sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Entrevista com o Sr. Ricardo Pena, Secretário da SPC

ENTREVISTA CONCEDIDA PELO TITULAR DA SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, RICARDO PENA, À REVISTA FUNDOS DE PENSÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE SUPERÁVIT CONTIDA NA RESOLUÇÃO CGPC 26, APROVADA RECENTEMENTE.

Uma das medidas que a Resolução impõe antes de discutir os recursos da "reserva especial para revisão de planos" é a adequação da tábua biométrica para a AT-2000 (mais conservadora) e redução da taxa de juros para 5% (hoje é 5,75%). Além disso, é previsto que se reduza o valor do desenquadramento da Fundação. Vale a pena ler essa entrevista que esclarece bem o objetivo da Resolução e, consequentemente, nos dá uma visão clara do órgão fiscalizador e regulador em relação à matéria.

No contexto internacional, é possível observar que, frequentemente, o superávit de fundos de pensão se dá devido a fatores sazonais. (...). Hoje se fala em um superávit que gira em torno de 74 bilhões no Brasil, já dá para se ter uma idéia do impacto que os novos pressupostos (tábua AT-2000 e taxa de juros a 5%) terão nesse montante?
Ricardo Pena - Em muitos casos eu concordo que o superávit ocorre por fatores sazonais, mas no Brasil, nos últimos cinco anos, tivemos um bom desempenho econômico. A economia cresceu e a bolsa valorizou muito até o final do ano passado. Então não se trata de um superávit ocasional porque os fundos vêm acumulando superávit nos últimos 5 anos. Nós viemos de uma situação de déficit em 2002 para uma situação de superávit em 2007. Em 2002, o déficit era de 20 bilhões, em julho de 2008, o superávit era de 74 bilhões. Com a queda da bolsa em setembro, esse valor caiu para perto de 57, 58 bilhões, ou seja, esse fator ocasional não ocorre quando se tem uma situação de mais estabilidade. No Brasil, a perspectiva é de estabilidade, com a inflação sob controle e taxas de juros mais baixas. Dificilmente o que aconteceu nos últimos 5 anos vai se repetir, daí a necessidade de se regulamentar esse superávit, afinal, estamos falando de contratos de longo prazo. Hoje há superávit, lá na frente poderá haver déficit.
Quanto à utilização da nova tábua e da nova taxa de juros, é necessário deixar claro que existe uma regra horizontal para todos os fundos, que é a resolução CGPC 18, que demanda o uso da tábua AT-83 e a adoção de uma taxa de juros de 6% ao ano. Somente os planos que têm superávit, e que vão fazer a destinação do superávit, terão que alterar a tábua. A idéia é que haja mais prudência e conservadorismo na destinação, ou seja, antes de destinar o superávit, é necessário que se troque a tábua porque essa população está vivendo mais e baixar os juros porque a economia brasileira vai entrar numa trajetória de juros mais baixos, inflação sob controle e crescimento.

Ou seja, essa taxa de juros e a tábua AT-2000 só se aplicam quando houver a utilização da reserva de contingência e depois a reserva especial, que é o que caracteriza o superávit.
Ricardo Pena - Exatamente. Nós não temos a dimensão correta, precisa, do real impacto financeiro das mudanças. E isso depende de cada fundo. Muitos deles já estão adaptados, como a Faelba e o Centrus, que já utilizam a tábua AT-2000 e a taxa de 5%. Mas a tônica do impacto é ter mais prudência e conservadorismo, ou seja, mais cuidado com a destinação do superávit, porque hoje está sobrando, mas lá na frente pode faltar.
Tem que ter regularidade e estabilidade porque o objetivo é pagar o benefício que foi contratado, é cumprir o que está no regulamento. Por exemplo, o indivíduo tem a expectativa de se aposentar recebendo, digamos, 2 mil reais. De repente ele passa a receber 4 mil numa situação de superávit. O compromisso inicial, contudo, é de que ele receba 2 mil, e isso tem que ser garantido durante todo o período. Não se trata de pagar 4 mil num determinado momento e no outro pagar mil. O objetivo é pagar dois mil e melhorar esse benefício se for o caso, mas em bases mais conservadoras.

A resolução determina a precificação correta de ativos e passivos a fim de apurar o resultado do plano de benefícios. Em que consiste essa precificação correta?
Ricardo Pena - Vamos supor que eu tenha um imóvel na minha carteira, em registro contábil, que valha 100 mil. Porém, quando eu decido vendê-lo, ele só vale 50 mil. Então é preciso uma revisão que revele que o imóvel está registrado assim, mas que não vale tanto... E isso se aplica para o ativo de renda variável e de renda fixa. Por exemplo, o meu ativo de renda variável está dizendo que eu tenho 100 milhões de ações na minha carteira. Mas eu posso fazer uma previsão que demonstre que eu tenho uma expectativa de crise na economia americana, que as commodities podem cair de preço devido à redução da demanda na China. Essa previsão pode indicar que o valor da minha carteira decrescerá de 100 para 80 milhões, ou seja , posso ter uma precificação correta e mais segura.
É preciso considerar as ações judiciais que eu não precifiquei e que eu preciso precificar, isso é, eu tenho contingências passivas, frutos de ações judiciais individuais que podem impactar o plano. Dessa maneira, estarei destinando superávit sendo que eu tenho um passivo oculto. Por isso, preciso ter a preocupação de ter a correta estimativa de quanto vale meu ativo e quanto vale o meu passivo. Só depois devo partir para um processo de destinação de superávit.

A taxa de juros utilizada atualmente é de 6%, o que caracteriza um pressuposto inadequado para alguns especialistas. Há alguma tendência de que essa taxa seja reduzida?
Ricardo Pena - Os fundos sendo investidores institucionais. Eles descontam a taxa de 6% das obrigações passivas porque encontram investimentos que rendem 6%. Se você considerar um titulo com vencimento até 2045, ele ainda paga 7% em termos reais, sendo que costumava pagar 12% e daqui a um ou dois anos deve pagar 4,5% ou 5%. Como estamos falando de contratos de longo prazo, essa taxa de 6% pode vir a ser considerada inadequada, mas hoje não é, tendo em vista que ainda há investimentos que rendem 6%. Idealmente, a taxa de juros que o fundo deve aplicar está relacionada àoportunidade de retornos. Ainda é possível encontrar investimentos seguros com boa rentabilidade, como é o caso dos Títulos Públicos Federais com vencimento em 2045, que estão pagando 7%.

Em que casos se prevê a transferência de recursos à patrocinadora? O dispositivo que prevê a devolução de contribuições à patrocinadora em determinados casos não fere o principio básico da Previdência Complementar, que é o de destinar esses recursos exclusivamente ao pagamento de benefícios?
Ricardo Pena
– Os princípios da Previdência Complementar estão na constituição. O primeiro pressuposto é que deve ser organizada de forma autônoma ao Regime Geral. O segundo pressuposto é o seu caráter facultativo. O terceiro pressuposto é o de que a Previdência Complementar baseia-se na constituição de reservas, e o quarto diz respeito à garantia do beneficio contratado. O mais importante deles é que a Previdência Complementar é facultativa. O patrocinador constituiu um plano como política de recursos humanos. Ele pode não desejar e não constituir. Se ele constituiu, ele pode desconstituir, retirar o patrocínio e o plano pode acabar. Se isso acontecer não tem discussão de superávit nem de déficit.
Nesse sentido, nós entendemos que o principio básico não foi ferido, pois o caráter voluntário está preservado. Em segundo lugar, recurso de plano de beneficio tem um pressuposto importante quando dá resultado, que é o da proporção contributiva, ou seja, quando há déficit, cobra-se do patrocinador a cota dele, assim como a do participante. E quando ocorre superávit, o patrocinador não tem direito? (grifo meu) Inclusive, há um agravante para as entidades regidas pela lei nº 108, pois o dinheiro da empresa é dinheiro público. Então, se é dinheiro publico, o patrocinador tem por obrigação arcar com o déficit e deve ser restituído no caso de superávit. O Artigo 20, parágrafo 3o da Lei 109 dita que "Se a revisão do plano implicar em redução de contribuições, deverá ser levada em consideração a proporção existente entre as contribuições dos patrocinadores e dos participantes, inclusive dos assistidos", ou seja, a lei só traz uma forma para se fazer a revisão do plano, e utiliza a conjunção adversativa "se", o que indica que há outras formas.
O superávit e o déficit são desequilíbrios. Se eu tenho que reequilibrar o plano, é preciso reduzir contribuições, melhorar benefícios e reverter recursos para o participante, assistido e patrocinador, só que com algumas condições. A primeira delas é que o plano deve estar extinto, ou seja, fechado. Segunda: deve-se ter uma auditoria especifica para verificar os ativos e passivos. Terceira: o plano deve estar quitado, isto é, daqui até a ultima pessoa morrer, ninguém contribui mais nada. É necessário quitar o plano hoje e isso custa muito dinheiro. Quarta: esse processo tem que ter a aprovação previa da Secretaria, então nada acontecerá imediatamente. A SPC vai analisar caso a caso. Quinta: não se trata de um cheque à vista, a distribuição deve ocorrer por no mínimo 36 meses. Sexta: devem-se recolher os impostos devidos também, uma vez que o incentivo foi concedido para que os recursos entrassem, agora há de se descontar o imposto para que saiam. Até aqui já enumerei seis condições, mas ainda tem a sétima. Para que isso aconteça tem que haver o voto de qualidade do conselho deliberativo. Não se trata de maioria simples, é um processo estrutural do plano e por isso deve haver a anuência de dois terços dos membros. Portanto, se o Conselho Deliberativo for composto por seis membros, no mínimo cinco terão que concordar.

Qual é a expectativa da Secretaria em relação à Resolução? O sistema reagiu conforme o esperado?
Ricardo Pena
– Trataremos quaisquer reações negativas com equilíbrio, fazendo todas as defesas e representações que se fizerem necessárias, mas tudo está dentro do esperado. Nosso objetivo era regular com responsabilidade. Deve ficar claro que a Secretaria é um órgão que fiscaliza todos os fundos, e estávamos observando algumas situações que não condiziam com planos de benefícios. Por isso fez-se necessária essa orientação, do ponto de vista jurídico, do ponto de vista da autorização e do licenciamento, e da própria supervisão.
Em alguns momentos as pessoas acham que vão ficar milionárias, mas plano de benefícios não é loteria. (grifo meu) Ele serve para proteger as pessoas na fase em que elas não reúnem mais condições para trabalhar e agora vão aproveitar a vida mantendo o mesmo padrão de renda. A idéia não é ficar rico quando se aposenta. A nossa expectativa era disciplinar e orientar o sistema com responsabilidade e equilíbrio.

Existe algum aspecto ainda pendente de regulamentação (relativo ao superávit ou déficit)?
Ricardo Pena
– No momento estamos avaliando se será necessário baixar uma instrução. É procedimental e destina-se a explicar melhor e orientar a respeito de prazos e da forma de licenciamento. Não se trataráde nada normativo, apenas de uma instrução procedimental com vistas a orientar o sistema, se ainda houver alguma duvida. Mas a priori, nós entendemos que a resolução por si só já cumpriu esse objetivo.

80 comentários:

  1. Prezada Cecília, suponho ser pertinente e necessário seu comentário minucioso a respeito dessa entrevista.

    ResponderExcluir
  2. João Fábio,
    Na minha opinião, alguns aspectos da Resolução não são de todo ruim. Acredito que o mais importante em um fundo de pensão é se preparar para o futuro e dar segurança que os associados receberão seus benefícios durante todo o período, sem problemas. Este é o principal objetivo de um fundo de pensão, porém o que eu acho é que a Secretaria extrapolou seus poderes de regular as fundações. Criou regras absurdas, como o desconto do desenquadramento e devolução aos patrocinadores de recursos do superávit. Parece até encomendada (a gente sabe bem por quem).
    Se a Secretaria de Previdência Complementar realmente fizesse seu trabalho de fiscalização e regulação adequada, a fundação da Varig não teria deixado seus associados a ver navios, inclusive os aposentados sem benefícios em uma situação inaceitável.
    Dessa forma, eu não concordo com os termos dessa Resolução e acredito que todas as entidades têm que continuar a lutar para derrubá-la e que haja uma discussão coerente e prudente sobre a utilização do superávit, mas não imposta pelo Governo com o intuito de beneficiar empresas estatais.

    ResponderExcluir
  3. Queira fazer a gentileza de publicar, tão logo possa, informações acerca da reunião (marcada para hoje, 21/11) do Conselho Deliberativo da PREVI e os resultados de proposta recente que seria apresentada pela ANABB (especificamente por um de seus diretoes), a qual a senhora fez alusão há pouco tempo.

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,
    Concordo plenamente com a resposta dada ao João Fábio.
    Alerto, mais uma vez, para o que aconteceu na vizinha Argentina: Ontem o Senado daquele País aprovou a estatização da Previdência Privada. Abocanhou com isso cerca de 24 bilhões de dólares e ainda vai ter uma estimativa de receita anual de cerca de 8 bilhões de dólares, decorrente dos rendimentos dos ativos estatizados.
    E é porque o volume total do sistema de previdência privada argentina, não dá nem 1/3 só da PREVI.
    Por aqui já se começa a intervir no que é dos trabalhadores e essa "normatização", pode ser um primeiro passo de intervenção.
    Como os maiores fundos são de empresas ligadas ao governo, já se diz que esses fundos engordaram com dinheiro público e daqui a pouco vão querer tirar dinheiro de algum canto para cobrir os rombos da crise financeira. O Governo está desembolsando muito dinheiro para enfrentar a crise e se ela continuar por muito tempo, vai ter que arranjar recursos para cobir o rombo dos Bancos e Empresas em dificuldades.
    Posso estar enganado, mas o que aconteceu nos EUA com os imóveis vai acontecer aqui com a dívida das pessoas físicas com cartão de crédito e empréstimos ao Consumidor, que são uma verdadeira extorsão, pois quem atrasa vê sua dívida aumentar em até 20% a.m.(de juros e taxas) e aí entra na bola de neve. Igual aos imóveis de lá, sendo que por aqui não tem imóvel para cobrir.
    Voltando ao caso PREVI, insisto na constituição de um fórum de debates de nossas entidades representativas para a tomada de uma posição racional e equilibrada para derrubar a resolução do CGPC.

    José OmarA. Coelho - Aquiraz-CE

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, alguem entendeu alguma coisa?E brincadeira,falou,falou e nao disse nada claro para nos.E a enrolaçao continua,mas do que nunca temos que acionar a Justiça.E por falar no assunto,alguem tem alguma noticia do Sindicato de Brasilia sobre a
    chamada do juiz a CGPC?

    ResponderExcluir
  6. João Fábio,
    Eu só terei acesso ao resultado da reunião do CD na segunda-feira. Informalmente, fui informada de que não tem nada de novo aprovado, pelo menos no que interesse diretamente aos associados.

    ResponderExcluir
  7. Colega Anônimo,
    Eu publiquei uma entrevista com o atual Secretário da SPC para que os colegas conheçam melhor a Resolução aprovada. A intenção é informá-los sobre o que acontece e que impacta na nossa Previ. Eu estou aqui para esclarecer as dúvidas. Podemos ficar revoltados com a Resolução, porém é o que existe de concreto e se queremos combatê-la, a primeira coisa a fazer é entendê-la melhor.
    Aliás um dos principais objetivos na criação do blog foi exatamente este.
    Dessa forma, se houver dúvidas, estou a disposição para ajudá-los a entender melhor como funciona nosso Plano de Benefícios e as regras introduzidas com essa Resolução.

    ResponderExcluir
  8. APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    Não se iludan, o nosso empréstimo simples,só vai ser liberado quando a OI pagar a BRT.
    A diretoria de seguridade esta só esperando o aval para liberar, o sistema esta pronto, foi testado e esta faltando apenas os recursos advindos da operação de venda da OI com a BRT.
    Se a CECÍLIA GARCEZ caso for contraria a minha colocações que se expliquesse.
    Porque esta informações foi me passada por um PASSARINHO?
    Cecília é isso mesmo ? ou estou enganado?
    Abraços a todos e que Deus nos ajude.
    ANTONIO PERSON CAMPINAS-SP

    ResponderExcluir
  9. COLEGA CECÍLIA.
    1- porque a Previ não divulga em um comunicado em seus veiculos de comunicação com o associado o dia certo para as mudanças do empréstimo simples.
    2- qual é o criterio adotado ai na Previ para INFORMAR os seus aposentados e pensionistas.
    3- se uma pessoa se increveu para um concurso ai na previ, ele que corra atraz de noticias, o site é pra informar os aposentados e pensionistas e não candidatos a vaga de trabalho.
    4- quem fiscaliza a área de tecnologia da previ.
    tem que buscar culpados para um site tão ruim. hoje mesmo esta uma nota bem grande dizendo que:
    o site esta em manutenção.
    5- uma sugestão a nossa diretoria.
    VAMOS VOLTAR A GRAVAR O EMPRÉSTIMO SIMPLES NAS AGENCIA DO BANCO DO BRASIL.
    ASSIM CADA UM PODE SE DESLOCAR DE SUAS CASAS E SOLICITAR O EMPRESTIMO SIMPLES COMO ERA FEITO ANTERIORMENTE.
    FICA AGUENTANDO DESCULPA ESFARRAPADA A RESPEITO DE SATI E BRINCADEIRA CECÍLIA.
    ROSALINA DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília.
    Sera que em 2012, com tanto sofrimento vivido por Aposentados e Pensionistas, eles terão coragem de renovar esta DIRETORIA que ai esta?
    como sempre diz nosso amigo JORGE TEIXEIRA." SALVO MELHOR JUÍZO"
    SÓ o tempo dirá?
    RAQUEL A. SALGADO CUIBÁ-MT

    ResponderExcluir
  11. COLEGA CECÍLIA.
    O CONSELHEIRO BENTO SÓ CONSEGUIU UMA COISA NOBRE COLEGA.
    SE ELEGER ENTRE OS 21 PARA OCUPAR UM CARGO NA ANABB.
    PORQUE DIANTE DO TEU COMENTARIO ELE NÃO CONVENCEU OS SEUS COLEGAS.
    E MAIS UMA VEZ NÓS PAGAMOS A CONTA DE TANTA INJUSTIÇA PRATICA CONTRA APOSENTADOS E PENSIONITAS DO MAIOR FUNDO DE PENSÃO DA AMÉRICA LATINA.
    EM CECÍLIA: SERÁ QUE A NOSSA ATUAL DIRETORIA SE IMPORTARIA SE HOUVESSE UM FUNDO DE PENSÃO QUE TIRASSE ESTE TITULO DA PREVI.
    PORQUE EM TERMOS DE ATENDIMENTO AO SEUS APOSENTADOS E PENSIONISTAS ESSE JA FOI TIRADO PELA FUNCEF E PELA CENTRUS.
    ESSES DOIS FUNDOS DE PENSÃO REALMENTE TEM INTERRESSE POR SEUS ASSISTIDOS.
    MUITO OBRIGADO E ESPERO DE ALGUMA FORMA CONTRIBUIR PRO DEBATE.
    SALOMÃO R. MARIS SOBRAL CE.

    ResponderExcluir
  12. Pasmem!A Cecilia sutilmente nos diz que nao houve acordo na reuniao que tanto esperamos (com insonia,dor de barriga,calmantes,tremedeira..)e so segunda feira ........OH MEU DEUS!O que nos somos para a Previ?

    ResponderExcluir
  13. Joao Fabio, que tal a resposta da Cecilia a sua pergunta quanto a reuniao de hoje?E inacreditavel!!!
    E ainda tem os que acreditam nela!!!!!!!Dizer tambem que a Resoluçao nao e tao ruim assim....!!!!?????......Eu devo estar em pleno pesadelo.

    ResponderExcluir
  14. Ola Cecilia,
    Se informalmente, não há nada de novo da reuniuão de 21/11 do Cons.
    Deliberativo, que interesse à nós, meros associados, acho que continuarei por aqui, não indo ao litoral, pois parece que lá está nublado e com chuvas esparsas...
    até segunda-feira.
    Paulo Beno.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, hoje e sexta feira,eles estao mais preocupados com as viagens e chopinhos,deixa para segunda feira a informaçao que TODOS NOS ESPERAMOS.Coitados,so tem o final de semana para irem a Europa comprar os presentes de Natal.Na segunda feira a Cecilia vai saber o resultado da REPONE....

    ResponderExcluir
  16. E EU SEM RENDA CERTA, NAO ADVINHEI EM COMPRAR ACOES DA NOSSA CAIXA, SEM SUPERAVIT, SEM EMPR SIMPLES. PACIENCIA...........................

    ResponderExcluir
  17. Cecilia,

    o cara nem precisava ser o Secretário da SPC, qualquer um daria as respostas evasivas que ele deu, se fosse dado a ele uma pá pra cavar , se diria que ele nem arranhou a terra, tal o cuidado que ele tomou em manter-se
    em cima do muro.
    "tamo mals", se a gente depender desses tipos ahi, vamos morrer com a boca cheia de formiga, se sobrar formiga.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  18. Colegas,nao sei se alguns de voces estao sentindo a mesma coisa que eu,humilhado com o pouco caso .Esperamos tanto pelo dia 21 e a noticia da reuniao foi em meio a resposta dada ao Joao Fabio,por entre linhas.Empurrada para segunda feira como se fossemos NADA.Sao 20:15 e mais nenhuma noticia.E tem gente que idolatra a Cecilia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de dizer ao Sr. Ricardo Pena que é uma pena que ele não conseguiu esclarecer/convencer ninguém com essa entrevista programada. Parece aquelas entrevista que político vai fazer num programa de televisão: Lê as perguntas com atecedência, formula as respostas junto com os assessores e depois responde colocando o maior número de metáforas e conjectura possíveis pra ficar tudo difícil de entender.
    Até aula de gramática ele deu: "existe a CONJUNÇÃO ADVERSATIVA "se" na questão. Ora, Sr. Pena, me bata um abacate(como diz o baiano)
    E outra: "A idéia não é ficar rico quando se aposenta"...Quem tá querendo ficar rico é o Banco com o dinheiro dos aposentados comprando bancos falidos querendo tornar-se o MAIOR BANCO do Brasil.
    Nós só estamos querendo o que é nosso: Se deu défict divide pra todo mundo mundo, se deu superávit: IDEM
    E CHEGA DE ENROLAÇÃO. VAMOS À JUSTIÇA!!!e esperemos que ela seja JUSTA.

    ResponderExcluir
  20. No tocante ao que diz o Sr. Ricardo Pena, sobre "quando há déficit, cobra-se do patrocinador a cota dele, assim como a do participante. E quando ocorre superávit, o patrocinador não tem direito?", pergunto eu : será que o BB cobriria a sua parte no caso quando houvesse déficit?. Acredito que não, pois se ele já busca uma parte do superávit para melhorar o seu lucro, e além do mais acho que O BB deseja parte desse superávit para investir na compra de instituições financeiras. Acho que jamais a Diretoria do BB iria dar murro em ponta de faca, para eles o melhor é para nós tudo para eles (a Previ e seus associados) nada.
    Portanto não acho justo o patrocinador ter direito a parte do superávit, e, acho que o superávit deveria ser distribuido igualmente para todos os associados, ou melhor, seria dividido pelo número de associados da previ, cabendo assim a todos uma parte do quinhão.
    Um abraço fraterno procê e inté.

    ResponderExcluir
  21. A interpretação do SE no início da frase dada pelo Sr. Ricardo, dá pena, é quase uma criação Machadiana, que bem poderia ser incluída no conto O alienista de Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  22. Sobre a Estatização dos Planos de Previdência Argentinos, recoemdo aos colegas lerem o que está escrito no Blog do Romildo, sob o título "Os fundos de pensão argentinos e o dinheiro dos trabalhadores do Brasil", onde o Sr. Secretário de Poliíticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, durante o recente Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão fez uma enfática defesa da medida então proposta pelo Governo Argentino, disse,num determinado momento que não havia porque os gestores do fundos reclamarem, pois o dinheiro não lhes pertence mas sim aos trabalhadores.
    Advirto mais uma ve: vamos ficar atentos e procurar logo uma estratégia de defesa, ou veremos nossa PREVI e os outros Fundos serem estatizados, já que na ótica do ilustre secretário, dinheiro dos trabalhadores é dinheiro de ninguém.

    José Omar A. Coelho - Aquiraz-CE

    ResponderExcluir
  23. CECILIA,NOS NAO TEMOS DUVIDA ALGUMA,NAO VENHA VOCE AGORA QUERER
    EXPLICAR O QUE NAO TEM EXPLICAÇAO.
    O QUE TEM DE SOBRA E ENROLAÇAO,ROUBALHEIRA,MENTIRADA.CO-MO FUNCIONA O NOSSO PLANO JA SABEMOS E PORQUE FOI INVENTADA A TAL RESOLUÇAO TAMBEM.

    ResponderExcluir
  24. CECÍLIA
    NA MINHA MODESTA OPINIÃO, ACREDITO QUE A NOSSA DIRETORIA É OMISSA NO SENTIDO DE COBRAR DA AREA DE COMUNICAÇÃO RESPONSABILIDADES.
    O SITE DA PREVI É RUIM, TODOS QUE O ACESSAN SABE DISSO.
    NO ANO PASSADO QUANDO OUVE O AUMENTO DO TETO DO EMPRESTIMO SIMPLES FOI DIFICIL ACESSAR O SISTEMA. ESTE ANO COM CERTEZA NÃO SERÁ DIFERENTE.
    JÁ QUE O CONSELHO DELIBERATIVO, É O ORGÃO MAXIMO DA PREVI.NÃO ESTA SENDO OMISSO EM RELAÇÃO A AREA DE COMUNICAÇÃO.
    EM UM COMENTARIO SEU PASSADO DISSE QUE A AREA DE COMUNICAÇÃO ESTA LIGADA DIRETAMENTE AO SR. SERGIO ROSA É ELE QUEM VERIFICA O ANDAMENTO DESTA QUESTÃO.
    A PREVI DEVERIA ADOTAR MEDIDAS NO SENTIDO DE ESTABELECER PRAZOS E CUMPRILOS. TODOS NÓS FIZEMOS COMPROMISSOS POR CONTA DO AUMENTO DO TETO DO EMPRESTIMO SIMPLES.
    E AGORA VEMOS MAIS UMA VEZ SEM CONDIÇÕES DE HONRRAR O ACORDADO COM NOSSOS CREDORES.
    CECÍLIA É EMPRESTIMO É BOM PARA A CARTEIRA DA PREVI, É MAIS DIVIDENDOS A NOSSA PREVI.
    SE NÃO TEM DINHEIRO PARA EQUASSIONAR O PROMETIDO QUE ALGUEM VENHA A PUBLICO E NOS INFORME O CORRETO. AGORA FICA JOGANDO A CULPA EM TECNOLOGIA AI CECÍLIA JA É DE MAIS.
    ABRAÇOS A TODOS.
    CIDA MIRASSOL DO OESTE MT

    ResponderExcluir
  25. Colega Cecília,
    Peço sua licença para transcrever abaixo matéria, por sinal muito interessante e que tem bastante afinidade com o texto postado, que retirei do blog de Romildo Gouveia. Acho que a conclusão final do Romildo mereceria uma boa reflexão por parte do Sr. Ricardo Pena, titular da SPC.
    OS FUNDOS DE PENSÃO ARGENTINOS E O DINHEIRO DOS TRABALHADORES DO BRASIL.
    Na última quinta-feira o Senado da Argentina aprovou a extinção dos fundos de pensão naquele país, passando os recursos para a gestão estatal. Antes, a Câmara já havia aprovado o projeto do Governo da Cristina Kirchner.
    O assunto foi debatido no 29º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realização da Abrapp no período de 3 a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
    O tema tratado era “Uma Avaliação das Reformas Previdenciárias da América Latina”. Um dos palestrantes, o Secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Helmut Schwarzer, fez uma enfática defesa da medida então proposta pelo Governo da Argentina. Tudo bem, trata-se de uma opinião; respeitável, mas uma opinião. Há quem não concorde com o que agora está concretizado. A rigor, é um problema argentino e cabe ao parlamento de lá decidir, como o fez.
    Por que estou trazendo o assunto neste momento ao BBlog? Por conta de um argumento usado pelo eminente representante do sistema oficial de previdência brasileiro. Disse ele, num determinado momento de sua peroração, que não havia porque os gestores dos fundos reclamarem, já que o dinheiro — cerca de 24 bilhões de dólares, segundo a imprensa — não lhes pertence, mas pertence, sim, aos trabalhadores.
    Ora, visto desta ótica o argumento pode perfeitamente se aplicar aos fundos de pensão brasileiros, inclusive nossa Previ. Afinal, o dinheiro pertence aos trabalhadores. Resta saber do ilustre secretário se dinheiro dos trabalhadores é a mesma coisa que dinheiro da “mãe Joana”. Ou seja, podem os governos por isso meter a mão sempre que julgar conveniente?
    Talvez isso explique a Resolução CGPC 26.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Cecília,

    Parece que o Sr.Ricardo Pena desconhece o fato de que os funcionários do BB contribuiram com a Previ (Plano 1) em caráter obrigatório conforme contrato de trabalho.
    Na entrevista ele menciona caráter facultativo, o que não é o caso do Plano 1 da Previ.

    ResponderExcluir
  27. Antonio Person,
    Não existe o menor problema em relação aos recursos disponíveis da Previ. O impacto do aumento do limite do ES é muito pequeno na Previ e não é preciso recursos de nenhuma operação para que inicie a utilização do novo limite.

    ResponderExcluir
  28. Rosalina,
    Respondendo suas pergumtas:
    1) eu não sei informar, pois a área de Comunicação é ligada direto à Presidência. Na certa, eles ficam esperando a resposta mais efetiva da área de Seguridade (como eu também tenho feito);
    2) o critério adotado é divulgação, via site e revista;
    3) temos que lembrar que as pessoas que participam do processo seletivo da PRevi também são funcionários do Banco, logo, associados da Previ e devem ter o mesmo tratamento que os aposentados e o site é o melhor caminho para divulgar assuntos como este;
    4) A área de informática é ligada ao Diretor de Administração, que também é eleito pelos associados;
    5) Mesmo quando o ES era gravado nas agências, toda a operacionalização do sistema era feita na Previ. Dessa forma, não muda nada em termos de operacionalização. A internet tem o intuito de facilitar a vida dos colegas associados.

    ResponderExcluir
  29. Colega Cecília,
    Chamou a minha atenção e a Você também o trecho da entrevista no qual o secretário Pena diz que “em alguns momentos as pessoas acham que vão ficar milionárias, mas plano de benefícios não é loteria”. “A idéia não é ficar rico quando se aposenta. A nossa expectativa era disciplinar e orientar o sistema com responsabilidade e equilíbrio”. Diante dessas afirmações, seria interessante se o Sr. Secretário pudesse responder também: 1º) se os objetivos de disciplinar e orientar, com responsabilidade e equilíbrio, estiveram presentes quando a SPC aprovou o benefício especial de renda certa para 8.876 colegas aqui da Previ; 2º) se uma pessoa que recebe, a título de benefício, mais de um milhão de reais, se torna ou não milionário; e 3º) se, da mesma forma, estiveram presentes as expectativas de orientar o sistema com responsabilidade e equilíbrio quando a Secretaria inovou, indo frontalmente de encontro à lei vigente, ao permitir que patrocinadores venham a se beneficiar de recursos até então reconhecidos como pertencentes exclusivamente a participantes e assistidos.

    ResponderExcluir
  30. RESOLUÇÃO 26 - Grande parte dos que estão orquestrando a absorção do patrimônio da PREVI pelo BB, infelizmente, são nossos colegas.
    Essa orquestração vem de longa data, ferindo claramente a constituição do País, as leis e os estatutos da PREVI.
    Quem acompanha o movimento de nossos colegas mais velhos percebe o quão é frágil a nossa união, pois é muito dificil lutar com o poder constituido, quando ele domina todas as áreas da democracia (isso quer dizer que o legislativo e o judiciário ou estão de acordo com a ilegalidade praticada pelo executivo ou são omissos em função de outros interesses).
    Vejo colegas dizendo para entrar na justiça - estes ainda tem alguma ilusão que o nosso judiciário pode ou faz alguma coisa que contradiga a política dos dominantes.
    Não sou revolucionário - sob o aspecto de pegar em armas para resolver a questão; porém, sou por uma chamada revolução branca, com mudança drástica em nossa constituição, com perdas de direito, com vistas a realmente sermos uma democracia, onde o Judiciário seja realmente um poder independente e representante da vontade do povo e não isso que tá ai.
    Mas no caso da PREVI a única saída que vejo é montar uma representação forte - a ANABB não serve porque ela tem outros objetivos.
    Eu vejo alguma luta correta na FAABB, porém também percebo que eles não tem carisma nem recursos para unir-nos em sua luta e, assim, vejo, nossa PREVI cada vez mais longe de nós e mais perto dos dominantes.
    Já disseram que o Brasil é o amanhã da Argentina - lá já estatizaram aqui ????

    ResponderExcluir
  31. Raquel,
    Meu mandato termina em 2010 e não posso ser reconduzida, nem para a Diretoria nem para o CVonselho.

    ResponderExcluir
  32. Caro colega anônimo,
    Se você não gosta das coisas que falo, você não precisa acessar o blog, porém não espere de mim mentiras e que eu faça o papel de vendedora de ilusões. Uma coisa você pode ter certeza, eu não tenho medo de falar o que penso e não me escondo atrás do anonimato, inclusive muitas vezes me exponho mais do que deveria.
    Não posso ser irresponsável e dizer que a Resolução não serve para nada. Eu não concordo com ela e lutarei para que consigamos derrubá-la, porém alguns pontos ela tem de construtivo. Ela acaba com o voto de minerva para os assuntos relativos à utilização de superávit. Isso não é uma boa coisa, já que ninguém conseguiu acabar com isso?

    ResponderExcluir
  33. Caro colega anônimo,
    Sinceramente, vocês me desculpem, mas às vezes eu preciso ler umas 50 vezes o texto do Jabour sobre "paciência", porque me desanima a forma como algumas pessoas utilizam este espaço para desagregar. Eu tento fazer deste espaço o mais democrático possível e gasto muito do meu tempo (com o maior prazer na maioria dos casos) tentando abrir um canal de comunicação mais ágil com os colegas.
    Se eu não divulguei o resultado da reunião de sexta-feira é porque eu não posso divulgar sem antes receber a ata formal sobre ela. Não é porque era sexta-feira ou porque não tinha tempo para tal. Eu faço parte da gestão da Previ e tenho que seguir algumas regras e normas existentes, caso contrário coloco até em risco a continuidade do blog, ou vocês acham que não incomodo com as opiniões que manifesto aqui?
    Algumas vezes eu me exponho além da conta, porém tudo tem limite e eu procuro administrar isso para não ter maiores problemas.

    ResponderExcluir
  34. Colega Carlos.
    Que tal iniciarmos pela fundação de uma agremiação somente de aposentados e pensionistas da PREVI? Dirigida por eles e para eles - sem intromissão de sindicalistas, pelegos ou integrantes das entidades que aí estão. Sem remuneração e sem benesses. Viva a futura AAPPREVI. Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previ. Ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  35. Todos já ouviram falar em dar murro em ponta de faca?
    Pois bem, não adianta. Ao invés de ficarem se torturando querendo saber explicações sobre a verba P371-Benefíco de renda certa (o que a PREVI não vai esclarecer nunca) acessem o site da UNAMIBB. Lá tem tudo explicadinho como entrar com uma ação contra essa irresponsabilidade.
    Um colega aqui falou que no judiciário não dá em nada. Vamos pagar pra ver. (já que através da PREVI e da ANABB já sabemos qual é o resultado).

    ResponderExcluir
  36. cara cecilia, digo cara porque nao e facil aguentar muitos colegas intransigentes, pois nao sei se qualquer destes 'colegas' seriam tao competentes na conduçao destes assuntos, Superavit, ES e outros mais, vamos la gente, quem nao quiser que nao acesse o blog da cecilia. Desculpe este comentario, mas tem 'coleguinhas' apelando... aposentado de Cambe-pr parabens Cecilia, pela sua paciencia e competencia, e etica voce corre riscos e e fera, Deus a ilumine.

    ResponderExcluir
  37. Colega Cecília,
    Refiro-me ao seu desabafo sobre a forma como algumas pessoas utilizam este espaço para desagregar. Tenha absoluta certeza de que o seu blog e o de Romildo Gouveia permanecem como sendo os mais importantes, democráticos e ágeis canais de comunicação entre a diretoria da Previ e os seus associados. Da minha parte não tenho dúvidas de que Você se empenha ao máximo no sentido de manter-nos pontualmente informados sobre tudo que diz respeito à Previ e que seja do interesse de participantes e assistidos. Acho oportuno esclarecer que a grande expectativa criada pelo resultado da reunião do CD de sexta-feira fez com que eu, e talvez muitos dos nossos colegas, entrássemos aqui no seu blog por volta de 09:00hs da manhã, havidos por novidades. Também como eu, muitos dos colegas não atentaram para o fato de que Você precisaria ter em mãos a ata formal da reunião, para poder divulgar informações que já seriam previamente do seu conhecimento. Pesquisa aqui, pesquisa acolá, se não tem no seu blog nem no de Romildo Gouveia, dificilmente encontraríamos esse tipo de notícia em outro lugar. Foi exatamente o que aconteceu, ficamos órfãos de informações e inquietos. Tentei botar a cabeça para funcionar e lembrei, para quem se interessar, que poderão ser enviados e-mails para a secretaria executiva da Previ, ou até mesmo para a Anabb, aos cuidados do conselheiro deliberativo Sr. William José Alves Bento, responsável pela formatação das três propostas, solicitando que ele informe o que se ofereceu acerca da reunião de 21.11.2008. Se for o caso, quem dispuser primeiro da informação que a disponibilize aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  38. Cecília, gostei de saber que essa gente fica incomodada com suas opiniões no blog.


    Esse pessoal ( atual diretoria) todos sem execão deveriam ter um blog, mas parecem que não gostam de idéias contrárias.

    Lembro-me quando esta gente fazia parte do sindicato e por algum motivo alguns colegas não queriam fazer greve, era um-deus-nos-acuda!!!!



    Acho que o maior problema em relação à Previ e de fato a comunicação. Se o presidente/diretoria de seguridade explicassem para os associado os motivos de não conceder aumento/DILATAÇÃO do prazo do E.S, tudo seria bem menos traumático.

    Obs: o Sr. Valmir também mereceria um blog não eh mesmo!?

    Fique firme com seu blog, pois acho que estes ataques que não levam a lugar algum vem de gente que tem mesmo o hábito de tumultuar.
    E este blog não pode ser igual a alguns partidos políticos que não aceitam de forma alguma opiniões divergentes.

    e isso!

    ResponderExcluir
  39. Aos Caros Colegas utilizadores deste Blog,

    Sei que enfrentamos sérias dificuldades por compromissos assumidos, frustrados pela demora na liberação do ES, pela Resolução do CGPC, pela crise financeira que engoliu o SUPERAVIT da PREVI, pelo pouca atenção que a PREVI dá em relação aos anseios de seus associados, afora os problemas particulares de cada um, mas isso não nos dá motivo de atingir pessoas que lutam por nossos direitos e que, por livre e espontânea vontade, abre um fórum onde nos permite externar nossas frustrações, nossas queixas e nossas posições e opiniões e constitui-se no único canal aberto de comunicação com os colegas de um modo geral e particularmente com uma colega que nos representa junto a algumas instituições de classe.
    Não tenho procuração da colega Cecília para defendê-la, mas fico triste quando leio alguns, poucos felizmente, que se manifestam grosseiramente, como se ela pudesse resolver tudo e satisfazer a todos.
    O Texto do JABOR, segundo entendo, já foi postado por ela como um recado àqueles menos pacientes que saem atirando pedras nos que não merecem.
    Peço-lhes apenas mais respeito e cabeça fria, pois não é com ataques que a nada levam que vamos contribuir para o aperfeiçoamento de nossas instituições e fazer valer nossos direitos.
    Muita paz a todos e não percamos a esperança, pois a perseverança fará com que nossos anseios sejam alcançados.
    Particularmente a você, Cecília, resta agradecer-lhe a oportunidade que nos dá, a todos, de usar esse espaço democrático onde nos conscientizamos da necessidade de, ouvindo as opiniões e os anseios de cada colega, ter um retrato que nos possibilite a tomada de uma posição, como colega e como cidadão.

    José Omar A. Coelho - Aquiraz-CE

    ResponderExcluir
  40. O Jabor tem que escrever que paciencia tem limites.

    ResponderExcluir
  41. O Jabor tem que escrever que paciencia tem limites.

    ResponderExcluir
  42. Vamos ao que interessa: Empréstimo Simples. Já há uma data para a liberação do novo limite de 50 mil? Aqueles dois meses já se passaram, ou então estão prestes a acabar.
    Quando poderemos dispor desse valor?

    Por favor, de uma resposta clara e objetiva. Isso é questão de vida ou morte para muitos aqui.

    ResponderExcluir
  43. Colega Cecília,
    Refiro-me ao seu desabafo sobre a forma como algumas pessoas utilizam este espaço para desagregar. Tenha absoluta certeza de que o seu blog e o de Romildo Gouveia permanecem como sendo os mais importantes, democráticos e ágeis canais de comunicação entre a diretoria da Previ e os seus associados. Da minha parte não tenho dúvidas de que Você se empenha ao máximo no sentido de manter-nos pontualmente informados sobre tudo que diz respeito à Previ e que seja do interesse de participantes e assistidos. Acho oportuno esclarecer que a grande expectativa criada pelo resultado da reunião do CD de sexta-feira fez com que eu, e talvez muitos dos nossos colegas, entrássemos aqui no seu blog por volta de 09:00hs da manhã, ávidos por novidades. Também como eu, muitos dos colegas não atentaram para o fato de que Você precisaria ter em mãos a ata formal da reunião, para poder divulgar informações que já seriam previamente do seu conhecimento. Pesquisa aqui, pesquisa acolá, se não tem no seu blog nem no de Romildo Gouveia, dificilmente encontraríamos esse tipo de notícia em outro lugar. Foi exatamente o que aconteceu, ficamos órfãos de informações e inquietos. Tentei botar a cabeça para funcionar e lembrei, para quem se interessar, que poderão ser enviados e-mails para a secretaria executiva da Previ, ou até mesmo para a Anabb, aos cuidados do conselheiro deliberativo Sr. William José Alves Bento, responsável pela formatação das três propostas, solicitando que ele informe o que se ofereceu acerca da reunião de 21.11.2008. Se for o caso, quem dispuser primeiro da informação que a disponibilize aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  44. COLEGA CECÍLIA.
    Cada vez mais eu tenho a sensaçõa de que quem manda realmente ai na PREVI é o SASSERON.
    Voce disse em seu comentario que fica esperando a area de seguridade falar a data para que posse a valer o novo limite do E.S.
    CECÍLIA se na reunião de 30/09/2008 a diretoria aprovo o aumento e este tinha 60 dias para ser implementado. não há que a diretoria segura o que um colegiado decidiu.
    Vamos cobrar responsabilidades do senhor SASSERON.não pode uma area ser maior que todos os assistidos do PLANO 1.
    Como eu sempre digo nesta DIRETORIA ninguém ve o lado dos aposentados e pensionistas.
    Se nós Cecília conseguimos agiliza o emprestimo simples,ainda em Novembro podemos organizar melhor nossa vida.
    Ja temos tantos problemas CECÍLIA porque a previ não facilita a vida de milhares de pessoa que necessitan de um socorro urgente!!!!!
    SAÚDE A TODOS E HAJA PACIÊNCIA


    ZÉ CARLOS - VILHENA RO.

    ResponderExcluir
  45. CECÍLIA.
    NÓS DIZ A VERDADE SOBRE O E.S
    NÃO TEM É HISTORIA DE SATI NÃO?
    O NEGOCIO AI CHAMA-SE:
    A PREVI ESTA SEM CAIXA, COM A CRISE AS RESERVAS EM ESPECIE FORAN USADAS E NA VERDADE ESTÃO SEGURANDO PORQUE SABE QUE NO ANO DE 2008 A PREVI VAI FECHAR SEU BALANÇO COM DEFCIT. ACERTEI CECÍLIA?
    NÃO TEM RECURSOS, A DIRETORIA ESPERAVA O DINHEIRO DA VENDA A SAUÍPE E DA BRT. E NADA FOI RESOLVIDO.
    PORQUE A PREVI NÃO ADOTA UMA POLITICA DE FALAR A VERDADE A SEUS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    DAQUI A POUCO CECÍLIA A PREVI VAI CHAMAR O NOSSO COLEGA """ PIMENTEL DO INSS E DO BB """ PARA SER O PROXIMO PRESIDENTE DA PREVI.
    AGUARDEM OS PROXIMOS CAPITULOS BLA BLA BLA. DURMA COM UM BARULHO DESSES.



    AMADEU TAMANDARÉ.

    ResponderExcluir
  46. OI AMIGA CECÍLIA.
    VOCE COMO PSICOLOGA PODE RECEITAR UM REMEDIO PARA OS NERVOS?
    PORQUE SE PUDER ME PASSA AI QUE É PRA EU RECEITAR A MEUS CREDORES.
    AQUI EM CASA A COISA DA QUASE SEM SOLUÇÃO:
    O DIRETORIA VAMOS TRABALHA, OU ENTÃO CONTRATA UMA EMPRESA SERIA PARA RESOLVE A SITUAÇÃO DO SATI DA PREVI.
    E ESSA HISTORIA DE SATI É TUDO BALELA, SE A PREVI REALMENTE FOR FAZER ALGUMA COISA EM PROL DOS APOSENTADOS NÃO É SATI OU TECNOLOGIA QUE EMPATA NÃO.
    ACORDA GENTE VAMOS TRABALHA, MOSTRA SERVIÇO.

    PAULO QUINTELA - FEIRA DE SANTANA BA

    ResponderExcluir
  47. CECÍLIA.
    Cadê o SASSERON e o ALEXANDRE pelo que voce disse no seu comentario eles são os verdadeiros culpados pelo atrazo no implemento do E.S.
    ACORDA meus amigos aposentados e pensionistas, vamos entupir a previ de e mail. temos que exercer o nosso direito é nosso beneficio vamos cobrar responsabilidades.
    De quem é a culpa disso, vamos mostra serviço, minha gente.
    Quero ver se fosse pra cobrar, se o sistema ja não estava ajustado.
    Que todos possan ter dinheiro pelo menos pras lembrancinhas neste natal.

    VALÉRIA FELDEMAN MG

    ResponderExcluir
  48. Olá Cecília.

    Parabéns pelo seu blog. Um bom canal de discussão dos problemas que enfrentamos no momento.

    Agora. A "encomenda" dessa resolução que todos têm conhecimento é do próprio Banco do Brasil, Do pimentel que está lá no Ministério por influência da cambada do MAILSON DA NOBREGA, do lula e do olho de elefante dos banqueiros que dominam esse país tupiniquim.

    Contra fatos não há argumentos. Não é.

    Tenho ceteza que eles estão todo dia lendo o seu bloq também.
    Estão de rindo à toa de nossos tristes comentários.

    Estão na arquibancada do dinheiro da previ olhando as iênas se matando a dentada por um pedaço de presunto.

    Bota a cara aí cambada de podres.

    marcelo - Brasília(DF)

    ResponderExcluir
  49. Acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que exércitos armados. Se o povo americano autorizar bancos privados a controlar a emissão de sua moeda, primeiro através da inflação e depois pela deflação, os bancos e as grandes corporações que crescerão em volta deles gradualmente controlarão a vida econômica das pessoas, privando-as de todo o seu patrimônio até o dia em que seus filhos acordem sem-teto, no continente que seus pais e avós conquistaram." (Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA, na carta ao seu secretário do Tesouro, em 1802)
    Queremos a sua participação, e que seu Blog continue fazendo parte da liberdade, da libertação e da informação, mesmo que em algum momento possamos querê-lo com Divã.

    ResponderExcluir
  50. CARA CECÍLIA,
    O site da ANABB comunica hoje que a SPC autorizou o funcionamento do ANABBPREV- Fundo de Previdência da ANABB.
    A ANABB promete baixas taxas de custos de administração do novo Fundo, mas entrei no mapa do seu site, no Relatório Anual e não vi nenhum relatório novo. O que está lá é o de 2004. Para entrar n'uma empreitada dessas tem que ter transparência e credibilidade.
    O pessoal que está insatisfeito com a PREVI pode pensar em migrar seus recursos para o novo Plano. A Legislação permite.
    Assim estariamos todos livres da ganância do Patrocinador da PREVI.

    Que acham?

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  51. Não da pra entender que uma instituição do porte da PREVI tenha um site tão ruim e instável.

    Agora mesmo por exemplo está fora do ar. Isso tem acontecido frequentemente. Testes não são executados dessa forma.

    Impressionante...

    ResponderExcluir
  52. Cecilia, Não sei como voce aguenta tanta loucura neste blog. O pessoal estyá comfundindo e abusando. Tem cada uma que não dá nem para ler. Essa do ES voltar para as agências superou todas as demais. Pelo amor de Deus. Nós passa mos anos reivindicando isso e agora chegaram ao pondo de sugerir o retorno... é demais.

    ResponderExcluir
  53. Sao 17:56 de 24/11 e pelo jeito a Cecilia nao recebeu a ata da reuniao de 21/11.Deve ter sido uma reuniao bem longa e complicada....me lembra um tal de ES(?).

    ResponderExcluir
  54. Jonas,
    Na reunião do dia 21.11 (do Conselho Deliberativo, não é da diretoria), o Conselho só se manifestou em relação à proposta do Conselheiro William que se refere ao adiantamento de 3% do reajuste do ano passado, enviando para a Diretoria analisar a questão. Não falaram nada sobre o aumento do limite e prazo do ES e não falaram nada sobre o abono 200 anos.

    ResponderExcluir
  55. Jonas,
    Complementando o comentário anterior, a área de SEguridade informou que o novo limite estará liberado no início de dezembro.

    ResponderExcluir
  56. Amadeu,
    Não existe problema de caixa na Previ. Os recursos necessários para cobrir o aumento do limite do ES não provocam nenhum impacto no caixa da Previ, por serem pequenos em proporção ao tamanho dos recebimentos e das obrigações.
    Pode ficar tranquilo que o motivo do atraso na liberação do novo limite não é falta de recursos. Pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
  57. Cara Cecília.
    Vida longa para você e muita paciência para aturar-nos...
    Em resposta dada ao Jonas você informou que na reunião do dia 21.11 "não falaram nada sobre o aumento do limite e prazo do ES e não falaram nada sobre o abono 200 anos".
    Mas isto é um absurdo! Como é que um Conselheiro, usando o nome de uma entidade eficiente como é a ANABB, encaminha uma proposta para ser votada e seus pares não se dão ao trabalho de analisá-la por inteiro! Que falta de consideração para com o ilustre companheiro. E ele? Não estava presente? Por que não tocou no assunto?
    Coitado do Senhor William. E agora? Como é que ele fica perante seus dezessete eleitores?
    Perdeu meu voto. Na próxima eleição vou procurar um rinoceronte Cacareco ou um Bode Cheiroso em quem votar. Ou, quem sabe, um Macaco Tião?

    ResponderExcluir
  58. Cecília, você é uma doçura! Quanta paciência! A virtude do ser humano é ser paciente, compreensivo e prudente. Se estiver sendo apedrejada, lembra daqueles que lhe lhe querem bem e lhe são solidários. Além do texto do Jabor, também há uma música do Lenine com o mesmo título.

    ResponderExcluir
  59. Antonia,
    Sem querer polemizar: Eu também levei anos pedindo, torcendo, brigando e votando para o PT entrar no governo. Hoje, entretanto, daria tudo pra voltar a fita. Deus nos livre dessa turma...

    ResponderExcluir
  60. Cecília,

    Não tem mais nenhuma novidade para nós à respeito da reunião?

    ResponderExcluir
  61. André,
    Deixa eu esclarecer bem o que eu disse. Eu não participei da reunião do Conselho. Com certeza o assunto foi debatido, porém não houve decisão favorável ou até mesmo para que a diretoria estudasse. O que eu recebo é só a decisão do Conselho e a decisão não toca na questão do abono 200 anos e do aumento do limite do ES. Segundo informações dos colegas que participaram da reunião, é que o ES já tinha sido contemplado com a aprovação do novo limite e o abono de 200 anos, os indicados do Banco não quiseram levar o assunto em frente.
    O que eu posso afirmar realmente é o que eu tenho em mãos, que é a decisão do Conselho que simplesmente repassa para a Diretoria estudar a proposta de adiantamento de 3% que seria descontado no próximo reajuste.

    ResponderExcluir
  62. Colega anônimo,
    Como falei anteriormente, eu, como Diretora só tenho acesso à decisão do Conselho. A Diretoria só participa da reunião quando é convidada.

    ResponderExcluir
  63. Colega Omar,que piada,voce teria coragem de entrar em alguma coisa da Anabb?Eles ja estao avisando que
    a Previ nao vai longe(o que nos ja estamos carecas de saber),porem tudo, menos Anabb.E a SPC autorizou.Fala ai Valmir.

    ResponderExcluir
  64. É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR DEVAGARINHO ...
    É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR DEVAGARINHO ...

    ResponderExcluir
  65. Colega Cecília,
    Refiro-me à sua resposta que foi dada ao colega André. Das três propostas apresentadas, justamente a menos significativa e possivelmente a mais difícil de ser implementada é que será objeto de análise pela diretoria. Com um agravante, o “polpudo” adiantamento, se concedido, ainda terá que ser descontado no próximo reajuste. Haja paciência. Não há reflexão possível que faça alguém engolir uma coisa dessas. Outra “pérola”, a desculpa de que o ES já havia sido contemplado com o aumento do limite. Ora bolas, se é para trazer melhorias para os associados, que sejam feitas quantas alterações forem necessárias não só de teto como também de prazo de pagamento. Ou será que eu estou errado? Por fim, somente as boas sacadas do colega Sergio Inocencio e essa agora do anônimo “É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR DEVAGARINHO ...É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR É DEVAGAR DEVAGARINHO ...” para devolverem um pouco do nosso bom humor e da nossa paciência.

    ResponderExcluir
  66. Cecilia,se so nos restam os 3% de adiantamento do reajuste do ano que vem(se a Diretoria aprovar),sera que pelo menos servirao para aumentar um pouco a margem consignavel para o ES?Ja da para aumentar o limite ja que e retroativo a Setembro.Por favor,ve com os Deuses da Previ se isso sera possivel.Um abraço.

    ResponderExcluir
  67. De rosalina de souza

    Para ANTONIA.
    ANTONIA minha querida.
    Sujeri sustamente a volta da gravação do Empréstimo simples,propositalmente, sei que é um retrocesso, mas naquela época eran 9 dias e funcionava. todos quando precizava solicitar o empréstimo conseguia a gravação do mesmo e tinha a certeza que o recurso chegaria.
    Agora a diretoria se esconde atraz da area de comunicação,dizendo que falta ajuste no sistema, que é complicado realizar mudanças,que o sistema não aceita, mas no dia 06 de dezembro quando deran 5.000,00 reais de aumento o sistema acato a decisão tomada pela nossa grande DIRETORIA.
    Retroceder muitas vezes nos faz bem, nos lembra dos erros cometidos, dos votos dados aos que hoje nos representa.
    Avalio sempre meus erros para no futuro se possível eu não cometa eles novamente.
    TEM UM DITADO ANTONIA MUITO USADO PELO MEU FALECIDO PAI.

    "NA FRENTE DE UMA MONTANHA, TEM UMA MONTANHA,E ATRAZ DE UMA MONTANHA TEM SEMPRE UMA MONTANHA"

    PENSE NISSO AMIGA.

    UM ABRAÇO FRATERNO E CONFIANÇA AMIGA EM DIAS MELHORES.
    E NÃO POSSO DE ESQUESSER DA MINHA AMIGA CECÍLIA, QUE MESMO LONGE ESTA SEMPRE EM MINHAS ORAÇÕES.

    SAÚDE A TODOS OS AMIGOS DESTE BLOG.

    ResponderExcluir
  68. Eu sou um cara calma, controlado e tudo mais que seja parecido, entretanto, quando leio as respostas(sic) (para aquelas perguntas que voce quer responder), fico imaginando o que se passa na cabeça de pobres desesperados que ficam lendo o seu blog e me pergunto - pra que? Pra que eles leem esse placebo? Uma diretora de uma entidade tao importante, aparentemente, nao sabe de nada, nao entende de nada, nao sabe o que está acontecendo mundo afora, que vive publicando noticias de outros orgaos de comunicaçao e só. Faça uma coisa boa, colega: tire o vicio desses pobres coitados e acabe com esse blog estulto.
    Jurandir Cassimiro

    ResponderExcluir
  69. Cara Cecília.
    Dentre tudo que admiro neste Blog o que mais me encanta é sua capacidade de tolerância. No entanto, agora, paradoxalmente lamento a ausência quase total de censura que aqui impera.
    Ah, como gostaria de não ter lido as asneiras escritas pelo Jurandir Cassimiro. Peço-lhe, Cecília, que doravante negue espaço a esse cidadão - provavelmente um corpo estranho ao nosso meio - a quem devolvo o rebuscado termo que empregou: ESTULTO. A ele, sim, cabe muitíssimo bem, pois placebo não se lê: se ingere. E placebo deve ser o medicamento que ele usa para ativar sua capacidade de avaliação da personalidade alheia.
    Mais respeito, Senhor Jurandir. À Cecília e a todos nós usuários deste utilíssimo Blog.

    ResponderExcluir
  70. André,
    Pode deixar que tomei uma decisão de bloquear comentários maldosos, principalmente por parte daqueles que não se identificam. O objetivo deste blog é discutir assuntos polêmicos, tirar dúvidas, estreitar nossa comunicação, abrir um canal para que os associados se manifestem e participem das discussões e prestar contas do meu mandato. Estes são os objetivos deste blog. O que estiver fora disso, eu não publicarei.

    ResponderExcluir
  71. Anabbprev: Vem aí a previ da Anabb.
    Para quem pouco divulga seus numeros,a ANABB terá que "transpirar" para vender este produto.
    Porque não ingressam na Justiça contra a Resolução 26 e a favor da Lei Complementar, que MANDA MELHORAR TODOS OS BENEFICIOS?
    Porque demoram tanto para desligar um associado?
    Muitos diretores da atual ANABB não poderão ser reconduzidos a seus cargos atuais, não é mesmo?
    E para a novel AnabbPrev, poderão?

    ResponderExcluir
  72. Ótimo Cecília. Grande decisão... não deve encher o blog de besteiras.

    ResponderExcluir
  73. Cara Cecília.
    Depois desta participação pretendo me calar porque a polêmica é como uma fogueira: só prospera se for atiçada.
    A causa maior de minha revolta com os comentários do Jurandir foram os alvos escolhidos para sua inconveniência: os desesperados e a dona da casa.
    Quero lembrar que o desesperado se debate pelo desejo de permanecer à tona, até que o socorro o alcance. Enquanto que o suicida permanece estático e afunda sob o peso de sua covardia, por desistir da vida. Quanto à dona da casa que visitamos merece, acima de tudo, nosso respeito. Em primeiro lugar por permitir a intromissão, pois a ela pertence o espaço que invadimos. E em segundo porque entramos espontaneamente pela porta que se nos abriu e que, permanecendo aberta, nos faculta a opção de sairmos do mesmo modo. Já a volta depende do comportamento do visitante. Se positivo, será bem vindo. Caso contrário será barrado. É o que espero que aconteça com vossa senhoria, senhor Jurandir Cassimiro.
    É difícil conviver com os disparates dos insensíveis. Dá dó tomar conhecimento da angústia retratada nos apelos que aqui são postados. Vêm-me lágrimas ao olhos ao ler relatos de pensionistas endividadas, direcionando à Cecília suas esperanças mescladas de ingenuidade consciente. É como se aqui estivesse o último porto a se abrigar após velejar na tempestade. Falam numa linguagem simples como se numa conversa entre duas amigas, e a sós. Causa revolta conhecer o desespero de pais de família financeiramente arruinados - e nada poder fazer para amenizar seu sofrimento. Pessoas que outrora andavam de cabeça erguida pela posição confortável que ocupavam - e que hoje se quedam sob o peso de mazelas que remédios não curam. Homens e mulheres responsáveis por suas proles e que se vêem impotentes para dar continuidade ao sustento digno que já existiu um dia. E hoje andam cabisbaixos, ensimesmados, apresentando sintomas de males inexistentes, mas que atuam com realidade cruenta: insônia, angústia, falta de apetite, desânimo, calafrios, confusão de idéias. Tudo representado por um mal real: o endividamento.
    Quem tripudia desse estado de coisas desconhece o sofrimento moral. Imagine-se numa situação de temor constante. Os subterfúgios usados para não enfrentar os credores; o tremor no corpo ao toque do telefone ou da campainha. O suor frio a brotar ao recolher a correspondência. A decepção experimentada ao abrir o contracheque. As eternas relações de contas a pagar no dia 20, sempre substituidas por outras - as de contas a pagar, mesmo! É muito ruim ser devedor inadimplente. Pior ainda é dever sabendo que há meios de sanar esses problemas, mas que a insensibilidade de uns poucos lhe mantém fechadas as portas da esperança.
    Obrigado, Cecília.

    ResponderExcluir
  74. André e demais colegas,
    Publiquei este comentário porque achei que o colega André se sentiu agredido e acho que deve se defender, porém como falei ontem, comentários agressivos eu não publicarei mais, pois fogem totalmente ao objetivo do nosso blog.
    Eu acredito que todos nós estamos no mesmo barco e todos buscamos melhorias para o nosso plano e justiça para os associados.

    ResponderExcluir
  75. SO PARA OS COLEGAS SABEREM:ESTOU ME DESMANCHANDO EM LAGRIMAS PELO QUE ESCREVEU O COLEGA ANDRE,ATUALMENTE ANDO MAIS SENSIVEL DO QUE O NORMAL E A CARAPUÇA ME SERVIU.ME INCLUO EM TUDO QUE ELE DISSE.dEPOIS DE TRINTA ANOS DEDICADOS AO BB ME ENCONTRO DEPRESSIVA,SEM ALEGRIA,AMARGURADA E NAO VEJO A TAL LUZ NO FIM DO TUNEL.SO ME RESTAM AS CONTAS A PAGAR,NAO SOBRA NADA.MAS AINDA ME RESTA UM POUQUINHO DE ESPERANÇA,QUEM SABE NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO.

    ResponderExcluir
  76. Cecilia,

    sabemos que a nova regra e que está em vigor é o pagamento de 4 prestações para poder contrair novo empréstimo.
    só que devido a tudo que aconteceu e ao que está acontecendo, creio que o bom senso,e mesmo a humanidade para alguns casos deverá imperar,e nada mais justo e certo do que a Previ ( toda poderosa) liberar a carencia para contrair empréstimo com o novo limite, sendo que a regra valeria normalmente daqui para a frente, aliás como sempre sem acontecido em eventos anteriores.
    CONCORDAS ??????????


    SERGIOINOCENCIO

    ResponderExcluir
  77. ATENÇAO ATENÇAO......QUEREM VER OS FINS DOS APOSENTADOS E A RIQUEZA DA PREVI VAI FICAR PARA QUEM....

    OH BRASIL..EU ESPERO QUE ALGUEM DE UM GRITO E DIGA SALVEM OS APOSENTADOS.

    OUTRA COISA, EU DIGO UMA COISA SE NINGUEM RESOLVER VAMOS NOS ANONIMOS NOS TORNARMOS CLAROS E VAMOS AO PRESIDENTE LULA OU AA DILMA SEI QUE ELA VAI CHAMAR A ATENÇAO DE ALGUEM

    ResponderExcluir
  78. Ô anônimo(a)... Voce acredita em Lula e Dilma???? Coitado (a)...

    ResponderExcluir
  79. E por causa de gente como o colega anonimo(que acredita em Lula e Dilma)e que estamos vivendo a situaçao de hoje.Acorda colega!!!!

    ResponderExcluir
  80. Colegas.
    A PREVI informa no 0800-210505: o ES na nova modalidade estará disponível na segunda quinzena deste mês de dezembro. Ligue e confira.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário