrair. junto a PREVI, motivado pelas sérias dificuldades financeiras vividas pelos funcis do BB, sejam da ATIVA ou não. Então, Cecília, quando terminará esta novela? Por favor continue sendo sincera conosco e busque essa resposta junto a PREVI. Obrigado. PS: você é um espírito feminino lindo em ambas as situações, corporal e espiritual. Luz pra vc.

    ResponderExcluir
  25. E desta forma os aposentados vão sendo enrolados dia a dia por uma diretoria que não resolve nada, fica apenas no empurra-empurra das propostas para os diversos setores e ainda têm a petulância de dizerem que o sistema precisa ser preparado para as novas proposta. Pergunto eu : Que técnicos ou bacharéis de informática tem a Previ nos seus quadros, que não sabem ajustar um programa em 24 Hs., será que são tão atrasados ou não se importam em aperfeiçoarem seus conhecimentos? Esta é a pergunta que não quer calar.

    ResponderExcluir
  26. Quando a Diretoria se reunirá para avaliar as propostas? Cecília, não sei se você pode, mas caso afirmativo, peça um prazo maior para aquele empréstimo de R$ 5.000,00. Abraços.
    cvj

    ResponderExcluir
  27. Algumas instituições que "representam" seus associados (aposentados e pensionistas) estão como a reprentação dos tês macacos: não vêem, ouvem ou falam nada mais. O trio SPC/BB/Governo lhes cegou os olhos. A PREVI lhes ensurdeceu e o Poder Judiciário lhes cortou a língua. Sem visão, audição e fala a vida é desgraçada e INÚTIL.

    ResponderExcluir
  28. COLEGA CECÍLIA GARCEZ.
    Eu fico refletindo, o atual momento por que passa a nossa Previ.
    Nós Aposentados e Pensionistas, vendo uma diretoria sem vontade politica, para articular melhorias na vida de todos os participantes da PREVI.
    Quando o conselho deliberativo, orgão máximo da PREVI. faz uma mensão que se é possível aumentar o teto e prazo do empréstimo simples.deveria se tomar a decisão como fez a CENTRUS. realizar uma sessão extraordinaria e avaliar a possibilidade de se estender este beneficio ao meio a turbulencia financeira e com isso dar folego aos milhares de aposentados e pensionistas da nossa caixa de previdência dos funcionários do banco do brasil.
    Aparecido Leonel Dos Anjos BA.

    ResponderExcluir
  29. Cara Cecília,
    Não vejo grande vantagem no empréstimo simples, coitado de quem precisa dele para alguma necessidade, é como botar o pescoço na forca. Do mesmo modo para o empréstimo imobiliário (CARIM); quem compra imóvel pela Caixa Econômica Federal leva mais vantagem que nossos coleguinhas pela PREVI, a Caixa dá descontos de até 50% para quitação antecipada, e a PREVI, oferece quanto para quistação antecipada?
    Homero Julião - Parnaíba(PI)

    ResponderExcluir
  30. COLEGA CECÍLIA.
    AI NA PREVI QUANDO CHEGA DE FICA DEPENDENDO DA AREA DE SEGURIDADE.
    SASSERON COM CERTEZA VAI FICA ENGAVETADO?
    RESTA AGORA OS OUTROS 5 MEMBROS DA NOSSA DIRETORIA PEDIR AGILIDADE PARA QUE SE POSSA APRECIAR ESTA QUE SERIA A FORMA MAIS RAPIDA DE NOS AJUDAR.
    NESTA HORA NÃO VAI APARECER NINGUEM QUE QUEIRA POR A CARA PRA BATER?
    COM CERTEZA MAIS UMA VEZ FICAREMOS A MERCE DO NOSSA MAIOR DEFENSOR DO NÃO ENDIVIDAMENTO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    O HOMEM QUE MANDA MAIS QUE O PRESIDENTE DA NOSSA PREVI.
    SENHOR SASSERON.
    AGRADEÇO O ESPAÇO CECÍLIA TENHA A CERTEZA QUE VOCE JA É UMA VENCEDORA. E QUE SEMPRE TERA O MEU VOTO SEJA EM QUAL ELEIÇÃO FOR.
    RAIMUNDO DOS ANJOS. FORMIGA MG

    ResponderExcluir
  31. COLEGA CECÍLIA.
    FALA A VERDADE PARA MILHOES DE APOSENTADOS.
    SE UMA DIRETORIA DECIDE QUE O PRAZO PARA IMPLEMENTAR UMA MEDIDA,COMO É O CASO DO E.S.
    SERIA DE 60 DIAS, E DEPOIS MUDA-SE O PRAZO A AREA TECNICA RESPONSAVEL NÃO TERIA QUE EMITIR UM RELATORIO OU UM COMUNICADO DIZENDO DO PORQUE QUE ISSO OCORREU E QUAIS AS ORIGENS DOS PROBLEMAS.
    E POR SUA VEZ A PRESIDENCIA OU O CONSELHO NÃO PODERIA COBRAR AGILIDADE PARA QUE TAIS MEDIDAS FOSSEN TOMADAS.
    EXEMPLO: SE FOSSE UMA MEDIDA JURIDICA QUE A PREVI TERIA PRAZO PARA CUMPRIR COMO FICARIA?
    ABRAÇOS A TODOS COM MUITO CARINHO.

    BIA SALVADOR BA.

    ResponderExcluir
  32. Colegas,
    Ainda não sei como ficará a questão do ES. Como ainda não foi implementada o aumento de R$ 50.000,00, não existe o menor problema de aumentar mais o limite e o prazo. A questão é que esses aumentos demandarão mais tempo para operacionalização do sistema, que eu também não sei informar quanto tempo seria, até porque a matéria ainda não foi aprovada pela diretoria. A área ainda apresentará o estudo.

    ResponderExcluir
  33. Jonas,
    É lógico que se houver alguma mudança vai atrasar a liberação do novo limite. Eu acredito que começará a novela de novo.

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,

    bom, nós que estamos em situação normal até talvez poderemos esperar mais, ou talvez muitos de nós não tenhamos mais esse tempo para esperar a liberação do ES para realizar e cumprir compromissos. A questão que levantarei é apenas uma realidade dura, acontece que estamos em SC, meu estado com um mproblema de calamidade pública e por certo temos muitos colegas que moram em Itajai, Balneário Camboriu, Brusque, Ilhota ,Gaspar, Blumenau, isto apenas citando as cidades atingidas mais conhecidas e divulgadas na grande imprensa nacional, acontece que estes colegas em poucos dias não terão mais como esperar, eles vão precisar de dinheiro para recompor suas vidas de alguma forma e repor ou consertar alguma coisa que se foi com as chuvas... Quem de nós vai a pedir a eles paciência e aguardar os estudos da área de seguridade???
    creio que se não pelos outros milhares que estão no seco, mais em atenção aos outros tantos colegas que vivem nestas cidades e vão depender deste emprestimo para de alguma forma tentar retornar suas vidas a normalidade, seria de todo interessante e mesmo humano, que p processo todo se resolvesse logo.
    sei que meu apelo ficou um pouco piegas e ao mesmo tempo parecendo interesseiro, mais infelizmewnte esta é uma realidade que estamos vivendo em nosso estado, e com certeza , nossos colegas que estão em situação dificil , não possuem um canal para expressar sua preocupação com o que farão de suas vidas e pertences quando as aguas baixarem, com certeza quererão repor suas vidas ao normal o mais rápido possível, e muito provavelmente usarão o dinheido do ES para isso, tanto os aposentados como os da ativa.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  35. Cecília,

    Isso é um absurdo. Falta total de respeito com os associados. Falta de responsabilidade da PREVI e muitas outras faltas que nem convém mencionar.

    Que história é essa de novela?!? Se fala disso com a maior naturalidade, mas estamos lidando com uma instituição gigantesca, que administra bilhões de reais e não consegue sequer realizar um estudo para implantação de um novo limite em um tempo razoável?

    Será que vocês dirigentes não são capazes de enxergar a ineficiência da PREVI nesse e em muitos outros aspectos? Não finjam que não vêem isto. Aceitem que estão errando e tratem de corrigir os erros!

    Um exemplo que ilustra bem é o novo site. Cheio de bugs e instável até hoje. Pelo amor de Deus, nas mãos de quem está a PREVI??

    ResponderExcluir
  36. AGORA É OFICIAL:

    O 0800 729 0505 (PREVI) informa que o novo teto do empréstimo simples entrará em vigor ainda em 2008. A informação é dada antes de qualquer outra, logo após a ligação ser atendida.

    Liguem e verifiquem vocês mesmos.

    ResponderExcluir
  37. EM QUE ERA EH ESSA TECNOLOGIA DA PEVI QUE EM TODO O,LUGAR DO MUNDO APERA A TECLA E TCHAM. ESATAO EH NOS ENGANANDO.

    ResponderExcluir
  38. COLEGA CECÍLIA.
    A Previ tem algum tipo de instrumento que possibilita o SASSERON saber como esta a vida os aposentados e pensionistas do fundo.
    Porque não da pra engolir tamanha desmotivação em não querer ajudar os seus companheiros.
    Cecília minha situação financeira é critica, e dependo desta liberação para pelo menos tentar equilibrar um pouco as dívidas que são muitas, se demora muito Cecília a única alternativa que me sobra é desvincular os dois pagamentos e recorrer ao empréstimo do INSS.
    CECÍLIA PEÇO PELO AMOR DE DEUS.
    FALA COM A SEGURIDADE PESSOALMENTE E VE A DATA CERTA PRA ESTA SITUAÇÃO.
    CONTO COM VOCE MINHA AMIGA.
    AMADEU TAMANDARE

    ResponderExcluir
  39. CECÍLIA
    BEM QUE O SASSERON PODIA MANIFESTA ALGUMA COISA EM RELAÇÃO AO E.S.
    COMO PODE CECÍLIA A SEGURIDADE DEVE SABER DOS DESCONTOS QUE TODOS NOS TEMOS NO CONTRACHEQUE.
    SABE DA SITUAÇÃO QUASE QUE INOPERANTE DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E SABE QUE A NOSSA VIDA ESTA CADA DIA MAIS DIFICIL.
    VAMOS LEVANTA UMA BANDEIRA DE SOLIDARIEDADE A TODOS OS QUE NECESSITAN.
    COMO EU DISSE NÃO É ESMOLA NÃO É EMPRESTIMO.
    TEM GARANTIAS REAIS DE RECEBIMENTOS E CREIO EU QUE NÃO VAI HAVER EPDEMIAS NO BRASIL TÃO CEDO A PONDO DE MORRER MUITOS DE NOS AO MESMO TEMPO.
    ABRAÇO
    MARIA DO SOCORRO ANAPOLIS GO

    ResponderExcluir
  40. Colega Omar,so para lembrar-quem solicitar o Es(se sair o de 50.000),so podera renovar apos 12 meses,esqueceu?????
    Um abraço.
    Sandra

    ResponderExcluir
  41. Sergio Inocencio,
    Acredito que todos têm acompanhado com muita preocupação o que tem acontecido no seu estado. Espero sinceramente que vocês consigam superar rapidamente este mau momento. (E espero que o ES seja liberado rapidamente para pelo menos suavizar as dificuldades vivenciadas).

    ResponderExcluir
  42. Colega Cecília,
    Você saberia dizer qual a data que está marcada para a Diretoria Executiva se reunir para apreciar a recomendação do CD de novo realinhamento de teto e prazo do empréstimo simples? Aproveitando a oportunidade gostaria de lhe dar os parabéns pela participação no I Encontro Pró-Eqüidade de Gênero e Diversidade dos Fundos de Pensão, realizado em 24/11, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro (matéria completa sobre o evento se encontra no site da Anapar, com data de 26.11.2008, sob o título “Previ: Dirigentes debatem diversidade nos fundos de pensão”).

    ResponderExcluir
  43. Vamos vencer a Previ pelo cansaço. Sugiro que todos entrem no site dela e postem mensagens solicitando informações sobre o ES. Vamos entupi-la com mensagens até que ela se toque e libere o famigerado empréstimo.
    Malta Aquino Pinto
    Afogados da Ingazeira-CE

    ResponderExcluir
  44. Ontem, na TV, vi um técnico de urnas eleitorais dizendo que, em apenas 15 minutos, ele mudaria todo programa e que se quisesse se tornaria presidente da república.
    Será que não dá pra ele mexer no sistema da PREVI e fazer as alterações do E.S.?

    ResponderExcluir
  45. Jorge,
    A apreciação do estudo pela diretoria dependerá de quando será apresentado a análise da área técnica (Diretoria de SEguridade), o que deve ser breve.

    ResponderExcluir
  46. o tal de sasseron nao conseguiu se eleger para a ANABB. Nao posso acreditar em REVANCHISMO, nao posso.

    ResponderExcluir
  47. Colega Cecília,
    Refiro-me ao comentário do colega André, que muito bem rebateu as críticas gratuitas, descabidas e grosseiras de um cidadão que, felizmente, nunca vi freqüentando o seu insubstituível blog. Em aditamento sugiro também que, doravante, Você só publique os comentários daqueles que se identificarem. A imensa maioria que se interessa pelos assuntos relativos à nossa Previ obtém as informações, em primeira mão, aqui neste espaço. Pessoas que demonstram ser somente mal educadas, pobres de argumentos e ricas em desaforos, que provavelmente não agregariam nenhum valor às discussões caso optassem por tecer qualquer tipo de comentário, não têm o direito de ofender e muito menos merecem participar de um convívio salutar e gostoso como é este aqui do seu blog.

    ResponderExcluir
  48. Cara Cecília, estou preocupada em como contar pra essa turma jovem que uma
    agência em 1974 , no interior do Pará, na Ilha do Marajo, onde o acesso se dava através de 20 horas de barco e/ou uma hora de teco-teco sobrevoando a Baia apesar de usar máquinas eletricas de datilografia ,note-se, faltava energia sempre, com apenas 8 funcionários incluindo aí o Gerente, o Subgerente eo portaria(tá vendo porque eu merecia ganhar o abono de R$ 1.300,00) conseguia se adequar tempestivamente às implantações feitas pela Direção geral, e hoje, a Previ com toda a tecnologia à disposição não consegue implantar sequer uma alteração no ES? Será que eles vão acreditar em mim ou no povo da Previ?

    ResponderExcluir
  49. COLEGA CECÍLIA.
    Saiu a edição da nova revista previ, e la tem uma nota a respeito do empréstimo simples.
    Dizendo que na primeira quinzena de dezembro saiu o aumento do teto do emprestimo simples.
    Nem na revista eles foran ageis em falar a data certa.
    O CECÍLIA tem que se tomar providencias a respeito da area de comunicação da Previ.
    O SERGIO ROSA deve explicações a aposentados e pensionistas.
    Na proxima reunião sugiro que faça cobranças na proxima reunião a respeito desse tema.
    SANDRO F. MANOZ VITORIA ES.

    ResponderExcluir
  50. Cecilia,
    O que voce pensaria a respeito de uma empresa que leva mais de 60 dias para realinhar um simples ES? ela teria respaldo para gerir um ativo de quase 200 bilhões? eu acho que não. Agora que a farra dos mercados passou, precisamos de uma DIRETORIA EFICIENTE, PREPARADA E EFICAZ, porque os lucros enormes sem necessidade de uma boa administração faz parte do passado, agora a coisa mudou e pelo ES nós PUDEMOS VERIFICAR O PERFIL DA NOSSA PREVI - INEFICIENTE, OBSOLETA E DESPREPARADA.

    ResponderExcluir
  51. Colega Sandra,
    Não é que tenha esquecido do prazo de carência para renovação.
    É que sempre soube que a carência visa evitar renovações constantes em prazos curtos, que terminam por encarecer os custos do empréstimo para o tomador.
    Ademais, tradicionalmente, quando das elevações de limite, tem-se permitido as renovações.
    Mas valeu a desconfiança, pois as regras têem exceções, mormente agora que são desrespeitadas a todo instante.
    Então vamos aguardar e ver como fica, mas sou otimista e acho que não vão fazer mais esta conosco.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  52. Cecilia,

    o problema de seguirmos o conselho do Malta Aquino Pinto é que ahi corremos o risco de travar o site( que jah é ruim ) e eles podem não conseguir destrava-lo a tempo de conseguirmos postarmos os pedidos de empréstimos, afinal com essa destreza e agilidade que os técnicos em informática fazem os serviços inerentes na Previ, tudo pode ser esperado. Todo cuidado é pouco. Mais falando sério, se o prazo pedido foi 60 dias, 60 dias serão passados, então cumpra-se, não existe outra alternativa, mesmo que seja no papel.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  53. Cecília,
    Bom dia, renovei meu empréstimo simples recentemente, e agora na folha de novembro paguei a 1ª prestação. Pelas regras atuais somente depois de quitadas mais 03 prestações poderei renova-lo, ou seja o ano que vem.Pergunto a você: Será que as novas regras dar-me-ão chance de renová-lo agora em dezembro? Apesar de ter margem consignável para R$50.000,00, embora não tenha cumprido a carência?
    Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Colega Cecília,
    Resolução 26 do CGPC. Para quem se interessar, existe no site da FAABB, com data de 26.11.2008, matéria sob o título “FAABB CONTRA A SPC”, através da qual a entidade tece detalhes, no mínimo curiosos, sobre a ação impetrada na justiça contra a resolução 26 do CGPC.

    ResponderExcluir
  55. CECÍLIA
    Quem manda ai na PREVI?
    A DIRETORIA EXECUTIVA OU A AREA DE SEGURIDADE.
    Porque fica refen sempre do SASSERON não da mais.
    Vamos costura uma politica de bem servir.
    Nos ( aposentados e pensionistas ) estamos reivindicando nossos direitos, inclusive em estatutos da propria previ, que diz que 15 % dos recursos no patrimonio pode ser emprestado aos participantes do plano 1.
    Ouvir desculpas esfarrapadas na materia da nova revista de que os juros inpctarian nos calculos matematicos ai ja é demais CECÍLIA.
    Vamos fala a verdade DIRETORIA.
    Chega de usar todos nos so pra epoca de eleições.
    AMADEU TAMANDARE.

    ResponderExcluir
  56. Os sessenta dias previstos para a implantação do novo ES já estão acabando. Mas continuam dizendo que sai em dezembro/2008. Nem dizem se no fim ou no começo do mês.Já não cumprem nem a palavra que foi escrita. Bons tempos aqueles em que palavra era lei.
    Vamos protestar: ES JÁ!

    Rita Colino

    ResponderExcluir
  57. Colega Cecília,
    Retirei também do site da Anabb trecho de matéria colocada hoje, 27.11.2008, sob o título “Diretor da ANABB apresenta propostas para Conselho Deliberativo da Previ”, que complementa informação prestada em primeira mão por Você aqui no blog. “Quanto à proposta de aumento dos limites de valor e prazo de pagamento do Empréstimo Simples, o Conselho Deliberativo resolveu encaminhá-la à Diretoria Executiva da Previ como forma de sugestão, uma vez que a diretoria iniciou estudos de possíveis alterações do empréstimo”.

    ResponderExcluir
  58. Colega Cecília,
    Peço sua licença para dirigir esta mensagem especialmente ao colega Sergio Inocencio, freqüentador aqui do seu blog, residente em Santa Catarina, estado que se encontra com problemas de calamidade pública em razão das fortes chuvas que vêm castigando aquela região, que aqui fez um apelo humanitário, que não tem nada de piegas nem tampouco de interesseiro. Sugiro, enquanto não são liberados os recursos do novo realinhamento do ES, que o colega dê uma olhada no site da Unamibb, já que lá se encontra matéria sob o título “BB anuncia medidas de ajuda a vítimas de enchente”.

    ResponderExcluir
  59. Alguém me ajude a entender por favor: Na nova revista da PREVI n. 137, edição out/nov, está escrito que na primeira quinzena de dezembro/2008 será implementado o novo limite do ES - RS-50 mil com prazo de 60 meses, etc... Significa que já está tudo definido, né? A revista já está sendo distribuída.
    No site de ANABB de hoje (27.11) diz que "a diretoria iniciou estudos de POSSÍVEIS ALTERAÇÕES no valor do empréstimo"

    ResponderExcluir
  60. Será que o Valmir Camilo não vai dar sequer uma palavrinha de agradecimento pelos votos obtidos?

    ResponderExcluir
  61. Cecília, por favor me explique este texto que retirei da revista Previ deste mês.

    "Alguns participantes entraram em contato com a PREVI sugerindo também aumento de prazo do empréstimo para recontratação. Porém, a partir de cálculos matemáticos, verificou-se que o aumento no prazo implicaria significativamente o valor dos juros cobrados"

    Eu realmente não entendi por que o aumento do prazo ...


    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  62. Jorge,
    Eu vou discordar de você em relação a só publicar comentários dos que se identificarem. Acredito que algumas vezes as pessoas se sentem mais a vontade quando não se identificam, porém filtrarei os comentários e só publicarei aqueles que, de alguma forma, agregarem ao assunto debatido.

    ResponderExcluir
  63. Colega anônimo,
    Pelo que me foi informado, você terá que esperar a carência em vigor, ou seja completarem os 4 meses para solicitar o novo limite. Após esta solicitação, você só poderá renovar depois de 12 meses (nova carência).

    ResponderExcluir
  64. É triste bater na msma tecla.Cada dia a decepção toma conta de mim a respeito da inércia da Anabb(raríssima exceção), da falta de vontade politica da Previ, do silêncio de várias aglomerações de funcionários/assistidos.no caso específico do ES em 2007 foi concedido sem a sórdida notícia de concessão e nada.E ainda naquela época renovou sem a exigência de de carência.Aqui já estou em plena atividade para que todos os colegas se preparem para novas eleições para que comecemos a dar o troco.É só nos organizarmos e participarmos

    ResponderExcluir
  65. Cecília, não consigo entender o porque de algumas pessoas pedirem censura, isto mesmo acho que estão querendo eh que vc censure os comentários. Nada melhor para ficarmos sabendo o que os associados estão pensando do que termos a liberdade de comentar/ler todas as espécies comentários, desabáfos, sei lá mais o que!


    Será que somos tão delicados que não podemos nem ler algo que nos contrarie, claro que sei que quem administra o blo eh vc, mas acho que censura me lembra coisas ruins, e afinal democracia eh isto ou não eh.

    Talvez ninguém vai ler o que acabo de escrever, pois pode ser censurado, filtrado.


    Vai o meu pedido: não censura não, deixe as pessoas exteriorizarem os seus pensamentos, afinal o que tem de mais.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  66. Cara Cecília,
    Em sua resposta ao colega anônimo você fala que a carência para contratação de novo empréstimo, pelo que lhe foi informado, tem que ser cumprida.
    Esta não tem sido a regra nos casos de elevações de limites anteriores.
    Entretanto, adequando-nos às novas regras, pergunto?
    No site da PREVI, há uma página que permite a liquidação antecipada ou a amortização,por débito em conta ou por boleto bancário. Isso posto, os colegas que pagarem as prestações relativas à carência, usando esse meio, não estariam habilitados à renovação na nova modalidade, já que estaria satisfeita a exigência de pagamento de 4 prestações?
    Por favor, informe-nos, porque são muitos os que estariam impossibilitados de renovar nas novas condições até o cumprimento da carência.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  67. Cara Cecília,
    O Governo está estudando a redução do IOF. Isso vai significar novas alterações na programação do ES.
    Isso retrdaria denovo a liberação ou o sistema já prevê alterações desse tipo?

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  68. Cecília,

    Acredito que você deva publicar tudo o que for possível, existem muitos comentários engraçados que na verdade servem para amenizar um pouco nosso sofrimento.
    cvj

    ResponderExcluir
  69. CECÍLIA.
    PELO MENOS A CARENCIA A PREVI DEVERIA MECANIZAR PARA QUE AQUELES QUE TIVESSEM A MARGEN PUDESSE CONTRATA-LO.
    NOSSA CECÍLIA,QUE DIRETORIA É ESSA QUE COLOCAMOS AI.
    NÃO DA NEM PRA ACREDITA NISSO.
    BABAU NATAL, ESTE MES DE DEZEMBRO PAGO A 3 PARCELA DA ULTIMA RENOVAÇÃO NO MEU E.S. ERA MINHA ÚLTIMA ESPERANÇA.VOU DESVINCULAR MEU BENEFICO DO INSS. VOU PAGAR MAIS JUROS MAIS PELO MENOS VOU TER O DINHEIRO QUE PRECIZO E COM MAIS AGILIDADE.
    AMADEU TAMANDARE.

    ResponderExcluir
  70. Colega anônimo,
    Jamais serão censuradas as manifestações sinceras aqui no blog. O que não vou publicar são comentários maldosos e agressivos, mas com certeza todos nós poderemos desabafar e trocar idéias sobre o que nos incomoda e também me criticar, pois estou aqui para representá-los.

    ResponderExcluir
  71. Colega anônimo,
    Concordo contigo. Mensagens engraçadas nos ajudam a tocar o barco. Jamais deixaria de publicá-las.

    ResponderExcluir
  72. COLEGA CECÍLIA.
    Mais uma o placar marca:

    DIRETORIA 10 x ASSISTIDOS 0,0000

    CECÍLIA em dezembro do ano passado todos nós renovamos o E.S mesmo quem já tinha recontratado e ainda estava na carência.
    Como voce mesma esta cansada de dizer em seus comentários, de que o "E.S INPACTA MUITO POUCO NAS CONTAS DA PREVI".
    Porque não se toma a decisão de ver a gente um pouco mais feliz.
    Chega de ver todos ai nesta diretoria brincar com a nossa cara.
    É como um colega disse este dias, estão colocando cara de palhaço em milhares de pessoas.
    Parece CECÍLIA que o dinheiro do E.S não é importante para as contas da PREVI. ou seja que voces acham que é ESMOLA.
    Eu CECÍLIA contrato o E.S DESDE DE 2003.e nunca deixei de pagar nem quando em janeiro e fevereiro era facutativo,solicitavamos e eles suspendian o desconto.
    Não é justo, não é ético, não é democrático.
    Eu queria que voce refletisse e falasse com o área responsável, para tentar reverter esta decisão.
    Nesta hora eu me pergunto de que serve estas associações de aposentados, porque é numa hora destas que deveria ter representação forte para como vc mesma disse " TENTAR SUAVIZAR " o sofrimento de muitos de nos aposentados e pensionistas.
    Eu CECÍLIA sozinha não posso fazer muito, mas tenho certeza que juntos a muitos colegas dedicados,articulados,cheios de boa vontade e com muita solidariedade no coração vamos mostar nas próximas eleições que mudança começa na nossa mentalidade, que pra sermos fortes, temos primeiro que aprender a votar e saber eleger pessoas compromisadas com a verdade e o respeito por milhoes de pessoas que deixaran muitas vezes de levar o alimento a sua mesa para pagar a PREVI sem falta.
    E agora na hora em que estamos velhos, sem poder trabalhar,com nossa saude debilitada,vem voces com razões que a própria razão desconhece?
    Não tenho vergonha de dizer, estou com 62 anos de idade e nunca passei por situação parecida em toda a minha vida, tendo que se humilhar todos os dias em seu blog, para pedir um benefícios que deveria ser estendido a todos os colegas que assim o desejasse.
    Hoje a vista já cansada passo horas aqui digitando estas palavras que são verdadeiras e sinceras, e apelando para o mais alta corte da PREVI para que olhe por nós neste ano tão díficil.
    Um grande abraço a todos um em especial a voce amiga CECÍLIA, porque sei que por voce teriamos as condições necessárias para todos poder gozar deste benefício.
    Rosalina De Souza-Aparecida De Goiânia-GO

    ResponderExcluir
  73. Cecília,

    Por favor, veja o que pode fazer com relação a carência de 4 meses. Tente fazer com que isso seja zerado.

    Tenho certeza que muitos precisam desse empréstimo o quanto antes.

    Agradecemos desde já.

    ResponderExcluir
  74. Cecília gostaria que você nos esclarecesse a respeito da carência prá renovação do ES:
    . Foi alterada a carência para 12 meses, porém todos terão a oportunidade de renovar o empréstimo antes da nova carência. A medida será implementada em até 60 dias, prazo suficiente para as providências operacionais.(cfe notícia em seu blog di 30.09)
    Mauricio

    ResponderExcluir
  75. Colega Cecília,
    Venho aqui, pedir a você que interfira a favor dos aposentados e pensionistas, junto a área de empréstimo simples, no sentido da liberação da carência, para que todos os colegas que tenham margem consigável possam, se assim o desejarem, efetuarem suas renovações.Trata-se tão somente de um entrave burocrático, que pode perfeitamente, ser contornado pela Diretoria da Previ. Afinal a Previ é de todos aposentados e pensionistas. Tivemos um ano difícil, cheio de promessas com base no Superávit. E agora mais êste entrave.Tenho a mais absoluta certeza que você irá levar esta idéia adiante. Por favor, ajude-nos.

    ResponderExcluir
  76. Colegas,

    O CGPC irá aprovar em 15/12/08, novas normas contábeis para os Fundos de Pensão (está no site da ANAPAR). Os Fundos pediram para debater as novas normas com seus associados antes da aprovação.
    O que será que vem de novo para afetar a apuração de resultados?
    Vamos aguardar o debate da PREVI com seus asociados para ver.
    Cecília, você sabe de alguma modificação que traga alteração substancial. Deve ter pois se assim não fosse os fundos não teriam tomado essa posição. O problema é que o tempo é exíguo demais para umaanálise mais profunda.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  77. Colega Cecília,
    Por favor você poderia disponibilizar o email do Sasseron na Previ? Assim faríamos uma certa pressão para eliminar-se a carência do empréstimo simples.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  78. Quem lê a Revista Previ (site Previ)chega a conclusão que os dirigentes da Previ estão fazendo sabotagem e escondendo informações para a Cecília. Deve ser "ciuminho".
    Lá está tudo definido, elevação do limite do ES em dezembro, mas liberação do dinheiro em janeiro/09, pura maldade, sacanagem e sadismo.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  79. Joao Paulo, eu entendi que o ES normal será liberado na 1a quinzena de dezembro, já a nova modalidade que é os 5.000, em 12 meses é que será em 2009.

    ResponderExcluir
  80. Acho que o colega João Paulo está equivocado. Pelo que entendi, a ampliação do limite do ES para R$50 mil entrará em vigor ainda na primeira quinzena de dezembro. O que ficará para o ano de 2009 é a nova modalidade de Empréstimo de curto prazo no valor de R$ 5mil. Será que estou enganado Cecília?

    ResponderExcluir
  81. Colega João Paulo,

    Acho que se você prestar bem atenção no que está dito na revista PREVI é que a NOVA MODALIDADE DE EMPRÉSTIMO (R$5 MIL, COM PRAZO DE 12 MESES) É QUE ENTRARÁ EM VIGOR EM JAN/09.
    o LIMITE DE R$5O MIL PODERÁ SER FEITO EM 2008. Só que o limite total das duas lihas de crédito é de R$ 50 mil. Confira.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  82. A todos os amigos aposentados da Previ.
    Eis na íntegra a noticia da Revista Previ., é só clicar no site abaixo
    http://www.previ.com.br/noticias/boletins/revista_200810_137/emprestimo.html
    Prezada Cecília me responda por favor, será que o Conselho Deliberativo e os redatores da Revista Previ estão na mesma P R E V I ???
    Agradeço seu esclarecimento.

    ResponderExcluir
  83. O que não tem remédio, remediatium est, é só aguardar o returnum. Na vida nada se cria, na se forma, tudo se transforma ( Lavosie)Abraços amigos. CVJ.

    ResponderExcluir
  84. Cara Cecília,
    Esta lá na home page da PREVI: Revista PREVI "descata" situação dos planos de benefícios.
    Uma instituição do porte da PREVI não pode deixar que se publiquem matéria sem revisão e deixar lá como se nada representasse. Não acredito que ninguém tenha visto.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  85. Caros Cecília e pessoal,

    O Sindicato dos Bancários de São Paulo (http://www.spbancarios.com.br/noticia.asp?c=9571) abriu as indicações para a São Pilantra 2008,
    tradicional sátira promovida por aquela entidade, que "premia" figuras públicas que prejudicaram bancários e população durante o ano. Vamos lá, "candidatos" é o que não falta. Eu votei no Ricrardo Pena, titular d SPC.

    Abs

    ResponderExcluir
  86. Colegas,voces nao vem que a Previ e cia estao se aproveitando do pedido de todos para aumento do prazo e valor para adiar mais e mais o Es?Agora vao justificar a nao liberaçao dos 50.000 sob a alegaçao de que vao mudar o sistema para os novos valores e prazo.Simples assim.Quantas vezes eu falei que o problema nao e do sistema,que a alteraçao vai ser quando e como eles querem(e se sair).

    ResponderExcluir
  87. Depois de ler os comentários aqui postados (ou seriam lamentações) fico a refletir: como é que a Previ, que até há três meses tinha um superávit estrondoso, pôde deixar os seus associados, os formadores do capital do Fundo de Pensão dos FUNCIONÁRIOS do Banco do Brasil chegar a um estágio tão indigno a ponto de ficarem MENDIGANDO a aprovação de novas faixas do Empréstimo Simples? Deprimente! Com a palavra o todo-poderoso Sergio Rosa, o Caudilho da Previ.

    ResponderExcluir
  88. Joao Paulo, pelo que eu entendi,so sairao em Janeiro/2009 os 5.000,00 extra,alem dos 10.000,00 de aumento de limite.Se for como voce entendeu e o fim,e a maior sacanagem!!!!!!Porem, ja nao duvido de mais nada com a Previ que esta ai.......
    Abraços

    ResponderExcluir
  89. Colegas,leiam no site da Unamibb sobre o Emprestimo feito pelo BB a Petrobras(quanta bondade!!!)e mais outros emprestimos.....Qual sera a fonte que sai tanto dinheiro?E para comprar BEP,BESC,NOSSA CAIXA,VOTORANTIM, e para emprestar aqui e acola.....Sera que e o que eu estou pensando????

    ResponderExcluir
  90. José Omar,
    Essas normas contábeis que o CGPC vai aprovar é operacional, não interfere em nada nosso resultado. É uma mudança na forma de algumas contas com o objetivo de padronizar a contabilidade dos fundos de pensão.

    ResponderExcluir
  91. Antonia e Carlos,
    Estão corretíssimos na interpretação. O de curto prazo (uma outra modalidade de ES) é que ficará para 2009.

    ResponderExcluir
  92. Jose Omar,
    Levarei sua crítica à área de Comunicação. Parabéns pela atenção. Isso demonstra que você lê a REvista da Previ com profundidade. INfelizmente, a maioria dos colegas não faz isso, o que dificulta muito quando há assuntos polêmicos para serem discutidos. A revista da Previ tem que servir como ferramenta para esclarecer os colegas, tentando ser o mais objetiva e clara possível.

    ResponderExcluir
  93. Mais um equívoco é cometido pelo anônimo das 11:52horas. O ES terá como limite R$50 mil e o ES curto prazo R$5 mil. Você poderá usar os R$ 50 mil no ES ou guardar R$ 5mil para uso do ES curto prazo. A soma dos dois não poderá exceder R$ 50 mil, mas poderemos usar os R$ 50 mil todos no ES. Estarei equivocado, Cecília?

    ResponderExcluir
  94. Cecília,
    Gostaria que você por favor respondesse a esta indagação postada aqui no blog conforme abaixo:
    "Cecília gostaria que você nos esclarecesse a respeito da carência prá renovação do ES:
    . Foi alterada a carência para 12 meses, porém todos terão a oportunidade de renovar o empréstimo antes da nova carência. A medida será implementada em até 60 dias, prazo suficiente para as providências operacionais.(cfe notícia em seu blog di 30.09)
    Mauricio"

    27 de Novembro de 2008 16:20

    ResponderExcluir
  95. Cecília,
    Por favor aguardo resposta para:
    Colega Cecília,
    Venho aqui, pedir a você que interfira a favor dos aposentados e pensionistas, junto a área de empréstimo simples, no sentido da liberação da carência, para que todos os colegas que tenham margem consigável possam, se assim o desejarem, efetuarem suas renovações.Trata-se tão somente de um entrave burocrático, que pode perfeitamente, ser contornado pela Diretoria da Previ. Afinal a Previ é de todos aposentados e pensionistas. Tivemos um ano difícil, cheio de promessas com base no Superávit. E agora mais êste entrave.Tenho a mais absoluta certeza que você irá levar esta idéia adiante. Por favor, ajude-nos.

    ResponderExcluir
  96. Maurício e colega anônimo,
    A carência foi alterada para 12 meses, porém os colegas poderão renovar o empréstimo e, só depois, valerá a nova carência. Hoje a carência é de 4 meses.

    ResponderExcluir
  97. Cecília,
    Paira ainda dúvidas, quem renovou há pouco ficará impedido de renovar este final de ano? Olha o que você disse:
    Cecília,
    Gostaria que você por favor respondesse a esta indagação postada aqui no blog conforme abaixo:
    "Cecília gostaria que você nos esclarecesse a respeito da carência prá renovação do ES:
    . Foi alterada a carência para 12 meses, porém todos terão a oportunidade de renovar o empréstimo antes da nova carência. A medida será implementada em até 60 dias, prazo suficiente para as providências operacionais.(cfe notícia em seu blog di 30.09)
    Mauricio"

    27 de Novembro de 2008 16:20

    ISTO É MUITO IMPORTANTE. INTERFIRA POR NÓS, É O QUE LHE PEÇO, E AINDA NÃO OBTIVE RESPOSTA.
    OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.
    ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  98. Cecília,
    Por favor aguardo resposta para:
    Colega Cecília,
    Venho aqui, pedir a você que interfira a favor dos aposentados e pensionistas, junto a área de empréstimo simples, no sentido da liberação da carência, para que todos os colegas que tenham margem consigável possam, se assim o desejarem, efetuarem suas renovações.Trata-se tão somente de um entrave burocrático, que pode perfeitamente, ser contornado pela Diretoria da Previ. Afinal a Previ é de todos aposentados e pensionistas. Tivemos um ano difícil, cheio de promessas com base no Superávit. E agora mais êste entrave.Tenho a mais absoluta certeza que você irá levar esta idéia adiante. Por favor, ajude-nos.

    ResponderExcluir
  99. Amiga Cecilia, espero que possa nos ajudar a liberar a carencia dos 4 meses quando implantarem o novo limite, pois infelizmente eu não consegui mais esperar e fui obrigada a renovar devido a tanta demora para liberação do novo limite,esperei os 60 dias e nada. Agora lendo os comentarios ainda me dizem que talvez não se possa renovar imediatamente quando do novo limite, não entendo porque, pois sempre tradicionalmente quando anunciam limites concederam renovação não importando a carencia, desde que se tenha margem, mas parece que estao agora dificultando até isto, não acho justo. Peço assim como os outros que a amiga realmente nos ajude para que tenhamos um fim de ano mais alegre, ja que outros avanços para aposentados e pensionistas so ficarão para 2009, pelo menos que tenhamos valores para conseguir honrar nossas dividas acumuladas. abraço

    ResponderExcluir
  100. Colega Cecilia, acho que todos como a exemplo de 2007, deveriam poder ser liberados deste prazo de carencia de 4 meses e com o novo limite conseguir renovar seus emprestimo para poderem fechar o ano com algum alivio financeiro. Acho que voce poderia nos ajudar nesta questao, ja que quanto ao atraso para implantar este novo limite esta forçando muitos ha renovarem sem poder mais esperar. O minimo que podiam fazer em consideração a nós era liberar a carencia para todos automaticamente e sem restrições de parcelas. Tenho a certeza que deixaria a todos satisfeitos e contentes. Vamos valorizar mais os associados ok.

    Um grande abraço Daniel

    ResponderExcluir
  101. Colega anônimo,
    Eu já respondi este comentário, porém não tem o menor problema repitir. O que deve ter acontecido é a resposta do comentário ter ficado vinculada à outra matéria.
    A carência que vale hoje é a de 4 meses, só depois que houver a renovação, é que valerá a carência de 12 meses. Foi isso que quis dizer no comentário reproduzido acima.

    ResponderExcluir
  102. Comentando sobre a carencia de 4 meses, devo entender que quem renovou a pouco, ficara impedido de renovar agora em dezembro quando entrar em vigor o novo limite do emprestimo simples, ate ter pago a quarta parcela. Caso seja isto que eu realmente entendi, manifesto aqui a minha indignação, porque todos independente de parcelas pagas deveriam poder renovar com a ampliação do limite. Penso que a Previ deveria considerar esta hipotese para o bem maior de todos os seus associados. Principalmente diante desta crise financeira que afeta a todos.

    Cordialmente Vitor Hugo Lima

    ResponderExcluir
  103. Colega Cecilia,
    Descrevo a seguir, resposta da PREVI a minha consulta sobre carência e renovação do ES: No caso do seu ES, que foi renovado em set/2008 o pagamento da 4ª prestação está previsto para jan/2009. A partir do pagamento da 4ª prestação, a renovação poderá ser solicitada. Conclusão colegas, teremos que cumprir a carência de quatro prestações para termos direito de renovar. Cecilia por favor nos ajude.

    ResponderExcluir
  104. Colegas,
    Segundo o serviço 0800 da Previ(URA) o emprestimo simples estará
    disponivel a partir da segunda quinzena(acredite quem quizer,mudou de novo).
    Para falar com o Sasseron, acesse o site do sindicato dos bancarios de SP,tem um link para falar direto com ele.

    ResponderExcluir
  105. O Empréstimo Simples na nova modalidade somente estará disponível na segunda quinzena deste mês. A informação é dada no 0800-210505 da PREVI.

    ResponderExcluir
  106. colega Anônimo,
    Pode contar com meu apoio para que seja desconsiderada a carência para todos.

    ResponderExcluir
  107. Agora sim,esta confirmada a sacanagem com os aposentados /pensionistas.Estao debochando da gente discaradamente!!!O ES ficou para a segunda semana de Dezembro,pasmem!
    Estao alterando o NOVO sistema???!!!Acho melhor a gente perguntar se o mes de Dezembro e de 2008.......Pessoal, NAO VAI SAIR ES nenhum,acreditem se quizerem.

    ResponderExcluir
  108. Cara Cecilia.
    É de dar dó constatar a situação a que chegaram os legítimos proprietarios da PREVI.
    Os colegas estão chegando ao ponto de abrir mão de suas dignidades, para implorar uma atitude solidária dos nossos diretores.
    Em algum momento estas pessoas que hoje não tem um pingo de fraternidade e solidariedade conosco, colocando interesses outros como prioridades nas suas decisões, vão prestar contas de tudo isto, senão á nós, para outro mais poderoso, pois todos somos finitos.
    Realmente, quanto mais conheço os homens, mais respeito os cães.
    Francisco

    ResponderExcluir
  109. Viva a Cecilia, vou torcer para que voce consiga nos ajudar, porque justo no fim do ano quando mais precisamos de apoio financeiro extra para começarmos com o pé direito o ano, a Previ ia nos privar de conseguir a renovação por causa da obrigação da carencia, lembrando que isto nunca foi exigido no passado quando tambem do aumento do limite, ao contrario de outros, eu confio na vossa influencia junto a Previ, senão sinceramente nem me importaria em expor minha opinião neste site.
    Forte abraço Cecilia e vamos a luta ! Contamos com a sua voz ativa para nos defender.

    Vitor Hugo Lima

    ResponderExcluir
  110. Olha, que tamanho desrespeito da PREVI pelo associado, que aliás a mantém, em relação a essa novela do ES. 60 dias foi o prazo pedido pela PREVI para implantar o novo limite. Por si só, um absurdo do ponto de vista tecnológico. Agora, talvez, repetimos, talvez, na segunda quinzena de dezembro liberem. Aí vai ser um Deus nos acuda, vão ser tantos os pedidos que o sistema vai congestionar e até parar, então, aí só em janeiro/2009 vamos conseguir concluir nossa renovação do ES. Enquanto isto a PREVI debocha de nossas necessidades e urgências financeiras.

    ResponderExcluir
  111. Cecília,
    Bom dia,
    Meus sinceros agradecimentos antecipados, pela coragem com que você vai tentar junto à PREVI, desconsiderar a carência, para a renovação do ES. Muitos colegas assim como eu precisamos muitíssimo desta renovação para R$50.000,00, mas estamos impedidos pela carência. Que Deus ilumine suas idéias e abençoe sua reta intenção. Muito obrigado e que Deus lhe pague.De coração. Isto é muito importante para nós.

