segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Frase da Semana

Um banco é um estabelecimento que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol e nos pede de volta quando começa a chover. Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens Twain)

A SPC ainda não liberou o processo de utilização do superávit. A expectativa era que na semana passada o assunto fosse aprovado pela Secretaria, porém ela solicitou alguns esclarecimentos e alterações redacionais no regulamento. Hoje, o Diretor de Seguridade foi pessoalmente entregar as alterações solicitadas com o objetivo de agilizar o processo.
Como falei anteriormente, a novela não tem fim e vamos ver se após termos as propostas aprovadas pelas SPC se a Previ vai demorar muito para implementá-las. A alegação de adequações operacionais para a implantação não é justificativa, tendo em vista que os ajustes já poderiam ter sido feitos independente da aprovação final.
Estarei divulgando cada passo desse trajeto para o acompanhamento dos colegas. Infelizmente, em relação à aposentadoria aos 45 anos para mulheres, a SPC já se manifestou desfavorável, considerando a decisão do Ministério. A Anabb já anunciou que entrará na Justiça a fim de cobrar o que foi aprovado no plebiscito. Pelo visto, só na justiça mesmo.

2 comentários:

  1. Haveria embargo para as demais decisões da utilização do superávit, no caso de ir para justiça a questão da aposentadoria aos 45 anos?

    ResponderExcluir
  2. Não haveria nenhum embargo para as demais decisões da utilização do superávit, se as entidades entrarem com ações judiciais contra a não aprovação da aposentadoria aos 45 anos para mulheres.
    É lógico que temos que lembrar que houve um acordo, onde o BB foi o mais beneficiado, e que incluiu na negociação a questão das mulheres. Houve um plebiscito formalizando a proposta e depois vem o Ministério e veta. A questão é como o Banco negocia uma proposta que não está apto para aprová-la. É um absurdo e não é justo com todos os que acreditaram que o acordo era bom.
    É bom ressaltar que hoje foi a aposentadoria aos 45 anos para mulheres que foi negada depois de acordada, amanhã pode ser outra proposta que beneficie mais pessoas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário