quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Utilização do Superávit

Hoje em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo para análise das propostas para utilização do superávit, o BB utilizou da prerrogativa do "voto de minerva" para aprovar a matéria. Os conselheiros eleitos reprovaram a matéria, considerando que as propostas já tinham sido aprovadas anteriormente, incluindo a aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres e que o Banco excluiu esse ponto alegando que não houve a concordância do Ministério.
É bom lembrar que as negociações ocorridas incluiam a questão das mulheres e os conselheiros eleitos julgaram que seria injustiça a aprovação do novo regulamento, sem este ponto. Particularmente, eu concordo com eles por encarar como um absurdo o Banco negociar um acordo e depois não cumpri-lo.

De qualquer forma, apesar da insatisfação dos eleitos em relação à mudança de posição do Banco do Brasil, o novo regulamento foi aprovado e as alterações são as seguintes:
- aumento do teto de 75% para 90% (retroativo a janeiro/2007);
- alteração da fórmula do cálculo da aposentadoria proporcional (pessoas que se aposentaram antes de completar o período exigido pelo INSS) - retroativo a janeiro/2007;
- pagamento de benefício para os que contribuiram por mais de 30 anos (será pago de uma vez);
- alteração da tábua de mortalidade.
Segundo a área responsável (Seguridade), a expectativa é que os valores sejam creditados ainda este mês.

Em relação ao ponto pendente - aposentadoria antecipada aos 45 anos para mulheres - a Anabb entrará com ação judicial exigindo que seja cumprido o acordo e o encaminhamento é não iniciar novas negociações antes de rever este ponto. Como o Banco tem muito interesse no superávit deste ano que aumentará (e muito) o valor da reserva especial para revisão do plano, é bom que ele se mobilize junto ao governo para aprovar a matéria. Contamos com os colegas para que a justiça seja feita. O Banco não pode negociar uma coisa e depois mudar a sua posição.

9 comentários:

  1. Pra mim e para a esmagadora maioria esse plano só beneficiou, como vem beneficiando, o BB e a Previ. Nós associados já somos roubados pela Parcela Previ e os órgãos que poderiam nos proteger, se calam e, quando expressam algo, nada se aproveita.

    A Previ, pra afundar mais ainda nós associados, cobra juros altíssimos tanto do Empréstimo Simples como para aquisição de imóveis. É pessoal!!! tudo politicagem...

    O BB e a Previ não são mais os mesmos. E nós...o que nos sobra..é recorrer pelas vias judiciais o que for possível.

    Contribuí 25 anos para isso!!!
    Que decepção!!!
    Pra mim o superavit devia ter sido rejeitado pela fazenda, só beneficiou pouquíssimos associados.

    O pote de ouro ainda continua e continuará com o BB e a Previ.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Cecília, agora à pouco, 18h de 06.12, o site da ANABB passou a informar que, ao contrário do que tem sido dito, a SPC ainda não aprovou a destinação do superávit, correndo-se o risco de acabar a retroatividade a janeiro/2007 se a resolução final ficar para 2008.
    Eu fico cá pensando... vocês todos fazem parte da ANABB, e também da PREVI como Conselheiros/Diretores, não é isso? Por que, então, as informações não "batem"?

    ResponderExcluir
  3. Sou pela igualdade entre homens e mulheres, por isso sou contra superprivilégios a uns ou a outros. Não acho que as mulheres necessitem serem tratadas como se fossemm inferiores, como se pudessem menos. Os privilégios existentes na previdência oficial já são suficientes para compensar o papel materno que só essas mulheres maravilhosas são capazes de exercer. Por isso tudo e por respeito às mulheres sou radicalmente contrário a tratar as nossas mulheres como seres inferiores. Somos igualmente capazes, homens e mulheres. E pra não ficar dúvidas, meu negócio é MULHER!

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que pelos diretores eleitos o sofrimento teria sido ainda mais longo?!

    ResponderExcluir
  5. cara cecilia,
    não se iludam os dirigentes do bb e nem aqueles seus representantes nessa previ.
    estamos trabalhando para impedir a continuidade da transferencia de recursos para a patrocinadora.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Não dá para confiar nos seus posts. Segundo a ANABB a SPC ainda não aprovou a utilização do superávit. Enfim, quem está faltando com a verdade?

    ResponderExcluir
  7. Sra. Diretora de Planejamento: O que é mesmo que vocês planejam? Seria, por ventura, como procrastinar os direitos dos associados e participantes?

    ResponderExcluir
  8. É parece que o superávit só vai sair, quando a lei da CPMF for aprovada, pois caso contrário, eles vão lançar mão do superávit. Enquanto isso eles vão nos enrolando em banho maria.
    Vamos ficar de olho!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,
    Será que podemos continuar a termos esperanças que receberemos ainda este ano?
    Abraços,
    José Carlos Ferrari

    ResponderExcluir

Poste seu comentário