    ResponderExcluir
  112. O descaso com que estamos sendo tratados é impressionante. A Previ é conduzida por gente detestável. Pessoas sem compromisso com a grande causa que a nossa instituição defende há mais de 100 anos. Admira-me a coragem com que colocaram no estatatuto a proibição de exercício de cargos por parte de aposentados. Assim, todos na Diretoria são sujeitos à opinião crítica do patrão, pois podem perder seus empregos num canetaço destes malfeitores que têm conduzido o Banco. Será que não há neste País uma autoridade sequer em que possamos confiar para mudar tal estado de coisas? É lastimável vivermos cercados de cordeiros e vilões!

    ResponderExcluir
  113. Cecília, veja se a PREVI informa qual o é o dia mesmo que será liberado o novo ES, não tem pq esse suspense, isto está deixando todos aflitos e cansados. Bjs

    Maria do Rosário - GO

    ResponderExcluir
  114. Prezada Cecília,

    Acho muito importante o seu blog para que possamos desabafar e colocar as posições com relação a Previ. Todavia, a Previ não está nem aí para o clamor dos aposentados. Para decidir uma questão que me parece tão simples, como o ES a demora é tamanha. Se compararmos com outros fundos de pensões, bem menores que a Previ, que desde agosto já aumentaram o limite para R$ 100.000,00 e alongaram o prazo de pagamento, nós da Previ estamos implorando há meses para que isso aconteça. O descaso é tamanho que não consigo entender porque estes elementos estão fazenda parte ainda da Diretoria da Previ. Eu acho que eles são diretores do Banco, porque para deferem os interesses do Banco rapidamente saem as soluções. Em quem acreditar diante desta tremenda enroloção. Não estamos pedindo nada de graça, vamos pagar o que devemos, até porque o ES simples é descontado em folha. Porque para o renda certa houve uma decisão tão rápida para favorecer poucos associados, que alguns deles ficaram ricos, até sem saber porque estariam recebendo inesperadas importâncias vultosas.Enquando isso os demais associados não receberam quaisquer benefícios. Acho o cúmulo do descasso com os associados em situação financeira desfavorável. Porque não elevar o valor e algongar o Prazo? Se a Previ não tem elementos capazes de modificar o sistema porque não contrata uma empresa para fazer a tal implantação. Para o certa foi resolvida de forma instantânea.

    ResponderExcluir
  115. SENHORES,
    Me entristece ver funcionários do BB chorando migalhas através de um empréstimo simples. Noutros tempos não era assim.
    Enquanto preocupam-se com ES esquecem o que está acontecendo de mais grave.
    Toda vez que a Previ tem dinheiro sobrando o Governo rouba de voces e entrega ao BB. Eles já quebraram o INSS e vão quebrar a Previ também.
    Não admitem que o dinheiro é de voces e tomam conta como bem entendem debaixo do nariz de todos.
    Não esqueçam que em alguns anos a aposentadoria vai chegar e não vai sobrar nada para os aposentados, so déficit, e uma pensão do INSS.
    Seus sindicatos são vendidos, pois ao invés de defendê-los estão defendendo seus cargos nas empresas controladas pelos fundos de pensão.
    Brigar por 2 ou 3% a mais de reajuste é barbada, mas se tiver que brigar pelo patrimônio de voces na Previ eles se escondem para não perder os cargos.
    Acessem "www.superavitprevi.com.br" e vejam o que o futuro lhes reserva, principalmente depois que o BB adquirir vários bancos pequenos com o dinheiro da PREVI(DE VOCÊS) e depois demití-los.
    Ou acham que não?
    Óbviamente o funci mais caro sobra, ou vocês esqueceram que não são mais o maior patrimônio do BB?

    ResponderExcluir
  116. Lamentavelmente tenho que concordar com Ary Taunay Filho, o pouquissimo tempo que convivi como movimento sindical, pude perceber que eles cuidam mais dos seus proprios interesses do que dos trabalhadores e na Previ não é diferente. Depois da instituição do voto de minerva,em que a ultima palavra é do Banco, a Previ não é mais nossa e só atendera aos nossos interesses, quando e como o Banco quizer.
    Poucas pessoas estao dispostas a contrariar os interesses do patrocinador e ver suas pretençoes particulares prejudicadas. Acreditem,nas proximas eleiçoes votaremos contra a diretoria atual, mas não pensem que os proximos eleitos lutarao por nós, nos usarao sim, para chegar ao poder.
    Gostaria de acredidar que fosse diferente mas a historia da Previ e atual politica do Banco me conduz a uma visão muito cetica do nosso futuro.
    O correto é não esmorecer e lutar, lutar sempre, tendo fé nas mudanças, mas com que armas?Com que representantes?
    Vejam os fatos mais recentes, o que fizeram com o superavit,podem ter certeza o Banco já sabia de tudo.E o emprestimos simples,alguem no passado imaginaria que os associados da Previ se submeteriam a tantas humilhacoes para conseguir umas migalhas, que são seus direitos,
    e o que é pior sem dar um centavo sequer de prejuizo a Previ.
    Por essa e outras é que temos que ficar mais vigilantes e participativos, não só os aposentados mas tambem quem esta na ativa, pois a Previ é todos nos e estamos corrento um serio risco de perde-la,num futuro muito proximo.

    ResponderExcluir
  117. Empréstimo SIMPLES (!)
    Não quero nem imaginar como seria o empréstimo COMPLICADO.

    ResponderExcluir
  118. Cara Cecília,
    proponho que todos os empréstimos simples sejam anistiados.
    ANONIMO PORTOALEGRENSE

    ResponderExcluir
  119. afinal, quem acabou de pagar a terceira parcela de um ES, quando vai poder se habilitar para renovação?

    ResponderExcluir
  120. Como já era esperado, muitos não poderão contrair/renovar empréstimo simples pela PREVI. Hj, 15, foi disponibilizado o novo teto de R$ 50 mil, com 60 parcelas (não mudou). Poucos terão margem para contrair ou renovar o ES. Crueldade da PREVI. Lamentável essa atitude fria e cruel da PREVI junto aos seus associados. Acho que vou buscar me associar ao fundo de previdência da CEF que se mostrou mais justo e humanitário junto aos seus associados, lá foi um teto de R$ 100 mil com 80 meses. CHEGA de mentiras, PREVI. Desculpe Cecília, mas essa diretoria da PREVI terá o resultado da insatisfação dos associados em breve. Quem viver verá.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário