segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resultado da Previ acumulado até o mês outubro/2008

PLANO 1

Ativo total: R$ 117.7 bilhões. O resultado do mês foi negativo em R$ 10.1 bilhões e o acumulado do ano foi negativo em R$ 23.9 bilhões, em função do desempenho desfavorável dos investimentos em renda variável.

Os ativos ficaram em:

- Renda variável – R$ 69.2 bilhões
- Renda fixa - R$ 41.9 bilhões
- Imóveis - R$ 3.2 bilhões
- Op. Com participantes – R$ 2.9 bilhões

O valor do superávit foi de R$ 28.9 bilhões, sendo que R$ 16.5 bilhões foram registrados na conta Reserva de Contingência, referentes a 25% do valor da rubrica das Provisões Matemáticas e R$ 12.4 bilhões em Reserva Especial para revisão do plano (o que excede os 25% das provisões matemáticas).

O saldo do “Fundo Paridade” fechou o mês de outubro em R$ 2.1 bilhões.


PLANO PREVI FUTURO

O Plano Previ Futuro registro ativo total no valor de R$ 1.0 bilhão.

- Renda Fixa:
R$ 644.2 milhões;
- Renda variável: R$ 216.355 milhões;
- Operações com Participantes: R$
139.892 milhões.

85 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Foge ao tema mas é do interesse de todos. Li há algum tempo aqui no seu blog que todas as terças-feiras a Diretoria Executiva da Previ se reúne. Na hipótese de amanhã, dia 02.12.2008, esse fato vir a se repetir, e a área de seguridade apresentar a tão esperada nota recomendando sejam aprovados os novos teto e prazo de pagamento do ES, agradeceria se Você, como sempre em primeira mão, nos prestasse essa tão aguardada informação.
    E.T. – teto de sessenta mil reais e
    prazo de pagamento para até oitenta e quatro meses (exatos sete anos).

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    Nós, diretores, já recebemos o material da reunião de amanhã e não há nada sobre esse assunto. É claro que o assunto pode entrar como extra-pauta e ser analisado amanhã mesmo, porém não há sinalização de que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Colega Jorge e simplesmente lamentavel.....

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o ES, vamos lembrar de um ditado:

    " O andar da tropa é regulado pelo mais lerdo".

    Alguem sabe quem é o vivente ?

    ResponderExcluir
  5. Acho q temos que esperar o que ja esta certo.


    esta? o de 50.000,00. Imagina se mexe de novo em prazo e valor e' mais 90 dias.

    ResponderExcluir
  6. Cecilia, essa Diretoria de Seguridade é uma muchiba.Não resolve nada que interesse aos aposentados. Sasseron e Chicão aqui da Paraíba, vai demorar mas vem eleição no futuro.

    Mariano

    ResponderExcluir
  7. É isso que eu não entendo. NOVENTA E OITO POR CENTO dos e-mails publicados neste blog e outros tantos por cento que entopem a caixa da PREVI falam exclusivamente neste "salvador" ES e, no entanto, a Diretoria se reúne todas as terças e mais uma vez o empréstimo não está na pauta.
    É muito lamentável...

    ResponderExcluir
  8. aumento empreestimo simples e aumento do prazo nao vale nada. É melhor tem aumento salarial com o superavit informado até outubro, ou não é.....

    ResponderExcluir
  9. AFINAL VAO SE REUNIR PARA QUE SERA QUE OS APOSENTADOS NAO MERECEM TRATAMENTO DIFERENCIADO.

    os aposentados estao D E S E S P E R A D O S

    ResponderExcluir
  10. AFINAL VAO SE REUNIR PARA QUE SERA QUE OS APOSENTADOS NAO MERECEM TRATAMENTO DIFERENCIADO.

    os aposentados estao D E S E S P E R A D O S

    ResponderExcluir
  11. Cecilia, da mesma forma que voce nao vai divulgar no blog o que acha agressivo,grosseiro....
    eu acho que tambem nao deveria divulgar os valores da Previ que tambem agridem uma vez que ja nao acreditamos neles(exceto os alienados).Querem enganar a quem?
    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Cara Cecilia e Colegas.

    Com os resultados do mês de outu
    bro e com as bolsas voltando a cair(hoje 01.12- um pouco mais de 34.000 pontos)com as perdas de outubro em relação ao mês de setembro em mais de 10 bilhões nas aplicações de renda variável ,está na hora de colocarmos os pés no chão e prepararmos para o pior. Pelo andar da carruagem não demorará muito para os atuais 69 bilhões nas aplicacões em renda variavël(queda de 10 bi mês)estar reduzido a muito pouco ou quase nada, e então, mesmo que as bolsas
    se recuperem, não resolverá nada, pois 1000 por cento sobre zero é zero. Não quero ser pessimista, mesmo por que não sou,mas é apenas para fazermos uma reflexão e também umas reservas(por exemplo, guardar um pouco dos extras como décimo terceiro, empréstimo simples, diminuir gastos, etc...) pois até nossos vencimentos futuros(de repente a partir de 2010) estarão comprometidos. Também seria de bom alvitre voltarmos a pagar junto com o poderoso Banco do Brasil(já a partir de jan/2009)as contribui
    ções a PREVI. Sem querer a cabeça
    da Diretoria da Previ, pois nós também temos nossa parcela de cul
    pa no episódio, pois estávamos ado
    rando a possibilidade de usufruir
    do lucro estrondoso que vinha suces
    sivamente ocorrendo, mas que cabe
    uma explicação razoável,do por quê?
    não foi adequado os percentuais de
    aplicações para os índices que regu
    lamentam as Previdências Privadas.
    E também um alerta para que os dividendos que entrarem para Previ(como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil,etc...etc..._
    sejam aplicados em Renda Fixa.Aliás
    os 1,6 bilhões de dividendos pagos a PREVI em junho/julho, não lembro
    exatamente quando, distribuidos pela Vale do Rio Doce(se não me engano) foram aplicados em que?

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília.

    Mais uma vêz os atuais diretores da Previ fazem de conta que os participantes são apenas marionetes em suas mãos. Mais uma vêz os mesmos tratam os aposentados da Previ como se fossem um zero a esquerda. Portanto gostaria que s Colega nos informasse os emails dos outros diretores para que pudessemos enviar-lhes email falando de nossa expectativa quanto aos seus atos. Quando falo dos diretores da Previ excluo o seu nome dos mesmos, pois você é a única que nos responde as questões lhe enviadas. Para você envio um abraço festivo e um beijo natalino.

    ResponderExcluir
  14. -Aproveitando a deixa e se for o caso me desculpem: pq não tornam públicas as atas de reunião? no site da Previ, onde precisa de login e senha?

    -Ficaria mais transparente, ou não?
    -Assuntos de investimentos que possam afetar desempenho em bolsa tem de cumprir as regras estabelecidas por que de direito, mas as coisas do nosso dia a dia!!

    ResponderExcluir
  15. JORGE TEIXEIRA,ME ADMIRO VER VOCE TAO ESCLARECIDO,ESCREVE MUITO BEM,CONTAR COM ESSA POSSIBILIDADE....O AUMENTO DO LIMITE E DO PRAZO E BALELA,E MAIS UMA ENROLAÇAO PARA COM OS APOSENTADOS/PENSIONISTAS...E CLARO
    QUE NAO PRETENDEM NADA DISSO.SE SAIREM OS 50.000 DEEM GRAÇAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Cecilia,
    Mais importante que aprovar o novo limite e prazo é agilizar a implantacao do teto de R$ 50.000,oo que já foi aprovado.
    Veja que a primeira noticia dizia que até o final de novembro estaria a disposição dos associados,depois veio a revista Previ estabelecendo como nova data a primeira quinzena de Dezembro, agora com todas as nossas expectativas voltadas para esta data,a Previ atravez do 0800(URA)muda novamente a data, agora para a partir da 2ªquinzena de Dezembro.
    Convenhamos que é no minimo uma insensatez, uma brincadeira com quem esta esperando para utilizar novo teto, pois se usar a modalidade atual tem que esperar a carencia de 4 meses.A Previ deveria neste momento dispensar tal carencia até a implantação do novo teto , que não esta ocorrendo por total falta de capacidade dela mesmo e quem esta sendo penalizado são os associados.
    Neste periodo de transição seria muito bem visto pelos asssociados uma medida que minimizasse a incapacidade do nosso sistema de se adequar a nova realidade.
    Tememos que ao chegar a data aprazada ocorra nova mudança.

    ResponderExcluir
  17. COLEGA CECÍLIA.
    Quem liga na previ atraves do 0800.729.0505 recebe em primeirissima mal que mais uma vez o novo teto do E.s mudou para a segunda quinzena de dezembro devido a problemas de estabilização do site da previ e novos equipamentos.
    É como eu ja havia dito a muitos colegas o problema da previ é caixa mesmo.
    Não tem outra explicação um fundo de pensão deste tamanho com problemas tecnologicos.
    Não acredito, mais na PREVI tem que haver uma auditoria nesta area de comunicação.
    Cecília quem regulamenta este setor dentro da Previ não podemos viver refem da incapacidade dos gestores deste fundo de pensão.
    NÃO DA PARA DIGERIR ESTA INCAPACIDADE E FALTA DE VONTADE POLITICA EXISTENTE AI NESTA DIRETORIA.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  18. ILUSTRISSÍMA DIRETORA CECÍLIA.

    Quando a Previ vai joga limpo com os seus donos verdadeiros.
    Em CECÍLIA quem é responsavel por esta barbare cometidas contra os verdadeiros donos da previ.
    De quem devemos cobrar responsabilidades? a quem devemos reclamar? ao SR.RICARDO PENA OU AO CONSELHO DA PREVI?
    Quem regula esta falta de ética cometida contra todos nos.
    Ou devemos entrar na justiça para que uma decisão da diretoria possa a valer.
    É como eu havia dito, a PREVI TA QUEBRADA, devemos esperar o pior. uma diretoria que ja perdeu 23 BILHOES de maio a novembro. o que podemos esperar.
    CECÍLIA EXISTE ALGUMA MANEIRA DE EU MUDAR DE GESTOR RETIRAR A MINHA RESERVA DA PREVI?
    OBRIGADA MARIA DO SOCORRO SOBRAL CE
    Amadeu Tamandaré

    ResponderExcluir
  19. Querida Cecilia,

    Eh lamentavel ligar para a Previ e ouvir daquela voz horrorosa uma noticia mais horrorosa ainda.
    Estah muito dificil de aceitar o descaso de Sergio Rosa e sua turma.
    Agora,a disponibilização do ES so na segunda quinzena? O que eh isso companheiro?
    Loucura!!!!!!
    Uma vez um colega perguntou se o SASSERON lia o seu blog e vc gentilmente respondeu que alguem da equipe provavelmente lia.
    E triste constatar que Sasseron, Sergio Rosa e cia. não estão nem ai para nos Associados.
    Os outros Fundos de Pensão respeitam os seu Associados menos a Previ que faz e desfaz tudo a bel prazer.
    E bom lembrar ao SERGIO ROSA, ao SASSERON que eles precisam mostrar a cara e não ficar mandando noticias falsas (Revista Previ que informou que a disponibilização ocorreria na primeira quinzena) e essa voz horrorosa agora informando que soh na segunda quinzena.
    Outro detalhe: o patrimonio que eles ""ADMINISTRAM" eh nosso!!!!!!
    Volto a falar, se o superasvit de 2006 fosse utilizado para melhoria de nossos beneficios, não estariamos aqui MENDIGANDO emprestimo.

    A PREVI EH NOSSA !!!!!!!

    Abraços,
    Jane ( Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  20. CECÍLIA.
    GOSTARIA QUE ME TIRASSE UMA DUVIDA E ACHO DUVIDA DE MUITOS COLEGAS.
    1- HOJE A RENOVAÇÃO DO E.S É 4 PRESTAÇÕES PAGAS CERTO.
    A DUVIDA É?
    QUANDO O NOVO TETO FOR IMPLEMENTADO SERÁ DADO O DIREITO A TODOS QUE TENHAN PAGO 1 2 3 PRESTAÇÕES PAGAS OU NÃO. TERÁ QUE ESPERAR A CARÊNCIA DE 4 MESES E DEPOIS CONTRATALO.
    AI SIM JA VALENDO A NOVA CARÊNCIA DE 12 MESES.
    ACHO QUE ASSIM FICO BEM EXPLICADO OU NÃO?
    TEDOS QUE TEM MARGEM MAS ESTÃO PAGANDO MENOS DE 4 PRESTAÇÃO TERÃO OU NÃO O DIREITO DE RENOVAR O E.S TETO DE 50.000,00 AINDA NO ANO DE 2008.
    OBRIGADO MATUZALEN N FIGUEIRA

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília,
    O resultado da Previ referente ao plano “1”, até outubro, apesar de ainda superavitário em R$ 28,9 bilhões, poderia ter sido um pouco melhor se não fosse o desempenho desfavorável dos investimentos em renda variável. Acabei de consultar a primeira página do Uol e constatei que a bovespa hoje, 02.12.2008, fechou em alta de 0,75%, com o ibovespa atingindo a marca de 35.000,84 pontos. Ainda segundo o Uol, apesar do avanço no dia, o mercado de ações brasileiro acumula queda de 45,21% no ano. A fim de que possamos comparar se o resultado da renda variável melhorou ou piorou, gostaria, caso Você dispusesse da informação, que fosse informado se o resultado de outubro retrata a posição da bovespa em 31.10.2008, e em quantos pontos estava o ibovespa na referida data.

    ResponderExcluir
  22. Cecilia,

    é que o Jorge não quer acreditar que na Previ,a s coisas andam de onibus, enquanto o mundo navega na internet e pilota carros de Fórmula 1.
    Jorge, estamos mal, e vamos ficar assim por um bom tempo, mais nós podemos mudar, basta querermos, daqui a pouco vem novas eleições e ahi nós mudamos o time, e quem sabe por um mais ágil.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  23. Mensagem no 0800-210505, da PREVI, informa que a nova modalidade do ES estará disponível na segunda quinzena deste mês de dezembro.

    ResponderExcluir
  24. Nova mensagem no 0800 729 0505 da PREVI. Agora dizem que a contratação do novo teto estará disponível na segunda quinzena de novembro. Dizem também que esse é o tempo necessário para implantação do novo sistema do site. Ou seja, os estudos estão concluidos. Pq não voltam a versão antiga do site para a contratação? Todos aqui precisam desse dinheiro antes do Natal. Por favor diretores, entendam a nossa situação. Vcs já estão com o Natal garantido, NÓS NÃO! Piedade! Pelo menos nessa época. Tá muito difícil por aqui...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Cara Cecília,
    Que assunto mais insosso, recebeu até agora só um comentário e desvirtuado. Ninguém está acreditando nesse negócio de superávit. Parece bananeira que já deu cacho.
    Hipólito Honorato

    ResponderExcluir
  26. Cecília e demais colegas,

    Li no site da UNAMIBB, que a mesma está movendo uma ação para contestar a distribuição injusta do Renda Certa. Transcrevo abaixo a notícia que extrai desse site:

    "Ação patrocinada pela UNAMIBB busca tratamento igual na distribuição do superávit da Previ..."

    Pergunto se algum dos colegas frequentador deste Blog está melhor informado sobre a viabilidade desta Ação?

    Fernando

    ResponderExcluir
  27. Cecilia, só a t´titulo de constatacao e pelo que vejo o pessoal esta perdido é o seguinte. O pessoal quer saber se, hj eu renovar meu empresitmo simples,e semana que vem ,sai o novo limite de 50.000,00 ,o associado pode faze-lo? Esta é a questao e se not q uns entendem de uma maneira outros de outra.seria interessante clarear esta questao.E outra , o fim de ano ta chegando,e a maioria vai se obrigar a tirar o que tiver disponivel agora(600,00, 1.000,00)O aperto é grande. O brigado

    ResponderExcluir
  28. Se o problema da implantação do novo limite do ES ocorre por causa da estabilização do novo site, não dá pra voltar o site antigo? Afinal, deram uma maquiada, mas as funcionalidades continuam as mesmas e pioradas. Abaixo o novo site e voltem o site antigo.
    Rita Colino

    ResponderExcluir
  29. Colegas, a Cecilia ja repetiu inumeras vezes qual a carencia atual, sao 4 meses para quem nao pagou as 4,so eu ja li varias respostas dela.Caramba, que dificuldade!A Previ ja esta no vermelho por causa do Renda Errada e do que foi para o BB( comprar os banquinhos podres),nao sobra para aumento de limite e prazo de ES.Isso foi jogado na epoca que saiu a tal Resoluçao para amenizar as reclamaçoes,agora e so enrolaçao!!!Tratem de se virar se estao precisando de dinheiro porque com a Previ nao podemos contar.Nao existe isso de sistema velho,sistema novo,isso nunca existiu na Previ. ACORDEM MEUS COLEGAS.E O MAIOR GOLPE,acreditem.

    ResponderExcluir
  30. Colega Cecilia, independente da opinião e das criticas de outros postadas nesta seção, quero pedir que realmente nos defenda na quastão de liberar a carencia de 4 meses quando o novo limite entrar em operação, isto é o minimo que a Previ pode fazer para compensar o atraso na implantação do novo limite, voce amiga de lutas Cecilia deve concordar que por causa desta demora consideravel, muitos associados por causa da situação devido ao fim do ano estão tendo que renovar com valores baixos por não poderem esperar mais, a Previ deve levar isto em consideração pelo bem maior de todos os seus associados. Conto com a sua voz ativa dentro da Previ.
    Com sua dedicação e esforço voce colega Cecilia podera conseguir tal liberação de carencia.
    Trabalhe nisto, ja que atrsaram novamente o novo limite.

    Cordialmente Vitor Hugo Lima

    ResponderExcluir
  31. Colega Anônimo,
    A Previ não está no vermelho, não houve nenhum recurso da PRevi participando das compras que o BB fez e não existe nenhuma ligação do resultado da Previ com o ES.

    ResponderExcluir
  32. Triste muito triste é vermos a falta de reivindicação de até mesmo entupir os fale conosco de nossa vida, nem nossa nem das associações bb que nada fala , concorda com tudo: como ,veteranos do bb, colegas, aafbb, anabb e das outras dizem amém a tudo e ficamos nós a imaginar o imaginável.A Previ como se vê acima está com seu superavit intacto o que se observa é uma execessiva aplicação em renda variável(só tenho curso médio 0 o BB naquela época não dava tempo de curso superior quanto mais de mestrado como anda hceia a Previ).O que vejo é uma falta de interesse danado basta verificar a tal de renda certa que explicam explicam e não entra na cabeça de ninguém.Enfim peço a vocês que façam como estou começando a fazer: Nazaré possui mais ou menos 16 aposentados/pensionistas e a partir das eleições da Anabb fiz com que acontecesse reuniões para tomarmos decisão em conjunto a adesão foi de 50%, um bom começo.É tanta a indiferença que nas últimas eleições da Anabb as grandes agências do bb para seu representantes obtiveram apenas um voto como a ag.centro salvador-ba e rio de janeiro -Rj, triste muito triste, mas pudemos mudas tudo é só união e querer que é igual a poder.

    ResponderExcluir
  33. Colega Cecília,
    Agradeceria se Você tiver condições de explicar algumas coisas que, sinceramente, não consigo entender dentro da Previ. Em sendo o Conselho Deliberativo a instância máxima em termos de decisões, e havendo uma proposta de 27.11.2008, oriunda desse mesmo Conselho, recomendando que sejam alterados os limites de valor e prazo de pagamento do Empréstimo Simples, qual o motivo, já decorridas duas reuniões da Diretoria Executiva posteriores a 27.11, de o ES ainda não ter sido realinhado para sessenta mil reais e prazo de pagamento para até oitenta e quatro meses. Continuarei batendo em cima dessa tecla já que, como todos nós sabemos, os novos teto e prazo estão um pouco mais próximos do que sempre foi pleiteado aqui no seu blog por participantes e assistidos. Provavelmente um número bem mais significativo de colegas terá margem consignável suficiente para suportar essa nova prestação com o teto de sessenta mil reais, tendo em vista que o prazo de pagamento deverá ser estendido para até oitenta e quatro meses. Ao que parece mais uma vez ficaremos à mercê da boa vontade do diretor de seguridade que tem, ultimamente, se mostrado pouco sensível as reivindicações dos aposentados e das pensionistas. Para colocar um pouco de pimenta neste comentário sugiro que seja feito, a partir de 01.01.2009, um rodízio na diretoria executiva da Previ, passando Cecília Garcez, em razão de sua afinidade, sensibilidade e identificação plena com os anseios de todo o corpo social, para a área de seguridade e o outro colega para a área de planejamento. Finalizando manifesto novamente o meu desejo para que não se acenda a fogueira de vaidades já que, se isso acontecer, seremos nós, participantes e assistidos, que ficaremos sem o novo empréstimo e ainda por cima queimados.

    ResponderExcluir
  34. O EMPRESTIMO SIMPLES EH PASSADO NAO TEMOS NINGUEM, NINGUEM A NAO SER VOCE CECILIA A NOS DEFENDER, PENA QUE VOCE NAO SEJA A PRESIDENTE POIS VC TERIA IDO FALAR COM O LULA SE POSSIVEL FOSSE, EH COLEGAS VAMOS AOS AGIOTAS PORQUE A PREVI NOS DEU AS COSTAS

    ResponderExcluir
  35. Cecília por que vc não abre o jogo? A previ está no vermelho sim...Desculpa pela implantação demorada no novo limite do ES é balela...Tem rombo aí pessoal!!!

    ResponderExcluir
  36. CECÍLIA
    SE A PREVI NÃO ESTA NO VERMELHO COMO SE EXPLICA AS MUDANÇAS DO E.S CADA VEZ MAIS PASSANDO PARA 2009.
    MAQUIARAN SIM NA EPOCA DA RESOLUÇÃO FOI BEM NOS DIAS DO BALDE DE AGUA FRIA QUE VOCES AI DA DIRETORIA SAIU COM AS BOAS NOVAS DO E.S.
    E AGORA TÃO GANHANDO TEMPO PARA SO LIBERARO EM 2009.
    SE OS SEIS DIRETORES ESTÃO COM AS CONTAS BANCARIAS RECHEADAS, A IMENSA MAIORIA ESTA ENFORCADO CHEIOS DE DIVIDAS, ENTÃO NÃO É JUSTO PASSARMOS O DIA 25 SEM NADA PARA PELO MENOS OS PRESENTINHOS DE FIM DE ANO.
    O CERTO MESMO ERA TODOS NOS ENTRARMOS NA JUSTIÇA E SUSPENDERMOS A COBRANÇA DO E.S JA QUE PARA A PREVI ESSE DINHEIRO NÃO FAZ FALTA MESMO. COMFORME SUAS PROPRIAS PALAVRAS.
    GRATO ARLINDO FONSECA DE MELO SP

    ResponderExcluir
  37. CECÍLIA !!!!!!

    E A CARÊNCIA COMO VAI FICA?
    VAI SER ANISTIADO A TODOS OU NÃO?
    SERÁ QUE O CAUDILHO VAI TER MISERICORDIA DOS FLAMIGERADOS DA PREVI?

    GRATO MARCOS ANTONIO NATAL-RN

    ResponderExcluir
  38. Cara Cecília,
    É realmente um desreipeito por parte da PREVI com seus associados: 1º 60 dias, depois 1ª quinzena de dezembro, agora 2ª quinzena de dezembro. Estamos todos inseguros quanto ao que há de vir depois. O diretor responsável pela área de implantação está devendo a todos nós uma explicação para que não se fique fazendo conjunturas sobre a verdadeira causa de tanto adiamento da implantação dos novos limites do ES. A própria Diretoria, como um todo, é quem está pagando o ônus, pois a primeira decisão foi da Diretoria e ela é, portanto, co-responsável por esa demora. Transmita nossa indignação, já expressa por todos os colegas frequentadores do seu blog e por todos com quem temos nos comunicado por outras vias, inclusive contatos pessoais.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  39. Cecília,

    Por favor faça o que puder para agilizar o ES. Que pelo menos ele esteja disponível no dia 20, para poder sair junto com os benefícios. Pelo menos isso.
    Desculpe-nos (tomo a liberdade de falar em nome de todos, pelo menos os de bem) pelo momentos de furia que muitas vezes registramos nesse espaço. Ele é o único que existe para que possamos nos manisfestar, e graças a você, que optou pelo caminho democrático.

    Tenha certeza de que isso não será esquecido pelos associados.

    Tenha um feliz Natal e um próspero ano novo (que todos nos tenhamos, a PREVI pode ajudar bastante).

    ResponderExcluir
  40. Jorge,
    O Conselho Deliberativo da Previ não aprovou o aumento do limite, apenas encaminhou para a Diretoria estudar a proposta. Esse estudo ainda não foi apresentado à diretoria pela área de SEguridade. Por enquanto, o que está valendo é o limite de R$ 50.000,00 que foi aprovado e, pelas informações, será disponibilizado na primeira quinzena de dezembro e a manutenção do prazo de pagamento.
    Agradeço muito a confiança na minha pessoa.

    ResponderExcluir
  41. CARISSÍMA CECÍLIA

    VOCE DISSE NA RESPOSTA AO JORGE TEIXEIRA QUE O E.S SERA LIBERADO NA PRIMEIRA QUINZENA DE DEZEMBRO?
    ENTÃO PORQUE A VOZ QUE NÃO QUER CALAR COMO DISSE UMA COLEGA UMA VOZ PAVOROSA, DA COMO CERTO A SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO ?

    EXPLIQUE POR FAVOR?

    OBRIGADO FAUSTO OLIMPIO

    ResponderExcluir
  42. COLEGA CECÍLIA.

    E A CARENCIA COMO VAI FICAR?

    O QUE A AREA DA SEGURIDADE TEM FALADO A RESPEITO DA CARENCIA.
    PORQUE ELA NÃO ENTRA NA PAUTA DA NOSSA DIRETORIA NA PROXIMA TERÇA FEIRA DIA 09-12-2008.

    GRATO MARCOS ANTONIO

    ResponderExcluir
  43. CECÍLIA GARCEZ
    AGRADECERIA SE A NOBRE COLEGA ME RESPONDESSE A SEGUINTE QUESTÃO:

    A) A PREVI ATRAVES DA DIRETORIA EXECUTIVA APROVO O AUMENTO DO TETO DO E.S PARA 50.000,00 ESTA DECISÃO FOI TOMADA NA DATA DO DIA 30-09-2008. COM PRAZO INICIAL DE 60 DIAS PARAS AS PROVIDENCIAS NECESSARIAS.
    POIS BEM. COMO O PRAZO JA DECORREU E NÃO HOUVE A MUDANÇA E ATRAVEZ DA REVISTA JA DEU NOVO PRAZO E ESTE TAMBEM NÃO FOI CUMPRIDO. SE FOSSE UM CONTRATO JA HAVERIA A QUEBRA DO MESMO.
    HÁ QUEM DEVEMOS RECORRER PARA QUE UMA DECISÃO DA NOSSA DIRETORIA SEJA CUMPRIDA.
    QUAL ORGÃO É RESPONSAVEL PELA FISCALIZAÇÃO DE VOCES EU DIGO DA DIRETORIA, PORQUE TEMOS QUE COBRAR RESPONSABILIDADES.

    SITO UM CASO TIPICO QUE É A COMPRA DA BRT PELA OI SE NÃO FOR CUMPRIDA HA RISCA O PRAZO A OI PAGARA UM MULTA A BRT.

    É NOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUEM VAI PAGAR A VERGONHA E A NOSSA MORAL DEPOSITADA EM PALAVRAS DE UMA DIRETORIA QUE NÃO CUMPRE O ACORDADO.
    HOJE FUI NA AGENCIA ONDE MANTENHO A MINHA CONTA CORRENTE ENCONTREI COM ALGUNS AMIGOS E A RECLAMAÇÃO TA GERAL.
    TODOS ESTÃO REVOLTADOS COM A FALTA DE COMPETENCIA DA PREVI EM ADMINISTAR UM SIMPLES DEVER DE CASA.
    E O NOSSO PRESIDENTE NEM UMA PALAVRINHA DA NESTA HORA TÃO DIFICIL.
    ROSALINA DE SOUZA GO

    ResponderExcluir
  44. Colegas,o desespero toma conta de nos(eu ja luto contra ele),nao vamos permitir que a nossa fe acabe,vamos nos unir amanha as 19 horas, cada um na sua religiao,na sua fe, ja que no dia 21 de Novembro(reuniao do conselho)nao conseguimos saber o horario da reuniao pois foi informado daquele jeito que ja sabemos.Vamos pensar em Deus e nos homens que estao decidindo sobre o ES,que eles sejam iluminados e pensem nos aposentados e pensionistas da Previ.Nos vamos conseguir.

    ResponderExcluir
  45. Querida Cecilia,

    No comentario do dia 03.12 voce diz que a implantação dos novos valores do ES ocorrera na primeira quinzena. Pelo atendimento 08007290505 aquela voz horrorosa diz que ""...a NOVA PREVISÂO para contratação do ES serah na segunda quinzena de dezembro, apos conclusão de instalação dos novos equipamentos e estabilização do novo site da Previ.""
    A cada hora uma justificativa ridicula - atualização do sistema, novo site- agora, instalação dos novos equipamentos e estabilização do novo site, não da para engolir.
    Francamene eh lamentavel e preocupante voce saber que o nosso Patrimonio estah sendo administrado por pessoas despreparadas em todos os sentidos.
    Eh sempre bom lembrar que a PREVI eh NOSSA!!!!!!!!!!
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  46. Cecilia,

    Gostaria que nos esclarecesse, afinal o novo limite estara a disposição na primeira quinzena de Dezembro, como voce informou ou na 2ºquinzena, como esta no 0800(URA), agora confudiu tudo.

    ResponderExcluir
  47. Cara Cecília,

    Desculpe-me, mas alguma coisa está havendo para gerar um desencontro de informações.
    Se o Call Center da PREVI informa que o ES estará disponibilizado na 2a. quinzena de dezembro e você responde ao Jorge dizendo estar informada de que será disponibilizado na lª quinzena de dezembro, uma das duas fontes está certa e a outra errada.
    Se você está certa alguém, responsável pela divulgação no Call Center, deveria ser responsabilizado por prestar falsa informação utilizando um meio de divulgação oficial da PREVI.
    Se você está errada, então é um verdadeiro desmando informar algo inverídico a uma Diretora.
    Por enquanto jogo minhas fichas em você, por acreditar que você não tem necessidade de nos enganar e preferir acreditar em falha administrativa na divulgação no Call Center.

    Espero estar certo, pois caso contrário serei obrigado a acreditar que você está sendo sabotada por se postar do lado dos associados.
    Vamos esperar para ver.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  48. Cecilia,lendo seu blog vemos varios colegas que confiam muito em voce,que poe toda esperança em voce,pergunto:Voce enganaria esse povo sabendo que o ES nao vai sair,que a Previ so esta empurrando com a barriga para o ano de 2009 ou que nao pretende libera-lo?
    Sandra

    ResponderExcluir
  49. Amiga Cecilia, nao vaitardar para q alguem jogue no ventilador para as grandes revistas,o que esta acontecendo na PREVI. É muita informaçoes desencontradas, o site quando esta no ar, só se fala em concurso internos de funcionarios da previ,selecao. O silêncio é a pior coisa que possa acontecer. Renda Certa, aposentadorias sem isonomia de tratamento(calculos mudado durante os anos, cada vez mais injusticas,cada vez menores os valores.

    ResponderExcluir
  50. Prezada Cecilia, sou colega do Vitor que postou comentarios e residimos ambos aqui em Pelotas RS.
    Normalmente me limito apenas em ler as noticias e os comentarios, porem hoje lendo os mesmos, tenho a dizer que primeiramente confio tambem na sua pessoa para defender nossos interesses, ainda que esteja decepcionado em parte com tantas reuniões e poucas vitórias para os associados, acho que a Previ deve liberar a carencia dos 4 meses para os associados renovarem seus emprestimos quando do novo limite. Voce deve levar tal pedido e colocar em pauta, devendo considerar o atraso na implantação do novo limite, pois é dezembro, um mes que a maioria precisa de valores para saldar dividas e etc...
    Sendo assim, muitos tiveram com certeza de renovar por qualquer valor extra que pudesse aliviar as situações adversas neste periodo.
    Liberar a carencia não é uma coisa complicada para a Previ, basta um pouco de boa vontade e consideração pelos associados.
    Francamente acho que voce pode conseguir isto para os associados.

    Fica aqui registrado minha opinião.
    Meu abraço fraterno e coragem Cecilia.

    Paulo Marques

    ResponderExcluir
  51. Simplesmente insuportavel e ineficaz o novo site da PREVI, e fica cada dia pior. Até quando teremos que suportar tanto incompetencia - essa e mais outras dessa Diretoria ?

    ResponderExcluir
  52. Cecila,
    Veja pela resposta de uma sugestão
    enviada a Previ,como não podemos mais confiar em nosso fundo:

    De: andrelira@previ.com.br
    Para: ademarrg@uol.com.br
    Data: 04/12/2008 10:21
    Assunto: Re: * Empréstimo Simples

    Senhor Ademar,

    Agradecemos o seu contrato e informamos que sua sugestão foi registrada.
    Acrecentamos que o novo teto do Empréstimo Simples está previsto para
    entrar em vigor até o final deste ano, depois de feitos os ajustes nos
    sistemas. O ES Curto Prazo está previsto para entrar em vigor no primeiro
    semestre de 2009.
    Mais detalhes sobre as alterações no Empréstimo Simples serão divulgadas em
    breve no site da PREVI.

    Gerência de Atendimento
    PREVI

    ademarrg@uol.com.
    br
    Para
    03/12/2008 17:40 atend@previ_notes.previ.com.br
    cc

    Assunto
    * Empréstimo Simples

    Tipo: sugestao

    Mensagem: Com relação ao novco teto do emprestimo simples(R$50.000,00) faço
    as seguintes considerações: quando de sua aprovação nos foi informado que
    sua implantação ocorreria no final de Novembro, depois a revista PREVI nos
    confirmou uma nova data 1ªquinzena de Dezembro, gerando-nos uma expectativa
    positiva, pois a Previ nunca falhou nas suas informações , qual não foi
    nossa surpresa que no auge de nossos anseios a Previ muda de novo a
    data,agora para a partir da 2ºqinzena de Dezembro, quem sabe o dia? Isto
    nos deixou numa tremenda saia justa, pois confiando na Previ muitos
    assumiram compromissos e agora não dá mais para acreditar que saira mesmo
    na periodo aprazado e se antes do natal. Nos resta como paliativo
    renovarmos o emprestimo simples pela teto antigo e termos que aguardar a
    carencia de 4 meses para termos acesso ao novo teto. Considerando que esta
    situação nada tem a ver com os associados e sim a Previ, por inabilidade
    do seu sistema operacional.,Como uma maneira de não prejudicar quem
    deseja contratar o novo tvalor , sugiro que nesse periodo de transição seja
    dispensada a carencia de 4 meses para aqueles que tiveram que renovar o
    emprestimo simples na modalidade antiga enquanto aguardavam a implantação
    do novo teto. Seria uma forma de compensar todo transtorno ocorrido
    n/periodo . A Previ sempre se prima pela sensatez e justiça, não poderia
    ser diferente agora.

    Matrícula: 0122440-9
    Nome: Ademar Pinto Sobrinho

    ResponderExcluir
  53. Cecília!

    Como muitos tem escrito aqui, vc é o canal de comunicação que temos com a Previ. Dito isto, pergunto:
    -tem alguma razão de ordem técnica, prática, financeira, economica, legal, formal ou sei lá qual que impeça a concessão de crédito aos participantes do Plano 1, na razão de sua margem consignável e com a remuneração legalmente exigida?
    Se tem é só dizer para a galera que todo pessoal entende. Se não tem e existem recursos a fixação de limite/prazo/carência e o escambau é puramente para exercer o poder ( o pudê ). Ou não??????

    ResponderExcluir
  54. Pessoal, Previ=INSS,tem muito dinheiro mas fala para o povao que esta no vermelho porque e dela que saem os tapa-rombos,os compra bancos,os financia isso,financia aquilo.NAO SOBRA PARA OS VERDADEIROS DONOS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  55. COLEGAS,JA LERAM AS NOTICIAS SOBRE A VALE DO RIO DOCE,SOBRE AS DEMISSOES?VAO LANÇAR UM PLANO DE APOSENTADORIA(COITADOS)....ACHO QUE A ENROLAÇAO SOBRE O ES VAI EM PARTE POR AI....VAMOS AGUARDAR.

    ResponderExcluir
  56. Caros colegas,
    Nas próximas eleições para PREVI, ANABB, AAFBB, etc, etc..., não podemos nos esquecer de como a 'NOSSA CAIXA DE PREVIDÊNCIA' está nos tratando nesse momento; temos que acabar com a CIRANDA DE RODA naquelas entidades - já repararam que quase sempre são os mesmos candidatos? Ninguém quer largar o osso.

    ResponderExcluir
  57. Cecília,
    Em 03/12, às 12:42h, você respondeu ao Jorge, que o ES estará disponível na 1a. quinzena deste mês. O 08007290505 está informando que só estará disponível a partir da 2a. quinzena de dezembro. Estou alertando, para que não sejam criadas mais falsas expectativas não pessoas já tão desiludidas com a PREVI.

    ResponderExcluir
  58. Fausto,
    A informação que repassei a vocês é a mesma que obtive na área de Seguridade. Não me responsabilizo por esta informação, pois não tenho ingerência nessa diretoria. Eu posso responder exatamente o que ocorre na diretoria que atuo, porém só posso afirmar o que passou pelo colegiado da diretoria e o que foi aprovado. As demais informações são de responsabilidade da área. Eu espero, sinceramente, que não haja novo adiamento, pois houve prazo suficiente para que o sistema fosse operacionalizado.

    ResponderExcluir
  59. Cara Cecilia e demais colegas, atraves de um contato, que infelizmente não poderei dar o nome, para não compremete-lo, mas que esta a par dos assuntos da Previ, com relação ao emprestimo simples. deve sair ate a metade de dezembro, não é enrolação, isto ja foi definido. o atraso é normal, temos que aguardar. Podem fazer planos para o fim do ano.
    Mas a liberação da carencia de 4 meses infelizmente por enquanto esta mantida, só poderão renovar os associados que estiverem com sua quarta parcela paga.
    Somente se realmente houver uma boa vontade da parte da Previ que libere a carencia para todos.
    A colega Cecilia pode tentar conseguir isto, pode ser feito sim, porem são decisões da Previ.
    Gostaria que a Cecilia esclarecesse se isto podera ser conseguido ou já é fato consumado.

    Forte abraço a todos Cesar Silva

    ResponderExcluir
  60. Jane,
    Eu não acredito que adiaram novamente a data de implementação do novo limite!!!
    Para você ver que a comunicação interna da Previ não está funcionando corretamente, pois eu, Diretora, apesar de sempre perguntar aos colegas da área pela data de implementação, não fui informada deste novo adiamento.

    ResponderExcluir
  61. Jane,
    Hoje não estou na Previ, estou participando de uma reunião na Anabb, em Brasília, só retornando hoje à noite. Mesmo assim vou tentar confirmar essa informação ainda hoje.

    ResponderExcluir
  62. sandra,
    Quem me conhece sabe muito bem que jamais agiria dessa forma. O que repasso para vocês são as informações que me são passadas. Não acredito que haja boicote de informações, apenas desencontro. Assim espero.

    ResponderExcluir
  63. Ademir,
    Não há o menor problema legal em aumentar o ES. A questão é administrativa. Como já falei antes, existe uma certa resistência em aumentar o limite e o prazo além do que foi aumentado em setembro. O limite legal é bem superior ao que temos alocado em ES.

    ResponderExcluir
  64. Colega Anônimo,
    Este fato sobre a Vale me preocupa muito e temos que ficar preocupados sim, pois a Previ tem uma concentração grande em investimentos nessa empresa.

    ResponderExcluir
  65. Cesar Silva,
    Concordo plenamente contigo. Suas informações estão batendo com as minhas. Qualquer novidade, eu divulgo rapidamente para vocês.
    A liberação da carência dependerá principalmente de vontade política para tal. Podem contar com minha defesa.

    ResponderExcluir
  66. Cecilia, o teu ASSIM ESPERO e desanimador!Mas concordo com o colega anonimo sobre a uniao em pensamento positivo,hoje, as 19 horas para que Deus ilumine os funcionarios responsaveis pela liberaçao do ES.Deus e justo,Ele esta olhando por nos.
    Sandra

    ResponderExcluir
  67. Sabe o que eu acho colegas?Que como temos reclamado do pessoal da tecnologia,tecnicos .....da Previ,resolveram nos sacanear e ate a gravaçao do 0800 (como se fosse um erro sem querer?)passa a informaçao que estamos ouvindo desde ontem.E absurda a minha colocaçao( se for verdade) mas que seja so isso.

    ResponderExcluir
  68. Cecilia,

    Ainda falando da possibilidade da liberação da carencia diante do aumento do limite, infelizmente voce ja disse tudo, a liberação da carência dependerá principalmente de vontade política, então é uma situação complicada, não é impossivel, mas requer empenho para conseguir a carencia zero.
    Segundo informações extras, até agora nada foi feito para tentar a carencia zero nas renovações quando o emprestimo ser ampliado e tudo segue um cronograma de praxe.
    Colega Cecilia, infelizmente receio que voce sozinha não irá mudar esta posição estabelecida pela Previ.
    Tenho que dizer aos colegas que ainda estao no prazo de carencia de 4 meses, que não esperem conseguir a tal carencia zero para renovação contando com o novo limite para saldar dividas e ajuda para o fim de ano, porque ate o momento as chances disto acontecer são nulas.
    Se a Cecilia conseguir este feito,
    diante das circunstancias, sera uma vitória.
    Alias colega Cecilia, como será este seu apoio para esta questão?

    Grato pelo espaço e obrigado, Cesar Silva

    ResponderExcluir
  69. Com a nova orientação da SPS sobre tábua atuarial(é isto mesmo?) de 5,75 para 5% os juros do ES a ser renovado não passaria do pátamar atual para 5% a.a.. assim consequentemente o valor líquido seria maior ou não?

    ResponderExcluir
  70. Existem possibilidades de os comentários aqui postados sejam numerados? assim, facilitaria em cada consulta a visualização

    ResponderExcluir
  71. CECILIA,

    e colegas aposentados e da ativa que leem este blog, acho que com a liberação do novo teto do ES estaremos todos nós (eu me incluo nessa) pagando a pressão que fizemos no Sasseron, o liberação da carencia de 4 meses não vai passar, ahi estará a hora da revanche.
    tentamos, expressamos nossas idéias e opiniões, como eu disse, ele pode não ler, mais alguem le e repassa, agora vamos esperar, infelizmente alguns de nós mais alguns meses para ter acesso ao novo ES.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  72. Querida Cecilia,

    Atendimento da Previ tambem eh cultura!!!

    'DEPOIS DA PRIMEIRA METADE DO MES'

    foi a maneira que a Previ encontrou para dizer que o ES so vai ser disponibilizado na SEGUNDA quinzena de dezembro.

    Francamente, eh muito deboche!!!
    Não podia deixar de divulgar mais essa forma desrespeitosa da Previ para conosco Associados.

    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  73. Domini,
    Sua lógica está corretíssima. Se reduzir a taxa de juros de 5,75% para 5%, conforme determina a Resolução 26 (em caso de utilização da reserva especial), os juros dos empréstimos também reduziriam na mesma proporção. Se reduz os juros, com certeza o saldo devedor reduz também e acaba aumentando o valor líquido a receber, porém não houve ainda alteração da taxa.

    ResponderExcluir
  74. Domini,
    Eu não posso alterar o comentário que vocês fazem. O que os colegas podem fazer (para facilitar a leitura) é colocar um nome nem que seja fictício.
    Os comentários são divulgados pela ordem de postagem, não tem como mudar isso.

    ResponderExcluir
  75. Será que alguem poderia explicar essa série de erros, desinformações, protelações, desesperanças e até deboche, sim deboche ?
    Por que a humilhação imposta ?
    Por que a diferenciação de tratamento dos fundos da CEF e BACEN, que tem menor poder de negociação e assiste melhor seus associados?
    Os Srs. Diretores têm consciencia da iniquidade e humilhação a que estão sendo submetidos os verdadeiros donos da PREVI ?
    Será qual a verdadeira razão disso tudo ?
    Incompetencia ? Sadismo ?
    Não posso crer.
    Será que há alguma orquestração ?
    Com que fim ?

    ResponderExcluir
  76. Parece que você não me entendeu quando a numeração.Vamos lá:cada comentário começaria do numero um e assim por diante.Vantagens ao se abri o blog/comentários iríamos logo ao último lido .Quem numraria seria o blog .Agradeço sempre pela atenção e quanto a redução dos juros se observa que a Previ ainda nada implementou das malditas recomendações da SPC

    ResponderExcluir
  77. Cecilia,

    Infelizmente colegas já não podem mais esperar o atraso na ampliação do novo limite do ES e estão renovando por valores bem abaixo do que gostariam de renovar.
    O desapontamento com a demora do novo limite é grande, realmente penso que a Previ devia honrar o prazo prometido para primeira quinzena deste mes e ainda liberar a carencia para todos como forma de demonstrar que se preocupa com seus associados e compreende o momento de aperto financeiro que a maioria passa, porque do jeito que a coisa esta, ELA transmite uma mensagem negativa e de incertezas para todos seus associados;
    Colega Cecilia infelizmente a Previ esta começando a cair no descredito, lamento dizer isto, mas "vocês" estão deixando passar tal imagem de dúvidas em relação ao futuro dos associados.
    Tragem notícias que valorizem os seus associados, pois eles são os "bens" mais importantes da Previ.
    Leve esta mensagem aos seus colegas de administração.

    Agradeço o espaço e obrigado

    Cesar Silva - RS

    ResponderExcluir
  78. COLEGAS PDV TEM NOTICIA PARA VOCES NO SITE DA UNAMIBB.BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  79. COMO DIZ A LETRA DA MUSICA

    E AGORA JOSE.........A PREVI EH RICA E NAO TAH NEM AI PARA APOSENTADOS E PESIONISTAS, QUEM QUISER QUE VA PROCURAR A FININVEST....

    E AGORA JOSES..........VOCES TEM QUE ACREDITAR....... O LULA NAO SABE EU TENHO CERTEZA......

    E AGORA JOSES E MARIAS PEDROS JOAES...........VAMOS ATEH O LULA..........E DIZER COMO TRATAM OS APOSENTADOS.............E AGORA BLOGUEIROS..............A PREVI NOS ESQUECEU.

    ResponderExcluir
  80. Cara Cecília,
    Está no site da PREVI a Notícia abaixo:

    ¨Site PREVI não estará disponível no fim-de-semana



    O site PREVI não estará disponível neste fim-de-semana, devido aos serviços de atualização dos servidores de informática. O Auto-atendimento da Central 0800-729-0505 funcionará sem problemas. A PREVI pede a compreensão de todos e informa que na segunda-feira a navegação estará normalizada.¨

    Será que essas atualizações são decorrrentes da implantação do ES?

    Ou o novo site, implantado recentemente, necessita de atualizações periódicas que obrigam a tirá-lo do ar?

    Como sou otimista estou acreditando na primeira hipótese.
    Você sabe de algo a respeito?

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  81. Domini,
    Eu entendi, porém o blog sempre publica pela ordem de data, (é automático) independente de numeração. A solução seria as pessoas colocarem alguma identificação, pois a numeração não adiantaria.

    ResponderExcluir
  82. José Omar,
    Não acredito que a atualização seja por conta do ES. Deve ser algum ajuste em função de algumas máquinas novas adquiridas para melhor suportar o volume do banco de dados da Previ.

    ResponderExcluir
  83. Colega Domini.
    A solução que encontrei para o problema de consulta aos comentários do Blog foi elaborar uma tabelinha, além de observar a ordem de postagem.
    No momento minha tabelinha marca:
    8 - 82 - 118 - 30, números que correspondem aos comentários postados. Assim, a cada atualização só preciso usar a barra de rolagem, ir até o último comentário e retornar ao número correspondente ao já lido, continuando a leitura a partir daí. Em seguida atualizo a tabelinha para consulta futura.

    ResponderExcluir
  84. Cecília, você disse que a atualização não foi para o ES. Isso quer dizer que você sabe de alguma coisa? Será que sai até o dia 20? Por favor, a nossa dignidade já foi pro ralo, confiando nos 60 dias prometidos. Será que não sairá nem para o Natal?
    Ah! O peculio cobre suicidio? Se cobrir, achei uma maneira de proporcionar um pouco de folga financeira para meus dependentes.
    Um abraço de um colega desesperado.

    ResponderExcluir
  85. Décio,
    Eu disse isso porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não dá para imaginarmos que toda a rotina que acontece na PRevi é por conta do ES. Alguns computadores que centralizam vários serviços foram trocados e isso requer tempo e o melhor é fazê-lo fora do expediente para não prejudicar o andamento das tarefas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário