sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto de Arnaldo Jabor

Texto para reflexão. Bom final de semana a todos.



PACIÊNCIA [Arnaldo Jabor]

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados. .. Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma 'lady' solta palavrões e berros que lembram as antigas 'trabalhadoras do cais '... E o bem comportado executivo? O 'cavalheiro' se transforma numa 'besta selvagem' no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar.

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma 'mala sem alça'. Aquela velha amiga uma 'alça sem mala', o emprego uma tortura, a escola uma chatice. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado.

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.

Pergunte para alguém, que você saiba que é 'ansioso demais' onde ele quer chegar?

Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você?

Onde você quer chegar?

Está correndo tanto para quê?

Por quem?

Seu coração vai agüentar?

Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?

A empresa que você trabalha vai acabar?

As pessoas que você ama vão parar?

Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire... Acalme-se..

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...
NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL.. ..

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...

60 comentários:

  1. Lindíssimo! Tem dias que me pego pensando que as pessoas não observam as árvores, não olham para o céu, não prestam atenção ao canto dos pássaros. Olho em volta, respiro fundo e procuro perceber toda a beleza que me rodeia. Graças a Deus, nunca precisei tomar calmantes, a não ser uma vez em que me estressei no trabalho. E olha que trabalhei 24 anos no Banco. Enquanto colegas ansiosos tinham gastrite, úlcera e hipertensão, eu procurava ver o lado engraçado daquilo que lhes causava stress. Felizmente Deus me deu esse temperamento. E por isso agradeço todo dia, por não ter perdido a sensibilidade de olhar para as pessoas, sorrir, dizer bom dia! do fundo do coração. As pessoas estão precisando parar e pensar que o melhor geralmente é o mais simples. Nós simplesmente complicamos tudo. E depois adoecemos e vivemos reclamando. Espero que todos tenham a paciência necessária para ler o texto inteiro e refletir sobre ele. E que depois resolvam virar a mesa e viver melhor e mais pacientemente.
    Um abraço e obrigada por divulgar esse texto tão belo quanto interessante.
    Rita Colino

    ResponderExcluir
  2. Querida Cecilia,

    O que nos move eh a nossa espiritualidade, evoluida ou não. Eh ela quem determina nossas ações, dai defrontarmos com condutas tão discrepantes na nossa luta do dia a dia.
    Como somos guerreiras e consequentemente, pacientes, alcançaremos a vitoria!!
    Eu confio!!!
    Cecilia, estamos em busca do exito e vamos conquista-lo!!
    Paciencia eh que não nos faltara!!
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro).

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!
    Gostei do exemplo, tem gente que reclama de consultar sua conta na internet porque ela está muito demorada mas, nem se compara ao tempo de fila que a gente pega se formos consultar ou pagar alguma conta no banco! Eu não dirijo mas, vejo que tem motoristas que buzinam à toa, esse bando de apressadinhos que depois que atropelam pessoas ou sofrem acidente culpam a prefeitura por falta disso, falta daquilo...Tem pessoas que não leêm os e-mail e perdem uma grande aportunidade de aprenderem uma coisa nova..que pressa é essa né? As pessoas estão se esquecendo do principal, elas estão se esquecendo de viver!

    Beijios!

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,

    Sempre admirei Arnaldo Jabor por sua irreverência colocada de forma inteligente, buscando nuances em fatos, despercebidos pela maioria dos observadores.

    Na matéria em foco, descobri um lado de profunda espiritualidade no desfecho do artigo quando afirma que: "NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...".

    Se todos entendessem a existência dessa forma, com certeza o mundo seria bem melhor, pois menos egoista, menos violento, mais solidário, mais justo, no qual não pevaleceria o orgulho e o poder dos cargos seria exercido com mais responsabilidade, com menos vaidade, menos corrupção e consciência de que a quem muito é dado muito será cobrado.
    Acredito na reencarnação, na imortalidade da Alma, na evolução moral e material, esta como causa daquela.
    Sou espírita Kardecista e sei que nada acontece por acaso, pois tudo é resultado de nossos próprios atos, isolados ou coletivos.
    Somente amparando-nos uns aos outros, poderemos atingir o objetivo maior que é o bem estar de todos em um mundo melhor, resultado de nós mesmos.
    Muita Paz e Amor a todos.
    E que DEUS nos ampare e proteja como resultado de cada ato de amor e caridade para com o próximo.

    José Omar A. Coelho - Aquiraz - CE

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    Você coloca para reflexão de todos o texto cujo título é “Paciência”, de Arnaldo Jabor. Já que o momento é de reflexão, peço sua licença para me reportar à enquete recém encerrada. Não só Você, mas todos os responsáveis que decidirão pela volta ou não das contribuições a partir de jan/2009 deveriam ter presente o resultado da sua pesquisa; fazer uma reflexão sobre o que os números evidenciam claramente; e ir ao encontro do que desejam os assistidos que são, juntamente com os participantes, a razão maior da existência da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Haja paciência para esperarmos:
    -- que os dirigentes da Previ acabassem com o voto de minerva;
    -- que os dirigentes da Previ tivessem distribuído os superávits anteriores na hora certa, sem atrasos;
    -- que o Sergio Rosa descubra que ele não deve se considerar dono da Previ impondo a todos as suas grandes e pequenas vontades, fazendo e desfazendo o que bem entender;
    -- que a politica pequena deixe de ser a principal ferramenta dentro da Previ;
    -- que os sindicalistas parem de exigir cargos e que os dirigentes parem de nomear sindicalistas em contrapartida aos apoios políticos.

    ResponderExcluir
  7. Belo texto!Nos aposentados/pensionistas entao estamos de parabens,SOMOS MUITO PACIENTES!!!!!O que nos temos esperado,acreditado,principalmente no ano que esta terminando,nao e brincadeira.......PACIENCIA e o que nos temos demais e nessa semana
    nem se fala.....Haja coraçao!Haja crença!Mas Deus e maior e nos vamos vencer.

    ResponderExcluir
  8. Jane e Rita,
    Como vocês, também sou confiante no presente e futuro. Acredito no poder da fé e da vontade de querer ser feliz e lutar para isso. O passado já foi e não dá para mudá-lo, porém o futuro nós podemos ajudar a construí-lo, com persistência, esperança, força de vontade e paciência, sempre.

    ResponderExcluir
  9. Disse-o bem, AJ: "Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus."
    Principalmente, sem tempo para Deus.

    Phydell

    ResponderExcluir
  10. Bonita mensagem, como todas as que vem do Jabor.Há uma outra na internet, que começa assim " Deus não trabalha conforme a ansiedade das pessoas . . .".AGORA,não precisava também a diretoria da PREVI bancar Deus, pois não trabalha conforme os anseios dos associados.A patacoada do ES - quem acredita na necessidade de tanto tempo para alterar o aplicatvo?-seus limites/prazos ridiculos; a presepada em cada reunião sobre o extinto Superavit,etc.
    E agora, para os mal intencionados, vai valer o que:
    -aqui se faz e aqui se paga;ou
    - vão pagar quando virarem espíritos novamente, logo após os que esperaram em vão?
    É, só alguem Superior para resolver o castigo acertado.

    ResponderExcluir
  11. Bonita mensagem, como todas as que vem do Jabor.Há uma outra na internet, que começa assim " Deus não trabalha conforme a ansiedade das pessoas . . .".AGORA,não precisava também a diretoria da PREVI bancar Deus, pois não trabalha conforme os anseios dos associados.A patacoada do ES - quem acredita na necessidade de tanto tempo para alterar o aplicatvo?-seus limites/prazos ridiculos; a presepada em cada reunião sobre o extinto Superavit,etc.
    E agora, para os mal intencionados, vai valer o que:
    -aqui se faz e aqui se paga;ou
    - vão pagar quando virarem espíritos novamente, logo após os que esperaram em vão?
    É, só alguem Superior para resolver o castigo acertado.

    ResponderExcluir
  12. Pacciencia tem esse pessoal da tecnologia. para implantar o novo emprestimo simples.

    ResponderExcluir
  13. A ANABB está alardeando no seu site que ultrapassou a quantidade de 100 mil sócios. Agora entendi o motivo dessa briga toda. Cada sócio pagando R$ 19,90 se calcularmos somente 100 mil associados dá uma arrecadação anual de R$ 23.880.000,00. O que essa entidade faz com tanto dinheiro? O pior de tudo é que nada faz pelos associados. Essas ações são custeadas apenas pelas sucumbências. Depois que me desfliliei recebi de imediato uma procuração para assumir os 15%. Nisso eles são rápidos.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,

    só não podemos dar jeito na morte, ela é inevitável e cada tem a sua hora, o resto, é correr atrás, mais de preferencia bem devagar e aproveitando a paisagem.
    o texto pra mim serve, afinal sempre fui apressado e sempre na pilha, quando me aposentei já tinha feito meus plano e hoje os executo. moro em uma praia ( Garopaba-SC), tem 10 mil habitantes, e isso acalma qualquer um, ando 100 metros e estou na praia para caminhar, ver os barcos de pesca e apreciar o voo das gaivotas. o que me estressa é a PREVI. fazer o que, alguma coisa sempre tem de errado, mesmo no paraiso.

    www.fotolog.com/sergioinocencio


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,

    O Texto é belo para a alma. Politicamente é um escárnio. O tempo urge. Não temos mais tempo nem paciência para iludirmos com esse tipo de "carícia" cerebral.

    Contribuir novamente no próximo ano!!!. É brincadeira. Que o BB vá captar recursos em outra praia.

    Paciência com essa Diretoria é outra brincadeira. Afinal a quem serve esta Diretoria? Tivemos quase o ano todo de 2008 para equacionalizarmos o superávit, e nada foi feito. Ou melhor, tudo foi postergado. Quem usufruio desse superávit?
    Os beneficiários não usufruiram.

    E o renda certa? Não foi tão Certa para a grande maioria.

    Já disse em outra ocasião: Temos que ensejar resistência através de ação(ões) na Justiça. Outra forma de reavermos o direito usurpado não vislumbro caminha diferente.

    James Paiva = João Pessoa.

    ResponderExcluir
  16. Paciencia e para quem tem dinheiro, quem tem aposentadorias polpudas, com os calculos anteriores a 97. Paciencia tem os RENDA CERTA . COM CONTAS A PAGAR, recheado de emprestimos, sem poder arcar com os estudos dos filhos, isso sim,nao ha paciencia ,mas sim agonia,sofrimento das desigualdades. Assim mesmo,confia na Cecilia, nosso unico canal de desabafo e atualizar-se sobre os assuntos da PREVI.

    ResponderExcluir
  17. No BB já fui muito impaciente.
    Há anos aposentado aprendi o sabor das coisas.
    Desde que comecei a ler blogs e relatorios da anabb e previ, estou começando a impacientar-me novamente.
    Acho que devo ir a Garopaba ! Estou em Baln.Camboriu (SC) e o trânsito daqui é infernal!
    Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Eh pessoal, estah nos jornais de hoje que a caixa e o bb vão financiar imóveis com desconto em folha para funcionários públicos.


    Prazo 25 anos BB E 30 CEF, enquanto isso na Previ o prazo eh de no máximo 20 anos. Por que que um fundo de pensão que o objetivo não eh lucro não dilata o prazo. Podem alegar que os juros são os menores do mercado, mas quem define juros não eh a Previ, o SPC na famigerada resolução os limitou a 5%a.a. Se dependesse desta Diretoria com certeza não seriam os tais 5,75%.

    Que nesta reunião os nossos representantes dilatem o prazo tanto do empréstimo simples, quanto do imobiliário. Banco não faz nada de graça, sem eh bom para Cef e o BB deve ser bom para a Previ.

    Já que para esta diretoria tanto faz se eh bom para o associado ou não.

    Um abraços a todos do Blog!

    ResponderExcluir
  19. Gil-PR, tambem me desfiliei da Anabb mas desconheço a procuraçao e os 15%.Voce pode me explicar o que sao?No aguardo,agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Cejota,adorei o que voce escreveu!!!!E isso mesmo,AQUI SE FAZ,AQUI SE PAGA.Tem gente que pensa que e so do outro lado, mas e aqui mesmo.Estamos no final dos tempos.A crise que se apresenta nada mais e a mao de DEUS,os banqueiros,empresarios,as grandes potencias??ja estao sentindo.Nos, os pobres,assistiremos de camarote,nao temos muito a perder,eles,sim!E so esperar....

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília.
    Paciência,uma coisa que falta a nós aposentados e pensionistas da Previ,vendo a nossa Diretoria faltar com o respeito a todos nós.
    Enquanto vemos a Previ perder 15 bilhões ou mais aplicados em bolsas de valores,ficamos medingando um aumento no prazo de pagamento do empréstimo simples.
    Vendo muitos colegas ficando de fora de um benefício que deveria ser estendido a todos nós do mais alto provendo ao mais baixo provento.
    Como podemos ter paciência, se quando vemos o nosso contra cheque de cima a baixo só descontos de empréstimos, porque sem esses empréstimos a conta não bate no final do mês.
    Daí vem certos senhores achando-se donos da verdade, em cima da hora querer realinhar ou tumultuar o que já é obvio a todos nós.
    Quero ver a postura dos senhores mebros da nossa diretoria, quando o senhor Bento pautar as proprostas por ele defendidas e como você mesma disse. apoiada por Valmir e ANABB.
    Se a nossa diretoria tivesse realmente interresse em ajudar os aposentados e pensionistas teria uma postura menos conservadora e deixaria pelo menos o prazo ser estendido para muitos de nós podermos gozar de um benefício mais simples e mais justo porque não honera tanto assim os colegas que o solicitan.
    Já fico provado por A + B que ai dentro dessa diretoria tudo é feito com cartas marcadas, a se dar pelo aumento dos 15.000,00 depois de um balde de agua fria da resolução que acabo com o SUPERAVIT 2007.
    Essa é minha postura, é o que eu penso,não vejo a ANABB, fazendo nada por nós nem em 2008. e nem em 2009 a anabb é só braço do nosso PATROCINADOR para saber dos anseios dos flamigerados aposentados e pensionistas, e seja VALMIR ou os outro 20.ninguém tem força pra encara o PATROCINADOR de frente. Todos sabem disso.
    Se a ANABB tivesse interresse realmente ja teria entrado com a ação na justiça, se fosse indeferida, pelo menos teriamos a senção de estarmos representados agora fica usando mebros da sua diretoria pra fala e na pratica nada é no mínimo duvidoso.
    Desculpa Cecília mais é o que eu penso. ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  22. Cecília,

    Está certo que temos que ter paciência, mas para tudo tem um limite. Volto a perguntar:

    "A ANABB ainda esta estudando como vai ajuizar a ação contra a Resolução CGPC 26 ?"

    Fernando

    ResponderExcluir
  23. Colega Cecília,
    Gostaria de me reportar ao seu comentário de 18.11.2008, respondendo a alguns colegas anônimos e em defesa do candidato mais votado nas eleições da Anabb. “Façam uma reflexão”. Foi exatamente o que fiz conforme recomendado no final do seu texto. Tentei me libertar de qualquer possível sentimento de frustração e abatimento, usando como remédio as suas palavras, mas sinceramente não consegui. As feridas são muito recentes e não houve ainda tempo hábil para que elas cicatrizassem. Senão vejamos: o candidato mais votado conduziu um processo de negociação de superávit durante oito meses, cujos verbos mais utilizados foram sempre esperar e adiar. Este texto de Arnaldo Jabor caberia também naquele momento. Envolveu participantes, assistidos e até mesmo os pedevistas. Saiu fazendo propaganda das suas propostas inovadoras, defendeu-as pelo Brasil afora, fez votação, montou todo o circo e, o pior disso tudo Cecília, criou várias expectativas para milhares de colegas pertencentes à Casa e outros que para ela desejavam retornar. O final dessa “pirotecnia” todos nós sabemos qual foi. Você disse que o candidato mais votado “com sua inteligência e perspicácia sempre conseguiu negociar bons acordos”. Relativamente a esta última negociação ele está devendo muito. Colegas da ativa e, principalmente aposentados e pensionistas, alguns ou vários como eu, próximos ou já na melhor idade, todos os grandes perdedores neste ano de 2008, hoje “mendigam” um mísero aumento de teto e prazo de pagamento do empréstimo simples para ver se conseguem ter dias um pouco melhores até o natal de 2008. O todo poderoso, o grande vencedor de 2008, mais votado no processo eleitoral da Anabb - talvez fruto do circo por ele montado e conduzido durante oito meses -, poderá ser reeleito presidente da maior associação de funcionários do BB, em detrimento de nomes como ALCIR AUGUSTINHO CALLIARI e CECILIA Mendes GARCEZ Siqueira.

    ResponderExcluir
  24. Bonito texto do Arnaldo Jabour. Porém, na prática não nos ajuda em nada. Paciência já temos bastante. Aliás, só não temos é tempo suficiente para esperar alguma atitude favorável por parte de nossas entidades para aliviar nossos anseios e necessidades.

    ResponderExcluir
  25. Sra Rosalina,parabens pelas palavras,ate me emocionei.E isso mesmo, se a diretoria se preocupasse com os aposentados e pensionistas, o ES(complicado) ja teria saido ha muito tempo e com
    limite e prazo aumentados.Mais uma vez repito nao e problema de tecnologia,de sistema,e enrolaçao,mentirada,politicagem,sa-
    can....Hoje sao 18 e nada!!!!!E nao me iludo com o dia 21.

    ResponderExcluir
  26. Caro anônimo, com referência ao meu comentário acima é porque eu ainda tenho duas ações pendentes desde 1996 e os 15% são os honorários advocatícios que terei de pagar aos advogados. Prefiro pagar os tais 15% do que sustentar essa cambada de ineficientes da ANABB.

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecília,
    Fiquei impressionado com os cálculos feitos pelo colega Gil - PR e fui ao site da ANABB para ver o Balanço da Entidade e, para minha surpesa, oque encontrei foi um balanço de 2004.
    Isso demonstra o quanto nós somos descuidados com nossas próprias coisas.
    Como é que uma entidade composta de colegas, que se propõe a defendê-los e ao Banco, gerindo uma bagatela de recursos, passa três anos sem divulgar suas contas e ficamos todos calados?
    E mais, reelegemos boa parte de seus dirigentes, sem cobrar explicações do destino dos recursos provenientes de nossas contribuições?
    A ANABB pertence a seus associados e mantem-se de suas contribuições e seus dirigentes não são seus donos, mas meros gestores escolhidos pelos associados para a gerirem, com deveres, direitos e obrigações.
    Temos que exigir prestações de contas periódicas e não calar e assistir passivamente a passagem da carruagem.
    Não estou acusando ninguém de nada, pois respeito profundamente àqueles que se propoem a trabalhar pelos direitos dos próximos, mas penas pedindo esclarecimentos para que não se dê margem a interpretações dúbias.
    Posso até estar enganado quanto à prestação de contas, mas não quanto à obrigação de sua divulgação ampla, inclusive no site da Entidade.
    Se estiver errado que me perdoe, mas gostaria de saber sua posição a respeito.

    José Omar A. Coelho - Aquiraz-CE

    ResponderExcluir
  28. Impressionante! Mesmo sendo o mais votado (o que me causa espanto) o Valmir Camilo continua calado. Fala Valmir...

    ResponderExcluir
  29. Jorge,
    Eu respeito sua opinião, porém é bom lembrar que a regulamentação da utilização do superávit pegou todos nós de calças curtas. Eu também acredito que o BB sabia muito bem como seria a regulamentação e, por isso, arrastou a negociação para o final do ano. Como vocês sabem, o BB tem o voto de minerva e qualquer decisão tem que ser negociada com ele e numa negociação se a outra parte não quer negociar, simplesmente não existe negociação.
    Foi o que aconteceu. A Anabb provocou um grande debate sobre o assunto que culminou na votação que, com a aprovação da Resolução CGPC 26, concordo plenamente contigo, deixou todos nós frustrados. Só não concordo que essa culpa seja exclusiva da Anabb. Ninguém da Anabb sabia que a regulamentação viria da forma que veio, mas não estou aqui para levantar a bola de ninguém. Também sinto-me frustrado com o resultado e vendo todo o trabalho feito indo por água abaixo.
    Como sou uma pessoa otimista, acredito que ainda vamos reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  30. É, colegas, segundo a área de SEguridade, o novo limite só será liberado em dezembro. A justificativa para o atraso é o novo site que como consome muita memória, terá que ser feito mais alguns ajustes.

    ResponderExcluir
  31. José Omar,
    Eu vou checar direito e retorno o comentário. O correto é que tivesse a divulgação das contas do ano passado (2007).

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecília,
    Se o problema é o novo site, em respeito aos colegas, que volte o site antigo e depois se ajuste o novo site em 2009.
    José Oma A. Coelho

    ResponderExcluir
  33. Eh muito bom saber que os colegas estão cada dia mais participando dos assuntos referentes a Previ, Anabb e cia.

    Acho que a melhor resposta ateh agora foi a não aprovação do nome do Sr. diretor de seguridade, Sasseron para os quadros da Anabb. Como acho que todos, inclusive os diretores Previ, devem dar uma "passadinha" por este blog gostaria de lembrar que os associados estão com uma nova postura. Quem quiser pagar para ver que pague.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  34. Realmente paciência é bom e é somente o que nos resta ter.

    ResponderExcluir
  35. Cara Cecília.
    Fazendo referência ao José Omar, cujos comentários são de uma coerência louvável, me reporto ao comentário de 11/10/08 onde questionei o balanço da ANABB e a destinação de sua arrecadação mensal. O Sr. Valmir não se pronunciou. Aliás, seria de bom tom que ele, vez por outra, se desse ao trabalho de responder alguns questionamentos aqui postados porque, com absoluta certeza, ele os lê. E, como sempre diz a Cecília, este canal está aberto a todos, graça ao bom Deus.
    Quanto à expressiva votação dada ao Sr. Valmir, explica-se: a grande maioria dos associados não tem acesso à Internet e somente conhece a ANABB pela propaganda impressa que lhes chega às mãos, notadamente o jornal Ação. Além do mais, nas campanhas eleitorais a estrutura da entidade é posta à disposição dos candidatos à reeleição, aliado ao fato de que durante todo o ano a caravana da diretoria percorre o Brasil de ponta a ponta alardeando o que lhe é conveniente. Deste modo, essa grande parcela dos colegas se inteira, apenas, daquilo que interessa à cúpula dominante, encabeçada pelo Sr. Valmir que, deste modo, vai se eternizando no seu castelo.

    ResponderExcluir
  36. Querida Cecilia,

    Essa Diretoria de Seguridade, leia-se S A S S E R O N, eh brincadeira!
    Agora, a dificuldade eh o novo site.
    Francamente, haja paciencia para aguentar esse tipo de coisa.
    Gostaria de saber, o emprestimo sera disponibilizado no inicio de dezembro? Voce poderia nos dar essa informação?
    Agradeço antecipadamente.
    Beijos,
    Jane ( Rio de Janeiro )

    ResponderExcluir
  37. Colega CECÍLIA.
    Vou recordar a senhora que por muitas vezes, respondeu a comentários de varios colegas,dizendo que o " patrocinador" iria deixar a negociação para o segundo semestre de 2008. porque ele queria impactar positivamente o seu balanço de 2008.
    Fevereiro de 2008 a CONTRAF-CUT já havia levado uma porposta há mesa de negociação.
    Maio de 2008 começa então VALMIR e ANABB e as demais associações,elaborar as propostas do GT.
    Desde de fevereiro de 2008. voce mesma disse que quem estava a frente das negociações era a contraf-cut.e que ela era a escolhida para negociar em nome do funcionalismo do banco do brasil.
    Então fica claro e evidente a todos nós e voce como membra da ANABB e dentro da PREVI.
    Tinha sim conhecimento dos anseios do PATROCINADOR e por diversas vezes falo em barganha. que sem barganha dificilmente sairia qualquer tipo de acordo.
    Me recordo de cada palavra dita por voce em seus comentários.
    Agora o que não se pode negar sem sombra de duvida que o VALMIR CAMILO se aproveito do situação para faze campanha em seu favor isso ele fez sim.
    Quantas palestras foram marcadas,para discutir as propostas,as cédulas que não chegaran em tempo habil. a reunião que foi remarcada. tudo isso esta na memória de muitos de nós.
    Com a resolução tudo fico sem sentido e nesta hora qual a postura do Valmir CAMILO?
    Sera que agora com a edição da resolução não seria a hora de voltar a consultar o corpo social para saber dos anseios dos assistidos?
    Qual a melhor estratégia a ser defendida, afinal estamos falando do dinheiro de todos os aposentados e pensionitas, não do dinheiro de 21 conselheiros.
    Ta faltando dialogo, ta faltando interrese e ta faltando principalmente ética, na condução de CEM MIL CHEQUE EM BRANCO QUE TODOS OS ASSOCIADOS DERAM A ESTA QUE É A MAIOR ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL.
    ROSALINA DE SOUZA AP.DE GOIANIA GO

    ResponderExcluir
  38. Cecília, agora a casa caiu. Como foi prometido que o novo ES sairia em 60 dias a partir de 30 de setembro, consegui renegociar meus compromissos para 01.12. Se não sair em novembro, vai acabar a paciencia de meus credores. Por favor, faça esse povo cumprir o que prometeu. Pelo menos isso.

    ResponderExcluir
  39. Cecília,

    Eu postei um comentário mas acredito que falhou o envio. Estou refazendo. Com relação ao ES, peço a você se possível, propor na reunião a possibilidade de todos renovarem o ES até o limite de parcela que já pagam, independente de terem ou não margem consignável. Caso isso fosse possível, tenho certeza que beneficiaria muitos colegas. Vou mencionar minha situação em particular. Saí no PAA de 2007, na época, tinha uma boa margem consignável, após a saída, tentei renovar o ES e já não foi mais possível, tendo em vista que minha margem caiu para 1/3 do que era, pois a Previ se nega a considerar o que recebemos do BB para estabelecer a margem, alegando ser uma renda incerta, ou seja, não acredita que o BB honrará aquilo que foi acordado conosco (pagar indenização até a época de nossa aposentadoria pelo INSS). Diante disto, eu que já tinha empréstimo, não pude renová-lo mais, tendo ficado com margem negativa, ou seja, pelos príncipios do ES, só poderei emprestar novamente somente após liquidar o empréstimo que já tenho. Apesar de não conceder novo empréstimo devido à margem, para cobrar as parcelas, a Previ não se limita aos 30% pelo contrário, no meu caso houve até um reajuste. Já paguei 15 parcelas, sem falhar nenhuma já que não tem nem como, pois já vem descontada na FOPAG, ou seja o risco da Previ em não receber é praticamente zero. Diante dessas colocações que peço a você que defenda na reunião essa possibilidade de todos poderem renovar o ES, mesmo sem margem, desde que o novo valor de parcela, não ultrapasse aquela que o assistido já paga atualmente.Não aumentará em nada o risco de não receber, sem esquecer que existe o seguro para garantir os empréstimos. A Previ só não aprovará tal possibilidade caso realmente não queira ajudar seus associados. Tenho certeza que muitos colegas estão em situação igual à minha. Peço a gentileza de nos dar um retorno no blog a respeito da possibilidade de levar tal idéia na reunião do dia 21/11. Abraços.
    cvj

    ResponderExcluir
  40. Cecilia,

    Tomara que a area de seguridade tenha a competencia e a sensibilidade de liberarem o emprestimo simples antes do natal.
    Concordo com os colegas que manifestaram que já esta na hora do Valmir dar espaço a novas lideranças, novas ideias.

    ResponderExcluir
  41. Gil-PR, obrigado pela sua explicaçao sobre os 15%,quando li o seu comentario ja fiquei apavorado....sera que ainda vao me cobrar alguma coisa alem de nada terem feito por mim????
    Valeu!Um abraço.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, o novo site consome muitas memorias......E incrivel!!!!
    Imaginem o que vai ser se o ES sair e todos que puderem renovar,
    ao mesmo tempo entrando no moderno site da Previ a encrenca que vai dar.Sera que o credito saira antes do Natal????????

    ResponderExcluir
  43. É incrível Cecília, frustação e mais frustação. Quer dizer que só para dezembro o ES? Oxalá seja para o início e não fim do mês, sé que vai mesmo sair. E tem mais, com esse novo site cheio de galhos, vai ser um inferno conseguir-se renovação/concessão de crédito.
    Já pensou no congestionamente, se acaso funcionar esse horrível site. CHAMEM URGENTE OS TÉCNICOS DA COOPERFORTE PARA AJUSTAR OS EQUIPAMENTOS, JÁ QUE O PESSOAL DA PREVI NÃO DÁ NO COURO.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  44. Prezada Cecília,
    através deste, quero parabenizar o colega Jorge Teixeira pelo texto enviado em 18 de novembro: foi um relato fiel dos acontecimentos e retrata o sentimento de frustração que acometeu toda nossa classe.

    ResponderExcluir
  45. eh como dizia a musica...

    dezembro chegou....janeiro jah vem e nos os aposentados nada, tambem a maioria dos dirigentes ganhando o que estao ganhando, que se danem os aposentados e se morrerem a pensao reduz para 60% que beleza..a previ ganhou , mais um morreu ou mais 1.000 morreram, mas lembrem seus Diretores voces tambem vao morrer ate porque ninguem eh eterno, se fossemos nos aposentados iriamos pedir para morrer pois nao aguetamos tanto sofrimento e tanta peregrinaçao, pedido para um pedido para outro e nada, mas aqui se faz aqui se paga, Deus falará por nos.

    POR isso aposentados como eu:

    AINDA QUE ANDEMOS PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE NAO TEMEREMOS.Vamos Confiar em Deus e que ele ilumine A CECILIA E O BENTO que ENTAO NOS DEFENDENDO.,

    ResponderExcluir
  46. Queridos colegas,
    Façamos breve reflexão: Quem é o Patrocinador? O BB, não é? Não se iludam em relação ao ES e a CARIM, pouco ou nada vai mudar, porque o patrocinador, todo poderoso e com voz ativa e barulhenta, senão decisiva, não vai permitir esse tipo de concorrência com seus produtos de empréstimos/financiamentos. A PREVI não vai competir com seu patrocinador, portanto o ES deverá ficar como já foi decidido. A CARIM continuará com 240 meses, e com margem atrelada ao cadastro do associado no Banco, de forma a não prejudicar o patrocinador.
    Tenham paciência e não se iludam, tudo já está definido e a última palavra será sempre do patrocinador (BB), enquanto nós associados e mantenedores da PREVI seremos solenemente ignorados. A contribuição voltará, o ES ficará como está e a CARIM também não mudará. Duvidam? Aguardem os próximos dias. Até nossa querida Cecília (votei nela) sabe disto e nada ou pouco pode fazer para mudar isto.

    ResponderExcluir
  47. Cecilia, o emprestimo simples vai ser liberado em dezembro? q bom.
    deste ano nao 'e? acho que a Previ nao tem 'e caixa pra bancar.O MAIOR FUNDO DE PENSAO DA AMERICA LATINA,COMO OSTENTA O PRESIDENTE , LEVA TRES MESES PARA implantar NOVOS LIMITES,POR PROBLEMAS TECNICOS??????

    ResponderExcluir
  48. Peraí peraí...o empréstimo simples não vai ser liberado antes por problemas no SITE? É pra rir ou pra chorar? Que espécie de empresa a PREVI anda contratando pra cuidar dessa área? Será que isso não merece uma auditoria?

    Que desculpa mais tosca heim...

    ResponderExcluir
  49. Sem dúvida essa diretoria da Previ não é de nada, não manda nada, nem resolve coisa alguma. A notícia de que o ES só sairá em dezembro e mais um embromação, para enganar a todos nós. Isso é outro falso superávit: ninguém viu, não existiu e ficaram jogando a culpa na crise.
    Tudo isso não passou de uma brincadeirinha, vamos esquecer mais essa sacanagem.

    ResponderExcluir
  50. Colega Cecília,
    São 19:20 hs de 20.11.2008. Acabei de ler na primeira página do UOL que o Banco do Brasil fechou a compra da Nossa Caixa pelo valor total de R$5,386 bilhões de reais, em espécie, divididos em dezoito parcelas de R$299,250 milhões de reais. A matéria aborda também as negociações em curso para compra do Banco Regional de Brasília e de metade do Banco Votorantim. Caso esses negócios venham a ser concretizados, o BB poderá voltar a ser o maior banco do país, tendo em vista que já foram adquiridos mais dois bancos estaduais, o de Santa Catarina e o do Piauí. Todas essas aquisições foram feitas num curto espaço de tempo e não sei se foram precedidas de análises técnicas e tendo presente somente o interesse comercial das operações. Acho estranho que ninguém tenha vindo a público para comentar essa corrida desenfreada do nosso patrocinador na busca de adquirir tudo que se apresentar pelo caminho. Essa atitude, no meu entender arrojada até demais, motivada pelo desejo do presidente Lula de ver o BB novamente no primeiro lugar dentre as maiores instituições financeiras do país, pode estar fazendo com que os responsáveis pela condução dessas negociações esqueçam ou ignorem algumas premissas básicas, que deveriam estar sendo levadas em consideração em aquisições do porte das que estão sendo realizadas. Diante do exposto agradeceria se Você, caso julgue oportuno e conveniente, externasse o seu ponto-de-vista acerca dessas aquisições desenfreadas.

    ResponderExcluir
  51. Pois é, nós aqui esperando a liberação do novo ES e o pessoal preocupado em dar uma cara nova ao site, o que acabou por dificultar ainda mais a implantação do tão esperado ES. Pelo andar da carruagem 60 dias não serão suficientes. Assim até eu que sou bastante paciente e otimista, perco a paciência, até porque gosto de cumprir o que prometo e espero que todos também cumpram o prometido. Nós não estávamos preocupados nem reclamando do site antigo. Tudo bem que a PREVI quisesse dar uma "nova cara" a ele, mas podia priorizar a implantação do ES. Isso acaba cheirando a enrolação.
    Desculpem o desabafo, mas já estou desacreditando da "boa vontade" da PREVI.

    Rita Colino

    ResponderExcluir
  52. Colega Cvj,
    A reunião de hoje do Conselho Deliberativo da Previ dificilmente alterará o no limite aprovado pela Diretoria, órgão competente para alterar mudanças no ES. Apesar do Conselho ser o órgão máximo da Previ, dificilmente questionaria uma decisão da Diretoria, a não ser que houvesse falhas, o que não é o caso.
    Em relação a desconsiderar a margem consignável, sinto informar que não é possível pois os normativos que regem o ES prevêem a observância da margem e para alterar o regulamento do plano é necessário a aprovação da SPC (Secretária de Previdência Complementar).

    ResponderExcluir
  53. Jorge Teixeira,
    Sempre atento e antenado e com boas reflexões sobre vários assuntos, acrescentando muito nossa discussão no blog. Agradeço sinceramente sua participação.
    O que eu sei é que essas possíveis compras estavam sendo discutidas há muito tempo no BB, só que a portas fechadas. Algumas vazaram para a imprensa, mas geralmente as análises são feitas bem antes do assunto estar nas páginas do noticiário.
    Dessa forma, não acredito que o Banco esteja fazendo essas operações sem respaldo técnico e operacional e projetando como ficará o Banco depois disso. Acredito que tudo já estava planejado, porém colocaram um "turbo" por conta da fusão Itaú/Unibanco que surpreendeu todos e tirou o BB do seu lugar de primeirão. Este fato motivou uma pressa na decisão de operações que já estavam em andamento. Bom, esta é a minha opinião, não sei se bate com a realidade.

    ResponderExcluir
  54. Como disse antes e Cecília acaba de confirmar, nada mudará quanto ao ES em relação ao limite e prazos já definidos. Incluam a CARIM tb nisto. Quem manda é o patrocinador, como já o disse. Se alguém ainda é ingênuo, que se mantenha assim ou passe a pensar mais. Esperamos apenas que o ES esteja disponível no início de dezembro e que todos possam renovar, mas essa é certamente outra dúvida, que nem a PREVI sabe. Valha-me deus.

    ResponderExcluir
  55. Pela resposta da Cecilia,ja viram que nao vai haver aumento do limite e nem do prazo do ES.Conclusao:A proposta do Sr.Bento era so mais uma enrolaçao.
    Daqui ha poucos teremos a decepçao,
    AGUARDEM!!!!

    ResponderExcluir
  56. Nao falei,acabo de me decepcionar.Leiam a resposta da Cecilia quanto a reuniao....nenhuma novidade que interesse aos associados.Nao precisamos nem aguardar segunda feira.

    ResponderExcluir
  57. E isso ai,valha-nos Deus!Acabo de saber por um colega que o banco nao quer autorizar a liberaçao do ES.Vai ficar para 2009(primeira semana de Janeiro).Senao a Previ vai fechar 2008 no vermelho....

    ResponderExcluir
  58. É tudo mentira, meu povo. A Cecília não tem poderes para alterar nenhuma decisão. Ela tem suas funções e obrigação a cumprir dentro do cargo que ocupa. É a mesma coisa de quando a gente tinha uma função/comissão no banco quando estávamos na ativa. O blog serve para aliviar a dor da picada.
    Não estou querendo diminuir a boa vontade dela, a abertura do diálogo, mas é só isso.
    E aí, vem reunião, vem cancelamento de reunião, vem proposta do Sr. Bento, vem crise mundial, vem SPC, vem o silêncio inexplicável do Camilo (até agora o maior responsável pela expectativa criada sobre o superávit através de várias reuniões e formação do GT que não serviram pra nada)
    É tudo enrolação. Cada um tá ganhando o seu "BOM" salário da PREVI, da ANABB pra cumprir o que o patrão mandar.
    O resto é conversa fiada e falta de RESPEITO conosco. Quem quiser melhorar suas finanças que vá procurar a FINIVEST.(????)
    Que papo furado: É o SISTEMA, É O NOVO SITE, É FULANO, É BELTRANO.
    Será que não tem ninguém aí que tenha coragem de falar a verdade e abrir o jogo.
    FALA VALMIR...

    ResponderExcluir
  59. acontece senhores leitores, que a Diretoria da Previ so age para eles e que se danem o resto, digo os aposentados, quem conheceu o Sergio Rosa e hoje o ve diz com certeza que o Poder o fez mudar, mas nem que tenhamos que votar no PSDB mas mude o Sergio Rosa, que esta presidindo a Previ como se sua a fosse.
    O BB AUMENTA PARA 84 meses, a Previ dos aposentados apenas 60 meses ha ou nao ha uma diferença

    ACORDA Sergio, outra coisa de quemeh essa empresa do novo site, isso e um saite e nao site eh lento problematico e demorado.

    ResponderExcluir
  60. Minha cara Cecília, voltando ao ES, acredito que há uma explicação pela demora na liberação: o pessoal da área técnica da Previ deve ter mergulhado na máquina do tempo e acionado a alavanca errada(de volta para o passado) e agora estão tendo dificuldades em operar a P-623, NCR-31 e outras raridades de década de 60.
    Maurício

    ResponderExcluir

Poste seu comentário